Em tempo de paragem para selecções, que todos fingimos apreciar apenas para não termos uma paragem cardíaca constante até Maio, os nossos jovens seguiram para as suas respectivas equipas nacionais e tivemos apenas um jogo oficial dos nossos Iniciados.
A juventude deslocou-se até à Potinha e humilhou a equipa da casa por uns expressivos 7-2. Já vamos em 11 golos marcados em apenas duas partidas, um registo que terá tendência a avolumar-se até ao final desta série. Os tentos foram apontados por Armando Silva (hat-trick), André Gonçalves (bis), Tristan Hammond e Daniel Lyapin.
Armando Silva é o claro destaque do jogo e o angolano é também dos mais antigos jogadores da nossas escolas no seu escalão. Apesar dos apenas 14 anos, o avançado está em Alcochete há cinco temporadas consecutivas. Chegou muito muito novo e temos agora a oportunidade de o acompanhar nos campeonatos nacionais. O seu hat-trick são os primeiros golos nos principais escalões e uma clara amostra de que poderemos esperar grandes coisas ao longo da temporada.
André Gonçalves, também de 14 anos, chegou ao Sporting em 2015 vindo do Sacavenense. O extremo esquerdo é uma das caras novas da renovada equipa de Iniciados e apontou dois golos na última partida. Tristan nasceu na Austrália, é italiano, mas vive em Portugal pelo menos desde 2014. Chegou ao Sporting do Belenenses, em 2015 e actua a extremo o avançado centro. Por fim, Lyapin é um português nascido na Ucrânia, também com 14 anos, que actua como avançado. Começou a sua formação no AC Carnide, mudou-se para o União de Leiria e chegou a Alcochete a temporada passada para representar os sub14. Nomes a decorar e que em breve estarão presentes numa nova lista de marcadores.
Em outros destaques desta semana, Ivanildo, Pedro Silva, Pedro Delgado e Rafael Barbosa terão hoje a sua estreia ao serviço de Portugal sub-21. Uma equipa completamente renovada por Rui Jorge, com a base dos sub-20, e que tenta agora manter o registo de duas enormes gerações que lhes antecederam. Não tanto para Pedro Silva, mas para Ivanildo, Rafael e Pedro Delgado será uma oportunidade única de se valorizarem e reentrarem nas contas da equipa principal a médio prazo.
Os sub-19 venceram um torneio UEFA na Finlândia e Rafael Leão colocou o seu nome na lista dos marcadores, algo que começa a ser cada vez mais habitual esta temporada. O menino está cheio de fogo e agora é esperar apenas que Pedro Marques regresse ao seu registo habitual, para que consolidem definitivamente como a dupla do futuro.
Como nota final, a UEFA divulgou os inscritos para a Champions League. Na lista A podemos verificar todo o plantel de Jorge Jesus, na lista B algumas surpresas (lista B não é mais que os nomes de jovens sub-21, com dois anos de formação no clube, que poderão actuar ao serviço daequipa principal em todos os jogos da Liga dos Campeões).
Guarda-redes: Stojkovic, Max, Pedro Silva, Diogo Sousa
Defesas: Gonçalo Vieira, Tiago Djaló, Ivanildo, Guilherme Ramos, Adbu Conté, Thierry, Ricciulli
Médios: Bubacar, Bernardo Sousa, Diogo Brás, Daniel Bragança, Miguel Luís, Pedro Ferreira, Bruno Paz, Rafael Barbosa
Avançados: Rafael Leão, Jovane, Ronaldo Tavares, Elves Baldé, Nuno Moreira
A ausência de Demiral talvez seja a mais notada, uma vez que não é certo que não teremos de recorrer ao jovem turco em plena temporada, para compensar alguma ausência no sector defensivo.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
5 Setembro, 2017 at 14:15
Demiral , assim como Pedro Marques, não têm 2 anos de Sporting
5 Setembro, 2017 at 14:16
Pensámos o mesmo! ;D
5 Setembro, 2017 at 14:18
Exacto, mas fazia falta.
5 Setembro, 2017 at 14:18
Impressionante a quantidade de talento, assim eles queiram e daqui a 2/3 anos, temos aí nova fornada na equipa principal made in academia
5 Setembro, 2017 at 14:16
O Demiral conta para a lista B?! Não é formado no Sporting…assim como o Pedro Marques…
5 Setembro, 2017 at 14:17
Demiral não conta. A lista B completa está em cima.
5 Setembro, 2017 at 14:18
Pois…daí a ausência…
5 Setembro, 2017 at 14:19
Tendo 4 centrais na equipa A o JJ não quis ocupar um lugar nos 23 com ele…acho normal…
5 Setembro, 2017 at 14:21
25. Podemos inscrever 25 graças aos jogadores formados no clube 🙂
5 Setembro, 2017 at 14:28
Os dubaienses para preencherem a quota de 25 foram buscar 3 a lista b, para não fazerem a triste figura de só inscreverem 22 na lista A, devido a forte aposta na formação
krovinovic e chrien são os exemplos dos formados no dubai que ficaram de fora devido ao excesso de formandos na lista A
5 Setembro, 2017 at 21:17
😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀
5 Setembro, 2017 at 14:25
A lista A pode conter 25 nomes e a B é ilimitada.
Foram inscritos 24 na A e 24 na B. Pedro Silva, conforme o pasquim, ora aparece na A como na B
5 Setembro, 2017 at 15:24
Fiquei contente com a chamada do Rafael Barbosa aos trabalhos da selecção sub 21, foi merecida. Fez uma excelente metade de época após regressar do União, pode não ser um prodígio técnico mas nota-se que é um miúdo trabalhador. Que desfrute este momento e que continue a corresponder em campo para ser chamado mais vezes.
5 Setembro, 2017 at 15:39
O União parece ser um triângulo das Bermudas para jogadores do SCP.
O Chaby desapareceu do radar leonino. Espero que volte a aparecer.
O Rafa safou-se. Para já.
Puta que pariu a tempestade Norton…
5 Setembro, 2017 at 15:51
Tanto o Rafa como o Chaby são dois putos com valor, não acredito é que tenham qualidade suficiente para voos muito mais altos, mas provaram que se tiverem um treinador que acredite no seu valor e que aposte neles, conseguem dar boa resposta. O Chaby por exemplo, depois do União, fez uma excelente época no Covilhã e hoje é titular no Belém.
Com isto tudo, mais vale não te arriscares a mandar saké lá para os lados da Madeira, ainda te desaparece do radar 🙂
5 Setembro, 2017 at 15:56
Eles que se engasguem com a poncha. Saké nem o cheiram.
O Chaby, pela boa época que fez no Covilhã é que me deixou chateado vê-lo sair como saiu. Não percebi a saida. Podia ter sido emprestado em vez de ser desvinculado. Espero que haja uma clausula de recompra.
Ao contrario de ti, pelo menos no Chaby, vejo muita qualidade, espero que um dia volte ao SCP. O Rafa ainda tem tempo para mostrar mais.
5 Setembro, 2017 at 15:39
Não são demasiado novinhos para irem à Potinha?
5 Setembro, 2017 at 15:42
Sou só eu que vejo ali muita qualidade, sobretudo do meio campo para a frente?!
Lembro-me de há uns anos atrás certos iluminados acusaram o BdC de fazer uma limpeza na Academia que estava a destruir a formação do Sporting…
5 Setembro, 2017 at 15:52
Pedro Mil-Homens vai substituir Nuno Gomes na ETAR do Seixal…
Curiosa, a quantidade de ex-funcionarios do SCP que foram parar ao ETAR de Carnide.
Certamente deixou o computador em Alcochete…
5 Setembro, 2017 at 16:01
Tínhamos o Sporting minado de “merdas”
Era fartar vilanagem e encher bolços para grandes almoçaradas
Eram grandes tempos …. dava para tudo.
Agora…,. Aí aí que as GBs são caras.
5 Setembro, 2017 at 16:11
E para os merdas serem corridos foi preciso os Sportinguistas votarem no Presidente actual!
Ou seja…. se fossemos todos COBARDES como tu…. os merdas tinham enchido os bolsos até o Sporting acabar.
E olha que já faltava pouco…
Sabias disso….meu COBARDOLAS?
5 Setembro, 2017 at 19:56
Hoje já te mandei ir pela sombra?
5 Setembro, 2017 at 16:15
Fantástico. Absolutamente inatacável este raciocínio. Tínhamos problemas maiores portanto não ataquem o facto do preço das gameboxes ser demasiado elevado.
E esses tempos de que falas, foi exactamente contra eles que muitos de nós se opuseram, de várias formas culminando na eleição do BdC. Porque pudemos.
Se eu fosse narcisista punha-me agora a dizer que foi graças a nós que o SCP pode encetar esta recuperação formidável, aumentar o seu número de sócios – incluindo aqueles que tinham deixado de o ser, etc etc mas não preciso de listar o que fiz pelo Clube.
5 Setembro, 2017 at 20:14
Eu quando não tenho nada para dizer … uso palavras lindas como as tuas!
Vocês todos juntOs não fazem um monte de … nada!
5 Setembro, 2017 at 20:17
Lindas não digo. Mas com erros, é em barda!
😀 😀 😀
5 Setembro, 2017 at 20:20
“Bolços” escreve-se bolsos.
6 Setembro, 2017 at 14:14
isso faz de ti uma Stora ….
Já Sportinguita …. ui … deixa lá isso
5 Setembro, 2017 at 16:32
Ele é “merdas” ao certo porquê? Porque agora trabalha no Benfica?
Assim sendo, o nosso treinador será um merdas, visto que trabalhou para a referida agremiação. E durante tal estadia fez questão de denegrir e menorizar o Sporting Clube de Portugal, por mais que uma vez.
Já percebemos, antes do Bruno de Carvalho não havia Sporting, e depois Deste é bem provável que deixe de existir. Todos os que o antecederam andam entre o incompetente e o ladrão. Por ti, a GB pode ser 500€, que quem quer caviar paga, mas também pode ser 5€, que todo o sportinguista tem direito de adquirir uma. No dia em que o presidente te virar o rabo no relvado e mandar uma poia no grande círculo, vais bater palmas e agradecer o facto dele fazer o sacrifício de ajudar a adubar a era. Tu e todos os outros de Raça Pura (a rondar os 3 milhões?). Point taken.
5 Setembro, 2017 at 16:35
Foda-se Nuno, nem uma virgula tirava!
5 Setembro, 2017 at 16:47
Podes alterar “era” por “erva”
5 Setembro, 2017 at 16:58
Pormenores
5 Setembro, 2017 at 16:41
Então? Os 500 mil que o Tadeu mouse angariou a vender cachecóis não são raça pura?
5 Setembro, 2017 at 20:10
Se calhar não te fazia mal andares com o dístico “mulheres com Garra”
Ao peito!
Liga me que eu arranjo te um!
5 Setembro, 2017 at 18:01
Mas não é o “merdas” do JJ que muitos que por aqui pululam o querem pelas costas??? A não ser que o queiram daqui para fora porque o consideram altamente qualificado e é mal empregado no SCP. Beneméritos.
5 Setembro, 2017 at 16:13
Excelente trabalho, como sempre, no acompanhamento do futuro do Sporting , todos agradecemos.
Só me custa a ler:
“…A juventude deslocou-se até à Potinha e humilhou a equipa da casa …”
Humilhar? no desporto? Com todo o respeito, desculpe mas isto não é Sporting
5 Setembro, 2017 at 16:32
Bem observado.
São miúdos…
5 Setembro, 2017 at 16:34
Bom ver a ressurreição do Barbosa (Rafael).
Up yours, Norton. A única coisa que fizeste de jeito foi mesmo a Bárbara, e mesmo assim deixaste a obra incompleta.
Impressionante a incapacidade (chamemos isso) de alguns treinadores em aproveitar talento.
5 Setembro, 2017 at 20:20
Hoje em dia há ajudas nos custos dos materias quando se trata de reabilitar fachadas…