Ex-presidente do Conselho Fiscal do Sporting arrasa Conselho de Disciplina e Benfica. Em Bola Branca, Bacelar Gouveia é corrosivo: “Benfica tem vindo a dominar de forma escandalosa a opinião pública e chega aos órgãos da justiça desportiva”
Bacelar Gouveia, ex-presidente do Conselho Fiscal do Sporting, acredita que as recentes decisões do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra Bruno de Carvalho têm “mão vermelha e bem vísivel”.
O constitucionalista é directo e claro nas insinuações que faz à interferência do Benfica nos órgãos da justiça desportiva, acusando o emblema da Luz, nesta matéria, de um domínio “escandaloso”.
“O Benfica tem vindo a dominar de forma escandalosa a opinião pública e chega aos órgãos da justiça desportiva. Percebe-se que há sempre uma mão, bem visível e vermelha que está a abusar do seu poder. Pode até fazer o seu jogo dentro das regras mas não pode utilizar vias ilegítimas para exercer o seu domínio”, dispara Bacelar Gouveia, em entrevista a Bola Branca, apontando a mira à “poderosíssima máquina de propaganda” do eterno rival da Segunda Circular.
Mas mais: mesmo sem envolver o nome do Benfica nesta premissa, Bacelar Gouveia traça um diagnóstico altamente negativo das cúpulas do poder no futebol português.
“As pessoas que estão no futebol e que querem fazer uma estratégia ilegítima não são amadoras. O futebol português, ao mais alto nível, está entregue a pessoas muito ardilosas, profissionais e com muita ‘manha’. Os órgãos que devem ser independentes, por vezes, podem sentir-se condicionados”, prossegue.
Conselho de Disciplina debaixo de fogo. “De juristas têm pouco”
As declarações do antigo dirigente leonino, que não integrou a lista de recandidatura do reconduzido presidente do Sporting, surgem dois dias depois do pesado castigo de 113 dias aplicado pelo CD da FPF a Bruno de Carvalho e poucas horas depois de o órgão presidido por José Manuel Meirim ter aberto novo processo disciplinar ao líder verde e branco, devido a violação das condições da suspensão a que está submetido.
Neste aspecto, Bacelar Gouveia é duro nas críticas dirigidas ao CD, recomendando até um reavivar de teoria básica de Direito aos dirigentes daquele órgão.
“Penso que há uma grande falta de bom senso e falta de cultura jurídica das pessoas que estão na justiça desportiva. De juristas têm pouco e estão a precisar um curso de reciclagem de Introdução ao Direito e do que é a Constituição e o respeito das liberdades fundamentais”, remata, rotulando de “manifestamente disparatadas, exageradas e desproporcionadas” as deliberações que visam a proibição de qualquer declaração pública da parte do presidente dos leões.
“Isso é limitar o direito à liberdade de expressão, que é algo de elementar. Admito que possa haver castigos do ponto de vista desportivo e algumas restrições mas nunca chegando a esse extremo. Essa decisão não tem qualquer adequação com o que se pretende com a medida. Se a medida é punir algo que o presidente do Sporting fez de errado, não é preciso chegar a este exagero”, aponta.
Recurso para os tribunais civis? “Justiça pode reparar violação grosseira da Constituição”
Ora, a propósito de alegadas limitações ao direito à liberdade de expressão, Bruno de Carvalho reagiu a toda a escala, já depois de ter ficado a saber que enfrenta novo processo disciplinar. O presidente do Sporting não admite que a sua acção verbal, enquanto dirigente, possa ser limitada, prometendo ir até às “últimas consequências” e, caso seja necessário, interpor recurso junto do Tribunal Europeu.
Bacelar Gouveia compreende a frustração de Bruno de Carvalho, aceita-a e, sobretudo, apoia-a, suportado na Constituição, recordando que as decisões da justiça desportiva, em casos devidamente comprovados, podem ser alvo de anulação por parte do poder judicial civil.
“A questão é saber se se trata de algo estritamente desportivo. Se se verificar que o que está em causa são os direitos fundamentais dos cidadãos, a justiça desportiva não pode nunca ficar imune ao poder judicial do Estado, que pode reparar uma violação grosseira da Constituição”, completa.
31 Março, 2017 at 12:56
Pimba e pumba!
31 Março, 2017 at 13:33
Juro que ia escrever o mesmo que o emílio peixe!
31 Março, 2017 at 13:41
eu acrescentaria o…
… catrapumba!
31 Março, 2017 at 13:42
Continuo a insistir até que me provem que estou errado, que há pano para mangas para o Dept. Jurídico do Sporting actuar contra o “estado a que chegámos” (Cap. Salgueiro Maia dixit) e Sportinguistas juristas que o apoiem. Ontem falei de Rogério Alves, Bacelar Gouveia, pela experiência adquirida nestes 4 anos, é outro que pode prestar um grande serviço ao Clube. E outros haverá…
31 Março, 2017 at 13:11
O gajo leu o comentario do nogueira e foi logo dar uma entrevista a correr onde so se foca nos 99%!
Agora a serio, ha aqui materia para investigacao criminal, ou nao?
SL
31 Março, 2017 at 14:06
lol 🙂
31 Março, 2017 at 16:04
Acho que o timing do comentário e da entrevista não dá para a segunda ser consequência da primeira..
🙂
31 Março, 2017 at 16:10
Mas pode ter sido estrategico
31 Março, 2017 at 13:17
#militância
31 Março, 2017 at 13:26
Tem que aparecer mais militância com visibilidade como o do Bacelar Gouveia…
Assim fica difícil tentarem esconder as “porcarias” que existem no mundo do futebol.
31 Março, 2017 at 13:40
Mas temo que para isso tenha de haver uma mudança de mentalidade que muito Sportinguista nao está disposto a fazer.
nao se vence uma luta de pistolas, empunhando facas.
E a maioria dos Sportinguistas, querem ganhar estas batalhas (disso nao duvido), mas querem ao mesmo tempo manter o Status Quo ” somos diferentes”, também gosto de ser diferente, a maior ofensa que me fazem é confundir-me com um lampião, mas duvido que seja possível ganhar esta “guerra”, se nao usarmos as mesmas armas!
SL
31 Março, 2017 at 14:02
E quais são essas armas? Ter os lugares de decisão do futebol quase todos ocupados por lampiões. Ter jornais e tvs ao serviço da comunicação do clube? Não temos as mesmas armas. A meu ver, o que precisamos é de ser cirúrgicos. Descobrir podres e focar neles, um de cada vez para não criar um circo que só distrai. Se em cada comunicaçãop se dispara para todos os lados fica sempre tudo em águas de bacalhau. Mas como a malta acha bom, acha que compensa a falta de vitórias o presidente continua a alimentar o circo.
31 Março, 2017 at 16:06
Yep
31 Março, 2017 at 22:38
Jramos é mesmo isso que defendo, por exemplo ja tivemos oportunidade de apresentar queixa contra o carnide umas poucas de vezes. Alguma vez, se fez isso?
Nao, porque os queixinhas sao eles! Nós somos diferentes!
RGS ameaça juiza, nem queixa, nem castigo.
GK adversarios levam cadeiradas, pagaram uma multazeca.
O treinador incita 6 milhoes de adeptos á violencia, nem queixa nem castigo.
Sao alguns exemplos…
1 Abril, 2017 at 8:17
Eu já disse aqui que não se pode esperar ter de lidar com tanta merda e sair imaculado.
NÃO DÁ!
E o BdC a esse nível tem ido à luta e está com merda até ao pescoço.
Cabe a nós não só que ele não se afoge mas ajuda-lo a sair de lá…
31 Março, 2017 at 13:32
Por acaso ja tinha lido ontem por aqui, acho que alguém postou no post sobre o castigo a BdC.
Este polvo vermelho esta a tomar proporções idênticas ou maiores ao do azul, se a isto juntar-mos o apoio popular que se alimenta de “Panem et circences” e para quem pouco importa a corrupção, o futebol português ira regredir 30 anos.
E se a maioria (que eles dizem ser) apoia esta merda, será que holandês chefe do eurogrupo (Jeroen Disseumasbroas) nao teria razão? Também me custou ouvir aquelas palavras mas depois vejo merdas destas, e fico a pensar se calhar lá no fundo o gajo ate tem razão!
SL
31 Março, 2017 at 13:56
Os azuis ao pé do carnide são uns meninos do coro.
A principal diferenca é que o porco tinha contactos e pressionava, mas não era dono de tudo. E conseguia ganhar os jogos, com uma ajuda daqui e uma dali quando era preciso.
Com o carnide é basicamente o arbitro que decide os jogos na maioria dos casos. Não vemos o carnide com grande diferenca de pontos em momento nenhum.
Mas eles conseguem reunir toda a comunicacão social e estrutura do futebol, levando a que a sua propaganda atinja limites nunca antes vistos.
Claro que o verdadeiro cerebro do polvo se chama mendes. Sem o mendes o orelhas deixa de mandar.
31 Março, 2017 at 14:06
Porra não branqueies.o que o fcp fez para enaltecer o que os vermelhos fazem. O fcp não pecisava de uma ajuda aqui e ali, o fcp tinha sempre uma ajuda quando necessário. Igualzinho ao slb agora. A diferença está no apoio da CS e no número de adeptos.
31 Março, 2017 at 15:08
JVL
Isso que dizes é que faz a diferença toda.
Ter o apoio da CS, muitas vezes por interesse comerciais relacionados com o maior nº de adeptos é que tornam a situação muito, mas muito mais grave do que tudo o que o fcp fez.
Só mesmo em Portugal ou melhor na justiça desportiva portuguesa é que consideram normal a oferta de cheques-refeição aos observadores, árbitros e delegados. É que nem sequer censuraram a conduta … onde está a sociedade civil a condenar esta pratica, eticamente reprovável a todos a níveis, porque razão quem comentou levava sempre a questão para os árbitros e corrupção e ninguém avaliou os motivos de inclusão na oferta os observadores e delegados. Será que os regulamentos que falam em árbitros, também mencionam os observadores e delegados? Pois é …!
31 Março, 2017 at 15:27
Na questão dos vouchers o paralelismo que o Bacelar Gouveia fez em relação a ofertas (independentemente do valor) a Juizes por parte de advogados diz tudo.
Qualquer “burro” deste país percebe!
Depois a questão é que para a lampionagem pelo facto de ser o clube delesmanda os principios morais e éticos às malvas!
E claro que a diferença entre os 30 anos de “dominio” da bimbolandia e estes anos dos lampiões se resume apenas à base de apoio… pois a “merda” é a mesma!
31 Março, 2017 at 16:12
A grande diferença é que o Fecepe nunca deixou de ser uma potência regional, enquanto que o slb o é ao nível nacional.
O fece também tinha imprensa amiga, e propagandistas de serviço, como o Pato. Claro que a imprensa da capital do império nunca foi em lérias, e a partir do momento em que apareceu uma estação privada de tv com objectivos interesses num certo clube, tiveram guerra aberta na CS como até aí não se vira.
Mas no básico, o esquema é o mesmo: colocar pessoas de confiança nos lugares certos, e viver da troca de favores. O que em Portugal sempre foi fácil, pois a fronteira entre o facilitismo, amiguismo e a corrupção nem existe, quanto mais ser ténue.
31 Março, 2017 at 15:19
Muito bem!!!! Eu ainda não me esqueci dos irmãos Calheiros……
31 Março, 2017 at 16:42
completamente de acordo JVL
31 Março, 2017 at 16:26
Só que em vez de “Gajas e álcool” é “CORRUPÇÃO E FAVORES”!!
SL
31 Março, 2017 at 13:47
Aí está a “militância de topo”! Um jurista sportinguista e ex-dirigente a denunciar factualmente o polvo vermelho.
31 Março, 2017 at 20:49
É de mais alguns como este que o Sporting está a precisar. Temos de começar por algum lado pois que comecemos pelo CD da fpf.
31 Março, 2017 at 13:58
Ontem a entrevista do ilustre constitucionalista que é o dr. Bacelar Gouveia foi tema de conversa nos vários canais de televisão e orgãos da CS escrita devido ao termo utilizado pelo dr. (“clima pidesco”). Foi vê-los bater no Sporting e em BdC. Hoje a entrevista do dr. dada ao programa “Bola Branca” da RR não mereceu um único comentário dos “distintos” jornalistas e “distintos” opinadores. Lendo os jornais difusores da propaganda encarnada (leia-se abola e o record) nem um comentariozito ou opinião. O dr. Bacelar Gouveia desmascarou o poder da propaganda benfiquista junto da CS e dos diferentes orgãos da Liga e FPF e hoje está tudo a assobiar para o lado. É por isso importante que TODOS os blog’s afetos ao Sporting partilhem esta entrevista. A liberdade de imprensa e opinião estão de rastos com jornais, jornalistas e jornaleiros deste nível…
31 Março, 2017 at 14:08
Foram a correr entrevistar a pessoa mais importante que saiu do Sporting para este 2 mandato à pensar que havia carvão…foderam-se!
Grande BG…tudo dito!
31 Março, 2017 at 14:10
Nunca mais marcam entrevistas com o BG…voltam a entrevistar os croquetes assumidos…
31 Março, 2017 at 15:48
Diz-se ‘ir à lã e voltar tosquiado’…
E que bem que eles ficam com as nódoas à mostra!
SL
31 Março, 2017 at 14:08
Aqui sim, a pôr os pontos nos iis.
31 Março, 2017 at 14:13
1. Explica direitinho porque é que BdC é um dos maiores, senão o maior Presidente do Sporting. De sempre.
2. Mostra, direitinho, que as divergências que teve com BdC se deveram a excesso de zelo do segundo na defesa dos interesses do Sporting.
3. Denuncia a máfia do carnide.
4. Denuncia os “canela-gaia” que andam dentro do Sporting a tentar ser “mais papistas que o papa”
5. Dá a machadada nos órgão disciplinares da federação.
Não tinha a melhor opinião de BG, mas saltou directo para o topo. Grande, grande serviço que nos prestou.
P.S.: Foi você que pediu uma sociedade civil Sportinguista, exterior aos órgãos do clube, atenta, viril e usando o seu estatuto em prol do Sporting? Está aqui um. Faltam mais 100 ou 200.
31 Março, 2017 at 16:59
Tudo dito, Mustapha!
31 Março, 2017 at 21:22
+1
31 Março, 2017 at 19:27
Poupaste-me o comentário deste post.
31 Março, 2017 at 19:56
Excelente! O PS culmina uma bela intervenção!
31 Março, 2017 at 14:18
Agora, já só estou à espera das “cenas dos próximos capítulos…”, que vai ser uma tentativa de “demonização” da opinião e da pessoa Bacelar Gouveia por parte dos propagandistas (será que têm coragem? é que estamos a falar de um dos mais importantes constitucionalistas de Portugal).
31 Março, 2017 at 14:19
Tiros certeiros dados por BG.
31 Março, 2017 at 14:29
Acho que Bacelar Gouveia tão cedo não volta a dar uma entrevista a ninguém. Tentaram que houvesse sangue e a única coisa que conseguiram foi que ele lhes desse umas patadas nos dentes.
Isto sim, é militância de topo!
Se já tinha Bacelar Gouveia em elevada consideração, depois destas duas entrevistas ainda tenho mais. Saber separar o trigo do joio pode parecer fácil mas nem sempre está ao alcance de todos.
31 Março, 2017 at 15:36
+ 1
31 Março, 2017 at 14:33
Muito bem Bacelar Gouveia.
Por algum motivo não houve um post da entrevista de BdC a TVI ?
31 Março, 2017 at 14:43
Foi sempre a aviar cartucho e tudo certeiro!
31 Março, 2017 at 14:48
Não percebo grande coisa de leis, mas parece que esta entrevista é muito mais agressiva do que as declarações que levaram ao castigo de BdC e Octávio, significa mais um processo ao Sporting e sim, desta vez , além dos estádio até os sanitários em Alvalade vão ser suspensos.
Gostava de facto de assistir a um abanão no estado lampianico, mais grave do ser lampianico, é ser um estado em que uma corja que desde sempre pensa que vivem à parte e que não prestam contas a ninguém. É um pouco o exemplo do que sucedia no Sporting atá à chegada dos órgãos sociais actuais, afinal descobriu-se que no futebol/desporto existem vias alternativas, transparentes e sem interesses ocultos.
É tão isto:
“Penso que há uma grande falta de bom senso e falta de cultura jurídica das pessoas que estão na justiça desportiva. De juristas têm pouco e estão a precisar um curso de reciclagem de Introdução ao Direito”
A grande questão é: como é possível esta corja estar tão bem instalada? Como é possível não existir mais interveniente a falarem no óbvio? Ou numa outra perspectiva, quantas mais pessoas terão de dar entrevistas a constarem o óbvio. O prof. Marcelo, anda a dormir ou muito ocupado a tirar selfies? Que tal um tempinho para comentar esta actualidade, afinal ele tem disponibilidade para comentar tudo, a SportingTv que lhe peça a opinião.
Com alguém dizia num post anterior, é incrível o Estado a que isto chegou!
31 Março, 2017 at 15:01
É mais agressiva sim. Mas não ha castigo porque o BG já não está em funções. E mesmo que estivesse seria estupido, porque nem sequer o CFD tem intervencao no futebol.
Assim é que devia ser sempre. Sportinguistas, com autoridade na area em questao – aqui é so um catedratico em direito – a bombardear o estado lampionico
31 Março, 2017 at 15:15
Eu sei disso, tentei fazer um pouco de ironia. O meirim é tão lesto a ordenar processos disciplinares ao Sporting, que o facto de estar ou não em funções, é um pormenor sem importância. Que interesse tem esse facto quando viola direitos fundamentais e constitucionais!
31 Março, 2017 at 15:06
Quanto à corja bem instalada….
Se não estou em erro o filho do barbeiro de benfica (João Pinheiro) é também politico, tendo estado na Camara de Lisboa com …… António Costa (lampião dos 7 costados)
31 Março, 2017 at 16:38
Incrível estado em que o Estado chegou!!!!
SL
31 Março, 2017 at 15:01
Vou ficar à espera que o nojento do janela, o figueiredo, o ventura, o antunes (que ontem esteve particularmente activo), o farinha, o delgado, o serpa, os guerras (o da bola e o gordo) o freitas, o brás, o aguilar, o da silva, o domingos, o pratas, o rita, o gobern (aaargggghhh!), o miranda (aaargggghhh!) comentem as acusações do dr. Bacelar Gouveia…
31 Março, 2017 at 15:26
Aqui deixo a minha admiração ao Drº Bacelar Gouveia, é deste tipo de pessoas que o Sporting precisa…
SL
31 Março, 2017 at 15:33
Esta entrevista é um “must” e é bem mais agressiva do que aquilo que o BdC disse nas frases pelas quais foi castigado e com este que é jurista e que deve ter amigos influentes, vai ser bolinha baixa e assobios para o ar, não vá a coisa correr mal….
O problema que esta cáfila de corruptos e avençados têm com o BdC é que eles sabem que neste momento o SCP não quer controlar o “regime” quer derruba-lo, ao contrário do carnide e do porco que querem apenas mudar o “primeiro ministro” o SCP quer mudar o regime e toda essa gente que vive á conta deste futebol sujo e subterrâneo, sabe perfeitamente que se o BdC alguma vez chegar ao poder nunca mais nenhum deles assenta o cusinho num cargo ligado ao futebol….e isso acaba com o modo de vida dessa gente toda….
Daí a raiva insana, os boatos, as denúncias, as “armadilhas” dos homens de mão, etc etc etc é uma imitação do processo, mas com mais ilegalidades á mistura, do que aconteceu na política nacional quando apareceu o PNR ou o BE antes de se venderem ao sistema….
SL
31 Março, 2017 at 15:46
Já escreveram, mas vale a pena repetir e repetir e repetir e repetir…
É de declarações destas que o Sporting precisa!
São pessoas como Bacelar Gouveia que têm que vir a terreiro denunciar o polvo, a cabeça do polvo, os tentáculos do polvo, os amigos do polvo e tudo quanto se aproxime do polvo.
Depois de Bruno de Carvalho alinhar à cabeça das tropas, é preciso que os sportinguistas com peso na sociedade se perfilem ao seu lado e partam, eles também, para a luta; como agora fez, duas vezes consecutivas, Bacelar Gouveia.
A militância de topo a que Bruno de Carvalho vem apelando tem que fazer a sua parte, já que a militância de base (a nossa) já se manifesta há quatro anos (pelo menos). Com o exército completo, alinhado e devidamente orientado, a vitória será nossa (e mais cedo do que seria expectável).
SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!
31 Março, 2017 at 16:09
Alguém acha que a entrevista ao DN foi a “pedir” que o entrevistassem outra vez?
Deu um iscozito, eles morderam e foram escamados!!!!
Se assim foi, brilhante!
31 Março, 2017 at 16:12
Em OFF:
Meias Finais da Taça de Portugal Futebol Feminino:
Sporting CP vs GD Estoril-Praia, a duas mãos 🙂
31 Março, 2017 at 16:35
Uma boa notícia. Mas antes (ao que julgo, pois não sei as datas para as meias-finais) que ganhemos ao Estoril para o campeonato, na próxima jornada. Em casa, ganhámos 3-1 mas passámos por algumas dificuldades.
E que tal esta?
Joana Ramos, judoca do Sporting, conquista medalha de bronze no Grande Prémio de Tbilisi
31 Março, 2017 at 16:34
Não tarda é o BG com um processo judicial metido pelos lampiões… esperem pela pancada.
SL
31 Março, 2017 at 18:41
Será que não era a altura certa do Conselho Leonino fazer prova de vida?
31 Março, 2017 at 19:35
A pergunta importante a fazer é algo como: Dado o número de decisões revogadas em instancias superiores depois de cumpridos os castigos como pode o CD continuar a funcionar com estes membros? Quem é que fiscaliza tudo isto?
É evidente que o castigo do Presidente vais ser muito reduzido ou até mesmo anulado pelo TAD… Provavelmente depois de cumprido.
Z
31 Março, 2017 at 22:44
Bem visto…não haveria aqui matéria para perseguição? ! Passam a vida a castigar o homem e ele ganha sempre no recurso. ..
31 Março, 2017 at 19:47
Subscrevendo (quase integralmente) o Hadji acima, um abraço ao Bacelar Gouveia, pelo inestimável serviço prestado ao Sporting Clube de Portugal, e uma tímida – nunca passo disto – censura ao Nogueira: por qué no te callas? Ou, dito de outro modo, larga lá o osso, pá! A coxa já não é tronchuda há muito tempo.
31 Março, 2017 at 21:15
Conheces-me de algum lado, pá?
Não me digas que também és mais um que sonha comigo?
Digo-te já que não és correspondido.
31 Março, 2017 at 22:45
Deve ser do bigode…
1 Abril, 2017 at 9:39
Pelos vistos não foi só uma carapuça que enfiaste. Cosidas com arte, já darão para te cobrir até aos pés. Uma burka, pois. Não haja dúvidas quanto ao teu género.
31 Março, 2017 at 20:46
Isto agora só para com o benfica na segunda divisão!
31 Março, 2017 at 21:52
Meus caros, não acham que nos temos vindo a esquecer de alguém que, tal como Bruno de Carvalho, tem vindo a defender o nosso Clube?
Ou será que achamos justo o castigo de 75 dias aplicado a Octávio Machado. Não vejo em lado nenhum, nem nestas conversas, incluído o seu nome.
Nós, SPORTINGUISTAS, nunca fomos mal agradecidos com quem defende as nossas cores.
Para ti, Octávio, a minha solidariedade e o meu aplauso.
Saudações Leoninas
31 Março, 2017 at 22:25
E se a saída de BG do Sporting não foi apenas pelos motivos que o próprio apontou na entrevista de ontem? E se para além desses motivos também foi… Estratégia? Desde que li esta entrevista que não me sai isto da cabeça…
SL
31 Março, 2017 at 23:47
Porque será que os jornais desportivos ignoraram esta entrevista de Bacelar Gouveia? Eles a quem não escapa nada de alguém que diga mal do Sporting. A Bola fez referência às declarações dele mas apenas as relativas às razões que estão na origem da não recandidatura.
1 Abril, 2017 at 13:22
Estou plenamente de acordo com Bacelar Gouveia mas, vou mais longe.
O Direito Penal Desportivo não só não pode impôr uma ditadura sobre a Constituição da República como, sendo um ramo do Direito constituído por normas especiais, são nulas todas e quaisquer decisões de Conselhos Disciplinares que excedam a competência específica da norma, tal como o são quaisquer normas “penais” no âmbito desportivo que violem ou derroguem Disposições do Direito, traduzidas em Leis da República, Decretos-Leis, Decretos Regulamentares, Portarias e até Posturas Municipais. Falta às normas do Direito Desportivo força Jurídica para tal e âmbito de aplicação também. Nem Normas nem decisões dos tribunais arbitrais do Desporto ou, para o efeito que nos interessa aqui, Comissões existentes para a aplicação de Direito Desportivo podem exceder a finalidade para a qual foram criadas: – o âmbito específico do Desporto e nada mais. Mesmo no âmbito desportivo, comissões disciplinares e tribunais arbitrais NÃO CRIAM DIREITO, isto é Têm “0” (bola, como diz JJ) competência para fazer aplicações analógicas, para decidirem na generalidade e em abstracto.
O quadro do Direito Penal, no âmbito muito concreto dos Princípios a que o Direito Penal tem de Obedecer, seja Direito Substantivo, seja Processual, condiciona inexoravelmente a aplicação do Direito Penal Desportivo ao respeito incondicional desses mesmos princípios.
Nenhum Tribunal Português da República pode fazer Julgamentos de carácter das Pessoas e serão NULAS quaisquer sentenças proferidas nessa base (cfr. Constituição). A Aplicação da Norma Penal presume:
a) Que a norma seja legítima (que não seja, no mínimo inconstitucional, Respeite as Normas Jurídicas Vigentes às quais, por falta de “Força Jurídica” haja de subordinar-se, que tenha respeitado tdos os requisitos de validade substancial e formal, tais como forma de criação ou outros requisitos de natureza formal, tais como competência do órgão do qual emane, prazos de publicação e “vacatio Lege”, forma da publicação, etc.
Um Professor de Direito, por muito incompetente que o seja (e podem ter a certeza de os haver suficientemente incompetentes) não pode “desconhecer” estas questões mas, pode IGNORÁ-LAS, caso seja intelectualmente desonesto, esteja de má-fé e consequentemente actue com dolo. Não pode invocar nem, desconhecimento da LEI, como se sabe, “A ignorância quanto à Lei (vigente) não aproveita a ninguém” e muito menos “excepção à Lei” que seria o argumento de má-fé que um Professor poderia usar neste caso da decisão disciplinar contra Bruno de Carvalho porque, como ele não pode deixar de saber, nem normas especiais e muito menos as excepcionais podem ser aplicadas POR ANALOGIA a situações concretas e por outro lado não podem ser aplicadas no âmbito abstracto de um julgamento de carácter, qualquer coisa que, quer a Constituição não permite e muito menos o Direito Penal substantivo ou adjectivo (processual) permitem.
No âmbito disciplinar, seja ele o dos “processos Disciplinares no campo do Direito do Trabalho (Direito público especial) ou do Direito Desportivo (direito Público Especial, também) os órgãos disciplinares da empresas têm de elaborar o processo nos termos da Lei, designadamente, observando o princípio do contraditório sem que disponham de qualquer competência para rejeitar provas, nem que seja prova transmitida por sinais de fumo! Essa competência é reservada aos TRIBUNAIS.
Em segundo lugar, são obrigados processualmente a fazer acusações específicas e em decidir sobre cada uma delas e não na generalidade e só podem proferir condenação em relação a cada uma delas desde que CADA UMA DAS ACUSAÇÕES integre a previsão da norma disciplinar.
Que aconteceu no Processo contra Bruno de Carvalho?
Exactamente o contrário. O Processo é nulo e de nenhum efeito no âmbito disciplinar. Porquê?
1º Porque rejeitou a prestação de prova em clara violação do princípio do contraditório
2º Porque não enquadrou cada uma das acusações na norma penal desportiva competente ( Não fez porque não há norma do direito penal desportivo que preveja “ridículo” “insensato” ou que meramente reporte um facto confirmado pela própria FPF “incompetência” que, além disso não é um insulto é uma constatação de facto completamente inócua.
3º Porque proferiu uma sentença condenatória infundada nos factos e produziu um Julgamento de carácter à Tribunal da Santa Inquisição, decisões típicas dos tribunais dos regimes totalitários do Século XVI anteriores à Revolução Francesa e dos regimes totalitários como o que vigorou na União Soviética durante 70 anos.
Nem na Ditadura do Estado Novo um tribunal se poderia permitir fazer um julgamento de carácter a ninguém! Ou o culpado de delito de opinião se comportava em violação de uma norma do direito vigente ou a PIDE (que investigava e produzia prova para o MP) era mandada apanhar onde apanham as galinhas e os arguidos eram mandados em paz.
QUE DEVE O SPORTING FAZER
1º Recorrer aos Tribunais Comuns para obter uma declaração de nulidade, quer da punição quer do próprio processo que lhe está subjacente, bem como de quaisquer processos subsequentes daquele dependente (o que é objectivamente desnecessário mas, conveniente, para os pôr logo em sentido).
2º Impugnar judicialmente, presumo que no Supremo Tribunal Administrativo, a constituição das comissões disciplinar e jurisdicional da FPF, apresentando prova da sua incompetência e da parcialidade revelada das decisões que toma, acusando-a de má-fé e de dolo.
3º Fazer uma queixa-crime contra os administradores da sad do benfica e directores e presidente do clube, pela prática do crime de tráfico de influências com intenção da recolha de vantagens ilegítimas e de causar prejuízos ao Sporting Clube de Portugal, ofensas à sua Honra e Dignidade bem como ofensas e prejuízos à Honra e Dignidade de seu Presidente, Bruno de Carvalho.
O benfica tem de levar um aperto mitral para deixar de cagar nos ovos de serpente que põe!