Depois de elogiar a exibição de João Palhinha na vitória do Sporting frente à ARC Oleiros por 4-2, Jorge Jesus afirmou ainda que Bruno de Carvalho está a tratar da renovação com o médio defensivo que foi em tempos dispensado pelo Benfica e que fez António Salvador viajar até Lisboa para o levar para Braga quando era ainda jogador do Sacavenense, onde demonstrou ser um autêntico “homem de ferro” que fazia lembrar Nani. Já explicamos.
“Muito forte defensivamente”. Foi assim que Jorge Jesus iniciou o rol de elogios à exibição de João Palhinha no jogo da Taça de Portugal frente à equipa de Oleiros e foi esta a característica que cedo distinguiu o jovem jogador dos demais como recordou ao Bancada, Luís Nunes, treinador de Palhinha na equipa de juvenis do Sacavenense:
“Lembro-me que na altura ficámos em terceiro lugar do campeonato, só atrás de Sporting e Benfica e julgo até que fomos a melhor defesa do campeonato e o João era muito importante na nossa manobra defensiva.” A primeira manifestação de interesse nos serviços de Palhinha surgiu vinda do Benfica e o médio chegou mesmo a treinar na Luz. Mas as propostas não se ficaram pelos encarnados, como revelou Luís Nunes ao Bancada:
“Eu já vinha a avisar o presidente do Sacavenense há algum tempo que seria muito difícil manter o Palhinha. E depois surgiu o Benfica que o chamou para realizar um período de testes. Acontece que o Tralhão e o Carneiro [membros da equipa técnica da equipa de juniores do Benfica] não quiseram ficar com ele e o João regressou para junto de nós”, desvendou o atual selecionador da equipa de seniores da Associação de Futebol de Lisboa.
Seguiram-se propostas de Vitória de Guimarães e de SC Braga cujo interesse esteve perto de se concretizar quando “António Salvador se deslocou a Lisboa para conversar com os pais de João Palhinha” trazendo consigo um contrato de profissional pronto a ser assinado pelo jovem jogador, então, ainda menor, assegurou ao Bancada o antigo treinador do atual jogador do Sporting.
Palhinha acabaria por assinar pelos leões, curiosamente, graças a uma operação de charme iniciada por Abel Ferreira, então treinador dos juniores de Alvalade e hoje líder técnico do SC Braga. As memórias da passagem de João Palhinha pelo Sacavenense estão ainda hoje presentes naqueles que partilhavam o campo com Palhinha e não se limitam às características vincadamente defensivas.
Se lhe disséssemos que Palhinha marcou muitos golos nas camadas jovens, acreditava? Certo, eram conseguidos maioritariamente na sequência de lances de bola parada. Então e se lhe disséssemos que depois de marcar, Palhinha festejava os golos com um salto mortal? Exato. Também perguntámos a Joel Neves, antigo colega do atual camisola 66 leonino se não nos estaria a pregar uma partida, mas o jovem garantiu-nos que não. “É tipo o Nani”, confirmou Joel ao Bancada.
Joel é ainda hoje jogador do Sacavenense e foi com carinho que recordou uma alcunha que João Palhinha não gostava muito, nos tempos em que partilhavam o balneário: “Ele era muito calado quando estávamos fora do campo e por chamávamos-lhe ‘betinho’, até pelo penteado que ele usava, mas depois quando entrava em campo transformava-se. Parecia outra pessoa”, lembrou.
E era essa transformação que impressionava muita gente. Um dos episódios marcantes e bem demonstrativos dessa metamorfose foi contado ao Bancada por Nuno Rafael, guarda-redes, também ele antigo colega de João Palhinha no Sacavenense e que nunca mais esquecerá o lance em que Palhinha saltou à bola para marcar golo cabeceando com estrondo a barra da baliza adversária tal era a sua capacidade de impulsão:
“O Palhinha era imbatível no jogo aéreo. Há um lance que nunca mais esquecerei. Foi uma jogada de ataque. Um canto e ele para marcar o golo saltou e cabeceou mesmo na barra. Incrível. Nunca mais esqueci esse momento”, explicou Rafael que falando no “homem de ferro” lembrou a segurança que sentia nas bolas paradas defensivas quando via Palhinha no seu auxílio.
A vida de João Palhinha no Sporting não tem sido, no entanto, um mar de rosas. Bem pelo contrário. O jovem jogador viu-se no centro de todas as atenções depois da derrota do Sporting no Dragão frente ao FC Porto por 2-1. Jorge Jesus afirmou no final da partida que Palhinha não tinha levado “o guião certo para o jogo” e daí o Sporting ter sofrido dois golos numa fase precoce do encontro.
O jogador afirmou na altura não se sentir afetado com a repercussão das palavras do seu treinador em termos mediáticos e garantiu que continuaria a trabalhar para “ser cada vez melhor”. Segundo o antigo treinador de Palhinha, esta força mental “que permitiu ao jogador se apresentar feliz” diante do ARC Oleiros está baseada “numa grande estrutura familiar”. Segundo Luís Nunes a cadeia de acontecimentos que se seguiram ao jogo frente ao FC Porto só não abalaram o jogador “devido ao enorme suporte que Palhinha recebe dos pais”.
Resta saber se “as boas indicações” dadas por João Palhinha na vitória do Sporting frente à ARC Oleiros lhe valerá mais oportunidades em jogos futuros com a camisola verde e branca vestida numa altura em que está a ser negociada a renovação de contrato que liga o médio aos leões.
14 Outubro, 2017 at 17:26
De cabeça não passa nada, uma parede.
Sempre gostei do Palhinha, acho que quando melhorar a parte de progressão com a bola vai ser um caso ainda mais sério.
14 Outubro, 2017 at 17:33
Deu sempre conta do recado. É um excelente jogador. 15-0 ao seu suplente Petrovic. JJ conseguiu minar muitos sportinguistas com o seu ( mais um ) infeliz comentário.
Grande pre época e grande jogo contra o Vitoria a central.
Era evidente que iria aparecer apesar de JJ o tentar esconder ( nao jogou taça da liga )
14 Outubro, 2017 at 18:16
Também acho.
Opção muito mais valida do que Petrovic.
14 Outubro, 2017 at 17:34
Realmente ele dá a impressão de ser muito forte atleticamente e aquele 2o golo é mostra disso.
Trabalhar os momentos ofensivos e temos aqui um jogador com imensa qualidade. Nisso, Petrovic ainda lhe ganha.
Tralhão e Carneiro é mesmo nome de dupla de orcs!
14 Outubro, 2017 at 20:45
era mesmo isso que estava a pensar!
14 Outubro, 2017 at 17:48
Palhinha, Podence, Xico..têm tudo para serem os próximos a afirmarem-se…
14 Outubro, 2017 at 18:17
E hoje, nos Júniores, deu gosto ver Diogo Brás & Bernardo Sousa.
Aquela dupla de mágicos.
14 Outubro, 2017 at 18:17
Esta Juventus mete-me quase tanto nojo com os lampiões…
Até o video arbitro está comprado, é como cá, Buffon ultimo homem é batido e faz penalti…cartão amarelo !!! Os árbitros já sabemos como são… é igual aqui, é só “zebras” que acabam no escalão máximo
Grande grande joga da Lazio !!!
Palhinha… aguenta… que serás grande, como os maiores !!!
14 Outubro, 2017 at 18:19
O estupor do Allegri está a poupar as estrelas maiores… e o tiro está a sair-lhes pela culatra… é um pau de dois bicos… a Juve não perde dois jogos seguidos regularmente, há muito tempo…
14 Outubro, 2017 at 18:19
Segundo as novas regras está correcto.
14 Outubro, 2017 at 18:18
É sempre engraçado saber o background das nossas coqueluches.
Parece melhor este ano, vamos ver como está a construção de jogo com adversários mais exigentes.
Não posso deixar de reparar que, mais uma vez, o benfica chegou ao jogador antes de nos… já com william tinha acontecido o mesmo. Temos de recuperar o estatuto de melhor scounting na formação. Aquele primeiro teste tem de ser connosco!
14 Outubro, 2017 at 18:43
Acho que não… como os lampiões não percebem nada de futebol…deixam os melhores para nós…ah.ah…
SL
15 Outubro, 2017 at 15:54
Também tiveram o Bruma primeiro que nós… Nós chegámos ao Nelson Semedo primeiro e ele acabou no Benfica! Consta que foi o Inácio que não o quis…
14 Outubro, 2017 at 18:35
O João Palhinha sempre sobressaiu nas equipas por onde passou. A doença que teve e que o obrigou a internamento, “atrasou” a sua progressão mas tem tudo para ser tornar um caso sério.
Fã , desde sempre, deste miúdo.
14 Outubro, 2017 at 18:47
Só faltou esse Cavaleiro dizer que a história do guião teve continuação, quando JJ disse claramente que nas equipas dele quem dava o guião era ele, JJ, e que se o Palhinha tinha o guião errado foi porque ele, JJ, lho tinha dado.
Não gosto de revisionismo. Nunca gostei. As coisas são como são, mesmo que sejam desagradáveis. Se o J não gostasse do Palhinha ele tinha ido a andar este ano. Não foi. Ainda bem.
15 Outubro, 2017 at 15:56
Exacto!
Essa história do guião já enjoa…
Aliás, só um gajo muito distraído não percebia logo de quem era a culpa de ele ter levado o guião errado!
14 Outubro, 2017 at 19:01
Tive oportunidade de ver ao vivo alguns jogos do Palhinha qd esteve emprestado aos pastéis.
A ideia que tinha confirmou-se. Um monstro defensivamente, fortíssimo no jogo aéreo.
As duvidas seriam sobre a sua evolução com bola. Não vale a pena comparar seja quem for o William, é batota.
Mas cabe a Jesus ajudá-lo tacticamente e a evoluir naquilo que é possível, já que há detalhes que nascem ou não com um jogador.
Uma coisa é certa. Vontade não lhe falta.
14 Outubro, 2017 at 19:05
Gostava de ver Palhinha a central.
Mesmo que n aconteça, tem tudo para ser o futuro 6.
Quase sempre assim, vamos buscar pinos lá fora e são sempre os da casa que sobressaem. O que se ganhou com a vinda de Petrovic?
14 Outubro, 2017 at 19:26
Vai começar o futsal. Não há post, Patrão?
14 Outubro, 2017 at 19:27
Vai começar o futsal
14 Outubro, 2017 at 19:29
Transmissão SPorting TV para quem está em Portugal.
Para os exilados:
http://www.ipsport.net/images/prenosi.htm
Com narração em servo-croata.
14 Outubro, 2017 at 19:31
Começou.
14 Outubro, 2017 at 19:34
Porra, que gritei golo!
14 Outubro, 2017 at 19:37
Marcão safa o 0-1.
14 Outubro, 2017 at 19:42
Primeiros 5 min, os sérvios entraram bem, mas aos poucos estamos a controlar o jogo.
Uma oportunidade para cada lado.
14 Outubro, 2017 at 19:52
10 min, o Sporting faz uma pressão brutal sobre os sérvios e quase nem os deixa sair do meio campo. De resto tudo mais ou menos igual.
14 Outubro, 2017 at 19:57
Golo do Ekonomac. 0-1. Numa bola parada.
14 Outubro, 2017 at 20:02
15 min, GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOO
1-1 Matos.
14 Outubro, 2017 at 20:04
Marcão lesionado. Está a ser assistido.
14 Outubro, 2017 at 20:05
Recomposto.
14 Outubro, 2017 at 20:09
Dieguinho, quase o 2-1. Tempo para o Sporting.
14 Outubro, 2017 at 20:11
Outra vez, quase o 2-1.
14 Outubro, 2017 at 20:14
Intervalo 1-1.
14 Outubro, 2017 at 20:15
Jogo intenso, com os sérvios a fazerem o jogo da vida deles. A pressão constante do Sporting tem evitado males maiores. Em todo o caso criamos muito mais oportunidades que eles, sobretudo depois do 0-1.
Não acredito que eles consigam manter o ritmo. Julgo que na segunda parte ganharemos com maior ou menor dificuldade.
14 Outubro, 2017 at 20:20
E que os dedos nunca te doam.
Obrigado leão verde
14 Outubro, 2017 at 20:24
Link para o futsal please
14 Outubro, 2017 at 20:24
Mais em cima
14 Outubro, 2017 at 20:25
grande leao verde nas arábias!
14 Outubro, 2017 at 20:25
O encada está a fazer um grande jogo
14 Outubro, 2017 at 20:33
E a missa do Bruno Lampião?
14 Outubro, 2017 at 20:29
Recomeçou.
14 Outubro, 2017 at 20:31
Marcão safa o 1-2.
14 Outubro, 2017 at 20:32
Bom futebol, grande jogado do Sporting seguida de grande defesa do Marcao
14 Outubro, 2017 at 20:34
GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOO
2-1., Cavinato.
14 Outubro, 2017 at 20:34
Gooooollllooooo! De cabeca. Isto nunca acontece
14 Outubro, 2017 at 20:39
Já tem acontecido. O J. Matos marcou 1 ou 2 de cabeça no ano passado.
14 Outubro, 2017 at 20:41
5 min da 2ª parte, os sérvios acusaram muito o nosso golo. Jogo mais lento, continuamos a controlar.
14 Outubro, 2017 at 20:42
No barrote, f***-se!
14 Outubro, 2017 at 20:48
Marcão safa o empate com uma defesa extraordinária em 1 para 0.
14 Outubro, 2017 at 20:49
Que sorte! Sérvios ao poste e a bola ressaltou para as mãos do Marcão.
14 Outubro, 2017 at 20:51
10 min, o jogo estava controlado e morno, mas os dois lances de quase golo dos sérvios acordou-os. Em todo o caso tivemos várias hipóteses de fazer o 3-1 várias vezes.
14 Outubro, 2017 at 20:52
Bom jogo, pela emocao.
Nunca tinha visto uma bola ir 3 vezes aos postes!
14 Outubro, 2017 at 20:53
Sérvios em 5 X 4