A amizade é um reflexo involuntário, às vezes acontece sem grandes explicações. Apesar de sermos os dois do Sporting, somos muito diferentes e quem nos veja lado a lado nunca adivinharia que somos amigos. Ele é um beto lisboeta das Avenidas Novas, que estudou numa escola religiosa e que usa camisas de marca. Eu sou um gajo da parte velha de Lisboa, que anda sempre de ténis e que estudou toda a vida em escolas públicas. Não pensem que é um amigo distante. Se ele me telefonasse às 3 da manhã a pedir-me para o ir ajudar a enterrar um “volume” de 1.80 m x 60 cm eu ia sem fazer perguntas. Mas, caralho, este gajo às vezes fode-me o juízo. A seguir transcrevo as coisas que ele diz que mais me irritam, acompanhadas pelas minhas respostas habituais.
1) “o BdC não tem nível” – Isso vindo de quem estudou no Colégio de Santa Doroteia (ou lá como essa merda se chama) não me diz nada. E da próxima vez que lá fores diz às freiras que eu as mando pró caralho.
2) “Jorge Jesus é demasiado caro, um clube como o Sporting não pode gastar 6M num treinador” – Então em que é que “um clube como o Sporting” pode gastar 6M? Na renovação da Loja Verde do Carlos Barbosa que deixou aquela merda a parecer a sala da espera dos Frequent Flyers da Lufthansa? Ou na contratação do Pongolle, do Bojinov e do Jeffren? Vai mas é ler o Relatório de Contas.
3) “Se falássemos menos nos árbitros eles prejudicavam-nos menos” – Então vamos imaginar que tu te tornas paneleiro e que arranjas um namorado que te bate de cada vez que tu espirras. Se espirrares menos, apanhas menos. É assim que isto funciona não é?
4) “O video-árbitro não vai resolver nada” – Portugal foi Campeão Europeu com o Nani, Rui Patrício, Cédric, o Adrien, o William e o João Mário a titulares. Curiosamente estes 6 gajos jogaram no Sporting em 2014/2015 e 2015/2016 e não fomos campeões. O que passou-se?
Volta e meia tenho de ouvir estas lamúrias. Mas isto não é o pior. Este gajo já fez muito pior. Então não é que este filho da puta foi com uns amigos para a festa do Marquês quando as putas foram campeãs nacionais? A justificação? “Ah, sempre dá para estar com o Salvador e a Franscisca antes que eles voltem para a Austrália”. Oh caralho, vamos imaginar isto… ontem roubaram-te a casa, levaram-te a televisão, o computador e os polos da Ralph Lauren. O mesmos gajos venderam tudo o que te roubaram e fizeram uma festa no Urban com o dinheiro que ganharam. E tu no dia a seguir vais lá e ainda pagas para entrar. Faz um sentido do caralho.
Este meu amigo é o que eu chamo um Sportinguista Suave. Tem uma ideia pequena do Sporting Clube de Portugal, dos seus jogadores e dos seus treinadores. Se um gajo custa mais de 3M fica logo preocupado. Até ficou nervoso quando descobriu que o Bas Dost custou 10M. Dá mais importância ao “saber estar”, aos bons costumes e à “elevação” do que a ganhar. Com frequência diz que o ADN do Sporting é formar jogadores. Esta frase é repetida pela generalidade dos adeptos e por muito jogadores. Por exemplo o Daniel Podence disse isto quando o Sporting chegou à Suiça. Há semanas o Merih Demiral disse numa entrevista que para o Sporting formar jovens “é às vezes mais importante do que ganhar”. O próprio Bruma disse há 1 ou 2 anos que o Sporting é “um bom clube evoluir” e que para se ganhar é melhor ir para o estrangeiro.
Eu rejeito em absoluto esta ideia de clube. O ADN do Sporting é GANHAR. Repito, GANHAR. Formar jogadores faz parte da cultura do clube mas não é mais do que um meio para atingir um fim…GANHAR.
Notas soltas sobre o Francisco Geraldes
Eu gosto muito do jogador Francisco Geraldes e simpatizo com o homem Francisco Geraldes. Gosto tanto das jogadas dele em campo como de o ler no instagram a gozar com Benfica ou com o Daniel Podence. Desconfio que o Francisco Geraldes é uma espécie de encarnação da representação mental que os Sportinguistas têm do Clube. Bem educado, inteligente, culto, refinado e com grande sentido de humor. A isto junta-se uma enorme capacidade técnica e uma anormal inteligência de jogo.
É normal que esteja toda a gente em pulgas para o ver jogar no Sporting. Ontem fiquei incomodado quando o vi entrar e sair no jogo contra o Valência. Mas aconteceu o mesmo ao Bruno César e nem pensei nisso. Acho que tal como a maioria dos Sportinguistas, os sucessos e insucessos do Francisco Geraldes me batem mais fundo do que os dos outros jogadores.
A imprensa vermelha já se apercebeu disso e tem tentado explorar esta situação como forma de dividir os sportinguistas. O Visão de Mercado tem sistematicamente destacado o Francisco Geraldes e ontem dedicou-lhe um 1/5 do post sobre o jogo contra o Valência. A Bola e o Record desde Janeiro dão destaque à situação dele pelo menos uma vez por semana. Basta ir ao Twitter e à blogosfera leonina para se ouvir falar dele com crescente grau de impaciência.
Acho que devemos todos ter calma. Não nos faz bem a nós nem a ele. O JJ tem olhos na cara e vê o mesmo que vocês. Não é a toa que o Schelotto e o Marvin foram postos de parte. É uma questão de tempo até o Francisco Geraldes encontrar o seu lugar no esquema de Jorge Jesus. Há quem sugira que pode haver um mau relacionamento entre ambos. Eu tenho uma opinião diferente. O Geraldes é um tipo que lê e participa com qualidade em blogs de futebol como o Domínio Táctico ou o Lateral Esquerdo. Eu estou mesmo a ver o JJ mandá-lo fazer uma determinada tarefa e o Geraldes a responder “sim, mas e se eu em vez disso…”. Já li o suficiente sobre o JJ para saber que ele gosta de jogadores assim. Mas quando se encontram duas personalidades fortes e determinadas, o ponto de equilíbrio e de confiança nem sempre é fácil de encontrar. Há que ter paciência.
TEXTO ESCRITO POR Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
19 Julho, 2017 at 18:12
“O JJ tem olhos na cara e vê o mesmo que vocês. Não é a toa que o Schelotto e o Marvin foram postos de parte. ”
okay… pois… mas é bom lembrar que Scelotto e o Marvim… vieram com o jorge jesus… Tenho pena do texto não começar assim, senão… teria evitado ler o resto!
Quanto ao Geraldes, bem… mais palavras para quê?
Eu tenho olhos na cara e vi Geraldes e Podence jogando plo moreira de cónegos rasgaram o carnide ao meio … 2 meses depois o “cérebro” entendeu que era melhor jogar com o brian e o bruno césar!
Saudações leoninas
19 Julho, 2017 at 19:03
Nem mais. O Schelotto não só veio pela sua não como ainda há pouco renovou contrato.
Quantos tiros ao lado vamos dar antes de se apostar no Xico?
20 Julho, 2017 at 0:28
Isto resume tudo o que há a dizer sobre a parte do Geraldes deste texto!
Assino onde, para não ter de escrever mais?
20 Julho, 2017 at 20:21
Eu também quero assinar mas, penso que o dono da Tasca não me vai deixar.SL
19 Julho, 2017 at 18:15
Shark….ainda nao li o post completo (estou a curtir para ja) mas esse tem amigo precisa de levar uns chapadões para acordar!!! Eu ate estava a “tolerar” os falhanços que ias relatando dele….mas essa de ir pro Marques!!! Manda-lhe ganda patada na boca!!! Ou mando eu…..
19 Julho, 2017 at 18:18
Chama-se boca de trapo, o teu amigo. Quando os bocas de piano forem aviados esses serão os próximos a apanhar.
19 Julho, 2017 at 18:33
Que me perdoe o autor…mas.. Outra vez?
19 Julho, 2017 at 18:55
o teu amigo não é um Sportinguista suave. É estúpido.
19 Julho, 2017 at 20:26
Ahahahah
19 Julho, 2017 at 22:32
Cherba, mas o que é giro é que 1 e 2, e parcialmente o 3 sao idéias aqui muitas vezes regurgitadas ou camufladas.
Essa é que é essa.
Esse tipo de argumento foi criado na altura que o JJ mudou, mas parece que colou em muita da clientela
20 Julho, 2017 at 0:30
E isto resume o resto do texto!
🙂
19 Julho, 2017 at 18:57
O Jorge Jesus está com o problema de alguns treinadores quando adquirem estatuto: opta sempre pelas soluções menos arriscadas, pelas que menos o ponham em causa como treinador.
Outra ideia de JJ, que já não é de agora, é de que os próprios jogadores têm um estatuto próprio dentro da equipa. É normal em todo o lado existir uma espinha dorsal baseada em jogadores chave, com provas dadas e currículo, quer no clube ou fora, mas JJ exagera imenso no estatuto de titular. E causa estranheza quando esse estatuto é atribuído a jogadores que pouco ou nada fizeram para o ostentar, ou seja, quando essa seleção se baseia numa preferência, aparentemente ilógica, do treinador, perante outros jogadores “sem estatuto” mas que parecem oferecer mais à equipa.
O que os nossos adversários fazem é explorar as incompatibilidades que a postura conservadora de JJ gera com a valorização que é feita, pela direção e restante estrutura da Academia, e pelos adeptos, de determinados jogadores. Quer se queira quer não, tudo leva a crer que a inclusão de alguns jogadores nos estágios é uma imposição. Tudo faria ainda menos sentido se não fosse assim. E é essa divergência que os adversários exploram até à dor porque vivem obcecados com uma cisão entre JJ e BC.
E aqui penso estar o cerne da questão. Acate-se o que o treinador decidir, empreste-se quem se tiver que emprestar, mas não prejudiquem os jogadores. Se é para escondê-los, mais vale seguirem em pacote para Guimarães e terem a oportunidade de brilharem num clube de um patamar acima dos anteriores.
19 Julho, 2017 at 19:12
Sei que usaste figuras de estilo… ninguém tem amigos assim !!! :)) …. mas gostei muito da tua prosa.
19 Julho, 2017 at 19:21
Nop esse gajo não é um amigo a quem eu ajudasse a enterrar uma caixa de 60 Cm x 1,80 cm…
O geraldes… só o vendo a jogar regularmente de verde e branca.
19 Julho, 2017 at 19:25
Respeito o post, mas não concordo a 100%.
A começar logo por várias “caralhadas” no texto, e “manda a freiras pró caralho”, faz a separação de Sportinguista no texto “o Sportinguista Suave”, então o Shark pertence a qual classe de Sporting?
Mas indo ao texto ou alguns pontos.
1º-Jorge Jesus, ganhar 6M.
Sinceramente o valor é algo alto, olhando para a realidade Portuguesa e para o que se paga lá fora, até ao momento não justificou o valor pago, tem agora o 3º para levar o Sporting aos títulos, que foi para isso que veio.
2º- Video-Árbitro.
Sou a favor, mas não podemos esperar magia dentro do relvado, ainda para mais quando o processo está a dar os primeiros passos, vão continuar haver erros a nosso favor, como contra, mas o 1º passo será diminuir esses mesmos erros.
Quanto ao seu amigo ir ao marques, ai estamos de acordo, não faz sentido nenhum, independentemente da razão.
Mas indo ao ponto que me fez comentar o post, a formação e o badalado Francisco Geraldes.
É facto que a formação do Sporting faz parte do ADN, e já vem de trás, o Sporting sempre apostou na formação e o próprio clube exibe isso como uma das suas “bandeiras”.
Se formos a reparar o problema não tem sido a formação, mas sim quem os acompanha, ou seja a ida ao mercado, que com esta direcção tem melhorado um pouco, mas é constatar a malta que já veio (principalmente com JJ) e a que já foi embora.
Outra o Sporting até ao momento os Milhões ganhos, tem vindo precisamente com jogadores da formação, recentemente J.Mário, mas temos, Quaresma, Ronaldo, Nani e por ai vai.
O que tem que haver é um misto de formação (de qualidade) com jogadores vindos do mercado de transferências, veremos este ano o que valem a malta que veio, mais uma vez JJ tem o que pediu e ainda deve chegar mais alguém.
O Geraldes nada tem a ver com Bruno César…
Para começar F.Geraldes estava muito bem no Moreirense a jogar e a fazer jogar, é chamado ao Sporting em Janeiro.(depois do desastre de gestão feita na primeira metade de época, porque o plantel era bom, pelo menos para andar na luta até ao fim…tirando as laterais-defensivas)
O percurso dele foi da bancada, banco, poucos minutos e Metro, não me pareceu muito correto então, mas pronto isso já lá vai.
Chegamos á pré-época, era de esperar outra utilização, afinal chamou-se o jogador em Janeiro, por alguma razão, mas não o que vimos é o rapaz entrar na 2º parte e sair passado 20 min., onde mal tocou na bola, isto é gestão?
Voltando ao Bruno César (que já foi mais utilizado nesta pré-época), então mas acha que o Bruno César, tem alguma coisa a mostrar um jogador conhecido de JJ, ano e meio de Sporting?
Já o Geraldes, 20 e pouco anos, é chamado em Janeiro pouco jogou, leva com este tratamento, já para falar que não jogou mais nenhum jogo.
Indo ao destaque de blogs e jornais, isto tudo tem a ver com valorização do jogador no Moreirense, até ver é um caso de má gestão (onde tem falhado JJ, não só com Geraldes) do Sporting/treinador e porque o jogador em si, tem de facto muita qualidade, já era destaque no meio-Sporting antes do Moreirense.
A partir do momento que ele é chamado e mal joga, já começava-se a ver a malta chateada com a não utilização do jogador, até tendo em conta que poderíamos prepara-lo já para o futuro, numa época em que estava tudo perdido em Janeiro/Fevereiro, e pressão era inferior, mas JJ assim não entendeu.
19 Julho, 2017 at 22:25
Muito lúcido.
Tive a esperança que jesus aproveita-se o último terço da última época para preparar esta. Decidiu não faze-lo, sob forte aplauso dos yes man, e o resultado é aquela confusão que se vê por agora em campo. Temos qualidade para ganhar, precisa-se algum bom senso na gestão dos recursos.
Sob geraldes, só tenho a dizer que temos um fantástico projecto de jogador é que a sua gestão nos últimos 6 meses tem sido… Sei lá… Idiota.
19 Julho, 2017 at 22:59
Para já é importantíssimo entrar sim na Champions, o primeiro passo tem que ser esse, marcar presença na fase de grupos.
O resto será analisado com o passar dos jogos.
19 Julho, 2017 at 23:23
Percebo.
Para mim, é mais importante entrar forte no campeonato.
Dar tanta importância a Champions, que sabemos que será sempre um osso duro de roer, pode tirar o foco do campeonato e levar a descrença, caso se falhe.
Temos que dar tudo na pré eliminatória, mas não se deve colocar como uma questão de vida ou de morte.
19 Julho, 2017 at 23:31
Claro o campeonato será sempre o principal objetivo.
Mas a Champions até mesmo financeiramente é para o Sporting, já para não falar da “montra” que é e os benefícios que isso trás.
Até acho que ao entrarmos bem na pré-Champions (se não estou em erro o 1º jogo será antes do 1º do campeonato), só vai trazer benefícios tanto ao clube como aos adeptos.
Vai depender muito do adversário, mas o Sporting por seu lado tem se reforçado para atacar várias frentes.(como fez o ano passado, tirando as alas defensivas)
19 Julho, 2017 at 23:44
Também concordo no geral, só dois pontos: parte da transferencia de JM e Slimani deve-se ao rendimento que foi obtido deles pelo JJ, daí que nao me faz espécie o salário dele.
Depois, relacao salário JJ com classificacao final é uma falácia. O orcamento dos rivais e gastos no plantel foram maiores, mais o benfica tinha uma equipa formada. Isso tem que contar. Mais os vouchers e os emails.
Outra coisa, agora fala-se muito de gestao de jogadores. Mas parece que definicao de “gestao” é jogar bastante. Isto faz algum sentido? Nos treinos nao joga, nao se observa o jogador? Porque se vai dizendo que é má gestao o Geraldes jogar menos que o que a malta acha que ele devia.
É óbvio que Geraldes nao vai ter lugar no Sporting, este ano pelo menos. Teve assim tao poucas oportunidades?
20 Julho, 2017 at 0:18
Claro e não foi só J.Mário e Slimani que evoluíram com JJ, Adrien e Gelson, também por exemplo.
O salário de JJ, não é algo que me tira o sono (já resultados negativos nos jogos), no entanto o ordenado é bastante alto, diria que algo na casa dos 4M já seria mais aceitável.
E JJ terá sempre dependente de resultados(como qualquer outro que venha para o Sporting), ele veio para o Sporting para ser campeão ou no mínimo andar na luta até ao fim, e foi para isso que BC o contratou, para dar o próximo passo no seu projecto.
Para mim este 3º ano é o tira-teimas.
Quanto ao Geraldes, sendo sincero já tou farto do tema.
Mas indo á gestão, para mim má gestão foi logo ter chamado em Janeiro, para depois não jogar ou andar pela B, um rapaz que andava a ter minutos de 1º liga e a ser destaque no Moreirense, não fez muito sentido.
Parece-me claro que ele teve poucas oportunidades, numa época que já estava meio que perdida, andou ali a entrar no fim dos jogos e pouco mais.
E má gestão, não é ele não é não jogar bastante, é por exemplo, ainda agora frente ao Valência, entrar na 2º parte, e jogar 15/20 min. e sair, um rapaz que precisa de se mostrar, já que mal jogou na 2º metade da época.
Isto é mais “gestão de pessoas” ou de ativos, já que deu para ver o foi a primeira metade da época o ano passado, plantel com qualidade, mas não se soube gerir os jogadores que tinha á disposição, sobretudo nos jogos pós-Champions, onde raramente ganhamos um jogo, começa logo no Rio Ave após Madrid, com aquela ala esquerda com Bruno Cesar a DE (Jefferson no banco) onde levamos 3 na primeira parte, já para não falar de Adrien e William que andaram a jogar a época toda, sem rotação e contratou-se jogadores para a posição , enfim ficaríamos aqui a noite toda, para mim isso já lá vai, agora resta-nos esperar pela nova época e ver o que se sucede, mais uma vez um plantel de boa qualidade e ainda deve entrar mais alguém.
19 Julho, 2017 at 19:46
“Isso vindo de quem estudou no Colégio de Santa Doroteia (ou lá como essa merda se chama) não me diz nada. E da próxima vez que lá fores diz às freiras que eu as mando pró caralho.”
Esta frase serve para quê em relação ao post? Há aí um complexo qualquer que, no entanto, não porque quiseste partilhar.
Por acaso o Francisco Geraldes também andou num colégio religioso e também é, mais ou menos, das Avenidas Novas. Eu também andei no mesmo colégio, assim como em liceus públicos. Tanto uns como outros me moldaram, tanto positiva como negativamente, e não me sinto nem mais nem menos do que os outros. Não sou mais fixe por ter andando com amigos dos bairros mais lixados nem sou mais careta por ter havido freiras (e não só) a educar-me.
Se o teu amigo é idiota, é só por ser idiota e talvez amigos idiotas.
19 Julho, 2017 at 22:34
Sim, o post exagera nos estereótipos, mas o essencial está lá.
Os chavoes sao constantemente repetidos por gente mal informada ou mal intencionada
19 Julho, 2017 at 22:35
+1
19 Julho, 2017 at 19:52
Shark… o teu amigo bêbado vai dizer toda a verdade.
assim só te diz essas coisas.
19 Julho, 2017 at 19:54
Já vi de tudo e o mais que verei, não me admiraria nada que Scheloto viesse a ser novamente titular. Ninguém me tira da cabeça que foi dispensado da pré-época para poder gerir melhor o restaurante.
19 Julho, 2017 at 20:04
A semana do tubarão é de 23 a 30 no Disc***y, mas tu antecipaste-te e como um Great White Shark, desfizeste de uma só vez, quatro ou cinco focas.
Grande post, com grande capacidade de imaginação e síntese sobre grande parte da blogosfera histérico-leonina.
SL
19 Julho, 2017 at 20:07
Só uma chamada de atenção: desnecessária a chamada da religião e da fé, para assuntos de bola.
19 Julho, 2017 at 20:12
A formaçao sempre fez parte do ADN do Sporting, e continuará a fazer. Mas nos ultimos ano foi utilizada em demasia, apenas como consolo para o facto de nao ganhar mos titulos!
A historia do “formar é mais importante do que ganhar” para mim é treta! É uma frase feita, utilizada pelos perdedores e pelos derrotados para se consolarem. E mesmo na formaçao, ganhar é importantissimo! Porque se um jogador nao se habitua a ter cultura de exigencia e vitoria na formaçao, nao vai ser quando chegar a senior que vai ganha-la facilmente. Principalmente num clube que nao ganha a anos, que tem sido o caso do nosso! Basta ver quantos bons jogadores formámos, que jogaram com a nossa camisola nos seniores, e so começaram a ganhar vestindo outras.
O jogador do Sporting tem de ter fome de vitoria. Principalmente os que sao da casa! E nao ter a mentalidade “a bruma”, que na minha opiniao continua a ser a mentalidade da grande maioria. Mas isso é culpa nossa.
Quanto ao Geraldes, volto a repetir o que ja tenho dito. J Mario chegou viu e venceu com Jesus. Gelson chegou viu e venceu com Jesus. Temos o treinador que temos, com os defeitos e qualidades que conhece-mos. Nem todos os jogadores se adaptam ao que ele quer e exige, nem ele se adapta quase nunca ao que o jogador pode ofereçer. É assim que ele é. Ha milhentos casos de jogadores no mundo que nao dao com um treinador, mas dao com outro.
Esta a transformar isto num caso Geraldes VS JJ, é estar a entrar no jogo do inimigo. Nao faça-mos do jogador o salvador da patria, porque muitos dos que hoje o defendem, serao os primeiros a assobia-lo se falhar. Eu tambem nao compreendo muita coisa nesta situaçao, e acho estranho muita coisa. Mas sao opçoes, e ha que repeita las. E no final fazem se e as avaliaçoes.
19 Julho, 2017 at 21:19
mainada!
fomos, somos e seremos um clube formador. e ainda este ano teremos mais uma fornada de talentosos leõezinhos, mas isto foi usado como elemento apaziguador demasiado tempo de forma a podermos engolir épocas miseráveis de péssima gestão a todos os níveis, antes de BdC.
estarmos a tomar partidos de forma irrefletida é fazer o jogo da imprensa de pôr carvão sobre o jesus!
quem não vê isso é como o colega das doroteias, parvo e forrado do mesmo!
o geraldes estará cá para o ano, deixem lá o homem tomar as suas decisões! mesmo que fique vai jogar pouco!
19 Julho, 2017 at 21:49
E é isto:
“Quanto ao Geraldes, volto a repetir o que ja tenho dito. J Mario chegou viu e venceu com Jesus. Gelson chegou viu e venceu com Jesus. “
19 Julho, 2017 at 22:01
Caro PedroC,
Quanto à “Questão Geraldes”, eu simplificaria muito mais a mesma: se um treinador (seja o Bronco, seja qualquer outro) não utiliza um “número 10” na sua táctica, que fazer?
É QUASE a mesma coisa que o SCP ter DOIS Bas Dosts: o Bas Dost é um excelente jogador, mas não se pode jogar com dois jogadores com iguais características de PL, certo?
O Jorge Jesus não é muito inteligente, mas certamente reconhece qualidade no Geraldes. Agora, se acha que a sua táctica funciona melhor sem um jogador com aquelas características (seja o Geraldes, seja o Gauld, seja o Alan Ruiz a nº10, seja o Bruno FErnandes a nº 10), isso é prerrogativa do mesmo. Digo eu!
SL
19 Julho, 2017 at 22:13
Mas Livramento, voltamos a mesma questão, então se Geraldes supostamente não tem lugar na táctica de Jesus, porque veio em Janeiro?
Outra andou metade da época passada a fazer o quê nos treinos? Não á adaptação ao sistema táctico?
É que se for assim, empresta-se o Geraldes, porque até ver a sua pouca utilização até ao momento, duvido que fique no plantel.
Isto para mim é mais um caso de má gestão de JJ (já no Benfica foi assim, o ano passado igual no Sporting).
19 Julho, 2017 at 22:45
Caro Stalley,
O “regresso” de Francisco Geraldes ao SCP foi o mesmo que o de Ryan Gauld e André Geraldes: nada a ver com qualquer tipo de estratégia para os jogadores, mas sim apenas:
a) Voltar a preencher o plantel depois da “purga” de jogadores que se viu em Janeiro;
b) Reforçar a Equipe B, que estava em péssimo estado (e classificação).
Não nos enganemos: a gestão dos jovens jogadores do SCP está muito longe do adequado, até o momento…
SL
20 Julho, 2017 at 16:57
O JJ é um treinador com um sistema defenido. Com uma ideia de jogo defenida. E leva-a para onde for.
O jogador é que se tem de adaptar ao que ele quer, as ideias que ele tem. Nao é ele que adapta as suas ideias aos jogadores que tem. Por isso é que as coisas com Jesus sao 8 ou 80. Nao ha meio termo. Ou se joga muito bem, ou se joga muito mal. E se se jogar mal, ele vai continuar a insisitr ate dar bem. Sempre foi assim, e sempre sera!
Perguntam porque o Geraldes veio…provavelmente porque na cabeça de jj, o jogador poderia adaptar-se a determinada posiçao, algo que ainda nao conseguiu fazer, ou simplesmente nao conseguirá fazer nunca. Muitas das vezes o jogador demora muito ate aparecer, ate que derepente aparece e é uma maquina.
Ja aconteceu antes. Nao esquecer que matic ou enzo perez andaram aos caidos, ate aparecerem como uns maquinoes. Mesmo o proprio rodrigo. Ou no nosso caso, o Gelson.
É assim que as coisas sao. Foi assim que o “compramos”. E o homem nao vai mudar, isso tenho a certeza. Se ganhar esta tudo bem. Se nao ganhar esta tudo mal. 8 ou 80.
19 Julho, 2017 at 20:19
Nem sei por onde começar e desse modo…
Boa tarde e até mais logo..
.SL
19 Julho, 2017 at 20:22
Como o compreendo Sr Max!!!
19 Julho, 2017 at 22:38
🙂
19 Julho, 2017 at 20:21
Mais una tentativa de ter estilo sendo mal educado e dizendo ser mais sportinguista que os outros. Tristinha gente!!! Não admira que os maiores aplausos até agora tenham vindo de que faz o mesmo todos os dias!!!
19 Julho, 2017 at 20:39
O teu amigo não é Sportinguista suave, é mas é um cona de sabão!
Escreves pouco, o que é pena, mas mais uma vez gostei de te ler.
SL
19 Julho, 2017 at 20:40
Ups, não era aqui!
19 Julho, 2017 at 22:36
Mas foi irónico ter calhado ali, ahah!
19 Julho, 2017 at 22:59
lapsus digitorum? não podia ter calhado em pior sítio… lol
19 Julho, 2017 at 23:34
Completamente…
19 Julho, 2017 at 22:43
Não era aqui mas fica aqui muito bem.
19 Julho, 2017 at 22:57
Não, não fica e peço desde já desculpa à Leoa do Bairro porque foi mesmo sem querer.
Fui traído novamente pelo telemóvel.
Respeito opiniões diferentes da minha e se há coisa que me irrita aqui na Tasca é ver adeptos do Sporting a mal-tratarem-se uns aos outros por divergências de pensamento.
Chamei-lhe cona de sabão por ter ido para o marquês e ter dado a justificação que deu, tirando isso quero lá saber se estudou no público ou no privado, se é beto ou não.
Dispensava apenas a parte da freira, não era precisa tanta violência.
E o Fellinni já explicou mais abaixo o que eu também retenho do texto .
SL
19 Julho, 2017 at 20:41
Bem educado, inteligente, culto, refinado e com grande sentido de humor.
Isso é mau?
Ganhar é importante, mas não é o mais importante. Cada um que interprete como quiser.
19 Julho, 2017 at 22:03
Olha que querido…
Muito obrigado 🙂
19 Julho, 2017 at 20:51
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Com o devido respeito pelo Caro Shark, que acredito seja Sportinguista (apesar de não me lembrar de o ver escrever por aqui):
– Este texto não passa de ficção mal intencionada (por mais uma vez se tentar estabelecer uma divisão entre “Sportinguistas de Primeira” e “Sportinguistas de Segunda”);
– Para além de mal intencionada, é mal formada (“E da próxima vez que lá fores diz às freiras que eu as mando pró caralho.”??? O que é isto?????)
São os únicos comentários que me merece o post. Mas, novamente, com o devido respeito pelo Caro Shark (que acredito seja Sportinguista).
SL
19 Julho, 2017 at 21:40
Chamem-me o que quiserem, mas eu também já fui com amigos ao marquês. São amigos que vieram de fora, não os vejo muito, fui ver o jogo a um tasco com eles, bebi umas jolas, passei por lá e fui para casa. Caiu-me a família na lama? Passei a ser menos sportinguista? Foi por isso que o Bryan falhou aquele golo? Eu acho que não.
Ninguém daqui tem amigos, familiares, marido/mulher do Benfica? Ou não falam com eles?
Não percebo essa criancice de não ver jogos, não ir ao estádio, nem que seja para ver a selecção.
Isso nunca me impediu de ver a podridão do futebol em geral e do Benfica em particular. Não misturo com amizade.
Já agora o amigo referido neste texto não é um sportinguista suave, é mesmo só um beto de Lisboa.
19 Julho, 2017 at 21:52
Por isso é que dizem que são 6 milhões… ou 14… ou o raio que os parta!
Na realidade… são os nossos que lá andam também!
😉
19 Julho, 2017 at 21:52
Coiso com B e Sportinguista com s pequeno ….
Acho que devias abrir a pestana!
19 Julho, 2017 at 22:12
Grammar nazi!
19 Julho, 2017 at 23:38
Há mais quem topa todos os que escrevem sporting em vez de Sporting.
(E não, não sou eu)
20 Julho, 2017 at 0:03
Clap Clap Clap… boa Tadeu… algum dia tinha que concordar ctg!
20 Julho, 2017 at 0:14
Até um relógio avariado….
🙂
(Gracinha, paz Tadeu)
20 Julho, 2017 at 0:12
Por acaso, o Manuel, até falou em português correcto. Nome próprio com maiúscula, adejectivo com minúscula.
Não discordo dele. Se tivesse na infeliz situação de ter que aturar amigos benfiquistas aguentava, até um limite, ok 🙂
Já levei amigos benfiquistas a gritar golo do Sporting.
Já fui ver o benfica e o braga para as competições europeias e torço por qualquer equipa portuguesa na Europa.
Não confundo as coisas. Em Portugal, já é outra coisa. Tenho amigos benfiquistas que ás vezes são lampiões.
20 Julho, 2017 at 0:58
Eu não consigo torcer pelas equipas portuguesas na Europa, especialmente Benfica e Porto… Estão a representar Portugal ??? Treta! Para representar Portugal temos a Selecção! Mas respeito a opinião de cada um, não consigo é ser hipócrita, que é dizer uma coisa mas pensar outra
20 Julho, 2017 at 6:39
Isso acho que é o clubismo a falar mas entendo. Mas também acontece comigo- tenho menos respeito agora depois desta história dos vouchers e dos e-mails, como tinha na altura do apito dourado.
Mas claro que representam o país, tanto que até contribuem para o ranking o que indirectamente beneficia (ou prejudica) outras equipas portuguesas
19 Julho, 2017 at 21:55
Caro Manuel,
Desculpe que lhe diga, mas não estou a ver circunstância alguma capaz de levar um Sportinguista a deslocar-se onde quer que seja para estar num local de festejos de campeonatos dos milhafres ou dos andrades.
É-me algo incompreensível (tal como entenderia perfeitamente que adepto milhafre/andrade se recusasse a dslocar a loca de festejo de conquista Sportinguista).
Competições europeias? Ok, percebo a excepção. Mas campeonatos nacionais? Really?
SL
19 Julho, 2017 at 23:43
Gosto mesmo deste Livramento!
Até agora óptimas intervenções neste post…
Sem dúvida nenhuma alguém de quem discordo muitas vezes… Mas, no que realmente importa, me vejo a concordar.
É o exemplo de alguém que nem me parece morrer de amores pelo técnico mas que tem um ponto de vista racional e pragmático sobre as opções técnicas deste.
20 Julho, 2017 at 0:18
Noutros tempos ja fui pelos clubes tugas na Europa.
Agora, estimo bem que “safodam”.
E nem foi assim há tantos anos.
Lembro me bem de estar de carro, de viagem, a ouvir o relato do primeiro título do fcporco do Mourinho e vibrar e ficar super contente
20 Julho, 2017 at 0:18
Depois…. Acordei
19 Julho, 2017 at 22:05
Eu não vou ver jogos do clube dos corruptos de carnide … Não falo com lãpiões rabolhos, excepto quando é para os INSULTAR e ENXOVALHAR …
Familiares lãpiões nem sequer se atrevem a falar comigo de futebol …
Por isso não percebo essa “condescendência”, que por essa ganilha é entendida como fraqueza, para quem nos quer e tem feito tanto mal.
Mansos do car@lho …
19 Julho, 2017 at 22:32
Sendo curto e grosso, Manuel, e deixando claro que nada me move contra as opções pessoais dos outros, não posso deixar de dar a minha. Desde o que aconteceu ao Leão Rui no estádio nacional que aquilo, para mim, não é gente. Não falo com eles e, a dois familiares que tenho não foi preciso deixar de lhes falar. Eles tomaram a iniciativa, à enésima vez que lhes fundamentei os princípios do cachecol do Coentrão.
19 Julho, 2017 at 22:44
De facto não és menos por isso mas amigo meu ia entender porque não ia. Às tantas isso diz mais sobre mim do que sobre ti mas eu não aguentava. Ficava cheio de alergias
19 Julho, 2017 at 22:45
Porra, era incapaz.
E ter saido de casa para levar a miuda a um restaurante ver o jogo deu-me vómitos. Ver os lamps bazófias em cada esquina.
Posso ter muitos amigos lamps, mas lá por irem chafurdar na lama, por gosto e opção consciente, tenho de os acompanhar?
19 Julho, 2017 at 23:35
Cada um faz o que acha que deve fazer. Ha quem ponha o Clube à frente das amizades, há quem ponha amizades à frente de rivalidade. Decisão pessoal.
Eu nao seria capaz de o fazer, mas perxebo porque o fizeste
19 Julho, 2017 at 23:35
Percebo*
20 Julho, 2017 at 0:03
Nem que a minha vida dependesse disso eu ia sequer passar perto de uma festa lampiónica!
20 Julho, 2017 at 0:04
Qualquer amigo meu nem sequer sonharia em meter-me nessa posição! Mais depressa não iam se queriam estar comigo…
20 Julho, 2017 at 0:08
Tenho muitos amigos lampiões, família que adoro lampiões…mas qualquer um deles sabe que dia de festa deles é dia que passo trancado em casa com tV em filmes aos berros….
19 Julho, 2017 at 22:02
Tropecei agora à entrevista do Octávio Machado à CMTV. Resume-me no seguinte: CAÇA ao Bruno de Carvalho. Comentador CMTV “BdC é uma pessoa de valores?” “BdC tem ciúmes de Jesus?” “BdC tem medo de ser ofuscado por Jesus”, etc…. Nojo!!!
19 Julho, 2017 at 22:38
Essa merda é nao ligar, mas o Octávio nao tem nada que andar a peixeirar.
20 Julho, 2017 at 1:56
Tem que pagar os fertilizantes e os pesticidas para o pomar da quinta …
19 Julho, 2017 at 22:03
Tendo que respeitar o facto de o Shark ter dado a sua opinião neste post, acho este texto uma aberração. Não vou entrar pela religião, as avenidas novas, a paneleiragem e mais umas quantas tiradas infelizes.
Mas a incongruência que para aqui vai?
Bruno de Carvalho: “O nosso ADN é a formação”´
“Não é a toa que o Schelotto e o Marvin foram postos de parte. ” – Não renovámos com este gajo o ano passado?
19 Julho, 2017 at 22:07
O Schelotto combinou com o Sporting voltar só hoje aos treinos.
19 Julho, 2017 at 22:21
E o outro é que é crente.
19 Julho, 2017 at 22:23
O Ezequiel tinha assuntos do restaurante para tratar dai esse pedido 🙂
19 Julho, 2017 at 22:46
Inspecção da ASAE. Se calhar é melhor deducar-se a isso a tempo inteiro
19 Julho, 2017 at 22:23
Eh, ‘tão?
19 Julho, 2017 at 23:36
O Tadeu tava la na reunião
19 Julho, 2017 at 23:45
Ou, então, opta por acreditar no que bem entende….
Como tantos outros humoristas aqui no blogue
19 Julho, 2017 at 23:56
X-Files I Want To Believe
20 Julho, 2017 at 0:12
Nunca gostei.
Demasiado vira o disco e toca o mesmo
20 Julho, 2017 at 0:21
Blasfémia!!!
20 Julho, 2017 at 0:25
Scully é vida
20 Julho, 2017 at 0:31
Não, scully é tesao.
É diferente.
Não gostar muito da série nao impede que a redhead não me fizesse companhia algumas vezes
20 Julho, 2017 at 6:41
Informação a mais, lol
19 Julho, 2017 at 22:14
Boa noite
Interpreto o texto como sendo um exercício humorista e como tal não pretende ofender ninguém, oferecendo vários temas à discussão que prometem entreter os tasqueiros até ai próximo post,
SPOOOORRRRTTIINNG
SL
19 Julho, 2017 at 22:39
Também acho – nao levar tanto a sério.
19 Julho, 2017 at 22:38
O texto retrata uma realidade existente.
Há quem não a queira admitir mas ela não deixa de ser a realidade.
Há neste momento duas formas de estar no Sporting.
O clube está dividido entre pessoas com um interesse marginal no Sporting (não estou a falar de ir ao estádio e pagar quotas porque isso, na minha opinião, nem é o mais importante) e os adeptos mais ferrenhos, mais hardcore.
O que fazer para acabar com isto? Na minha opinião há muito pouco a fazer.
As diferenças entre estes dois tipos de adeptos são abissais.
Não me apetece enumerá-las mas conheço bastante bem os dois polos e acho que a visão que têm do clube é tão distinta que mais valia que cada um seguisse o seu caminho.
São fáceis de distinguir. Uns são capazes de passar pelo Marquês para ‘comemorar’ com os amigos encarnados e os outros… Bem os outros ficam em casa a vomitar por assistirem a mais um nojo de campeonato da mentira.
Uns defendem até à exaustão o Sporting em contexto de convivência social e outros mudam de conversa para não ferir a susceptibilidade dos amigos benfiquistas.
Eu próprio deixei de falar com alguns amigos devido às alarvidades que dizem, fazem ou escrevem em relação ao Sporting.
Não se iludam, não há mistura possível.
É pena, admito. Porque em tese precisamos de todos (e já escrevi aqui sobre isso). Mas não creio ser possível.
Bom texto, Shark.
19 Julho, 2017 at 23:43
Lembrei-me agora de uma manifestação deste comportamento ‘suave’.
Uma pessoa que se diz sportinguista e que está nos meus contactos de facebook publicou uma foto dos seus dois filhos acompanhados por Luís Filipe Vieira.
A legenda da foto é: “Pai sofre”.
Mas eu pergunto: Será que sofre mesmo? Será que se, realmente, sofresse expunha os seus filhos ao contacto com um fora-da-lei? (independentemente dos putos até poderem ser do benfica)
É este tipo de ‘sportinguista’ que me preocupa.
O quanto a leste do paraíso é necessário estar para não perceber isto? Ingenuidade? Complacência? No contexto actual parece-me surreal que alguém seja capaz de ainda ser tão burro, tão ignorante, tão ingénuo.
Como é que alguém assim pode dizer que é sportinguista?
Como é que alguém assim pode ter direito a exprimir uma opinião válida sobre o Sporting Clube de Portugal? Ou pelo menos alguém levar em conta o que essa pessoa diz acerca do Sporting.
Por que valores se rege esta gente?
Não sei se são ‘Suaves’. Não sei se são ‘Bananas’. Para mim não são do meu clube.
Para mim não são do Sporting Clube de Portugal.
19 Julho, 2017 at 23:49
Sportinguista e amigo do Vieira?
Lol, é-se uma coisa ou Outra!!
Podes ser um gajo cumpridor, respeitador, um tipo 5 estrelas.
Até podes ter um amigo de infância que visitas todas as semanas na prisão.
Mas não visitas o amigo de infância que matou alguem da tua família (e não foi auto defesa).
20 Julho, 2017 at 0:01
Também pode ser completamente “tapadinho”
20 Julho, 2017 at 0:25
Tudo isso, Lourenço, tudo isso.
Só alguém muito estúpido ou com um enorme deficit moral seria capaz de tal coisa.
SL.
19 Julho, 2017 at 22:43
http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/andone-revela-ofertade-10-milhoes-de-euros.html
A menos q o Alan Ruiz saia não percebo…
19 Julho, 2017 at 22:51
Pode ter sido alternativa ao Doumbia.
Estas noticias carecem sempre de confirmação…
19 Julho, 2017 at 23:26
Essa proposta foi da altura em que iniciámos sondagens/negociações com Doumbia.
19 Julho, 2017 at 22:43
Vergonha alheia
19 Julho, 2017 at 22:44
Se JJ fosse tão inteligente como dizes punha o scheloto e o marvin a jogar a bola. Num sistema diferente onde os laterais não são tão expostos estes dois seriam muito mais jogadores…e se ele não que um 10, o que é o Alan?
De resto, se ser suave significa ter amigos e perceber que futebol é só o que é…um desporto que tem importância relativa neste mundo eu sou mais como o teu amigo
19 Julho, 2017 at 22:53
Seria bonito, mas não creio.
O futebol joga-se com a cabeça, e nenhum dos dois pensa grande coisa sobre o jogo, e executa-se com os pés, que têm em comum parecer tábuas de madeira.
Têm fulgor físico. Talvez se aproveitem para o atletismo.
19 Julho, 2017 at 23:05
Puta de atracção, depois dos exlusivos de Bruno Carvalho à CMTV foi agora a vez do exclusivo de Octávio Machado. Somos um clube do caralho. E depois andam aqui os pastorinhos preocupados com o que cada um expressa aqui na tasca.
Deprimente, só o próprio umbigo conta. Triste figura.
19 Julho, 2017 at 23:16
Grande Octávio.
Vocês sabem do que eu estou a falar.
19 Julho, 2017 at 23:27
O gajo é um bronco. Uma mão cheia de nada e lá garantiu o poleiro de paineleiro por mais umas temporadas.
Contratado para chafurdar na lama que certo e determinado clube, que vocês sabem de quem estou a falar, decidiu despejar sobre o desporto nacional.
19 Julho, 2017 at 23:35
Por um lado, isso interessa para alguma coisa? A credibilidade da CMTV e de um desbocado é qual?
Por outro lado, gostava de saber o que ele andou a fazer no Sporting (ok, pedido de JJ) e porque saiu (BdC deu-se conta que nao fazia nada? Um “man” do JJ a menos?)
19 Julho, 2017 at 23:42
É a credibilidade que o próprio presidente do Sporting lhe dá, infelizmente.
19 Julho, 2017 at 23:46
Dá como? Por o ter contratado?
19 Julho, 2017 at 23:54
À CMTV.
19 Julho, 2017 at 23:59
Ah, pois, tens razao! 🙂
Mas isso das entrevistas, casamento (até a gravacao caso tenha sido deliberado) para mim, é para bem do Sporting porque alcanca mais público, especialmente mulheres.
19 Julho, 2017 at 23:39
A parte que me chama mais a atenção do texto é sobre o milagre da recuperação da visão do JJ.
Ele abriu os olhos e viu que o Marvin e o schelotto nao jogam um pincel e por isso os quer mandar embora.
Quando os foi buscar ainda estava na fase invisual
19 Julho, 2017 at 23:51
A Tasca anda num banzé tal que já pouco falta para voarem garrafas cheias…
19 Julho, 2017 at 23:53
Precisamos de deixar entrar os lampioes para unir os sportinguistas, porque passamos a vida a discutir o sexo dos anjos, por assim dizer.
20 Julho, 2017 at 0:00
octávio sendo octávio!!! “Bruno de Carvalho está refem de JJ”
Gostaria de saber o que grandes defensores de JJ e de Otavio aqui na Tasca têm para dizer da entrevista! E melhor…
Gostava de saber o JJ tem a dizer sobre as palavras do seu grande e fiel amigo octavio!
PS. octavio já saiu de algum lado sem lançar merda para cima de quem lhe pagou os ordenados?
20 Julho, 2017 at 0:07
Qual o contexto ?
É verdade.
Não refém no sentido que lhe é dado aqui.
Nem por causa da indemnização.
No sentido que o sucesso do jesus vai ser o sucesso de bdc.
É fácil perceber pelo que vai lendo que caso haja insucesso no futebol facilmente os scpguistas vão esquecer tudo o resto que foi conseguido.
Jesus está a ser uma aposta alta de bdc.
Para muitos.