C8_1NaFXUAAfPCxUma excelente semana para duas das principais equipas da nossa formação, que nos fizeram regressar aos dias 100% vitoriosos e aos bons hábitos do primeiro lugar.

Os Iniciados deslocaram-se até ao Olival, para defrontar o FC Porto, e saíram de um dos mais complicados terrenos com 3 pontos, dois golos marcados e nenhum sofrido, num jogo em que apenas uma das equipas esteve interessada em vencer. Os nossos pequenos circulavam a bola a seu belo prazer, foram fantásticos na recuperação da mesma, criaram muito perigo durante a primeira parte mas uma excelente exibição do redes rival impedia-nos de ir para o intervalo com uma confortável vantagem. No segundo tempo, menos situações de perigo, mas uma demonstração de calma e maturidade louvável da parte dos sub-15. Souberam esperar, ter calma, manter a bola, continuar com jogadas combinadas sem nunca entrar no desespero do atacar com o coração.

A recompensa chegou. Penalty assinalado e golo de Gonçalo Batalha aos 57 minutos, com uma comemoração bem sentida do nosso capitão e número 10. Se batesse mais vezes no símbolo, certamente chegaria a casa sem símbolo para mostrar. O momento do jogo, ainda assim, ficaria reservado para Bruno Tavares, jovem que foi um dos melhores em campo mas que tem ainda muito que crescer no capítulo da decisão. A técnica está lá toda e parece ser um digno sucessor para a melhor escola de extremos do mundo. Aos 69 minutos, fez isto

Tirando Bruno, Tiago Ferreira, nosso defesa esquerdo, foi o melhor em campo, com uma raça, atitude e sentido posicional que lhe permitiram roubar inúmeras bolas e lançar o ataque leonino. Vitória incontestável, facto assumido pelos próprios comentadores do Porto Canal, e agora focar no jogo frente ao Anadia, dia 15, numa jornada em que Benfica e FC Porto se encontram e poderemos beneficiar de um escorregão encarnado (dia 22, os iniciados recebem o Benfica, tal como nos graúdos, numa jornada decisiva para as nossas aspirações).

A outra boa notícia da semana chegou-nos do Restelo, num jogo em que só a vitória interessava e só a vitória leonina contou. Os sub-19 venceram o Belenenses por 3-1, beneficiaram da vitória do FC Porto sobre o Vitória, e são agora líderes isolados da tabela classificativa. Os próximos 3 jogos (SC Braga, Benfica, Vitória) serão determinantes para o título e, em caso de vitória, ficaremos com uma mão no caneco esperado.

Rafael Leão (está de pé quente) abriu a contagem no Restelo, o Belém empatou de seguida, mas na segunda parte o bombeiro Pedro Marques e Ricciuli estabeleceram a nossa merecida vantagem num jogo em que tivemos de enfrentar os aguerridos e surpreendentes juniores do Belenenses. Próximo jogo é no dia 14 de Abril, pelas 11h00. O Braga é último classificado mas muita muita atenção. Acabam de vencer o Benfica por 3-0 e prometem continuar a crescer na tabela. De resto, esperar que Belém e Vitória percam pontos frente ao FC Porto (5º) e Académia (6º) respectivamente.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)