Mais uma semana positiva para as equipas jovens e formação em geral, com alguns destaques individuais à mistura e alguns calafrios desnecessários. Mas bem, suponho que esse é o pacote completo do sportinguismo e não difere em Alcochete.

308468_med__20151222173744_rodrigo_costaOs Iniciados deram-nos a alegria da semana ao vencer o SL Benfica, por 3-1, conseguindo assim dois importantes pontos: a “vingança” do resultado da primeira volta e a garantia do primeiro lugar nesta fase de apuramento, com 4 seguros pontos de vantagem. Rodrigo Costa (sinto que escrevo este nome todas as semanas), Gonçalo Batalha e Eduardo Quaresma foram os marcadores. A resposta do Benfica chegou pelo Diogo Cardoso. O destaque destas últimas semanas tem de ir, forçosamente, para Rodrigo Costa. Golos e golos, à ponta-de-lança e com apenas 15 aninhos. Um menino que chegou ao Sporting há duas temporadas, depois de ser descoberto no Leão Altivo, uma associação do concelho de Almada.

Os Juvenis empataram frente ao Sacavenense e o que podia ter sido uma jornada de viragem no fantástico percurso, acabou por resultar num golpe de sorte. O Benfica também empatou, por 2-2, frente ao Leiria. Mantemos o primeiro lugar pela diferença de golos (apenas um nesta altura) e estamos já a 14 pontos dos lugares que nos tirariam do apuramento de campeão. Fase seguinte garantida e agora é tempo de voltar a elevar os níveis competitivos para a fase a doer.

Dia 1 de Abril os Juniores enfrentam o FC Porto na Academia de Alcochete e precisam de todo o apoio das bancadas, rumo ao desejado título.

O primeiro destaque da semana vai para Jovane Cabral e nem imaginam o feliz que fico ao poder escrever esta frase. Depois de ultrapassar uma lesão, numa altura que se afirmava como um dos melhores da nossa formação, Jovane sentia as dificuldades da entrada no futebol senior. Tem estado muito muito melhor nas últimas semanas, tanto pelos sub-19 como pela equipa B, embora ainda exista muito trabalho em torno da sua capacidade de decisão e níveis de concentração. Como prémio, o golo do mês e mais uma vitória da equipa B, com um festejo que diz tudo sobre o quanto precisava de um momento assim

O segundo destaque semana é referente a Matheus Pereira. Pela primeira vez desde que subiu à equipa principal conseguiu a titularidade em dois jogos consecutivos da Primeira Liga. Esperamos que este processo de crescimento traga os frutos a Matheus que foram conseguidos com Gelson. E em breve teremos as alas dos nossos sonhos.

Entretanto, numa altura de paragens de selecções, estes serão os leões chamados a representar o nosso país:
Sub-19: Luís Maximiano, Abdu Conté, Bruno Paz, Miguel Luís e Rafael Leão
Sub-21: Rúben Semedo, Podence, Palhinha, Geraldes (no clube) Domingos Duarte, Tobias Figueiredo, Carlos Mané, Iuri Medeiros (emprestados)
Selecção A: Gelson Martins, William Carvalho, Rui Patrício

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)