No final do jogo frente ao fcPorto, Manuel Machado veio deixar um recado aos presidentes da Liga e FPF e ao próprio Governo, chamando a atenção para a necessidade de equilibrar o campeonato português a nível financeiro e desportivo, sob pena de perder totalmente o interesse.

O presidente da Federação, o presidente da Liga e o secretário de Estado do Desporto têm que refletir. O futebol é o negócio do século, diz-se aí. Montantes que circulam hoje ao nível do futebol fazem com que seja uma atividade importante e a contribuição para os impostos é significativa. O que se passou ontem [sábado] no D. Afonso Henriques e na Luz, e o que se passou há duas semanas aqui, no Dragão, vai-se ver ao longo da temporada. É um tipo de resultado que não interessa à modalidade. Ou promovemos o equilíbrio ou então esta desigualdade acaba com o negócio, a curto ou médio prazo. Isto não tem interesse nenhum, tirando os três grandes clubes, são todos carne para canhão“.

A observação é interessante, pertinente até, mas… onde estava o Manuel Machado quando a proposta de centralização dos direitos televisivos, cavalo de batalha de Bruno de Carvalho, foi traída por Luís Filipe Vieira? Onde estava Manuel Machado quando os clubes aceitaram esta traição a troco de jogadores emprestados, dinheiro para acabar de construir bancadas e malas para pagar ordenados em atraso? Onde estava esta preocupação quando, como treinador do Nacional, foi vergonhosamente roubado em casa e saiu a fazer piadas com tão roubo descarado, na galhofa com os responsáveis do fcPorto?