O Sporting é um clube formador? É.
Esse facto, só por si, chega para o tornar suficientemente competitivo no futebol sénior? Não. De todo.
A ideia da academia forte e do ‘ADN’ da formação é um discurso com cerca de 15 anos. A ideia da formação Sporting surgiu, essencialmente, como uma forma de mascarar um facto inegável: o nosso desinvestimento e desinteresse no departamento de scouting. Desta forma tentámos colmatar junto dos adeptos aquilo que nos faltava em relação aos nossos inimigos.
Felizmente estamos a tentar ir mais além nesse aspecto e a aproximar-nos de um modelo misto: formação + melhorias no scouting e contratações. Este discurso devia mudar. Em termos competitivos o Sporting está agora mais próximo dos seus inimigos.
Podemos, e devemos, parar com o discurso do clube formador. O Sporting não é só formação. O Sporting é o seu lema, as suas vitórias, os seus atletas (da formação e não só). A muleta da Academia deve ser revista e actualizada. Para bem do clube, claro.
Outra coisa que gostaria de abordar: Já parávamos com a questão do ordenado do treinador. Se o Sporting tem, finalmente, dinheiro para pagar a um bom treinador esse facto deve ser celebrado e não vaiado pelos nossos adeptos.
TEXTO ESCRITO POR psfilipe
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Maio, 2017 at 11:57
Concordo com aqueles que dizem que devemos assumir a Formação como a nossa identidade, um clube que já lançou para o mundo jogadores como o CR, Figo, Futre, Moutinho, e tantos outros, deveria sentir mais orgulho naquilo que faz. Devia ser um incentivo para que as direcções continuem a apostar as fichas nesse sentido. Estes nomes ajudaram a criar uma imagem de marca forte. Made in SCP é sinónimo de qualidade! Ao nível do Marketing tem de ser bem explorado. Algo que de alguma forma tem sido feito com a abertura de várias Academias um pouco por todo o lado. O orgulho na nossa formação não se pode limitar a colocar uns quadros dos nossos Bolas de Ouro na parede para depois tirar fotos para apresentação dos nossos reforços. Antes, éramos conhecidos por formar/descobrir bons extremos. Hoje é mais do que isso. Formámos bons guarda-redes, bons centro-campistas e centrais de boa qualidade. A nossa pecha é formar bons avançados.
Os putos que tiverem qualidade para singrar no SCP serão as nossas mais-valias financeiras, independentemente de conseguirem dar-nos os títulos que tanto ambicionámos.
Em quê que os argentinos são melhores do que nós?! Não está na cara que o jogador português é actualmente do melhor que anda pelo mercado?! Principalmente quando formados nas melhores escolas do país?! Jogadores argentinos e brasileiros estão super-inflacionados. Além disso são mercados onde existe muita manha. Muita lavagem, muita comissão, muito dinheiro por debaixo da mesa. Além disso chegam de realidades completamente diferentes da nossa e muitas vezes com ritmos competitivos claramente inferiores ao nosso, com lacunas tácticas grandes.
Do que adianta dizer que a Selecção Nacional foi campeã com uma carrada de jogadores made in SCP? Será que efectivamente o clube aproveitou essa realidade para apostar sem receios?! Penso que não.
Quando se pede mais elementos da formação no plantel não se pretende que eles sejam titulares de caras. Muitos podem ir entrando progressivamente. Dando-lhes minutos. Dando-lhes experiência até estarem mais preparados para alinharem de início.
Penso que apesar da inclusão/lançamento de vários jogadores da formação por parte do treinador, essa aposta parece ter sido forçada/imposta, muitos jogadores tiveram poucos minutos (Palhinha, Xico, Geraldes, Esgaio).
24 Maio, 2017 at 12:24
Viram a diferença do nosso futebol quando o Xico entrou?! Rapidez de processamento. Visão de jogo. Passes bem medidos…
Sim! Concordo que faz sentido fazer mais um ano com o JJ… o tal teste do algodão. Parece legítimo. Mas será que ele está efectivamente empenhado em ficar? Será que lhe dá motivação ensinar os mais novos? Não sei… as evidências são gritantes. Não creio que ele esteja para aí virado. Ele que comandar uma equipa de gajos feitos. Não parece querer gastar o latim dele a ensinar os putos. Não me parece que seja um treinador com vocação pedagógica para o fazer. Não me venham dizer que foi ele que meter o Gelson a explodir! O Gelson explodiu por causa do seu talento e vontade de ir longe no mundo da bola. O Gelson explodiu porque entretanto os kms nas pernas deram-lhe outro estofo. E por aí fora. É claro que a metodologia de treino terá ajudado. Certamente que sim, mas não me venham com a tanga que foi o JJ a por o Gelson a jogar como jogou este ano. E até digo mais, se por acaso o Marko não tivesse defraudado as expectativas será que o Gelson teria sido o titular indiscutível?
24 Maio, 2017 at 12:37
E depois… Porque razão o Xico substituiu o Podence?! Viram a cara do Geraldes: “Podence… desculpa lá… ter que te substituir….”
Eu digo-vos: JJ sabe que os dois juntos a jogar em campo iam passar um rótulo de incompetente ao JJ. Iam revelar que ele tem estado errado este tempo todo.
Acreditem…
24 Maio, 2017 at 14:23
Ontem segui alguns comentários no post do tasqueiro Sinhô Silas, nomeadamente do Legendary, alguém que eu prezo, pela abordagem que tem na forma de comentar. Num desses comentários ele dizia que não é possível aferir com exactidão o real custo da formação. É o seguinte, um jogador que saia da formação e que singre no futebol vai dar dinheiro ao SCP não só através da venda directa, mas depois, igualmente ao longo dos anos, vão pingando mais uns «tostões» através do mecanismo de solidariedade da Uefa. Indirectamente, também o SCP vai ficar a ganhar, porque esses elementos vão reforçando a marca SCP a nível internacional. Querem acreditar que os players que cá chegaram, mesmo que por valores baixos, vêm ganhar tostões? Quanto é que não estará a ganhar um Castaignos? Um gajo que nem um golo marcou? Somam esses salários e depois digam-me alguma coisa. A venda do JM deverá dar para pagar muitos e bons anos de formação. Além disso, formação insere-se na perspectiva de Entidade Pública, estou errado?
24 Maio, 2017 at 15:50
Italiano aquele abraço. O que eu digo é que devemos equacionar o melhor modelo de GESTÃO para a formação. Porque, e tu também o sabes, nem todos os que crescem na Academia, vão trazer retorno, do tempo e recursos que o Clube investiu.
Repara. Por cada João Mário, que foi vendido por 45 milhões, quantos jogadores se foram simplesmente dispensados? Seria verdade o que dizes se 50% dessa verba se destinasse à formação, mas isso não é assim e os custos da Academia não se resumem só ao recursos humano. Até para que o mecanismo de solidariedade funcione, tu tens de vender! E muitos dos que lá treinam não serão vendidos nunca. Seria interessante sabermos esse rácio.
E depois quais são as garantias que as tuas Jóias da Coroa não façam igual ao Montinho, Adrien e Slimani? Birra para sair… Hoje o clube é a parte mais fraca deste negócio e o que assume mais riscos com o desenvolvimento dos Jogadores. Falam aqui no Barcelona e no Ajax. Mas o Barcelona, que tem uma excelente academia, vai comprar cada vez mais fora! Ou querem fazer-me acreditar que não havia lá um “Geraldes”, para o lugar do André Gomes? O Barcelona cada vez mais usa a sua cantera para emprestar e maniatar. Poucos são os que chegam hoje, à equipa Principal.
Existem algumas ideias que podem mitigar este risco, como por exemplo o SCP tornar-se Agente dos jogadores da sua academia, ou pelo menos daqueles que considera como Diamantes e assim, evitar de alguma forma o silver tongue que são estes parasitas do sistema, sempre a pensar mais na sua comissão que na carreira desportiva dos seus atletas.
Claro que está em causa a Academia e a Formação. Elas têm de ser validadas enquanto um recurso válido que gera mais-valias para o Clube. E isso tem de ser avaliado constantemente, sob pena de termos vacas sagradas a sugar os recursos paro desperdício.
A Formação tem outro problema! Todos temos opinião. Repara que sobre o Geraldes, o INÁCIO, esse grande amigo e defensor do JJ, disse que na sua opinião é muito dificil que ele seja um 8 no SCP. Porque no Moreirense o Geraldes jogava nessa posição com o meio-campo de 3 e o SCP joga somente com 2. Logo o Geraldes não tem físico para desempenhar o lugar. Ele vê o puto mais como Medio interior! se quiseres confirmar que ele disse isto, vê o programa senadores onde ele foi entrevistado. Posto isto agarra em ti vai ler a quantidade de comentários que são feitos aqui sobre o Geraldes jogar a 8 no SCP.
Eu não percebo nada de tática de futebol ou características de jogadores. E por isso recorro à opinião de gente que sabe mais do que eu neste campo, tal como tu e a Maria Ribeiro. Mas também te posso dizer que me irrita este constante por em causa de tudo, como se aqueles que jogam com a Verde e Branca não mereçam respeito nenhum, só porque não preenchem os critérios avulsos da malta que comenta. É a história dos Calções Verdes. Se forem verdes existem pessoas nestas tasca que não apoiam o Clube. Isto foi escrito por um tasqueiro na altura dessa discussão.
Hoje todos sabemos discutir a formação e a valia dos jogadores que formamos e todos temos expectativas bastante elevadas para cada um deles. Tal como os pais das crianças querem que os seus filhos sejam o novo CR, também nós projectamos valor naquele ou noutro jogador da nossa formação e depois ficamos muito desiludidos e frustrados quando não são apostas.
São os calções verdes a terem mais importancia que tudo o resto. No fim o que eu gostava é que se discutisse a Formação de uma forma aberta e do ponto de vista da mais-valia e não baseados e preconceitos e mitos que em nada ajudam a esclarecer quem lê.
E não estamos a abordar aqui a questão de haver sempre e todos os anos jogadores prontos a assumir as vagas da A. Ou as nossas questões com o Scouting, que me parecem ser mais de ordem financeira e impossibilidade de chegar a determinados jogadores do que de ordem técnica.
Relativamente ao Castagnos tens razão. Mas olha e quanto nos custa o
Beto? E o Esgaio? E o Jeferson? E o Xico? E o Paulo Oliveira? E todos os outros suplentes que não marcaram golos ou não ajudaram no esforço do jogo? Será que esse custo é diferente se o atleta for da formação? ele não vem ganhar tostões, mas não está a ganhar o mesmo que o Bas. E depois italiano acho estranho que sejas tu a fazer uma afirmação dessas. Tu que estás sempre atento a estas questões da formação, desprezas dessa forma o impacto da adaptação no rendimento de um jogador? Ou também és daqueles que consoante o valor do passe dá mais ou menos tempo de adaptação?
Um abraço amigo.
24 Maio, 2017 at 12:33
Bom comentário Ivone, gosto mais de ver esses assim, aquele louro prensado que te arranjaram no fim de semana não te estava a fazer bem.
Partilho desse ponto de vista há uns anos, vamos buscar fora, em especial brasileiros quando muitos dos nossos jovens têm mais qualidade, interesses? medo de arriscar no produto interno?
Nunca percebi qual o critério.
24 Maio, 2017 at 12:35
É porque gosto muito do SCP. Por isso me preocupo. Já aqui falei que há certas nuances que me tem incomodado.
24 Maio, 2017 at 12:42
E que é natural e legitimo, o Sporting não ganha como todos queremos.
24 Maio, 2017 at 12:36
Completamente de acordo dude.
24 Maio, 2017 at 12:38
Grande comentário DeFran !
24 Maio, 2017 at 12:42
Abide!
Grande posta DeFran, grande posta
24 Maio, 2017 at 12:07
OFF
Por curiosidade fui verificar os coeficientes da champions league e, realmente, temos que nos começar a mexer.
http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/
Já estamos atrás do “fabuloso” braga. Que merda é esta? Esta época, temos de investir mesmo sem Champions, precisamos de fazer pontos urgentemente. Vão ao site que coloquei e vejam a “qualidade” de alguns clubes que estão acima de nós. Até mete dó.
Insisto que, consigamos ou não o apuramento para a Champions, é preciso investir de forma a angariar bastantes pontos nas competições europeias…
24 Maio, 2017 at 12:11
E dos fabulososViktoria Plzeň e Malaga
Se calhar está na hora de começar a ganhar fora ao Skenderbeu e ao Legia….
Mas pronto isto são ideias pré-formatadas em vez de factos!
24 Maio, 2017 at 12:15
La Palique não diria melhor.
já todos percebemos o teu ponto de vista e o meu!!…porque havemos de andar aqui a melgar os outros tasqueiros??
24 Maio, 2017 at 12:21
Quem é o “La Palique”?
Não conheço 🙂
24 Maio, 2017 at 12:28
AhahahaHAHahahahaHAHAH
Morri.
“porque havemos de andar aqui a melgar os outros tasqueiros??”
Ressuscitei e voltei a morrer.
24 Maio, 2017 at 12:38
Eh pa nem li essa brilhante frase. Parei logo no La Palique ahahahhaha
24 Maio, 2017 at 12:38
O que tu não fazes para ter a atenção da Maria Ribeiro…
“Oh pá trazam mazé o desfebralhador para ressuscitar o Viril!!!”
24 Maio, 2017 at 12:32
Nao conheces? as verdades La Paliquianas?
24 Maio, 2017 at 12:39
Primo afastado do La Palanque
24 Maio, 2017 at 19:59
É primo da puta da tua mãe e do caralho que te foda, seu lamp enrustido.
24 Maio, 2017 at 12:32
Tadeu, ontem foste um pouco injusto não? Que culpa tenho eu de o facebook ter algorítmos que permitem dar com as pessoas?! É que a culpa é de teres vários «amigos» em comum. Depois foi fácil associar a pessoa. Além disso, não te esqueças que nunca referi o teu nome. Ou achas que as pessoas iam saber quem tu és por eu ter dito que tinhas aparecido na TV? Não levei a mal mas…
Um conselho: revê os teus parâmetros de privacidade. Ou a culpa é minha de teres quase tudo escarrapachado? Ai ai ai…
24 Maio, 2017 at 12:58
Ele já partilhou aqui a página de facebook dele pela altura que desenhou um cachecol, estarei certo ou errado?
24 Maio, 2017 at 14:25
Não sei, mas a partir do momento que ele referiu que tinha sido o autor desses cachecóis está a expor-se.
24 Maio, 2017 at 21:12
Qual é a parte que o Tadeu tem dislexia, que vocês não perceberam?
Deus queira, que nenhum de vós tenha um filho ou uma filha com esse problema.
Tenho amigos que têm filhos com dislexia e bem vejo o que sofrem com isso
24 Maio, 2017 at 12:27
Giro…
Esqueceste dos Videotons, Basileias, Genks, Vasluis…
Claro, dá jeito só falar das duas ultimas épocas para trazer a coisa à baila.
Sim, porque até há duas épocas, o que mais tinhamos era ENOOOOOOOORMES sucessos europeus.
Factos… ya!
24 Maio, 2017 at 12:28
#geladinhos
24 Maio, 2017 at 12:40
Fight & resist é só às 16H !
Não é às 12:30 🙂
24 Maio, 2017 at 12:41
Falando por mim, e com base nos pontos amealhados por épocas, este problema já se arrasta há anos e começa a chegar a uma fase em que nos vai dificultar muito a vida.
Estamos a investir cada vez mais, mas enquanto não fizermos pontos seja na CL ou na LE, vamos sentir dificuldades em rentabilizar o nosso investimento e visibilidade europeia.
24 Maio, 2017 at 12:42
Por isso é que eu disse que não é de hoje…
Z
24 Maio, 2017 at 12:56
Tu disseste.
Mas a outros dá mais jeito dizer que este é um problema com duas épocas quando NÃO É VERDADE.
Lá está, há certas retoricas que interessa continuar a manter. Nem que seja porque sim, nem que seja para vender uma ideia.
Interessa, ponto. Não tanto ao Sporting… digo eu.
24 Maio, 2017 at 14:18
Já agora…. quem é que disse que era um problema com duas épocas?
É que eu não consegui encontrar ninguém a escrever isso 🙂
24 Maio, 2017 at 15:00
Tu queres é lérias…
24 Maio, 2017 at 15:11
Obrigado pela resposta extremamente esclarecedora:)
Fica bem claro que os “outros que dizem que o problema tem apenas 2 anos”…. são resultado do excesso de sake 🙂
E está quase a chegar a hora do fight & resist!
24 Maio, 2017 at 19:27
Desculpa lá mas não tenho jeito para fazer papa para os meninos. Muito menos quando predomina a sonsice…
24 Maio, 2017 at 12:35
Isso agora…Ja viste se temos passado para a LE? Depois andavamos cansados e nao ganhavamos nada nas competicoes internas.
Ah espera foi isso mesmo que aconteceu. E por uma modica quantia paga ao nosso treinador. Ainda se ele ganhasse balurdios
24 Maio, 2017 at 12:13
Esse facto envergonha-me… E não é de hoje.
Z
24 Maio, 2017 at 12:18
é porque nunca foste apanhado a roubar!
Parabéns!
Este ano com a equipa que acabamos por formar… muito bem tivemos nós na liga dos Campeões.
Passar de cavalo para burro a meio da época…para ir jogar a liga europa…. então tinha sido o descalabro interno.
Move one.
Não tenhas nunca vergonha do Sporting…NUNCA!!
24 Maio, 2017 at 12:20
Sobre a “vergonha” nem comento…
Sobre a LE para mim não é desprestigiante. E estaria muito contente se hoje jogassemos a final.
Z
24 Maio, 2017 at 12:26
Ah sim porque internamente foi o esplendor sobre a relva.
24 Maio, 2017 at 12:36
Melhor epoca de sempre
24 Maio, 2017 at 12:42
a melhor de sempre foi com o Godinho, esse foi excelente
24 Maio, 2017 at 12:44
Verdade. Essa foi o topo. Esta foi a segunda melhor
24 Maio, 2017 at 12:45
houve anos em que ficámos em 4º e 5º, por isso renumera lá isso melhor sff
24 Maio, 2017 at 12:51
godo em 1
esta em 2.
ta renumerado
24 Maio, 2017 at 15:00
Este ano com a equipa que acabamos por formar… muito bem tivemos nós na liga dos Campeões.
Foi? Fazer 3 pontos, num grupo com o Legia Varsóvia, é ‘tar bem?
Passar de cavalo para burro a meio da época…para ir jogar a liga europa…. então tinha sido o descalabro interno.
Nunca incomodou o JJ antes. Pelo contrário. Ele sabe que LC, só pela massa. A LE, é ganhável.
O descalabro interno… O tempo verbal está incorrecto.
24 Maio, 2017 at 12:42
Nos primeiros 25 podemos ver uma evolução/salto tremendo do Sevilha, Nápoles e a Fiorentina!
24 Maio, 2017 at 12:57
E Sevilha e Fiorentina em que competição ganharam esses pontos? LE
Temos de atacar seja a CL seja a LE da mesma forma.
24 Maio, 2017 at 13:04
Voilà!! Desprezar a LE, que até compreendo tendo nós o CV que temos na LC, é uma imbecilidade. Pomos as fichas todas na LC e depois, com épocas como esta, ficamos à merce do sorteio já que o nosso quoficiente é paupérrimo.
Já para não falar do prestígio que é algo ao qual eu do valor. Não é mensurável em € mas significa muito mais.
24 Maio, 2017 at 13:27
E valorização de jogadores. Também contribui bastante…
24 Maio, 2017 at 13:31
Estamos de acordo. Boa companha europeia “só” traz vantagens. Como vimos, deixá-la de lado para nos concentrarmos no campeonato não dá garantia nenhuma.
24 Maio, 2017 at 14:20
E o próprio slb….
Em que épocas é que tiveram mais pontos?
Com JJ quando foram 2 anos seguidos à Liga Europa.
24 Maio, 2017 at 14:57
A solução para isso é vencer o campeonato pois independente do teu ranking ficas sempre no pote 1 !!! e mais facilmente consegues amealhar pontos depois com equipas mais acessíveis dos outros potes.
Por isso a época de 2018 é tão critica e devemos novamente fazer all-in em termos de investimento !!! espero é que seja de forma mais esperta que este ano….
24 Maio, 2017 at 12:10
Só duas coisas…
1 – Por tudo o que se tem visto e ouvido de JJ a probabilidade de as coisas correrem mal na próxima época é alta. Eu não tenho qualquer expectativa positiva. O que até pode ser bom, mas “moral da história” – Sim, preferia ter outro treinador. É a minha opinião.
2 – Essa dos sócios estarem 90% com o presidente é uma coisa que eu não entendo… Primeiro porque ter votado nele não quer dizer que se concorde com tudo o que ele faz. Segundo porque apesar de haver eleições de 4 em 4 anos não se “desliga a democracia” nos intervalos. Terceiro porque o candidato alternativo era um PALERMA. Não se esqueçam disso. Mesmo. Porque da próxima poderá ser muito diferente.
Z
24 Maio, 2017 at 12:19
Da próxima pode ser muito diferente… ou igual.
24 Maio, 2017 at 12:22
Como é evidente. Depende essencialmente do candidato alternativo.
Z
24 Maio, 2017 at 13:07
Ou não.
24 Maio, 2017 at 12:21
Quem está a dizer que se concorda com tudo????
Foi eleito porque merece do universo Sportinguista, os créditos necessários para exercer o seu mandato com as suas boas e más decisões.
No próximo acto eleitoral ser´ºa novamente escrutinado e se nessa altura os Sportinguistas decidirem não votar nele e votar noutro … assim será!
Até lá… respeito pelo Presidente!… Falar mal dele.. é falar mal do Sporting!
24 Maio, 2017 at 12:23
Podes ter a certeza de que se ele me der motivos para falar mal dele eu falarei. É assim que eu defendo o Sporting. Curiosamente foi assim que o Actual presidente foi eleito. E ainda bem que assim foi!
Z
24 Maio, 2017 at 18:35
100% de acordo Z
24 Maio, 2017 at 12:24
“O Sporting é um clube formador? É.”
“Podemos, e devemos, parar com o discurso do clube formador.”
Estou baralhado.
24 Maio, 2017 at 12:48
Os jogadores que chegaram esta época por empréstimo sem opção de compra(Markovic e Campbell), Meli, Petrovic, Elias(tínhamos metade do passe), Castaignos, todos eles por valores baixos para os valores praticados em jogadores com créditos firmados como Dost, vieram para serem 2ª s opções e nitidamente para não desiquilibar financeiramente o clube.
Não vale a pena escaupelizarmos a falta de valor destes jogadores ou a decepção que foi Markovic…
Esta época já podemos recorrer a alguns jogadores da formação que entretanto tiveram experiência de 1ª liga e poderão constituir mais valias quando entrarem.
Jorge Jesus segurou Palhinha e Rubem Semedo porque reconhece qualidade nestes jogadores.
Jorge Jesus trabalhou Gelson Martins na 1ª época para que nesta época pudesse ser titular.
O mesmo que processo que agora iniciou com Podence e que fará com Iuri Medeiros.
Não sei realmente se Francisco Geraldes, com muita pena minha, se encaixa no estilo de jogo que JJ pretende., mas penso que deve permanecer na equipe para ganhar rotinas como aconteceu com Matheus Pereira e ser uma opção quando necessitarmos de alterar tacticamente o jogo.
Acrescento que apesar da qualidade da fomação temos necessidade de contratar jogadores para competir em todas as frentes com Porto e Benfica.
Os nossos rivais não se importam em comprar paletes de jogadores e ser campeões com 2 ou 3 jogadores da formação em campo…
Saudações Leoninas!
24 Maio, 2017 at 12:53
J.H.,
Um treinador que não consiga aproveitar o talento do Xico, não pode ser um bom treinador. Como ainda acredito que JJ o seja, sei que ele irá arranjar maneira de capitalizar a sua qualidade.
24 Maio, 2017 at 13:13
Jorge Jesus é um merdas porque não apostou no Xico Geraldes. No meio-campo jogam William e Adrien.
Marco Silva é o maior e usou Ryan Gauld 2 vezes numa época. No meio-campo jogavam William e Adrien.
24 Maio, 2017 at 13:22
Alguma vez disse isso? Não, portanto ou estás a mentir ou estás a tentar colar-me algo que não disse.
Adrien não esteve lesionado duas vezes? Na última, o Xico já cá estava. Ah já sei, preferiu apostar noutros como Bryan Ruiz. Tu terias feito o mesmo ou terias apostado no Xico, já que é essa a posição que pelos vistos acham que ele pode jogar?
Marco Silva já não é nosso treinador mas voces vivem obcecados com ele. Saudades, é a única explicação possível.
24 Maio, 2017 at 14:10
É a perspectiva que o gang da Rua Sésamo raramente enxerga.
Queres outro? Diego Rubio, 14 golos em 21 jogos na época 2014/2015. Quando o Montero começou a perder gás e o Slimani ainda não era o que foi, algum vez chamou o chileno?
Demoniza-se Jorge Jesus e ignora-se uma parte da estória.
24 Maio, 2017 at 15:01
Gang da Rua Sésamo…e o gang da PIDE é de que opinião, se é que a tem?
24 Maio, 2017 at 13:30
O MS foi um cretino. Sempre o disse. Mas também sei ver que o JJ anda a fazer e a dizer muita merda do calibre da do MS…
Z
24 Maio, 2017 at 13:31
Z,
Em alguns momentos, pior até não achas?
24 Maio, 2017 at 13:35
Ambos mandam recados pela imprensa. Mas no rebaixar do Clube, JJ é rei
24 Maio, 2017 at 13:56
Tudo o que apontaram ao MS já o JJ fez 10 vezes, e em pior, e não se passa nada!
24 Maio, 2017 at 14:22
a diferença é que o JJ ganha 6 milhões por época e por isso custa muito mandá-lo pastar, que é o que ele quer….acho eu…
E alem disso onde fica o orgulho do Bruno em assumir que o JJ correu mal?
24 Maio, 2017 at 15:05
Eu gosto é de gajos que querem à viva força que os outros reconheçam os seus erros, que deem o braço a torcer no seu orgulho. Mas não os vejo a dar o braço a torcer em nada. Nadinha. Mas o outro é que é o orgulhoso, o outro é que é o arrogante.
Notável.
24 Maio, 2017 at 14:31
Trolha, posso fazer-te uma pergunta?
Diz-me tu que tanto criticavas o Cédric (por exemplo) e agora defendes o Galgo? Qual é a lógica? Juro que às vezes não te percebo. Tanto és capaz de um comentário assertivo, racional, como és capaz de dizer a maior estupidez, só porque tens de defender a tua dama. Falas do Xico como se este não te convencesse futebolísticamente. É isso que me causa impressão. Porque já te vi a defender cada cêpo como titular que às vezes tenho de olhas duas vezes para o copo.
24 Maio, 2017 at 14:33
O Cédric não acertava os cruzamentos. Poucas assistências. Bem, nunca se esqueçam, porque isto também serve para explicar a má definição dos lances por parte do Gelson:
Para ser considerada uma assistência tem de haver alguém que finalize. Ora, quantas bolas são metidas muitas vezes com peso, conta e medida para a área, e que não dão golo por ineficácia do avançado/ponta de lança. Às vezes é tão subjectivo…
24 Maio, 2017 at 13:12
pois…
mas os nossos rivais parecem não se importar com calotes à banca (dívidas do vieira e dívidas doc arnide) ou falência técnica (sad do porco)…
24 Maio, 2017 at 14:03
“Os jogadores que chegaram esta época por empréstimo sem opção de compra(Markovic e Campbell), Meli, Petrovic, Elias(tínhamos metade do passe), Castaignos, todos eles por valores baixos para os valores praticados em jogadores com créditos firmados como Dost, vieram para serem 2ª s opções e nitidamente para não desiquilibar financeiramente o clube.”
A sério?
Gastaste 20M€ neste grupo de jogadores que não serviram para nada, entre passes, empréstimos, prémios de assinatura, comissões e ordenados… para fazer a época miserável que fizeste quando tinhas cá igual ou melhor.
Ordenados como o do André, o do Markovic, o do Campbell, o do Elias, minaram o grupo de trabalho e foram parte do problema desta época.
A aposta nestes pinos, foi outra parte do problema desta época. Não apostas nos jovens porque não sabem o que o JJ quer em campo mas depois apostas nestes e vês claramente que não sabem o que o JJ quer em campo.
Há sempre alguém pronto a limpar a merda que toda a gente vê para fundamentar a sua opinião…
24 Maio, 2017 at 13:03
Divirtam-se com a discussão que já dura para aí uns 50 Posts .
Consenso?
Nenhum
Portanto vamos continuar nos próximos Posts que este já vai longo
24 Maio, 2017 at 13:50
Que guarda-redes o Sporting contratou nas últimas décadas melhor que Patrício, ou até mesmo Beto? Lemajic? De Wilde? Ivkovic? Stojkovic (este até era é um bom guarda-redes)? Só me lembro de Schmeichel…
Melhor defesa-direito que Cédric dos últimos anos? João Pereira aproxima-se…ou então teremos de recuar a César Prates, Rogério…
Laterais-esquerdos nunca mais houve um digno desse nome desde Rui Jorge (este não é da formação). Passaram muitos pelo Sporting, e mesmo Insúa não era um Rui Jorge, mas é o melhor que me lembro.
Centrais… aqui o Sporting teve jogadores contratados com qualidade, mas nunca conseguimos equilibrar a equipa em termos defensivos (ou um dos centrais não tinha qualidade, ou um dos laterais era um passador, ou o trinco tinha debilidades), no entanto, lançámos Dier, Ilori, Semedo, Pedro Mendes…
No meio-campo a qualidade de jogadores formados no Sporting com preponderância é superior aos jogadores contratados (Miguel Veloso, Moutinho, Carlos Martins, William, Adrien… enumerem médios-centros contratados com esta qualidade…)
Extremos, penso que é escusado falar.
Avançados, não temos formado, temos contratado. E as contratações falhadas, em comparação às que vingaram, são assustadoras.
A formação é fundamental? Sem dúvida nenhuma. Temos melhor que a formação? Muito raramente. Gastamos muito dinheiro levianamente? Decidimos mal na hora de contratar?
Já agora, o que são contratações cirúrgicas? Há anos que ouço isso e nunca soube o que era, pelo menos o que vi penso não ser o que se falava… Serão jogadores gravemente debilitados que contratamos e tentamos reabilitar?
24 Maio, 2017 at 13:53
“Outra coisa que gostaria de abordar: Já parávamos com a questão do ordenado do treinador. Se o Sporting tem, finalmente, dinheiro para pagar a um bom treinador esse facto deve ser celebrado e não vaiado pelos nossos adeptos.”
Se temos de facto dinheiro para contratar um bom treinador, porque não o fazemos?
Porque se gasta no Jesus, que sendo um bom treinador na parte técnica, no cômputo geral não é tão bom assim?
Que fez o Jesus antes de chegar ao Sporting que já não tenha feito um Rui Sonso Vitória ou um Vitor Pereira?
“O Sporting é um clube formador? É.
Esse facto, só por si, chega para o tornar suficientemente competitivo no futebol sénior? Não. De todo.”
Depende do que sai da formação!
Primeiro, nunca ninguém pediu que se apostasse SÓ na formação.
O que se pede é que se aproveitem os bons valores que saem da formação, já que temos essa possibilidade. O que falta vai-se buscar fora. O que não se pode fazer é teres bons jogadores na formação e contratares jogadores para lhes tapar o lugar – o que foi feito este ano em larga escala!
O Ajax é um clube formador e desde 1970 está farto de ganhar títulos praticamente só com base na formação porque tem um projecto que segue desde que me conheço.
Portanto nada garante que não se ganhe com a formação, como nada garante que se ganhe com a formação. O que garante campeonatos, títulos, são projectos e bons jogadores.
Para ganhar é fundamental:
* um projecto com cabeça, tronco e membros que se siga e dê tempo de cimentar,
* bons jogadores, independentemente da idade,
* uma boa equipa técnica,
* boas condições de trabalho,
* estabilidade
* um campeonato justo que não seja adulterado fora das 4 linhas.
É nisto que se tem de trabalhar, a começar por um projecto que não me parece que haja!
24 Maio, 2017 at 14:50
Não gosto do jj, nunca gostei e não mudei de opinião desde que o vejo no Sporting. Não gosto do seu estilo mesclado de arrogância com alguma brejeirice que não se coaduna com a posição de um treinador moderno de um dos maiores clubes em Portugal – hoje em dia todas as grandes empresas se preocupam com a comunicação e o modo como desvalorizamos esta faceta é para mim incompreensível. Já passou o tempo dos Jaime Pachecos e Manuel Josés (e jj) desta vida.
Mas principalmente não gostei da contratação por sentir que o perfil do treinador não se enquadra com um projecto que pensava ser baseado na formação (e não falo só de futebol mas também na expansão das academias e no retorno em termos financeiros e de prestígio que nos podem dar principalmente nos mercados emergentes). Não podemos por um lado basear a nossa estratégia de marketing na força da academia e depois quando se explora a fundo perceber que não há um projecto contínuo ao longo de todos os escalões, que provavelmente nem se conversa entre as diferentes equipas técnicas para perceber quem pode ou não ser integrado num escalão mais a cima ou na equipa principal. jj tudo seca à sua volta e nunca foi reconhecidamente um homem de fazer grandes projectos a longo prazo – no benfica comprava e vendia e sempre desvalorizou os seus jovens (sería intelectualmente incorrecto não reconhecer que eles também tem lá bons jogadores).
O treinador para o Sporting deverá ser alguém com um pensamento a longo prazo, (tipo Jardim ou Simeone) que pense o clube num todo e no modo como pode potenciar tanto a academia como os jogadores que por lá vão passando – (um bom scouting é importante mas tempos houve em que os miúdos sonhavam vir para o Sporting por saber que aí seriam formados em grandes jogadores!). Um clube formador e ganhador vende mais t-shirts, mais merchandising, mais academias e um know how que outros poderão querer imitar. Um clube que compra e vende jogadores é só mais de entre um mar de tubarões com muito mais poder de compra e nesta mar não teremos certamente hipóteses.
Infelizmente esta época serviu para me demonstrar que jj não está formatado (nem interessado) em potenciar os jovens, quando os colocou a jogar foi por circunstâncias externas mais do que por convição mesmo sendo provado que estes jogavam melhores que as alternativas!
Para pagar tanto a alguém que faz tão pouco seria melhor quanto a mim apostar num treinador que se identifique com este adn e estratégia de futuro e que tenha também um perfil de pensador de uma estrutura e não só de trabalho de campo….Digam-me por curiosidade quantas vezes falou jj de “nós” ao se referir a sua equipa técnica?
Nomes – Marcello Gallardo; Unai Emeri; Laurent Blanc, Brian Laudrup para citar alguns
24 Maio, 2017 at 15:12
Qual o interesse desses treinadores que referes em vir treinar para o campeonato tuga? Além da competitividade/visibilidade que temos cá no burgo, os ordenados são taxados a 50%.
Não há interesse desses treinadores em vir para cá…
24 Maio, 2017 at 15:24
Certamente que treinar uma equipa que pode ser campeã e que joga na Champions, com um salário de 4 ou 5 milhões de euros ao ano e ficar conhecido como um “mestre” que lançou um conjunto de jovens por essa Europa fora é atrativo para estes treinadores…
24 Maio, 2017 at 18:31
Ok, obrigado pela publicação e por todas as participações.
Não vou responder a todos mas gostaria de deixar algo bem claro.
Primeiro ponto:
Estamos em GUERRA. Tudo o que eu escrevo (e sempre escrevi) aqui na Tasca deve ser lido à luz deste contexto. Se estas condições mudarem entretanto (fat chance, right?) é bem possível que a minha opinião reflicta essas mudanças. Mas, como diz o outro, “Não me acredito.” 🙂
Nem no texto, nem na minha cabeça, a formação passou a ser um problema.
A formação do Sporting é muito importante. Ponto final.
O que já não é assim tão importante é a forma como o clube (direcção e adeptos) se expressa acerca da nossa formação. Interna e externamente.
Ou seja, o meu texto era em relação à política dos nossos discursos internos e externos quando estes versam sobre a formação.
Devemos continuar a formar jogadores e a tentar aproveitar as melhores fornadas?
Sim, claro.
Devemos continuar com um discurso de que a Academia é o máximo representante do nosso ADN (raio de expressão)?
Não, na minha opinião é meio caminho andado para sofrermos ataques quando as coisas correm menos bem e, aliás, já está a servir de arma de arremesso para fazer a cama tanto à direcção como ao treinador. Desta forma protegemos os nossos jogadores da formação, a nossa direcção (seja ela qual for) e o nosso treinador.
Pronto. Espero que seja mais claro para todos.
ps: Um abraço ao Tadeu que, na minha ausência, andou por aqui a defender este texto com unhas e dentes! 😀
SL.
24 Maio, 2017 at 21:31
Puta Vida Merda Cagalhões
Mais de 200 comentários em que, arrisco a dizer, a grande maioria cheia de nada com coisa nenhuma, em suma só merda.
Um tema importante e que podia trazer um debate interessante.
Esta época, para mim, esta morta e enterrada.
O BdC é o meu presidente.
JJ é o meu treinador.
É lidar.
Os que não conseguem aceitar isto, podem procurar ajuda médica.
Quo vadis, tasca?