Em tempo de paragem para selecções, que todos fingimos apreciar apenas para não termos uma paragem cardíaca constante até Maio, os nossos jovens seguiram para as suas respectivas equipas nacionais e tivemos apenas um jogo oficial dos nossos Iniciados.

A juventude deslocou-se até à Potinha e humilhou a equipa da casa por uns expressivos 7-2. Já vamos em 11 golos marcados em apenas duas partidas, um registo que terá tendência a avolumar-se até ao final desta série.  Os tentos foram apontados por Armando Silva (hat-trick), André Gonçalves (bis), Tristan Hammond e Daniel Lyapin.

Armando Silva é o claro destaque do jogo e o angolano é também dos mais antigos jogadores da nossas escolas no seu escalão. Apesar dos apenas 14 anos, o avançado está em Alcochete há cinco temporadas consecutivas. Chegou muito muito novo e temos agora a oportunidade de o acompanhar nos campeonatos nacionais.  O seu hat-trick são os primeiros golos nos principais escalões e uma clara amostra de que poderemos esperar grandes coisas ao longo da temporada.

André Gonçalves, também de 14 anos, chegou ao Sporting em 2015 vindo do Sacavenense. O extremo esquerdo é uma das caras novas da renovada equipa de Iniciados e apontou dois golos na última partida.  Tristan nasceu na Austrália, é italiano, mas vive em Portugal pelo menos desde 2014. Chegou ao Sporting do Belenenses, em 2015 e actua a extremo o avançado centro.  Por fim, Lyapin é um português nascido na Ucrânia, também com 14 anos, que actua como avançado. Começou a sua formação no AC Carnide, mudou-se para o União de Leiria e chegou a Alcochete a temporada passada para representar os sub14. Nomes a decorar e que em breve estarão presentes numa nova lista de marcadores.  

Em outros destaques desta semana, Ivanildo, Pedro Silva, Pedro Delgado e Rafael Barbosa terão hoje a sua estreia ao serviço de Portugal sub-21. Uma equipa completamente renovada por Rui Jorge, com a base dos sub-20, e que tenta agora manter o registo de duas enormes gerações que lhes antecederam. Não tanto para Pedro Silva, mas para Ivanildo, Rafael e Pedro Delgado será uma oportunidade única de se valorizarem e reentrarem nas contas da equipa principal a médio prazo.

Os sub-19 venceram um torneio UEFA na Finlândia e Rafael Leão colocou o seu nome na lista dos marcadores, algo que começa a ser cada vez mais habitual esta temporada. O menino está cheio de fogo e agora é esperar apenas que Pedro Marques regresse ao seu registo habitual, para que consolidem definitivamente como a dupla do futuro.

Como nota final, a UEFA divulgou os inscritos para a Champions League. Na lista A podemos verificar todo o plantel de Jorge Jesus, na lista B algumas surpresas (lista B não é mais que os nomes de jovens sub-21, com dois anos de formação no clube, que poderão actuar ao serviço daequipa principal em todos os jogos da Liga dos Campeões).

Guarda-redes: Stojkovic, Max, Pedro Silva, Diogo Sousa
Defesas: Gonçalo Vieira, Tiago Djaló, Ivanildo, Guilherme Ramos, Adbu Conté, Thierry, Ricciulli
Médios: Bubacar, Bernardo Sousa, Diogo Brás, Daniel Bragança, Miguel Luís, Pedro Ferreira, Bruno Paz, Rafael Barbosa
Avançados: Rafael Leão, Jovane, Ronaldo Tavares, Elves Baldé, Nuno Moreira

A ausência de Demiral talvez seja a mais notada, uma vez que não é certo que não teremos de recorrer ao jovem turco em plena temporada, para compensar alguma ausência no sector defensivo.

 

DI6HBYbXoAAJb3s

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)