Bas Dost deu uma entrevista ao jornal Dagblad van het Noorden, da Holanda, em que falou praticamente de tudo. Até… da proposta do futebol chinês.
«Quando o meu empresário me disse que existia interesse de um clube chinês e que eles tinham apresentado uma proposta concreta de 40 milhões de euros, eu ri-me às gargalhadas», referiu Bas Dost, sobre o interesse do Tianjin Quanjian.
«Depois fiquei lisonjeado, uma proposta de 40 milhões de euros não é normal. O Sporting tinha-me comprado meio ano antes por um quarto desse valor. Mas o clube recusou. O presidente disse a um jornal que não iam aceitar a proposta. Isso foi especial, para mim. Mostra o apreço que têm por mim ao recusar 40 milhões de euros. Não me importei, porque não estava à espera de ir para a China. Ia ganhar muito dinheiro, claro, mas eu tenho um bom contrato aqui no Sporting.»
Antes disso, Bas Dost já tinha falado da luta pelo título de melhor marcador europeu: Bas Dost, recorde-se, está em segundo lugar na corrida à Bota de Ouro, com apenas menos um golo do que Lionel Messi.
«Não estava de facto à espera disto, mas é um prazer estar nesta lista. Só o Messi está acima de mim», sorriu.
«O meu trabalho é marcar golos. Até podia jogar bem futebol, mas num avançado o que conta são os golos. Mesmo que tenha trabalhado muito e que não tenha tido bolas, num jogo, vão exigir-te sempre golos. No final do ano, o que toda a gente vai ver é quantos golos um avançado marcou. É tão simples como isto. Antes de chegar ao Sporting também queria fazer golos, claro, mas tinha menos perceção do quanto importante é marcar.»
Pelo caminho, Bas Dost diz que às vezes se torna injusto até para os companheiros.
«Há uma grande pressão sobre o ponta de lança. Se não fizer golos, tenho um problema. Mas se você fizer, então é um luxo. Ser ponta de lança torna-se a melhor posição do mundo. Recebo todos os elogios, o que é injusto até, porque são os meus companheiros que me colocam na posição em que posso marcar. É importante ter essa noção. Desde que me mantenha consciente que não sou um Deus, acho que não há problema.»
Bas Dost confessa que ainda está a habituar-se à cultura portuguesa: que é completamente diferente do que conhecia na Holanda e na Alemanha. O avançado diz que é feliz em Lisboa, que gosta muito de viver perto do rio Tejo, na zona do Parque das Nações, embora só saia para conhecer a cidade quando recebe a visita de algum familiar.
Mas acordar e ver o sol a nascer em cima do Tejo não lhe diminuiu a sensação de choque que é a cultura portuguesa.
Por exemplo, Bruno de Carvalho.
«O presidente senta-se no banco todos os jogos. Eu nunca via o presidente do Wolfsburgo. Ou antes, via uma vez por ano: na festa de natal. Aqui o presidente está quase sempre no treino. Só falta ele dar o treino, porque de resto está quase sempre lá. Tivemos uma eleição presidencial há pouco tempo e foi um circo», sorri.
«O nosso presidente foi reeleito com um número recorde de votos. Mas o outro homem que também concorreu, por exemplo, queria mudar tudo. Ele falava todos os dias à imprensa, dizia que ia despedir o nosso treinador imediatamente quando fosse eleito e que ia contratar o Juande Ramos. Enfim, é o tipo de situações que na Holanda não acontece. De todo.»
Por outro lado, para Jorge Jesus é só elogios.
«Nunca tive um treinador que soubesse tão bem o que eu posso e o que eu não posso fazer. E ele sabe muito bem como convencer todos os outros jogadores a jogar de forma a eu poder tirar o melhor rendimento de mim. Recebo exatamente as bolas que eu gostava de receber», refere.
«Ele entende tudo sobre mim. Conhece-me por dentro e por fora. Se ele não fosse uma pessoa tão importante neste clube, a minha transferência não teria acontecido, porque o Wolfsburgo já tinha recusado duas propostas por mim. Então o presidente do Wolfsburgo disse-me que tinha recebido outra proposta, de um clube que tinha um treinador que era um Deus. Então corri um risco, mas a verdade é que agora estou a fazer golos e o responsável por fazer isso possível é o treinador.»
26 Março, 2017 at 5:00
Como não gostar deste gajo?
26 Março, 2017 at 5:26
Suíça bate Letónia!
#printscream
26 Março, 2017 at 5:27
#fuckallsuissebanks
#dontbelieveatms
26 Março, 2017 at 7:22
Impossível não gostar deste gajo
26 Março, 2017 at 7:28
A vantagem de ter um cérebro
26 Março, 2017 at 10:43
🙂
26 Março, 2017 at 10:50
Ou dois.
26 Março, 2017 at 8:24
Que grandes elogio para jj, podemos todos palpitar, opinar mas sao as deles que mais contam para mim, que treinam todos os dias com ele. A minha alma esta parva !!! Ainda e possivel encontrar jogadores em pleno sec XXI com este carisma.
26 Março, 2017 at 9:08
Contratação perfeita. Pelo que joga e pelo que transparece. Que grande jogador!
26 Março, 2017 at 9:16
“As eleições no Sporting foram um circo”
Jogadores com esta clarividência é para assinar para a vida.
26 Março, 2017 at 9:19
Bas Dost arrisca-se a ficar no grupo restrito dos ídolos para sempre.
26 Março, 2017 at 9:39
Com actuais e ex jogadores, mesmo os que não foram aposta, a falar assim de Jesus, ainda tem força a teoria de que os jogadores não estão com ele?
“um treinador que soubesse tão bem o que eu posso e o que eu não posso fazer. E ele sabe muito bem como convencer todos os outros jogadores a jogar de forma a eu poder tirar o melhor rendimento de mim. Recebo exatamente as bolas que eu gostava de receber», “
26 Março, 2017 at 9:39
Bom dia!!!
26 Março, 2017 at 9:47
Bom dia. Jogadores com esta mentalidade são um orgulho para nós, Sportinguistas. Creio que será impensável ver Bas Dost simular uma falta para penalti. Um preciosidade que, sei estar a ser lírico, merecia um contrato vitalício!
Sou fã de Slimani, gostava de o ver regressar, Dost, reconheço agora, é incomparável.
26 Março, 2017 at 9:53
Elogiou Jesus.
ELEIÇÕES, JÁ!
26 Março, 2017 at 9:57
O JJ tem o “azar” de ganhar mais um jogo e os #haters vão começar aos poucos a tornar se nuns #lovers…
Já faltou mais …
O Miúdo recusou 40… quer dizer que o vai vender por 60/80.
26 Março, 2017 at 10:00
Bom dia e bom domingo…
Bas.. Bas…Bas Dost…!
Abr e SL
Ahhh…e o cartão da Fundação Sporting…?
Aposto que o Bas Dost já o tem…
E o amigo está à espera de quê…?
26 Março, 2017 at 10:04
Off
Mau tempo. Esperemos que melhore para as 15h em Alcochete.
Sporting lidera provisoriamente o Nacional de Futsal Sub 20, com dois pontos de vantagem sobre pastéis e lamps (ambos com menos um jogo). Ontem, vitória sobre a AD J. Antunes por 7-1, com quem perdemos na jornada inaugural por 5-7. Provável jogo decisivo na luz a 8 de Abril. A outra derrota foi no Restelo (5-6) depois de estarmos a vencer ao intervalo por 4-1. Apesar de alguma irregularidade, poucos esperariam, depois de derrotas expressivas com os lamps na fase regional, estarmos na luta pelo título.
26 Março, 2017 at 10:07
Slimani foi um achado. Saiu e veio Dost.
Nem preciso de elogiá-lo porque os comentários aqui falam por si.
Vou elogiar o presidente. Sejam pls, sejam treinadores, qd saem o mundo não acaba. Demonstra que sabe muito bem o que faz.
Por fim, os jogadores elogiam JJ. Sou grande defensor do trabalho dele (treino e jogo), mas dispensava certas posturas.
Logo, isto é música para os meus ouvidos.
Estamos muito bem entregues e se a qualidade está lá, acertemos nos reforços e tenhamos forças para combater fora das 4 linhas onde infelizmente está o inimigo.
26 Março, 2017 at 16:18
Isto vai lá.
Precisamos de paciência. E é difícil ter paciência depois de tantos anos sem ganhar.
Mas, isto vai lá.
26 Março, 2017 at 16:27
Somos recordistas de paciência.
Acredito sempre.
26 Março, 2017 at 10:08
Seleção? Vitória importante.
Parabéns ao William que conseguiu jogar com um gajo às cavalitas.
26 Março, 2017 at 10:08
Os mesmos que acreditam ser impossível implementar o vídeo árbitro … daqui a uma ano vão engolir em seco!
Tic tac … podem começar a suavizar os vossos discursos …
26 Março, 2017 at 10:11
Hoje seria porreiro a Sporting TV dar o direto das miúdas e ser o Andebol em diferido.
A eliminatória já não tem assunto.
26 Março, 2017 at 10:50
CR70
26 Março, 2017 at 10:59
Será possível, uma proposta de 40 m?!
Bem, se é ele e o agente que o dizem….
Fonix!!!
Gandas tomates para recusar uma proposta destas, presi
26 Março, 2017 at 11:50
Com Godinho tínhamos luz paga durante 50 anos.
26 Março, 2017 at 12:45
Nem acho muito para as cotações do mercado Chinês.
A performance de Bas Dost desde essa oferta e a disputa da Bota de Ouro se correr de feição haverá o risco da cláusula ser batida.
26 Março, 2017 at 12:39
Grande Bas Dost! Parece que nasceu na Academia mas, infelizmente para ele, não aconteceu pois, nunca poderá ter o título de Aurélio a não ser, “Honoris Causa”.
Uma das nossas claques devia conceder-lhe, PORQUE ALÉM DE GRANDE PONTA DE LANÇA, TEM UM ENORME CARÁCTER, o título de “Aurélio” com uma música, uma letra e uma tarja que dissesse. “Bas, as claques do Sporting Clube de Portugal concedem-te, Honoris Causa, o Título de Excelência do Futebol Português: AURÉLIO!”
Seria merecido. Mais, seria merecido com o “Alto Patrocínio” de Aurélio Pereira e da Academia de Alcochete! Devia ser-lhe entregue um documento antes do próximo jogo em Alvalade que formalizasse a nomeação. Bas Dost já é um de nós!
Porque não a Slimani também, no final da época ou se regressar para a próxima época, atítulo de empréstimo? Afinal concluiu com nota máxima a sua formação em Alcochete!
26 Março, 2017 at 12:46
Já agora, que requisitos terá qualquer jogador de futebol de preencher para poder ser nomeado?
1. Jogar na equipe principal do Sporting, pelo menos, 1 épocas.
2. Ter demonstrado excelência futebolística na sua posição específica em campo.
3. Demonstrar Grandeza de Carácter e reconhecimento ao Sporting, durante a sua passagem pelo Sporting e depois de deixar o Clube.
4. Jogar pela selecção do seu País Natal.
5. Prestar ou ter prestado apoio à Fundação Sporting.
6. Reconhecer convictamente que slb e fcp são MERDA MAFIOSA.
26 Março, 2017 at 15:45
Este Bas Dost… É UM SENHOR!!
26 Março, 2017 at 16:17
Game, set and match.
Este gajo é do caraças.