Uma excelente semana para duas das principais equipas da nossa formação, que nos fizeram regressar aos dias 100% vitoriosos e aos bons hábitos do primeiro lugar.
Os Iniciados deslocaram-se até ao Olival, para defrontar o FC Porto, e saíram de um dos mais complicados terrenos com 3 pontos, dois golos marcados e nenhum sofrido, num jogo em que apenas uma das equipas esteve interessada em vencer. Os nossos pequenos circulavam a bola a seu belo prazer, foram fantásticos na recuperação da mesma, criaram muito perigo durante a primeira parte mas uma excelente exibição do redes rival impedia-nos de ir para o intervalo com uma confortável vantagem. No segundo tempo, menos situações de perigo, mas uma demonstração de calma e maturidade louvável da parte dos sub-15. Souberam esperar, ter calma, manter a bola, continuar com jogadas combinadas sem nunca entrar no desespero do atacar com o coração.
A recompensa chegou. Penalty assinalado e golo de Gonçalo Batalha aos 57 minutos, com uma comemoração bem sentida do nosso capitão e número 10. Se batesse mais vezes no símbolo, certamente chegaria a casa sem símbolo para mostrar. O momento do jogo, ainda assim, ficaria reservado para Bruno Tavares, jovem que foi um dos melhores em campo mas que tem ainda muito que crescer no capítulo da decisão. A técnica está lá toda e parece ser um digno sucessor para a melhor escola de extremos do mundo. Aos 69 minutos, fez isto
Tirando Bruno, Tiago Ferreira, nosso defesa esquerdo, foi o melhor em campo, com uma raça, atitude e sentido posicional que lhe permitiram roubar inúmeras bolas e lançar o ataque leonino. Vitória incontestável, facto assumido pelos próprios comentadores do Porto Canal, e agora focar no jogo frente ao Anadia, dia 15, numa jornada em que Benfica e FC Porto se encontram e poderemos beneficiar de um escorregão encarnado (dia 22, os iniciados recebem o Benfica, tal como nos graúdos, numa jornada decisiva para as nossas aspirações).
A outra boa notícia da semana chegou-nos do Restelo, num jogo em que só a vitória interessava e só a vitória leonina contou. Os sub-19 venceram o Belenenses por 3-1, beneficiaram da vitória do FC Porto sobre o Vitória, e são agora líderes isolados da tabela classificativa. Os próximos 3 jogos (SC Braga, Benfica, Vitória) serão determinantes para o título e, em caso de vitória, ficaremos com uma mão no caneco esperado.
Rafael Leão (está de pé quente) abriu a contagem no Restelo, o Belém empatou de seguida, mas na segunda parte o bombeiro Pedro Marques e Ricciuli estabeleceram a nossa merecida vantagem num jogo em que tivemos de enfrentar os aguerridos e surpreendentes juniores do Belenenses. Próximo jogo é no dia 14 de Abril, pelas 11h00. O Braga é último classificado mas muita muita atenção. Acabam de vencer o Benfica por 3-0 e prometem continuar a crescer na tabela. De resto, esperar que Belém e Vitória percam pontos frente ao FC Porto (5º) e Académia (6º) respectivamente.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
11 Abril, 2017 at 14:00
Estamos em boas condições para limpar tudo este ano.
Isto é que vai uma crise na formação…
Maria, os próximos 3 jogos dos juniores são:
– Braga (fora)
– Rio Ave (casa)
– Académica (fora)
11 Abril, 2017 at 14:05
esse jogo em Braga é muito complicado… equipa adversária de contra ataque muito bem trabalhado.
penso que o título está bem encaminhado… o guimarães só é forte a jogar em casa, fora não ganha a ninguém.
11 Abril, 2017 at 14:21
Obrigada José, o calendário que consultei está mal feito então. Sorry a todos.
Ps: iniciados e juvenis será muito mais complicado que os juniores. Mas estamos na luta.
11 Abril, 2017 at 14:28
Braga muito difícil… um de cada vez.
Campeonato muito equilibrado e vai ser decidido na última jornada…
11 Abril, 2017 at 14:31
fiquei impressionado com o Bruno Esteves. que jogada fenomenal aquele segundo golo. tem pinta de gelson o rapaz
11 Abril, 2017 at 17:46
Bruno Tavares
11 Abril, 2017 at 18:15
(ups) isso
11 Abril, 2017 at 14:31
Miss Ribeiro,
e o que lhe parecem os zunzuns de que o Tiago Fernandes poderá ficar como treinador da equipa B?
11 Abril, 2017 at 15:01
Uma coisa me parece óbvia: ninguém conhecerá melhor o nosso próximo plantel da equipa B do que Tiago Fernandes.
Se tivermos em conta que Pedro Marques, Ronaldo, Bruno Paz, Empis, Gonçalo Vieira, Pedro Ferreira, Jovane, Rafael Leão (apenas alguns exemplos) foram todos treinados por ele e estarão todos na equipa B, ele é a aposta perfeita.
Neste contexto de equipa puramente profissional, não vista como prolongamento da formação, então tirá-lo de um trabalho que tem estado a fazer de forma tão bem feita (bateu 2 recordes de vitórias em 2 anos consecutivos) é chato.
Mas como quase de certeza para o ano teremos todos os nomes que referi e outros, então o Tiago é a minha aposta.
11 Abril, 2017 at 15:22
Maria… tendo em conta o bom momento das nossa equipas (B, juniores, juvenis, iniciados)… O que mudarias na nossa estrutura de formação?
11 Abril, 2017 at 15:53
Existem várias coisas a melhorar mas a que ainda temos de limar é definitivamente o scouting. Esta administração mudou muita coisa nesse aspecto e permitiu que conseguíssemos chegar mais rápido a muitos jogadores por isso mesmo, mas ainda existe um longo caminho para nos colocarmos lado a lado com o Ajax e Barcelona nesse aspecto.
Scouting verdadeiramente nacional
Scounting internacional (mesmo que exista praticamente não tem dado frutos)
Depois algo que defendo há algum tempo; a criação de um modelo transversal a todas as equipas, que nos permita integrar os jogadores no futebol profissional mais rapidamente.
Por fim, mais e melhores treinadores. Mas por aqui podemos sempre melhorar
11 Abril, 2017 at 17:04
Desculpem meter me na conversa, mas creio que a ideia de modelo transversal é algo que pode promover a colheita de frutos da formação como mais valias desportivas. Tem coisas menos boas, mas acho que era algo a trabalhar neste mandato.
11 Abril, 2017 at 17:28
Concordo contigo.
Mas em termos de scounting internacional, como iremos fazer isso sem “chocar” com o que produzimos na Academia?
Não será melhor desenvolver o que o presidente tem feito? Obter boas parcerias com clubes estrangeiros (criando escolas academia)?
Qual será o modelo ideal para isso?
Pergunto porque sempre vejo aqui “grandes debates” sobre trazer “produto” de fora, e depois não aproveitar o que é nosso.
11 Abril, 2017 at 18:27
Podemos fazer scouting internacional para jogadores da Academia (essa é o meu ponto). Porque é que um puto norueguês de 15 anos não poderá ser formado em Alcochete? Ou americano, ou polaco. O Dortmund, Barcelona e Ajax têm esse scouting internacional desde muito jovens. Mas isso implica investimento, ter mais equipas, observadores etc. Assim foi descoberto o Messi.
Temos várias academias pelo mundo, que ainda não nos trouxeram aquele retorno em termos desportivos. Acho que para nos projectarmos mais e combater esses tubarões temos de aumentar a estrutura em toda a linha. Não é um trabalho fácil.
E até em termos nacionais. Um puto bom do Boavista ou do Vizela vai parar o Porto (nem sempre, mas muitas vezes). Temos de ir a todo o lado, chegar a todos os pontos do país.
11 Abril, 2017 at 19:51
Penso que já estamos a fazer isso com a África do sul, e já temos algum historial com jogadores brasileiros, mas sem dúvida é algo a melhorar!
Por outro lado, a qualidade do jogador português já está ao nível de qualquer outra nacionalidade, e vemos isso pelo facto de clubes ingleses e italianos virem buscar vários jogadores ainda sem contrato profissional.
11 Abril, 2017 at 21:40
A questão não é o jogador português, que é excelente, é que somos um país pequeno e para viver mais da formação temos de abrir fronteiras. Porque a percentagem de sucesso é muito reduzida e porque os nossos objectivos muito altos.
11 Abril, 2017 at 21:48
Concordo a 100% com isso.
11 Abril, 2017 at 18:45
Os Júniores vão ter no Braga um adversário muito difícil.
Eles estão mal classificados mas ganharam ao Porto e Benfica porque actuaram em contra ataque estratégia que os favorece.Perderam com outras equipas porque foram mais ousados mas o Sporting já sabe o que o espera.A pontuação nestas fases finais com poucas equipas é muito enganadora. Tudo se altera rapidamente porque as equipas jogam entre si em curto espaço de tempo. Ganhar em Braga é decisivo para o objectivo.
Os Iniciados parece-me que vão ter no Benfica o grande adversário, tanto mais que parece que fizeram descer o
Ronaldo Tavares (como foi possível o Sporting perder este jogador?) dos Juvenis. Fizeram grande exibição no Porto. Impressiona a capacidade técnica e táctica da equipa. Abafaram por completo o Porto,que parece fraco, mas não sei se chegará para o Benfica
11 Abril, 2017 at 20:35
Ronaldo Camará.
Creio que foi o melhor jogador no torneio da Pontinha e os nossos rivais aliciaram o jogador.
11 Abril, 2017 at 19:56
A qualidade de jogo, a entrega, a paixão pelo clube é a demonstração da crise na nossa formação!
Nem falo da classificação, nem do número de vitórias, porque primeiro, ainda falta muito campeonato, e segundo, não nos podemos focar só nisso.
E vejam só, a equipa B, que era atacada por todo o lado, e já era apontada com mais um projecto falhado, está só a 3 pontos da equipa B que se encontra mais acima na tabela, e a 6 do 4* classificado!
11 Abril, 2017 at 20:52
Off topic: tive im dia difícil, bebi 2 macieiras e venho aqui picar o ponto pra destilar todoo meu ódio ao carnide!
Dito isto (obrigado plo desabafo), estou em pulgas pra saber quem recebia/recebe a faosa cartilha “al carnidao”.
Acho que pla vez primeira vou vet um programa do porto canal…
Um abraço,
SL
11 Abril, 2017 at 21:23
Então ajudar a “destilar esse ódio”… (mas olhe que isso não é “uma mistura saudável…: ódio e macieira juntos… “)
A ultima que escutei…:
O Samaris já não tem possibilidade de ser castigado antes da visita a Alvalade…
Quer dizer…deverá sê-lo (se for) no inicio da próxima época…
Abr e SL
11 Abril, 2017 at 21:32
CAra Rute rockabilly,
Por favor informe o que no Porto Canal for dito sobre a “Cartilha”… 🙂
SL
11 Abril, 2017 at 21:47
É impressão minha, ou falta mesmo alguem no meio-campo do barcelona? 😛
11 Abril, 2017 at 22:10
Nada contra o rapaz, mas o Rakiesta entrou e deixaram de ter bola.
Grande resultado para os italianos e não sofrer golos de um quarteto destes (Iniesta, Neymar, Messi e Suarez) é obra.
Buffon, o melhor do mundo.
11 Abril, 2017 at 22:39
A Juventos jogou muito hoje… e o Buffon é um senhor GR
11 Abril, 2017 at 21:52
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
OFF-TOPIC: E é isto que eu tenho que aturar: “Somos a terceira força de Portugal na Europa, mas continuo com ambição de ser campeão nacional” – António Salvador.
SL
11 Abril, 2017 at 21:55
3º força do mendes em Portugal? concordo
11 Abril, 2017 at 22:06
Caro Odraude,
Acho que não percebeu a questão…
SL
11 Abril, 2017 at 22:14
Eu sei do Ranking… Mas se ele queria provocar o Sporting, falhou.
O que ele queria e deveria ter dito é que são a 3º força do mendes em portugal na Europa.
11 Abril, 2017 at 22:30
Caro Odraude,
A questão é mesmo essa: como raio está o Braga à frente do SCP no ranking europeu???????
Que vergonha!
SL
11 Abril, 2017 at 22:34
Passamos muitos anos com dirigentes “pro-lampioes”… Agora vai levar umas epocas até voltarmos à elite… não tem outro jeito.
Isso não causa vergonha… o que causa vergonha é os “lideres” que tivemos.
11 Abril, 2017 at 22:44
E as exibições do Braga na Champions?
Que classe.
11 Abril, 2017 at 22:08
Salvo erro, são no ranking… mas sabemos bem o que isso vale.
12 Abril, 2017 at 0:27
foi enorme a exibição dos nossos Iniciados, no Porto, mas quero realçar o bom trabalho, em minha opinião, dos comentadores do Porto Canal, muito superior, em termos de isenção, ao que é realizado na Sport TV.
A propósito, o Pedro Braz e o José Nunes também recebem “cartilha”, mas em versão diferenciada.
12 Abril, 2017 at 8:55
O Bruno Tavares tem semelhanças incríveis com o Gelson. A condução de bola, a imprevisibilidade de movimentos e acções… Qualidades impressionantes.
Rafael Leão tem tudo para vir a ser um dos maiores. Uma formação em que passou por todas as posições do ataque fez dele um avançado temível. Tem técnica, envergadura e faro de golo. Para mim, o maior talento da equipa de juniores e aquele que tem mais potencial, embora não seja aquele que está mais perto de ser um jogador “feito”. É júnior de 1º ano, ainda, mas vai saltar um patamar na próxima época e competir muito na B. Precisa de melhorar a sua concentração e atitude competitiva. Já está nos juniores e tem de começar a encarar o futebol com profissionalismo. Alheia-se ainda muito do jogo e tem momentos de extrema infantilidade. Se crescer depressa nesse capítulo, em 2/3 anos estará na equipa principal.
Depois e porque o Cherba falou nisso, o Tiago Fernandes parece-me uma óptima escolha para líder da equipa B e alguém que pode assumir esta fase da formação durante vários anos. Tem qualidades, sobretudo como líder e motivador. Não é o melhor em termos tácticos e estratégicos mas talvez a B funcione como um estágio e, caso haja uma relação estreita com a equipa principal, vejo-o a crescer muito como treinador em 2/3 anos.
Uma última palavra para o Pedro Marques, que acabou com a seca de 3 jogos sem marcar.
Acho que podemos ser campeões nos três escalões mas isso não é o mais importante.
12 Abril, 2017 at 13:13
O Sporting não vai ter formas nem modelos transversais na formação enquanto o Aurélio Pereira estiver ao leme. Dizer o contrário, ou não aabe ou finge que não sabe.