16991795_10154121650631923_2879064202654351935_oNum fim de semana em que o prato principal estava marcado para domingo, às 15h30 com o Sporting a receber o Odivelas o Belenenses para os oitavos de final da Taça de Portugal, vários petiscos foram-nos sendo servidos.

No sábado, pelas 16 horas, os sub-20 receberam e venceram o Caxinas por 5-2. Parece que a vitória sobre os rivais da 2ª circular deu uma injeção de confiança e motivação nos jovens leões que embalaram na corrida à revalidação do título nacional. O Sporting segue neste momento na vice-liderança a apenas 1 ponto do líder Belenenses, adversário que irá visitar na próxima jornada, marcado para 11 de março às 18h30.

A tarde trouxe-nos vários jogos, todos com o mesmo desfecho: a vitória do Sporting Clube de Portugal. Os iniciados “A” venceram o Belenenses por 8-1, os infantis “A” o Shokotai por 4-1 e os infantis “B” o Falagueira por 1-6.

As nossas leoas também estiveram em grande plano: as juniores venceram mais um derby lisboeta por 0-2 e as séniores bateram o Belenenses por 4-5, num jogo renhido a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Falando do prato principal deste fim de semana, o cozinheiro de serviço foi Cavinato, que desbloqueou o marcador com um hat-trick, em que as suas características de lutador incansável, sentido de oportunidade e finalizador exímio ficaram mais uma vez demonstradas. A partir daí foi um passeio, onde a equipa de Nuno Dias, sem forçar demasiado pois o jogo estava fácil, foi sabendo sempre jogar de forma inteligente e avolumar o resultado para números que deixam orgulhoso o mais cético adepto leonino. Os restantes golos foram marcados por Dieguinho (mais um grande golo), Diogo e Fortino (bis), fixando o resultado final numa vitória claríssima por 7-0 daquela que foi sem dúvida a melhor equipa em campo. O Sporting está assim apurado para a final eight da Taça de Portugal, que se irá realizar em Gondomar.

Nos restantes jogos da tarde nos resultados finais de futsal predominaram as vitórias dos atletas que vestem o leão rampante. Apenas os iniciados “B” perderam frente ao São Brás por 2-1. Os juvenis venceram o CS São João por 1-2, continuando em primeiro lugar na 2ª fase do campeonato nacional. Os Benjamins bateram o Núcleo Sintra por 4-6, mantendo também o primeiro lugar da classificação na 2ª fase do campeonato nacional. As jovens leoas bateram o Futsal Feijó por 5-1, mantendo o primeiro lugar no campeonato distrital de juvenis femininos.

Este fim de semana mostra-nos mais uma vez como no futsal somos um crónico, o que me permite escrever este texto dando conta de mais uma jornada quase repleta de vitórias, em tantas equipas, em vários escalões desta modalidade. Foram 10 vitórias em 11 jogos e apenas uma derrota que espelham a vitalidade desta modalidade no nosso clube.

Como sobremesa deixo-vos a entrevista do diretor para o futsal, Miguel Albuquerque. Ficam as palavras de quem melhor sabe a fórmula do sucesso. Destaco a resposta à pergunta de como se motiva um plantel habituado a ganhar: “Nem sempre é fácil ganhar. Difícil é mantermo-nos muitos anos no topo sempre a ganhar. É de louvar que nos últimos anos tenhamos ganho tantas e tantas vezes e querer cada vez mais.”

 

*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal