Em dia de dérbis, os iniciados do Sporting CP dão o pontapé de saída logo de manhã na Academia Sporting, em Alcochete.

Este sábado, a partir das 11h, os jovens leões recebem o Benfica, em jogo da fase final do Campeonato Nacional, e o técnico Pedro Coelho quer somar os três pontos. “É um dérbi, um jogo que é sempre de dificuldade elevada. É o quarto jogo frente ao Benfica esta temporada e esperamos encontrar o mesmo nível de dificuldade. Queremos pôr em prática o nosso futebol e sair vitoriosos. É esse o nosso objectivo”, destacou ao Jornal Sporting, antes de reconhecer a relevância da partida, frente a um adversário que tem os mesmos pontos do que os verdes e brancos (9). “É mais um jogo deste campeonato. Queremos muito disputá-lo. Acreditamos que vamos chegar à liderança isolada. Temos de jogar o nosso jogo e procurar ser superiores à equipa adversária como temos sido nesta fase final. Não é uma partida decisiva para a conquista do título, mas não escondemos que é importante”, assinalou. “É fundamental o apoio do público. Jogamos em casa e os adeptos são o 12.º jogador que nos dá uma força extra. A ajuda deles é muito importante e acredito que pode ser um factor decisivo. Contamos com eles para somar mais três pontos”, finalizou.

juvenis

À mesma hora, os juvenis vão a Braga para a primeira jornada da fase final do Campeonato Nacional, e o técnico João Couto não podia ser mais taxativo: “É a primeira jornada e queremos marcar desde já a nossa posição!”
“O Sp. Braga é uma equipa bastante competitiva e fez duas excelentes fases. Queremos apresentar os nossos trunfos para ganhar, ‘arrancar’ os três pontos e estamos muito confiantes”. O calendário passa a ser um grande desafio aos jovens atletas que passam a competir várias vezes a meio da semana. João Couto pormenorizou, relevando como o primeiro adversário pode complicar as contas: “É uma deslocação difícil. Esta entrada na terceira fase é muito violenta. Amanhã [sábado], começamos por jogar com o Sp. Braga. Na terça, recebemos o Oeiras na Academia [Sporting] e depois vamos ao terreno do FC Porto no domingo. São três jogos em oito dias e queremos ter uma entrada à leão. Temos de a gerir bem, pois é uma passagem de uma paragem para um momento com muita competição em pouco tempo”.
A terminar, o timoneiro verde e branco ‘rejubilou’ com o intervalo na prova, permitindo o regresso de alguns atletas às escolhas, realçando a imprevisibilidade desta fase de apuramento de campeão, com equipas muito idênticas em termos de capacidade: “Foi uma boa paragem porque permitiu recuperar alguns jogadores que estavam com limitações. Temos todo o plantel operacional para defender o título conquistado. Esta fase final vai ser muito equilibrada. Com quatro equipas de muita qualidade, que partem na frente [Sporting CP, Benfica, FC Porto, Sp. Braga], mas há-que contar também com o Oeiras e com a Académica, que têm bastante valor”

Rinaldo Nocentini

Às 13h, na Mealhada, tem início a Volta à Bairrada, a primeira de três competições que compõem a Taça de Portugal de Elite e Sub-23 em 2017, seguidas, posteriormente, pelo Grande Prémio de Mortágua, no dia 25 de Abril, e pelo Grande Prémio do Dão, a 13 e 14 de Maio, e o pelotão terá 317 quilómetros para percorrer, distribuídos por duas etapas.
Sábado, com partida da Mealhada, cumprem-se 146,7 quilómetros. A meta coincide com um prémio de montanha de quarta categoria e a tirada encerra à quarta passagem pelo local. A etapa decisiva terá 170,3 quilómetros, numa ligação entre o Luso e a Pampilhosa do Botão.Tal como na véspera, o final da etapa só acontece à quarta passagem pela meta. A fase inicial é a mais exigente, devendo selecionar um grupo restrito que discutirá a tirada e a classificação geral, percebendo-se, portanto, a dificuldade da competição.

Os leões partem com naturais perspectivas de sucesso, até porque Rinaldo Nocentini lidera o ranking Ciclista do Ano a nível individual e o Sporting-Tavira domina colectivamente. Por esse factor, Vidal Fitas garante empenho total, explicando que a dificuldade nas últimas provas em Espanha visavam preparar para as provas de final de Abril e no mês de Maio. “Em Espanha, defrontámos os melhores do Mundo, dificuldades que foram acrescidas por estarem nos seus melhores momentos de forma para as Clássicas das Ardenas, por exemplo. O mês de Maio tem já uma importância grande. Queremos apresentar-nos bem, demonstrar qualidade e discutir corridas. Até porque será um bom sinal para o grande objectivo do ano, a Volta a Portugal”, resumiu ao Jornal Sporting.

futsalfem

Voltamos ao futebol, desta vez com os séniores femininos. Às 16h, na Academia, recepção ao Ouriense. “É mais uma final. E, como digo sempre, as finais jogam-se para vencer. Só faltam cinco e esta é diante de um adversário que já foi campeão nacional. Já os vencemos por duas vezes durante esta temporada. Temos a convicção de que somos superiores, mas temos de prová-lo dentro das quatro linhas”, disse, em antevisão à Sporting TV, o técnico Nuno Cristóvão.

Uma hora depois, bolinha baixa que estamos no pavilhão. A partir das 17h, dois jogos de futsal, com claro destaque para o das nossas Leoas: dérbi, no lampiódromo, onde defendemos o primeiro lugar frente ao principal adersário. Em Vila Nova de Gaia, os homens cumprem calendário e procuram nova goleada, frente ao Modicus.

challenge

Às 18h, hóquei, futebol e andebol.
No hóquei em patins, os seniores visitam a Sanjoanense; no futebol, a nossa equipa de juniores femininos recebe o Viseu2001, na meia final da zona sul do campeonato nacional.
No andebol, a primeira-mão da Taça Challenge disputa-se na Holanda, frente ao Hurry-Up. Na antevisão à partida, Luís Cruz, treinador adjunto do Sporting CP, começou por referir as características do adversário.  “Jogam de forma segura no ataque, tomando decisões que lhes ofereçam alguma fiabilidade. Em termos defensivos, assumem um modelo ao qual estamos habituados em Portugal”, explicou. Além destes apontamentos, o técnico leonino deixou ainda uma ressalva para outro dos factores que pode fazer a diferença.  “Espera-nos um ambiente adverso, mas vou ser honesto: esta equipa do Sporting CP gosta disso porque nos galvaniza. Na Holanda encaram-nos como favoritos, ainda assim, se não formos competentes, tenho a certeza de que o opositor nos irá dar muito trabalho”, sublinhou, acrescentando que a postura tem de ser idêntica à do ultimo encontro a contar para o Campeonato Andebol 1, frente ao ABC (31-26 para os verdes e brancos). “Aquilo que sentimos é que o conjunto é capaz de fazer coisas fantásticas se imprimir a intensidade da primeira parte diante do ABC. Dessa forma, torna-se complicado alguém vencer-nos. A nossa ambição passa por ir à Holanda alcançar uma diferença significativa, até porque nesta competição dependemos de nós”, concluiu.