Foram aprovadas esta semana várias alterações no que diz respeito ao futsal, pela Comissão Executiva da UEFA, onde se destaca o fato das 3 associações no topo do ranking (Rússia, Espanha e Portugal neste momento) poderem contar com dois representantes na atualmente denominada UEFA Futsal CUP, ao invés do formato atual onde participa apenas o campeão nacional.
Logo o jornalixo português, nomeadamente o rascord, veio dar a notícia da forma mais parcial e descabida. Pode ler-se entre o texto escrito: “concedendo a possibilidade a Sporting e Benfica de marcarem presença”, assumindo-se portanto que para o ano nem vale a pena disputar o campeonato nacional, pois segundo estes senhores a classificação já está cabalmente definida. Seria de bom tom, e ainda que conheçamos o histórico desta modalidade, não fazer este tipo de declarações porque existem mais clubes a disputar o campeonato nacional e que merecem todo o respeito. Talvez, e já vi a coisa mais longe de acontecer, um certo ano o seu clube de coração seja ultrapassado por outra equipa e tenham de engolir em seco a presunção que tão bem os caracteriza.
Ainda sobre as alterações, destaque ainda para a denominação da UEFA Futsal Cup que passará já na próxima edição a chamar-se UEFA Futsal Champions League, para o arranque do Europeu de Futsal Feminino em 2019, e para a alteração do formato no campeonato da Europa Masculino, que passará a ser jogado de 4 em 4 anos.
Com os seniores sem competir devido aos compromissos da seleção nacional, as atenções viraram-se para os dois derbys dos juniores e juvenis diante do benfica. Os juniores voltaram a desiludir e perderam por 5-3. Depois do inesperado empate diante do último classificado, o Boavista, os leões precisavam de vencer para apenas dependerem de si para revalidar o título nacional. Neste momento, e a quatro jornadas do fim, fica mais complicado a conquista do campeonato. A receção ao Belenenses à penúltima jornada e o embate entre Belenenses e benfica na última jornada do campeonato serão provavelmente os jogos que irão decidir o campeão, mas para isso, é preciso que o Sporting não volte a perder mais pontos até lá, como o fez na jornada passada.
Já os juvenis mostraram mais uma vez que são superiores à concorrência e o porquê de a 5 jornadas do final do campeonato levarem 11 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. O resultado do derby acabou com uns expressivos 8-4 a favor dos verdes e brancos. No melhor período do benfica, que coincidiu com alguma displicência dos jovens leões, o marcador mostrava um empate a 4 bolas, mas o Sporting rapidamente voltou a carregar e a marcar mais 4 golos com alguma facilidade. Foi um excelente jogo, surpreendentemente agradável de seguir, num embate deste escalão, onde já se conseguem ver excelentes pormenores individuais e coletivos. Da parte do Sporting, e apesar da boa réplica dada por toda a equipa, os destaques vão para Tomas Paço pelo excelente jogo e pelo poker marcado no encontro, e para o pivot Zicky, um jogador a seguir com toda a atenção nos próximos anos.
A equipa de seniores femininos conseguiu mais uma importante vitória frente às atuais campeãs nacionais do Futebol Clube Vermoim, desta feita em jogo a contar para a 4ª jornada do campeonato nacional de futsal (2ª fase – apuramento campeão). O jogo acabou com o resultado de 2-4 e os golos leoninos foram marcados por Maria Martins, Cátia Morgado, Maria Rodrigues (na própria baliza) e Sofia Carvalhinhos. As leoas seguem em excelente ritmo nesta fase do campeonato, com 4 vitórias em 4 jogos!
*às segundas, o Wolfish mostra os caninos para roubar o quadro táctico ao Nuno Dias e contar-nos tudo o que vai fazendo a nossa equipa de futsal
10 Abril, 2017 at 12:00
vejam como o puto da fila da frente festeja os nossos golos! Boss!
só uma nota: alguém confirma que os lampiolhos andam a contratar putos brasileiros para, quando chegarem a seniores, poderem dizer que são formados localmente?
10 Abril, 2017 at 12:06
É possível e não deixa de ser bem pensado.
10 Abril, 2017 at 12:08
não sei se é bem pensado, mas tenho a certeza que é mais uma hipocrisia vinda de quem pediu limites nos jogadores estrangeiros para defender… o jogador nacional
10 Abril, 2017 at 12:10
Não pediu. Ordenou.
10 Abril, 2017 at 13:48
confirmo totalmente… foi desse modo que hemni se tornou “português”.
Pra quem defende o jogador português, trazer estrangeiros para campeonatos de formação demonstra bem o nível de demagogia que aquela gente usa.
A mim dá-me gozo saber que os nossos juvenis não vão perder qualquer jogo este ano e mesmo os sub20 com 4 jogadores a jogar no outro lado da rua ainda estão na discussão do título.
10 Abril, 2017 at 12:09
Nos sub20 o brasuca dá a entender isso, mas não o posso afirmar.
10 Abril, 2017 at 12:30
O Jardim Zoológico tinha falta de Jacarés!
Decidiram pediram ajuda aos lampiões. Estes, sempre atentos, resolveram importá-los do… Brasil…
10 Abril, 2017 at 12:46
Apenas já vi essas informações circularem pela net (como parece ser o teu caso). Eu li que estavam a contratar jovens sul americanos e não apenas brasileiros. Óbvio e desde início que todos nós, que não comemos gelados com a testa, percebemos que esta nova regra da FPF não vinha para defender o jogador nacional.
10 Abril, 2017 at 14:24
Confirmo Cherba. Quiseram ir buscar um puto aos indefectiveis de Alhos Vedros por 6 bolas de futsal. Aquilo que só não tem o nome benfica, porque custa muito € que o clube não tem , mandou-os levar nas nalgas. Depois tentaram ir buscar o miúdo de graça. Mas azar do caralhinho era o único que estava bem inscrito na associação de futebol de Setúbal. Tiveram que largar 600€. Depois vão buscar zucas ao Brasil por uma pipa de massa para poderem dizer que são da formação.
10 Abril, 2017 at 12:11
Nos sub-20 não há playoff entre os 4 primeiros classificados?
10 Abril, 2017 at 12:17
Tiago,
De acordo com o site da FPF, diz que está a ser disputada a 2ª fase que eles intitulam como apuramento de campeão.
Agora fui ler melhor os regulamentos depois da tua questão pertinente e deparei-me com isto:
“A Terceira Fase – Apuramento do Campeão Nacional -, os 4 clubes melhor classificados em
conformidade com o número anterior, disputam um Play-off para apurar o campeão nacional.”
SL
10 Abril, 2017 at 12:33
O que significa que ainda estamos na luta, certo?
Bela vitória das senhoras. Não sabia que estivemos a perder por 2-0, maior significado teve a vitória. Em relação à observação do Cherba sobre o “boss”, reparei. Mas não só!
10 Abril, 2017 at 12:39
Existem neste momento 5 equipas que podem passar aos playoffs. Nesse aspeto estamos na luta. Mas sinceramente e pelo que tenho visto, não estou muito esperançado na revalidação do título.
10 Abril, 2017 at 12:59
Contra os lampiões e pese embora as habilidades do sáurio,
fomos muito anjinhos. Esta equipa ganhou aos lampiões na primeira volta, mas perdeu com o J. Antunes e o Boavista, para além da derrota com o Belenenses por 5-6, ganhando ao intervalo por 4-1. A derrota inesperada ontem do Belenenses em casa com o Boavista deu-nos uma ajuda.
Concluindo, a nossa equipa é capaz do melhor e do pior…
10 Abril, 2017 at 14:10
As três melhores equipas: Sporting, belenenses e lampiões são capazes do melhor e do pior. Mas já sabemos o que acontece quando não somos 10 vezes melhores que eles… A minha perspectiva é de que este título vai para eles e servirá de bandeira de campanha de uma formação em crescimento, em contraste com a nossa formação, que estará em clara desvalorização.
10 Abril, 2017 at 12:54
Bonito era usar uns quantos jogadores não formados localmente, para perder pontos na fase regular e ao mesmo tempo treinar uma máquina de futsal na máxima força para o playoff da Futsal cup. Assim, na fase final, limpávamos os lampiursos logo no inicio e não os deixávamos fazer segundo.
10 Abril, 2017 at 14:12
Era bonito mas não era eficaz. Para mim que se continue a cavar o fosso entre a qualidade das duas equipas e que no futuro sejamos capazes de nos playoffs arrumá-los cabalmente em três jogos.
10 Abril, 2017 at 13:50
não tenho nenhum respeito pelo futsal do outro lado da rua…
também não tenho que exigir nada ao Nuno Dias mas gostava muito de vencer o próximo jogo de forma absolutamente clara lá na lixeira.
primeiro vencer… depois golear mas golear mesmo, um saco cheio.
10 Abril, 2017 at 14:15
Com a fase regular mais que decidida e sem qualquer tipo de pressão, acho que temos aqui talvez a melhor oportunidade para que essa tareia aconteça. Desta vez sem as desculpas de um pavilhão mais propício para a prática de patinagem artística.
10 Abril, 2017 at 17:57
Só pelo futsal?
SL,
10 Abril, 2017 at 14:32
Agora Portugal beneficiou da boa carreira do Sporting ao ir ás fases finais da uefa futsal cup e vai ter 2 clubes no entanto a federação para prejudicar o Sporting e ajudar o Benfica limitou os estrangeiros a jogar e agora recebe a paga do Benfica a contratar jovens brasileiros para contornar a lei, isto é prejudicar os jovens portugueses e matar o futuro do futsal português, quando as modalidades tomam este caminho falacioso não tenho dúvidas estão a preparar-se para tirar o domínio ao Sporting na modalidade. Isto é para HABILIDOSOS.