Adivinha de quem é a frase. Vá, eu dou uma ajuda: ex-árbitro, constantemente acusado de inclinar o campo, apitava acompanhado pelos seus irmãos gémeos e agora é pintor. Nada? Ok, Calheiros, Carlos Calheiros, largou o pincel e veio derramar tinta neste já de si miserável quadro que representa o futebol português, reconhecendo que “inclinava o campo” a favor do clube preferido dos observadores e dizendo que os árbitros da atualidade ainda o fazem.
“É tudo por causa das classificações dos árbitros. Acredito que os árbitros, por causa das classificações e por saberem quem é o delegado ao jogo [Calheiros deveria querer dizer observador, que é quem dá a nota ao árbitro], podem inclinar um bocado o campo”, detalhou em entrevista ao jornal ABola, antes de acrescentar: “Venderem-se para fazer um resultado, não acredito”.
Confrontado com a ideia generalizada de que beneficiava o FC Porto, o nortenho foi claro: “Se um árbitro vai arbitrar um determinado clube e lhe dizem que o delegado também é desse clube, naturalmente o pressuposto dele é mais favorável para esse clube. Na dúvida, não vai ser contra”. “Toda a gente fazia isso. Não há volta a dar”, justificou.
Sem pudor, Calheiros garante ainda “não ter problemas com isto” e não sentir remorsos porque, explica, “era só em situações de dúvida que o fazia”. “O campo ficava um bocadinho inclinado no sentido em que, na dúvida, não se era contra esse clube (…) era capaz de ser mais permissivo nas entradas dos jogadores mais agressivos (…) não se mostrava o amarelo tão depressa…”, explicou.
Para Carlos Calheiros, o Benfica é o clube mais favorecido na atualidade. “Não há um português que seja neutro que não diga que não houve uma tendência dos árbitros [para favorecer o Benfica] (…) Todos vimos isso”.
“Se quem nomeia é do Benfica, os árbitros não vão ser contra o Benfica, porque levam uma “pranchada” na cabeça. Se a tendência é Benfica…”.
Ainda assim, Calheiros assume que estes ciclos de tendência são mutáveis e que vão alternando entre os três principais clubes: “Na altura, a Associação de Futebol do Porto nomeava o presidente do Conselho de Arbitragem (CA). Portanto, tinha ascendente sobre o CA, que é quem manda em tudo. Ninguém tem dúvidas de que quem nomeia dos dirigentes são FC Porto, Benfica e Sporting: umas vezes um, outras vezes os outros”.
O ex-árbitro fez ainda uma análise transversal ao poder, em Portugal: “em Portugal é assim: os portistas não se podem meter em qualquer lugar de destaque. Se nomerem um portista para o CA, é corrupto, se nomearem para primeiro-ministro, não serve. Os benfiquistas servem para todos os lugares, os portistas não servem para lugar algum”.
Nota da Tasca: um gajo lê isto e lembra-se, imediatamente, do vídeo que o adjunto do Portimonense publicou, com a gritante dualidade de critérios que existiu no jogo contra o benfic@
12 Setembro, 2017 at 10:49
Sinceramente começo a achar que o VAR em Portugal, é só mais uma layer para beneficiar o carnide. Com VAR, já vamos em 2 golos anulados na luz e 2 penaltis à carnide, que só o árbitro quis ver. Já sabemos que agora, os VARS terão sempre a certeza absoluta que está fora de jogo contra o carnide, mesmo antes de verem as imagens.
Contra, nunca vêem nada. Só a favor.
Ao contrário do que muita gente pensa, o VAR não nos salvou 2 pontos contra o Estoril, porque o 3º golo do Dost teria sido validado e o jogo morria aí. Nunca teremos o mesmo VAR que tem o Carnide, mentalizem-se disso.
12 Setembro, 2017 at 10:53
Carlos Calheiros nunca me enganou, mas disse apenas uma meia verdade, pois ele não beneficiava apenas o FC Porko, em caso de dúvida, ele beneficiava deliberadamente o seu clube. Que o diga o Sporting nos seus jogos com o corrupto do Norte.
Calheiros, a vergonha de uma classe muito maleável com as circunstâncias.
12 Setembro, 2017 at 10:54
E a APAF não se indigna com este ‘achincalhar da nobe arte de apitar lusa’? Para quando um processo em cima?
Não havia dúvidas, mas é só mais uma prova de em Portugal são os árbitros que decidem campeões.
É a lama total no futebol português. Ninguém faz nada porque todos mamam das muitas tetas da porca. Enquanto o Sporting não encontrar dois ou três clubes (pequenos) que também queiram a total regeneração do futebol, verdade, justiça e isenção, nada acontecerá. Triste, mas verdadeiro.
12 Setembro, 2017 at 11:04
A APAF está à espera das próximas declarações de alguém ligado ao SCP para fazer greve, uma vez mais.
12 Setembro, 2017 at 11:15
Isto só tem uma solução.
Como somos muito superiores, em termos de plantel e valor do mesmo, a 2/3 das equipas do campeonato, é ganhar sem deixar dúvidas.
Todos os outros jogos, os chamados grandes + Braga + Guimarães, é deixar tudo em campo e fazer o máximo de pontos possível.
Senão chegar? Acho que só partindo para a violência então
12 Setembro, 2017 at 12:01
Mas estás a referir-te à epoca que fizemos há 2 anos…. fomos superiores em tudo, estivemos na frente até ao jogo com as galinhas, ficamos a ver navios no final porque o carnide não perdeu pontos (mesmo quando sem arbitragens dos padres teriam empatado quase todos os jogos na recta final).
Violência? Nem uma queixa formal na UEFA, nem nada…. o povo é sereno.
12 Setembro, 2017 at 11:19
Esse Calheiros devia estar bêbado …. então “isso é cíclico” e o Sporting não é campeão há 15 anos???
O futebol tuga está nas mãos dos outros dois e o Sporting a ver os títulos por um canudo!!
Se não ganharmos este ano e nos próximos 2/3 anos esqueçam …. são mais 18 a ser enrabados!!
Até quando??!!!
SL
12 Setembro, 2017 at 11:23
Isto é gravíssimo….
—————————————
Pedro Henriques confirma que o VAR na Luz tem uma TV a passar BTV
setembro 12, 2017
http://tuvaisvencer.blogspot.pt/2017/09/pedro-henriques-confirma-que-o-var-na.html
12 Setembro, 2017 at 11:41
A aplicação do VAR em PT e por exemplo na Alemanha diz tudo sobre o futebol…
Não tem a ver com as decisões…a transparecia…na Alemanha aparece a sala do VAR, com as imagens que vê e tal. Cá andamos todos a perguntar quem é que trabalha as imagens que ele vê, quem escolhe as câmaras, que imagens é que ele vê…e ninguém sabe responder.
Como é que é possivel o VAR na lixeira não ter 1 plano de campo completo que se veja toda a linha defensiva. Quer neste do Chaves quer no do Braga não se vê o campo todo…como é que se sabe se há ali outro jogador ou não?! E em que linha está?!
O VAR só não funciona na lixeira…ou por outra só funciona a favor deles…tem de haver bons motivos para isso…
12 Setembro, 2017 at 11:47
Cá é tudo ás escondidas e em cima do joelho…a maioria das vezes a deixar a sensação que é usado só para tentar calar criticas e não com a intenção de limpar o futebol do erro…
Transparência máxima. Para mim já era altura do Sporting fazer um balanço do VAR. E sem levar grandes ondas, e sem sensacionalismos pedir para evoluir…para mostrar as imagens do VAR a ver os lances, para se perceber como funciona a nomeação do VAR, para se perceber como se escolhe as câmaras…
12 Setembro, 2017 at 13:16
Foda-se.
Isto não pode ser verdade.
12 Setembro, 2017 at 11:40
SPOOOOORTINGG!!!!!!!!!!!!!!!
12 Setembro, 2017 at 11:47
Calheiros espalhou magia azul anos e anos muito para além das situações de dúvida. Foi por demais evidente e sempre para o mesmo lado para ser erro humano.
Mas o homem deve pouco à inteligência ao não perceber que a Bola o convidou para lembrar que o Porto tem telhados de vidro. A Bola tem vindo sucessivamente a desenterrar situações passadas para “adocicar” as façanhas dos lampiões.
Lamentável o esforço que todos fazem para nos incluir no grupo de beneficiados. E falam no P Cristóvão.
Mas esse caso não foi um caso de corrupção mas sim de denúncia caluniosa, que de qualquer modo não deveria ter acontecido. Aconteceu e o protagonista teve a resposta adequada da consciência da nação leonina que lhe apontou a porta da rua.
Mas digam lá quando é que o Sporting liderou a banca da batota?
12 Setembro, 2017 at 11:57
A entrevista já é de Junho ou assim mas também me pareceu que passou um pouco despercebido
12 Setembro, 2017 at 12:18
Meus amigos isto no futebol funciona assim e não é só em Portugal.
Como vamos fazer ?
Vamos ser os paladinos da Verdade Desportiva ou vamos lutar por comandar o Sistema?
Estamos feitos no meio de duas forças ( nádegas ) brutais, servem-se do Sporting para terem as suas grandes vitórias e alegrias e nós continuamos á míngua. Na minha opinião ou regeneramos o futebol em Portugal ou desaparecemos como clube vencedor, pois o nosso clube não tem cultura mafiosa para entrar na guerra pelo sistema.