Vivemos numa era em que tudo acontece a uma velocidade estonteante. Atletas que ontem eram ídolos, hoje já cá não estão. Dirigentes que eram idolatrados, hoje já sairam do pedestal. Treinadores com currículo saíram para comprar tabaco e não voltaram enquanto novos talentos do treino começam a despontar. Miúdos crescem, graúdos retiram-se. Nada na vida, sobretudo no desporto, é estático. Então no futebol, anda tudo tão rápido que dificilmente alguém consegue acompanhar tudo.
O risco deste corropio de notícias e acontecimentos é criar uma empatia duradoura com quem nos representa. No futebol, para mim, começa a ser difícil. Quando vi um capitão que nos últimos anos é só um dos jogadores que mais acarinhámos, tanto desportiva como financeiramente, a ir-se embora de Alvalade sem sequer se despedir e depois a aziar numa flash, tudo isto para poder jogar no poderosíssimo Leicester, percebo que este já não é o desporto que amo, é um desporto que ressaco. Hoje em dia, o futebol é cada vez mais um desporto de vitórias. Se ganhas, sobes ao Olimpo. Se perdes, desces ao Inferno. Os primeiros a desvirtuar este desporto são os próprios atletas, que decidem unilateralmente, muitas vezes ainda em idades de formação, que o clube em que estão, neste caso o Sporting, não passa de um trampolim. E como já estão nesse mindset não lhes interessa minimamente criar empatia com quem lá está sempre a apoiá-los.
O nosso eterno rival “adaptou-se” bem a esta realidade. De um lado, garante junto das instâncias nacionais, as vitórias que lhe permite manter-se no Olimpo (ou ao fresco, depende da perspectiva) e de outro trata os seus atletas como autênticas mercadorias que, segundo os próprios, é exactamente aquilo que são. Cada vez é mais raro ver um jogador de futebol do Sporting a bater no peito depois de marcar um golo, fazer uma declaração de amor honesta ou chorar depois de partir do sitio onde nasceu. Aquilo que eu chamo de pequenos nadas que para nós, adeptos, é tudo. “Mas o que é que isso interessa?” perguntarão aqueles que já se adaptaram a esta realidade. Confesso que eu ainda estou a adaptar-me. E está a custar cumó caralho.
E é neste contexto que todos nós tentamos viver o nosso Sportinguismo e passá-lo aos mais novos. Um contexto onde todos nós queremos sentir os tais pequenos nadas e apenas recebemos indiferença, muitas vezes até desprezo. O que fazer então? Eu já arranjei o meu antídoto há muito. Modalidades. Modalidades. E mais Modalidades. Onde um tipo que foi ídolo e que já ganhou tudo num Barça chega ao Sporting e diz que nunca viu nada assim. Onde vários jogadores do leste europeu, habituados a ambientes escaldantes, chegam ao Sporting e apaixonam-se de imediato (e não se coibem de demonstrar). Onde o capitão de futebol de praia mostra a toda a gente o que é ser Capitão do Sporting e, ao mesmo tempo, o melhor do Mundo. Onde as atletas do #FutFem dão mostras de um Sportinguismo tal que nem parece que andam nisto há tão pouco tempo. Onde o princípio e o fim de tudo é a Paixão pelo desporto, pelo clube que representam e pela vida que escolheram, ao invés de uns valentes milhões na conta bancária.
É por isto que o ecletismo é tão importante. Porque nós, Sportinguistas, mais do que ganhar, gostamos de sentir a paixão de quem nos representa e é aqui que ela é demonstrada sem filtros, sem merdas e sem desculpas. Os títulos são apenas a consequência natural da nossa grandeza. Mas enquanto a paixão existir, eu, como Sportinguista, também existo.
* às sextas, quando tem tempo de ir às compras, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
Clica aqui para saberes todos os pormenores sobre o (J)Amor Leonino
2 Junho, 2017 at 13:46
São estes pequenos nadas que nos tornam nisto tudo! (e, sim, também me custa ver um Bas Dost acabado de chegar a sentir mais a camisola do que quem cresceu com ela vestida)
2 Junho, 2017 at 13:50
Nem mais…
O meu Gui a marcar ensaios, e a imitar o murro no ar de língua de fora de Slimani 🙂
2 Junho, 2017 at 14:35
Lá estás tu a picar o Suinão.
E o Figo, Cherba? Curtias para diretor desportivo?
2 Junho, 2017 at 14:57
gostava mais do Balakov ou do Schmeichel, mas não tenho qualquer problema de pele com o Figo (além de ser o segundo maior jogador da história do futebol português e de ser respeitado e reconhecido em todo o mundo)
2 Junho, 2017 at 15:05
Só não é respeitado pela grande maioria dos Sportinguistas. E pelos catalães. Pesetero.
2 Junho, 2017 at 15:57
Não sou um fã da pessoa humana em causa, nem ponho as mãos no fogo pela sua integridade moral, mas, valha a verdade, os sportinguistas têm poucas razões de queixa do Figo, pelo menos quando se meteu naqueles apuros de assinar por mais de um clube. O Sousa Cintra teve mais do que uma oportunidade para lhe melhorar o contrato e desbaratou-a. Em 1994, até o Pacheco recebia n vezes mais do que o Figo; Figo que, apesar da idade, já era, nessa altura, o jogador de rendimento mais elevado e consistente do plantel (acima do Balakov). O “affaire Figo” é mais um lamentável episódio do “presidencialismo amadorístico” que tardámos demasiado a perceber que não servia os interesses do clube (enfim, o que se seguiu também não é propriamente recomendável). Eu sei que é mais fácil lançar o odioso para cima do Luís Figo, mas não é justo. Em vez de ser tratado como “menino casa,” ao Figo devia ter sido reconhecido o estatuto de jogador de absoluta excepção, remunerando-o em conformidade.
2 Junho, 2017 at 16:10
Quando falas em assinar por mais de que o clube, referes-te a qual das vezes?
Qdo assinou pelo Sporting e pelos lamps, ou quando assinou pela Juve e pelo Parma?
2 Junho, 2017 at 16:13
Quando assinou pelos italianos. Antes, quando assinou pelos lamps, não assinou por nós. Acabou “libertado” por instância do Sousa Cintra (que lá conseguiu recuperar-lo). Mas também não o critico. Nessa altura, ele e quase todos os outros já não viam “papel” há oito e mesmo nove meses.
2 Junho, 2017 at 16:14
*recuperá-lo
2 Junho, 2017 at 16:33
Não assinou porque JÁ tinha contrato. O que não invalida o facto de ter a assinatura em dois contratos diferentes.
2 Junho, 2017 at 16:42
Não, celebrara um contrato que, por força do incumprimento reiterado da entidade patronal, caducara. Quando assinou pelo lamps, era inteiramente livre para fazê-lo.
2 Junho, 2017 at 16:44
E então? Depois voltou a assinar pelo Sporting? Qual é a diferença?
2 Junho, 2017 at 17:07
Maria, o único ponto relevante é o de que, quanto à sua conduta nessa altura, não há nada que se lhe possa apontar. Em particular, nenhum sportinguista se pode sentir defraudado pelo que ele fez. Além de legítimo é compreensível que um profissional a quem a entidade patronal não paga meses a fio vá à vida.
Claro que isto acopla noutro ponto: não espero nem quero de um profissional provas de amor ao clube, incluindo sacrificar-se no “altar das remunerações” ou outro qualquer. Desejo, melhor: exijo “apenas” profissionalismo à prova de bala.
2 Junho, 2017 at 17:12
Que não mostrou. Se assinou pelos lampiões porque estava “amuado”, voltou atrás porque?
2 Junho, 2017 at 17:36
“Amuado,” Maria? Que diacho, consegues fazer melhor do que isso. Não tem nada a ver com estados de alma seja de quem for. Trata-se de obrigações e direitos. A partir do momento em que o Sporting não cumpriu a sua parte, desobrigou-o. Um profissional tem não só o direito como a obrigação de ser remunerado pelo seu trabalho. Essa espécie de “pro bono” que os ditos estágios profissionais hoje em dia vão banalizando não é mais do que uma pouca vergonha, uma exploração essa sim muitíssimo censurável do trabalho físico e/ou intelectual das pessoas.
Do mais, não tenho de conjecturar quanto aos seus motivos. As três partes concordaram que que devia permanecer no Sporting, eis tudo o que terceiros precisam de saber.
2 Junho, 2017 at 23:35
Gregor : Se o Sporting lhe devia ordenados e ele foi assinar pelos lampiolhos, a seguir voltou atrás com a palavra. Como voltou a fazer mais tarde. Quando assinou de novo por dois clubes. E quando num dia disse que não saía do farsa e no dia seguinte estava a assinar pelo real.
A palavra ( e a assinatura ) do figo vale BOLA!
É só isso.
3 Junho, 2017 at 23:55
Peço desculpa por me meter na vossa conversa mas, Maria, o Gregor Samsa tem toda a razão no caso em que assinou pelo Vergonhoso. Por mais sportinguista que se seja há sempre limite para os maus tratos que aguentamos – acontece o mesmo nos relacionamentos! Atingido o limite, é procurar outras soluções… Se a melhor era o Vergonhoso…
Quanto à ida do Barça par o Real, cumpriu-se o contrato. Não há que lhe apontar nada!
Ele queria ganhar mais, porque achava que merecia, porque havia que nem jogasse e ganhava mais que ele, que era um dos principais jogadores do clube. Andou 1 ano a tentar que o aumentassem. Mais uma vez atingiu o limite e procurou outra solução.
No contrato dizia que para sair tinha de pagar 60M€. Pagou e foi à vida dele…
2 Junho, 2017 at 16:13
O Figo é o que se chama jogador cerebral.
E estou a falar de jogadas fora de campo.
As declarações mais recentes sobre o Sporting são o costume: nunca fecha a porta a nada, mantém sempre as opções em aberto — daí às vezes enganar-se e assinar por dois clubes.
Prefiro o Cantona.
2 Junho, 2017 at 16:57
Isso mesmo.
Ainda há meia-duzia de meses assinou uma parceria com os lamps.
2 Junho, 2017 at 17:22
Credo Maria, que exagero. Deves pensar que esse rapaz que trazes aí na imagem nasceu Sportinguista. Na posição e idade do Figo, teria assinado pelos lampiões
O mesmo que só se “lembrou” de ser sócio, quando BdC se lembrou de o convidar para sócio 100 mil. Mas ao contrário do Figo, nunca teve dinheiro para comprar um camarote em Alvalade.
O mesmo que aconselhou Nani a não vir para o Sporting, porque seria um passou atrás na carreira.
2 Junho, 2017 at 17:24
Não sei se teria. Não o fez. Quando o fizer e se o fizer, passo a ter a mesma opinião dele que tenho do pesetero.
2 Junho, 2017 at 18:07
O CR não é esquisito, podem ser dólares, libras, ienes, euros…
Mas podemos sempre por as coisas ao contrário.
O Figo jogou no Sporting até aos 24 anos, o CR saiu aos 18,
não fosse ficar farto de jogar no Sporting….
Tudo isto para dizer que é injusto ter preconceitos contra uns e não contra outros. Provavelmente o Fábio já gostava do Sporting, quando o Sá Pinto ainda torcia pelo Porto, por exemplo.
2 Junho, 2017 at 18:35
No dia que o CR festejar um golo contra o Sporting como se tivesse sido campeão europeu, acredita que vai para o mesmo saco onde esta esse lampião tresmalhado.
2 Junho, 2017 at 18:11
Não percebo esta atitude para com o Figo.
O que ele fez de mal contra o SCP que justifique esta atitude de grande parte dos sportinguistas…
2 Junho, 2017 at 19:44
Só podes estar a brincar? Foda-se o gajo recusou-se a renovar com o SCP e foi vendido ao desbarato para a Juv… Barça se não nem um euro víamos!
3 Junho, 2017 at 13:06
olha eu gostava muito de ver o Figo como director desportivo.
2 Junho, 2017 at 15:08
Schmeichel era top!
2 Junho, 2017 at 17:06
se era top, anota: #Cherba2021
2 Junho, 2017 at 17:10
+2343243243
É assim? Ou fico de fora?
2 Junho, 2017 at 19:34
Dei esse nome faz uns meses.
2 Junho, 2017 at 15:27
Figo? Não, obrigado
2 Junho, 2017 at 17:11
Em Setembro estão no ponto.
2 Junho, 2017 at 17:17
Nem desses gosto
2 Junho, 2017 at 16:05
eu se me convidarem é óbvio que aceito Cherba e de borla!
2 Junho, 2017 at 18:01
Na minha opnião Figo era a pessoa certa no lugar certo.
Precisamos de um director desportivo !!
2 Junho, 2017 at 13:49
http://1.bp.blogspot.com/-m-wUN5klg8I/UgLZO8Om3RI/AAAAAAAAj5U/-BiGpGgR-cc/s1600/SCP+1.jpg
Uma imagem daquelas me emocionam cada vez que a vejo…
O “nosso Capitão” quando ganhamos o Navional de 3ª Divisão.
Partilhem aqui aquelas que são para cada um o Sentir Sporting, pelos atletas.
Com a licença do dono da Tasca, claro.
2 Junho, 2017 at 13:53
as mesas são todas vossas
2 Junho, 2017 at 14:30
Fui ao google e apareceu me este link….(nem li textos….vi so imagem do Beto e a vem a seguir à do Beto)
Beto – Capitão
http://onossosporting.blogspot.pt/2007/03/
(esta da tasca tambem é boa…..mas a primeira ficou gravada para sempre)
https://atascadocherba.com/2017/05/24/outros-rugidos-passados-mais-de-20-anos/
2 Junho, 2017 at 14:32
O Beto também era um grande capitão.
2 Junho, 2017 at 14:36
Curtia ver o Beto na Academia.
2 Junho, 2017 at 14:41
Eu curtia na Kapital
2 Junho, 2017 at 14:46
Em Lisboa tb.
2 Junho, 2017 at 15:27
+1
2 Junho, 2017 at 15:36
http://photos1.blogger.com/blogger/6889/2920/320/saPinto6.jpg
2 Junho, 2017 at 15:37
Sá pinto é aquela que “dobra a lingua” e o festejo na luz apos golo de penalti
2 Junho, 2017 at 15:40
Sá Pinto – Não chegam as fotos….tem que ser com videos
https://youtu.be/XaYqX-m11sQ
2 Junho, 2017 at 15:09
O Girão tambem merece uma palavra….grande Leão.
https://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.forumscp.com%2Fwiki%2Fimages%2F1%2F1c%2F%25C3%2582ngelo_Gir%25C3%25A3o_2016.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.forumscp.com%2Fwiki%2Findex.php%3Ftitle%3D%25C3%2582ngelo_Gir%25C3%25A3o&docid=aS51HjVLVsB-uM&tbnid=u5FotT4E5doJ-M%3A&vet=10ahUKEwiip7nXqp_UAhUFtRQKHWjRDzgQMwgnKAMwAw..i&w=1280&h=800&bih=638&biw=1360&q=gir%C3%A3o%20sporting&ved=0ahUKEwiip7nXqp_UAhUFtRQKHWjRDzgQMwgnKAMwAw&iact=mrc&uact=8
https://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fcdn.record.pt%2Fimages%2F2015-10%2Fimg_770x433%242015_10_13_07_41_00_1020082.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Fmodalidades%2Fhoquei-em-patins%2Fdetalhe%2Fandre-girao-sporting-pode-ganhar-ao-barca.html&docid=fh_dcqSVIZQnbM&tbnid=ouskFBX_xsRUxM%3A&vet=10ahUKEwjQh82Iq5_UAhVFOxQKHZquBkoQMwghKAEwAQ..i&w=770&h=433&bih=638&biw=1360&q=gir%C3%A3o%20sporting%20festejos&ved=0ahUKEwjQh82Iq5_UAhVFOxQKHZquBkoQMwghKAEwAQ&iact=mrc&uact=8
2 Junho, 2017 at 15:10
João Matos
http://pt.uefa.com/futsalcup/news/newsid=2230700.html
https://www.google.pt/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fstatic.globalnoticias.pt%2Fstorage%2FJN%2F2016%2Fbig%2Fng7078038.JPG&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.jn.pt%2Fdesporto%2Finterior%2F-sporting-vence-benfica-e-sagra-se-campeao-nacional-de-futsal-5236664.html&docid=ebtnxm3FsTnDgM&tbnid=yjkWfPJ9hkGpeM%3A&vet=10ahUKEwjbv-Cnq5_UAhVEtRQKHZUABJwQMwgnKAcwBw..i&w=915&h=610&bih=638&biw=1360&q=jo%C3%A3o%20matos%20sporting%20festejos&ved=0ahUKEwjbv-Cnq5_UAhVEtRQKHZUABJwQMwgnKAcwBw&iact=mrc&uact=8
http://www.jn.pt/desporto/interior/-sporting-vence-benfica-e-sagra-se-campeao-nacional-de-futsal-5236664.html
2 Junho, 2017 at 15:40
https://media.licdn.com/media-proxy/ext?w=800&h=800&hash=vaCGdyMUtnhneKZyQhhHZPcOorw%3D&ora=1%2CaFBCTXdkRmpGL2lvQUFBPQ%2CxAVta5g-0R6nlh8Tw1It6a2FowGz60oISIfYC2G8G2f1spyfNT-tdoDSeLCppEtOdSQEkxJkcrG-GGGiSp7HSoy5GZ0P0_-7X5egaBQOLE4UlGtB-No9KTR0otH1Ia3_ci8Tg6kKTi6bEZrdX1Y0OCgn2sDbIZHpHHsz6WfJH_v5OPpRX-5H4tFs6EtbkfjvRMIT0tVBzVh4z3nsq4zYGQ0126SII3fmIEwjA3aVdfpvp_mT_hu8sXzanBqLlYe7NY2NK70CwnmY18eKXlSw3EhrrHQW8j4NgM4kU3qBoIMc_nS3Duogcyeomt7sHkGMraM2og
2 Junho, 2017 at 15:41
A cara das 2 jovens atras da capitã….arrepia, confere!
2 Junho, 2017 at 16:01
Mesmo…
ainda vou procurar por ensaios marcados pelos nossos leões pequenos da oval…
As reações costumar ser giras…
Desde a menina que vai jogar por outra equipa contra o Benfica Rugby marca ensaio, e começa a bater no peito 🙂
2 Junho, 2017 at 16:12
https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjr8ZDnuJ_UAhWGXRQKHdYXB7AQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.cmjornal.pt%2Fmultimedia%2Ffotogalerias%2Fdetalhe%2Fos_festejos_do_sporting_em_fotos&psig=AFQjCNH0AuJiy8Fj4ueNlX6L6In1U4obag&ust=1496502572734005
2 Junho, 2017 at 16:21
http://cdn.record.pt/images/2017-05/img_FanaticaBig$2017_05_31_23_11_30_1272089.jpg
2 Junho, 2017 at 16:27
http://3.bp.blogspot.com/-olD9N73OPNk/WLSqNb7fiEI/AAAAAAAACCE/gu_yy0meoEwyO7V9qjwdW0TrgsfgoRCgQCK4B/s1600/rui3.jpg
2 Junho, 2017 at 16:32
TOP
2 Junho, 2017 at 16:41
Top mesmo…
2 Junho, 2017 at 19:10
http://3.bp.blogspot.com/-LaBJyrRntJ0/TVsEY1ZisYI/AAAAAAAAAvg/OEVyGrkMUGE/s400/rotunda_da_boavista.jpg
E esta heim…?
SL
2 Junho, 2017 at 16:58
http://cdn.record.pt/images/2017-05/img_FanaticaBig$2017_05_31_21_42_29_1272007.jpg
2 Junho, 2017 at 15:49
https://www.supersporting.net/wp-content/uploads/2012/03/pereirinha-lesionado.jpg
2 Junho, 2017 at 15:59
aliás falando em lateral direito competente… onde anda este?
2 Junho, 2017 at 16:02
Brasil….
2 Junho, 2017 at 14:09
É uma grande verdade, as modalidades é que fazem aumentar a paixão que temos pelo nosso Clube.
Não há volta a dar mas é o futebol que faz mexer isto tudo mas a nivel de paixão,de emoção não se compara uma ida a um pavilhão a um estádio.
Enquanto sportinguista e tive a felicidade de ver ao vivo jamais me irei esquecer dos jogos da Final 4 no Meo Arena, do jogo com o Movistar e com o Dinamo em Odivelas. São jogos com uma carga que só assiste é que consegue explicar
2 Junho, 2017 at 14:18
Belo texto.
Mas o futebol hoje em dia cada vez mais é um “negócio”, temos que aceitar isso, não á muito por onde o Sporting se pode virar ou contornar essa questão, á que vender da melhor maneira o nosso “peixe” que tem selo de boa qualidade, embora nos últimos tenha sido mau aproveitado, com esta direcção já se vê melhoria, falo claro na venda de jogadores, da formação ou não.
Este ano é bem capaz de sair mais dois ou três por valores altos (William, Adrien, Semedo e quem sabe, mas espero que não, Gelson).
No entanto sai essa malta e entra outra, não á que ficar a chorar a saída de A, B ou C, o Sporting continua a sua vida á procurar de conquistar os tão desejados títulos.
E os jogadores vão á deles, com contratos melhorados e em Ligas de maior dimensão (ás vezes só mesmo vale o contrato, porque a Liga ainda é pior).
2 Junho, 2017 at 14:18
O futebol pode ser o pulmão do Sporting Clube de Portugal, mas, para mim, as modalidades são e serão sempre o coração do nosso clube.
SL
2 Junho, 2017 at 14:24
Na mouche…
Eu vibro sempre q vejo a camisola do meu clube a disputar o que quer que seja. Sou adepto/sócio do Sporting Clube de Portugal e não de uma equipa de futebol…
2 Junho, 2017 at 14:30
Percebo perfeitamente o que dizes! E concordo.
Mas não deixo de pensar…há um mês este texto teria zero referências ao Andebol e várias ao futsal. Jogadores que fizeram a vida toda ou perto disso no Sporting no final eram acusados de mandar no clube ou depois não tiveram o merecido respeito (Beto até dar entrevistas era ignorado por exemplo e eu lembro-me do que diziam quando ele ainda jogava mas já não era o mesmo…idem para o Barbosa ou Rui Jorge). Também nós acho que não valorizamos conveniente os últimos que cá fizeram a carreira toda, especialmente no futebol. Nas modalidades já me cansei de referências a “ponham os olhos nestes” quando estes ganham e são triturados por muitos quando perdem com referências a falta de empenho.
Se é verdade que isto é uma bola de neve que acho que começou pelos próprios jogadores, nós muitas vezes também somos injustos com outros…também nós enquanto adeptos temos um caminho a fazer para nos habituarmos a este mundo e a conseguir realmente ser justos para com quem dá tudo mas não consegue ganhar dos que estão de passagem…
2 Junho, 2017 at 14:44
Tiago, não sei se é bem assim.
Há 2 semanas estava tudo perdido contra os fruteiros. E aquilo que vi no pavilhão é algo que nunca vi no futebol. Cudic a chorar baba e ranho pelo erro que cometeu, os companheiros todos a confortá-lo e todos os adeptos a sentirem como sua as dores do Cudic. É fodido explicar, mas foi mesmo assim. Isto tudo numa altura em que nem o mais optimista dos Sportinguistas pensava que isto ia acabar como acabou.
Nós já não somos injustos com ninguém. Damos é na mesma medida que recebemos. E nas modalidades recebemos muita Paixão, logo respondemos da mesma forma. No futebol recebemos frieza e calculismo…
2 Junho, 2017 at 14:48
Nunca vi um jogador das modalidades, mesmo depois de perder um jogo, não vir cumprimentar os adeptos junto à quadra. Um a um.
E ainda pedem desculpa pela derrota.
2 Junho, 2017 at 15:11
É um mundo à parte.
Futebol vs O resto
E esta diferença existe também na comemoração de um título de futebol. Para a grande maioria é uma festa bem maior que um título de Andebol, Hóquei ou Futsal.
2 Junho, 2017 at 18:58
Eu concordo contigo e nunca me lembro de ter dito que os jogadores das modalidades não deram tudo! Eu acho que dão tudo e concordo que têm uma atitude completamente diferente do futebol.
Lembro–me aqui muitas vezes de ir contra comentários na altura das derrotas que dizem que eles não deram tudo…sempre que uma modalidade perde e a seguir outra ganha vejo adeptos a dizer que a que ganha é que é e que a que perde devia meter os olhos nestes. Sendo que varia a modalidade conforme o resultado. É isso que digo. Nem vou ao óbvio das derrotas do futsal que é uma autêntica esquisofrenia. Se o Andebol perde o campeonato tínhamos o mesmo fenómeno em 5 dias.
Esta equipa de Andebol para mim tem algo de especial desde o início. Acompanham o Sporting em geral. Lembro-me de ver várias vezes nas redes sociais jogadores do andebol no futsal ou no futebol. Já disse que o Ruesga sozinho fez mais pelo andebol a nível de comunicação do que o Sporting todo.
Agora como digo concordo contigo quando dizes que o Futebol está cheio de meninos ao contrário das modalidades…não se pode dizer nada que os meninos podem ficar ofendidos. Não sei muito bem quando isto começou…mas ainda hoje vivemos um bocado na esquisofrenia entre defender os jogadores ou porque o treinador diz qualquer coisa, ou porque entraram só 5 minutos e devem ter ficado fdd, ou porque jogam pouco e devem estar de rastos, ou porque jogam na B e por outro lado dizermos que são uns meninos e têm é de amar só fazerem parte deste clube. Não sei se foi a adoração dos adeptos que os torna mimados, se é o excesso de análise que nos faz pensar nos mil e um efeitos de uma crítica, se foi o dinheiro…
Eu da minha parte sei que foram os corações partidos por inúmeras desilusões com jogadores que adorava e que não mereceram essa adoração. E por eles hoje em dia pagam os outros…tenho perfeita noção disso.
2 Junho, 2017 at 19:15
Não é a de andebol. É a de andebol, a de futsal e a de hóquei. Fazem todos questão de marcar presença nos jogos uns dos outros. E também vão ao futebol sempre que podem.
3 Junho, 2017 at 0:17
Curiosamente o único jogador de futebol a meter os pés num jogo das modalidas foi….o Ruben Semedo
2 Junho, 2017 at 14:31
completamente de acordo com o post do sá.
o futebol moderno que vá para o inferno.
mas infelizmente é esta a realidade que o futebol actual vive e é engraçado que vemos mais pureza nas modalidades mas também ai as coisas estão a começar mudar.
os unicos verdadeiros somos nós adeptos.
2 Junho, 2017 at 14:44
Grande posta. Eu sou adepto do Sporting Clube de Portugal. O futebol é uma das modalidades do clube, a mais importante, claro, mas é uma das cinquenta que temos para já.
Eu já consegui ultrapassar o facto de o futebol se ter tornado num negócio, no qual a paixão pouco conta. Tento não pensar nisso… e por isso, acima de qualquer atleta (ou dirigente), está o Sporting, imaculado e puro e dono do meu amor. Desta forma consigo viver feliz.
SL
2 Junho, 2017 at 14:46
Duvido que algum Sportinguista que entre num pavilhão ( mesmo não sendo apreciador da modalidade ) não saia de lá viciado no Sportinguismo que se vive.
Bom texto, Sá.
2 Junho, 2017 at 17:14
Maria…..e quando for verdadeiramente no NOSSO Pavilhão?!!!?
3000 leões…..até arrepia pensar, imaginar!!!
2 Junho, 2017 at 18:16
O de Odivelas é maior que o nosso Pavilhão?
2 Junho, 2017 at 19:30
naõ, o de Odivelas leva 2000 e o João Rocha 3000
2 Junho, 2017 at 17:15
completamente de acordo agora!
2 Junho, 2017 at 14:49
Eu, actualmente, só vejo algum amor à camisola nas modalidades. Aquela empatia e cumplicidade entre adeptos e jogadores de andebol, como se viu na 4aF, é impensável de ver no futebol. Eu, pessoalmente, sinto-me cada vez mais desligado do futebol, pelo domínio do vil metal, que tem relegado para o caixote do lixo o que é verdadeiramente importante…
2 Junho, 2017 at 15:00
Ouviram falar da “polemica” com Tiago Pereira reforço do carnide para o voleibol???
Gajo é Sportinguista….e espalhou magia no facebook à anos atrás… 🙂
Agora pediu “desculpa” aos patrões….
2 Junho, 2017 at 17:14
Ninguem?
http://www.maisfutebol.iol.pt/voleibol/tiago-pereira/reforco-do-benfica-pede-desculpa-por-publicacoes-de-odio-ao-clube
2 Junho, 2017 at 17:16
Também temos casos desses.
Calha a todos.
2 Junho, 2017 at 15:00
Racionalmente acompanho-te, Sá, mas emocionalmente não. Para mal dos meus pecados, sou um “homem do futebol.” A maneira como lido com isso, e lido há muito tempo, é não dar troco. Não tenho empatia com nenhum jogador em especial; nem quero ter. Só peço e espero que sejam competentes, i.e., bons jogadores e profissionais de corpo e alma.
Sim, as modalidades consolam-me e alguns atletas das modalidades emocionam-me (onde é que já se viu um jogador de futebol falante de castelhano a expressar-se num Português já muito razoável ao fim de uns meses de estadia em Portugal como o Ruesga? Nem ao fim de anos!). Mas não é a mesma coisa. E isto, acrescentarei, é uma confissão triste, em que cabe muita amargura.
2 Junho, 2017 at 15:03
Jogadores como o William ou Adrien,que acredito serem sportinguistas,não demonstram paixão pelo clube,mas mais é terem mentalidade vencedora,de campeões e sinceramente não vejo muitos jogadores da nossa Academia a saírem de lá com essa “gana”,excetuando claro o nosso sócio 100 mil e mais 2 ou 3. O Sporting precisa de formar homens com vontade de vencer, mais do que tudo, o que eu vejo são a maioria dos nossos futebolistas a serem levados pelo desenrolar dos acontecimentos,se as coisas não correrem de feição não são homens de arregaçar a mangas e lutarem para serem felizes,falta-lhes estofo e espirito de sacrifício.
Vejo na nossa equipa de futebol actual 2 jogadores com mentalidade de campeões,Coates e Dost e talvez o Patricio, depois vejo alguns aspirantes sem grande vontade.
4 Junho, 2017 at 0:22
O Adrien corre como ninguém e dá tudo o que tem. Não o metes nesse grupo restrito de jogadores por ter querido sair há um ano? Ou pensas mesmo que não tem essa mentalidade?
Eu acho que os jogadores do Sporting, aqueles que já estão há tempo suficiente, sabem que as hipóteses de serem campeões e ganharem títulos neste clube é muito inferior ao que seria se estivessem num Benfica ou num Porto. Chega a um ponto em que, se nem há títulos, só o dinheiro conta mesmo! E aí ganha-se muito mais lá fora…
2 Junho, 2017 at 15:10
Este post vai de encontro ao que tenho pensado ultimamente, e que realmente dá muito que pensar e discutir.
Gostar de desporto, e no nosso caso, ser do Sporting, é sentir paixão pelo jogo e pelos valores que o clube defende. No dia em que essa base desaparecer (e no futebol pouca são ainda as equipas que se movem pela paixão, dando prioridade ao negócio), o Sporting vai perder grande parte dos seus apoiantes, e isso ficou bem à vista quando anteriores direcções decidiram acabar com modalidades históricas.
Nos últimos anos temos vindo a crescer a todos os niveis, fruto claro está, da grande paixão que este presidente (e restante administração) tem pelo clube, e pelo despertar da paixão que os adeptos têm ao ver que o Sporting voltou a estar enquadrado nos valores por si defendidos ao longo da história.
Ou seja, é inquestionável que os adeptos do Sporting são dos mais fieis a nivel mundial, e que não é apenas a vontade de ganhar que os leva a amar o clube.
Outra situação que me causa algum incomodo, é o facto de antigos jogadores, treinadores e até dirigentes terem caído no esquecimento. Não pretendo que aqueles que ainda estejam no activo e sejam nossos adversários nos favoreçam, mas quero carinho, respeito e uma ligação forte com eles. Há muitos e muitos casos, e esta ideia até me foi despertada pela contratação do Ernersto Valverde pelo Barcelona, que foi jogador culé há uns bons anos atrás e apenas por duas épocas e que sente o clube que se lá tivesse estado toda a sua vida. Isto constroi-se, não cai do céu.
Há nomes de grande valência na história do clube, Beto, Sá Pinto, Vidigal, Iorda, Balakov, André Cruz, Marco Aurélio por exemplo que podiam e alguns até deviam integrar a estrutura do Sporting Clube de Portugal.
PS: O Adrien disse isso tudo e merece ser criticado, mas o seu empenho em campo e o facto de não ter saído aos 15 anos revelam muito do seu Sportinguismo e merecem também ser elogiados.
2 Junho, 2017 at 15:11
Só um aparte que devia estar no texto. Como em toda a regra há uma excepção, Rui Patrício é dos nossos. De corpo e alma.
2 Junho, 2017 at 15:12
Na mouche Sá. Totalmente de acordo.
E quantos dis jogadores de futebol tiraram 1min para irem as redes sociais, como tanto gostam e dar os parabéns ao Andebol?
Nem um
2 Junho, 2017 at 21:02
Pois, mas em contrapartida mudam logos as fotos nos perfis de facebook por causa dos jogos na selecção. Por acaso os gajos do beifica ou do porco fazem isso?
2 Junho, 2017 at 22:37
Mudam por causa dos contratos com a Nike…
2 Junho, 2017 at 21:46
Pedro Marques.
https://twitter.com/pedro_marques54
Andebol. Futebol Feminino. Futsal. Duas fotos com o Leão ao peito.
Não faz dele melhor jogador. Talvez não faça dele mais Sportinguista. Mas diz muito.
Há mais. Mas só pediste um.
2 Junho, 2017 at 23:31
Vá da equipa A 😛
2 Junho, 2017 at 23:56
Não me lixes. Assim não brinco mais…
2 Junho, 2017 at 15:26
É isto tudo Sá!! As modalidades são a nossa essência e não apenas aquilo a que nos agarramos em tempos de crise futebolística. É verdade que o futebol movimenta multidões mas é nas modalidades que ainda reside a pureza da paixão.
Os jogadores do futebol que ponham os olhos nas modalidades; os adeptos e as claques que apoiem mais e mais e não apenas em derbies.
2 Junho, 2017 at 15:28
Qts gajos do futebol estavam a ver o andebol?
Vou excluir o que estão de férias lá fora ou nas seleções.
Qts gajos de outras modalidades?
2 Junho, 2017 at 15:38
No twitter ate o Guillem, que já nao é nosso treinador, deu os parabéns.
2 Junho, 2017 at 15:41
O Albuquerque estava, já vi pessoal do futsal no andebol e vice-versa. Do futebol é que é mais difícil.
2 Junho, 2017 at 15:57
O Bruno de Carvalho, Director de Futebol Profissional.
2 Junho, 2017 at 16:05
Ahahahaah.
O diretor desportivo.
2 Junho, 2017 at 16:16
E esse também.
E o Bruno de Carvalho, Director ao jogo da parte do futebol! uahah
2 Junho, 2017 at 17:11
E Diretor do Banco de Suplentes.
Junta a esta função Rei das Trivelas em garrafas de água no balneário.
2 Junho, 2017 at 19:51
Quando a pandilha se entusiasma… e começa a faltar ao respeito… porque se acham engraçados… o Sporting é que fica a perder.
2 Junho, 2017 at 20:37
A grande questão é quem escreveu a tua mensagem.
Começa está com cedilha.
Tem calma, pá. É só a reinar. Adoro o presidente.
2 Junho, 2017 at 21:55
Manos, não se brinca com coisas sérias.
Respeitinho.
2 Junho, 2017 at 23:33
Alerta PIDE!!!
2 Junho, 2017 at 23:35
Pronto, está o caldo entornado. Se a equipa feminina lê isto, amanhã já não vão dar 100%.
3 Junho, 2017 at 10:32
😉 não tem pilinha para brincar?
3 Junho, 2017 at 10:34
E se tu brave adoras o presidente… é lá contigo.
Apenas me refiro a respeitar!
2 Junho, 2017 at 15:28
Desculpem o off, mas no seguimento do post do mister do café:
“Boa tarde,
Está a ser anunciado que Rui Costa será comentador residente, da competição Taça das Confederações.
Tendo em conta que o mesmo é administrador de uma sad cotada em bolsa, com activos dessa mesma sad, na competição, e, com activos de outros clubes rivais também presentes, não esquecendo estarmos em época de transferências, questiono a razão desta escolha .
Como é que podemos esperar independência da análise do possível comentador , quando o mesmo, devido ao cargo que exerce na sad do seu clube, fica de antemão impedido da imparcialidade necessária para desempenhar a função de comentador de uma competição desportiva.
Por mais de uma vez , temos sido brindados por um mau serviço prestado a todos os contribuintes que não equipam de vermelho, esquecendo-se que Portugal não tem uma só cor.
Questiono as opções de marketing e campanhas publicitárias onde a regra tem sido conotar de forma negativa o Sporting Clube de Portugal, com situações que afetam a nossa sociedade e utilizar a instituição Sporting Clube de Portugal e os seus representantes de forma perjurativa na promoção de conteúdos.
A v/instituição é uma entidade pública, que por sua vez é suportada pelos contribuintes, nos quais me incluo, no mínimo, exige se respeito e serviço público.”
Sugiro que quem tenha paciência, ajudo a entupir a caixa de correio do provedor da RTP.
SL
2 Junho, 2017 at 19:55
É no mínimo lamentável.
Um país que assobia para o lado, quando um 1 ministro ( lampeao ) rouba a liderança do país…. tá tudo dito.
Ah e o anterior que foi de gaveta também era.
Na próxima ver que forem votar. .. tenham em atenção a cor clubistica do cromo,
Sim o Paços também era lamp.
2 Junho, 2017 at 15:43
Um excelente post que, infelizmente, nos transporta para a amarga realidade que é o mundo cão do futebol. Sou do tempo em que vi Manuel Fernandes e Sheu rejeitarem grandes propostas para sairem dos seus clubes e recusaram. Sou do tempo, já bem mais distante, em que Manuel Faria e Manuel de Oliveira podiam ter saído do Sporting com condições muito superiores. Já nesse tempo as modalidades tinham uma enorme importância na vida dos Sportinguistas. Ver os nacionais de Atletismo em garoto com o meu pai, no velho Alvalade, com as duas jornadas a terem lugar no fim de semana, ver as chegadas vitoriosas de João Roque e o eterno Joaquim Agostinho, na volta a Portugal, são alguns dos exemplos.
Joaquim Agostinho foi, para mim, o maior ídolo do Sporting. O único que me levou à derradeiea homenafem na Basílica da Estrela.
2 Junho, 2017 at 15:51
Não havia concluído o meu comentário (com erros porque estou a escrever no tm)
e porque inadvertidamente toquei onde não devia. Faço-o agora do modo seguinte:
“Ah e tal, compreende-se, o gajo vai ganhar muito mais lá fora”. Coitadinhos! Ganham tão poucochinho, precisam de garantir o futuro. Com licença: o caralho!
Obrigado, Sá. Com este último parágrafo, deitei cá para fora o que há muito penso sobre a ingratidão reinante nos profissionais da bola.
SL
2 Junho, 2017 at 15:50
Querem um banho de sportinguismo? Vejam a Porta 10A com a Ana Borges.
Se fosse com a Marchão, Tatiana Pinto ou Solange Carvalhas era igual…
2 Junho, 2017 at 16:04
A tal que largou uma liga competitiva e com visibilidade para vir ajudar o clube do coração!
2 Junho, 2017 at 17:40
A equipa feminina de futebol será, provavelmente, aquela que mais Sportinguismo reune!
2 Junho, 2017 at 18:14
A equipa feminina de rugby não fica atrás… Tem é menos visibilidade. Vejam a reportagem sobre as campeãs de rugby que passou na Sporting TV. São GRANDES!
2 Junho, 2017 at 15:53
Não é verdade que o Adrien não se despediu quando quis aceitar a proposta do Leicester. Aliás, a coisa azedou precisamente porque ele despediu-se antes de tempo.
Concordo que nas modalidades se sente mais Sportinguismo pelos próprios atletas, incluindo a atitude de muitos estrangeiros que se “apaixonam” pelo Sporting quando as coisas correm bem. É tudo mais genuíno do que no futebol.
Quero deixar aqui dois nomes de dois enormes Sportinguistas no coração, que provavelmente estarão muito perto de serem empurrados para fora (esperemos que não!): Francisco Geraldes e Iuri Medeiros. Se querem raça, qualidade, criatividade e amor incondicional ao Sporting declarado publicamente são eles os dois, os dignos sucessores dos “Sá Pintos” e “Betos” do passado recente. Espero que o Presidente Bruno de Carvalho os blinde e os imponha convenientemente. Se não o fizerem daqui a uns anos ainda nos arriscamos a vê-los do outro lado da barricada ou a terem o seu estrelato lá fora.
2 Junho, 2017 at 16:14
E o Podence.
2 Junho, 2017 at 18:39
O André Martins não era, pois não? e antes o André Santos também não era? E antes …
2 Junho, 2017 at 16:08
Tal como diz o Cherba, é triste quando se vê o Bas Dost, acabadinho de chegar, a sentir mais a camisola que aqueles que a vestem desde miúdos. Também é triste Slimani, mais um jogador que não era da nossa formação, a ser o único jogador que me recordo dos últimos anos a sair visivelmente emocionado no último jogo que fez de leão ao peito.
É evidente que o futebol não pode ser comparado a qualquer outra modalidade, nem espero que qualquer jogador faça um contrato vitalício. Até podiam pensar no Sporting como um trampolim para outros voos mais altos, mas aqui o problema é mais do que isso: é falta de caracter! Alguns jogadores precisavam de ter um bocadinho mais de brio profissional.
Claramente que a forma ardente como nós adeptos vivemos o clube não passa para os atletas (ou pelo menos não passa para todos eles). Mesmo ultimamente e apesar dos “apertos” pouco consensuais dados pelo nosso Presidente, a atitude é exatamente a mesma.
Podemos ser uma boa escola de formação e até tentar incutir alguns bons valores nos miúdos ao longo dos anos, mas as fragilidades humanas de muitos jogadores acabam por saltar à vista mais cedo ou mais tarde. Nem todos têm uma mentalidade de campeões e perdem-se à sombra do pouco que já conseguiram, acabando por estagnar por completo. Um atleta deveria procurar sempre melhorar a cada dia. Já nem se trata de pensar no clube que representa, mas pensar sim na sua carreira futura. Nem o exemplo do Cristiano os inspira, nem nunca vão tentar perceber que aquilo que o distingue realmente de todos os outros é a capacidade de trabalho aliada aquilo que todos eles sabem fazer: jogar futebol!
2 Junho, 2017 at 16:12
Espero bem que se mantenham.
Acho que não irão defraudar as nossas expectativas quanto ao que sentem pelo Sporting.
E as Leoas do futebol, entre as quais estão algumas que não “são do Sporting
desde que nasceram”, e que têm sido VERGONHOSAMENTE atacadas por isso, merecem o meu profundo agradecimento
pela garra na defesa das nossas cores.
Para terminar, estive a ver hoje o jogo de andebol que nos deu o título. Mas na tvi24
para “medir” outro ambiente. Exasperamo-nos com a quebra do Sporting. Os lampiões, nada pressionados, estiveram dos 13:20 até aos 29:40 para marcarem o oitavo golo! E nos sete minutos e meio que faltavam para o final, marcaram-se cinco golos (ganhávamos por 23-20)…
2 Junho, 2017 at 16:14
Primeira parte do comentário para o LD.
2 Junho, 2017 at 16:42
Clap! Clap! Clap!
Grande texto!
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
2 Junho, 2017 at 17:02
Sou grande adepto das modalidades, sempre fui, que prazer tinha quando éramos campeões europeus de corta mato, o problema está na dificuldade em incutir isso no meu puto sem ganhar no futebol , a conversa vai dar sempre ao mesmo:
– Pai, ganhamos em tanta coisa mas eu também quero ser campeão no futebol.
2 Junho, 2017 at 18:19
Lá em casa é igual !!
2 Junho, 2017 at 18:25
Off:
Obg GAG
Fim de semana bem recheado… isto não pára:
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-586728
Pena a Sporting TV não darem o futsal feminino em vez dos juniores…
Há LC…
Jogo decisivo para os iniciados…
Hóquei com uma jornada interessante entre os 4 primeiros…
Andebol é para vencer!
Futsal para não facilitar…
E força miúdas! Tragam a taça!
2 Junho, 2017 at 19:16
A RTP1 transmite a final da taça.
2 Junho, 2017 at 18:27
Grande posta Sá.
Vejo que agora que acabou o campeonato de futebol, andas mais calmo 🙂
Plagiando o lema do barça, “O SPORTING é muito mais que futebol”, o ecletismo é o coração e a alma do Leão.
O futebol é muitíssimo mais mediático, é verdade.
Permite-me dizer que te esqueceste do rugby feminino, pois elas são também, verdadeiras leoas.
Escondidinho, para onde vai jogar a Isabel Ozório agora que acabou o campeonato e taça?
2 Junho, 2017 at 18:56
Quem me conhece sabe que eu sou um gajo calmo. Mas isso não invalida que tenha as minhas opiniões bem pensadas e vincadas. E em relação ao futebol do Sporting, não estou nervoso nem chateado, estou fodido, que ainda é pior! O que se passou este ano no nosso futebol devia ser um case-study de má gestão com responsabilidade de todos os envolvidos, Presidente, Treinador e Jogadores. Isto devia ser estudado a fundo para nunca mais acontecer. Mas é como tu dizes, já acabou o campeonato, é virar a página que para o ano há mais.
Quanto aos(às) atletas das modalidades que não referi, tens toda a razão. Esqueci-me de muitos(as). Mas eles(as) compreendem. Não há espaço na caixa de comentários para escrever todo o orgulho que sinto por eles(as).
2 Junho, 2017 at 19:24
Não querendo ser chato, mas quando perdes três titulares com a competição já em curso, tens dois até ao final do fecho de mercado com serias hipóteses de sair, a correr, buscas alternativas e compras o que é possível e em lote para que se um não der, sempre tens outra para testar. Quando se tenta proteger ao máximo os interesses financeiros do clube, isto pode muito bem acontecer e não é preciso muitos estudos para perceber.
Já desistir tão cedo da luta, mesmo com uma diferença pontual significativa é que na minha opinião não pode nem devia acontecer.
2 Junho, 2017 at 21:46
” compras o que é possível e em lote para que se um não der, sempre tens outra para testar. ”
Mas achas que alguma estrutura profissional trabalha ou deve trabalhar assim???
2 Junho, 2017 at 21:53
🙂
Ainda bem que o Malcom não trabalha no Sporting.
2 Junho, 2017 at 22:18
Se querias vender o João Mário por 40M, o Slimani por 30M, o Adrien por 35M o William por 40M, talvez não tivesses outro remédio, ou então antes de concretizar qualquer venda compravas quatro ou cinco “Bas Dosts”, com o dinheiro que ainda não tinhas e mostravas o quanto desesperado estavas por vender. E se as vendas abortassem como abortaram as de William e Adrien, para pagar a conta, chamavas o amigo dos 10%, que ficava já com a lista para vender em saldos na reabertura do mercado.
Ser-se independente, tem os seus custos ….
Na altura, comprastes o que havia disponível … pena que tenha falhado. Achas que JJ não queria o Danilo, ou o Cervi ou não quis o Mitroglu e tantos outros
2 Junho, 2017 at 22:47
O problema não foram as saídas do João Mário e do Slimani que até foram muito bem substituidos…
2 Junho, 2017 at 22:59
Claro que não foram, não foi isso que eu disse, o problema foi a indefinição mantida praticamente até ao fecho do mercado e não tinha a ver só com estes dois, mas também com as eventuais saídas de Adrien e William. Se não estou em erro o Adrien até se despediu dos adeptos.
2 Junho, 2017 at 22:41
Illuminator, respondendo directamente à tua questão, não nenhuma estrutura profissional trabalha ou deve trabalhar assim, excepto aquelas que estão com a corda na garganta e a tentar recuperar décadas de prestigio e credibilidade e sobretudo que não se vergam a empresários gananciosos e fundos mafiosos.
2 Junho, 2017 at 18:40
Futebol de praia daqui a pouco… muito difícl, o braga está muito forte.
https://www.youtube.com/watch?v=fAYzZ29QP3k
Muita qualidade a dançar neste momento na areia…
2 Junho, 2017 at 19:19
Vai começar
2 Junho, 2017 at 19:20
0-1, grande golo
2 Junho, 2017 at 19:20
Começamos mal, 0-1
2 Junho, 2017 at 19:21
0-2!
2 Junho, 2017 at 19:22
E vão dois… 0-2.
Vamos lá, malta!
2 Junho, 2017 at 19:24
Ir à praia significa curtir o passeio, dormir um pouco na areia, dar um mergulho…
Hoje só falta o mergulho.
🙂
2 Junho, 2017 at 19:32
Chamem a bófia que o Braga está a fazer um arrastão na Nazaré.
2 Junho, 2017 at 19:32
É isso, tática jaime pacheco: limpar bola e jogador.
2 Junho, 2017 at 19:34
Os nossos farão certamente o melhor que serão capazes…
Mas o Braga tem uma boa equipa…embora ontem parece que se viram atrapalhados para ganhar ao “Sotão” da Nazaré…!!
Vamos ter esperança…isto ainda não acabou…!!
Sporting Sempre…!!
SL
2 Junho, 2017 at 19:35
A seleção brasileira, com um misto de portugueses, é muito forte.
2 Junho, 2017 at 19:37
Primeiro período fraquinho da nossa parte. O Braga marcou duas ds três oportunidades, é verdade. Mas nós não tivemos uma grande oportunidade.
Vai ser difícil!
Vamos malta!
2 Junho, 2017 at 19:40
Grande post , em cheio dans la fenetre de quem quiser.
Grande post, acompanhado de grandes fotos de grandes Leões, os que o quiseram ser.
Fartinho de galdeirices, foreber.
Dost é Grande !
Patricio Grande é !