Dia de decisões na Youth League e era importante que o Sporting pontuasse frente ao Olympiakos, de forma a garantir desde já a segunda fase da prova e a possibilidade de chegar aos jogos a eliminar (de recordar que esta é a primeira vez que os sub-19 leoninos avançam na UEFA Youth League). 

O objectivo claro era a vitória, a equipa ainda se colocou em vantagem graças a um golo de Pedro Ferreira, mas o gregos marcaram quase imediatamente e ditaram um empate que não se desfez até final do jogo. A falta de frieza na hora de finalizar, a vontade de fazer tudo demasiado depressa e a falta de calma fizeram com que se desperdiçassem demasiadas oportunidades e a possibilidade de sair deste jogo com algo mais do que o segundo lugar do grupo garantido.

A vitória do Barcelona frente à Juventus acaba por ser a melhor notícia do dia, uma vez que nos deu a continuidade em prova, mas ainda é cedo para pensar nos oitavos de final.

Por forma a permitir que os clubes campeões de juniores pudesse também estar presentes, a UEFA incluiu o ano passado o que se chama “Caminho dos Campeões”. Os clubes que venceram os respectivos nacionais passam por uma série de eliminatórias até chegarem a um play-off de acesso aos oitavos da Youth League. Esse play-off é disputado com os segundos lugares da fase de grupo. O Sporting terá assim um jogo no dia 6 ou 7 de Fevereiro, frente a uma dessas equipas que chegam do “Caminho dos Campeões” de forma a continuar em prova. Ajax, Salzburgo (campeão em título) e Inter são os adversários a evitar, mas todos os restantes apurados estão perfeitamente ao nosso alcance. Entre os grupos da Youth League, Chelsea (que já venceu a prova duas vezes), Barcelona, Liverpool, Manchester City e FC Porto apresentaram o melhor nível desta fase e são alguns dos principais rivais até ao momento na conquista do título final.

Os nossos jovens fizeram história ao avançarem pela primeira vez, mas será pedir pouco que fiquem apenas por aqui. Um clube com a tradição formadora do Sporting deve encarar qualquer competição para vencer e torná-la até prioritária, pela experiência e integração profissional que pode oferecer aos jogadores.

Já no campeonato, os juniores venceram o Sacavenense por 2-1 (golos de Diogo Brás e Pedro Mendes) e conservaram assim o primeiro lugar, em igualdade pontual com o Benfica. A próxima partida é frente ao Alcanenense já no dia 25 de Novembro, nesta que se espera que seja uma fase de cimentar definitivamente os processos de jogo.

 

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)