Falta apenas um jogo e apenas um empate para que os Iniciados terminem a segunda fase do campeonato nacional no primeiro posto. Esta semana mais uma vitória, frente ao Portimonense, por 3-0 e a garantia de que estamos já carimbados para o apuramento de campeão. Rodrigo Costa continua a somar golos e leva já 6 em apenas 7 partidas, Leandro Gonçalves e Tiago Tomás (mais dois avançados) também marcaram numa tarde calma dos leõezinhos, antes de recebermos o rival Benfica, no dia 19 de Março.
Os nossos parceiros no apuramento de campeão serão o FC Porto, o Anadia e o SLB, numa competição muito curta e em que os pequenos leões terão de fazer valer a sua qualidade frente aos principais rivais. A oportunidade de voltar a vencer neste escalão é de ouro, mas tardes como as que tivemos no Seixal poderão deitar por terra as nossas legítimas aspirações de chegar ao título. Para já, a equipa apresenta qualidade, estabilidade e a rotação saudável promovida em tenra idade não coloca em causa os resultados. A entrada forte no apuramento de campeão é meio caminho andado para sermos felizes em Maio.
No outro jogo das equipas de Alcochete, os Juniores sofreram a primeira derrota nesta fase, descendo assim para um perigoso 3º posto numa jornada em que até poderíamos beneficiar do jogo entre FC Porto e Benfica. O Belenenses continua sem sofrer um único golo, a surpresa Vitória de Guimarães venceu-nos por apenas 1-0 mas foi o suficiente para nos ganhar vantagem por um ponto e o Porto passou a depender apenas de si para nos ultrapassar na classificação.
Uma derrota não apaga a qualidade desta fantástica equipa, que também tem direito a tardes menos inspiradas e até algum deslumbramento tendo em conta a sua tenra idade. Estou profundamente convicta de que se vão sagrar campeões nacionais, mas os avisos já tinham sido dados por várias vezes. Falta de frieza na finalização e a perda de pontos dos principais rivais parecem ter “adormecido” os indomáveis leões nestas últimas semanas. A apenas 3 pontos da liderança, é altura de apanhar os cacos de uma derrota surpreendente, voltar a lutar semana após semana e só descansar depois de encontrar segurança no primeiro lugar. Pelo meio, esperar que Belenenses e Vitória vão perdendo pontos.
A próxima jornada é frente ao FC Porto, em Alcochete e falhar não é opção. O Belenenses defronta o Benfica (vamos torcer pelos orcs uma vez na vida) e o Guimarães recebe o Rio Ave. Altura perfeita para nos assumirmos realmente como o que somos: a melhor equipa sub-19 em Portugal.
Como destaque da semana, um número redondo na equipa principal do Sporting Clube de Portugal: foram 13 os jogadores utilizados formados em Alcochete esta temporada, marca atingida depois da esperada estreia de Francisco Geraldes.
E ainda o destaque a Pedro Silva dado na imprensa, jovem que muito temos elogiado ao serviço da equipa B e dos juniores, com características únicas para se torna no “próximo Rui Patrício”. A sua integração na equipa principal não é só um prémio mais que merecido, como um passo essencial na sua afirmação. Certamente que Rui e Beto não se importarão com a companhia de um jovem que está na posição em que os dois já estiveram.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
14 Março, 2017 at 15:00
Maria, o que tens a dizer da convocatória dos sub-19, em que o “escolhedor” se esqueceu que o Bragança e o Pedro Marques jogam que se fartam!?
14 Março, 2017 at 15:05
http://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/11589
14 Março, 2017 at 15:10
Vai ver o passado de pro exemplo do Daniel Podence e do Francisco Geraldes nas seleções jovens….
E para te rires ainda mais…. tenta descobrir onde estão actualmente as Super-Estrelas que ocupavam os lugares dos nossos “meninos” nas seleções jovens…
14 Março, 2017 at 15:20
Sim, o histórico de esquecimentos dos nossos jogadores para as selecções nacionais (séniores inclusive), é amplamente conhecido. Mas mesmo assim, ainda conseguem surpreender-me.
14 Março, 2017 at 16:14
É o resultado de ter o Humberto Coelho como vice na FPF.
14 Março, 2017 at 16:54
O Bragança já tinha ficado de fora do Euro sub 17, vai aparecer nos sub 21 a partir tudo, já sabemos como é, Hélio, Peixe é tudo a mesma porcaria, pelo menos teve a decência de não convocar o filho outra vez, mas não deixa de ser triste ter tipos assim, o Helder Baldé é um cepo que só arranjou lugar nos lamps por cunha, não ir Marques, Bragança, Félix,Moreto é triste mas enfim.
14 Março, 2017 at 17:32
https://atascadocherba.com/2016/07/12/de-pequenino-ruge-o-menino-o-que-dizer-dos-sub-19/
O que já tinha dito. Pedro ainda pode ir aos sub-20
14 Março, 2017 at 15:32
Já se sabe que as influências de determinados clubes e empresários na fpf é enorme.
Mas outro grande problema das selecções é que não é respeitado o momento desportivo dos jogadores. Aos 15 anos é formada a selecção da geração e pouco mexe até aos sub-20. É muito difícil um jogador que não fizesse parte das selecções sub-15, sub-16, sub-17, mas que no último ano juvenil ou nos juniores se destaque entrar nas sub-18, sub-19 ou sub-20. Os lugares são adquiridos aos 15 anos e tornam-se quase cativos, mesmo que esse jogador que se destacou nos iniciados (ou não) nunca mais renda nada de especial nos juvenis ou juniores.
É uma vergonha.
Felizmente nos sub-21 já não é tanto assim. Apesar de algumas teimosias já se recompensa mais o momento.
Nos AA voltam os empresários, com os mendilhões a pagarem as chamadas de cavaleiros da vida.
14 Março, 2017 at 16:02
Off:
http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2017-03-14/comunicado-sporting-clube-de-portugal
Treinador para a rua, mas não estava a fazer um bom trabalho?!? Não percebo nada disso…
14 Março, 2017 at 16:12
Nunca gostei do hóquei que praticamos esta época, estático, sem ideias, sem criatividade, os jogadores sem saberem bem o que fazer à bola… e notava-se mais ainda em situações em que estávamos a perder ou empatados perto do fim, em que a precisar de marcar não conseguimos criar oportunidades claras.
Os jogos da liga europeia foram maus demais.
O novo treinador vem de um trabalho excelente no barcelos, 3 final four seguidas da CERES, uma delas conquistada.
14 Março, 2017 at 16:13
Tenho pena, o espanhol parecia-me um bom técnico, além de ter aprendido logo a falar português.
“O Sporting Clube de Portugal informa que, por mútuo acordo, terminou a ligação profissional que mantinha com o treinador Guillem Pérez.
O Sporting CP deseja a Guillem Pérez as maiores felicidades pessoais e profissionais.
Mais se informa que o Sporting Clube de Portugal chegou a acordo com Paulo Freitas para assumir as funções de treinador principal da equipa sénior de hóquei em patins do Clube.
O Sporting CP deseja a Paulo Freitas as maiores felicidades profissionais e pessoais”.
14 Março, 2017 at 16:29
Wtf?
Mas alguém acreditava que esta época tínhamos equipa para algo mais que o 4º lugar?
Estamos mais fortes que na época passada e já temos equipa para num jogo ganhar a qualquer equipa e sem passar vergonhas, mas para ser Campeão, onde o que conta é a regularidade ainda nos falta um danoninho para estarmos ao nível de lamps, bimbos e oliveirense.
Por isso…. sinceramente não percebo o porquê da saída do Guillem….
Vamos ver o que nos reservam os próximos dias em termos de informação sobre esta saída…. pois não acredito que a saída se deva a “resultados”
14 Março, 2017 at 16:14
Desculpa-me Maria pelo OFF 🙂
COMUNICADO
O Sporting Clube de Portugal informa que, por mútuo acordo, terminou a ligação profissional que mantinha com o treinador Guillem Pérez.
O Sporting CP deseja a Guillem Pérez as maiores felicidades pessoais e profissionais.
Mais se informa que o Sporting Clube de Portugal chegou a acordo com Paulo Freitas para assumir as funções de treinador principal da equipa sénior de hóquei em patins do Clube.
O Sporting CP deseja a Paulo Freitas as maiores felicidades profissionais e pessoais.
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.402235511554.185820.98098491554/10154225102151555/?type=3&theater
14 Março, 2017 at 16:15
Txiiii era escusado o meu OFF 😛
14 Março, 2017 at 16:16
Andas a falhar, atrasada 1 minuto 🙂
14 Março, 2017 at 16:21
É do fuso horário. 😀
14 Março, 2017 at 16:28
É…agora o “fuso” é que é culpado… 🙂
Beijinho e SL
14 Março, 2017 at 16:31
Amigo Max, aqui onde estou as noticias só chegam 1m depois. 😀
Beijinhos
14 Março, 2017 at 20:48
“Intendi”…vão a pé…!!
Beijinho e SL
14 Março, 2017 at 16:17
Afinal a notícia do “onojo” não era carvão.
Que a alteração seja para melhor, é o que se espera sempre.
14 Março, 2017 at 16:21
Isso já eu disse no facebook Nogueira.
Como é que esses fdp sabem das coisas é que eu gostava de saber.
14 Março, 2017 at 16:22
Eu gostava de saber e donde e que lhes chegam estas noticias ? Tem que haver escutas so pode
14 Março, 2017 at 16:23
Chama-lhe antes bufaria.
14 Março, 2017 at 16:24
escutas não, bufos.
14 Março, 2017 at 22:42
#BardamerdaParaOBufo
#CaçaAoBufo
14 Março, 2017 at 16:24
É muito interesante pararmos um pouco para analisar de forma global o desempenho dos nossos escalões de formação no futebol, agora que passaram 4 anos depois da entrada de BdC.
Arriscamo-nos a ser campeões em todos os escalões e parece-me que em todos eles existem valores seguros que deverão chegar á equipa A dentro de alguns anos.
Penso que todos concordamos que a era Godinho Lopes e anteriores gestões nos deixaram a Academia de “pantanas”.
Desinvestimos naquilo que era a nossa garantia de futuro: instalações e condições para a formação, a rede de olheiros parace-me que tb foi parcialmente desmantelada e recordo-me que até bons treinadores passaram para os nossos rivais (levando know how).
Será que estes bons resultados são circunstâncias? Ou podemoa dizer que a casa já está arrumada e isto é o refrexo do bom trabalho feito nesta area?
14 Março, 2017 at 16:39
Penso que já está tudo nos carris. É ver a “entrevista” do (sir) Aurélio Pereira no dia das eleições.
Elogiou bastante BdC e disse que o trabalho feito já estava à vista. Disse que não estava, ainda, tudo feito mas, que agora era sempre a bombar.
14 Março, 2017 at 16:47
Tenho essa esperança!
14 Março, 2017 at 16:30
Pessoal, discutam o hóquei aqui, sff
https://atascadocherba.com/2017/03/14/confesso-que-nao-entendo-mas-que-a-tua-sorte-seja-a-nossa-paulo/
14 Março, 2017 at 16:59
Para quem não viu nada dos nossos júniores:
https://www.youtube.com/watch?v=mAAFJvpEjJw
Atenção que isto é um “resumo” feito pelo facadas. Vale o que vale.
Parece-me que o nosso redes foi um bocadinho “naif”. Com a bola a ser jogada no meio campo estava muito dentro da área. Se estivesse mais à frente talvez pudesse ter interceptado a bola. Para a próxima já sabe.
Confiança absoluta nos nossos júniores. O porco pagará a factura.
14 Março, 2017 at 17:18
Estava a aguardar o próximo post de formação, para além de dar os parabéns mais uma vez pela excelente análise dizer que o cérebro anda um pouco distraído quando fala, pois quando fala em estruturas e mais não sei o quê devia dar o real valor à nossa formação, que é apenas e só umas das melhores do mundo, mesmo sem cubos e contratos milionários a miúdos de 15 anos e roubos escandalosos para impulsionar a máquina lampiónica.
Espera…ou será por não ter sido o responsável por isso? O ego é uma cena fodida.
Para além de estar no nosso ADN, a formação é o nosso melhor “departamento”, e como tal tem de ser rentabilizado ao máximo!