No final do jogo frente ao fcPorto, Manuel Machado veio deixar um recado aos presidentes da Liga e FPF e ao próprio Governo, chamando a atenção para a necessidade de equilibrar o campeonato português a nível financeiro e desportivo, sob pena de perder totalmente o interesse.
“O presidente da Federação, o presidente da Liga e o secretário de Estado do Desporto têm que refletir. O futebol é o negócio do século, diz-se aí. Montantes que circulam hoje ao nível do futebol fazem com que seja uma atividade importante e a contribuição para os impostos é significativa. O que se passou ontem [sábado] no D. Afonso Henriques e na Luz, e o que se passou há duas semanas aqui, no Dragão, vai-se ver ao longo da temporada. É um tipo de resultado que não interessa à modalidade. Ou promovemos o equilíbrio ou então esta desigualdade acaba com o negócio, a curto ou médio prazo. Isto não tem interesse nenhum, tirando os três grandes clubes, são todos carne para canhão“.
A observação é interessante, pertinente até, mas… onde estava o Manuel Machado quando a proposta de centralização dos direitos televisivos, cavalo de batalha de Bruno de Carvalho, foi traída por Luís Filipe Vieira? Onde estava Manuel Machado quando os clubes aceitaram esta traição a troco de jogadores emprestados, dinheiro para acabar de construir bancadas e malas para pagar ordenados em atraso? Onde estava esta preocupação quando, como treinador do Nacional, foi vergonhosamente roubado em casa e saiu a fazer piadas com tão roubo descarado, na galhofa com os responsáveis do fcPorto?
21 Agosto, 2017 at 8:58
Estão a colher o que plantaram. Agora, e como dizem os bifes, Man Up.
21 Agosto, 2017 at 9:07
Eu concordo que é preciso equilibrar as coisas. Para que o polvo deixe de mandar no futebol. Quando erradicarmos o carnide da Liga poderemos comecar a trabalhar em direccão a um futuro melhor:
– claques legalizadas e devidamente apoiadas
– direitos desportivos repartidos de forma mais justa
– empréstimos de forma clara e dentro da lei
– arbitragens justas e imparciais
— tanta coisa
Até lá é melhor estarem calados porque só de enterram ainda mais.
21 Agosto, 2017 at 9:13
hoje é um óptimo dia para o Saraiva disparar em direcção a tudo e todos, Proença incluído. O Machado deu-nos uma óptima deixa para um arraso
21 Agosto, 2017 at 9:25
Achas! É preferível andar a escrever sobre gnomos.
21 Agosto, 2017 at 13:40
Disparar no Proença? Acho que nao estás a ver bem o filme.
21 Agosto, 2017 at 9:19
Na mouche Cherba!
Vêm agora armar-se em virgens ofendidas quando são quase todos coniventes na putaria em que se transformou o futebol nacional de há uns anos para cá.
Frases bonitas não os levam a lado nenhum, todos sabem o que devem fazer para mudar isto. Mas duvido que já estejam convencidos de que é preciso mudar alguma coisa …
21 Agosto, 2017 at 9:21
O Manuel Machado que vá ali à esquina cagar…
Quando os clubes pequenos preferem vergar-se a um broche mal feito por uns favores, depois ficam com merda claro…
Por exemplo, ano após ano o Belém faz o frete descarado ao fifica.. Posto isto, como caralho é que malta jovem ou novos adeptos hão de querer apoiar uma merda destas…
21 Agosto, 2017 at 12:16
https://m.imgur.com/gallery/srxJ8Eb
21 Agosto, 2017 at 9:23
Bom dia.
Já que se fala tanto na nossa bipolaridade, “temos” que aceitar a do Manuel Machado. São estados de espírito…
Curioso que, e particularmente quando defrontava o Sporting, ia sempre disputar os três pontos.
E é como o Cherba
21 Agosto, 2017 at 9:37
Prossigo agora porque fiz asneira ao escrever no TM…
E é como o Cherba diz: Já o vi ser roubado descaradamente na Madeira contra os nossos rivais e… “não se passou nada”.
Uma delas teve como protagonista o nosso querido Jorge Sousa, quando “não viu” uma monumental “trancada”, dentro da área, do Marcano sobre um dos manos Aurélios.
Por falar neste senhor, ontem ouvi o “Herói de Moçambique”, o Vesgo, sempre numa de imparcialidade, perguntar se o Jorge Sousa falaria assim para o Rui Patrício…
Claro que nem é bom colocar a questão direccionada a um jogador do seu clube…
Mas não deixa de ter alguma razão, o que significa que o Jorge é como alguns valentes que só crescem para os mais fracos.
É mesmo, o Saraiva hoje tem muito pano para mangas…
SL
21 Agosto, 2017 at 9:23
Excelente post. O Manel que se faça homem e chame os bois pelos nomes. Já tem anos suficientes disto para saber quem são os chulos e quem são as prostitutas, até porque a estas conhece-as bem: São suas colegas de profissão 😉
21 Agosto, 2017 at 9:24
Interessa menos malhar no Machado do que, como o Cherba sugere, aproveitar para falar do assunto e voltar a colocar os direitos televisivos em cima da mesa.
Outra coisa muito importante é a qualidade do espectáculo, a começar pela segurança e conforto dos espectadores.
21 Agosto, 2017 at 9:30
Sobre o abrir de pernas, há aí um gráfico que não consigo encontrar agora que mostra a comparação de resultados do benfica C contra os 3 grandes.
Nos últimos 7 ou 8 jogos mamaram 28 golos e marcaram 0!!
Não fiz a conta às caganeiras do Miguel Rosa
Escusado será dizer que contra o Sporting e porto não foi a mesma coisa.
21 Agosto, 2017 at 9:31
28-0 contra a casa mãe como é óbvio
21 Agosto, 2017 at 9:32
Entre clubes que vivem de jogadores emprestados, clubes que são entrepostos ao serviço de empresários do futebol e clubes geridos em conluio com outros clubes sobra realmente pouco.
21 Agosto, 2017 at 10:13
E a triste verdade.
21 Agosto, 2017 at 9:38
Apesar de ter razão, nota-se também o ressabiamento natural de quem nunca chegou a um grande, nem há-de chegar.
A dignidade dos clubes da primeira divisão está pelas ruas da amargura, como se viu na luz no sábado. Nem é só nos orçamentos, também é na atitude de quem entra em campo. Os de Guimarães ainda tentaram dar pau nos nossos, os do Belém ainda levaram e comeram bem caladinho.
A política do eucalipto encarnado está a dar os seus frutos, secando tudo à volta. Um campeonato cada vez mais da treta.
21 Agosto, 2017 at 9:47
Entretanto um off:
Depois da goleada em Guimarães, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, fez uso das redes sociais para reforçar a união existente no clube de Alvalade, nomeadamente com o treinador Jorge Jesus.
“Depois do jogo de Guimarães em que vimos, mais uma vez, atitude e compromisso, só o Correio da Manhã e a CMTV, obcecados que estão em cumprir a agenda dos nossos rivais, veem o futuro de Jorge Jesus e do Sporting Clube de Portugal em risco. Escusam de tentar desestabilizar-nos com campanhas contra mim e o treinador que não vão conseguir. Estamos unidos, coesos e determinados. Próxima paragem: Bucareste!”, escreveu o dirigente na sua página pessoal do Facebook.
Por um o CM está com agenda a destruir o SCP, diz o Presidente, mas para as cenas& casamentos o CM já serve?
Não percebo esta merda!
21 Agosto, 2017 at 9:47
Valores de mercado actual:
https://www.transfermarkt.pt/primeira-liga/startseite/wettbewerb/PO1
21 Agosto, 2017 at 9:48
Época anterior (gastou-se mais):
https://www.transfermarkt.pt/liga-nos/startseite/wettbewerb/PO1/plus/?saison_id=2016
21 Agosto, 2017 at 9:54
2015/16: em média também superior a hoje em dia. https://www.transfermarkt.pt/liga-nos/startseite/wettbewerb/PO1/plus/?saison_id=2015
Ano em que o Ria Ave gastou bastante.
Atenção que isto é estimativa de valor de mercado, não orçamento embora haja correlação.
O objectivo (eu sei que é óbvio) é demonstrar que mais dinheiro=maior classificação, mas crucialmente é inacreditável a diferença de orçamento.
Distribuição mauis equitativa dos direitos de televisão permitiria os clube pequenos comprar melhor, atrair mais público, melhorar as condições do estádio.
Sugiro já uma: seleção de cervejas belgas nos bares dos estádios, em adição às cervejas habituais 🙂
21 Agosto, 2017 at 9:59
E não menosprezando as cervejas inglesas!
21 Agosto, 2017 at 13:52
Secundo essa moção! (cervejas belgas)
21 Agosto, 2017 at 9:58
A comparar com a premier league, vê-se a distribuição de valores de mercado muito mais equilibrada.
https://www.transfermarkt.co.uk/premier-league/startseite/wettbewerb/GB1
21 Agosto, 2017 at 9:48
O Machado tem razão a propósito do problema de desequilíbrio competitivo que não se resume ao nosso campeonato, isto é extensível entre países e nas competições europeias. Agora, não me parece que as instâncias desportivas nacionais tenham capacidade para resolver um problema que resulta principalmente da ausência de limitação de jogadores estrangeiros e a verdade é que desde que esta limitação foi abolida que o desequilíbrio se tem acentuado. Aliando a abolição do limite de jogadores estrangeiros ao poderio financeiro que nalguns casos até envolve magnatas, é normal que as disparidades cheguem ao ponto da aberração com clubes a pagarem mais de 200M por um jogador. Não vale a pena ter ilusões, tem que ser a FIFA e UEFA a criar regulamentos para garantir o equilíbrio competitivo.
De qualquer maneira, teria sido interessante que algum jornalista tivesse perguntado ao Manuel Machado (que também podia ser outro treinador dessas equipas “com orçamentos de 3M”) se quando recorre à táctica do autocarro & anti-jogo que por vezes dura 90 e poucos minutos, se se lembra das pessoas que estão no estádio e pagaram bilhete.
21 Agosto, 2017 at 11:11
Não acho que tenha a ver com os jogadores estrangeiros. Se limitares isso só nivelas o valor da liga por baixo, mas a assimetria continua a existir porque nos escalões de formação ainda é mais fácil açambarcar jogadores por tuta e meia.
É preciso é dar condições aos pequenos para dar luta aos grandes
21 Agosto, 2017 at 11:32
Mas havendo limitação de jogadores estrangeiros, os melhores jogadores que não são apenas os dos grandes, acabam por ficar cá mais tempo. Enquanto isto aconteceu de forma global na Europa, a competitividade era maior e muito mais distribuída. No nosso campeonato e especialmente nos clubes grandes ainda se consegue manter os jogadores durante algum tempo agora no caso de uma Bélgica, Rep. Checa, Croacia, Servia, Roménia, Suécia, Ucrânia, Polónia, qualquer jogador interessante que desponte, demora pouco até ir parar a um clube qualquer do meio da tabela senão mesmo de uma segunda divisão francesa, alemã, espanhola, inglesa ou italiana.
21 Agosto, 2017 at 12:49
Sim, concordo que haverá esse efeito negativo : o clube de menor dimensão que tem um jogador com potencial também tem menos capacidade de o segurar que o clube grande.
E aceito que a Lei Bosman ajuda a uma concentração dos melhores onde existe dinheiro, criando desigualdade entre países, mas não tanto um efeito de desnivelar uma liga nacional, porque creio que o fenómeno do primeiro parágrafo é minimizado pelo facto de os clubes grandes poderem açambarcar os melhores dentro do próprio país à partida, sendo que o desnivelamento existe à partida.
E depois emprestam jogadores aos pequenos etc.
A lei Bosman também permite a equipas de qualquer liga um maior mercado de reforços. Lá está, aumenta desigualdade entre países pobres e ricos.
Mas o fundamental é reduzir a diferença de poder de compra entre grandes e pequenos. Isso é que ajudaria a competitividade.
21 Agosto, 2017 at 9:49
Sobre a permissividade do Belenenses em relação aos jogos com os lampiões, permito-me colocar as minhas dúvidas em relação ao jogo de sábado. Vi grande parte do jogo e colocar em causa o profissionalismo do Geraldes, do Chaby e do pobre do Diogo, não é justo. Mais: aconselho a ouvir o que disse o Inácio no “Trio de Ataque” de ontem sobre o sistema utilizado pelo Paciência e talvez mudem de opinião…
21 Agosto, 2017 at 9:58
Falei nos três jogadores afectos ao Sporting mas, para ser justo, não posso excluir os restantes, no que diz respeito ao brio.
P.S. – Intervenção sujeita a rótulos “elogiosos”…
21 Agosto, 2017 at 10:10
O Belenenses é actualmente (e custa-me dizê-lo) um clube de m###a, com um treinador de m###a e um grupo de jogadores de m###a.
Facilitaram?
Não vi o jogo, não sei… Haverá alguma subserviência… derrotismo à partida… talvez.
(naõ me recordo se foi o Choramingos que num leiria-fecepe não viu uma agressão do Quaresma em frente ao seu banco porque estava a olhar para o chão)
Mas se visse apenas o resumo do Guim-Sporting, também me perguntaria porque ninguém foi incomodar o Bruno Fernandes no 1º golo, ou como seria possível os defesas andarem a levar meinhos no 5º. Acho que não deve ser por aí.
21 Agosto, 2017 at 11:19
Diz que o Miguel Rosa queria muuuuuuuito jogar.
É que ele gostava de ter uma camisola de jogo do Carnide, mas não há maneira.
O Deyverson riu-se…
21 Agosto, 2017 at 10:18
Pois as conjunturas são todas possíveis , depois vão a Alvalade e é o que se vê , táctica do autocarro que os pontos são preciosos …
21 Agosto, 2017 at 11:11
Mikeleo75,
Excluindo o jogo deste ano, o Setúbal, em duas épocas, levou de nós, para o campeonato, 16-0 em 4 jogos….
21 Agosto, 2017 at 11:14
E o Belenenses, entre o primeiro e segundo golos, mandou no jogo.
Repito que não me pareceu submissão ao “patrão”, foi mesmo falta de recursos.
21 Agosto, 2017 at 9:55
A questão dos direitos televisivos por si só não é a solução.
Mas seria um passo rumo à menor dependência financeira dos clubes ditos não grandes. Porque a questão é apenas e só esta.
A crise financeira por que passou o país desequilibrou ainda mais a balança, acabaram as mamas das Câmaras e Governos Regionais, as empresas que bancavam os “Aroucas” tiveram de fechar a torneira. Ao mesmo tempo que a Olivedesportos pagava pevides pelas transmissões televisivas. E assim os clubes de menor dimensão ficaram descalços, e o passo seguinte a perder os sapatos é estender a mão.
Como a pobreza é um ciclo, o resultado está aí. Nem sequer podemos falar da menor capacidade dos clubes em adquirir jogadores, temos de ver que antes disso está a incapacidade em manter jogadores. E como pobre tem pouca capacidade negocial, os clubes passam a viver de “empréstimos” de empresários e da bondade dos amigos poderosos. E na altura de vender um jogador, aceitam qualquer proposta porque é melhor meia côdea do que a mesa vazia.
Entretanto a malta vai cantando e rindo, desde que de barriga cheia. Os ricos e poderosos, a bem dizer.
Curioso é que, quando se fala de LC, sempre aparece um ou dois tugas com o discurso da igualdade e diabo a quatro, que é preciso equilibrar o nível da competição, a bem do desportivismo e até do negócio, isto como se Real, Barcelona ou United precisarem do slb para “manter o negócio” a funcionar. Já internamente, laissez faire laissez passer; quem quiser que se desemerde, os pequenos que se façam à vida.
Já nem entrando pela vertente futebol como espelho social, pois defender estes modelos num país em que o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior e a desigualdade salarial é um cancro da sociedade, só me faz pensar que estamos mesmo num país onde 60% dos adeptos da bola, ou nunca trabalhou (descontou) na p$ta da vida, ou então convive bem a comer sola de sapato enquanto o senhor director se passeia de BeEme ao lado da namorada siliconada.
21 Agosto, 2017 at 10:00
Grande comentário.
21 Agosto, 2017 at 10:05
Grande posta
21 Agosto, 2017 at 10:19
“Nem sequer podemos falar da menor capacidade dos clubes em adquirir jogadores, temos de ver que antes disso está a incapacidade em manter jogadores.”
Passando da escala nacional para a escala europeia, não me parece que a pobreza seja o único factor (nem o principal) que afecta a capacidade de alguns países em manterem os melhores jogadores. O factor que mais contribuiu para isto foi a Lei Bosman. A “pobreza” ou poderio financeiro só pode fazer efeito depois. Se compararmos a distribuição qualitativa que havia na Europa a nível de países e clubes à 25 ou 30 anos atrás, vemos que actualmente não há comparação possível porque os melhores jogadores estão praticamente concentrados em 5 ou 6 ligas.
21 Agosto, 2017 at 11:24
O Maior problema não são a falta de receitas mas sobretudo quem está à frente dos clubes e quais os motivos para boa parte desses mandantes estarem lá.
Veja-se Porco, Carnide, Rio Ave (que foi presidente do Paços!), do Facadas (que foi presidente do Moreirense), Belem, Nacional, Portimonense, Luis Duque como representante dos chineses… etc, etc…
Esta merda está toda minada
21 Agosto, 2017 at 12:14
assertivo texto…. GOSTEI
21 Agosto, 2017 at 13:16
Mainada
21 Agosto, 2017 at 20:15
Isto, sem tirar nem pôr.
21 Agosto, 2017 at 9:55
Bons Dias, Caros Tasqueiros, e votos de uma boa semana para todos.
Nada do que diz Manuel Machado é novo. O futebol português é “desiquilibrado” desde SEMPRE. Fora alguns episódios “geracionais” (Belenenses à 60 anos, Boavista à 17 anos) o título de campeão português é dividido por 3 clubes (mais recentemente por 2).
E fora alguns fenómenos também isolados (Braga lutar para o título, época exepcionalmente má de um dos Grandes) existe um “fosso” entre os Grandes e os “seguintes”.
Mas, pergunto eu: isto não foi sempre assim? Mais: nos outros países não é também assim, ou pior (com a excepção de Inglaterra, que é um mercado completamente diferente e o dinheiro “jorra a rodos”)?
A diferença é que Portugal é um mercado pequeno, o que leva a que alguns clubes atravessem dificuldades financeiras.
A centralização dos direitos televisivos viria atenuar isto? Dizem que sim. Mas em que dimensão? Em quanto os clubes “pequenos” poderiam aumentar o seu orçamento? Já existiu algum estudo publicado sobre isto? E se sim, onde pode ser consultado?
As declarações do Manuel Machado são do tipo do Papa-Chiclas quando, treinador do Braga, disse que só conseguiria ganhar na Luz “na playstation”… Nada de novo…
SL
21 Agosto, 2017 at 10:19
Caríssimo, permita-me discordar.
O nosso campeonato sempre foi desequilibrado, e sempre foi coutada dos grandes. Certo.
Mas a questão aqui não é o grande vencer o pequeno. Nem sequer golear. É a facilidade com que o faz. Isso é preocupante.
É que o Real e bayern também aviam os seus oponentes, mas têm de correr para o fazer. Têm de apresentar Futebol. O nosso campeão dispara 4 ou 5 em modo de serviços mínimos.
A semana passada, no SCP-Setubal, o resultado foi equilibrado e emotivo, mas realisticamente, só uma equipa jogou. E com menos azar à mistura, era mais meia dúzia.
A qualidade global das equipas portuguesas tem vindo a descer, desde há uns anos para cá. Isso verifica-se na uefa, onde a maior parte (quando lá) chega vai fazer figura de corpo presente. Boavista fez boas campanhas, Belenenses, até mesmo Farense, Marítimo e Guimarães iam disputar jogos com equipas de valia superiora. Hoje basta um Heerevern para arrear forte e feio no 4º ou 5º classificados.
Hoje em dia temos dois tipos de jogos: ou o 0-0 que se mantém, até que a sorte proteja ou a nabice seja demasiada, ou aqueles que aos 20 minutos estão resolvidos. Pessoalmente acho muito pouco interessante, mesmo com Sporting envolvido, ver um jogo que está resolvido ao fim de 15 minutos. Pode dar jeito à coronária de quando em vez, mas ao fim de umas semanas aborrece e queremos é emoção.
21 Agosto, 2017 at 10:56
Queres emoçao vai andar naqueles avioes da red bull
Isto é futebol! Ganhar, ganhar, ganhar, ganhar, ganhar, ganhar, ganhar, ga… nhar…, ga… zzzzzzzz
21 Agosto, 2017 at 11:24
Hold the door
21 Agosto, 2017 at 20:16
🙂
21 Agosto, 2017 at 11:09
“Mas a questão aqui não é o grande vencer o pequeno. Nem sequer golear. É a facilidade com que o faz. Isso é preocupante.
É que o Real e bayern também aviam os seus oponentes, mas têm de correr para o fazer. Têm de apresentar Futebol. O nosso campeão dispara 4 ou 5 em modo de serviços mínimos.
A semana passada, no SCP-Setubal, o resultado foi equilibrado e emotivo, mas realisticamente, só uma equipa jogou. E com menos azar à mistura, era mais meia dúzia.”
Caro Nuno, o Crente em Jesus,
Não tenho qualquer elemento “estatístico” em que me basear, mas tenho idéia que no campeonato espanhol, por exemplo, o Real Madrid e o Barcelona dão muitas mais goleadas às equipes mais fracas do que sucede em Portugal.
E cá está, voltamos sempre ao mesmo: em Portugal os títulos dividem-se por dois clubes (e um terceiro na luta); em Espanha também. Em Itália, há já vários anos que os clubes disputam o segundo lugar; na Alemanha o Bayern é campeão, e o Dortmund o segundo classificado; na França, o futuro dirá que só dois clubes jogam para o título….
As palavras de Manuel Machado podem fazer mais sentido nesta jornada, em que os Grandes ganharam por 5-0, 5-0 e 3-0. Mas a jornada passada ninguém falou disso (SCP marcou aos 80 e tal, milhafres aos 90 e tal)…
Haverá maior disparidade entre os candidatos ao título em Portugal e os restantes clubes do mesmo campeonato, comparando com os outros campeonatos europeus? Admito que sim, mas não estou a ver, à primeira vista, assim tão grande diferença.
Ah, e provavelmente mais (ou igualmente) importante que a questão da centralização dos direitos televisivos será a do número de clubes na primeira divisão portuguesa, que atendendo ao nosso mercado parece manifestamente excessivo…
SL
21 Agosto, 2017 at 12:37
Mas nos outros países a merda ser a mesma já justifica que a merda aqui é boa?
Isso é o mesmo que dizer “todos roubam então eu posso roubar também”!
A coisa tem-se agravado.
Em Espanha, mesmo considerando que Barcelona e Real sempre foram os maiores, tinhas equipas que lutavam com eles: Real Sociedad, At. Madrid, At. Bilbau, Valência, D. Corunha… Hoje não tens ninguém e ganham lutando entre eles com 20 ou mais pontos de avanço dos outros.
Na Alemanha o Bayern sempre foi grande. Mas muitos clubes lutavam pelo titulo. Hoje o Bayern passeia pelo campeonato e dá-se ao luxo de ir buscar os melhores jogadores dos rivais sem nenhuma dificuldade.
Inglaterra, onde o equilíbrio sempre foi a nota dominante, hoje já tens 4 ou 5 que deixaram todos os outros a uma distância considerável. Ninguém fora desse grupo pode, realisticamente, dizer que aspira ao titulo. Pode acontecer, de 100 em 100 anos, ou mais, que apareça um Leicester e isso coincida com uma crise em todos esses 4 ou 5 clubes que dominam, mas será sempre uma situação pontual – como se viu!
Em Itália a Juventus, que há não muitos anos até esteve na 2ª Divisão, passeia-se alegremente… Nem tem piada.
Isto tudo porque o actual sistema fomenta que os ricos sejam mais ricos e os pobres mais pobres em qualquer contexto.
No contexto de cada país é isso que acontece. Os clubes que já dominavam, ligeiramente, dominam agora largamente. Acontece em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Grécia, Itália, Rússia, Ucrânia, etc…
Vais para o contexto das competições europeias e é o mesmo. Os clubes que chegam às meias finais da CL, onde estão 4 clubes, saem sempre dum grupinho de 8… Às vezes um desses 8 é um clube de fora, por uma razão pontual – ou o sorteio favorável, ou uma excelente campanha nesse ano.
E é por isto, que faz perder um pouco o interesse no fenómeno, que leva a que se fale duma super liga europeia. Porque o resto já é tão previsível que não tem piada – ou começa a perder a piada.
E toda a gente tem a noção que no dia em que se criar essa super liga europeia, o futebol mudará drasticamente e para pior, no geral. Terás essa super liga europeia, fantástica, com 16, 18 ou 20 clubes, e tudo o resto secará… Tudo o resto passará a ter um nível quase amador… Ninguém irá apostar nisso, desde o publico aos patrocinadores, passando também pela TV. Será o fim do futebol como o conhecemos…
E isto, penso eu, nós adeptos, não podemos deixar acontecer.
O sucesso está no equilíbrio.
É preciso inverter este caminho. É preciso que se criem regras que fomentem o equilíbrio e a competitividade. É preciso que se criem condições para que qualquer jogo possa ter um vencedor imprevisível!
Um campeonato onde o primeiro só não ganha 4, 5 ou 6 dos 34 jogos – e às vezes não perdendo mais que 1 jogo! – nunca pode ser um campeonato competitivo!
Enquanto não se tornarem os campeonatos competitivos, os adeptos vão concentrar-se nos 3 grandes – Benfica e Porto porque têm sido os crónicos vencedores, e Sporting porque somos realmente diferentes e haverá sempre pessoas diferentes e com outra visão! É preciso que as outras equipas se tornem competitivas para que a sua massa adepta cresça. Só batendo o pé, regularmente, aos 3 grandes, as pessoas terão tendência a fugir desses 3 clubes e a fixarem-se nos clubes locais.
Para isso, na minha opinião, é preciso ter a coragem de alterar todo o modelo competitivo nacional. Reduzir a 1ª Liga para 12 clubes, que fariam uma primeira parte do campeonato as 2 voltas, todos contra todos – 22 jornadas! – e depois uma segunda parte, sempre a somar os pontos, com 2 séries de 6 equipas a 2 voltas – mais 10 jornadas! – onde os primeiros 6 continuariam na luta para o titulo de campeão e os 6 últimos lutariam para a não descida de divisão – desceriam 3 dos 6! Teríamos 32 jornadas em vez das actuais 34, os melhores jogadores concentrados em menos equipas, os direitos televisivos concentrados em menos mas melhores equipas, e o campeonato seria muito mais disputado. Para já não falar que teríamos 12 jogos entre os grandes em vez dos actuais 6. Provavelmente 2 idas a Braga, 2 idas a Guimarães… A probabilidade dos grandes perderem pontos seria muito maior.
Havendo competitividade, haverá mais publico, quer nos estádios, inclusive nos estádios fora dos 3 grandes, quer nas TVs. Seria, acho eu, até mais fácil vender os direitos televisivos para outros países e até conseguir patrocínios muito superiores.
E isto, estou certo, traria também uma maior competitividade às equipas portuguesas na Europa.
As vantagens eram muito grandes, com ganhos para todos, desde os clubes, aos jogadores, ao publico.
21 Agosto, 2017 at 12:56
Essa liga a duas fases seria melhor que o actual mas só ajudava os melhores 6.
Por mim, havia 50% ou mais do bolo televisivo distribuído equitativamente e os restantes dependendo da classificação.
Mas sim, era bom os meios da tabela terem algo para jogar sem ser só feijões.
21 Agosto, 2017 at 14:14
“Mas nos outros países a merda ser a mesma já justifica que a merda aqui é boa?”
Caro Miguel,
Eu não defendi isso. Apenas que a realidade portuguesa é semelhante à dos restantes campeonatos europeus (ou pelo menos das Maiores Ligas). Contextualizar, se assim se quiser.
Quanto ao demais, bom post!
SL
21 Agosto, 2017 at 14:41
Ressalvo uma diferença.
Na Alemanha é assim porque o Bayern é uma super-equipa.
Em Portugal é assim porque a maior parte das equipas são más!
O resultado pontual irá dar ao mesmo, mas a qualidade dos jogos é substancialmente diferente.
O Dortmund nem cheira na Bundesliga e vinha cá ser campeão com uma perna às costas.
Os Hamburgos e Lda, se não lutassem pelo título, no mínimo garantiam o 4º lugar com facilidade.
21 Agosto, 2017 at 15:13
Caro Nuno, o Crente em Jesus,
Espava a pensar na possibilidade de a Liga Portuguesa ser “top -heavy”, e comparei-a (muito rapidamente, título exemplificativo) com aquela que todos dizem ser o campeonato mais equilibrado, com mais qualidade e com melhor divisão das receitas televisivas.
Diferença pontual dos dois primeiros classificados relativamente aos três últimos classificados:
2016-2017:
59/31 (antepenúltimo, diferença para o primeiro/para o segundo);
65/57
69/61
2015-2016:
44/34
47/37
64/54
Portugal 2016-2017:
50/44
50/44
61/55
2015-2016:
58/56
59/57
63/61
A premier league tem mais 2 clubes, mas mesmo assim os resultados não são assim tão diferentes: as piores equipes do campeonato também ficam a “oceanos” de distância dos primeiros classificados…
SL
21 Agosto, 2017 at 20:02
Varias respostas…
Portugueezza, Não ajudava só os 6 primeiros. Ajudava todos.
Nas 2 voltas com 12 clubes, dado o equilíbrio pela concentração os melhores jogadores em menos equipas e por haver mais dinheiro disponível para as equipas “não grandes”, seria difícil saber quem ficaria nos 6 de cima e nos 6 de baixo.
Numa primeira fase isto podia não ser assim tão evidente porque os clubes partiriam da sua realidade actual. Um Braga ou um Guimarães já têm muito feito – infraestruturas e alguma massa adepta relevante. Os outros clube, um ou outro tem boas infraestruturas mas nenhum tem massa adepta relevante.
Levaria alguns anos – talvez uma meia dúzia – a aproximar todos os clubes mais um pouco até estarem suficientemente perto para qualquer clube aspirar a ficar nos 6 primeiros mas chegaríamos sempre lá. Como está, há décadas, nunca passaremos disto e o fosso será cada vez maior.
Concordo que o bolo seja dividido de uma forma justa, que poderá ser essa ou outra. Os clubes “não grandes” teriam um significativo aumento em relação ao que recebem actualmente mas os grandes nem por isso. Provavelmente ganhariam mais um pouco mas a diferença diminuiria bastante. De qualquer maneira, penso que todos ganhariam mais, o que é, à partida, bom para todos.
Livramento, eu percebi.
Acho que está mal em todo o lado e é preciso mudar em todo o lado. Mais tarde ou mais cedo os clubes perceberão isso.
Repara, o que há para comprar é o que há. Não se inventa. Não é por haver mais dinheiro que se inventam jogadores. Continuam a ser os mesmos jogadores disponíveis. O que acontece havendo mais dinheiro, para esses clubes de topo, é que compram quem querem pagando o que for preciso, como aconteceu com o PSG com o Neymar. E não contente ainda quer o Mbappé. É a isto que tem de se colocar um fim.
O campeonato francês o ano passado foi uma lufada de ar fresco. Este ano vai voltar ao que era.
Nuno, se o Dortmund viesse para o campeonato português desaparecia em meia dúzia de anos. Ganhava o primeiro campeonato e depois tinha de vender meia equipa e baixar o orçamento para equilibrar as contas porque cá ganharia muito menos dinheiro.
Talvez ganhasse o 2º campeonato no 2º ano… provavelmente sim! Mas voltaria a ter de vender meia equipa e voltar a baixar o orçamento. Duvido que fosse campeão no 3º ano…
Isto para perceberes que não podes fazer a comparação que fizeste.
Cá as equipas são más porque 80% das equipas têm um orçamento anual que é o equivalente ao ordenado dum bom jogador da Championship. Consegues perceber isto?
Tens n equipas cá que cujo orçamento é inferior ao ordenado dum Maxi Pereira, dum Casillas, dum Luisão… Como queres que essas equipas sejam boas? Milagres só em Fátima e mesmo assim há quem duvide disso!
Não podes ter equipas com um orçamento de 3M€ – provavelmente mais de 50% dos clubes da 1ª Liga andará à volta disto! – e outra com 15M€ (o Braga) e outras com 60M€ ou mais (os 3 grandes)… E depois chamam a isto um campeonato competitivo…
É tudo isto que temos de mudar. Temos de tender para que as diferenças sejam de 20 ou 30 vezes e passem a ser de 4 ou 5! Isso sim, traria o futebol para outro nível, em tudo!
21 Agosto, 2017 at 20:51
Miguel,
A mim o que não me convence nessa fórmula de 12 equipas, é o campeonato escocês. Não me lembro de haver outro vencedor para além de Celtic e Rangers, e agora com o Rangers despromovido, é o Celtic sempre.
Não houve aumento da competitividade e o fosso para as outras continua a ser enorme.
Já para não falar que 4 SCP vs slb/fcp + possíveis jogos nas Taças, fará com que estes jogos percam o que têm de especial e se tornem “banais”.
21 Agosto, 2017 at 22:29
Compreendo que penses assim, JVL, mas são realidades diferentes. Lá existe o Celtic e existia o Rangers que quase foi extinto… O resto são clubes sem qualquer expressão.
Depois ninguém ali liga realmente ao campeonato escocês porque têm o campeonato inglês mesmo à mão. O campeonato escocês estará sempre muito na sombra do inglês.
Depois lá são só 12 clubes porque praticamente não há mais. Não porque reduziram para 12 com o intuito que eu falo aqui. Só isso já faz uma diferença enorme. Lá tinha de reduzir para 8… o que é inviável!
Como eu disse, depois de mudar, até chegar a um ponto de ter um crescimento sustentado das equipas mais pequenas, levarias ainda meia dúzia de anos. As coisas não acontecem de geração espontânea. requeria trabalho local, como o Braga tem feito nos últimos 10 anos, junto das escolas para chamar as crianças para adeptos do clube.
De qualquer maneira com certeza não haverá só esta solução. É a que acho melhor pois é um tema que debato há uns 10 anos com algumas pessoas. O que eu sei de certeza – e até os cortava bem rentes se acontecesse o contrário! 🙂 – é que mantendo este caminho cavaremos um fosso gigante que acabará por fazer com que o campeonato perca o interesse e se decida nos 6 jogos entre os grandes, além de que prejudicará gravemente a prestação dos 3 grandes na Europa – todos os outros clubes que forem à Europa serão presa fácil para qualquer adversário, com excepção de equipas do nível do Luxemburgo ou San Marino!
As pessoas que vivem do futebol deviam pensar nisto porque o futuro não vai ser agradável…
21 Agosto, 2017 at 10:16
Bastou o Sporting vencer 5-0 para o filho da puta do Cartilheiro Diamantino começar com a música do preocupante….
É perguntar a esse filho da puta se as entradas impunes do Eliseu, que põem em causa a integridade física dos adversários, e se um filho da puta corrupto de nome Vasco Santos,responsável pelo VAR, ao “fechar” os olhos a esse mesmo lance não serão motivos de maior preocupação para o futebol nacional.
Para não falar da linguagem agressiva que o Jorge Sousa utilizou contra o guarda-redes e que demonstra um total desrespeito pelo Sporting .
21 Agosto, 2017 at 10:19
Não acha ele também preocupante os 28 a Ó que o Belenenses levou nos últimos anos.Que vergonha,até ontem o Vitor Serpa,na Bola,põe o dedo na ferida a chamar ao Belenenses clube amigo e dos seus jogadores marcarem os do Benfica com os olhos….
21 Agosto, 2017 at 13:56
O jogador do Belém que mete o Jonas em jogo no 1 golo, devia levar um par de estalos ou dividir o seu ordenado pelo resto da equipa.
21 Agosto, 2017 at 12:40
Ontem na TVI24 falaram disso bastante tempo.
E até deixaram no ar que estão à espera para ver o que acontece ao Rui Costa e ao Vasco Santos por deixarem passar um lance desses…
Eu também estou à espera!
E o Sporting também devia dizer que estava à espera também…
21 Agosto, 2017 at 10:24
Manel Machado a dar uma de moralista … , tivesse Sporting e fcp conseguido vitorias apertadas e o nacional lampionismo seguia na paz , como as goleadas não são um exclusivo lampião , e não podendo exultar a “superioridade” lampia à que ir por outros caminhos … , hipócritas do CRL…
21 Agosto, 2017 at 10:36
E o problema irá continuar…
Eu tenho muita dificuldade em ver o campeonato Português…. a qualidade cai de ano para ano… E quando começa “certo(s)” já tem no mínimo 14 vitorias (ou mais) garantidas, o que é simplesmente ridículo.
A FPF, LIGA Clubes, APAF, etc… o poder que têm é só no papel, pois na realidade eles não mandam nada.
21 Agosto, 2017 at 10:37
(que agradável surpresa: este post já vai com 35 comentários e todos a falarem apenas de futebol e de forma inteligente e interessante – a minha alma tasqueira está parva!)
21 Agosto, 2017 at 10:50
Após uma goleada… A mente fica mais limpa e alerta para certos assuntos 😀
21 Agosto, 2017 at 11:14
ainda há esperança, portanto 😉
21 Agosto, 2017 at 11:27
dreamer…
21 Agosto, 2017 at 11:26
Respira melhor o presidente, o treinador, os jogadores…
Menos gente vê a carne crua ao pequeno almoço…
Ganha o SCP!
21 Agosto, 2017 at 11:52
Dizias?
21 Agosto, 2017 at 12:57
O que passou-se?
21 Agosto, 2017 at 10:56
Já agora um off:
Bem sei que vem no Rascord, mas na capa afirmam que Mathieu está ok. A ser verdade é uma excelente noticia.
21 Agosto, 2017 at 12:40
Excelente noticia.
21 Agosto, 2017 at 11:00
So tenho pena que a goleada do sporting esteja a ser metida no mesmo saco onde esta a do carnide contra o carnide B.
De resto o Frio que acredita no Jesus ja disse tudo o que acho sobre este tema.
SL
21 Agosto, 2017 at 11:09
Só para contextualizar , ouvi o Inacio elogiar o sistema de jogo do Belém , alguém pode aqui explicar como jogou o Belém ?
21 Agosto, 2017 at 11:18
Segundo ele, táctica dos três defesas (não três centrais, frisou) ainda não devidamente implantada e seguida pelos jogadores.
21 Agosto, 2017 at 11:25
De modo suicida, como no ano passado?
21 Agosto, 2017 at 11:42
O Domingos quer um Belém olhos-nos-olhos. Os resultados não estão a ser nada positivos… contrução fraca do plantel, continuam os problemas absurdos entre a SADA-Clube-Adeptos. O treinador, sinceramente, é pouco culpado no meio disto tudo.
21 Agosto, 2017 at 12:06
OK , mas o meu ponto é que quando for a Alvalade vai com o objetivo de trazer pontos e para tal com as linhas bem recuadas e unidas …
21 Agosto, 2017 at 12:32
A última vez que foi a Alvalade não foi bem assim… Aquilo é tudo uma merda, acredita. Plantel e direcção sem palavras para descrever.
21 Agosto, 2017 at 12:44
Enquanto o clube não meter a mão na SAD não vai passar disto…
Venderam o Ié por 6M€ e encaixaram menos de 3M€. É mesmo o Carnide C ou D ou lá que letra é…
21 Agosto, 2017 at 11:45
Ou seja o mingos escolheu o palco da luz para inovar … Bem me parece o que não falta é espaço aos avançados vermelhos …. (pode ser mérito do ceboladas , não percebo nada de tática ..)
21 Agosto, 2017 at 11:14
Machado…se não fosse o futebol de equipas como as tuas, que defendem com todos lá dentro, que se limitam a perder tempo e a fazer meia duzia de contra-ataques à lei do chutão e corre, havia muito mais adeptos nos estádios e havia muito mais adeptos ligados aos clubes pequenos.
Como diz o cherba, se não fossem uns vendidos ao Mendes que não dizem nada à população local se calhar tinham mais adeptos. Com mais adeptos vem mais poder na negociação de transmissões e vem mais público. Se no fosse esta ideia ridícula que se instalou à uns anos que os adeptos são uma pormenor num clube pequeno se calhar hoje estava mais forte o campeonato.
E olha…Machado…há muitos miúdos de qualidade por aí. O problema é que tu não queres um futebol de qualidade. Queres uns matacões no meio campo para atrapalharem o jogo adversário e una bolts com resistência nas alas, que corram que nem uns desalmado…
21 Agosto, 2017 at 11:19
E machado…os 2 sabemos que mais dinheiro para os clubes pequenos é mais dinheiro para Mendes e outros empresários…não é para os clubes…
21 Agosto, 2017 at 11:25
Tiago, tem razão na críticas ao Machado. Mas ontem, no meio-campo, jogou um sujeito (Rafael Costa) que, ou muito me engano, ou é mesmo muito bom jogador.
21 Agosto, 2017 at 11:21
Pro caralho, comparar a goleada do Sporting com o jogo de treino do boifica ou do FC putas é desonesto.
1) Jogamos fora;
2) O Belém é puto dos bois, tanto assim é que o presidente vai festejar os titulos lampionicos;
3) O FC Putas ganhou em casa mas houve uma abertura.
Queixarem-se do desequilibro quando o senhor Manuel Machado enquanto era treinador do Nacional viu vários jogadores serem cedidos ao FC putas a preço de amigo. Quando o Sporting tentava comprar nem sequer vendiam, preferiam perder dinheiro. Agora tem os costados na segundona.
Quanto ao equilíbrio isto é desculpa de mau pagador, perder e porque não joga para ganhar.
Os de Guimarães tentaram carregar e deram porrada as merdas no ladrão e na luz foram olhar para os adversários.
Preocupante é o Eliseu que todas as semanas tenta acabar com carreiras e nem amarelo vê assim como os Danilos e os Maxis.
Sl
21 Agosto, 2017 at 11:22
Pouco vejo de programas televisivos a falar sobre futebol, dos opinadores aos paineleiros é tudo a mesma merda, salvando-se daí muito poucos que têm opiniões válidas, mas ontem ao fazer zapping dei por mim a ouvir as palavras de um caramelo na Bola TV, de seu nome Fernando Guerra, com uma cara muito séria, muito macanbuzio a falar da vitória do Sporting em Guimarães, e o tipo dizia:
– “não nos podemos esquecer que o Guimarães jogou com a defesa dizimada”
Porra, eu juro, ouvi isto e mudei logo de canal, não dá!
Ouvir estes tipos faz mal ao sistema nervoso, só apetece dar-lhe logo uma paulada nos costaços, isto é de mais elementar falta de ética e de vergonha, um tipo com uns 60 anos (talvez metade deles no jornalismo) consegue fazer crer as pessoas que o estão a ouvir, que a vitória do Sporting foi facilitada por esse factor.
Pergunto eu:
– aos 2 minutos aquela bomba de Bruno Fernandes era parada por algum dos que não jogou?
– o treinador do Guimarães disse na conferencia de imprensa a seguir ao jogo que o golo de Bruno Fernandes tinha feito a equipa sentir que não era capaz, não foi?
– O Sporting também jogou sem o William, que é uma pedra fundamental e não foi por aí que não deixou de golear.
– o que leva um tipo a fazer um controcionismo ridiculo para tentar minimizar uma vitória sublime do Sporting.
– estes gajos não tem vergonha, nem que seja perante a familia, de fazer figuras idiotas á frente de centenas de milhares de pessoas?
21 Agosto, 2017 at 14:01
O boca de piano apenas está a ensinar os seus filhos a pescar.
21 Agosto, 2017 at 11:29
O que é mais criticavel: A puta da gala ou a puta da baliza!
Quer-me parecer que a baliza tem mais estatuto, dada a quantidade de vezes que é furada por diversos oponentes.
Mas pronto, errar é humano. Jorge Sousa é humano. Outros não tem esse privilégio…
21 Agosto, 2017 at 11:42
Jorge de Sousa é humano…?
Porquê..por andar sobre duas patas…?
Fazem os mesmo os cangurus…os símeos…e quando treinados…:
Os bois, os burros, os cavalos, os cães…
Jorge de Sousa é “uma besta palmípede que…não consegue voar…mas se presta a fazer o que é necessário” para beneficiar os seus “amiguinhos”…!
SL
21 Agosto, 2017 at 11:33
Critica-se a contratação de Mathieu, porque é velho. Dois meses depois, todos se levantam para lhe bater palmas.
Critica-se a colocação de Bruno Fernandes atrás de Bas Dost, há dois jogos atrás. Ontem, fizeram-lhe vénias.
Critica-se o nosso ataque por não marcar golos. Ontem, cinco no difícil terreno do quarto classificado da última liga.
Que os jornalistas desportivos o façam, eu percebo. Mas que a grande maioria dos sportinguistas sejam bipolares, não. Critiquem quando têm de criticar, e eu também o faço, mas apoiem o Sporting.
Lembrem-se: não gostar dos jogadores, do treinador ou do presidente não é razão para não se sentir o nosso clube, que é maior do que qualquer um.
in blog “és a nossa fé”
21 Agosto, 2017 at 11:36
bem aplicado aqui na Tasca
Cherba faz um cartaz e mete á entrada do estabelecimento
21 Agosto, 2017 at 11:38
Isso e um cartaz com o simbolo de proibição e uma garrafa de Frigi…
21 Agosto, 2017 at 12:44
esse post jamais poderia ser colocado numa parede da Tasca por duas razões:
a simples: a bipolaridade faz parte do futebol quando vivido com paixão
a mais importante: a frase «não gostar dos jogadores, do treinador ou do presidente não é razão para não se sentir o nosso clube, que é maior do que qualquer um» não encaixa em nenhum tasqueiro que eu conheço, tenha ele opiniões mais ou menos divergentes da minha
21 Agosto, 2017 at 16:21
“não encaixa” mas anda lá perto…
21 Agosto, 2017 at 17:56
isso.
Generalizem… o pessoal fala mal do trabalho do Jesus porque não gosta dele. Não é por a equipa jogar pouco, por ser eliminada por um Legia, por fazer 1 remate em 90 minutos. É porque odeia o JJ.
21 Agosto, 2017 at 11:36
Cuidado com isso da lógica. 👿
21 Agosto, 2017 at 11:38
a lógica é que há tanto bi-polar no que respeita ao Sporting que até assusta.
Consigo ver gajos a assobiar e a bater palmas ao mesmo tempo.
21 Agosto, 2017 at 11:49
Onde aquele tal respeito pelos bipolares?!
21 Agosto, 2017 at 11:50
Fito, não tentes deturpar as coisas, uma coisa é uma doença outra coisa é o sentido figurativo da coisa.
não inventes!
21 Agosto, 2017 at 11:45
Bipolaridade Sportinguista no seu melhor 😛
21 Agosto, 2017 at 11:47
o mesmo acontece com o Coentrão
muitos criticavam o rapaz, estava velho, podre, não ía jogar, era lampião, era o caralho que os ref……da e agora já é o melhor lateral do campeonato.
21 Agosto, 2017 at 12:04
Daqui a uns tempos será o Piccini o melhor DD da Europa 😀
21 Agosto, 2017 at 11:49
“Critiquem quando têm de criticar, e eu também o faço, mas apoiem o Sporting.
Lembrem-se: não gostar dos jogadores, do treinador ou do presidente não é razão para não se sentir o nosso clube, que é maior do que qualquer um.”
Acho que é exactamente o que a maioria dis que criticam fazem. É um bom recado tambem para quem diz que sim a tudo, na parte que diz “critiquem quando têm de criticar, eu também o faço”
21 Agosto, 2017 at 11:51
queres falar do Mathieu e do Coentrão agora?
21 Agosto, 2017 at 11:54
Posso falar. Do Coentrão sempre disse que nao o queria, mas que se tivesse em boa condição fisica era um upgrade. Do Mathieu nao o queria e ta a fazer-me mudar de opiniao.
Se lesses com atenção verias que ja tinha dito isso, mas andas mais preocupado em mandar boquinhas.
21 Agosto, 2017 at 14:08
Yep… Mudar de opinião / fazer contorcionismo … é tudo e a mesma coisa.
Treinador é um labrego … treinador é um casmurro …. treinador é …. um bom treinador porque meteu aquele jogador a jogar porque eu disse para ele o fazer!
:))
Que soninho!!Zzzzzz
21 Agosto, 2017 at 14:18
O zupo é o melhor do mundo.
O zupo é uma merda.
😀
21 Agosto, 2017 at 14:35
Nem as pensa 🙂
21 Agosto, 2017 at 15:27
Tu pensas é que a minha vida se restringe á Tasca.
Por vezes entro e nem leio os comentários, por outras quando tenho mais tempo ainda vou lendo.
Lembro-me que tu e mais alguns críticaram as contratações de Coentrão, Mathieu é Bataglia por exemplo.
O resto são pormenores, agora se já te redimiste acerca desses jogadores do te fica bem.
Eu não leio tudo na tasca como já te disse.
21 Agosto, 2017 at 15:37
Se não lês tudo na Tasca, tens que começar a ler antes de perguntares certas coisas
21 Agosto, 2017 at 16:22
tenho vida para além da Tasca como já te disse
21 Agosto, 2017 at 17:29
Temos todos. E sabemos todos ler
21 Agosto, 2017 at 11:52
Caro Mário Schmeichel,
“Nem tanto ao mar, nem tanto à terra”
Quanto ao Mathieu, acho perfeitamente natural que os Sportinguistas se perguntassem:
1- Se estaria em boas condições físicas, atento o seu histórico;
2- Se seria capaz de complementar bem o Coates (nomeadamente que se tratasse de um central rápido).
Perguntas, acho eu, perfeitamente legítimas.
E o Mathieu tem jogado muito bem. Óptimo!
Bruno Fernandes: todos os Sportinguistas gostaram da sua contratação. Questão era da posição onde iria jogar (pessoalmente estava/estou convencido que vai substituir o Adrien a “8”, por este sair).
Pergunta muito pertinente porquanto: a) o BR é um médio ofensivo, e os lugares do meio campo “a dois” estavam preenchidos (William + Adrien) b) o custo de aquisição pressupunha que não seria um jogador “para o banco”.
Jogar “atrás do Bas Dost” nem o Treinador confirma ser opção segura (ver últimas declarações do mesmo após o jogo com o Guimarães).
Agora, o BF não joga como um “Téo Gutierres”, jogador que teve algum sucesso em 4-4-2, mas sim quase como um “nº10” algo mais avançado, jogando principalmente na zona central do terreno, numa espécie de 4-3-3.
Não se criticou “o nosso ataque por não marcar golos”. Criticou-se por ter demonstrado dificuldades para “furar” a “muralha” do Setúbal. Um jogo.
Acho que é CONSENSUAL que ofensivamente estaremos mais fortes esta época, com a entrada no plantel de Bruno Fernandes, Acuña, Doumbia e Iuri Medeiros.
Tudo questões que entendo como normais para um adepto de futebol, e muito diferente do que se tem entendido por “bipolaridade”.
SL
21 Agosto, 2017 at 12:29
E esta é a visão equilibrada das coisas.
21 Agosto, 2017 at 15:31
Livramento de acordo, o que não estou de acordo é com quem, antes dos jogadores jogarem por nós e fazerem algo de mau, já estarem a ser criticados.
Isso nunca vou conseguir compreender.
Este ano os visados foram Mathieu, Coentrao, Bataglia, Matheus Oliveira e pasme -se.. .até Acuña.
21 Agosto, 2017 at 12:49
Se calhar a equipa é bipolar..
21 Agosto, 2017 at 12:52
😀
21 Agosto, 2017 at 15:32
Qual? A que joga na Decathlon? É de certeza!
21 Agosto, 2017 at 15:40
“preparem então as canelinhas pois se o trabalho me deixar vou lá estar.”
😀
21 Agosto, 2017 at 16:24
nem mais!
o que é um factor lógico, é que não vou lá á meses, portanto…
digo o mesmo! 🙂
21 Agosto, 2017 at 18:24
Bipolares porque a malta joga com os dois pés!!!
21 Agosto, 2017 at 19:20
falta é cabeça.
21 Agosto, 2017 at 22:04
Pois, é isso.
21 Agosto, 2017 at 22:15
E vai continuar a faltar.
21 Agosto, 2017 at 11:38
Olhem, esta é uma ocasião em que o Manuel Machado “merecia” assim uma resposta igual ^`a que o árbitro deu ao nosso guarda-redes…
E deviam “lembrar-lhe” que se “os pequeninos não tivessem estado do lado estado lampiânico”…
Talvez a situação actual do futebol nacional, fosse neste momento bem diferente…
Agora…tarde piaste…!!
SL
21 Agosto, 2017 at 11:39
Tudo o que foi referido é certo. Mas a cima de tudo acho este discurso do Manuel Machado um alarmismo extremo à terceira jornada da Liga. Ok, os três grandes golearam, acontece. É raro, mas acontece. o Rio Ave tem os mesmos pontos dos três grandes e vejo-os, em conjunto com o Marítimo, Vitória ou Chaves a criarem uma terceira linha competitiva muito interessante no nosso campeonato.
O Manuel Machado treina um clube, de uma pequena vila, que o ano passado venceu mais títulos que o Porto e que o Sporting. Se ficarem na Primeira já era um milagre, a meu ver, este facto ainda é mais chocante.
Todos queríamos uma Liga mais competitiva, e existiam formas do o fazer que foram completamente postas de lado para servir os interesses dos poderosos. Mas façam o que fizerem, por motivos históricos, financeiros, sociais, existirão sempre três clubes melhores que os outros todos.
21 Agosto, 2017 at 14:30
Rio Ave é do Mendes. Mendes tem muito poder no Futebol nacional … logo o Rio ave vai ter de se tornar grande às custas de muito suborno arbitral.
21 Agosto, 2017 at 11:53
Sendo absolutamente verdade que os clubes “pequenos” têm hoje o que sempre semearam, não deixa de ser tudo verdade o que o Manuel Machado diz.
Ponto!
Não são os treinadores, nem os jogadores que têm de alterar isto, ou que são sequer responsáveis pela situação. Eles colhem do que outros semeiam!
E os outros que semeiam são, como responsáveis, os dirigentes dos clubes “não grandes”. Porque a mim nunca ninguém me há-de convencer que 15 clubes têm de se submeter à vontade de 3, de 2 ou até de 1!
Só o fazem porque querem.
Foi bem paradigmático, nas passadas eleições do Paços Ferreira, algures a meio da época passada, a colagem de um dos candidatos ao Benfica.
O Vitória de Setúbal está colado ao Benfica e antes esteve ao FC Porto, quando era este a mandar nisto tudo.
O Tondela é praticamente uma filial do Benfica, onde dirigentes, treinadores e jogadores vão fazer uma perninha – talvez isso explique como se salvou da descida 2 vezes inacreditavelmente!
Toda a gente sabe que o Belenenses, desde que lá está o RPS, leva de 5 para cima com o Benfica… Sem espinhas e sem pestanejar! Nem as putas abrem tanto as penas…
O Marítimo, não tendo nada em disputa, faz o mesmo. Isso dá-lhe direito a treinar no Seixal, com garrafas de água e sandes à vontade!
Alguém mexeu uma palha quando nas escutas se apanhou alguém – já não me lembro em que situação – a dizer que um clube qualquer estava carregado com uma mala do Benfica – no ano do famoso Farense-Benfica B?
Porque razão tanto jogador ex-Benfica mete golos na própria baliza quando defrontam o clube do coração?
Como é que o Guimarães não diz uma palavra sobre a arbitragem da Supertaça? É preciso serem ainda mais roubados para falarem?
Para mim, devem ser muito poucos os agentes que andam no futebol actualmente que são honestos e não entram nestes cabalachos todos. O Benfica, como o Porto antigamente, montou a sua teia e passeia sem problemas recolhendo os benefícios disso. É bom que tenham a noção que em campeonatos decididos por 6 pontos no final, bastam 2 jogos adulterados: 1 para o clube do sistema e outro para o outro clube que eventualmente luta pelo titulo. E está feito. Em 306 jogos basta adulterar 2 para dar o campeonato a um e tirar a outro! Ou, se quiserem, em 24 jogos de cada uma destas 2 equipas, basta adulterar 1 deles de cada uma… Nos outros nem se passa nada! Há coisa mais fácil do que isto?
No ultimo campeonato do Jesus no Benfica, foram beneficiados em 14 dos 34 jogos, sempre empatados ou a ganhar por 1 golo. 14 jogos! E no fim toda a CS achou que foram uns justos vencedores quando ganharam com 3 pontos de avanço ao Porto – que também ganhou com ajudas alguns jogos!
Teríamos de viver num país JUSTO, sem corrupção a todos os níveis, para que alguma coisa acontecesse e mudasse tudo isto. Mas Portugal é um antro de corrupção de alto a baixo. Não há nada a fazer, legalmente falando. E quem pensa o contrário é burro porque há evidências que nada vai acontecer praticamente todas as semanas, há muitos anos.
Isto só muda com uma revolução ou quando um “maluco” qualquer meter um corrupto a boiar no Tejo ou no Douro! Não vai lá com conversa…
21 Agosto, 2017 at 12:04
O sexo anal começa a doer.
21 Agosto, 2017 at 12:06
Apesar de não gostar nada do Manuel Machado, o que ele diz é verdade. O problema é que está situação tem raízes muito profundas no nosso futebol, o compadrio, as alianças, A falta de imparcialidade da comunicação social etc… só pode ser resolvido com intervenção estatal e mesmo aí tenho sérias dúvidas, portanto esta situação vai continuar até não haver retorno. Basta ver a quantidade de público que vai ao estádio e ninguém faz nada.
O nosso presidente ainda tentou ajudar a resolver esta situação e foi tratado como um idiota pela comunicação social, porque o orelhas era muito esperto por tentar passar a perna. É o país que felizmente já não vivo faz anos.
21 Agosto, 2017 at 12:14
Cüneyt Çakir, fonix!…o qué isto!!!
vai ser msm contra tudo e todos!
SL
21 Agosto, 2017 at 12:18
é um escândalo
21 Agosto, 2017 at 12:28
Como é possivel fdx
21 Agosto, 2017 at 12:36
Foda-se, pensei que estavas a gozar!
21 Agosto, 2017 at 12:17
O árbitro que nos vai apitar na Roménia é o tipo do jogo com o CSKA. O maior roubo que me lembro de ver num jogo europeu.
Onde está o bom senso da UEFA depois de tudo o que se passou? O Sporting apresenta queixa formar ao organismo e dois anos depois volta a apitar-nos num play-off? Que merda é esta?
21 Agosto, 2017 at 12:23
É o polvo a mostrar quem manda.
21 Agosto, 2017 at 12:54
Se calhar já estava na hora de parar de assobiar o hino da CL em Alvalade, não?
É que eles devem gostar à brava de ter lá um clube que os assobia em cada jogo…
O Légia meteu uma faixa a dizer mal da UEFA e foi logo de cona!
É abrir a pestana!
21 Agosto, 2017 at 14:36
Ou então cagar naquela merda de competição!
Acho que já basta andarmos a ser comidos por lorpas em Portugal … porque queremos ser comidos lá fora?!
21 Agosto, 2017 at 16:25
A LC é uma competição de merda? Ou são as tuas intervenções?
21 Agosto, 2017 at 16:31
Não dá uma para a caixa.
É o Vitória que tem mais obrigação de ganhar que nós, é o perdermos por 1 golo que passamos à mesma, é o cagar na LC, essa merda de competição….
Chego a ter saudades de quando se dedica só às multas.
21 Agosto, 2017 at 16:52
So tiros ao lado. Cagamos na LC, o ano passado cagámos na LE, ou seja, para o Tadeu mais vale nao jogar
21 Agosto, 2017 at 16:36
Explica ao Bruno Fernandes e outros que aquilo é uma competição de merda. É que eles são rapazinhos para gostarem de a jogar… e se calhar é uma das razões para virem actuar neste pardieiro.
Nem entro pela questão financeira… um clube com os rendimentos do Sporting precisa lá dessa competição de merda.
21 Agosto, 2017 at 16:41
O Bruno Fernandes é do SCP desde pequenino e ao contrário de outros, não é uma prima donna.
21 Agosto, 2017 at 14:40
eu vou continuar a assobiar.
21 Agosto, 2017 at 14:58
O legia foi corrido? Ou se calhar foi por não jogar nada….. digo eu.
O Sporting jogou de igual para igual e perdeu, mas o legia andou a ser humilhado, no entanto fez o minimo e teve a sorte de passar (um pouco como Portugal no Euro, onde com 3 empates fez o milagre de passar para o grupo da cagada onde ficou com o caminho livre para a final).
21 Agosto, 2017 at 20:11
No ano em que meteu essa tarja foi corrido sim…
Foi eliminado com uma sanção da UEFA.
E um clube fica “marcado” por estas merdas.
Nós fizemos um chinfrim do caraças no ano em que fomos gamados com o Schalke, na CS e nas redes sociais, e começamos com os assobios ao hino da CL, e no ano seguinte aconteceu o que aconteceu com o CSKA.
O ano passado foste gamado em Madrid e cá com o Dortmund. Jogos onde podias ter pontuado se não fosse isso.
Esta gente não brinca.
Como eu já expliquei, não há árbitros maus na UEFA – nem ca!!!. Há os que parecem porque são moços de recados e andam lá a fazer favores… E depois parece que arbitram mal…
21 Agosto, 2017 at 12:22
O que os fode é o Bruno Fernandes!!!!!!
Um grande jogador português, com remate, que aprendeu a jogar em Itália é um 9,5.
Andam com a merda do Jonas e o Abu as costas e não vêem que o que estragou o fim de semana foi este rapaz provar que é mesmo bom e faz a equipa jogar.
Se a equipa levar este elan para Bucareste e passar e se ganhar o próximo jogo em casa vai lançada.
Ambos os bois vão fora dai o medo.
Isso é que devíamos discutir, o Machado mais às suas palavras que vão pro caralho.
SL
21 Agosto, 2017 at 12:25
O machado deve ter alguma divida avultada por receber de algum serviço anal que prestou.
21 Agosto, 2017 at 12:38
Eu gosto do Manuel. Acho que o tipo é um ‘personagem’ que em breve se juntará à galeria do Octávio “vocês-sabem-do-que-é-que-eu-estou-a-falar”. Uma prateleira só para os Machados!
E acho que o caro professor Manuel está a ver aproximar-se a reforma e sente que não vai passar disto… e qualquer dia está com a fama do Luis Campos… que já era conhecido como o domingo, porque depois dele só a segunda!
Mesmo que não se goste do mensageiro acho que se devia observar a mensagem!
O maior problema já foi identificado: a independência (ou falta dela) dos clubes portugueses. E isto acontece todos os dias, quando se vende um GR por 40M€ e onde o Rio Ave tem direito a 40/50% e troca esses 20M€ por 5M€ + dois jogadores e empréstimos está tudo visto.
Para resolver essa situação a centralização dos direitos ia ajudar, mas não chegava.
Propunha uma outra mudança:
1) Limite máximo de jogadores com contrato pelo clube: 25 profissional + 20 caso haja equipa B + 20/40 contratos de formação a partir dos 16.
Esta mudança iria provocar uma maior dispersão do talento e ao mesmo tempo uma contratação mais criteriosa.
Lembro-me de, em conversa com o presidente do meu clube da terra (Cacém) ter falado que caso o Sporting venda o WC é o Mira Sintra que teria direito a 0,5% do valor da transferência (mecanismo de solidariedade). Acontece que o Mira Sintra já fechou portas faz muito tempo… e que caso fosse o Cacém a receber esse valor (0,5% de 45M€ = c. 225mil€) o clube podia melhorar as infraestruturas, apostar noutras modalidades e o orçamento para a equipa sénior de futebol estaria garantido por uma carrada de anos.
225m€ para um clube profissional pode não ser muito, mas para os amadores, aqueles que trazem uma ligação à terra e que são a porta de entrada para o desporto de muitos é todo um Euromilhões!
Agora imaginem quando os clubes (Sporting incluído) contrata/convida 70/80 iniciados, outros tantos infantis, e por aí fora e vai fazendo uma seleção natural até ficar com os melhores. Quando chegar a vez de vender esses jogadores é o Sporting que vai guardar os 0,5% da compensação. Quando o mesmo jogador poderia evoluir num clube amador, dar o salto ainda durante o percurso de formação e terminar como júnior ou já sénior num dos grandes.
Se espalharmos o talento e a matéria prima e depois aquilo com que se compra essa mesma matéria prima for também ele distribuído então aí sim teríamos campeonatos mais competitivos. E estádios bem mais cheios!
Porque eu sou do Sporting, mas também sou do clube da minha terra!
Força Cacém!
21 Agosto, 2017 at 15:47
Mais um valentão que só ganha coragem quando pode citar o Sporting. Parece que só quando o Sporting goleia é que isto se torna “sem interesse nenhum”. Quando o sport lisboa andava a cilindrar com oitos e tais a zero na primeira época do JJ e adiante, quando os corruptos do pintinho limpavam o cú aos meninos que abriam as pernas sempre que jogavam contra eles, já não o chocava tanto. Que vão todos para a grande puta que os pariu.
21 Agosto, 2017 at 16:13
Os dirigentes dos clubes “pequenos” que se deixem de esquemas e jogadas de “xico esperto” que desenvolvam uma cultura bairrista tipo “pequenos mas honrados” com isso vão conseguir uma base de apoio/adeptos maior que servirá depois de base para um crescimento sustentado, neste momento o único objectivo dessa gente è viver à custa da massa adepta dos “grandes” e fazer uns “favorsinhos” para se manterem na 1a divisão….
Isso não cria empatia nenhuma com as pessoas que sentem a sua “Terra” e têm orgulho nas suas raízes….
Trabalhem primeiro e abram a boca para reeinvidicar depois!!!!