Consta que uma das maiores canções da história de música terá nascido de uma confusão. Kathleen Hanna, amiga de Kurt Cobain, escreveu a frase “Kurt Smells Like Teen Spirit” e o dito Kurt, ao não perceber que ela se referia a um desodorizante, agarrou aquela frase como sendo uma espécie de hino revolucionário. Nada de mal, bem pelo contrário. Kurt, na companhia do baixista Krist Novoselic e do baterista Dave Grohl, reuniram uma carrada de adolescentes e gravaram um vídeoclipe (sim, escrevia-se assim, vão lá ver o Top+) que terminava numa tumultuosa loucura pré-adulta e dava ao mundo uma “malha” de todo o tamanho.
Devo, ainda, dizer-vos, que Kurt surge nesse vídeoclipe envergando as cores verde, preto e branco, mas isto é apenas um pormenor saído da cabeça deste gajo que tem a mania de ligar cerca de 73% das coisas que vê ao Sporting. E que, ontem à noite, viu um bocadinho do Sporting que deseja há meses, para não dizer há anos, porque este gajo que vos escreve também tem a mania que há-de ver o Sporting ganhar a tudo e todos com uma equipa formada por miúdos que cresceram a vestir a verde e branca e sabem perfeitamente o que significa envergar o Rampante ao peito (e o primeiro palerma que vier dizer que jogámos com o Tondela pode ir conferir contra que equipas tivemos os seis empates e as quatro derrotas que tornaram este campeonato num rotundo falhanço).
Mas voltemos à música. Um gajo ajeita-se na plateia, calcula o espaço que vai ter para sacudir a cachola quando for golo, imagina se estará bem posicionado para uma moshada, mas não espera ver, de uma assentada, Podence e Matheus juntarem-se a Gelson na tarefa de infernizar a vida a quem os quiser parar e impedir de oferecer golos a Bas Dost. E ainda há o extra Bryan Ruiz a jogar a 8, deixando todas as despesas defensivas para William que se quiser acompanhar o ritmo do concerto vai ter que ser uma espécie de membro dos Body Count. I feel stupid and contagious; Here we are now, entertain us…
E, sim, é verdade que a primeira parte não é fantástica, mas, porra, há nervo, há genica, há rapidez no último terço de terreno, até porque Podence decide encarnar o espírito de Slimani e pressiona toda e qualquer bola que esteja a mais de dez centímetros da linha de fundo adversária. E será o pequeno avançado a ter um belíssimo movimento de corpo que o liberta e lhe permite cruzar atrasado para o primeiro sorriso de Bas Dost. Antes disso, apenas de bola parada o Leão havia criado perigo, num livre de Bryan Ruiz batido como deviam ser batidos todos os livres marcados por Bryan Ruiz. E depois disso, só de bola parada voltaria a cheirar a golo, desta feita com Paulo Oliveira a responder de cabeça a um canto e a ver a bola subir um palmo para lá da barra.
Veio o intervalo e ao primeiro minuto já Podence inventava uma desmarcação de Bas Dost. O holandês falharia a tentativa acrobática de chapéu e gritava de raiva para o céu e, passados quatro minutos, voaria de cabeça em direcção à bola para responder a um cruzamento de Matheus Pereira, numa combinação que teria dado um golaço. Dost já não se lembrava há quanto tempo não lhe metiam tantas bolas de golo, a equipa fez questão de recordar-nos as paragens cerebrais que têm valido golos e agruras ao longo da época. Toma lá, contra a corrente do jogo, o golinho do Tondela.
O que vale é que, com sangue novo em campo, a reacção foi pronta. Matheus Pereira mandou às urtigas aquela inibição de fintar quantos gajos quiser (sim, o puto é capaz de fazer isso) e deixou Bas Dost na cara do redes. O holandês, como exemplar assassino profissional, teve a calma suficiente para esperar, esperar e marcar com desprezo antes de voltar a sorrir (aproveitem e vejam a alegria de Matheus ao colo do Thunder. Mas vejam várias vezes, mais a chegada do Podence e do Gelson, todos em redor do goleador. E depois venham chamar-me “formação lover”, bitches!)
No meio desta alegria dos mais novos, Rui Patrício puxou dos galões e saltou meia baliza para ir buscar um livre que foi o último espirro do Tondela. A partir daí, que são cerca dos 58 minutos de jogo, só deu Sporting, com os gaiatos endiabrados e, a espaços, alimentados por fantásticas mudanças de flanco pela canhota de Bryan (entretanto eu imaginei que Adrien estava naquele lugar e pinguei o boxer. Our little group has always been; And always will until the end…).
Jaílson já nem conseguia dar porrada a quem quer que lhe aparecesse pelo caminho (quatro lances para amarelo, só na primeira parte) e, tal como no vídeoclipe, os pré-adultos viravam do avesso o cenário e davam um tão desejado tom grunge ao nosso futebol. Vem um penalti claro sobre Gelson e mais um golo de Bas Dost. Depois é o holandês a ser empurrado e toma lá o quarto, e já com Francisco Geraldes em campo ganha-se mais um penalti claro, que o holandês viria a desperdiçar por achar que o facto do redes se chamar Cláudio Ramos lhe dava o direito de rematar três vezes para o mesmo sítio (ainda assim, volta a ser do Sporting um poker na Liga – 2007 Carlos Bueno, 2010 Liedson – e Bas Dost volta a ganhar terreno na corrida ao prémio de melhor marcador europeu).
Eu não sou a Kathleen Hanna, amiga de Kurt Cobain, mas arrogo-me no direito de escrever Sporting Smells Like Teen Spirit, não só porque o aroma foi outro, antes esperando que quem de direito interprete esta frase como um manifesto revolucionário e que saiba dar ao mundo um conjunto de canções que fiquem para a história. E, pelo menos até ao próximo sábado, vou acreditar que este foi o jogo em que começámos a preparar a época 17-18. Sonhar não custa, ainda por cima quando me lembro que o álbum seguinte dos Nirvana se intitulou In Utero. A mulatto, an Albino, A mosquito, my libido, yeah!
12 Março, 2017 at 16:48
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Antes de mais, o devido: grande post, Caro Cherba! Excelente!
Quanto ao jogo “em si”, uma questão prévia: foi só um jogo, e não vou “embandeirar em arco” por causa de um jogo.
No entanto, é impossível não se ter ficado satisfeito com a exibição dos nossos jovens jogadores.
O Podence traz uma valiosa característica ao nosso ataque: a velocidade. E não só no transporte de bola, mas nas decisões. Reparei que existiram pelo menos duas tabelas que não resultaram porque o Podence as tentou rapido demais. É o tipo de coisa que melhora com a rotina e a habituação dos colegas ao jogador.
Seria interessante vê-lo novamente a titular contra o Nacional, em casa, para verificar se consegue ter a consistência necessária para “agarrar o lugar”.
Tenho mais dúvidas em relação ao Matheus, mas fez uma excelente segunda parte. Será capaz de a repetir consistentemente?
Palhinha entrou bem (mais uma vez). É um médio defensivo diferente do William Carvalho. É mais DEFENSIVO, mesmo. Ainda tem que progredir bastante, claro, mas acho que não errarei muito em pensar que poderá ser o médio defensivo titular para o ano, no caso de saída do William.
Geraldes? Não deu para ver grande coisa. Mas em 5 minutos de jogo arrancou uma grande penalidade, pelo que melhor “baptismo” seria difícil… 😉
Última observação para Bas Dost. Não só é um grande goleador, como parece ser um EXCELENTE colega. A forma como faz questão de comemorar os golos com quem faz a assistência é excelente. Pode não ser um Slimani em termos de entrega física ao jogo, mas chegou duas vezes a ajudar a defesa em bolas paradas, fazendo força do seu excelente jogo de cabeça.
Muito bom jogo e estou ansioso pelo próximo!
SL
12 Março, 2017 at 16:51
Acabou a época para a formação do dubai.
Sábado temos de fazer a nossa parte e acabar com a outra.
12 Março, 2017 at 16:59
lamenta-se é que não estejam os 2 em último.
12 Março, 2017 at 17:13
Este post “ufende” a memória do Eusébrio e a propaganda do Berra.
12 Março, 2017 at 17:18
Ja só valem 199M
12 Março, 2017 at 17:03
As NOSSAS LEOAS do futebol 11 venceram por 0-10!!!!!!!
10 secos!!!!!!
Assim é que é LEOAS!!!
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
P.S. – A visita ao balneário das nossas LEOAS quando ganharem o título está cada vez mais próxima!!! (Eat your heart out De Fran, 😉 )
12 Março, 2017 at 17:07
há quem diga que se houver título podemos vir a ter um calendário de oficina mais discreto.
12 Março, 2017 at 17:14
A «minha» Solange marcou algum?
12 Março, 2017 at 18:17
2
12 Março, 2017 at 18:48
Obrigado.
13 Março, 2017 at 9:36
Hehehehehe vai sonhando!
12 Março, 2017 at 17:09
Iuri Medeiros…
pra quem quiser ver.
mais um de livre direto.
12 Março, 2017 at 17:09
É só para dizer que o Iuri voltou a marcar de livre directo.
12 Março, 2017 at 17:12
Grande crónica! Ontem não pude ver o jogo, e já vi que tive azar porque pelo que leio por aqui:
Jogamos razoável/bem.
Maior goleada da época.
Poker do matador.
Os meninos a ter a oportunidade que já pediam há muito e a corresponder.
Finalmente o JJ a deixar de lado algumas teimosias e a fazer o que deve ser feito.
3 penáltis (bem marcados) a favor do Sporting!!!!!!!!!!E marcados pelo Bruno Paixão!!!!!!!!
Devo ser eu que nos outros jogos dou mau agoiro…
Sporting!!
12 Março, 2017 at 17:22
É só para dizer que o Iuri acaba de fazer a assistência para o 3-0.
12 Março, 2017 at 17:25
digamos que o nosso Iuri está já um pouco farto de dar golos de placa a outros e de os marcar ele mesmo com outras camisolas…
eu sinto isso.
12 Março, 2017 at 17:26
Iuri
2 golos
1assistencia
12 Março, 2017 at 17:32
O segundo é muito bom!
2 golos de livre e nós nunca conseguimos marcar nesse tipo de situação… A ver se na próxima época fica de vez.
12 Março, 2017 at 21:22
E o Chaby a fazer outro num livre fantástico
12 Março, 2017 at 17:27
Grande post ! Daqueles para ir para a galeria.
12 Março, 2017 at 17:32
Barça perde 2-1… imaginem quem foi titular?
12 Março, 2017 at 17:34
calma que eles vão comprar o cancelo…
12 Março, 2017 at 17:35
Ui… assim aquele Barça fica imparável 😀
12 Março, 2017 at 17:51
Nada que o boi de quarta feira não resolva…
12 Março, 2017 at 18:09
Tenho um grande amigo e colega catalão que sempre que esse Andre joga fica fos**o comigo.
E de nada me adianta eu dizer que concordo com ele em que o gajo não é jogador de futebol!
Aqui há dias o meu amigo perguntou se havia um complô do Mendes para destruir o Barça, isto a propósito de um mediocre Cancelo (em valência é adjectivado de tudo…) eventualmente ir para a Catalunha…
Até longe de Portugal essa raça benfiquista me faz mal 🙂
12 Março, 2017 at 18:16
Ahah eles que apertem com o Mendes em espanha… porque aqui não vao fazer nada
12 Março, 2017 at 18:42
Digo -te já que não é fácil um “meio” Basco aturar um catalão ferrenho. Ainda para mais para ouvir bocas sobre gajos exbenfas. É dose.
12 Março, 2017 at 18:05
Li agora o post. Brutalíssimo, quase ao nível dos Nirvana.
Fizemos um belo jogo, apostas tardias na formação – antes tarde que nunca – e a corresponderem. Gostei de todos, e se bem que o Podence foi o que mais elogios colheu, adorei ver Matheus. É que oportunidade não é jogar no ladrão caído de pára-quedas, oportunidade é isto. Espero agora é continuidade mas receio que voltemos à fórmula anterior.
Os nossos laterais são tenebrosos. Maus, maus, maus. Iniciar a próxima época com eles é começar com -10 pontos.
12 Março, 2017 at 18:08
Para os cépticos em relação ao IURI ….
2 golos de livre directo + 1 assistência…
Quantos golos marcamos esta época de livre directo ?!?!?
🙁
SL
12 Março, 2017 at 18:10
estou a picar os canais a ver o que aparece de interessante…
o fundão quase com a equipa B a dar baile no salão de festas…
12 Março, 2017 at 18:21
No futsal o braga tudo faz para ficar em quarto, por que será?
12 Março, 2017 at 18:23
Há que prestar vassalagem á casa mae
12 Março, 2017 at 20:03
O baile foi tão grande, que levaram seis no saco!
12 Março, 2017 at 18:20
Eu não me importava de ver B Ruiz ir para um futebol mais pausado e trazer de volta Iuri (com boa cabeça)…
É paixão antiga.
Muito futebol nesses pés. Haja cabeça entre os ombros.
Iuri, mostra o que vales, SFF.
Bate livres como poucos e bem falta nos faz.
Por favor, Iuri… Tem juízo.
12 Março, 2017 at 18:23
JJ explicou na última conferência de imprensa o que é o futebol, iuri hoje só atacou, estamos preparados para jogar com jogadores que só atacam, como iuri, matheus, Alan Ruiz…
12 Março, 2017 at 18:30
o Iuri faz golos em quase todas as bolas paradas.
o Iuri faz o último passe antes do golo com grande qualidade.
sim, o Iuri marcou 3 golos porque só atacou.
12 Março, 2017 at 18:32
o JJ tem uma alternativa pra jogar do lado do Gelson com o pé trocado…
o JJ que se descosa, Iuri Medeiros vai regressar ao clube.
12 Março, 2017 at 18:36
O iuri vai ao euro, o gelson às confederações, começamos a pré-época com jovane ou elvis a extremo direiro
12 Março, 2017 at 19:17
Por mim, no início de Junho, Adrien, William, Gelson e Iuri eram os quatro sujeitos a “pequenas intervenções cirúrgicas” para resolução de pequenos problemas ou debilidades musculares, esqueléticos ou o que for. Com período de recuperação de 6 a 8 semanas.
Chega de sermos comidos pela selecção do mendes. O William vai fazer 3 anos sem férias, ora a jogar com uma perna partida, ora a levar às cavalitas uma equipa de coxos até ao título europeu. Porra, é que ele é só melhor médio defensivo do mundo, não é isso e o super-homem. Depois dizem que está em baixo de forma. Pois está. Experimentem fazer aquilo em casa e vão ficar meses de baixa.
E para o ano há pré-eliminatórias logo no verão.
12 Março, 2017 at 19:29
É uma boa estratégia, foder a Federação que está sempre a achincalhar-nos. Mas não sei se os jogadores vão nisso. Provavelmente eles querem jogar essa competição, que para os portugueses é uma vez na vida.
12 Março, 2017 at 19:37
Caro leão verde,
“Boa estratégia”? Se calhar pensa que foi coincidência vendermos o JM e estarmos quase a vender o Adrien depois de um Campeonato da Europa?
A “Marca” SCP e a valorização dos seus activos (jogadores) não se compadece com esse tipo de “estratégias”…
SL
12 Março, 2017 at 19:55
Não pá, não não penso nada disso, mas também não me vou dar ao trabalho de explicar.
13 Março, 2017 at 23:26
Eu tenho dificuldade em acreditar que os “tubarões” só vejam futebol no verão, em canal aberto nos europeus e mundiais, e às terças e quartas na LC.
Os gajos que pagam 40, 50, 60 M€ por jogadores conhecem-nos melhor que as suas próprias mãezinhas.
Aliás, se fosse o efeito “Euro” não tínhamos vendido o Slimani por aquele dinheirão. Já o Éder teria rendido uma pipa de massa.
13 Março, 2017 at 23:31
O Slimani foi vendido aos 28 anos por 30 milhões porque fez um grande europeu…
12 Março, 2017 at 18:44
O Iuri é craque e, sinceramente, para um jogador que oferece tanto a nível ofensivo vamos estar preocupados porque não defende como JJ quer ou exige?
Poupem-me.
12 Março, 2017 at 18:47
Contra mijas na escada é na boa, agora contra bragas, vitórias, portos, benéficas, competições europeias não chega. Revê o braga-Sporting da taça e vê quem se esquece do lateral, por exemplo
12 Março, 2017 at 19:34
Caro Pavel Horvath,
A “defesa” é, em grande parte, posicionamento + esforço.
A primeira questão é entre o treinador (que explica o que pretende) e p jogador.
A segunda questão, sinceramente, não me parece preocupante. O Iuri Medeiros estará perfeitamente ciente que está na altura (já anda a ser emprestado a equipes da 1ª divisão há duas épocas e tal) de ser aposta. Saberá também que se espera que o mesmo ajude no esforço defensivo. O resto é com ele.
SL
12 Março, 2017 at 18:51
o Iuri em duas epocas e meia de primeira divisao, em equipas de meia tabela : 74 jogos , 18 golos e 21 assistencias.
Gostava de saber que outro jogador tem estes numeros.
Nem que fosse so pelas bolas paradas (aspecto importantissimo e em que nos somos uma valente merda) tem lugar garantido no plantel.
12 Março, 2017 at 19:01
Quero que o Barcelona se f..a. Comprem o Gomes, o cancelo, o bebé. Podem tb cá vir deixar 50M pelo Marvin.
Whelton era para ontem. Iuri, para amanhã. Mais um clone do Adrien, estou farto de adaptações a frente do William.
Vender os excedentes, Mane (com pena), Sacko, Jeff, Ewerton, mais Rosell, Slavchev, Heldon, esse dinheiro usado para 2 laterais com experiência na Europa.
Schelotto pre-convocado para a selecção. Mais um lateral internacional… ou quase.
Porque raio o Belém aceita jogar apenas na 2ª?
12 Março, 2017 at 19:25
Porque é uma das putas do carnide. E as putas são para as ocasiões.
12 Março, 2017 at 20:11
Cherba é esta irreverência que faz falta ao Sporting mas também temos que ter alguns jogadores experientes na equipa e irmos buscar ao mercado os jogadores certos para tapar os nossos pontos fracos. Nesta mescla nascerá uma forte equipa.
12 Março, 2017 at 20:36
Sic notícias com um programa sobre arbitragem filmado no damaiense … lavagem cerebral do melhor!
12 Março, 2017 at 20:51
porque estamos a jogar com estas camisolas?
são quase iguais as do adversário…
12 Março, 2017 at 20:57
Olha-se para os calções..
0-2
SL
12 Março, 2017 at 21:00
mesmo assim… preferia a listada.
12 Março, 2017 at 20:54
G O L O
Fortino.
0-1.
12 Março, 2017 at 20:56
G O L O
Fortino
0-2.
12 Março, 2017 at 20:58
É para os confundir ainda mais 🙂
12 Março, 2017 at 20:58
Esta equipa do Sporting..é uma máquina…!!
SL
12 Março, 2017 at 21:06
Se ainda não viram, vejam !
Iuri.
http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?35763
http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?35765
12 Março, 2017 at 21:34
Para o ano tem de voltar.
JJ abre os olhos!
12 Março, 2017 at 21:11
Incrível o Fortino. Máquina.
12 Março, 2017 at 21:15
0-3
12 Março, 2017 at 21:19
incrível golo falhado do Cavinato.
12 Março, 2017 at 21:22
Leo, Merlim e Diogo out?
12 Março, 2017 at 21:24
merlim está lesionado por mais 4 semanas.