Faltam já poucas semanas para se iniciar a nova época e o tremor de terra institucional desencadeado pela revelação dos famigerados e-mails pouco ou nada alterou. Os processos de averiguação estão em curso, dizem, e até que sejam concluídos a postura oficial da Liga e da FPF é…esperarem sentadas.
Por mais absurdo que pareça ao adepto mais desavisado esta é a forma mais fácil e indolor de lidar com este “futebol caos” à portuguesa. Mas será a melhor? Compreendo a necessidade de provar o conteúdo dos e-mails e todos nós podemos imaginar quanto tempo isso pode levar até ser apurado, especialmente num país com uma cultura de celeridade processual abaixo de zero. Aceito até que os dirigentes e o clube visado não devam ser condenados sem hipótese de apresentar a sua defesa.
O que não consigo mesmo entender é a ausência de explicações e quais os procedimentos que vão ser adoptados para assegurar os adeptos que não há qualquer hipótese de existirem “missas”, “padres”, “primeiros-ministros” ou “meninos queridos” a distorcerem a verdade desportiva. Parecendo que não, há uma completa inexistência de um compromisso público e formal por parte das instituições em mostrar que estão a fazer o máximo para exterminar os bastidores mais paralelos do futebol. Não. Há apenas silêncio e notas de imprensa, formalismos anónimos decorrentes de um qualquer início de temporada.
Todos falam da indústria do futebol, do negócio, da defesa de um ambiente saudável, da credibilidade e profissionalismo. Pena que perante um dos maiores escândalos da história do nosso desporto rei, ninguém dê a cara e explique como podemos confiar em árbitros favorecidos por agradarem a um clube, em delegados com carreiras patrocinadas por firmas com ligações a um clube, em observadores que nunca são chamados a avaliar jogos de determinados árbitros ou membros dos órgãos de disciplina e justiça a serem ofertados com bilhetes para compensar a “moral elevada” de decisões a beneficiar determinado emblema. Ninguém. Como se não abordar publicamente o tema fosse sinônimo de estar tudo bem. Tudo calmo.
Não sei se vou ser desmancha prazeres e estragar as merecidas férias aos altos dirigentes da Liga e da FPF, mas a mais pura das verdades é que todas as nossas competições internas vão ser barris de pólvora prestes a explodir e vai ser quase impossível que não o façam. Mais tarde ou mais cedo um árbitro irá errar e desencadear uma ira que por agora está latente, mas que nessa altura varrerá as bancadas, o relvado, os media e todo o espaço social do desporto. E depois? Quem virá dizer que os adeptos podem ter confiança? Quem terá a moralidade de pedir respeito? Quem terá a lata de defender a posição de passividade das entidades responsáveis por regular as competições? A resposta é a sempre a mesma: ninguém.
A verdade é que a lama sujou todos, e não há impolutos. Todos estão ligados pelas enormes mentiras que os suportaram e suportam e tenho tanta confiança na vontade destes senhores limparem o futebol português como na bondade e altruísmo de um ditador sanguinário. As leis e os regulamentos podem por agora definir uma linha de conduta discreta e burocrática, mas não resolvem absolutamente nada quanto à suspeição, quanto à presunção que todo o sistema fervilha de compadrio e tráfico de influências e este problema arrastar-se-á até que existam decisões. É sobre este cenário que os responsáveis imaginam vir a ter competições a decorrer com normalidade?
Torna-se óbvio que a estratégia de low profile foi adoptada por todos, até pelos próprios árbitros que deveriam ser os primeiros a exigir clarificações e protecção. Na recepção ao Mónaco há poucos dias em Alvalade, alguns dos árbitros “suspeitos” compuseram a larga equipa de arbitragem (que já incluiu os VAR e mais um árbitro principal), correu bem? Sim, tão bem que me veio à memória aquele ditado popular “quando a esmola é demais, o pobre desconfia” e não consigo deixar de pensar na espetacularidade que seria ter uma Liga Portuguesa com aquele nível de competência, rigor e respeito pelos princípios da arbitragem. O pior é que normalmente o primeiro milho é dado aos pardais e não há nada como levar alguém a perdoar uma ofensa do que fazer uma oferta (generosa) de boa vontade. E aquele golo invalidado ao Mónaco soube tanto a “estão a ver como até somos capazes de fazer as coisas bem… que tal umas tréguas?”.
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
26 Julho, 2017 at 16:49
Acho que acima de tudo vamos continuar a ver argumentos do género do “Olhem que eu tenho aqui um exército de seis milhões de pacóvios que posso acicatar a qualquer momento” passarem completamente incólumes.
E com essa impunidade também se ganham campeonatos
26 Julho, 2017 at 16:53
Isto só vai mudar com alguma(s) morte(s)… ou se a FIFA/UEFA quiserem por mão forte nisto.
Como duvido que a FIFA/UEFA vão fazer alguma coisa (e só falo nessas duas instutuições, porque, está mais que visto que nenhuma em Portugal quer/vai fazer algo)… então só resta a primeiro opção que dei.
Infelizmente é isso que noto que irá acontecer, pois ninguem quer saber disto que é o futebol Portugues.
26 Julho, 2017 at 18:20
já morreram pessoas. adeptos do nosso clube. infelizmente, não mudou nada…
26 Julho, 2017 at 19:10
Os nossos não importam aos outros… Para eles é sempre folclore
26 Julho, 2017 at 17:07
Começar este campeonato assim é o mesmo que aceitar ir jogar ao Berlinde com um gajo que todos sabemos à partida que tem um abafador no bolço.
Eu não entendo como podemos todos estar a ir atraz do som da Flauta de Hamelin
26 Julho, 2017 at 17:16
OFF:
O Sporting não joga hoje ?
26 Julho, 2017 at 17:17
ON: 20h em Rio Maior
26 Julho, 2017 at 17:18
obrigado.
26 Julho, 2017 at 17:34
Sporttv1
26 Julho, 2017 at 17:21
Vou aproveitar o intervalo na ronda.
Os árbitros no inicio das épocas são todos muito bonzinho e sabem arbitrar, quando não há nada em disputa. A partir daí é responder às ordens.
Este ano a estratégia vai ser outra, ou melhor, a mesma que já foi utilizada mas agora muito mais aprofundada, o jogo da mala. Os árbitros e as suas movimentações vão estar controladas, logo há que virar as apostas para os clubes adversários, basta ver a movimentação de compras e empréstimos.
Já agora, alguém sabe qual é o ponto de situação da processo das gaivotas ao J?
26 Julho, 2017 at 17:39
Um off.
Plantel até este momento:
Patrício, Beto e Pedro Silva
André Geraldes e Piccini
Coates e Tobias
Mathieu e André Pinto
coentrao e Jonathan
William, Petrovic e Palhinha
Adrien, Bataglia e Mattheus Oliveira
Alan Ruiz , Bruno Cézar e Bruno Fernandes
Gelson e Podence
Bas Dost, Doumbia e Gelson Dala
Acuna e Iuri
Quem de 27 tira 4 e entram 3 ficam???
Beto – Novo GR!?!
André Geraldes – Novo DD!?!
William/ Petrovic?!?
Adrien?!?
Novo Avançado!?!
26 Julho, 2017 at 17:51
Sai Beto ————— Entra GR
Sai A.Geraldes —– Entra DD
Sai WC ou Petrovic ou Palhinha
Sai Adrien
Conclusão: plantel de 25 jogadores como estava previsto
SL
26 Julho, 2017 at 17:42
Pessoal….vão ao google sff….
https://www.google.pt
Agora escrevam…..Vitor Pereira….
26 Julho, 2017 at 17:45
Vitor Pereira arbitragem
26 Julho, 2017 at 17:49
Fdsss…o mafioso foi para a Grécia?!
26 Julho, 2017 at 18:22
fonix…! isto só prova duas coisas:
1) o super-agente consegue MESMO dar de mamar aos seus “meninos bonitos”
2) a grécia é um país económica, social, politica e culturalmente arrasado…
26 Julho, 2017 at 18:05
fds… ainda conseguiu encontrar um sitio mais corrupto que Portugal? malakas!
26 Julho, 2017 at 18:32
BdC preveu esta jogada ha um par de meses numa entrevista que deu à TVI se não me engano
26 Julho, 2017 at 20:09
Exactamente! Ora aí está a prova de que este BANDIDO estava para entrar para algum cargo com algum relevo …
Agora vai “ensinar” os ‘BOIS’ gregos a apitar por conveniência …
Um BANDIDO que manipulou toda uma classe de BOIS …
26 Julho, 2017 at 17:57
Quando a esmola é muita o pobre desconfia e espero bem que o primeiro milho seja para os pardais e o segundo e mais importante para os milhafres!!
Of
Ainda na onda do post anterior: BBC – Bruno BigBalls Carvalho :))))))))))))))))))))))
26 Julho, 2017 at 17:57
espero bem que NÃO seja
26 Julho, 2017 at 18:27
Foulquier fora de hipotese (boas noticias para mim….quero um reforço a serio)
Christophe Mongai revela, em Bola Branca, que as negociações entre Granada, Sporting e o próprio lateral-direito encerraram-se de forma abrupta e inesperada. Foulquier deixa de ser opção para o lado direito da defesa dos leões.
Dimitri Foulquier não vai ser jogador do Sporting. A revelação, de todo inesperada, numa altura em que prosseguiam negociações entre o Granada e os leões, é feita pelo empresário do defesa francês, a Bola Branca.
Christophe Mongai, num curto contacto telefónico, mostrou-se parco e conciso nas palavras pronunciadas. Ainda assim, a mensagem passou: o “dossier” do lateral-direito de 24 anos abortou.
“Não há negócio. As negociações acabaram, terminaram”, começa por dizer o representante de Foulquier.
Ele já não vai para o Sporting. Talvez fique no Granada, talvez vá para outro clube mas não será o Sporting. Definitivamente, o Sporting não é opção para Foulquier”, prosseguiu, escusando-se a tecer mais considerações ou a explicar os motivos que levaram a que as conversações chegassem a um fim abrupto.
“Quem terminou as negociações? Isso não posso dizer. Só digo que o Foulquier não vai para o Sporting. Se foi decisão do jogador ou do Sporting? Não quero explicar, só digo que ele não vai para o Sporting”, concluiu.
http://rr.sapo.pt/noticia/89712/foulquier_abortado_nao_vai_para_o_sporting_assegura_empresario?utm_source=sapo
26 Julho, 2017 at 18:35
ninguém???
Realmente é muito estranho…. ninguém comenta este Post?
Está tudo na boa?… bute lá ser comidos de cebolada novamente??!!
assobiem pó lado…Ganda Sporting…sim senhor!
26 Julho, 2017 at 18:36
Os Sportinguistas merecem andar a ser comidos de cebolada!
É a única explicação que eu tenho para todo este comodismo.
26 Julho, 2017 at 19:02
É verdade… Muito preocupante… Se fosse um post sobre o Chico, já se tinha batido recorde de comentários
26 Julho, 2017 at 20:16
Simplesmente … O ‘espelho’ do porquê do SCP ter estado à beira do abismo …
Esta gente parece que tem medo de ser feliz …
É o que irrita em alguns jogadores … Parece que se furtam à luta por pura conveniência própria … Mas então o futebol de 11 não é um jogo colectivo?!? Porque será que a Alemanha ganha tanto nas Selecções?!?
Este assunto dos MAILS, o MAILGATE tem que ser buzinado todos os dias … Eu por mim, faço-o … Ainda hoje de manhã, entra um lãpião no café onde estava e pos-se a mandar boquinhas para o dono do café (meu amigo de infência) que por sinal também é do SCP … Bom, meti-me na conversa e só disse assim “Epa, não, a passarada este ano já tem tudo preparado, é o Lucilio Baptista e o João Ferreira no video-árbitro, são os novos delegados ao jogos, lãpiões … Enfim, o ‘modus operandi’ é o mesmo de sempre. Corrupção pura e dura.” . De repente, o lãpião sumiu-se …
26 Julho, 2017 at 18:40
https://twitter.com/_fredymontero/status/890264100005195776
Fredy!!
26 Julho, 2017 at 18:53
Anda daí então!
26 Julho, 2017 at 18:54
Voltava ele e o Slim. Se é para inovar é para inovar.
Rui; Mathieu, Coates, Piccini; William, Acuna, Gelson; Bas, Slim, Freddy, Doumbia.
Bola lá em cima.
26 Julho, 2017 at 19:14
Era já
26 Julho, 2017 at 19:01
Tudo verdade. Agora, acho que devíamos fazer um comparativo sério entre os plantéis dos filhos da Puta e dos nossos e tirar ilações. Um mano a mano.
Não falo de hypes nem de mergulhadores. Falo de qualidade individual dos jogadores que compuseram os plantéis nestas três últimas épocas.
No plano desportivo, tirando os campeões europeus, Dost e Gelson, tiveram plantéis sempre superiores.
26 Julho, 2017 at 19:10
É uma vergonha. Portanto nisso estamos todos de acordo.
Acho que se impõe saber o que é que o clube está a fazer para pressionar as instancias a se pronunciarem o mais rapidamente possível?
Os visados ja assumiram sequer uma posição ou ainda estão indecisos se os emails sao falsos ou se foram “vítimas” de um crime informático?
26 Julho, 2017 at 19:15
Qual foi a posição do SCP em relacao aos mails e afins? Se este silêncio significar barulho nos sitios certos muito bem
26 Julho, 2017 at 19:16
este silencio é normal. O benfica optou pela táctica de fingir de morto. Rebolou e ficou deitadinho à espera que passe. A justiça desportiva, não tem interesse em investigar pois tinha de os mandar para a segunda. A judiciária não tem interesse em investigar (até porque já sabe tudo o que se passa). a cs não tem interesse em noticiar pois teria de ir contra quem os alimenta, (se fosse o Sporting não largavam o osso quais cães raivosos).
Portanto estamos assim, tudo a fingir de morto à espera que passe…
Eu acho que o porto tem gigas e gigas de mails que há de ir largando aos poucos para que o assunto não caia no esquecimento (que é como quem diz, para não lhes dar descanso). e esperar (da esperança mesmo) que algo aconteça…
vamos aguardar…
26 Julho, 2017 at 19:20
Caros Tasqueiros,
Há link para ver o jogo ?!?
😉
SL
26 Julho, 2017 at 19:28
Aqui não costuma falhar…
https://www.batmanstream.com/football-live-streaming-video-2016-18.html
26 Julho, 2017 at 19:22
Já o digo há muito tempo, a única solução são árbitros estrangeiros para os clubes melhores posicionados na tabela classificativa. Desta forma, todos os clubes que almejem os lugares,economicamente mais viáveis, teriam as mesmas oportunidades.
Sem isso, as arbitragens continuarão a ser condicionadas por:
i) Avaliações subjectivas por observadores colocados estrategicamente para o efeito.
ii) Pressão pública encartilhada expressa em vários orgãos de CS não independentes.
iii) Cortesias várias diretas e indiretas extensiva não só às equipas de arbitragens.
Se tudo o resto falhar,
iv) Punição exemplar e pública do dissidente para servir de exemplo com descida de nota ou em caso limite, descida de divisão.
Creio que não são precisos exemplos.
PS – O VAR não vai ser suficiente para resolver os problemas por culpa dos critérios, ou melhor, da sua aplicação. Estão mesmo à espera que lances como o do Monaco se apliquem a invalidar golos de quem tem o poder de os colocar lá? Esperem sentados.
Abraço de Leão.
26 Julho, 2017 at 19:26
Boa tarde,
Das duas uma, ou o porco não tem mais informações (e-mails) relevantes para entalar o carnide, ou então está à espera que comece o campeonato para começar a mandar tudo cá pra fora para atrofiá-los todos, com os jogos pelo meio. A ver vamos, como diz o cego…
Saudações Leoninas
26 Julho, 2017 at 19:29
SPORTING: Beto; Tobias, Coates, Petrovic e Jonathan; Iuri Medeiros, William, Adrien e Matheus Oliveira; Bruno César e Doumbia.
26 Julho, 2017 at 19:34
O 11 mais esquisito que me lembro…não faço ideia como vamos jogar…
Petrovic a Def. Direito? ! 3 centrais? ! Ala direito canhoto?! Tobias à direita e Petrovic a central?! Não faço ideia…
26 Julho, 2017 at 19:35
Acho que serão três centrais e iuri e jonathan a fazer os flancos…
26 Julho, 2017 at 19:47
Um canhoto a fazer toda a ala direita é a maior aberração que já inventaram…particularmente se for o Iuri que não tem velocidade para isso (nem de perto nem de longe). O mais que consegui tirar até é ser o do costume a tapar o buraco…B. César a fazer a ala direita mas é muita marado. Vai embalado de trás na ala e chega lá à frente (sem extremo) e tem de parar e puxar para o pé esquerdo?! Cena esquisita. ..
26 Julho, 2017 at 19:52
bom, se há altura para inventar é agora…..
🙂
26 Julho, 2017 at 19:46
O Tobias fez parte da epoca a LD também. Deixa ver
26 Julho, 2017 at 19:48
Também pensei nisso…mas será que meter um central na direita e um medio a central não é mesmo inventar demais…mesmo para o JJ?! Granda molhada…
26 Julho, 2017 at 19:55
Mesmo… Isto promete um jogão ;/
26 Julho, 2017 at 19:40
oi?
estou curioso de ver o que dá isto
26 Julho, 2017 at 19:35
Mas o problema é começar uma prova inquinada desta maneira. Qual o prazer que vocês vão tirar de cada jornada, principalmente de cada empate ou derrota forçada.
Ou de um Pizzi mais de metade de um campeonato sem levar um amarelo, ou esse clube ficar sem vermelhos ou penáltis contra?
Vão voltar ao Tasco e começar a chamar nomes feios?? a quem vão chamar esses nomes, se não a vocês mesmos???
26 Julho, 2017 at 19:47
Este onze está engraçado xD está, está :p
26 Julho, 2017 at 19:47
engraçade
26 Julho, 2017 at 19:51
Rui
B Cesar, Tobias, Coates, PETROVIC, Jonathan
William Adrien
Iuri, Matheus Oliveira
Doumbia
SL
26 Julho, 2017 at 19:57
Link pleaseeeeeee
26 Julho, 2017 at 20:04
Link PF !!!!!
SL
26 Julho, 2017 at 20:08
Boa explicação da SportTv para este onze. Mathieu e Pisccini fizeram 90 minutos no último sábado. Coentrão gerido com mais cuidado. Adrien e William para ganhar o ritmo que os outros não têm. Matheus, Iuri e Doumbia para ganharem mais minutos. Finalmente, tática de 3 centrais a novo teste.
26 Julho, 2017 at 20:13
Liiiiiiiiiiiink please 🙂