Uma semana com poucos destaques positivos, muitos percalços e em que os miúdos tiveram de lidar com um dado simples e universal no futebol: nem sempre quem tem a melhor equipa leva os 3 pontos para casa.
Os Juvenis foram até Loures, num jogo que se esperava de relativa facilidade, e perderam frente à equipa da casa por 1-0. Resultado surpreendente, chocante e que quebra uma sucessão de goleadas que nos faziam acreditar em mais uma primeira fase de apuramento sem qualquer derrota. Com este resultado o Sporting foi ultrapassado pelo União de Leiria, Sacavenense e Sintrense, adversários que ainda vai encontrar, e apesar de apresentar o melhor rácio de golos, está no quarto lugar com apenas três jogos disputados.
A diferença entre as duas equipas é demasiado acentuada para que este resultado seja visto como algo “natural”. Mas os bicampeões saberão dar a volta à situação e todos juntos continuarão a lutar pelo tricampeonato.
No outro “desastre” da semana, os Juniores perderam em casa, frente à Académica, num jogo carregado de polémica, más decisões da equipa de arbitragem e muita incompetência leonina.
Depois de uma primeira parte muito pouco objectiva, em que até nos conseguimos colocar em vantagem com um golo de Elves Baldé, permitimos o empate e saímos para o descanso com tudo igual. Voltamos a colocar-nos em vantagem através de Pedro Mendes (que tem mostrado detalhes muito interessantes e marcou saído do banco) mas nesta altura o Sporting já jogava com menos um depois da expulsão de Ricciuli. É aqui que tudo se complica. Um penalty assinalado que não poderia ser assinalado, nova expulsão, empate da Académica e os leões com poucas condições para ir atrás do resultado. Acabamos por sofrer o 3-2 perto do fim, com um golo do jogador que foi o grande destaque da partida, Luís Rodrigues. O médio ofensivo dos estudantes marcou de livre directo e foi um perigo constante.
Apesar de todas as peripécias e todo o azar que nos bateu à porta, a verdade é que o nível da equipa de sub-19 está muito longe daquele a que nos habituou o ano passado. Ainda não vi um jogo verdadeiramente agradável esta temporada, tudo tem saído com muita dificuldade e as novas incorporações ainda não causaram verdadeiro impacto. Tiago Fernandes saberá melhor que ninguém o que fazer para solidificar o seu grupo e as suas ideias, mas falta muito trabalho para verdadeiramente vermos possibilidade de renovar o título nacional.
Os Iniciados deram-nos a alegria da semana e golearam o Torrense em casa por 5-0, com golos de Joelson (2x), Armando Silva (que destacámos a semana passada), Miguel Menino (médio ofensivo de 14 anos) e Nélson Pereira. Se estão a pensar que conhecem este nome de algum lado, conhecem mesmo. O avançado de 14 anos é nada mais nada menos que o filho do “nosso” Nélson guarda-redes. Os meninos mais pequenos já marcaram 16 golos em apenas 3 jogos, sofrendo apenas 2.
Hoje mesmo damos início à prova europeia Youth League, pelas 16h00, frente ao Olympiakos. Este é, na teoria, o adversário mais acessível do grupo mas acredito naquilo que já acreditava o ano passado: o Sporting, a este nível, tem valor para qualquer rival em prova. Rafael Leão e Maximiano, pelo menos, farão companhia à equipa sub-19 neste primeiro jogo. Que os meninos nos possam finalmente dar a alegria de brilhar por essa Europa fora!
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
12 Setembro, 2017 at 17:57
Comecei a ver depois da primeira meia hora e pergunto-me como é possivel empatar um jogo de sentido único…. dasss …só a Nós é que nos acontecem coisas do género.
12 Setembro, 2017 at 17:57
Que venha o bloco para esquecer este resultado miserável.
12 Setembro, 2017 at 17:59
Epa tenham calma, isto são miúdos de 18 e 19 anos. Estão ali para crescer.
12 Setembro, 2017 at 18:01
Mas custa ver jogos assim Maria… Mas têm que crescer e rapidamente… Ahah
12 Setembro, 2017 at 18:03
Claro que custa, mas estamos a falar de putos. Estavam a perder 2-0 conseguiram empatar e mostraram o porquê de ainda estarem a terminar a sua formação. Nenhum deles é um jogador feito e estas experiências farão aumentar os níveis de concentração quando forem profissionais.
12 Setembro, 2017 at 18:02
Maria, em atitude e vontade os putos tiveram nota máxima, mas não podemos falhar tanto golo. O Barça e a Juve vão golear de 5 para cima esta equipa. Temos de ser mais pragmáticos. Contra uma equipa de mancos marcar apenas 2 golos é pouco e aida por cima sofrer dois golos a abrir e de seguida…
12 Setembro, 2017 at 18:04
True
12 Setembro, 2017 at 18:05
E quem te diz que nós não espetamos 5 na Juve?
12 Setembro, 2017 at 18:09
Não sei se espetamos ou não. Depende se encontrarmos a baliza (hoje não conseguimos com a frequência desejada).
Até podemos ganhar todos os jogos até ao fim, que a minha opinião sobre este jogo e esta equipa do Olympiakos é a mesma.
Tinhamos o dever de ganhar e até golear tal era a diferença de qualidade entre as duas equipas. Falta por a redondinha lá dentro, o resto está óptimo.
12 Setembro, 2017 at 18:12
Somos melhores que o Olympiakos, mas isso não faz com que um jogo esteja ganho antes de entrar, muito menos nestas idades.
As questões emocionais e tácticas são completamente diferentes. Não devemos ser tão brutos e julgar apenas o resultado é o que acho.
12 Setembro, 2017 at 18:15
Não julgo só o resultado, até digo que em termos de entrega, atitude, vontade e criação de oportunidades estivemos óptimos. Mas falta o resto (e mais importante), marcar golo. E nisso estivemos fracos, temos de melhorar esse aspecto.
12 Setembro, 2017 at 18:17
Marcámos 3 golos. Infelizmente só dois valeram. Mas nem tudo estaria perfeito com uma vitória de 3-2. Aliás no texto refiro os problemas que a equipa tem vindo a enfrentar.
12 Setembro, 2017 at 18:21
Verdade.
Quanto às ideias do treinador passarem para a equipa acho que hoje viu-se um pouco mais. Viu-se algum trabalho. Agora é continuar a crescer.
12 Setembro, 2017 at 18:04
Maria, é assim que damos abébias e depois andamos com a calculadora na mão a fazer contas impossíveis, estes gajos hoje deviam levar uns 6 ou 7, não é possível querer ganhar um jogo e falhar as oportunidades em barda.
PS: sei que houve ainda pelo menos um penalty não assinalado e uma bola que entrou mas não contou.
12 Setembro, 2017 at 18:07
Mário, faz parte da juventude destes rapazes. O ano passado isso também aconteceu.
O RB Salzburg venceu esta competição, certamente não os consideras a melhor equipa junior da europa. É futebol formação, tem destas coisas, não podemos interpretar como a equipa principal
12 Setembro, 2017 at 18:19
Alguém com bom senso.
12 Setembro, 2017 at 18:19
Obviamente
12 Setembro, 2017 at 18:20
Não percebo como podes ser condescendente com esta merda, Maria!
Os nojentos deram 5 aos russos, e fazem sempre boas campanhas na Youth League… Nós estamos sempre a crescer!
Foda-se, não há pachorra!
Esta equipa do Olympiacos deve ter um nível similar ao Cultural da Pontinha… Não jogam um caralho e são débeis fisicamente que até dói! E empatamos? Mesmo com um árbitro merdoso destes tínhamos de dar 4 ou 5, mínimo!
Sempre a mesma merda!
O ano passado não passámos por um jogo de merda com o Légia. isto é um problema de mentalidade e passar paninhos quentes em cima de jogos destes só piora a coisa.
Se temos o orgulho de andar por todo o lado a dizer que temos a melhor formação, então temos de mostrar isso em campo com estas equipas. Estou a cagar de dar 7 ao Loures e 6 ao Pontinha e 8 ao Santa Cona! Quero é chegar à Europa e mostrar uma equipa de qualidade, putos com uma maturidade e qualidade acima da média… Se não tivesse visto o jogo não achava mal o resultado mas vendo os pinos que os outros são é inadmissível não dar 4 ou 5 a estes gajos. Ganhar por 1 já era fraco, quanto mais empatar! E quando jogam assim, com falhanços destes, nem me falem da merda do árbitro!
Desde que quem enverga a camisola do Sporting dê tudo em campo, faça o seu máximo, eu aceito que percam e até que sejam goleados. Quando são displicentes não desculpo coisa nenhuma nem aceito que venham com “são miúdos” e “estão a crescer”. Porque ser miúdo e estar a crescer não impede de ter atitude e qualidade!
12 Setembro, 2017 at 18:25
Miguel, acho que o problema é que tu não percebes porque é que temos a melhor formação. Os verdadeiros resultados que interessam chamam-se Gelson Martins, Daniel Podence ou William Carvalho. Não o campeonato que conquistámos a temporada passada (onde até fomos eliminados da Youth League na fase de grupos).
Claro que vou ser condescendente com rapazolas que têm idade para andar a espermer borbulhas e estão a começar a pensar em ser profissionais, nada mais. Eles tiveram atitude, como têm sempre em todos os jogos. Não ganharam, é a vida.
Se o Rafael Leão subir à equipa principal este ano, tens aí o teu título mais importante da formação.
13 Setembro, 2017 at 11:55
Não discordo disso.
Mas isso nada impede que ganhem jogos na Youth League.
Ao que não dou grande relevância é em ganhar títulos cá dentro com as camadas jovens, especialmente por saber que muitas vezes se jogam em campos inclinados – ainda que isso até dê mais valor aos tais títulos! Prefiro que façam uma Youth League de valor, chegando pelo menos a umas meias finais, todos os anos, do que sejam campeões aqui e ali.
Depois, quem tiver de chegar à equipa A, chegará, como chegará da maneira que tu dizes. Uma coisa não tem nada ver com a outra.
Para mim é inconcebível que se entre num jogo da Youth League como entraram ontem. Haverá prova mais motivante que esta? E fazem isto? Não dá para entender… E pior ainda porque isto é recorrente!
12 Setembro, 2017 at 18:00
bom jogo, pena a finalização e aquele primeiro golo de merda dos gregos.
resultado injusto
12 Setembro, 2017 at 18:02
e o segundo golo dos gregos é um frango de todo o tamanho do Maximiano, pois a cabeçada é de longe e vai para o zona onde ele estava, deve-se ter mandado para a fotografia e deu mau resultado.
12 Setembro, 2017 at 18:01
Epá, têm de meter na cabeça destes putos que estão com a camisola do Sporting vestida! Tem de suar e não dar abébias! Não é aceitável, de todo, empatar com uns pinos destes…
O Barcelona vai dar 7 ou 8 a estes gajos, se não passar dos 10…
Foda-se, tira um gajo tempo para ver os putos e é isto? É esta gente que quer ser profissionais da bola?
Estou que não posso! Que nervos!!!!!!!!!!!
12 Setembro, 2017 at 18:09
Estão a ser formados com a camisola do Sporting, sim. Têm muita margem de erro até se fazerem, felizmente.
12 Setembro, 2017 at 18:19
Miguel, em atitude e suar a camisola os putos estiveram muito bem. Lutaram até ao fim, tal como pedimos a todos os jogador que vistam a verde e branca.
Tivemos alguns erros (os mais claros foram as duas desatenções defensivas e os golos falhados), mas analisando o jogo em si, estivemos muito bem.
Jogo interior e pelas alas de qualidade, jogadas rápidas, vê-se que os laterais e extremos se entendem bem, mas faltou o mais importante, faltou aquele ultimo passe muitas vezes e meter a bola lá dentro essencialmente.
12 Setembro, 2017 at 18:27
Por favor!
Metam os olhos nas campanhas dos 2 clubes rivais na Youth League, metam os olhos nas nossas… Só nós é que estamos a crescer, é?
O Benfica chega a meias finais e a finais. O Porto pelo menos já chegou a meias finais… E nós estamos a crescer!
Não brinquem!
Vamos ser realistas!
Cá ganhamos a essas equipas. Como é que elas chegam à Europa e fazem bons resultados e boas campanhas – e são RECONHECIDAS por isso – e nós não? Vamos ficar o resto da vida a viver à conta das Bolas de Ouro do Figo e do Ronaldo?
Epá, não concordo nada com vocês.
Tivessem tido atitude e tinham ganho o jogo facilmente a uma equipa de merda do Olympiacos! Até os Juvenis ganhavam a estes gajos. Sejamos sérios!
Eu não me conformo com merdas destas… E não consigo entender como podem arranjar desculpas para um resultado destes!
12 Setembro, 2017 at 18:30
Se até os Juvenis ganhavam a estes Juniores do Olympiacos, então o problema não é a qualidade. Se não é a qualidade estou descansado. Porque o unico titulo que quero é uma formação que alimente uma equipa principal ganhadora.
Estou-me pouco cagando para o que os outro fazem ou deixam de fazer…
12 Setembro, 2017 at 18:32
Prefiro mil vezes não passar da fase de grupos numa competição de merda mas continuar a alimentar a equipa principal com os nossos jovens que andar a ir a finais e ninguém aparece…
12 Setembro, 2017 at 18:31
Benfica e Porto que… perderam o campeonato para nós? De forma clara? Que nem no top 3 ficaram?
Ok… eu tomo o exemplo desses rivais, que tiveram de meter miúdos à pressa numa lista A para poderem inscrever 25 jogadores. Miudos que nem vão calçar no clube o ano todo. Ou então porque que vendem as pérolas para agradar o Mendes e os donos do Wolves.
Queres mesmo olhar para o Sporting e comparar com quem quer que seja em termos de formação em Portugal?
12 Setembro, 2017 at 18:33
Mas metem mais gente nas selecções, devem ser muito melhores…
É o argumento que falta…
12 Setembro, 2017 at 18:38
Até chegarmos a selecção A, aí já estão todos no Setúbal.
12 Setembro, 2017 at 18:41
Mas fazem altas Youth Leagues…têm as medalhas lá no quarto e tudo…numa arrecadação em Setúbal…
13 Setembro, 2017 at 12:25
Tiago e Maria Ribeiro, o que é que uma coisa tem a ver com a outra?
O Olympiacos não vale um caralho. É uma equipa do nível do Cultural da Pontinha. E empatámos o jogo por culpa própria. É só isso que eu falo.
Ora culpa própria tem a ver com a mentalidade com que abordam o jogo, mais nada! E isso, para mim, é INACEITÁVEL! Para vocês não é? Ainda bem para vocês…
Vocês gostem ou não, concordem ou não, a Youth League dá prestigio aos clubes. Dá prestigio aos jogadores. Faz falar dos clubes. Dá calo internacional, dá experiência. Tudo isto é importante e tudo isto não impede que os jogadores um dia cheguem à equipa principal, que eu quero tanto quanto vocês!
Vocês ficam super contentes quando ganhamos titulos cá – e eu também! – e ficam chateados se temos má prestação cá – e eu também! Qual é a diferença para a Youth League?
Eu não quero saber daquilo que os outros fazem mal. Por mim, faziam eram tudo mal, que isso é que era bom para nós! Eu quero saber daquilo que nós fazemos, bem ou mal. Do que fazemos bem, é continuar. do que fazemos mal é melhorar. E podemos olhar para os outros e tentar perceber o que os outros fazem bem, que pode ser usado por nós, ou não?
Ganhar a Youth League não é bom? É uma cena irrelevante?
Quando fomos à Final Four da Next Generation eu bem me lembro dos sportinguistas estarem todos excitados e orgulhosos com isso. Agora já não interessa? Ou não interessa porque não chagamos lá?
Como eu disse noutro lado, noutra discussão, se não tenho visto o jogo e só soubesse que o resultado foi 2-2, por mim estava bem. Mas depois de ver o jogo, epá, não dá para ficar indiferente ao facto de não termos esmagado esta equipa. Pior, não dá para ficar indiferente ao facto de estarmos a perder 2-0 aos 20 minutos. Eu comecei a ver o jogo aos 25 minutos e já estavam 2-0… Pensei, caramba, devem ter grande equipa… Depois vê-se o jogo e são uma cambada de pinos! É isso que está em causa.
Eu já tive um chefe como tu, Maria Ribeiro. “Somos os maiores e não há ninguém à nossa frente”! Quer isso dizer que não podemos melhorar? Ou que não temos erros e que não podíamos estar ainda melhores? Se os outros são piores que nós, então podemos acomodar-nos? É isso?
Não vejo a coisa assim.
Para mim há coisas boas e há coisas menos boas. Independentemente do lugar em que estamos, se somos a melhor formação ou não, devemos ter a humildade para perceber que há que melhorar o que não está tão bem como devia! E é SÓ isso que eu falo. Ninguém disse que era tudo uma merda e que os outros é que são bons.
Não dar o devido valor à Youth League é exactamente igual a cagar nas provas europeias, que foi o que fizemos nos últimos anos, com o resultado que se viu de nos colocar no pote 4 quando antes estávamos mais próximos do pote 2 do que do pote 4. Se queremos se um clube tão grande como os maiores da Europa, nunca podemos desvalorizar a Europa. E e isso que muito sportinguista faz.
Eu compreendo que o nosso foca seja sempre o campeonato nacional. Mas o 2º foco tem de ser a Europa, por muito que eu goste de chegar à final do Jamor ou à final da TL. E nos miúdos nem acho que o foco seja o campeonato. Devem ser as 2 coisas, o campeonato, que só mais para o fim é que tem peso, e a Youth League.
O que tem a ver passar ou não a fase de grupos da Youth League com alimentar ou não a equipa A com jovens da formação? Uma coisa impede a outra? Não se pode fazer uma boa YL e colocar jovens na equipa A? Não percebo esse argumento. Até porque fazendo uma YL boa, quer dizer que tens bons jogadores e estarão mais próximos de chegar à equipa A. Fazeres um jogo como o de ontem, só demonstra o quanto os miúdos estão longe da equipa A…
É o que acho!
Mas isto é só a minha opinião… Vale o que vale!
12 Setembro, 2017 at 18:12
… e o bloco????
12 Setembro, 2017 at 18:19
O Cherba ainda está na praia…
12 Setembro, 2017 at 18:24
Na Academia não se trabalha o remate. Essa componente do treino, que devia ser essencial, parece-me ser descurada a avaliar pela confrangedora incapacidade de concretizar o volume de jogo que criamos. Nesta equipa só vejo expontanidade no remate no Nuno Moreira, a quem não são dadas oportunidades.
Além disso o único ponta de lança, Pedro Mendes, entrou a 5 Minutos do fim. O Rafael Leão tem mais características de ala, falta-lhe o instinto do goleador.
É urgente que recrutem pontas de lança já que a Academia, a esse nível,tem-se mostrado incapaz de o fazer.
12 Setembro, 2017 at 18:43
Tem-se trabalhado a esse nível, recentemente, com o recrutamento do Pedro Marques e agora do Pedro Mendes. O Ricardo Almeida também tinha tudo para correr bem, mas não correu.
Isto não é de estranhar, porque é uma posição muito difícil.
Acresce que não se pode contratar ao contentor, porque pontas-de-lança, tal como guarda-redes, precisam de muitos minutos de seguida para ganhar confiança e golos. Repare-se, por exemplo, na B em que, este ano, o Pedro Marques ainda não fez um jogo completo (tal como Leão, creio, e Ponde, se fez foi só um). Assim torna-se difícil fomentar a evolução.
Outro aspecto é a pertinência de se fazer esse investimento, se não se pretender tirar retorno. No ano passado, quando Slimani saiu, o Pedro Marques marcava mais do que um golo por jogo. Investiu-se forte em Dost (e bem), mas também se trouxe André e Castaignos (zero contra mais de 40 golos de Pedro no mesmo período). Péssimo.
Este ano tínhamos Dala para segundo avançado (0.8 g/j), mas veio Doumbia (e bem, acho). No entanto já se usou Alan, Podence e Fernandes a segundo avançado.
A moral da história é que se não podemos/queremos perder tempo a lançar um ponta-de-lança jovem, como fazemos com os extremos, então não vale a pena investir.
12 Setembro, 2017 at 18:24
Ainda faltam 5 jogos, portanto dá para passar ainda e com boa margem.
Ma é preciso melhorar a finalização, hoje foi um festival de golos falhados…
Esta competição serve também para mostrar a força da nossa formação, o ano passado ficamos aquém.
12 Setembro, 2017 at 18:33
Estive a ler isto tudo para passar o tempo…
Resumo:
– “Avé” a tudo o que disseram a Maria Ribeiro e o Braveheart
Agora venham os “gregos” adultos, que estes ainda estão a terminar a adolescência.
13 Setembro, 2017 at 15:59
Alguem sabe o que se passa com o Leandro Tipote? Acreditava no potencial desse puto…
13 Setembro, 2017 at 19:19
Maria Ribeiro e Tiago Coração de Leão, só para vos dizer que os putos do Porto também decidira, não crescer hoje e espetaram 5-1 ao Besiktas, fazendo o mesmo do Benfica ontem.
Neste jornada da Youth League só nós não abdicámos de crescer! 😉
(desculpem, mas não resisti à piadinha)