Primeiro que tudo, e antes que me esqueça, os meus parabéns a Adrien Silva pelos 28 anos celebrados ontem, pela carreira, pela braçadeira e pelos anos de serviço ao Sportng (mais de metade da sua vida). E se é verdade que já tivemos muitas curvas nesta relação, que foi por vezes mais turbulenta que cruzeiro, hoje serão poucos os sportinguistas que contestam a sua presença na galeria dos ilustres, que duvidam do seu mérito como capitão ou que sequer colocam em causa a sua mais-valia desportiva. E é precisamente sobre este último ponto que hoje vos trago este texto.
Adrien Silva é um jogador raro, muito raro, não só pelo talento mas também pelo conjunto de características que reuniu em si, muitas delas melhoradas com o tempo. Era um médio de pendor muito mais ofensivo quando começou no Sporting, que actuava em zonas mais subidas do terreno e se fazia valer de uma excelente visão de jogo. Tinha passe, sabia manobrar a equipa à sua volta e cresceu assim nos seus dois empréstimos longe de Alcochete.
O regresso à equipa principal, numa altura surreal do clube, fez com que voltasse a essas posições atacantes. Mas mais ou menos em Novembro já todos concordávamos que Adrien Silva não seria o 10 capaz de empurrar a manobra ofensiva do Sporting num sistema de 4x2x3x1.
Leonardo Jardim percebeu bem as suas características, Adrien percebeu que estava numa fase delicada da sua carreira e aquele casamento perfeito acabou por resultar na sua afirmação. Actuava a 8, num meio-campo a três, oferecendo a outros as funções puramente ofensivas, e aprendeu a ser relógio. Na realidade, é isso que hoje é (facto ainda mais notado apenas na companhia de William). Adrien é o compasso que marca os tempos, que imprime a velocidade do jogo, que define as linhas e momentos. É a voz de comando como capitão e como cérebro táctico. Aproveitou a sua capacidade de choque, a sua intensidade chocante e a qualidade de passe para se fazer um médio raro, apreendendo a arte de defender e o posicionamento como poucos.
O capitão é hoje o pêndulo que separa ataque e defesa, o ofensivo e o defensivo e que controla as operações dando ao jogo a velocidade que ele decidir. Teve uma mutação semelhante à de João Moutinho, mas conseguiu elevar-se no que toca à finalização e especialidade nas grandes penalidades (caraças que o homem não falha). São jogadores cada vez mais raros no futebol actual, pela capacidade de ser várias coisas em diferentes zonas de terreno.
Por isto tudo, encontrar alguém que possa fazer de Adrien quando Adrien não está é uma tarefa complicada mas essencial no futuro a curto prazo do Sporting. As lesões não vão abrandar e os castigos, naquela que é a sua forma de jogo, certamente também não.
A resposta não é Francisco Geraldes, que está longe de ser este jogador, não é nenhum médio que actua na equipa B, não será Wallyson por todos os motivos e mais alguns, poderá até vir a ser Gauld mas o Jesus nem sabe que ele existe, e os fantásticos médios dos nossos sub-19 terão ainda muito pão para comer até chegar a esta fase.
A solução tem de vir de fora, tem de ser definitiva e enquadrada com os valores que o clube tiver disponíveis mas, mais que tudo, tem de ser uma das prioridades no planeamento da próxima temporada.
Em Portugal existem poucos atletas com estas valências. Fransérgio seria o mais interessante neste perfil, mas já está a caminho do Braga, Vukcevic seria outro mas renovou pelo mesmo clube, e não se vislumbra nos outros clubes alguém capaz de ser opção credível.
É altura de comprar sim, mas alguém com experiência europeia, que possa fazer de capitão quando o mesmo não estiver disponível, que tenha a intensidade, o posicionamento e a técnica. Venha ele de onde vier, seja ele quem for, que não existam dúvidas desportivas na hora de chegar.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
16 Março, 2017 at 15:45
Muito difícil substituir o Adrien, muito mesmo.
Daí os dinheiro todo que o Leicester dava por ele.
Permite-me o OFF:
http://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/rui-jorge-e-a-aposta-do-sporting-em-podence-e-geraldes-aposta.html
Ver este vídeo e perceber até que ponto está armadilhado o terreno que o Sporting de JJ pisa, até que ponto tudo é mais difícil para o Sporting em comparação com porto e slb.
Mesmo um tipo calmo e ponderado como o Rui Jorge embarca no sarcasmo para comentar a actualidade do Sporting.
Quero ver o Rui Jorge com a mesma força e coragem a comentar opções do Rui Vitória e do Nuno.
16 Março, 2017 at 15:55
Para mim, o Rui Jorge acabou por rasgar a camisola do SCP à frente de toda a gente. Acabou-se a minha simpatia por este gajo. Anormal. Outro que arranjou uns bons padrinhos na FPF e anda aí a querer vender ao mundo que é bom treinador quando tem sob orientação alguns dos jogadores mais promissores do nosso futebol.
Xau! Pó caralho Rui! Bardamerda contigo!
16 Março, 2017 at 15:58
Grande anormal este Rui, Tiraram-lhe os craques para disputar os JO e foi para o Brasil levar na peida dos alemães! Pó caralho!
16 Março, 2017 at 17:03
Tu tb, desculpa que te diga, ficas ofendido com pouco.
Mas o que disse Rui Jorge de tão ofensivo?! eh pá tem paciência…
16 Março, 2017 at 22:55
+1 não vejo nada de ofensivo no que ele diz.
17 Março, 2017 at 0:09
Começou muito mal, com a ironia da “aposta”. Foi sacana e só tem de estar calado, mesmo que “cada um tenha direito à sua opinião”.
No entanto, percebeu que fez merda e remediou com paninhos quentes no fim.
16 Março, 2017 at 17:07
Poupaste-me a escrita!
“Po” caralho Rui Jorge!
16 Março, 2017 at 17:29
+1
Bardamerda
16 Março, 2017 at 15:56
Que desilusão ver o Rui Jorge a falar assim. “Já os conhecemos há muitos anos”. Então ele que explique o número de internacionalizações dos dois pelas camadas jovens da selecção. Do fenómeno “próximo Pelé da Silva Maradona” Zé Gomes que ia ser a revelação da época e nunca mais ninguém o viu, ninguém fala. O Podence acaba de ser titular, tem entrado quase sempre e ele ainda manda estas bocas? Enfim… SuperLeão!! Tou contigo!!
16 Março, 2017 at 15:58
Não interpreto as palavras do Rui Jorge dessa maneira, ele disse que jogavam mais no Moreirense, e isso é factual.
Depois ainda acrescentou que agora estavam rodeados de grandes jogadores no Sporting o que os ajudaria a crescer.
Não detetei nenhum tipo de sarcasmo no tom dele…
16 Março, 2017 at 16:07
“Aposta? … Aposta de um clube?.. No Moreirense estavam com muitos minutos de competição. No Moreirense.”
16 Março, 2017 at 16:16
Lobão, não detectas sarcasmo?
Só precisas de ouvir o tom e a primeira palavra:
“Aposta?”
Eu gostava de perguntar ao Rui Jorge que nome tem a decisão de chamar atletas de 21 anos para o plantel principal.
Se não é aposta, é o quê?
16 Março, 2017 at 20:19
Só se aposta quando o resultado é incerto e imprevisível. Podence, Iuri, Chico Geraldes não são apostas, são certezas!
Talvez possa ser este o significado que o Rui Jorge quis dar à intervenção. Uma aposta é uma coisa emocional, irracional. Com esses jogadores estamos seguros, não é preciso apostar.
16 Março, 2017 at 17:05
+1
16 Março, 2017 at 19:08
Eu também não vejo razão para tanta indignação. Parece-me ter dito o óbvio. Estão a ser utilizados sim mas a ter menos minutos, pelo menos até agora. Alguém o disse, não sei se noutro blog, que vive o Sporting e que terá feito um contributo muito significativo para a ” Missão Pavilhão”
16 Março, 2017 at 16:02
Bardamerda para o Rui Jorge….
16 Março, 2017 at 16:06
Ele tem razão…a pergunta da Sporting TV é perfeitamente despropositada. Basta ver quantos minutos o Geraldes e o Podence têm desde que saíram do Moreirense.
E eu até percebo que vão entrando…mas é ridiculo falar em aposta e o Geraldes em mês e meio tenha feito pai 10 minutos.
Ele como seleccionador está obviamente fdd porque tem aí uma competição à porta e precisa deles como estavam a andar no Moreirense. E não quer que agora venham dizer que convoca porque estão no Sporting e que isso é muito importante.
De resto acho que não foi uma resposta errada…a pergunta para mim é que não faz sentido e meteu-se a jeito…
16 Março, 2017 at 16:09
+ 1
Não vejo nenhum ataque ao Sporting
16 Março, 2017 at 16:14
Era o mesmo que vir um gajo de Munich perguntar se era importante para a selecção a aposta do Bayern no RS.
Tudo o que não fosse uma resposta deste tipo (“Aposta?! Qual Aposta?! No banco?!”) era ridiculo e caíamos todos em cima do FS a dizer que ele estava vendido ao Mendes. E mesmo assim no bayern o RS começou por jogar muito mais do que tem jogado o Geraldes no Sporting. Foi mesmo esticar a corda até perceber de vez que não dava…
16 Março, 2017 at 16:18
Eu diria é que alguém acima deste jovem que fez a pergunta devia agora dizer-lhe:
“Amigo…pensa bem antes de perguntar. Ele não vai responder o que tu queres ouvir. Ele vai responder pela cabeça dele. Pensa bem o que ele poderá responder antes de fazer uma pergunta. Se te causa dúvida a resposta que terás não perguntes!”
16 Março, 2017 at 16:20
Tiago,
Mas o Bayern não apostou no Renato?
40 milhões é o quê?
Da mesma forma, o Sporting está a apostar no Podence e no Geraldes, sim.
De qualquer forma, o que me importa aqui é o tom do Rui Jorge… o homem está zangado porque o Podence e o Geraldes são suplentes?
Mas o que é que ele tem a ver com as opções do Sporting e do JJ?
Diz-se só sito: tu estás a ver o Rui Jorge a criticar o Nuno porque o Rúben Neves deixou de ser titular?
16 Março, 2017 at 16:27
Aposta não é pagar ou chamar a um plantel de 27/28! Aposta é ser titular. Aposta fez o P. Bento com o Patrício, o JJ com Gelson e com o Semedo, o Jardim com o William…
Repara…não quer dizer que eles não venham a ser aposta! Eu tenho como certo que serão dado a sua qualidade. Mas neste momento é claro que estão a começar e dizer que é aposta é o abuso!
Ele é seleccionador. O que lhe interessa é que joguem, não é que estejam num plantel. O Xico tem mais minutos pela B do pela A desde que voltou. Volto a dizer…eu não estou a dizer que o JJ faz ou fez mal, nem o Rui Jorge o disse. Agora dizer que é aposta por ter feito 10 minutos em 1 mês e meio (e em condições perfeitas porque faltavam 2 jogadores) desculpa mas é absurdo…
Se um gajo do Porco canal tivesse perguntado ao Rui Jorge o que acha da aposta de Nuno Espírito Santo em Rúben Neves e ele respondesse diferente eu estaria aqui a criticá-lo! Seria anedótico…
16 Março, 2017 at 16:40
Tiago, o Podence e o Xico são apostas do SCP desde que entraram no clube até ao presente momento. Sempre que os jogadores foram avançando ao longo das suas carreiras, foram sempre apostas do clube porque este acreditou no seu potencial. Se não fossem apostas do clube certamente não teriam sido emprestados para concluírem com sucesso o seu processo formativo. É simples. O Rui Jorge escolheu mal as palavras.
16 Março, 2017 at 16:47
A pergunta é por serem aposta supostamente agora e não desde sempre.
Se é assim podem perguntar de qualquer jogador, porquê centrar nestes?! Podem perguntar ao RJ o que ele acha da aposta do Sporting em qualquer jogador que esteja nos juniores…
O Sporting acredita no seu potencial. E a aposta do Sporting (no meu entender) é dar-lhes os princípios para depois, no próximo ano serem aposta regular. O que para eles é óptimo, para o Sporting é apostar…para o seleccionador sub.21 não é apostar…é ver o que dá…
Eu não me parece que tenha sido o seleccionador a escolher mal as palavras. Parece-me é que a pergunta é descabida…mas pronto…são opiniões…
16 Março, 2017 at 16:50
Sim, a pergunta também é desnecessária. Mas olha que o Rui Jorge não a soube chutar para canto.
16 Março, 2017 at 17:00
Certo De Fran…o Rui Jorge não respondeu como eu queria. E podia ter evitado aquele sarcasmo com a cena da aposta. Mas eu percebo que o tenha feito até porque é uma reacção em directo a algo que ele ouve e que nem tem tempo de processar. Aliás ele ao longo da resposta vai aligeirando e vai moderando…
Porque é apanhado em directo de surpresa numa pergunta para mim sem sentido e acaba por transparecer o que isto é para ele na realidade. Que é um risco enorme de ter um miúdo com que contava para o Euro parado 5 meses, um risco que estes 2 meses dão muita força.
Eu não critico o RJ por esta resposta. Não sendo a que eu gostava de ouvir percebo-a…
Acho que o Sporting tem 2 caminhos…esquecer que aconteceu ou lembrar ao RJ que quer o Xico quer o Podence sempre foram muito mais aposta do Sporting do que da Selecção (que é absolutamente verdade). Mas lá está…isto tudo devia ter sido evitado por uma pergunta idiota.
16 Março, 2017 at 20:26
A minha opinião é de que o sarcasmo era para o Jornalista como quem diz, Aposta? aposta é investir no incerto, então você não entende, não percebe que conheço estes jogadores há muitos anos e quanto a eles não há incertezas nem dúvidas? Nestes jogadores, quando os convoco não aposto, sei o que valem e aquilo que que é o contributo para a equipe. Ainda por cima, agora, com muitos minutos nas pernas na primeira liga. Aposta? Só valia a pena ter acrescentado , olhe, aposta foi o que o Bayern fez no Quisto da Musgueira…e saiu-lhe caro o gado mosqueiro.
16 Março, 2017 at 16:19
+1
Tambem nao percebo a pergunta.
16 Março, 2017 at 16:24
Brunvl
Não percebes a pergunta?
A pergunta é perfeitamente normal, o tipo até faz o enquadramento e diz que eles estavam a ter muitos minutos no Moreirense… e que o Geraldes se estreou agora.
A pergunta, obviamente, é sobre a mudança do Podence e do Geraldes para Alvalade, que abre a perspectiva de virem a jogar regularmente no Sporting…. e é diferente ser titular do Sporting ou do Moreirense.
A resposta do Rui Jorge é que é difícil de perceber…. está zangado com alguma coisa?
16 Março, 2017 at 16:31
Virem a jogar regularmente?!
Olha para a utilização do Geraldes este ano e para o futuro (com A. Ruiz e B. César disponíveis) e tu lês daí que ele vai ser aposta regular até ao final desta época?! Num mês e meio fez 10 minutos na equipa A. É que o RJ precisa dele agora…não é para o próximo ano. Eu até aceito que o JJ o tenha chamado para lhe dar tempo de treino com ele, para o moldar com calma para ser aposta no próximo ano.
Ele está fdd?! Tem um jogador que ele queria para o Euro a jogar sempre e bem…de repente esse jogador tem pela frente a perspectiva de tudo somado fazer pai 90 minutos se tanto na ultima metade da época (e mais importante). Não achas normal que ele esteja mais que fdd?!!
16 Março, 2017 at 16:42
Não, não acho.
Nem acho normal que o Rui Jorge se meta em assuntos internos do Sporting.
E Tiago eu não disse que o Geraldes VAI ser titular do Sporting, eu disse que a mudança para Alvalade abre a perspectiva de jogar regularmente no Sporting.
Uma coisa é certa, ficando em Moreira de Cónegos era mais difícil ser titular do Sporting 😉
16 Março, 2017 at 16:55
Foi a Sporting TV que fez a pergunta…ele respondeu. Daí eu achar que a pergunta é descabida…
Do ponto de vista do seleccionador esta resposta era a esperada. Ele precisa dos jogadores com ritmo e a crescerem no final desta época. E tem a perspectiva de que eles vão ficar quase 5 meses praticamente sem jogar. Para ele, enquanto seleccionador ou eram aposta e jogavam com muita regularidade ou então esta mudança é uma merda. Daí que para ele o termo “aposta” seja muito diferente do que é para o Sporting e daí que a pergunta seja descabida…
Eu nem queria acreditar…eu estava à espera (embora eu próprio disse-se que era carvão e seria) de ouvir um pasquim perguntar se a selecção sub21 iria sofrer com o decréscimo de competição do Geraldes (particularmente…já que o Podence mesmo assim vai jogando…). Porque para a selecção de sub.21 que vai agora ao europeu essa é a questão e essa questão coloca em confronto o interesse do seleccionador e o do Sporting. Ouvir esta pergunta feita pela Sporting TV…
16 Março, 2017 at 20:36
Quero que sa foda. Eles são jogadores do Sporting. Não são jogadores da selecção. Se eu pudesse não deixava nenhum jogador do Sporting ir a qualquer selecção. Só para lá vão desaprender e contrair lesões. É para isso que servem as selecções. Nós (Sim, nós, o Sporting através da sua formação) deu um título Internacional à FPF e vê lá como esses filhos de uma puta tratam o Sporting.
Olha a merda da regulamentação do Futsal, olha a merda do Conselho de Arbitragem e das nomeações que faz, olhem a merda dos conselhos de disciplina e Jurisdicional.
A Federação pede aos Grandes que se cheguem à frente no Futebol Feminino e vê quem responde positivo e quem se fecha em copas, quem é fodido e quem é beneficiado. O porco, tem alguma equipe de futebol feminino, tem? e o gatunos, tem? Puta que os pariu, a eles e à FPF, fernando gomes incluído!
Convocaram a selecção Nacional Feminina. Onde está a convocatória para a melhor marcadora do nosso campeonato? Não está! Não está porquê? Porque joga no Sporting, só isso. Esses Filhos de uma ganda puta que vão apanhar onde apanham as galinhas. Volto a dizer, a pedido da FPF nem um chavo. Nem jogadoras, nem jogadores para quaisquer selecções Femininas ou Masculinas seja qual for o escalão etário, do Futebol, do futsal e do futebol de praia. Vão ganhar títulos com o refugo, se forem capazes.
16 Março, 2017 at 16:58
Se tens dois jogadores que faziam quase todos os minutos no Moreirebse e agora jogam muito menos, acho que a pergunta foi mal estruturada.
Quanto muito perguntava o que achava RJ de o SCP ter pedido o retorno de ambos. Faria mais sentido
16 Março, 2017 at 17:06
E mesmo assim se eu fosse jornalista da Sporting TV não tocava nesse tema. A possibilidade de ouvir o que não queria é demasiado grande…
Se eu fosse jornalista da Sporting TV perguntava qualquer coisa como “Este ano foi o primeiro ano em que Podence e Geraldes tiveram lugar nas convocatórias mais regulares da selecção de sub.21 ou de outras selecções onde tiveram sempre uma participação muito intermitente no mínimo. Tem gostado do crescimento deles?!”
E pronto…chamava à atenção que eles não eram regulares antes e que este ano estão a ser fruto da ideia de crescimento do Sporting para eles e assim facilmente ele evitava o comentário sobre eles terem voltado…
16 Março, 2017 at 17:16
Exactamente
16 Março, 2017 at 20:30
Só as madames aqui do sítio para defenderem que o Rui Jorge teve bem.
16 Março, 2017 at 22:18
Parece que a “madame” Bruno de Carvalho partilha da mesma opinião!!!
http://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/bruno-de-carvalho-esclarece-palavras-de-rui-jorge-sobre-podence-e-geraldes.html
Parece que o post de ontem não serviu de muito…
16 Março, 2017 at 22:25
Eh pa Corine acordaste do Coma para isto? Que tiro ao lado. Ate o BdC acha o mesmo. E agora?
16 Março, 2017 at 22:29
Sai um mortal carpado triplo para esta mesa ó faxabor
16 Março, 2017 at 23:00
Totalmente de acordo. E pelos vistos o BdC é uma madame.
16 Março, 2017 at 23:07
Eu vejo de outra maneira que bdc não quis alimentar a polêmica
17 Março, 2017 at 0:15
+1
BC esteve muito bem a meter gelo no tema.
Penso que lá dentro deve ter pensado:
“gosto muito do RJ, mas podia ter ido para o caralho com o tom da resposta”.
Gosto muito do Rui e não acho que o problema seja de quem pergunta…
A velha história do meter-se a jeito.
16 Março, 2017 at 17:39
A pergunta não é despropositada, mas o início da resposta é tão só infeliz. Ele ainda tentou emendar a mão mas já tinha começado mal.
16 Março, 2017 at 17:49
Fodasse, é isso. Ele disse alguma mentira? Cambada de flores de estufa. Andamos aqui a pedir para eles jogarem mais, mas se for outro gajo a dizê-lo é um crime de lesa pátria. Os putos chegaram em Janeiro, quantos minutos têm? É isto uma aposta?
16 Março, 2017 at 20:31
O seleccionador nacional não tem de falar sobre a gestão dos clubes.
16 Março, 2017 at 17:56
Concordo totalmente com a opinião do “Tiago Coração de Leão”. A pergunta é despropositada, a resposta preferia que fosse outra, Rui Jorge preocupou-se apenas com os seus interesses e nada demais! Não façam novelas…
16 Março, 2017 at 22:16
Concordo!
16 Março, 2017 at 17:14
Oh Rui Jorge… e se fosses pro caralho?
Fodasse já parece o selecionador nacional q primeiro diz q quem não joga não é convocado e agora convoca o tranças pra os lampiões receberem mais 5 milhões de prémios do bayern
16 Março, 2017 at 18:01
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
A pergunta do jornalista é infeliz. OK.
Mas o Rui Jorge não esteve bem no início da resposta. É Seleccionador Nacional e não deveria ter ironizado com a expressão “aposta”. Ainda tentou corrigir, no decurso da resposta, mas não chegou…
Um Seleccionador Nacional não deveria pronunciar-se dessa forma sobre decisões internas de Clubes.
(Apesar de, obviamente, não existir aqui nenhuma “aposta” por parte do SCP…)
SL
16 Março, 2017 at 22:20
Resumindo:
A pergunta não foi inteligente nem devia ter sido feita. Ele respondeu, obviamente, com a verdade mas não devia ter respondido assim!
E está queimado mais um treinador.
É isso?
16 Março, 2017 at 22:39
Caro Miguel,
“E está queimado mais um treinador.”?
LOL
Se os treinadores se “queimassem” pelo que dizem em conferências de imprensa o Jorge Jesus estaria, neste momento, a treinar o Passarinhos da Ribeira! 🙂
SL
16 Março, 2017 at 18:46
Hmmm
Eu percebo que Rui Jorge, falando como selecionador, prefira que os jogadores tenham minutos (o que é factual) e foi isso que ele frisou.
A pergunta, realmente, trazia água no bico e sinceramente preferia que o jornalismo e reportagem que a Sporting TV faz fosse menos numa de auto-elogio porque as pessoas conseguem ler isso perfeitamente. É uma questão de cultura que tem que ser fomentada pelo Saraiva como director de comunicação, imagino.
Vê-se bem que depois o RJ percebeu que talvez se tenha esticado um pouco na honestidade e depois também disse que era bom para eles estarem rodeados de jogadores experientes e de qualidade.
Deu a entender que ele tem uma opinião (sobre a gestão do Sporting) que não lhe compete oferecer mas consigo compreender que ele esteja fodido com isso porque é o selecionador e realmente se importa com o desenvolvimento dos jogadores (do clube que mais lhe fornece qualidade note-se).
Não tenho dúvidas que foi melhor para o jogadores o retorno ao Sporting e acho que é “curto-termismo” pensar na falta temporária de minutos.
16 Março, 2017 at 18:48
Perguntem ao RJ o que acha da exibição do Podence contra o Tondela
16 Março, 2017 at 19:00
Mas que diabo de reticencias na resposta Rui Jorge…!!
Está-se mesmo a ver que por exemplo o Renato Sanches, convocado para a A…tem sido uma aposta constante (no banco) do Bayern…!!
Estes tipos comentam de uma maneira as coisas que possam ter a ver com o Sporting…que nunca comentariam se acaso se tratasse dos lampiões ou dos andrades…
Tristeza…vendidos…!!
SL
16 Março, 2017 at 19:20
Mas que raio disse o RJ de mal? Não critica o Sporting, não critica os jogadores…
O que RJ disse, foi o óbvio e que qualquer de nós subscreve:
no Moreirense jogaram com regularidade, desenvolveram-se como jogadores e (se agora jogam menos) continuam a desenvolver-se porque estão integrados numa equipa com jogadores mais evoluídos.
16 Março, 2017 at 22:22
Óbvio!
16 Março, 2017 at 19:40
Não consigo perceber as criticas feitas ao Rui Jorge. Se repararem nas expressões faciais até ele ficou surpreendido com a pergunta (é aí que sublinha a palavra Aposta). Se estiverem com atenção ele não só elogiou os jogadores como o trajecto evolutivo que têm feito e realça um pormenor: que continuem a evoluir para bem dos jogadores, Clube e selecção. Acho bastante óbvia a resposta à pergunta. Agora podemos é questionar se a pergunta de um jornalista do Sporting foi bem formulada e aí eu acho que não. A política de comunicação a falhar…
16 Março, 2017 at 20:20
Estamos a falar do Rui Jorge que no ultimo europeu, o tal em que King William fez a fractura de esforço, não convocou Palhinha, Geraldes, Podence nem Iuri (este último não tenho a certeza), preferindo levar uns jogadorzecos do porco b, que por lá devem continuar….
O mesmo Rui Jorge que continua a não convocar o Palhinha!
Pois…..
16 Março, 2017 at 20:44
Ainda bem que não convoca o Palhinha. Quanto menos os nossos forem às selecções tanto melhor, é da maneira que as selecções batem no muro e que o treinador seja substituido por outro que convoque mesmo os melhores em vez de andar a fazer jeitos de merda aos bardamerdas.
17 Março, 2017 at 0:44
O Iuri foi e se vires a convocatória e te lembrares fã idade deles na altura percebes! Eles deviam era ter ido aos sub 20 e aí sim foi um crime terem ficado de fora.
Quanto à fractura do William o problema bem real foi a não comunicação ao Sporting quando acabou o euro e aí a falha é do departamento médico. Não é o seleccionador que informa os clubes das lesões…
16 Março, 2017 at 21:04
Não vejo qual é o problema. Disse a verdade. Quem pode não gostar é o JJ mas isso são contas de outro rosário. Não beliscou minimamente a sua relação com o Sporting.
16 Março, 2017 at 22:27
É a tua opinião Barbosa mas não concordo com ela , não vejo o rui jorge ou seja quem for ter declarações reprováveis em relação aos nossos rivais mas em relação ao Sporting não sentem problemas nenhum.
De repente para o rui Jorge o podence e geraldes são importantíssimos mas ao vereficar as internacionalizações de ambos questiono se já não eram bons enquanto juvenis e juniores e equipa B
Sim foi uma falta de respeito em relação ao Sporting criticar a utilização ou não de ambos os jogadores e o podence até tem sido utilizado e depois tentar emendar que até é bom treinar com jogadores superiores, em que ficamos então?
O engraçado que a ti não te faz diferença embora saibas tão bem como todos nós que o rui jorge se fosse o porto ou benfica não teria tomates para dizer o que disse e como o disse.
17 Março, 2017 at 0:19
Pode ter sido o gajo mais honesto do mundo, mas eu não gostei.
Pode ter toda a razão do mundo, mas eu não gostei.
E estou perfeitamente no direito de não gostar, como outros de achar normalíssimo.
🙂
16 Março, 2017 at 16:05
Este caso do Adrien foi exactamente onde JJ falhou esta época. Quando não pôde contar com ele (seja por castigo, por lesão ou por tirá-lo a meio do jogo para descansar), não podia ter mantido o mesmo esquema.
O nosso meio-campo a 2 só funciona com ele. Tentar aguentar um meio-campo com Elias ou Ruiz ao lado do Sir não funciona. É uma das poucas contratações que teremos de fazer, a juntar a um avançado e 3 laterais.
Na minha opinião, quando o Adrien não está temos de jogar como fizemos em Tondela. 3 gajos móveis atrás do Dost. Têm capacidade para aparecer lá na frente mas também dão uma ajuda ao meio-campo. Pode ser que o JJ tenha percebido isso.
16 Março, 2017 at 16:57
Concordo plenamente
16 Março, 2017 at 22:32
Não concordo!
Ou não concordo em parte.
Quer o Geraldes, quer o Bruno César fazem perfeitamente os ultimos 20 minutos na posição do Adrien se for preciso tirá-lo para descansar.
Se fosse trabalhado desde o inicio da época – eu até acho que já devia estar a ser trabalhado desde a época passada! – o Geraldes poderia substituir bem o Adrien. Não seria o mesmo mas não passaríamos pelas dificuldades que n experiências nos têm trazido.
Basta ter olhos na cara e lembrar o que era o Adrien aos 21 anos. Os jogadores evoluem, os jogadores aprendem… Precisam de quem os ensine, de terem talento, e depois de ir jogando…
Eu estou à vontade para falar assim porque não o achava nada de especial quando estava nos juvenis. Hoje acho que é um jogador fantástico para a idade e, se lhe derem condições, será um brutal jogador. Será um Adrien mas ainda melhor!
Depois é um gajo que, como o Adrien, vive o clube e está reconhecido ao clube.
Palhinha e Geraldes, daqui a 2 anos, serão muito similares ao William e ao Adrien, talvez até com mais valências.
É a minha opinião!
17 Março, 2017 at 0:00
Miguel, em relação ao Geraldes, concordo inteiramente. Ao Palhinha, ponho algumas dúvidas. Para bem do Clube, que acerte nos dois.
SL
17 Março, 2017 at 14:14
Acredito que o Palhinha evoluirá em 2 anos o que acho que o William não evoluiu.
Começa naturalmente atrás mas penso que poderá chegar mais à frente. O William não evoluiu praticamente nada desde o ano do Jardim. 3 anos depois continua sem saber fazer um remate à baliza e nas bolas paradas ofensivas é bastante fraco para a altura que tem. Penso que nestes 3 anos devia ter evoluído alguma coisa nestes 2 aspectos.
O Palhinha vamos ver. Penso que é um miúdo com cabeça e com vontade, e isso ajuda…
16 Março, 2017 at 16:06
Então o Rui Jorge já não presta para substituir o JJ?
16 Março, 2017 at 16:11
Presta.
16 Março, 2017 at 16:28
Para mim nunca prestou
16 Março, 2017 at 19:29
Lembro-me de o Boloni dizer que estava surpreendido por o Rui Jorge o interrogar permanentemente sobre a razão de ser dos exercícios e outras decisões dele e acrescentar que ” vai dar treinador”. Não se enganou.
16 Março, 2017 at 17:16
Rui Jorge só se fosse na equipa B. Na principal nunca na vida dele (como diria o JJ tinha q nascer 10 vezes)
16 Março, 2017 at 17:59
Não era o Juande Ramos…
16 Março, 2017 at 18:49
Acho que é um perfil completamente diferente. Para mim Rui Jorge muitos anos onde está
16 Março, 2017 at 16:07
A necessidade de ter um substituto de Adrien é óbvia.
Como primeiro e principal critério diria que só se deve contratar se não existir melhor dentro de casa. E isto para mim quer dizer que só se deve contratar quem for melhor que Ryan Gauld.
Um palavra de apreço para a Maria, uma das que vai mantendo a conversa aqui na Tasca à volta do que interessa (pelo menos para mim).
16 Março, 2017 at 16:10
Um suplente para o Adrien será sempre muito complicado. Nenhum dos nossos jovens cabe bem naquele lugar e comprar um jogador como o Adrien é caro. Ainda por cima tem de ser alguém que se possa trabalhar porque esta equipa está feita à medida do Adrien, é quase impossivel pegar num qualquer e ele, com pouco jogo renda.
Tem de ser um jogador com intensidade, ritmo, qualidade de passe e inteligência. Mesmo no campeonato português vejo poucos (sem ser nos grandes) capazes de fazer esse papel como deve ser.
16 Março, 2017 at 16:11
Ora aí está a “cereja no topo do bolo” da corrupção em que se encontra o futebol em Portugal …
O Tribunal “Arbitral” do Desporto, o tal organismo que iria garantir a “imparcialidade nas decisões finais” … Veio hoje ‘não dar provimento à queixa do SCP sobre os ‘Vouchers’ … Tanto a fpf, como o SCP e o clube do #colinhodecarnide já foram notificados da decisão …
Infelizmente, é muito complicado conseguir acreditar que o futebol em portugal alguma vez voltará a ser um ‘desporto’ limpo …
O conluio, o compadrio, a associação criminosa, as burlas, os lenocínios, as jogadas de bastidores, os avençados, etc, etc, tudo isso, quando se pensava que as coisas poderiam mudar, estão cada vez mais ‘fortes’ e com um descaramento nunca antes observado…
Este país não tem emenda…
16 Março, 2017 at 16:14
Os mendilhões comprar tudo, é que o cambio daquela merda é para lá de muito.
16 Março, 2017 at 16:20
Podes crer…
Mais uma INJUSTIÇA tomada por um orgão de topo da magistratura, neste caso desportiva, que enlameia ainda mais o próprio país…
SL
16 Março, 2017 at 16:49
Ontem o presidente do facadas foi visto à conversa no seixal lab, durante o boifica B vs Portimonense, à conversa com o Rui Vitória. O que é que aquele cronho estava lá a fazer? Terá ido sondar jogadores que poderá levar para para a próxima temporada para Guimarães?
Este presidente do facadas é uma boa merda que anda no futebol. Sempre de quatro ao dispor do boifica e do putedo.
16 Março, 2017 at 19:00
O clube principal da ‘cidade-berço’ … É só a nova “bitche” do futebol pela tugalândia …
16 Março, 2017 at 20:33
XAP,
“Esse Presidente” também esteve reunido com o presidente do SCP.
Podes explicar melhor a tua ideia?
17 Março, 2017 at 2:55
É só recordar o que aconteceu na época transacta aquando da visita do clube do #colinhodecarnide a guimaraes… Foi uma roubalheira de todo o tamanho … E depois ainda foram assaltados pela lãpionagem … Esta época é só ir ver o comportamento dessa equipa nos jogos contra esse tal clube (são 6 pontos garantidos na liga e valeu uma eliminação da Taça da (Des)liga…)
Depois disto, a nova “BITCHE” virou-se para o #foicomputas… Vendas e trocas de jogadores… Marega pra cá, Hernani pra lá, roda o palco e, siga … E depois nos jogos entre eles (são 6 pontinhos pro bornal dos corruptos do norte) …
Por outro lado, contra o SCP, é só ir rever os jogos… Só nesta época esta “BITCHE” deste clube de vendidos, sacou 4 pontos ao SCP… Sendo que no jogo em Alvalade, eu vi os jogadores dessa equipa a fazerem faltas inacreditáveis com o ‘beneplácito’ do Jorge Sousa (vejam lá a coincidência) …
16 Março, 2017 at 16:20
Substituir o Adrien tem sido tarefa quase impossivel. Quer como jogador quer como Capitao
16 Março, 2017 at 16:24
Penso que temos mais onde gastar o dinheiro !
Laterais para ontem !!! e ainda um segundo avançado
Só contando que William será vendido, é que avançava para a contratação de alguém que pudesse fazer os dois lugares 6 e 8.
Acho que Bruno César pode desenrascar a fazer de Adrien e por esse modo não justifica uma contratação especifica de 8.
Arriscaria até a descer Adrien para a posição 6 de forma a ter mais criatividade na frente mantendo o mesmo relógio no meio.
Na sua ausência teremos sempre Palinha e a tal segunda contratação 6-8.
16 Março, 2017 at 16:31
Bom, parece que a ‘mocada’ que deram no Xico Geraldes, no lance que deu a 3ª grande penalidade no úlitmo jogo, deixou marcas…
Está lesionado, ainda não treinou esta semana e, não vai ser opção para nenhum jogo (SCP ou SCPB) no próximo fim de semana… 🙁
É assim … A uns estendem a passadeira “encarniçada” ou “azulada” … Raramente se observam lances de agressão aos seus jogadores (coitadinhos) … Aos do SCP “vale tudo menos arrancar olhos” …
No espaço de 3 semanas lesionaram-nos o Adrien, em Alvalade perante a equipa D da Lavandaria do mendes… Agora o Xico …
É um tratamento desigual metódico e sistemático… Quem pense que isto é por acaso deve ir rever as suas diopterias junto do oftalmologista mais próximo…
16 Março, 2017 at 20:49
Estou contigo, é evidente que não é por acaso e até sei quem paga para darem pau (paga ao jogador ou ao clube e paga ao árbitro para não ver). Também sabes, não sabes?
16 Março, 2017 at 20:50
É aquele problema que se resolvia de vez com um tiro nos cornos!
17 Março, 2017 at 2:57
É como eu digo, enquanto não aparecer um ‘bois de apito na boca’ estendido numa valeta ou a boiar num rio, isto não muda …
16 Março, 2017 at 16:35
Se o Sporting for ao mercado contratar um 8 ou jogadores para as alas, então é mais do mesmo e foi mais um ano em que não se aprendeu nada.
Querem 8?
Geraldes, Gauld e Wallyson (e sim, mandámos embora o André Martins que era quem devia cá estar)
Querem alas?
Iuri, Gelson, Matheus, B. César, B. Ruiz, F. Geraldes e, até, Podence
Querem 6?
Pode ser, caso William saia. Mas só aí.
Já chega de desperdiçar $$$.
Não aprendemos nada com Aquilani, Elias e Slavchev?
Precisamos de 1 def. esquerdo; 1 def. direito para concorrer com Esgaio; 1 9 suplente e GK se Patrício sair. O resto, temos tudo.
16 Março, 2017 at 17:28
Andre Martins? Sério?
16 Março, 2017 at 18:05
Melhor que andarmos a jogar com Elias…e a 8 seria uma boa opção.
16 Março, 2017 at 20:51
+1. Nunca devia ter sido corrido. FDX!
16 Março, 2017 at 22:06
Yep
16 Março, 2017 at 19:04
sim, a sério.
16 Março, 2017 at 17:10
A Maria a dar o pontapé de saída para os prospetores da tasca. Venham de lá esses nomes, eu deixo, aqui, a minha contribuição:
Fred – Shakhtar Donetsk
Souza – Fenerbahce
Josué – Acaba contrato com os porcos em 2018, ou seja, daqui a 9 meses podemos contratá-lo a “custo 0”
Fernando – Spartak Moscovo
Davy Pröpper – PSV
Marco van Ginkel – Chelsea
Simon Gustafsson – Feyenoord
Tonny Vilhena – Feyenoord
Renato Tapia – Feyenoord
Jordan Veretout – Aston Villa
Valentín Vada – Bordeaux
Wylan Cyprien – Nice
Albin Ekdal – Hamburger SV
Gonzalo Escalante Eibar
Jonas Martin – Betis
Conor Hourihane – Aston Villa
Tom Cairney – Fulham
Aron Gunnarsson – Cardiff
Hans Vanaken – Club Brugge
Marten de Roon – Boro
Markus Henriksen – Hull
Leroy Fer -Swansea
Saphir Taider – Bolonha
Vamos ter que gastar dinheiro, mas terá que ser uma contratação tipo Bas Dost. Não jogo CM há muitos anos, venham de lá as críticas 🙂
16 Março, 2017 at 17:19
Tem muitos q eu desconheço (principalmente do meio da lista pra baixo) mas se for uma contratação tipo Bas Dost (em termos de rendimento) assino já por baixo
16 Março, 2017 at 18:00
Ora bem Pavel, já que lanças o mote. Para aí metade dessa lista não temos dinheiro para os ir buscar… Mas também lanço os meus:
Max Power – Wigan
Ádam Nagy – Bolonha
Escalante – Eibar
Remo Freuler – Atalanta
16 Março, 2017 at 18:10
Gosto muito do Adam Nagy. Teve para reforçar os lampiões depois do Euro mas falhou. Seria uma excelente opção e não deve custar muito dinheiro.
16 Março, 2017 at 18:12
Adoro o puto pá! ainda bem que não reforçou os lamps. Acho que vai ter um futuro do caraças.
16 Março, 2017 at 18:33
Eu sei que não temos dinheiro para alguns, mas não precisas de repetir jogadores, o Escalante estava na lista. 😉
16 Março, 2017 at 18:41
eheh sorry
16 Março, 2017 at 18:09
Tony Vilhena, Ekdal ou Leroy Fer eram top
16 Março, 2017 at 18:12
Nenhum desses é para o nosso bolso, acho eu 🙂 pelo menos ordenado.
16 Março, 2017 at 18:24
Provavelmente não.
Mas se conseguimos o Bas Dost, eu cá já acredito em tudo. 🙂
16 Março, 2017 at 18:19
Tens visto jogos do Aston Villa? Se sim como é que está o Grealish?
A minha “short” list:
– Trippier (Tottenham)
– Insua (Estugarda) ou Nyom (WBA)
– F. Geraldes (Sporting)
– Jaime (Osassuna) ou Karamoh (Caen)
– Sergio Leon (Osassuna)
– Santini (Caen)
Depois por cada titular que sair ir buscar outro igualmente capaz mas mais barato (tipo vender Slimani e comprar Dost).
16 Março, 2017 at 20:56
Por acaso o Davy Pröpper seria bem pensado. Um médio centro (joga a 6 ou a 8) de grande valor, mas eu diria que o Barça o vai resgatar (embora tenha renovado até 2020 recentemente).
Há 2 anos atrás já alguém tinha falado neste tipo.
Dizem que o PSV tem um gajo tipo Littmanen: chama-se Sam Lammers e tem somente 19 anos. Será a nova coqueluche, daqui a 2 anos, digo eu…
16 Março, 2017 at 17:13
Até pensei que o Delgado vinha para crescer a 8 e ser a alternativa futura ao Adrien…mas do que vi acho que ele joga mais adiantado…não sei se será jogador para jogar ali…
16 Março, 2017 at 17:16
A pergunta é estúpida. Mas a resposta podia ter sido melhor polida. E Rui Jorge não é parvo nenhum, por cá andou e sabia o que estava a dizer e o impacto que poderia ter.
Como sempre, é mais fácil ser duro contra o Sporting. Sobretudo quem já cá passou. Infelizmente, isto nunca vai mudar.
16 Março, 2017 at 17:40
Ora bem.
É esse o ponto.
16 Março, 2017 at 19:57
O Geraldes e o Podence têm sido aposta no Sporting?
16 Março, 2017 at 20:36
Não lhe cabe falar, e do André Horta e do Ruben Neves não falou ele.
16 Março, 2017 at 20:47
Oh Baptista : E perguntaram-lhe?
18 Março, 2017 at 3:52
É daquelas cenas que “só acontecem ao Sporting”. Só crianças ingénuas por aqui.
16 Março, 2017 at 20:40
O Podence não tem sido? Ou só é aposta de jogar os jogos todos a titular? Desde que chegou só não jogou contra o Guimarães e acabou de ser titular.
Quanto ao Geraldes até posso concordar mas não sabemos o plano do JJ. Se calhar quer passar meia-época a treiná-lo para apostar a 100% na próxima época, sem ter de passar pela fase de adaptação.
16 Março, 2017 at 20:54
Sem contar com o último jogo, o Podence jogou 10 min com os porcos , 24 min com o moreirense e o rio ave e 1 min com o Estoril.
Sobre o Geraldes não sabemos o plano de JJ, mas não podemos afirmar neste momento que são aposta no Sporting.
16 Março, 2017 at 21:19
Ou seja, chegou e entrou logo no dragão, teve minutos em mais 2 jogos e chegou à titularidade. Isto em 5 jogos. Pelo menos para mim é uma aposta clara.
16 Março, 2017 at 21:29
ZFS : Para mim não é. E pelos comentários que tenho visto aqui durante os jogos, para uma grande percentagem de quem aqui comenta tb não.
Não estamos sempre a dizer : Mete o Podence, pá! Mete o Chico, pá?
16 Março, 2017 at 22:12
Sobre o Xico, de acordo. Não se pode considerar uma aposta no imediato.
Quanto ao Podence, continuo a achar que é uma aposta. Voltou, integrou-se bem, teve minutos e até já foi titular. Podia ter jogado mais minutos? Sim, principalmente contra o Guimarães, mas não é por isso que deixa de ser uma aposta.
16 Março, 2017 at 20:58
Não são aposta. São certezas mas, antes de atirados aos lobos têm de aprender a defender-se. É isso que JJ tem andado a fazer a ensiná-los a ser matreiros e a escaparem-se à maior parte das entradas celeradas.
Jogar no Sporting não é jogar no Moreirense. Entradas perigosas sobre jogadores de outras equipes, os bois do apito não hesitam em mostrar vermelhos directos. Digam lá quantos duplos amarelos ou vermelhos directos viram este ano e ano passado os adversários do Sporting? Eu só me lembro de um caso e foi há bem pouco tempo.
16 Março, 2017 at 21:02
Mário : Eu sou fã dos dois. Para mim são mais que certezas.
Mas se lhe perguntarem se têm sido apostas no Sporting, responde o quê?
16 Março, 2017 at 21:16
Mas o Mário é seleccionador nacional?
Maria, o Rui Jorge sabe perfeitamente o que fez com esta resposta.
16 Março, 2017 at 21:27
O Rui Jorge respondeu ao que o jornalista perguntou. Tem que “escolher” a maneira de reponder porque o jornalista lhe fez uma pergunta estúpida?
16 Março, 2017 at 22:44
Pronto Maria somos todos anjinhos e o rui jorge esteve bem.
O rui jorge esteve a ouvir o jornalista e teve tempo suficiente para responder de outra maneira mas ele quis responder assim e não foi uma coisa que lhe saiu foi pensada, tentou depois emendar que até é bom treinar com melhores jogadores, em que ficamos então?
Só agora é que geraldes e podence são bons, ? conta as internacionalizações de ambos.
Onde estão os tomates do rui jorge para criticar algo no porto ou benfica ?
Já sei a culpa foi do jornalista que mereceu a resposta mas ao fim ao cabo a boca foi para o Sporting
16 Março, 2017 at 22:53
Vai ouvir a resposta do BdC. 🙂
16 Março, 2017 at 22:55
Foi pensada e tentou emendar? Não costuma ser ao contrário? Não pensar e depois emendar? 🙂
16 Março, 2017 at 23:11
Eu não preciso da resposta de bdc Maria, ele não fala por mim, além disso a resposta de bdc foi para não aumentar a polêmica no meu entender.
Com bdc ou sem bdc eu defendo sempre o Sporting em qualquer circunstância
16 Março, 2017 at 23:13
Viva o rui Jorge pah, esteve impecável.
16 Março, 2017 at 23:33
És tu e eu. E como não vi nada de mal na resposta…..
Mas de qq maneira, lembra-me lá qual foi a tua opinião quando o JJ falou do Palhinha no jogo com os porcos?
17 Março, 2017 at 0:56
Tentas ser muito esperta Maria mas um que é o treinador disse que deu o guiao errado ao jogador, qual a tua dúvida?
O que tem uma coisa a ver com a outra ?
É o mesmo que dizer que boloni é altamente e que bdc o devia aproveitar esquecendo que o Virgílio tem feito um trabalho heróico.
O que tem uma coisa a ver com a outra ?
Nada mas apeteceu-me ou se calhar muito.
Agora vou dormir que tenho uma viagem para fazer
17 Março, 2017 at 1:12
Vai sim que o teu mal é sono.
Não. O JJ não disse que deu, O JJ disse que “o Palhinha não levou o guião certo para se poder enquadrar, perdeu-se na primeira meia hora”.
Dias mais tarde tb pensou melhor e emendou.
17 Março, 2017 at 9:28
Agora que já estou acordado e a espera do avião e como não te tinha tratado mal, o teu mal deve ser falta de qualquer outra coisa.
Que puta de salada russa meter JJ e palhinhas no assunto.
Pah tu não achaste mal e eu achei e depois ?
Não posso ter opinião?
Ou és a dona da verdade ?
A culpa é sempre dos outros e os sonsos pensam que as pingas só molha os outros.
17 Março, 2017 at 9:39
Não te irrites rapaz que tens uma viagem para fazer … e ainda fazes turbulência no avião com os nervos. :mrgree:
Caga e passa à frente. 😉
17 Março, 2017 at 9:39
:mrgree: =
17 Março, 2017 at 10:59
A malta lê o post do Cherba e diz AMEN.
Passados 2 dias voltam ao mesmo.
16 Março, 2017 at 17:31
Ok. Por mim até podem contratar a vontade um substituto para a posição. Mas daqui a dois anos ou nem isso, o Gauld vai dar cartas na posição 8. Se não é suficientemente bom para nós, então é colocar no championschip, ou na la liga num negocio como o do Mané. Mas o certo é que ainda muita gente vai dar o braço a torcer. Bem sei que não tem a estampa fisica desejada por muitos mas no resto…está ali um Senhor jogador.
S.L.
16 Março, 2017 at 19:11
Sim, belo jogador.
Precisa de jogar na equipa principal.
16 Março, 2017 at 20:59
+1. Sem ele a B continuava a merda que foi até agora.
17 Março, 2017 at 12:07
Totalmente de acordo.Penso que é a solução mais óbvia entre os que já são nossos. Achei errado quando o colocaram a 8 na B. O seu desempenho converteu-me. Esteve em altíssimo nível com pequenas intermitências após as lesões/operação em que a falta de ritmo se fez sentir.
16 Março, 2017 at 17:36
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Não percebi muito bem o teor do post, quando se diz “É altura de comprar sim, mas alguém com experiência europeia, que possa fazer de capitão quando o mesmo não estiver disponível, que tenha a intensidade, o posicionamento e a técnica. Venha ele de onde vier, seja ele quem for, que não existam dúvidas desportivas na hora de chegar.”
Partindo do princípio que o Adrien está cá para o ano (parece-me ser, aliás, o pressuposto do post), não existem posições (muito) mais deficitárias para gastarmos dinheiro do que o nº 8 SUPLENTE?
Parece-me óbvio que temos que contratar dois laterais “a sério”, e um PL suplente. Pelo menos. Se sair o William (como se tem falado), um médio defensivo, caso o Palhinha não se mostre pronto para a titularidade.
Restará dinheiro para COMPRAR um jogador “tipo Adrien” para substituto do Adrien? Quanto é que se gastaria com isso? Mínimo de € 3M? € 4M?
Jogador em final de contrato? OK, não é descabido. Mas não me parece uma prioridade contratar um suplente para o Adrien. Mais inteligente seria “moldar” o Geraldes ou o Gauld ou mesmo o Esgaio para o “lugar”. E ainda se tem o Bruno César…
Só uma questão, relativamente à “impossibilidade” de o Geraldes não conseguir fazer o lugar de “nº 8”: O Geraldes da nossa equipe B e do Moreirense era assim tão diferente do Adrien na Académica?
SL
16 Março, 2017 at 17:43
+1
De acordo
16 Março, 2017 at 17:48
Sim…o Geraldes e o Adrien nem em Juniores eram parecidos…
16 Março, 2017 at 17:54
Caro Tiago Coração de Leão,
Não sei se está a ser irónico ou sério. A posição do Geraldes não era a de “nº 10”, ou de “terceiro médio” como o Adrien quando jogava em terrenos mais avançados?
SL
16 Março, 2017 at 18:06
O Geraldes sempre foi o médio mais ofensivo e o Adrien sempre foi o box to box…
Isso de ser numero 10 foi só mesmo na cabeça do Sá Pinto…
16 Março, 2017 at 18:04
O Geraldes nunca terá a capacidade de choque e intensidade de Adrien. Terá outras coisas melhores, mas não isso. Num sistema a 2 é preciso um Ferrari. Acho essencial que exista uma certeza que possa jogar Europa, Taças e Campeonato sempre que o Adrien não estiver e até rodar constantemente. Experiências e coisas que tal foi o que tramou esta temporada. O ano passado (pode não ter feito muito) mas Aquilani acabou por ser útil e às vezes jogou mesmo com Adrien disponível. É a chamada gestão. Que não pudemos fazer agora e perdemos Adrien 8 semanas. Se estívessemos a lutar pelo titulo estas oito semanas…
16 Março, 2017 at 18:09
Nesse caso o problema é conseguir que alguém venha e que mantenha o foco e a vontade estando normalmente no banco. Um jogador dessa qualidade quer é jogar e não jogando fica com azia e desleixa-se. E com o Adrien será sempre um suplente com alguma utilização mas não muita. A não ser em caso de lesão…
Provavelmente algo como o Aquilani é o melhor que conseguimos nestas condições…
16 Março, 2017 at 18:11
Ou uma jovem de um campeonato periférico, que entenda a necessidade de crescer a partir do banco. Dei alguns exemplos mais a cima, tipo o Nagy.
16 Março, 2017 at 18:15
Sim…nesse caso é mais incerto mas eu acho que é esse o caminho. Pensei que seria com o Meli mas enfim…
16 Março, 2017 at 18:17
Pois também eu… Continuarei sem perceber. Porque não o vi jogar.
16 Março, 2017 at 18:24
O Aquilani tem capacidade de choque e intensidade?
16 Março, 2017 at 18:39
“O ano passado (pode não ter feito muito) mas Aquilani acabou por ser útil”
Era uma alternativa, mas não teve sucesso.
16 Março, 2017 at 18:43
O problema é que este ano foi tudo tão fraco, que até o Aquilani nos parece útil. Talvez seja isso.
16 Março, 2017 at 18:50
Por isso é que “peço” uma oportunidade ao F. Geraldes a 8… A verdade é que o Aquilani apesar das suas características até desenrascou a 8 (apesar de em alguns jogos o Adrien também estava por lá e quando jogava com o William não resultava tanto). Mas neste momento era de se apostar no F. Geraldes.
16 Março, 2017 at 18:53
Neste momento também acho. Mas como preparação a longo prazo, o Francisco vai ser o próximo João Mário ou Bernardo, alguém nessa linha. Temos de ter outras opções
16 Março, 2017 at 19:14
Subscrevo.
O Geraldes é assim tão menos intenso que o pizzi?
O Guald esta a ganhar intensidade. Depois joga de régua e esquadro.
Esta posição, para mim, está fechada.
Um post destes, mas sobre laterais.
16 Março, 2017 at 17:43
Ainda Rui Jorge. Esteve mal, ponto. Sobre ficar ou não lixado…acho que ficou desde os Jogos Olímpicos. Mas se até, lhe dou alguma razão, em função do que aconteceu …não seria por demais lembrar-se quem entre os grandes ainda lhe deu alguma matéria prima? O jornalista até podia ter feito uma pergunta estúpida, ainda assim Rui Jorge deveria ter respondido de outra forma…o Sporting merece.
S.L.
16 Março, 2017 at 18:22
Eu como nunca tive grande respeito por alguém que fez panelinha para meter uns patins no Peseiro, nem faço comentários.
16 Março, 2017 at 23:09
Sabes algo concreto ou é diz que disse?
16 Março, 2017 at 18:21
Em relação ao Rui Jorge: quanto menos se disser, melhor…
Em relação à decisão do TAD. Já não sei se foi no Sporting com Filtro, se no Mister do Café, que li que um dos principais chefões do TAD era comentador habitual na Batanetes TV. Pode ser que ainda vá à procura do artigo com mais afinco, mas não prometo nada. Seja como for, a partir desse momento, a decisão já estava inquinada.
16 Março, 2017 at 18:23
#juizemcausapropria
16 Março, 2017 at 21:30
Não esquecer que uma das principais personagens do Tad chama-se Fernando Seara. É só ir ao site.
17 Março, 2017 at 1:05
Esse sonso…?
SL
16 Março, 2017 at 18:31
O meu preferido é e sempre foi o Wallyson mas as lesões não estão a ajudar…
Mas o F. Geraldes tem TUDO para ser o substituto de Adrien (mas com JJ não será opção.) resta-nos apostar no mercado (se o treinador continuar) sendo que as apostas deste ano deixaram nos ainda pior. Elias&Meli (nunca percebi o porquê do argentino nem oportunidades ter) foram menos úteis que Aquilani&André Martins.
Há ainda Gauld mas…além de não o achar o jogador que muitos pintam também não é aposta. Depois vem o Pedro Ferreira daqui a uns anos.
16 Março, 2017 at 19:15
Daniel Bragança.
17 Março, 2017 at 0:36
Muito pequeno.
🙂
16 Março, 2017 at 22:12
Wallyson ,tou ctg
16 Março, 2017 at 18:40
“Fomos hoje notificados da decisão do TAD (Tribunal Arbitral do Desporto) relativa ao chamado “Caso Vouchers”.
Aquilo que parece desde logo evidente, e que todos já percebemos, é que para os órgãos da justiça desportiva não há problema nenhum com este tipo de ofertas.
Pela nossa parte, Sporting Clube de Portugal, entendemos que a integridade e dignidade das competições desportivas deve ser levada mais a sério.
O mesmo entendimento que nós, parecem ter os deputados à Assembleia da República, uma vez que ainda há poucos dias aprovaram, na especialidade, uma revisão da lei relativa à corrupção desportiva (Lei n.º 50/2007), em que se passa a criminalizar a oferta ou recebimento indevido de vantagem – crime que fica preenchido com a mera oferta, e é independente da solicitação de actuação parcial que se diz não ter existido no caso dos vouchers.
Perante estes factos, o Sporting Clube de Portugal vai propor à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol que integrem também nos seus regulamentos disciplinares uma infracção de oferta ou recebimento indevido de vantagem, para que haja total sintonia entre os regulamentos disciplinares e as leis da República e para que estas situações não voltem, no futuro, a passar impunes.
Aparentemente, o clube que oferecia os referidos vouchers também concorda e reconhece que foi longe demais, tanto que já deixou de fazer as ofertas que fazia a árbitros, delegados e observadores.”
Nuno Saraiva
16 Março, 2017 at 18:47
O substituto natural seria o Meli que sempre vi a jogar muito bem na Argentina. Não percebo porque nunca teve oportunidades. Até o cepo do Petrovich jogou mais que ele…
17 Março, 2017 at 1:06
Cepo o Petrovic…?
Veja -o no Rio Ave…
SL
17 Março, 2017 at 12:25
Chegou sem ritmo, lesionou-se, tudo correu mal. Não é cepo nenhum e está a demonstrá-lo no Rio Ave. Não é veloz claro. Tem a mesma idade do Fejsa e cerca do dobro das internacionalizações (44) pela Sérvia. Esteve bem na Turquia, transferiu-se para a Russia e aí a coisa não correu bem e justifica o mau desempenho inicial aqui. Sempre a falta de ritmo… Veremos os 9 jogos que faltam no Rio Ave onde tem sido indiscutível e elogiado pelos desempenhos.
16 Março, 2017 at 18:57
Adrien é insubstituível. No Sporting e na selecção, basta ver como foi no Euro, Adrien foi convocado como tradutor e porque conhecia uns botecos e bem se viu a melhoria quanto o fernando( com um vaca maior que o benfas)Santos o pos a jogar.
Podemos é arranjar alguém que não nos deixe mal quando ficarmos sem o Adrien, seja porque os árbitros o amarelaram, seja porque os lacaios do mendes o tentaram invalidar.
Rui jorge, é outro tipo peixe, que não tem espinha dorsal e se vende aos interesses. claro que se não o fizessem, andavam a pé, mas fica-lhes mal.
Vouchers, …. a corrupção é total
16 Março, 2017 at 18:57
Parece que voltamos a trás a pré época de 16/17, as questões são muito parecidas.
E logo a partida exclui-se o que temos em casa com certezas que não percebo pois para mim julgar qualquer uma das alternativas que existem hoje no Sporting para o lugar do Adrien sem ver os resultados práticos de minutos em jogo é entrar no histerismo da pré 16/17 e nos prováveis erros dispendiosos que nos trouxeram até ao pesadelo desta época.
Por na prateleira jogadores sem os ver jogar é uma loucura e é dar razão a quem tanto apregoa que não se aposta nos jovens, argumentos como intensidade de choque ou fisico de nada valem pois são iguais ou até piores em equipas como Setubal, Moreirense ou Boavista e se há algo que dá razão a que se deve primeiro olhar e tentar o que já é nosso é o facto de se ter tido de fazer uma autentica purga no virar deste mesmo campeonato e não me parece mesmo nada que o Sporting esteja mais fraco como a
verdadeira mudança de paradigma nos resultados do Sporting B.
A gastar dinheiro que se gaste onde é mesmo necessário e essas posições estão mais do que indentificadas, as laterais.
Temos muita sorte de Adrien ser nosso, é enorme, o verdadeiro motor de uma equipa agora com 28 anos mas nem sempre foi isto, foi preciso aparecer alguém que acreditou que ele conseguia.
Está na hora de alguém também acreditar que há no Sporting quem também possa deixando dogmas e egos de lado pois o que vale para os nossos vale o mesmo para uma putativa contratação de fora.
Ainda não os vimos a jogar no Sporting !
16 Março, 2017 at 19:17
Subscrevo na integra!
16 Março, 2017 at 18:58
Olha o catio baldé a criticar a não convocação do bruma em detrimento de um lateral que faz todo o corredor. Podia chamar os bois pelos nomes e começar a criticar o mendes a torto a direito, mas já é uma evolução.
16 Março, 2017 at 19:02
“Comprar” alguém para substituir o Adrien…?
E onde iríamos arranjar aquilo com que “se compravam antes…os melões…??”
Fantástico jogador…!!
Volta rápido capitão..!!
SL
16 Março, 2017 at 19:07
1º o adrien quando apareceu na primeira equipa com p.bento foi para jogar a trinco nunca em tarefas mais ofensivas como é referido…
e os empréstimos foram muito positivos até mentalmente pois o jogador melhorou muito mas muito mesmo em termos de determinação e vontade. verdade seja dita nunca esperei que viesse a ser jogador depois da sua primeira época em que foi esforçado mas muito lento e sem lampejo de talento…
2º os grandes jogadores e capitães nunca têm substituto, era o que mais faltava investir uma pipa de massa para ter um suplente do adrien. esse investimento a ser feito terá que ser para um jogador que possa substituir o capitão sim mas no caso de este ser vendido!
16 Março, 2017 at 19:16
O Sancho convocado ??????????
É preciso ter lata .
16 Março, 2017 at 19:17
Sobre as declarações do Rui Jorge, não vejo nada demais nelas, não disse mentira nenhuma.
16 Março, 2017 at 19:26
Criticar directamente a gestão que um clube faz dos seus jogadores, fica-lhe mal. O Sporting agora até dos selecionadores já é alvo?
16 Março, 2017 at 19:47
Para mim respondeu ao que lhe perguntaram, só isso.
Mas também não é menos verdade que me obrigaste a pensar na possivel critica à gestão de um clube e aí.
Talvez.
17 Março, 2017 at 12:29
Precisa de fazer uns quantos jogos mais para os Lampiões receberem o Variável. Até de muletas vai lá estar.
16 Março, 2017 at 19:24
Hoje não me sai este assunto da cabeça. De vez em quando lembro-me de novo.
O que raio, esteve JJ a fazer com o ladrão de camiões?
16 Março, 2017 at 19:45
Acerca do rui jorge, o ultimo grande lateral esquerdo do sporting, e ja LA vao uns anos, nao vejo nada de mal no que disse. E a opiniao dele e ate acho valida. Nao fico ofendido.
Substituto de Adrien… Ja viram o gauld jogar recentemente? E melhor olhar p casa e ver o que ha..
16 Março, 2017 at 20:01
Na minha opinião o substituto de Adrien tem de ser alguém low profile,mas ao mesmo tempo competente pois vai fazer muitos minutos e que não desmotive pois terá pouco protagonismo,é uma questão delicada pois não há ninguém na formação nem em Portuga(jogadores mais ligados sentimentalmente ao clube estariam mais predispostos a esta situação:ex Rubén Amorim nos lamps),daí achar que o ideal seria trazer um jovem para potencia,Pineda(Chivas) seria uma boa opção,Escalante(este do Eibar),Sebastian Perez do Boca,ou Erick Gutierrez do Pachuca
16 Março, 2017 at 20:19
Gosto muito do Erick Gutierrez.
16 Março, 2017 at 20:21
em relação ao rui jorge…
os jogadores do Sporting estão na seleção graciosamente pois a fpf nada paga pela sua utilização.
se quer mandar recados, usa o número de telefone e fala com quem quer falar.
se não quer falar, não convoca os jogadores.
Ser parvo não o ajuda.
Desta vez passa, da próxima o clube tem de lhe responder à letra.
16 Março, 2017 at 20:22
Novo oficial de ligação a adeptos (OLA)
https://www.facebook.com/Lelo1906/photos/a.238950636554095.1073741828.238884386560720/262654300850395/?type=3&theater
16 Março, 2017 at 20:27
nos sub19 e mais jovens o critério do “estavam a jogar” não tem importância nenhuma, conforme se vê nas convocatórias…
no último campeonato da europa sub19 foram convocados 12 jogadores do mesmo clube…
não ouvi o rui jorge abrir a boca pra criticar.
16 Março, 2017 at 20:36
O unaite deve ser uma questão de minutos até marcar.
Mais ainda com o Rosto a ter apenas 4 jogadores no banco.
16 Março, 2017 at 20:42
Substituto de Adrien? Será a 3a época a ir buscar um gajo la fora, alto ordenado, a jogar 10 minutos de 3 em 3 jogos. Resultado: novo falhanço!
E que tal mudar o sistema? O 442 deste ano mostrou ser muito permeável, qq ‘mija na escada’ nos cria perigo.
Temos tudo para fazer um grande 433 mas eh melhor esquecer que o mestre da tática jamais mudará!
E sim, com o meio a três e com os jogadores atuais há várias soluções para a ausência do capitão!
16 Março, 2017 at 22:46
Para mim o substituto é o gauld, ponto.
16 Março, 2017 at 21:06
Gauld. Só sou eu?
16 Março, 2017 at 21:15
Eu também!
16 Março, 2017 at 21:16
Nunca mais me esqueço do jogo brilhante que fez na equipe A, em Alvalade, contra o Guimarães!
16 Março, 2017 at 21:35
Gosto e acho que neste momento já podia subir à primeira equipa. Apesar de estar a ter um papel importante na retoma da B
16 Março, 2017 at 22:17
Esse e o Wallyson.
17 Março, 2017 at 0:44
Não, eu tb.
16 Março, 2017 at 21:07
Tudo isto é muito bonito mas, comprar um Adrien 2.0 não é possível porque não há. Se me disserem que precisamos de um jogador experiente que seja capaz de render o Adrien no meio campo, concordo mas, o JJ não pode ser casmurro e manter o mesmo sistema de jogo. Tem de povoar o meio campo e armar a equipa à Leonardo Jardim. Temos um sistema de jogo que assenta no William e no Adrien. Trata-se de dois jogadores de top Mundial que o mostraram bem claro quer no Europeu, quer na Champions. Portanto, ou compramos dois jogadores de Top Mundial naquelas posições ou, então, temos de ter um sistema de jogo com 4 ou cinco jogadores no meio campo quando estes dois ou um deles não esteja disponível.
Eu gostava de ver o Sporting num sistema de 3 centrais 4 medio-campistas e um tridente atacante de fazer faíscas! OK?
16 Março, 2017 at 21:11
O Schelotto pode ser um central com “queda” para lateral Direito. Precisaríamos de um gajo canhoto, com 1,90m, rápido, para o lado esquerdo da defesa.
16 Março, 2017 at 21:14
Até podia ser o Zeegelar, desde que não tenha missões verdadeiramente ofensivas.
16 Março, 2017 at 21:18
Já agora aproveito para dizer que o Chico Geraldes será titular indiscutível no onze do Sporting na época de 2018/19, no lugar do João Mário…
16 Março, 2017 at 21:18
Um tridente à imagem de Jordão – Manel Fernandes – Oliveira ? 😉
16 Março, 2017 at 21:21
Sim ou à imagem de Bas Dost, Gelson (a partir da próxima época quando já souber rematar sempre que deve e endossar sempre que deva) e Podence, logo que lhe sejam devolvidas as asas e ganhe um bocadinho mais de força no remate (época 17/18?)
16 Março, 2017 at 21:27
Para isto é que tem de servir o “centro de alta performance” porque ainda não entendi bem para que serve, exactamente).
Para mim, o centro de alta performance representa um departamento que se dedique ao treino “extra” e específico para muitos dos nossos jogadores que, terão de fazer com apoio e enquadramento, aquilo que o Cristiano Ronaldo faz sozinho porque tem um carácter de excepção!
Fala-se muito no “Centro de Alta Performance” mas, como o segredo é a alma do negócio, não se diz exactamente (nem inexactamente) o que por lá se faz e em que áreas da actividade atlética, psicológica, médica, nutricional, etc.
16 Março, 2017 at 21:29
Percebo que não se ponha a boca no trombone mas, tenho uma curiosidade enorme em perceber como funciona e que resultados se esperam, que jogadores para lá irão “encher” e que tipo de “enchimento” lhes vão dar…
16 Março, 2017 at 21:31
Será uma coisa tipo o centro de melhoramento atlético do Manchester United que nunca ninguém viu a não ser os jogadores que por lá passaram? A ideia veio de onde? das reuniões internacionais com especialistas de múltiplas áreas que temos levado regularmente a cabo em Alvalade? Temos de perguntar ao Frederico Varandas…
16 Março, 2017 at 21:31
O Bruno de Carvalho nunca deu “ponto sem nó” pessoal.
16 Março, 2017 at 22:49
Que grande tridente, foi esse tridente que me fez gostar ainda mais do Sporting , era eu ainda puto.
Jordão o meu ídolo de sempre,
16 Março, 2017 at 21:31
Só para perceberem o quão difícil é substituir Adrien Silva, basta ver que esta época nem ele próprio o conseguiu fazer…
17 Março, 2017 at 5:44
O Adrien é um jogador do car@lho!
😉
16 Março, 2017 at 21:31
“… é um jogador raro, muito raro, não só pelo talento mas também pelo conjunto de características que reuniu em si, muitas delas melhoradas com o tempo. Era um médio de pendor muito mais ofensivo quando começou no Sporting, que actuava em zonas mais subidas do terreno e se fazia valer de uma excelente visão de jogo. Tinha passe, sabia manobrar a equipa à sua volta e cresceu assim nos seus dois empréstimos longe de Alcochete”.
Por momentos lembrei-me do Geraldes… 🙂
16 Março, 2017 at 21:37
Obviamente não concordo nada que o Geraldes não possa ser um jogador semelhante ao Adrien.
Acho até que tem características para ser ainda melhor pois é mais criativo. Basta ganhar um pouco de corpo e ensinarem-lhe o que ensinaram ao Adrien…
O essencial está lá tudo!
16 Março, 2017 at 21:33
Pensar que fez quase toda a segunda parte da temporada passada, mais o Europeu, com uma fractura num joelho… caraças. Nunca devia ter ido ao Europeu.
16 Março, 2017 at 21:35
O Adrien, primeiro e o Sporting, depois, estão ambos a pagar a factura da última temporada.
Já agora, que é feito do Bruno Paulista? Foi embora depois de lavar a cremaheira?
16 Março, 2017 at 21:39
Realmente, essa história do Paulista devia ser bem explicada!