Mais uma semana positiva para as equipas jovens e formação em geral, com alguns destaques individuais à mistura e alguns calafrios desnecessários. Mas bem, suponho que esse é o pacote completo do sportinguismo e não difere em Alcochete.
Os Iniciados deram-nos a alegria da semana ao vencer o SL Benfica, por 3-1, conseguindo assim dois importantes pontos: a “vingança” do resultado da primeira volta e a garantia do primeiro lugar nesta fase de apuramento, com 4 seguros pontos de vantagem. Rodrigo Costa (sinto que escrevo este nome todas as semanas), Gonçalo Batalha e Eduardo Quaresma foram os marcadores. A resposta do Benfica chegou pelo Diogo Cardoso. O destaque destas últimas semanas tem de ir, forçosamente, para Rodrigo Costa. Golos e golos, à ponta-de-lança e com apenas 15 aninhos. Um menino que chegou ao Sporting há duas temporadas, depois de ser descoberto no Leão Altivo, uma associação do concelho de Almada.
Os Juvenis empataram frente ao Sacavenense e o que podia ter sido uma jornada de viragem no fantástico percurso, acabou por resultar num golpe de sorte. O Benfica também empatou, por 2-2, frente ao Leiria. Mantemos o primeiro lugar pela diferença de golos (apenas um nesta altura) e estamos já a 14 pontos dos lugares que nos tirariam do apuramento de campeão. Fase seguinte garantida e agora é tempo de voltar a elevar os níveis competitivos para a fase a doer.
Dia 1 de Abril os Juniores enfrentam o FC Porto na Academia de Alcochete e precisam de todo o apoio das bancadas, rumo ao desejado título.
O primeiro destaque da semana vai para Jovane Cabral e nem imaginam o feliz que fico ao poder escrever esta frase. Depois de ultrapassar uma lesão, numa altura que se afirmava como um dos melhores da nossa formação, Jovane sentia as dificuldades da entrada no futebol senior. Tem estado muito muito melhor nas últimas semanas, tanto pelos sub-19 como pela equipa B, embora ainda exista muito trabalho em torno da sua capacidade de decisão e níveis de concentração. Como prémio, o golo do mês e mais uma vitória da equipa B, com um festejo que diz tudo sobre o quanto precisava de um momento assim
O segundo destaque semana é referente a Matheus Pereira. Pela primeira vez desde que subiu à equipa principal conseguiu a titularidade em dois jogos consecutivos da Primeira Liga. Esperamos que este processo de crescimento traga os frutos a Matheus que foram conseguidos com Gelson. E em breve teremos as alas dos nossos sonhos.
Entretanto, numa altura de paragens de selecções, estes serão os leões chamados a representar o nosso país:
Sub-19: Luís Maximiano, Abdu Conté, Bruno Paz, Miguel Luís e Rafael Leão
Sub-21: Rúben Semedo, Podence, Palhinha, Geraldes (no clube) Domingos Duarte, Tobias Figueiredo, Carlos Mané, Iuri Medeiros (emprestados)
Selecção A: Gelson Martins, William Carvalho, Rui Patrício
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
21 Março, 2017 at 17:49
Muita qualidade, infelizmente alguns não a viram premiada com a convocatória para a seleção.
Não sei se já referiram, mas calhou o Vermoim, fora de casa, para a taça de futsal feminino.
PS. A Tasca tem andado engraçada, há happy hour ou somente uma estratégia de marketing para esvaziar o stock?
21 Março, 2017 at 17:54
Tremenda injustiça o Pedro Marques e o Daniel Bragança não fazerem parte da convocatória dos sub-19.
Belissimo golo do Jovane, candidato a golo do ano da II liga, que bomba mesmo na gaveta.
21 Março, 2017 at 19:21
o Pedro Marques estar fora diz tudo…
fosse outra camisola…
21 Março, 2017 at 23:18
O Pedro Marques e o Daniel Bragança são 2 dos melhores, se não mesmo os 2 melhores, dos Juniores. Não irem à selecção é só ridículo! E diz muito do que se passa nas convocatórias… que vai desde os iniciados à selecção A. Uma vergonha!
21 Março, 2017 at 23:58
Sem dúvida.
Para mim os dois melhores dos juniores e prevejo que, no espaço de dois anos, estejam preparados para a primeira equipa.
Os critérios das seleções jovens são caricatos.
Para não dizer outra coisa….
21 Março, 2017 at 18:06
Julgo que todos os selecionadores da FPF, uns mais que outros, cometem autênticos crimes ao não convocarem alguns dos jogadores com mais talento, só porque vestem a verde branca. Se fosse possível, até nem convocariam qualquer jogador do Sporting. E pensar eu que Peixe foi um jogador das nossas camadas jovens.
21 Março, 2017 at 19:12
Peixe podre
21 Março, 2017 at 18:19
O habitual…quanto mais velhos estão mais são chamados à selecção jogadores formados no Sporting…
Do Rui Jorge para baixo é uma mão cheia de fdp do sistema que vivem para dar o argumento “Temos mais miúdos na selecção” aos lampiões…
21 Março, 2017 at 19:18
não há meio de saírem os papeis do Matheus…
parece-me que o europeu de sub21 ficará comprometido.
21 Março, 2017 at 19:19
Também podem ajudar a Tatiana Pinto a ganhar o prémio de golo do mes no seguinte site.
http://www.womenssoccerunited.com/february2017-wsu-gotm/
21 Março, 2017 at 22:37
Já por lá passei … e repassei !
21 Março, 2017 at 19:36
Obrigado, votei agora.
21 Março, 2017 at 19:57
Golaço e a alegria com que beija o símbolo na camisola diz tudo.
Precisamos de quem a sinta assim em todos os escalões.
21 Março, 2017 at 20:09
Superleao endorses Peixe.
21 Março, 2017 at 20:21
Acompanhei grande parte do derby até ao nosso terceiro golo. Gosto do nosso guarda-redes, destemido nas saídas aos cruzamentos. Corajoso e racional na abordagem. Ele já tinha sido herói no Seixal, logo no primeiro derby em que fomos lá vencer por dois a zero. Parece que temos uma equipa bem trabalhada, o responsável pela equipa é um tipo jovem que parece ter excelentes aptidões técnicas para treinar.
Também me chamou a atenção do lateral esquerdo. O Joelson esteve um pouco apagado mas gosto do puto. O Central Quaresma também se destacou. E obviamente, o miúdo do Conceição já me tinha chamado a atenção em partidas anteriores.
21 Março, 2017 at 20:24
Os juvenis devem ter descomprimido. A recente convocatória da Selecção também deve ter condicionado os níveis físicos e mentais dos putos.
Em relação ao Jovane, não vi o jogo, mas tem-me impressionado. Nos primeiros jogos que o vi a fazer pela equipa B esteve um pouco aquém das minhas expectativas, mas agora confesso que me despertou a atenção. Quem sabe até desse jeito ao Tiago Fernandes para o jogo contra o putedo.
21 Março, 2017 at 21:10
Onde se pode ver a lista de cartões das nossas equipas de futebol?
21 Março, 2017 at 21:14
Que grande golo!!
Espero que aposta no Matheus continue.
21 Março, 2017 at 22:34
Maria, o Palhinha não foi convocado..
21 Março, 2017 at 22:53
não tivesse o nosso clube o enorme Pedro Silva a marinar… e outras alternativas de valor.
e eu até era presidente para ir buscar o varela…
ele e o podstawski…
2 jogadores com bastante valor que foram deitados ao lixo.
21 Março, 2017 at 23:42
O Varela é um Marco Tábuas reencarnado
22 Março, 2017 at 1:46
O que é que o Bruno Varela já mostrou no mundo do futebol, um punhado de boas exibições? O Luís ribeiro ajudou o feirense a subir e levou o Estoril às meias da taça em jogo contra o clube do sistema. Se o Luís é melhor que o varela o que dizer do Pedro Silva… e nenhum deles andou pelo desterro de valladolid a ver os outros a jogar e a ser titular indiscutível das seleções jovens
22 Março, 2017 at 7:04
Não sejas injusto.
O Varela já fez várias exibições de grande nível. Não me lembro é de nenhuma.
22 Março, 2017 at 7:05
O Jorge Sousa bem podia meter o amarelo no cú. Ele devia era dizer ao Jovana:
“Foda-se, mas ca ganda golo, puto!”
Daniel e Marques fora da convocatória? Foda-se, já nem me surpreendo. Uma vergonha.
22 Março, 2017 at 10:13
Grande golo do Jeovane, golaço mesmo e ainda para mais valeu a vitória a poucos minutos do fim.
Há uma coisa que não gosto, aliás nunca gostei…despir a camisola não me choca nada, apesar de não ver lógica nenhuma nisso, mas atirá-la para o chão, sempre vi isso como uma forma de desrespeito, acredito piamente que não o seja, mas fico sempre com essa impressão.
22 Março, 2017 at 10:44
Tb n gosto de ver…
Mas ele a seguir vai beijar o rampante na camisola!
22 Março, 2017 at 12:06
sim eu vi, não é uma critica ao jogador em particular, mas sim uma critica a este tipo de festejo.