Os Juniores precisavam de dar uma resposta clara depois de uma semana atribulada, em que juntaram um derrota no campeonato a um surpreendente empate frente ao Olympiakos na Youth League.

Tiago Fernandes chamou reforços para a sempre difícil deslocação ao Seixal, Rafael Leão e Miguel Luís começaram no onze inicial, Leandro Tipote teve a sua primeira titularidade do ano. Um jogo equilibrado, sem um sentido único, que a certa altura parecia estar destinado ao empate.

O Sporting colocou-se em vantagem à passagem do minuto 75′ (foi dado como auto-golo mas mais tarde foi atribuído a Rafael Leão) e acabaria por fechar as contas aos 89′ com um excelente golo do recém contratado Pedro Mendes (que aliás tem entrado sempre muito bem).

Mais importante que vencer um eterno rival, que insistentemente perpetua a ideia de que a formação do Sporting está a anos de luz da sua, foi o balão de confiança que uma vitória como esta consegue, tanto para o plantel como para o treinador, que têm conhecido dificuldades nestes princípio de temporada.  

De estranhar apenas a ausência de Diogo Brás nestas últimas semanas (não saiu do banco no Seixal e não tem sido opção). Desconheço se o motivo será uma lesão.

Como brinde final, a azia dos comentadores da BTV levou Rafael Barbosa até às redes sociais para fazer este fantástico vídeo. Mais uma demonstração do espírito de família que estes rapazes têm e da forma como acompanham a realidade do clube onde jogam (clica para veres).

Os Juvenis vinham de uma derrota e precisavam de regressar às vitórias para não perder o rumo aos lugares cimeiros da tabela. E o jogo que conseguiram na Academia de Alcochete prova que o que aconteceu em Loures não foi mais que um acidente de percurso a ser evitado no futuro. A Naval foi derrotada por 8-0, com golos de Daniel Rodrigues (2x), Félix Correia, Nuno Cardoso, João Domingues (2x), Rodrigo Fernandes e Carlos Silva.

A equipa continua a parecer-me a mais equilibrada da nossa formação em termos de opções e o talento reunido e ainda que com muita juventude, dá garantias de competitividade. Umaro (o tal que nem por 25 milhões se vai embora), Bruno Tavares, Felix Correia, Carlos Silva, Eduardo Quaresma ou Rodrigo Rego são alguns dos nossos talentos que certamente destacaremos aqui ao longo da temporada. A um ponto do líder Sacavenense, os nossos juvenis terão de levar o talento para o campo e vencer todos os jogos até ao final desta primeira fase, pela diferença de qualidade que existe para os rivais.

Os Iniciados são a má notícia da semana, depois não conseguirem mais que um empate sem golos frente ao Sacavenense (temos de aplaudir este clube de pé pelo que tem conseguido nos seus escalões jovens).  Uma vitória do Benfica nos últimos momentos do jogo frente ao Real colocam-nos agora a dois pontos do primeiro lugar, numa fase em que os quatro primeiros transitam para a fase seguinte. Que seja apenas uma pedra num brilhante caminho, uma vez que este é o título nacional de formação que nos foge há mais tempo e um que temos de recuperar rapidamente.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)