Finalmente, acabou o período eleitoral. Que foi sui-generis. Começou à Sporting, com a campanha de lavagem de roupa suja e acabou numa paz zen nas filas para votar com a malta, descontraída a trocar ideias na maior cordialidade e companheirismo, coisa rara no nosso clube. A certa altura apeteceu-me esmurrar alguém, ou gritar na fila que “se era para isto mais valia ter ficado com o Godinho!” só para ver o que daí vinha e matar saudades. Quanto ao resultado, foi o esperado, tão esperado que a meio da fila ainda ponderei distribuir os meus 5 votos irmãmente pelos dois candidatos para a coisa dar luta. O outro guardava para mais tarde acompanhar com uma bucha. Parece que isso não é permitido.
Confesso que já estava preocupado com tanta vitalidade como a que demonstrámos no jogo das nossas heroínas e na semana a seguir com as eleições com mais participantes desde que me lembro. Finalmente podemos seguir caminho rumo ao descalabro que os nossos rivais, subitamente, nos voltaram a relembrar (em periodo eleitoral os rivais, sobretudo as lamparinas, preocupam-se genuinamente conosco, é enternecedor assistir a este fenómeno) caso o camarada que eles tanto adoram vencesse estas eleições, como veio a acontecer. Estes “avisos” são, para mim, como o papel higiénico. Têm sua utilidade porque a alternativa é limpar com a mão.
Ganhou quem tinha de ganhar. Por todas as razões e mais algumas: pelo que fez, pelo que lutou, pela obra que deixou e porque concorreu contra um boneco. Pessoalmente, ao contrário de PMR, não sou fã de sovas porque embora o prazer de dar uma seja, de facto, grande…sei sempre que há de chegar o dia em que vou ser eu a apanhar, até porque é do Sporting que estamos a falar. No caso do candidato derrotado foi só esperar uns dias. Habitua-te, companheiro. Quem chega aqui com humildade fode-se. E quem chega com bazófia e a prometer sonhos fode-se também. Só que mais rápido.
Passemos então ao que nos reserva o futuro. Não faço puto ideia. Finalizado o pavilhão e reforçadas (e reorganizadas) as modalidades, urge concentrar o foco em duas questoes: ser campeão no futebol e continuar a criar condições para se continuar a pagar passivo e VMOC’S. Estas têm que ser as prioridades. Não tenho ilusões, até agora só o Boloni acertou na solução para acabar com a pouca vergonha. Sei bem que temos de ser perfeitos como fomos em 2015/16 e mesmo assim chuchar no dedo e sei bem que se a coisa tremer em algum momento, a sepultura já está cavada, esperando apenas o empurrão do boi de preto para nos tirar de tudo em Janeiro como aconteceu este ano. E por isso, estou de certa forma aliviado por perceber que os Sportinguistas ganharam uma maturidade que só anos a fio a levar pancada pode dar e cada vez mais se olha para a “big picture” em vez de ir na onda depressiva que o futebol, normalmente, nos arrasta pelas razões que sabemos.
Claro que isto tudo caminha para que a exigência do título por parte dos adeptos aumente neste mandato. Não só pela época miserável que estamos a assistir mas pelo facto dos assuntos mais urgentes para a sobrevivência do clube terem sido resolvidos. E que ninguém faça confusões, o futebol vai ser cada vez mais escrutinado e a paciência para tiros no pé vai diminuir. O resultado, neste sentido, é enganador. Bruno de Carvalho vai ter de arrepiar caminho e vai ter de tomar muitas e importantes decisões no futebol, não só na relação de forças e de poder como também no recrutamento para as equipas A e B. E vai ter de voltar a combater a bipolarização que volta a ameaçar ao virar da esquina. Flashback de 2013. Não há tempo a perder.
PS: Eu se fosse a vocês não festejava já. Ainda faltam contar os votos dos 14M de votantes que votam por correspondência através das TV’S, rádios e jornais.
* às sextas, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
6 Março, 2017 at 20:00
Comprava já um verde e um preto.
https://www.facebook.com/leaodeplastico/photos/a.560556490665957.1073741825.464135000308107/1266614336726832/?type=3&theater
6 Março, 2017 at 20:05
Adorei o 1, quero um
6 Março, 2017 at 20:17
Fodasse deixem tar o homem.
Percebo a desilusão. TB a partilhou, mas n e correr com JJ q lá se vai.
Deixa estar o JJ q vamos ser campeões com ele. É o melhor. Os melhores TB falham.
Na 2a época do carnide TB foi o Vieira q o segurou. Depois foi bi campeão.
6 Março, 2017 at 21:35
Mais nada, concordo a 1000%.
Acho que se finalmente percebemos o quanto é importante a estabilidade directiva não podemos deixar de pereceber o quanto mais importante é a parte técnica.
É que não foi no 2º ano que o Viera o segurou, o Jesus chegou ao carnide e foi logo campeão, depois no 2º ano foi o descalabro e ficou a alguns 20 pontos do Vilas Boas, depois foi o 1º ano do Vitor Pereira ( em que perde a final da LE com o Chelsea ) e a seguir o 2º ( o do Kelvin ) em que perde tudo no final, campeonato, LE e taça, resumindo, andou 3 anos a penar um tri do porto e é aí que o Viera o segura ( também porque sabia que ia direitinho ao porto onde o pinto lhe dava 4M ) e então sim, a seguir é bi-campeão.
Muitas semelhanças e muitas diferenças no trajecto, num lado chega e é campeão, no outro não só não o é por um triz, e aí faz toda a diferença, a tal almofada de crédito que teve lá e aqui não está a ter se fossemos campeões em titulo a margem de tolerância em relação a esta época era infinitamente maior.
E fez aqui num ano o que sempre fez, pós a equipa a jogar e potenciou jogadores de forma a facturar milhões, e depois ainda por cima fica sem eles, mas para o clube é um balão de oxigénio do caraças, o gajo vale todos os milhões que lhe são pagos por ano, só este ano, mesmo num ano de merda, quanto é que já não vale um Gelson? Nas mãos do macaquinho se calhar andava a rodar no Tondela.
Esta época foi um desastre é verdade, mas vamos lá ter tino e aguentar o barco a ver se chegamos a bom porto, com motins a bordo a toda a hora é que não vamos lá de certeza, e entretanto já lá vão mais de 15 anos a navegar à vista.
6 Março, 2017 at 20:25
Granda Sá pah ja tinha saudades dos teus ….rascunhos
6 Março, 2017 at 20:25
A ver o Estoril vs Rio Ave … Temos de parar de fazer scouting para estes gajos….
6 Março, 2017 at 20:39
Alguém sabe porque é que o cascol do Bruno era Preto? Quando subiu ao palanque?
6 Março, 2017 at 20:42
Bem lindos aqueles cachecois pretos com o simbolo a dourado.
6 Março, 2017 at 20:46
Se me tens dito ontem, eu tinha-lhe perguntado, quando ele foi à Curva no final do jogo falar com os adeptos.
6 Março, 2017 at 21:39
Eu sei, aquilo não era um cachecol, era um barrote de madeira queimada 😀
6 Março, 2017 at 21:42
6 Março, 2017 at 21:50
nós somos do caraças, senão fala é porque não fala. Se fala muito é porque fala muito. Se é estadisda é porque tem é de partir a loiça, se parte a loiça é porque dá armas aos adversários.
Malta, estamos em guerra! nós temos falta de laterais. JJ tem muitas qualidades mas anda à deriva sem saber muito bem o que fazer. Pode ser tudo verdade, mas o inimigo, benfica porto agentes comunicação social. querem acabar conosco. Ou nós tomamos uma posição de força ou vamos com os porcos. é preciso sentido critico mas tb é preciso saber calar e apoiar os nossos. As vezes somos o nosso pior inimigo.
Bruno de Carvalho mandou-os bardamerda e eu faria ainda pior. Como o proprio disse no seu fakebook está farto de hipocrisias e de desonestidade intelectual. Eu acrescentava que portugal é um pais de falsos moralistas e de virgens ofendidas, que só critica quem rouba porque não consegue roubar tb.
A frase de BdC é muito bem metida. Que se f* as virgens ofendidas
O Sporting precisa de um grito de ipiranga
6 Março, 2017 at 22:06
Concordo com tudo o que dizes… Menos como terminas…
Não é o SCP que necessita de um “grito de Ipiranga” … É o Desporto em portugal e o futebol em particular…
Aí sim é que são necessários não um mas vários “gritos de Ipiranga” …
SL
6 Março, 2017 at 22:20
Tens razão, eu quando fico irritado não consigo escrever bem o que me vai na alma
6 Março, 2017 at 22:07
É isto.
6 Março, 2017 at 23:29
Presidente e treinador têm de alinhar uma estratégia bem delineada e tendo em conta o que o Sporting tem de melhor e o que o JJ tem de melhor! Têm de pensar na forma de unir os adeptos em torno da equipa, uma forma de ter uma equipa que funcione e procurar alternativas. Para mim introduzir aqui um director desportivo é só criar ruído e confusão! BdC e JJ são muito capazes, só precisam de começar de novo, fazer reset nesta época e orientar um plano para a próxima! Esse plano passará sempre (na minha opinião) por 3 ou 4 contratações de valor (DE titular, MC suplente e PL suplente) se ninguém sair, aproveitar os nossos meninos e ter uma equipa de alma e raça como sempre teve com BdC! É olhar para este ano e fazer muita coisa diferente…olhar para as forças do Sporting e aproveitá-las, não ir atrás de estratégias que não aproveitam essas forças só porque noutros resulta.
6 Março, 2017 at 23:30
Tenho a convicção profunda que isto está a ser feito! E que para o ano teremos um grande Sporting! Sem directores desportivos…
6 Março, 2017 at 23:47
Anda muita gente, mesmo que sem intenção, a tentar minar a autoridade do Jorge Jesus. Quando se diz que é preciso tirar poderes ao treinador, na prática enxovalhando-o, é para lhe dar condições de fazer um melhor trabalho? Por acaso sabem a quem cabe a responsabilidade sobre todas as decisões que se tomaram? O Geraldes e o Podence são usados como arma de arremesso contra o treinador. A formação idem. Quando o Geraldes jogar na equipa A só falta dizerem que isso é uma prova de que o treinador se enganou.
Não pá, isto assim não dá. Se aqui é assim, como não será lá fora? É o Jesus que não muda, que é um troglodita, que é megalómano, etc, etc. Foda-se, parecem lampiões! Isto leva a quê?
O Presidente tem um mandato reforçado, não está refém de ninguém. Se entender que quer ficar com este treinador, é porque pensa que o Sporting está melhor servido assim. Se vir que já não há condições, certamente que encontrará uma solução que contentará todas as partes. De parvo o Bruno de Carvalho não tem nada, portanto não o vejo “refém” de treinador algum. Com o Marco Silva, que era um caso muito mais bicudo, saiu por cima, não era agora que estava refém.
7 Março, 2017 at 0:29
E é tudo muito lindo, mas o resgate do refém sao 15 ou 18 milhoes….
Como diriao tio-avō… Olha: bardamerda!
7 Março, 2017 at 0:52
Isto
6 Março, 2017 at 23:33
O Carlos Padrão estava há pouco a contar na Sporting TV que viu ontem na CMTV o Calado levantar-se para tirar da mão do Octávio Lopes uma foto que mostrava o Luisão a encostar a cabeça a um árbitro, e em seguida rasgou a fotografia. Mas o que é isto, pá??
Ontem no atletismo viu-se esta grosseria (link).
O lampionismo é um CANCRO social. É um comportamento que merece a reprovação da sociedade, não interessa quantos milhões são os lampiões, não é por serem mais que tem de se desculpar a incivilidade e corrupção. Parece que somos um país de alarves e destituídos, e é preciso deixar ganhar o beifica para a populaça ficar sossegada. `
Ó Dr.ª Joana Marques Vidal, não perca embalagem, não se fique pelo Rangel e pelo Veiga. Falta o resto da merda. É preciso despoluir o país e civilizar a vermelhagem!
http://sporting.filtro.pt/2017/03/05/sporting-campeao-nacional-corta-mato-longo-benfica-atitude-mau-perder-adn-um/
7 Março, 2017 at 1:44
Engraçado! Enquanto o país discute a conduta do Presidente do Sporting e o significado de bardamerda… passou pelos pingos da chuva a vergonha de mais uma invenção da Liga Portuguesa aka LiGA Mickey mouse! A taça do tri? Mas que merda é esta? Mais um troféu inventado que só o benfica tem? Então e os outros clubes que já o foram tb? Pior…diz o Pedrocas brilhantinas que este troféu já estava pensando desde a época de 2011/2012, mas afinal só agora resolveram entregar! Mais que os regulamentos para a entrega do troféu pode sofrer alterações lol! Mas que merda é esta? É neste lodo que andamos enviados e anda tudo para aqui indignado com bardamerdas pah! Curioso foi constatar que pouco se falou disto por aqui e não só…
SL
7 Março, 2017 at 1:51
Agora no sítio certo!
Boa posta Sá, aliás, como sempre! Já tinha saudades!
SL
7 Março, 2017 at 8:21
Bom texto, Sá.
Sendo recente, penso que é normal ainda se falar muito nas eleições. Na minha opinião, é seguir em frente. Já há malta preocupada com 2021 e ainda nem passou uma semana…
Vamos deixar BC trabalhar, vamos deixar JJ trabalhar. Digo isto perfeitamente consciente da época merdosa que temos tido, futebolisticamente falando. Mas o Sporting não é só futebol e qd analiso o trabalho de alguém, tenho de o enquadrar no panorama viciado onde competimos e tenho de ver todas as vertentes.
Não tenho problema nenhum em dizer que depois do dia fantástico de eleições, a tirada de BC é uma merda. De tão boa que podia ser, a puta da semântica fodeu-o, mesmo que os do costume continuem a lamber-lhe os tomates, fruto de um fundamentalismo estúpido.
Continuo a acreditar (e muito!) que é com JJ que vamos ser campeões, mas vai ser muito importante a luta contínua fora das 4 linhas.
Se sobre as finanças, modalidades e estruturas estamos no rumo certo, é focar no que pode ser feito na equipa principal para devolver o futebol do ano passado.
Uma equipa sem jogadores de peso não vai lá, isso dos jovens é bonito mas não chega. No entanto, nenhum adepto do Sporting gosta de ver entulho a tapar o crescimento de promessas que não enganam ninguém.
Sim, quero tb que esta época acabe depressa… mas até lá podemos:
– ser muito felizes no futsal, já nem falo do campeonato mas da Uefa Futsal Cup;
– dar tudo no andebol pq ainda é possível;
– no hóquei é cimentar o que tem sido feito. A construção de uma grande equipa, há muita qualidade na B e camadas jovens, vamos ter enorme futuro;
– não desperdiçar um título no futebol feminino que está bem possível;
– e claro, todas as restantes modalidades que não vou estar agora a detalhar, porque isto é o Sporting e nunca mais saía daqui.
7 Março, 2017 at 12:00
faço minhas as tuas palavra braveheart e acrescento:
O JJ pode ter (e tem muitos defeitos) e pode ter alguns anticorpos com a formação, mas creio que o facto da pouca utilização do FG e do Mateus se tem devido também à necessidade de elevar a qualidade da equipa B para superar o mau momento e situação complicada que atravessa… e de alguma maneira também potenciar jogadores como o B Ruiz, Jeff ou Marvin ou outros para concretizar uma eventual venda dos jogadores… estas questões têm sempre várias leituras possíveis…
Eu por mim continuo a acreditar que o trabalho do JJ vais dar os seus frutos e que o BdC é o melhor para o Sporting, mas acho que há muita coisa de base para construir e cimentar e que o crescimento deve ser sustentado e equilibrado em todas as áreas, mas principalmente no reforço e operacionabilidade de uma estrutura interna coesa, forte e hábil (não assente essencialmente na figura do BdC porque ele é parte da solução, mas não A solução por si só, longe disso…) e da costrução de um plantel coeso e também ele equilibrado, com gente de fibra e competente em cada área do campo (o que não acontece agora) e secundado por miúdos capazes e a quem sejam dadas oportunidades efectivas. Parece fácil…
8 Março, 2017 at 13:30
Dortmund, Segunda-feira passada, às 18.00h :
– O Jogo da primeira mão correu-nos mal. A equipa não tem estado no seu melhor. Ainda bem que jogamos na Quarta com o benfica e não com o Sporting. Os jogadores querem ganhar ao benfica de goleada. O benfica é menos equipe que a generalidade das equipes da Segunda Divisão na Alemanha.
8 Março, 2017 at 18:53
Um Alfacinha de Gema na Alemanha, em Dortmund, Sportinguista desde que nasceu. trabalha no “Wolfschanze Café”.