O paradigma que vive Sporting, não se irá extinguir sem uma boa dose de títulos em catadupa!
As sucessivas direções e rumos traçados nas últimas décadas foram paulatinamente esvaziando o balão a vários níveis ( financeiro, desportivo, marketing, comunicação etc ). Não haverá um diferente mindset sem um reboot total do caminho armadilhado que temos percorrido. Achei, achámos todos, que com BdC isso iria acontecer … mas o presidente sucumbiu a astúcia dos rivais e seu discurso inebriante! BdC nunca percebeu que ERA REALMENTE um adversário de peso e temível … nunca percebeu que a sua presença e discurso encerravam uma mensagem forte e perfurante nos rivais … nunca entendeu que a sua astúcia e perspicácia eram suficientes para fazer soar os alarmes na 2a circular!
BdC fez tudo isto a partir do seu domínio territorial … BdC conseguiu colocar os rivais em sentido com golpes certeiros, precisos mas sempre ou quase sempre desferidos de territórios longínquos e inalcansaveis a uma putativa resposta “ bélica “. BdC entrincheirou os adversários e com “ bombardeamentos “ assíduos, ia enfraquecendo as linhas do inimigo … mas BdC não é paciente ( todos julgávamos que era ). Além da sua impaciência, começou a ter laivos de soberba, de messianismo e endeusamento.
Decidiu “ apagar o charuto “, pousar a arma, mudar a farda, e investir de camisa arregaçada contra um inimigo que julgava morto. Para ele, seria uma batida de reconhecimento, de rescaldo … ! Engano grave. Meteu a cabeça na boca do leão e tudo correu mal … na hora de receber conselhos de gente sabia, tudo o que sobrou foram soldadinhos de chumbo a querer um banho de sangue!
Cronologias a parte, o rumo que se pensou ser do sucesso, deu lugar a um género de retaliação sob as leis do Bushido : mata ou morre, não consegues matar, não te deixes matar … comete hara-kiri! Numa situação de iminente perigo, só não foge quem não pode … o confronto corpo a corpo era evitável mas, a cegueira falou mais alto. Deixou de se preocupar com a saúde e bem estar de uma legião de bravos soldados, para fazer dos mesmos “ carne para canhão “, e quem se atrevesse a colocar em causa o seu plano, sentiria de imediato a sua fúria e irascibilidade!
Ao estilo da URSS, a corrida ao armamento pesado “ bebia “ a maior percentagem do orçamento … era o tudo ou nada! Enquanto isso, a fome e a sede iam sendo cada vez mais uma realidade chocante! Este Sporting não mudará o chip com malta de 9M de euros, com treinadores que só olham para as armas do vizinho sem sequer perceberem que tem armamento de ponta no seu próprio paiol!
A frase do Geraldes ( o bom Geraldes … o verdadeiro leão … o jogadorzao ) diz tudo … só gente que sente a camisola e o clube, que entende a seca de títulos, os quês e porquês da mesma, consegue em momentos de aflição, fazer das fraquezas forças e lutar até ao último segundo com o mesmo empenho! Estamos a ostracizar uma geração de talentos sob o olhar impávido de um presidente que vai para o seu 5o ano a frente do clube, contando apenas com 1 Taça de Portugal e 1 Supertaca, e com quase 100M de euros investidos só nos últimos 3 anos. Francamente e claramente risível … ridículo!
Enganem-se aqueles que pensam que a saúde financeira (e duvido que seja assim tão boa) irá durar sem resultados palpáveis! O castelo, já o é só de cartas … as pedras basilares não moram ali! Se este ano ficarmos a seco, corremos o risco de voltar a idade da pedra! Fatalismos a parte … a realidade é nua e crua, e salta à vista de todos! Sejamos o que sempre fomos, e olhemos a coisa com a complexidade da mesma. Não está tudo péssimo … está tudo mal … péssimo estará a breve trecho se nada mudar!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Paulo Silva
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
Esta semana, em virtude de uma quarta-feira com meias da Taça da Liga, os pratos começam a ser servidos mais cedo
23 Janeiro, 2018 at 21:47
Chamem aí depressa o servente de pedreiro e o moço da argamassa que isto está pior que a bancada do Estoril!
Vais ver como elas mordem, só pela ousadia..
Só se perdem as que caírem no chão, amanhã há jogo, está em causa a possibilidade de apuramento para a final e conquista de um troféu que é tão querido ao mister e vens para aqui com esta lengalenga… Espera aí que já vais Ver!
Bobi, Tareco! Dentada neles!
23 Janeiro, 2018 at 21:48
Que grande texto!
É para assinar aqui onde está a cruzinha? 🙂
23 Janeiro, 2018 at 21:49
Adrien S
Nem tanto à terra nem tanto ao mar… e certo que em termos desportivos a coisa não nos tem corrido bem… para 5 anos de mandato é pouco 1 TP e STaça… mas tem-se de compreender que o trabalho, fora plano desportivo (mas também nesse), tem sido hercúleo!!
Não poses-te nesse teu escrito que na época 2015/16 fizemos uma Liga espectacular e segundo se sabe agora pelos e’ mails que os benfas tiveram muitas “ajudas” dentro e fora dos relvados!!
SL
23 Janeiro, 2018 at 22:23
o texto é do Paulo Silva, eu é que não alterei a assinatura do post. Sorry
23 Janeiro, 2018 at 21:49
Delírio, cegueira, amnésia, demência? Um pouco de cada?
23 Janeiro, 2018 at 21:54
Off
Estive a ver os últimos 15 minutos do Setúbal/Oliveirense e o que vi foi o Oliveirense a dar um banho de bola ao Setúbal e até se deram ao luxo de falhar um penalty.
SL
23 Janeiro, 2018 at 21:57
Setubal um remate um golo. Oliveirense dos muitos remates três deles aos ferros.
Aliás, setubal a fazer o tipo de jogo que fez com o SCP.
23 Janeiro, 2018 at 22:27
Bom, não jogam néria. Ainda me deixa mais lixado por termos perdido pontos contra estes monos.
23 Janeiro, 2018 at 21:57
Só o que falta são mesmo os títulos…ou seja,quase tudo,mas pelo menos hoje em dia disputamo-los até ao fim. E esse mérito ninguém pode tirar ao Bruno. O estilo é criticável, há muita coisa em que não me revejo, mas sei que hoje em dia entramos para ganhar, no relvado e no Pavilhão. A História dirá o que foram estes anos para o Sporting,mas sinto que estamos tão perto…
23 Janeiro, 2018 at 22:11
+1
23 Janeiro, 2018 at 22:07
Que o rumo em termos de futebol está longe de ser o preconizado nos programas de 2011 e 2013 é inegável.
Que BdC é um presidente aguerrido ninguém duvida.
Que tem delapidado muito do património historico do sportinguismo (nomeadamente através de uma comunicação e discursos nivelados por baixo) perante o silêncio da maioria dos sportinguistas ávidos de títulos e dispostos a “fechar os olhos” a isto se no fim do arco-íris estiver o título de campeão nacional, também podemos dar de barato.
BdC encetou uma vertiginosa corrida para a frente porque é um combatente e não um jogador de xadrez. Eu, pessoalmente, preferia que tivesse continuado a trilhar paulatinamente o caminho que traçou nos 2 primeiros anos para que o crescimento fosse sustentado e, por isso mesmo, duradouro. Ao invés quis – pq teve a oportunidade histórica de sacar JJ da cartola e dar com isso uma estocada forte ao rival de sempre – elevar a parada e apostar tudo de uma vez.
Estamos pois a chegar, quiçá, à última mão do jogo e, ou BdC tem o seu às de trunfo para sacar agora e arrumar com os rivais, ou temo que voltemos a penar amargamente por força de um plantel e equipa técnica financeira insustentáveis para a nossa realidade.
É chegada a hora do tudo ou nada: jogadores, treinador e presidente têm a palavra.
FORÇA SPORTING!
23 Janeiro, 2018 at 22:11
Falou bem, Sta Engrácia.
23 Janeiro, 2018 at 22:15
5*
23 Janeiro, 2018 at 23:07
anibau Xmide
Adoro quando um plano dá certo
23 Janeiro, 2018 at 23:53
Então, bdc é um jogador de poker, é isso?
A ser, como diz, que tenha um boa mão, melhor do que a dos outros.
(O as ou o trunfo nem falta faz, pode ganhar com um trio de duques!!!)
24 Janeiro, 2018 at 0:06
JJ é uma aposta de risco pq é uma aposta para ganhar e à medida que o tempo passa e isso não sucede, a pressão sobre.
Acho que ninguém no seu perfeito juízo paga 5 ou 6 milhões de euros por ano a um treinador para não ganhar. Não digo ser tri ou tetra, mas convém ganhar algo mais que uma Supertaça ao fim de 3 épocas.
24 Janeiro, 2018 at 0:32
Completamente de acordo com o risco o ganhar e a pressão.
Mas não há garantias.
O Sporting está a lutar nos últimos anos pelo campeonato como não lutava há anos, neste campeonato inquinado.
Peço o campeonato mas só exijo isso, luta.
Um treinador como jesus é suficiente para padres e vouchers?
O campeonato de há 2 anos mostra que não.
Mas nesta época, além do treinador há um plantel fortíssimo.
Por isso a margem de “perdão” ao treinador diminui, é natural.
Não me vou pronunciar muito mais sobre o o plantel, o treinador e os títulos.
Vou aguardar.
As coisas vão apertando para os três candidatos.
Só “darei a minha sentença” no fim pois duas coisas tenho certas :
– os rabolhos não perderam poder
– os putanheiros recuperaram influência
E não vou exigir cabeças se cheirar mal no campeonato dos outros dois.
Não esqueço os pontos mal perdidos mas não há equipas perfeitas.
24 Janeiro, 2018 at 0:54
Bem o que ficar em 3º lugar, vai ficar em “apuros”…já que vai para a Liga Europa, não entra os €€€ da Champions.
Mesmo o 2º lugar, não é grande coisa, vai á Pré-Eliminatória, o plantel é feito sempre na preservativa de entra ou não na Champions.
Ou seja diria que só o 1º lugar se “safa”.
Por aqui também vemos a importância desta época, vamos esperar que amanhã seja o inicio de uma grande 2º volta…nem é pelo troféu, mas para animar o Universo Leonino é fulcral a conquista.
Amanhã é bom que quem ande lá dentro saiba disso, não venham com tretas de ser a Taça da Liga.
24 Janeiro, 2018 at 1:02
Este ano a taça da liga foi assumido como objectivo, portanto, não há tretas!
23 Janeiro, 2018 at 22:09
Não sei aonde está a verdade, o que o futuro nos reserva, mas tenho uma certeza e que vai fazer toda a diferença entre o sucesso e possivelmente o naufrágio do Sporting de nós todos e do presidente : GANHAR.
23 Janeiro, 2018 at 22:09
A reflexão começou bem, mas acho que termina de forma excessivamente apocalíptica.
Não creio que Bruno leve o Sporting para o caos, nem creio que depois dele será o caos.
E quanto ao futebol em particular, tenho uma mensagem de optimismo:
JJ só sobreviverá além desta época se ganhar o campeonato ou a liga europa. E se assim for, duvido que a maioria dos sportinguistas não fique satisfeita.
Caso não ganhe, não voltamos à estaca zero. JJ tem um grande defeito – é muito fraco no campo motivacional, mas não se pode ignorar o trabalho de sapa a nível técnico e táctico que faz individualmente com os jogadores. E nisto ele é de facto um dos melhores. Se não mudarmos completamente o plantel e formos buscar um “mister” que seja um craque motivacional e que perceba e aproveite o legado técnico de JJ, acreditem que vamos estar bem mais próximos do sucesso do que muitos imaginam.
Aliás, como prova do que penso, continuo a achar que a vitória do slb no campeonato no primeiro ano de JJ se deve muito, mas muito mesmo, ao assumir por parte de rui vitória, quando estava no fio da navalha, que afinal o sistema herdado de JJ seria de aproveitar, apostando as fichas todas no campo motivacional (com a nossa flagrante contribuição, tamanha foi a bazófia do nosso lado).
SL
23 Janeiro, 2018 at 22:20
Eu acho que, perdendo ou ganhando, JJ vai sair no final desta época.
23 Janeiro, 2018 at 22:35
Eu acho difícil que alguma grande equipa pegue nele.
E não havendo uma grande equipa para pegar nele, ele não vai querer sair.
23 Janeiro, 2018 at 23:05
Miguel, o JJ já está numa grande equipa, pá! Está na maior! 🙂
23 Janeiro, 2018 at 23:45
Na que lhe paga mais, está de certeza… 🙂
23 Janeiro, 2018 at 22:35
E eu acho que está para durar …
23 Janeiro, 2018 at 22:47
Cá eu acho que, perdendo ou ganhando, o JJ continujará no Sporting!!!
Não tenho dúvidas!!!
SL
23 Janeiro, 2018 at 23:54
Também.
Esperemos que saia contente
23 Janeiro, 2018 at 22:38
Adolfo, não concordo com “JJ só sobreviverá além desta época se ganhar o campeonato ou a liga europa. ”
Acho que JJ sai mesmo que ganhe.
E vamos ficar com camiões de jogadores que mandou vir e que não servem para nada.
Agora até consta que o Alan vai lá para o Colón e que não nos pagam um peso!
23 Janeiro, 2018 at 23:47
Já saíram quase todos…
24 Janeiro, 2018 at 0:04
Bem…..também é verdade. 🙂
Fica o Alan + o irmão do Alan, o Matteus, o Castagnos, o Spalvis, o Douglas……e talvez mais alguém que não me recordo agora. 🙂
Mas é muito entra e sai que nem aquece o lugar! Dá.me cabo dos nervos!
24 Janeiro, 2018 at 11:13
A mim também e pior, é uma coisa de “navegação à vista”.
É óbvio que falta um projecto no futebol do Sporting. Uma coisa feita com uma base e que cresça todos os anos. Esta ânsia de ter de ganhar já, que não existiu nos 2 primeiros anos do BdC mas que existe desde que o BdC foi buscar o Jesus, tem feito gastar imenso dinheiro em “camionetas” de jogadores – pelo menos meio plantel por época – o que nos tem obrigado a praticamente começar do zero todos os anos. Com a agravante que as 2 primeiras “camionetas” vieram cheias de flops.
Com o que se gastou nesses 2 anos – sensivelmente 50M€ – com a assertividade deste ano, hoje tínhamos uma equipa do cacete! Mas desses 50M€ só 15/20M€ foram bem gastos!
E ainda à a agravante de, por se ter gasto mal nas 2 primeiras épocas, se estar a gastar receitas futuras…
23 Janeiro, 2018 at 23:28
Concordo inteiramente com o seu comentário.
“com a nossa flagrante contribuição, tamanha foi a bazófia do nosso lado”
Acrescento que essa bazófia ajudou a unir aquele balneário em cacos, só aí lhe demos mais fichas para ele apostar no campo motivacional.
23 Janeiro, 2018 at 23:32
É o que eu acho, precisamente.
Já o Domingos no Braguilha lutou até ao fim pelo campeonato á conta do que o JJ lá deixou… e , nessa altura, nem me lembro de ouvir falar o Salvador… do futebol !
24 Janeiro, 2018 at 0:45
Bem visto.
Será que as equipas de JJ atingem o ponto de rebuçado depois dele sair? A estudar…
Uma coisa sei, por opiniões públicas, mas também por “insides” em alguns clubes por onde passou – o grupo de trabalho não nutre grande simpatia pelo homem quando o tem de aturar diariamente (pelos vistos o homem não tem mesmo papas na língua), mas depois todos admitem ter aprendido muito com ele.
Ou seja, pode existir uma espécie de efeito libertador quando o homem sai, sendo certo que os pormenores por ele trabalhados continuam lá, com os jogadores.
Mas o que eu gostava mesmo era que JJ nos mostrasse que esta teoria é “peanurs” e nos pusesse todos a festejar o título esta época!
SL
24 Janeiro, 2018 at 9:42
“Uma coisa sei, por opiniões públicas, mas também por “insides” em alguns clubes por onde passou – o grupo de trabalho não nutre grande simpatia pelo homem quando o tem de aturar diariamente…”
Exactamente o mesmo que me chegou.
24 Janeiro, 2018 at 7:42
Concordo em absoluto. O próximo treinador para além dessas vantagens todas, fica com um excelente grupo de jogadores e com um pouco de sorte saberá equilibrar o plantel com a prata da casa.
É muito por isso que acho que a saída de JJ nos seria extremamente benéfica
23 Janeiro, 2018 at 22:19
Achando que tens alguma razão em certas coisas, Adrien, acho que estás mais longe do que perto no geral!
O investimento nos ultimos 3 anos vai a roçar os 110M€. Em 39 jogadores novos que vieram para o clube e dos quais uns vinte e poucos já saíram.
Se olharmos aos 5 anos do BdC, o investimento vai já a bater nos 135M€.
Nada contra este investimento, não fosse o pouco acerto dos 4 primeiros anos, em especial, e de longe, nos 2 primeiros anos do Jesus. Tendo em conta o contexto dos 2 primeiros anos, do Jardim e do Marco, entende-se que não havia grande margem e o risco foi grande. O mesmo já não se pode dizer dos 2 piores anos, onde o erro foi gritante e, na minha opinião, previsível!
Em cima disto, outro factor preocupante, mas que pode ser uma boa jogada, é a antecipação de receitas que nos tem permitido não só manter um elevado investimento como aumentá-lo este ano. Penso que tal se deve ao rotundo falhanço nos anos anteriores, onde se desbaratou o dinheiro ganho nas vendas em jogadores que se revelaram pouco mais que um custo exorbitante. A esmagadora maioria dos jogadores contratados este ano darão o retorno suficiente para repor os valores das receitas antecipadas – penso que o único onde isso não acontecerá será o Matheus Oliveira. Não conto aqui com os jogadores que vieram só por motivos desportivos – Mathieu, Coentrão e Rúben Ribeiro.
De resto, o BdC tem feito um bom trabalho! Não querer ver isso não me parece correcto.
Mesmo no capitulo da comunicação, onde muitas vezes falha redondamente no modo como expõe os assuntos, tem sido ele a voz que luta contra o estado do desporto em Portugal – com especial relevância para o futebol, onde a podridão tem afogado quem tem lutado contra o sistema.
O BdC já demonstrou que não é parvo nenhum!
Estou certo que vê muita coisa que nós, adeptos, também vemos e tratará de corrigir isso no momento oportuno, que não é este.
É nisso que acredito!
23 Janeiro, 2018 at 22:23
o texto é do Paulo Silva, eu é que não alterei a assinatura do post. Sorry
23 Janeiro, 2018 at 22:27
OK!
Fica a correcção!
23 Janeiro, 2018 at 22:26
“JJ só sobreviverá além desta época se ganhar o campeonato ou a liga europa.”
Adolfo, como eu gostava que essa frase já tivesse sido proferida ou pelo menos pensada pelo nosso presidente!
Penso que um dos grandes erros do BdC nestes anos de presidência, e fugindo ao que ele tinha até aí feito que tinha sido ir buscar sempre bons treinadores ( sim apesar de tudo considero o Marco Silva um bom treinador… Já como bom homem tenho sérias dúvidas!), foi ter caído no engano que o JJ era garantia de títulos! Nada mais errado! A estrutura lampionica, que todos nós agora percebemos como funciona, é que tinha uma grande cota parte nessas mesmas vitórias! Daí que até qualquer boneco sonso, que lá caiu de paraquedas vindo da cidade berço, ter ganho títulos em catadupa desde que lá está!
Por isso peço ao nosso presidente para começar a abrir os olhos para o que tem dentro de casa porque como ainda tem mais um ano de contrato a brincadeira pode sair cara! Ah! E
23 Janeiro, 2018 at 22:34
O BdC não pode vir dizer isso em publico! Seria abrir uma guerra interna que nos traria dificuldades e nos tornaria mais fracos.
Mas acredito que ele pense assim, e desde o inicio da época!
Os sinais estão todos lá!
O não ir para o banco, nem acompanhar a equipa fora, pondo-se de fora da “gestão” da equipa.
O dar tudo o que o JJ pede, para que não tenha desculpas.
O ter vindo a público, mais de uma vez, dizer que queria ganhar TODAS as competições.
O ter vindo a público, depois de o JJ falar em “prendas”, reforçar que queria ganhar a EL.
O BdC às vezes precipita-se mas não é parvo nenhum!
Ele já deve ter uns quantos nomes na cabeça para a eventualidade de ter de substituir o Jesus. E assim que caírem o campeonato e a EL, se isso acontecer, claro, ele começará a escolha do próximo treinador.
Podes apostar o que quiseres que é dinheiro em caixa! 🙂
23 Janeiro, 2018 at 23:47
Também tenho essa visão quanto às ideias do Presidente sobre JJ.
E convenhamos que JJ, depois de três anos sem ganhar uma grande competição, tendo apanhado o Sporting mais forte e gastador dos últimos 15 anos (no mínimo), obviamente que ficaria com um estigma de perdedor que tornaria a sua continuidade inviável. Estou em crer que ele próprio perceberia que estava então no momento do contratozito pelas arábias…
Mas qualquer coisa me diz que ainda vamos festejar à grande esta época. Just a feeling… O que é estranho, sendo eu um pessimista por natureza. 🙂
SL
23 Janeiro, 2018 at 22:27
Um OFF sobre a meia final da TL entre o Setúbal e a Oliveirense…
Este futebol do Setúbal é uma miséria e até é dominado por uma Oliveirense que ocupa um dos últimos lugares da 2ª Liga!
É bom que se perceba com quem desbaratámos 2 pontos que tanta falta farão no futuro…
23 Janeiro, 2018 at 22:30
+1
23 Janeiro, 2018 at 22:31
Sem dúvida. Não posso deixar de torcer pelo golo da Oliveirense. Que venha.
23 Janeiro, 2018 at 22:29
Ah! Estava a esquecer-me que o homem até é Sportinguista e filho do descansado do Virgulino e por isso se for posto a andar não pede indemnização…. Pronto neste último parágrafo estava em modo irónico 🙂
23 Janeiro, 2018 at 22:30
Perante um post destes, sou apanhado positivamente de surpresa. Hoje viveram-se aqui diferentes cenários, traduzidos por um Shark que nos remete para uma visão algo distante da verdadeira realidade do futebol da nossa equipa e este do Adrien S. que não deixa de admitir um cenário algo catastrófico. Que temo. Mas que não desejo. Porque não esqueço o que de positivo foi feito. Mas considero-o um texto que poderá servir de reparo a BdC naquilo que sempre considerei o seu maior pecado. Falar de mais. Como ainda há dias aqui referi, os últimos dias pediam alguém próximo que refreasse os seus impulsos, traduzidos em respostas a quem classifiquei de “pessoal menor”.
A blogosfera Leonina não acolheu, aliás, esta posição do nosso líder da maneira mais entusiástica.
Para já, vendo meia dúzia de intervenções, partilho daquelas que foram proferidas pelo Leão de St. Engrácia e Adolfo Sapinho.
Prevejo serão trabalhoso na Tasca…
23 Janeiro, 2018 at 22:35
jmfs1947 : Parece que o texto é do Paulo Silva e não do Adrien S.
E aproveito para dizer que acho que está um grande texto, embora também concorde com algumas partes dos comentários que referiu.
SL.
23 Janeiro, 2018 at 22:50
O Paulo Silva creio ser dos meus primeiros tempos da Tasca e há muito que não aparecia. Sei que um dia veio em meu “socorro” se a memória não me trai.
Quando, como agora, alguns duvidam da minha paixão pelo Clube. Por isso, obviamente que tem a minha simpatia.
Não desvio um pouco que seja o meu comentário.
Audaz (à moda do que “vi” então no Paulo Silva) algo apocalíptico como diz o amigo Adolfo, mas talvez necessário para acordar as hostes.
Obrigado pelo reparo, Maria.
23 Janeiro, 2018 at 23:52
Obrigado pelas suas referências amigo jmfs1947.
“alguns duvidam da minha paixão pelo Clube”???
Nunca leram as suas crónicas sobre as nossas leoas!!! Só pode! 🙂
SL
24 Janeiro, 2018 at 0:14
Meu amigo, as crónicas são recentes…
Comecei por ser infiltrado, dissimulado, falsificador de documentos de identificação. Até daquilo que mais orgulho me deu, que foi vestir e honrar a gloriosa verde-e-branca na minha juventude, se duvidou.
E isso dói. A sério.
Felizmente foram poucos a demonstrar essas suspeitas, pelo menos declaradamente.
Mas também já senti o conforto, a solidariedade de outros. Sem esses apoios, não estaria cá para escrevinhar sobre as nossas meninas.
Um forte abraço, as suas palavras são mais um alento para prosseguir.
SL
24 Janeiro, 2018 at 0:52
Caríssimo
Já tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente (num dia de votos) e não me esqueço das fantásticas fotos que partilhou.
Um clássico. Foi um prazer.
24 Janeiro, 2018 at 1:03
Obrigado, amigo.
Um prazer muito grande, como sabe.
Que espero poder vir a repetir.
Abraço.
24 Janeiro, 2018 at 1:04
Concordo principalmente na parte em que vem a conta.
24 Janeiro, 2018 at 1:15
“Voltei atrás” porque me preparava para a deita, e me lembrei de uma coisa. Sorri, claro, com essa da conta.
Foi bom que recordasse esse almoço que eu aqui podia ter usado como álibi perante as “bocas” que já li aqui. Mas uma questão de teimósia da minha parte levou-me a não o fazer…
Quando repetirmos o almoço (não em dia de votos…) explico-lhe porque teimosia leva acento. O meu amigo que aprecia o humor,
deve achar piada…
24 Janeiro, 2018 at 1:21
É só marcar… 😉
24 Janeiro, 2018 at 1:34
Neste momento não me é possível.
Mais à frente, quero crer que se fará.
Boa noite e que logo se festeje a desforra frente ao Setúbal.
24 Janeiro, 2018 at 11:17
jmfs1947, chamar essas coisas todas a quem opina diferente é o argumento de eleição dos acéfalos daqui… Também já sofri disso. Mas a mim não ofende quem quer. Ofende quem pode. Sempre segui esta máxima. E esta gente não tem este poder! 😉
24 Janeiro, 2018 at 13:18
Miguel, essa asserção serve para um diálogo ao vivo.
Atrás de um teclado, a impotência que se sente para rebater um insulto, não dá lugar a isso. Pelo menos, para mim…
24 Janeiro, 2018 at 15:36
😉
23 Janeiro, 2018 at 22:36
Estas linhas destinam-se aos aspirantes a Matemáticos e Gestores de Empresas, que estranhamente desataram a achar-se no direito de “fazer opinião” incontestada em vários círculos de debate do Clube, a começar por este blog.
A parte da Matemática até acho bem, ajuda a evidenciar factos (mas não confundir com causalidade); então aqui está a percentagem de pontos obtidos (face aos possíveis) por época:
Campeonato Nacional 2010-2011 (30 jogos):
1ºFCP 93,3%; 2ºSLB 70,0% 3ºSCP 53,3%
CN 2011-2012 (30):
1FCP 83,3% 2SLB 76,7% 4SCP 65,6%
CN 2012-2013 (30):
1FCP 86,7% 2SLB 85,6% 7SCP 46,7%
(BdC)
CN 2013-2014 (30):
1SLB 82,2% 2SCP 74,4% 3FCP 67,8%
CN 2014-2015 (34):
1SLB 83,3% 2FCP 80,4% 3SCP 74,5%
(JJ)
CN 2015-2016 (34):
1SLB 86,2% 2 SCP 84,3% 3FCP 71,6%
CN 2016-2017 (34):
1SLB 80,4% 2FCP 74,5% 3SCP 68,6%
CN 2017-2018 (34, 19ª jornada):
1FCP 88,9% 2SCP 82,4% 3SLB 80,7%
Isso a mim mostra-me algo muito simples: o Sporting está de volta! Tal como o Presidente queria, tal como todos os que votámos nele desejávamos (ou timidamente sonhávamos…). E por “estar de volta” quer-se dizer competir de igual para igual na conquista dos títulos em disputa. Só! Não “implica” títulos, isso não existe, mesmo noutras realidades bem mais abastadas que a nossa, que não partem abaixo do zero como nós partimos! Implica trabalho sério, e que até dará seguramente os seus frutos, mais cedo ou mais tarde.
O que é que, por outro lado, uma série de neo-Throlls nos anda a querer vender nos últimos meses? Que ter o Sporting de volta não chega.
-Que ainda “devíamos” estar melhor.
-Que ainda “devíamos” jogar melhor.
-Que ainda “devíamos” ter mais Formação a jogar na equipa principal.
-Que “devíamos” investir menos no exterior.
-Que “devíamos” investir melhor no exterior.
-Que ainda “devíamos” ter um treinador melhor, e mais barato.
-E, por fim, que “temos” que ser campeões (ou ganhar x taças) sob pena de todos os pressupostos que nos levam a dizer que o Sporting está no bom caminho caírem por terra, fracassados….
Isso é a charada que nos vendem (e a parte em que a Matemática acaba, passando a dar lugar às “Ciências Alternativas”), post após post, por estas caixas de comentário fora. E nem vamos incluir naturais desabafos de fim-de-jogo, porque não é preciso: a charada é pensada e incessantemente repetida, mesmo a frio.
No fundo, é a falácia do “por esta altura, já devíamos ser campeões”. Como se tivessem sacado de uma fórmula a um druida qualquer de um dos nossos pinhais desgraçadamente queimados, e que o resultado incontestável teria sido esse: TEMOS que ser campeões. Este ano! Pelas contas dos seus delirantes intelectos.
Eu sou um sportinguista e um Homem simples, e só consigo constatar coisas também simples: o Sporting está MELHOR, muito melhor, tal como prometido. Desportivamente melhor no Futebol e nas outras Modalidades, mas também estruturalmente e financeiramente, em termos de Clube. E tem estado melhor ano após ano, há pelo menos 6 anos. Não era costume, isso!
E pergunto: mas porque raio de razão anda agora esta gente toda a duvidar que essa realidade vai mudar? Que não vamos continuar a melhorar? Porque raio de razão não estamos a rejubilar com o renascimento do nosso Clube? Que raio de razões nos podem levar, nesta altura, a duvidar que não iremos acabar por ser mesmo campeões nacionais? A seu tempo (pois isso já não é Matemática)!? Com esta mesmíssima gente com a qual temos estado a crescer vertiginosamente?
E a razão que vejo é só uma: pedantice, vaidade e memória curta. No mínimo uma delas, sendo que a memória curta ressalva numa dose de ingratidão que também não fica bem a ninguém.
Somos do Sporting Clube de Portugal, o grandioso. Mas estivemos na fossa, quase a desaparecer, há meia dúzia de anos atrás. E antes disso estivemos a maior parte do tempo entre o mal, o sofrível e o assim-assim (desde meados da década de oitenta, para ser mais exacto), com a excepção do curto interregno 2000-2002. Fora isso ganhámos pouco, quase nada. E só uma memória muito curta o pode ignorar, ainda em 2018, quando o rumo parece finalmente ser outro. Amnésia, ou outra das coisas que mencionei acima….
Daí a vaidade sem fundamento na exigência de resultados, a ridícula pedantice na “atenção ao detalhe”, face à grandeza que seria reconhecer o milagre que está a acontecer. E a ingratidão, e/ou a tal memória curta…. Acham que descobriram a pólvora quando mostram este ou aquele defeito de feitio? Achavam que Deus era Presidente e que este Jesus era o outro? Pensavam que ia ser perfeito, e fácil? Que montar equipas é preparar um tabuleiro de xadrez, e que os jogadores são as peças?
Enfim, neo-Throlls, continuem a focar-se nas CI do JJ, nos posts do BdC, e nessas “certezas e verdades insofismáveis” que só existem nas vossas cabeças, e que na prática significam “bola”. Já nem sequer quero abordar o “pormaior” da realidade trágica desta anedota de pseudo-verdade desportiva lusa, instituições, comunicação social e até envolvência política. Mas oh se eu poderia falar disso tudo em mais 500 linhas! Mas nem vou por aí, não é interessante para a essência do que quero deixar aqui bem claro, e que consite no que se passa “em casa”.
A essência é, pois, focar o ruído que nos distrai da agradável realidade, e dizer que BdC tem agora a palavra (e isso será ainda mais verdade se amanhã o resultado não for bom), para de uma vez por todas pôr termo a estes ataques kamikazes internos contra a nossa equipa técnica e atletas, cujo condão acaba por ser tentar que floresça a insatisfação nas bancadas, com a intranquilidade decorrente, e o distrair do essencial com estes ruidosos “acessórios”, que, a não serem atempadamente contidos, podem levar a tomadas de decisão a fazer lembrar “casinadas” do passado, que tanta saudade pelos vistos deixaram a alguns.
Há uma maneira fácil de BdC fazer isso. Vou aguardar.
Quanto aos neo-Throlls, podem continuar a insinuar que as vozes como a minha são “situacionistas”, vozes de “rebanho”. Aliás, nem podia concordar mais com eles, é tal e qual isso, talvez por conseguir tão só reconhecer a nossa situação actual (algo que lhes é manifestamente impossível), e ao mesmo tempo lembrar-me de outras “situações” antes desta. Talvez por ter visto este filme (“o treinador é que não presta”; “isto é equipa para ser campeã de caras”), vezes sem conta, e sempre com o mesmo final (e aí volta a ser Matemática…).
E Throlls há muitos, e muitos mais houve, neste mesmíssimo blog. Acabam todos por bazar. A única particularidade é que estes só o farão quando o Sporting for campeão. Eventualmente, pois nesse dia haverá os que irão defender que “assim foi fácil”!
Escrevo isto em nome do essencial, e contra o acessório. Em nome do Sporting.
23 Janeiro, 2018 at 22:43
Tão mas tão obrigado.
24 Janeiro, 2018 at 0:20
Idem
23 Janeiro, 2018 at 23:25
Futebol é muito o “momento” e JJ não é diferente, mais um resultado igual ao de Setúbal e vamos ver como o Universo Sporting reage, a paciência vai se esgotando pouco a pouca, ainda para mais uma aposta como foi esta época, com um plantel a pedido do treinador mais uma vez, andar perto do titulo não chega, muito sinceramente.
O contexto é totalmente diferente do que era á uns atrás, não vale a pena andarmos sempre a ir buscar o “passado”, quando o que conta é o presente e um futuro sem títulos (com eles vem a Champions, valorização do clube, jogadores, cultura de “campeão”, Milhões…), não dá para continuar a este nível de investimento tanto em treinador como em equipa, nem a massa adepta do Sporting vai permitir isso.
24 Janeiro, 2018 at 0:25
O contexto é que o nível de investimento é neste momento semelhante nos três grandes, os plantéis estão equilibrados e assim está o campeonato.
Estamos na luta que é a nossa obrigação. Podíamos estar em primeiro claro mas objectivamente estamos a fazer um campeonato positivo. O problema é que o porto está a fazer um campeonato acima das expectativas.
24 Janeiro, 2018 at 0:07
O contexto do JJ é diferente de todos os outros.
Tu insistes em comparar alhos com bugalhos e vens para aqui falar de matemática?
Eu já estou cansado desta discussão!
Para mim há uma realidade antes do JJ e outra depois do JJ. Antes não havia dinheiro e/ou um presidente como deve ser. Com o JJ tem havido um presidente como deve ser, como houve nos 2 anos antes, mas também tem havido dinheiro. 110M€ foram gastos para trazer os jogadores que ele quis – 37 porque o Bryan não foi escolha dele (embora se saiba que ele já o queria no Benfica) e o castaignos foi aposta do BdC.
Ninguém na historia do clube teve as condições que ele tem. A analise ao seu trabalho não se pode fazer comparando com qualquer outro treinador mas analisando intrinsecamente o seu seu trabalho, no que fez de bem, no que fez de menos bem.
Tu, e outros, achas que o homem é o maior e fez um bom trabalho. Eu não acho, mesmo considerando que ele merecia ter sido campeão no nosso primeiro ano juntos. A única prova – considerando uma prova o campeonato nacional, a taça de Portugal, a taça da Liga e as provas europeias – que fez de jeito nos 2 primeiros anos, portanto em 8 provas, foi o campeonato do 1º ano. As outras 7 foram negativas.
Este ano vamos ver!
4ª feira já ficas a saber qualquer coisa…
No campeonato, para mim e até aqui, vai abaixo do que devia ir! Vamos ver como acaba porque é aí que conta!
24 Janeiro, 2018 at 0:11
Bla bla bla
Resumindo
Dinheiro = títulos
Obrigado pelo momento eureka
24 Janeiro, 2018 at 11:19
Não foi isso que eu disse!
Mas também não te vou dar lições de português. Olha, estudasses…
24 Janeiro, 2018 at 0:27
O Tiago tinha razão.
És mais anti JJ que sportinguista (além de papagaio)
“4a feira veremos”
24 Janeiro, 2018 at 0:34
Ups, a comentar ao mesmo tempo….
Foda-se assim da demasiada cana, multi nicks.
Bem, isto é o que um multi nicks escreveria
🙂
Ab gueezza
24 Janeiro, 2018 at 11:20
O Tiago tem tanta razão que de defensor nº 1 do Jesus agora já coloca em causa a sua continuidade!
De resto, digo-te o mesmo que ao Lourenço: se não entendes português, tivesses estudado mais…
24 Janeiro, 2018 at 14:03
Tiago Coração de Leão
22 Julho, 2017 at 13:49
Não vai haver director desportivo este ano por 1 motivo.
BdC e JJ sabem que este último no próximo ano não estará no Sporting. Dizem que BdC está refém do JJ mas eu acho que nunca o JJ dependeu tanto de uma época. No final deste ano o JJ ou sai em grande do Sporting ou sai em desgraça. BdC acabou de ganhar umas eleições no Sporting com 90% dos votos, estará no próximo ano de certeza no Sporting.
Por isso saiu Otávio Machado e por isso não haverá diretor desportivo. JJ ia sabotar uma escolha de BdC, BdC não metia ninguém da confiança de JJ.
Isto pode ser bom…JJ está muito dependente dos resultados e do seu comportamento para o futuro. Tem de dar tudo e a cagança só o vai prejudicar.
Quanto às escolhas que podiam ter sido ou não é quanto à treta com o Otávio…quero lá saber…
24 Janeiro, 2018 at 14:06
Julho 2017, post sobre supostamente o Carlos Freitas ter sido hipótese para diretor desportivo…caso queiras confirmar…
24 Janeiro, 2018 at 15:38
Não preciso, Tiago. Confio em ti…
Falo antes disso… Vai lá à procura! 😉
Tu és dos que sempre defendia o JJ e o Alan…
24 Janeiro, 2018 at 0:12
Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap Clap clap
Obrigado obrigado obrigado
É o que gostaria de conseguir escrever!
24 Janeiro, 2018 at 0:19
Fodasse…é tão isto! Nem sabia bem por onde pegar…obrigado! Assim escuso de dizer muito mais…
BdC é o presidente que nos fez e faz sonhar! A obra é tanta que para a pormenorizar como fazem com os defeitos tinha de tirar 3 dias para escrever! Não tenho a mínima dúvida que será com ele que vamos escrever a nossa história futura. Acho inacreditável como quem nos deu e dá tanto tenha este tratamento. O homem não é perfeito?! Não! O homem tem defeitos?! Tem. O homem é eterno no Sporting? ! Não! Mas ignorar o sem número de grandes feitos conseguidos e o caminho que foi percorrido por 1 época desportiva (esta ainda não acabou…) que correu muito mal?! Por uns desabafos destravados no FB?! Fodasse…um dia ele deixará de ser presidente. No dia em que os sócios decidirem que há uma alternativa melhor. Mas nunca apagarão a recuperação do Sporting a todos os níveis que foi feita. Por mais que a tentem branquear e pintar como “até começou bem mas…”
24 Janeiro, 2018 at 0:54
Placebo
muito obrigado pelo teu texto, sinto isso tudo o que escreveste.
24 Janeiro, 2018 at 8:23
Conseguiste escrever um texto tão grande que se calhar ninguém se vai dar ao trabalho de fazer o debunk.
Neste caso vou responder na mesma moeda.
Eu comecei a torcer o nariz às percentagens de pontos. Isso foi para quê? Não bastava a classificação? Qual a diferença?
Estive para desistir quando li que afinal só temos que lutar até ao fim pelas competições. Afinal quando BdC falou no regresso do crónico era o quê? O crónico segundo? Não me parece que seja assim que o clube tenha ganho tal epíteto.
Entretanto começas com a conversa dos neo-trolls. Achei curiosa, confesso. Particularmente porque de há uns tempos para cá que venho falando dos neo-lambucas. Olho para o Sporting e cada vez vejo mais gente dessa como o Paulo alude no texto. Estes não comem croquetes mas reza a lenda que andam por aí, uns pela net, outros na nossa TV e alguns mais rascas que se passeiam com bolsos cheios de convites.
Depois fazes uma série de perguntas que acho que nenhum dos amens mais acima te responde. São tantas que presumo que também não querias resposta. Eu vou tentar dar uma que te responda à maioria: as coisas mudaram porque pós JJ é óbvio para qualquer idiota que o rumo mudou.
Já não é fazer mais com menos. Foi como já vários disseram o all-in. E quando assim é, so faz sentido faze-lo se estamos “certos” da vitória. E quase quase que lá chegámos no primeiro ano de JJ mas mais uma vez não há títulos para os “quase” campeões.
Tanta coisa boa que foi feita, um clube que BdC reergueu, reestruturou, reorganizou para entretanto se perder de amor pelas madeixas do arrogante que tão bem encaixava do outro lado da estrada. E quando se calhar era preciso alguém para lhe fazer ver isso, BdC rodeou-se de gente que tal e qual como tu, lhe disse: “calma presidente, está quase. Faça mais umas vontades ao J e malhe nos Sportingados.”
Tudo isto faz do teu último parágrafo, a mais fina ironia. Essa gente vai passar, desde presidente, a treinador, lambe-cus (acessório) e no final cá estaremos todos nós Sportinguistas ou Sportingados (o essencial) e se pensam que nos vergam com uns insultos no FB ou uma qualquer empresa de redes sociais como a Young e os seus idiotas, estão muito enganados. Dou muito mais crédito que tu aos Sportinguistas. Nós já sobrevivemos a pior que isto e pelo menos desta vez fica o trabalho de base.
24 Janeiro, 2018 at 8:46
Grande comentário. À Barbosa
24 Janeiro, 2018 at 15:41
Barbosa é aquele man que nas poucas vezes que tive a infelicidade de perder tempo a ver a merda do programa do Mais Futebol, vinca sempre que é anti-JJ?
Foda-se, o Barbosa! Os croissants fugiram-lhe todos para o ego.
24 Janeiro, 2018 at 15:56
O Barbosa foi mais vezes campeão pelo Sporting do que o JJ. Agora pensa…
24 Janeiro, 2018 at 8:55
Pela minha parte, obrigado, Barbosa08.
E só uma nota. O pior deste Sporting são aqueles que se curvam à passagem de BdC, sem reparos para o que de negativo tem. E a Sporting TV é um dos exemplos.
Muita bajulação vejo por ali.
O meu melhor amigo não é aquele que me dá palmadinhas nas costas.
Pela paixão que tenho pelo Sporting, espero que Bruno de Carvalho perceba isso.
24 Janeiro, 2018 at 11:30
Verdade, isso sobre a Sporting TV!
Ás vezes um gajo até fica mal disposto de tanto lambecuzismo que por ali vai e tem de mudar de canal! Não se aguenta!
Ver a nossa TV a fazer merdas que criticamos, por exemplo, na BTV é degradante e uma tristeza!
Mas merda há em todos os clubes – e isso vê-se bem aqui na Tasca!
24 Janeiro, 2018 at 8:59
Assino por baixo Barbosa. E neotroll para mim é quem escreve textos como o Placebo: um hino à desresponsabilização , à intolerância e usando argumentos e práticas que essas sim revelam uma enorme amnésia e autismo.
24 Janeiro, 2018 at 9:59
Este comentário é o equivalente a um golo de bicicleta fora de área. De levantar o estádio.
24 Janeiro, 2018 at 11:28
Tiro-te o chapéu, Barbosa!
Grande, enorme, comentário a desmascara essa cambada de lambe cus adeptos do JJFC…
Como eu já aqui disse, como eu gostava de saber o que esses adeptos do JJFC diziam quando o equipamento que usavam eram vermelho!
24 Janeiro, 2018 at 11:31
Acho a tua resposta uma perda de tempo.
A falta de debunk a este e outros não se deve ao tamanho da prosa, mas porque o contraditório a “este texto é uma merda e devia ir pela sanita abaixo” é impossível.
24 Janeiro, 2018 at 12:21
🙂
24 Janeiro, 2018 at 11:42
Tão bom!
Parabéns, Barbosa.
Essa foi de levantar um estádio.
24 Janeiro, 2018 at 9:13
“pedantice, vaidade e memória curta”, cabal definição da confraria catastrofista.
O essencial e o acessório. Tudo dito caro placebo.
E eu acrescento, que quem nada tem a dar ou a apontar ao essencial, agarra-se sempre ao acessório.
24 Janeiro, 2018 at 10:37
Tens de escrever mais vezes. Escreves bem. Personalidade.
Dizes muito que infelizmente vai ser lido por poucos (e interiorizado por ainda menos).
Valha-nos a retórica do “all in”, apesar de termos balanços e R&C consecutivos (devem ser visto como um todo, não em anos separados) equilibrados e positivos.
Valha-nos a teoria da equipa fortíssima e caríssima, apenas baseada num ano de excepção em que lamps e porcos não investiram. Vai-se a ver o custo do plantel (em aquisições e salário) e afinal ainda estamos atrás.
Valha-nos o “argumento” dos camiões de jogadores do JJ, sendo que apenas no ano passado falhámos largamente nas contratações (e com real rombo nas contas), mas com vendas astronómicas pelo meio (a ir contra o tal “all in”).
Enfim, o que vale é que isto não é novo no Sporting. Não há meio termo: ou se é seguidista/carneiro ou se é croquete. Discutir algo com alguma coerência e apontar a melhoria contínua em vez de constantes revoluções (só formação, mudança de treinador a meio da época, só gajos de 10M) é impossível.
Somos diferentes, mas não estamos assim tão afastados da nossa génese tuga (levada ao expoente máximo nos boca de piano).
24 Janeiro, 2018 at 15:34
Excelente!
Mas os egos insuflados de tanta experiência de gestão de rabinho no sofá falam mais alto…
23 Janeiro, 2018 at 22:38
O homem ainda não saíu e já se fala em “legado técnico de JJ”.
Quer-se dizer, venha quem vier, venha quando vier, ganhe o que ganhar, será sempre obra de Jesus! Esta gente é mesmo crente, o culto levado ao extremo. Ainda teimam em dizer que não há seitas no futebol… Ainda hei-de ver plantar uma azinheira em Alvalade. Valha-me nossa senhora D’Agrela.
24 Janeiro, 2018 at 0:06
Culto levado ao extremo? Cure-se homem…
O que o amigo escreveu é que é coisa típica de seitas e cartilheiros. Retirar frases do contexto e fazer malabarismos com as mesmas.
SL
23 Janeiro, 2018 at 22:40
Que exagero de texto. Não concordo com tudo, concordo com algumas coisas.
O Presidente foi a melhor coisa que nos apareceu nos últimos anos. Erros na gestão, ha sempre,que ele elevou muito a sua fasquia nas eleições, acho que sim.
Aconteça o que acontecer o BC fez todos os possíveis para que em todas as modalidades o SCP fosse vencedor. Comprou guerras com outros presidentes, com agentes, desmascarou a corrupção, deu a cara e o corpo à luta, fez – nos estar de novo insatisfeitos com resultados negativos desportivos, devolveu-nos esperança, mas alguém tem alguma dúvida que temos sido prejudicados, que há 2 épocas o campeonato devia ter sido nosso?
Pff quem é sporting pense bem quando critica o BC, não uma vez ou outra, mas a marcação cerrada que lhe andam a fazer, não está certa. É o que temos e graças a Deus que o temos e que dure muito tempo assim, cheio de garra, seja ela impulsiva e cega ou racional e tática.
O homem escreve e fala demais nas redes sociais,fala, se gosto, não gosto, já é a 2a xs que o digo, não necessito de o dizer 100xs, nem de convencer ninguem a pensar como eu. Prefiro este a qq um dos outros que conheci.
No inicio desta época aqui, num qq post a maioria dos tasqueiros estava a favor de uma nova oportunidade ao JJ, e muitos dos que hoje são maiores críticos, queriam a continuidade ( o z. Que mora em barcelona e eu acho que fomos os unicos contra) e agora a meio da época com tudo em aberto querem o quê? Bolas… se o JJ tiver de sair que saia no fim, se possível com mais títulos.
O BC apostou as fichas todas em prol de todos nós, se ganhar ganhou, se não ganhar não ganhou.
23 Janeiro, 2018 at 22:40
É inegável que BdC fez novamente do Sporting um Clube Grande. Melhoramos em tudo, desde finanças, modalidades e futebol (apesar de faltar o título de campeão). Se possivel trazia de volta o BdC dos 2primeiros anos, aquele BdC que sabia escolher melhor as batalhas.
Acho que este é mesmo o pior defeito de BdC, vai a todas, deva ou não ir. Nao tem “filtro Presidencial” e acaba por falar mais do que devia. Dispensava tambem a constante guerrilha interna (sportinguenses/ados, esta generalização é mais uma trincheira cavada entre Sportinguistas e nao traz beneficio nenhum ao clube)
Quanto ao futebol, comecou muito bem com um grande treinador, LJ, que com poucos ovos fez uma bela omolete.
Seguiu-se MS e uma epoca demasiado conturbada mas que acabou com a conquista do 1 título da era BdC.
Veio depois JJ, primeira epoca de sonho, com conquista da supertaca, deixou-nos todos de agua na boca. 2a epoca, com um camiao de jogadores novos, e a pior epoca ate agora de BdC. Em Dezembro arredados de todas as competições.
Esta epoca, novo camião. Mas desta vez de jogadores escolhidos com critério. Seguimos invictos, mqs com um futebol demasiado atabalhoado para estar confiante na conquista de algo.
Pelo meio, uma total inversão de um dos pontos de honra de BdC. A aposta na formação. Esta epoca foi chutada para canto num claro apostar num tudo ou nada.
Continuo a reconhecer um enorme merito a BdC no reerguer do Sporting, mas começo a ficar farto de tanta guerra interna, de tanto post no Facebook, de tantos tiros para qualquer lado.
23 Janeiro, 2018 at 22:55
Qual guerra interna ?
24 Janeiro, 2018 at 1:02
O BdC dos dois primeiros anos que escolhia melhor as batalhas?
Independentemente da estupidez desta afirmação, caguei e andei para o estilo da comunicação dele. Como quando saiu aquela gravação com os jornaleiros, enquanto alguns púdicos criticavam as caralhadas eu ficava orgulhoso com a integridade do homem a defender o clube.
O resto é conversa de merda.
Agora o grupinho do Facebook mandou calcar a palavra camiões, foi?
É que a conversa de cagar na formação também não cola porque já foi OBJECTIVAMENTE (ide ao dicionário) refutada.
Mas caga nisso, vamos continuar a repetir como bons cartilhados.
24 Janeiro, 2018 at 2:00
“caguei e andei para o estilo da comunicação dele”
Exacto o que faco em relacao aos teus comentários, mas tu insistes em vir sempre comentsr os meus. Devo ter mel, porque tudo o que é urso anda aqui de roda.
A conversa de cagar na formação foi refutada no teu grupinho. Para onde podes voltar e ficar por lá.
24 Janeiro, 2018 at 10:01
Não te esqueças de continuar a dizer que “os outros é que começam”.
24 Janeiro, 2018 at 10:22
Sim, maninho. Não me vais ver a começar o dia a denegrir profissionais do Sporting baseado em ódios ao treinador, fetiches ou numa incapacidade de ver além do carvão.
Isto já tá bem fodido e sem resolução. Vocês têm uma agenda, clara. Ontem foi “camiões de jogadores” e “BdC está diferente”.
Apenas resta continuar a denunciar os disparates que a cartilha anda a apregoar. Podes crer que não passará em branco.
24 Janeiro, 2018 at 10:26
A única agenda que tenho é denunciar a hipocrisia de gajos como tu, rapazola.
24 Janeiro, 2018 at 11:40
“Vocês têm uma agenda, clara.”
Eu uso o Evernote. É verde.
24 Janeiro, 2018 at 11:46
Óbvio que existe agenda!!
Têm que justificar o salário 🙂
23 Janeiro, 2018 at 22:41
Acho que os comentários anteriores já disseram quase tudo.
Comparemos o que era o Sporting antes de BdC e o que é agora. Não, não é o messias mas o trabalho desenvolvido é um facto. Mas não é apenas nas modalidades! O futebol está muito, mas muito melhor e é impossível não ver isso.
Obviamente que tal se deve ao forte investimento que se tem feito, é inegável. Mas se houve investimento é porque também houve receitas que o permitiram (compara-se o Sporting vendedor de antes como de agora). Para mim isto trata-se de algo muito simples: confiança. Confiança no presidente e todos os colaboradores a que diz respeito ao trabalho desenvolvido a nível financeiro. E nisto eu confio! Confio porque até agora não me deram razões para desconfiar, confio porque o desenvolvimento neste aspeto tem sido fantástico (para mim, de longe o trabalho mais positivo desta direção).
Falando no reverso da moeda, eu também não sou minimamente pro do presidente “figura”. Não me rejevo na “personagem” que apresenta. Mas, eu pergunto, será que o BdC cordial teria o mesmo efeito na campanha feita contra o benfica? Se nem o escandalo dos mails que está a ser totalmente abafado tem efeito, não consigo ver como estes gajos poderão ir abaixo. O BdC bronco foi a forma que ele arranjou de conseguir fazer algum barulho.
No fundo, ele está a fazer o trabalho sujo que eu nao faria/nao gostava de fazer. Eu pessoalmente não gosto porque acho que mancha um pouco aquilo que é o Sporting instituição, mas não deixo de perceber porque o faz. No fundo, penso que é uma questão bastante discutível.
23 Janeiro, 2018 at 22:47
Oliveirense merecia de longe … loooonge ir a está final.
Mas quem comemora, como eles comemoraram, a passagem às 1/2 finais… hás vezes dá nisto!
Até pênalti falharam.
Injustiça à Séria!!!
Dasssss
23 Janeiro, 2018 at 23:24
O setubal ganhou?
Optimo!!!
Vamos poder emendar a mão 🙂
23 Janeiro, 2018 at 22:48
Calma que eles vêm já, estão só a acertar os turnos…
23 Janeiro, 2018 at 22:48
Mais depressa falasse…
24 Janeiro, 2018 at 0:59
Eles já vêm e tu estás sempre cá para para o barulho, gostas de incendiar, incendiário de profissão.
23 Janeiro, 2018 at 22:50
Quando começarmos a ganhar …
Bruno de Carvalho, deixará de ser um fala-barato e Jorge Jesus um gajo que não merece o que lhe pagam.
Por isso é que a carne está toda no assador.
A deles, claro.
Caso não comecemos a ganhar …
sempre ficaremos muito melhor do que estávamos.
Se tivesse sido sempre assim, nos últimos 15 anos onde estaríamos hoje. ?
SL
SL
23 Janeiro, 2018 at 22:54
O vitória deve ter ido ao Nhaga!?
23 Janeiro, 2018 at 22:58
Isto hoje esta movimentado, mas mais uma vez gosto muito de ler estes artigos de opinião.
Indo ao Bruno Carvalho, penso que á um Sporting antes de JJ e outro depois.
Parece-me óbvio que antes disso, não á muito a apontar a BC ou aos treinadores, até porque cada um só fez uma época.
Leonardo Jardim faz 1 excelente época, 2º lugar a fazer levantar o Sporting, regressando ao maior palco Europeu a Champions League.
Mercado nada a apontar, não havia €€€, portanto.
Marco Silva vem, vence uma Taça de Portugal, campeonato meia-boca com o 3º lugar.
Em termos de mercado, foi uma aposta em quantidade e não qualidade, maior parte hoje em dia não faz parte do clube ou anda emprestada até não dar mais.
Até diria que vemos um Sporting a fazer um percurso normal de “crescimento”…com calma se vai longe, pelo menos era assim que víamos o projeto de Bruno Carvalho, eu pelo menos era.
Ora aqui entra Jorge Jesus, uma aposta totalmente a “curto-prazo” e de risco.
Apresentação á Galáctico, com um salário a condizer.
JJ entra e “manda” no futebol do Sporting, não tenho dúvidas disso, é tudo ao seu pormenor, diz e fala o que quer na CI…faz exigência nas prendas e por ai vai.
Nem vou entrar mais em detalhes das 3 épocas, das vendas…das compras, dos emprestados, do que vieram e foram despachados passado metade da época, á uma série de factores bons e maus, que já foram aqui debatidos.
Bruno actualmente, quer se queira quer não, esta agarrado a JJ…o projeto tem que dar certo á 3ºépoca, não á margem de erro, por isso a malta fica puta com empates ridículos contra Braga’s em casa e Vitória’s fora, porque têm noção que este é o ANO.
Depois desta época, se por acaso correr mal, algo vai ter de mudar…a começar pelo treinador, porque o trabalho da direcção para com JJ, é excelente, vemos um esforço em dar tudo e mais alguma coisa ao treinador, dentro de campo entra o trabalho de JJ…e esse por muito que se tente falar em vendas ou futebol, ou estar na luta, é bastante curto.
1 Supertaça, em 3 épocas, é muito pouco, com a 2º época a ser um desastre.
Já para não falar do rendimento Europeu…esta época ainda teremos que analisar a Liga Europa (Champions foi o normal e aceitável).
O Bruno Carvalho, a meu ver continuará sem JJ…agora tem claro que continuar a mostrar trabalho e pensar bem no que será o Sporting após JJ.
23 Janeiro, 2018 at 23:01
Creio que em matéria de factos estamos ,mais ou menos, todos de acordo.
Só um ceguinho ou alguém mal intencionado poderia dizer que o SCP está igual ou pior que em 2012-2013. Está melhor. Aliás, está muito melhor.
Tal não invalida que se critique e que essa crítica faça tanta comichão. Num exercício de memória, era capaz de jurar que também com JEB e GL havia quem defendesse que os homens precisavam de mais tempo e que falar mal deles não era de sportinguista (ainda não tinha sido cunhado o termo sportingado ou sportinguense, e ainda bem). Mas se perguntarem agora parece que nenhum sportinguista votou neles. É por isso que as maiorias eleitorais dizem-me muito pouco e acho que BdC comete um erro se pensar qur os 86% que obteve nas últimas eleições são uma carta em branco.
Voltando porém à questão do estarmos melhor no futebol: há que ver o nível de investimento que estamos a fazer. Esse esforço financeiro não se pode eternizar sem títulos porque 1) não há retorno 2) oa jogadores nucleares vão envelhecendo ou saindo para fazerem carreira noutras paragens. Duvido que para o ano tenhamos capacidade para voltar a contar com um elenco de valia igual à que temos actualmente e é aí que acho vital a ponte com a cantera.
Este último ponto é um dos que me merece mais reparo, mas isso dava para outro post.
SL
23 Janeiro, 2018 at 23:18
“e é aí que acho vital a ponte com a cantera.”
Talvez por ser vital é que alguém se entretém a dinamitá-la, mesmo à frentre dos nossos olhos. Um dia acordamos e começamos a gritar, acudam acudam, a ponte ruiu.
23 Janeiro, 2018 at 23:42
Tolice especulativa.
SL
23 Janeiro, 2018 at 23:29
Ainda não percebi qual é o problema económico-financeiro que te aponquenta.
Temos tido resultados positivos de forma continuada e sem cosmética.
Temos uma restruturação financeira em curso, e que se saiba a correr sem percalços.
Fizemos um acordo de direitos televisivos que deixou a concorrência de rastos.
Temos realizado mais-valias como não há memória (vide Slimani) e batido recordes de vendas de ativos provenientes da formação.
Qual é mesmo o problema ?
Os investimentos ? A qualIdade ou a qualidade ?
O passivo, o ativo ou os capitais próprios ?
A tesouraria ?
O que é que realmente te preocupa ?
SL
24 Janeiro, 2018 at 0:15
Marokas, é o 2º exercício segudo (desculpem-me se estiver errado, pq estou a falar de memória) em que recorremos à antecipação de receitas e acho que nãi há condições em Portugal para manter um treinador a ganhar ao nível dos 10 melhores do Mundo quando a nossa Liga não é –
em termos económicos – de Top 10 ( e se calhar nem Top 20 ).
O que me apoquenta é isto, pq como sempre disse não sou do SCP pelas vitórias, mas obviamente que sei que se não respirarmos alguma saúde financeira em breve voltaremos ao cenário pré-BdC e isso é, acima de tudo o que temo. Espero não ter de ver, nem que os meus filhos vejam, aquilo a que todos nós tivemos então de assistir.
Se tivermos de levantar o pé em termos de investimento para mantermos uma margem de segurança confortável, perfiro.
SL
24 Janeiro, 2018 at 0:25
Não é top 10???
Então pá… tás Bebado?!
Top 5/6/7 … é neste momento campeã da Europa!
24 Janeiro, 2018 at 0:47
Economicamente, borrego !
Tal é a sede de atacar.
24 Janeiro, 2018 at 0:37
2 ano que recorremos a antecipação de receitas?!
Fodasse…um gajo lê cada coisa…
Toda a vida recorremos (pelo menos desde as SAD) e todos recorrem. Não so no futebol mas quase todas as empresas que já conheci e das grandes então todas mesmo.
Nem sequer é uma coisa a que se deixe de recorrer ou a que se deva deixar de recorrer. Para isso tinhamos de estar alguns 3 ou 4 anos sem investir puto porque tinhamos de esperar receber o que temos a receber, guardar até haver fundo de maneio positivo para o ano inteiro (que ainda por cima significa ir diminuindo as receitas antecipadas por isso nem guardas quase nada) e só depois poder investir e mesmo assim muito pouco nos primeiros anos. Estás a falar de vários anos sem investimento no Sporting. O que ganhávamos?! Não pagar juros desses adiantamentos. Mais nada. É um instrumento de fundo de maneio a que todas as empresas que movimentem muito capital e que tenham contratadas receitas futuras recorrem!
Mas fico curioso…onde foste buscar essa informação? ! Onde é que leste isso?! Qual o fundamento que te faz tirar a conclusão que é o segundo ano que estamos a antecipar receitas. Achas que estamos a falar de valores excessivos?! Em quanto?! Quanto custam de juros?!
Só mais uma nota para nem teres a tentação de entrar por aí. Antecipação de receita é um instrumento meramente financeiro. Não tem qualquer impacto em proveitos nem no resultado do Sporting.
24 Janeiro, 2018 at 0:51
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/banca-antecipou-30-milhoes-de-euros-aos-leoes-de-receitas-de-televisao
Tiago, não estou a dizer que não é comum.
Sei que o factoring, por exemplo, é uma ferramente que está vulgarizada e à qual quase todas as empresas recorrem para terem liquidez.
O que referi é que com a redução de lugares de acesso directo a CL e uma previsível redução de hipóteses de realizar receitas, o risco de falhar metas aumenta.
Falo como leigo, já que a minha formação não é económica.
SL
24 Janeiro, 2018 at 7:27
Se vem no correio da manhã ou se é de acordo com o correio da manhã, certamente que é verdade…de certeza…
24 Janeiro, 2018 at 11:38
Tu já negavas isso o ano passado, quando aqui falei no assunto, e afinal veio a confirmar-se isso no R&C. E continuam a fazer o mesmo…
Não é um problema por si mas pode ser. Depende muito de como se utiliza esse dinheiro.
O do ano passado foi mal usado. O deste ano penso que estará a ser bem usado.
Mas não perceber que vives acima das tuas possibilidades – muito porque gastaste mal nos 2 primeiros anos do Jesus – é ser cego, para não dizer outra coisa!
24 Janeiro, 2018 at 13:02
Ah ok, já percebi o tipo de argumentos que queres trocar. Antes era uma ferramenta normal e agora que te dei a fonte é mentira.
MÉÉÉÉÉ !
24 Janeiro, 2018 at 13:10
Não deixa de ser tudo o que eu disse. Só perguntei onde tinhas ido buscar a info porque não me lembro de ver isso em lado nenhum.
Apesar do CM ser uma fonte muito credível e que tudo (ou quase tudo) o que escreve é verdade onde é que isso diz no R&C. É isso que eu gostava de saber…até porque li o do ano passado e isso deve de me ter passado ao lado.
Se vier no R&C, então para mim é verdade. Se não vier é mentira. O que não significa que seja pior ou melhor por isso. Apenas tive curiosidade para saber onde tinhas ido buscar isso e o CM…epah…pronto…se calhar escreve uma ou outra mentira…
24 Janeiro, 2018 at 0:47
Caro Leão de Santa Engracia,
Não creio que te devas preocupar com a antecipação de receitas, antes ficar satisfeito pela sua possibilidade.
Passo a explicar.
Em virtude da restruturação financeira em curso, a nossa capacidade de endividamento está limitada.
Assim sendo, a antecipação de receitas constituem um instrumento de financiamento a que felizmente podemos recorrer à falta de outros.
O problema do endividamento não está na fonte de financiamento, está na capacidade de realizar os investimentos de forma produtiva e não despesista.
Confio no Dr. Carlos Vieira na gestão financeira, tal como confio no Dr. Bruno de Carvalho e no Sr. Jorge Jesus na gestão desportiva.
Se ganharmos, valorizamos mais os nossos ativos e mais rapidamente amortizamos os nossos passivos e melhores ativos poderemos adquirir.
Se não ganharmos, teremos de vender mais barato e levaremos mais tempo a amortizar o passivo, mas isso não implica que não possamos continuar sustentáveis.
Implica apenas recomeçar.
De novo, tal como em 2012, com a cantera e os Slimanis que conseguirmos encontrar.
Só que para sermos grandes como os maiores da Europa, temos de dar o salto.
Investir em grande e vencer.
Cá dentro e lá fora.
Como nas modalidades.
Não pode ser uma Utopia.
Tem que ser um desígnio.
De todos nós.
Abraço.
SL
24 Janeiro, 2018 at 0:58
Obg pela tua resposta Marokas.
Um abraço.
SL
24 Janeiro, 2018 at 11:43
“O problema do endividamento não está na fonte de financiamento, está na capacidade de realizar os investimentos de forma produtiva e não despesista.”
Nos 2 primeiros anos do Jesus o investimento foi feito numa base despesista. Este ano, o 3º, de uma forma produtiva.
O Dr. Carlos Vieira não controla isto pois quem depois decide como se gasta o dinheiro são o BdC e o JJ. O Carlos Vieira só arranja maneira de haver esse dinheiro e, acredito, alerta para o que pode vir daí se gastarmos mal esse dinheiro do futuro.
Quem escolhe os jogadores é o JJ. Quem dá o OK para os comprar é o BdC. Gastar bem ou mal o dinheiro, do presente ou do futuro, está nas mãos desses 2.
24 Janeiro, 2018 at 12:09
Há que distinguir o investimento desportivo do financeiro.
Um exemplo é o Lucho Gonzales, quando esteve pela primeira vez no fecepe. Entre compra, salários, comissões de entrada/renovação, e valor de venda, deu lucro zero, se é que deu lucro. Desportivamente, foi um excelente investimento.
Olhando para as contratações do Jesus nos primeiros anos, vemos investimento desportivo, mas não investimento financeiro. Jogadores com alguma idade, com altos salários (as pessoas esquecem que o jogador português também é apetecível porque ganha pouco), pouca margem de evolução. Isto sem contar com os emprestados, que financeiramente são 100% despesa e 0% retorno. Depois há a questão do perfil do jogador, preza-se o perfil físico (só assim se aceitam os Schelottos e Zeegs), muito pouco o psicológico, tentou-se a recuperação de atletas como o Castaignos ou Markovic (ou malucos como o Teo), o que na minha opinião é demasiado risco para um clube como o Sporting.
Este ano houve alguma inflexão; Acuna, Bruno Fernandes, Piccini, Battaglia, Ristovski são jogadores para se valorizarem a sério (Mathieu, Coentrão, Doumbia entram no padrão anterior).
Porém, o argumento do bom/mau investimento antes e depois de Jesus é algo falacioso, pois esta Direcção não tem sido pródiga em grandes negócios durante estes 5 anos. Muitos jogadores entraram e saíram com lucro zero e/ou prejuízo (mesmo sem contar salários), bastantes com rendimento desportivo nulo. Grandes vendas, Slimani, e três produtos da formação: João Mário, Adrien, Ruben Semedo.
24 Janeiro, 2018 at 15:52
Não vejo as coisas bem assim…
Um clube português deve contratar 3 tipos de jogadores:
a) jovens (16-20 anos), relativamente baratos (mesmo) para crescerem bem, darem algum rendimento desportivo e depois serem vendidos – o Lindelof, por exemplo.
b) relativamente jovens (20-24 anos), relativamente baratos, para crescerem mais um pouco, darem rendimento desportivo e depois serem vendidos – o Bruno Fernandes, por exemplo.
c) jogadores feitos (de 29 anos para cima), numa oportunidade de negócio, exclusivamente para darem rendimento desportivo – o Mathieu, por exemplo.
O resto deve ser formado no clube porque é importante um clube ter jogadores com a identidade própria do clube e que sintam a camisola!
Jogadores como Petrovic, o Douglas, o Elias, o Alan, etc, são só despesa. Nem os vejo como investimento desportivo, nem como investimento financeiro – como tu colocas as coisas. Não trazem nada ao clube que o clube já não tenha. Nem vão trazer rendimento desportivo, nem vão dar um bom rendimento ao serem vendidos. É só para gastar dinheiro. Para mim isto é tudo custo… Dinheiro deitado fora!
23 Janeiro, 2018 at 23:14
Não há outra formula.
Tem de correr bem.
23 Janeiro, 2018 at 23:17
“Enganem-se aqueles que pensam que a saúde financeira (e duvido que seja assim tão boa) irá durar sem resultados palpáveis! ”
Sinto falta daquele BdC que entregava dossiers com propostas. Podiam cair em saco roto, mas valem mais que porcarias no FB. Lamento que algumas das medidas preconizadas pela UEFA, de limitação de contratos e restrições salariais, já haviam sido colocadas pelo Sporting. Porque a sobrevivência enquanto player na Europa depende de um mercado regulado. Por mais que os pacóvios tugas comemorem os 40M da NOS, temos que nos capacitar que isso são pevides no panorama europeu, e a coisa tende a piorar. Jamais conseguiremos em PT obter receitas para nos mantermos minimamente competitivos, e ao mesmo tempo teremos (como acontece) que colocar orçamentos em patamares proibitivos, pequenos para a Europa, mas demasiado grandes para a realidade local.
Quanto a BdC, há muito deixei de acreditar no Homem do Leme. Está a fazer um bom trabalho, mas sim, poderia melhorar em tantas, tantas coisas. Enquanto estiver rodeado de acólitos submissos, não mudará. De nada vale citar o Sun Tzu e grandes pensadores, se a nossa filosofia de vida é baseada na filmografia do Steven Seagal.
24 Janeiro, 2018 at 0:18
BdC cita tzu!?
24 Janeiro, 2018 at 0:53
Na resposta ao Rodolfo citou Tzudo.
24 Janeiro, 2018 at 1:11
Ah ok, escapou-me.
Mas não conheço a arte da guerra
24 Janeiro, 2018 at 8:35
Hahahahaha
23 Janeiro, 2018 at 23:21
Eu sou dos gajos que mais fodido da vida anda com a gestão dos “aurélios, academistas, canteranos, made in Sporting” ou como queiram chamar-lhe.
Ainda hoje, vejo o Bebetinho ser emprestado ao Guimarães e berro três vezes para o mundo “porque raio é que compramos estes gajos quando formamos melhor?!?”.
Também ando fodido com o facto do próprio Presidente alimentar os ódios estúpidos entre Sportinguistas, ando fodido com esses mesmos ódios e falta de tolerância (só de pensar que há tanta gente aqui que já almoçou à mesma mesa, bebeu copos nas roulottes e agora se trata sem pingo de respeito…) e fico doente de cada vez que cometo o erro de ouvir uma press do Jorge, mas…
… mas, até porque sou um gajo optimista por natureza, não entro nesta visão Nostradamus. Mais, afasto-me cada vez mais de um ponto de vista centrado unicamente no futebol, por maior que seja o seu peso, pois uma das grandes conquistas desta direcção é o regresso do Sporting Clube de Portugal como clube eclético.
E termino com algo que, quanto a mim, motiva muitas das trocas de galhardetes: não podemos nem devemos confundir Bruno de Carvalho com Jorge Jesus. E o presidente terá que ser, sempre, o primeiro a perceber isso.
Viva o Sporting, caralho!
23 Janeiro, 2018 at 23:31
Muito bom comentário e destaco isto…
“E termino com algo que, quanto a mim, motiva muitas das trocas de galhardetes: não podemos nem devemos confundir Bruno de Carvalho com Jorge Jesus. E o presidente terá que ser, sempre, o primeiro a perceber isso.”
Quanto ao Matheus Oliveira, se calhar aqui entra a Traffic do Estoril? Como foi com Bruno César, posso estar errado.
24 Janeiro, 2018 at 0:17
Muito bom comentário e destaco isto…
“Viva o Sporting, caralho!”
24 Janeiro, 2018 at 0:18
Obrigado Cherba, muitas vezes nem comento porque antecipas-te a mim. Isto que dizes é exactactamente o que penso
Quanto ao post, embora um tanto dramático, espelha parte da realidade.
Agora vamos ao que interessa, já contratamos o Ganês ou não?!
Abraço de Leão
24 Janeiro, 2018 at 0:19
Caralho não, caralho
24 Janeiro, 2018 at 0:20
Viva o Sporting
Viva
Viva
Viva
24 Janeiro, 2018 at 0:21
Judas não daria melhor beijo!
24 Janeiro, 2018 at 11:51
judas tadeu.
24 Janeiro, 2018 at 11:49
É bom saber que estás vivo, caralho!
Viva o Sporting, caralho!
23 Janeiro, 2018 at 23:25
A história da ” carne toda no assador” já foi lançada no início da época pela imprensa avermelhada, custa me ver que caímos sempre no engodo. Porque é que acreditamos mais nestes jornais que nos estão sempre a foder, do que no nosso presidente? Gostamos mesmo destas guerras internas, somos os nossos piores inimigos. Bastou um mau resultado para duvidar mos de tudo. Bom era no tempo do Godinho e do betencourt que nem contávamos para o totobola. Os outros são uma merda, mas espalham aos sete ventos que são os maiores, nós estamos sempre em modo autodestrutivo, somos uns masoquistas.
23 Janeiro, 2018 at 23:35
O amigo acha que foi só com um resultado mau?
Analise as 3 épocas de JJ, e conte quantos resultados e exibições iguais as de Setúbal aconteceram, só esta época conto 3 para ser amigo…Braga, Benfica e Vitória de Setúbal.
23 Janeiro, 2018 at 23:56
Estamos em todas as competições, a 1 ponto do porto no campeonato, faltam meses para o fim da época acha que estamos mal? Os lampiões já foram eliminados de todas as taças , vão em terceiro lugar e é vê los a fazer a festa.
Até parece que somos um clube habituado a ganhar tudo todos os anos e que este ano está a ser uma catástrofe.
24 Janeiro, 2018 at 0:20
Os lampiões vão a 1 ponto de nós depois duma 1ª metade da época miserável e do calendário mais difícil no campeonato dos 3 grandes!
Tenta ver o que isso significa…
24 Janeiro, 2018 at 0:28
Mas não jogam todos contra todos? Como é que a deles é mais difícil que a dos outros?
Um facto é que mesmo com todas as ajudas que têm tido ainda vão atrás de nós, mesmo com os jogos e jogadores comprados vão atrás de nós, mesmo com todas as jogadas de bastidores vão atrás de nós.
Gostamos sempre de ver o copo meio vazio.
24 Janeiro, 2018 at 11:48
Não te vou explicar o que é evidente para qualquer pessoa que perceba o mínimo de futebol.
Vou só acrescentar um dado ao ponto que tocaste – sobre terem sido ajudados. Foram ajudados, como eu aliás falei num outro comentário, e VÃO CONTINUAR a ser ajudados, o que é mais um ponto a favor deles…
Tudo o resto, se tens olhinhos e cérebro, é olhar para o calendário das 3 equipas e raciocinar. Está tudo à vista. Não há segredos aqui…
24 Janeiro, 2018 at 0:27
Dizes isso sem te rir?! Juro que não acredito!!!
Mas é giro 😉
23 Janeiro, 2018 at 23:30
É o que eu acho, precisamente.
Já o Domingos no Braguilha lutou até ao fim pelo campeonato á conta do que o JJ lá deixou… e , nessa altura, nem me lembro de ouvir falar o Salvador… do futebol !
23 Janeiro, 2018 at 23:34
O comentário está fora do contexto, era para ter sido publicado mais a acima de acordo com o Adolfo Sapinho.
SL
23 Janeiro, 2018 at 23:34
O momento da verdade está a chegar, mas não é ao Sporting.
O momento da verdade já chegou, mas não foi ao Sporting.
SL
23 Janeiro, 2018 at 23:35
Ganhar, só nos resta ganhar.
23 Janeiro, 2018 at 23:38
Um mau momento de verdade será sempre melhor que um bom momento de mentira.
SL
23 Janeiro, 2018 at 23:40
O momento de verdade do Sporting é o Sporting Grande Jornal todos os dias às 21.30 na SportingTV.
SL
23 Janeiro, 2018 at 23:40
Acho este post simplesmente sinistro, para não dizer prenho de rabolhismo comunicacional, de alguém que tem mais ouvidos que barriga isto é, que não é capaz de digerir intelectualmente o bombardeamento desinformativo de que é alvo.
O Sporting passa e os cães uivam como os lobos que estão lá fora, imitando-os de forma sinistra. Pergunto-me mesmo se alguém, sócio ou adepto confesso do Sporting, depois de decorridos os últimos cinco anos, vem manifestar esta opinião, se não seria, eventualmente mais feliz de passaroco ao peito.
LAMENTÁVEL.
23 Janeiro, 2018 at 23:40
Durmam bem que amanhã há mais!
24 Janeiro, 2018 at 15:50
Lamentável x 2.
Que tristeza, Sportinguistas a declamar a cartilha…
24 Janeiro, 2018 at 0:00
Do ponto de vista económico-financeiro Jorge Jesus é uma jóia preciosa. Uma máquina de fazer dinheiro. Só se vende se for extritamente necessário.
Do ponto de vista desportivo Jorge Jesus tem batido vários recordes e ajudado a construir um plantel com níveis de qualidade como nunca vi.
Falta o sucesso desportivo.
Os títulos.
Um em especial.
O campeonato.
Está quase.
Mais que forte desejo, é uma consequência/resultado natural do trabalho competente.
E porque chegará pelo trabalho e não pelo acaso, será sustentável.
Esta é a verdade.
Aguardemos tranquilos pelo momento.
SL
24 Janeiro, 2018 at 0:15
A nossa formação continua a ser das melhores do mundo.
Não fatura tanto como a dos rabolhos, nem dos tripeiros, dizem os contabilistas, mas vai faturando o suficiente e mais do que nunca.
Assim continuará, juntamente com a prospeção, a sustentar-nos um grande plantel de futebol, porque a qualidade e competência deste trabalho assim o prova.
Esta é outra verdade, neste e nos próximos momentos.
SL
24 Janeiro, 2018 at 0:26
A verdade vem sempre à superfície com o tempo!
Veremos em Maio quem tem razão agora. Até lá sofrer, rir, chorar (pouco, sff), gritar, criticar, elogiar mas apoiar sempre! A unica coisa que está realmente nas nossas mãos é apoiar até à exaustão!
Tenho confiança que o BdC fará o melhor de acordo com os resultados e no interesse do Sporting Clube de Portugal!
SL
24 Janeiro, 2018 at 0:29
Tens confiança? Tu??!!!
Vai te foder!!!
24 Janeiro, 2018 at 11:49
No BdC tenho…
E em ti também. Nunca passarás dum zero que aqui anda…
24 Janeiro, 2018 at 11:54
lol, o tadeu não se cansa de fazer de palerma.
24 Janeiro, 2018 at 0:37
Eh eh eh
Este quer é ter razão.
Bom, vou me deixar disto.
Que nao estou para me enervar com Sportinguistas.
Vir à tasca não deveria provocar me isto.
24 Janeiro, 2018 at 11:57
Eu não quero ter razão.
Eu quero o Sporting campeão. Com o Jesus, sem o Jesus, com o BdC, sem o BdC, contigo a chatear-me a cabeça, o que seja…
Acho é que quanto mais errarmos, mais longe estaremos de ser campeões. Até porque lutamos num campeonato inquinado à partida!
E tu, idiota, lembra-te das nossas discussões sobre o Alan, sobre o André, sobre o Elias, sobre esses pinos todos que tu dizias que eram bons… Infelizmente – INFELIZMENTE, percebes? – eu tive razão e eram todos gajos que não deviam ter vindo. Tu, um dos lambe cus que por aqui anda, que acha que tudo o que é verde é “muitabom” não adiantas nada às discussões. Só tens argumentos de merda. E a realidade, ainda por cima, tem mostrado o quanto errado tu estás nas merdas que aplaudes, idiota!
Limita-te a lamber cus e deixa de comentar as minhas opiniões, a não ser que queiras debater alguma coisa com elevação. Tu dás a tua opinião, eu dou a minha, e seguimos andando… Depois logo se vê. Como, repito, se viu no Alan, por exemplo!
Há uma coisa que nunca “ouvirás” de mim: que há sportinguistas que não querem que o clube ganhe!
Passa bem – ou mal, que pouco me importa!
24 Janeiro, 2018 at 12:00
Ou o momento Douglas…. quando estava a ser negociado e o Douglas dava entrevistas na Turquia a dizer que estava a negociar com o Sporting e o Lourenço insistia que era “carvão” porque ninguém do Sporting tinha confirmado…
Não duvido do Sportinguismo do Lourenço e outros “lambe-cus” da Tasca…. mas porra…. sem terem noção disso…. são piores que lampiões, pela simples razão de baterem palminhas a toda a merda que seja feita!
24 Janeiro, 2018 at 15:55
🙂
24 Janeiro, 2018 at 0:45
Só para dizer, em relação ao Setúbal umas coisas que não tive tempo de dizer antes.
1. Dominámos quase por completo um jogo fora contra uma equipa supermotivada por várias razões.
2. O golo do empate caiu do céu, literalmente, e foi um erro da defesa.
3. Tivémos várias oportunidades falhadas para matar o jogo
Isto para mim vai acontecer de vez em quando nos jogos contra pequenos. Chama-se futebol.
Em relação a opções do treinador acho que o Acuña não devia ter começado mas era para entrar. Joga porque precisa de recuperar o ritmo ( que vai ganhando).
Não ter feito substituições foi opção técnica. Não me pareceu nada por aí além porque estivemos sempre por cima do jogo em que parecia sempre uma questão de tempo até ao segundo.
Os experts é que criticaram por não ser normal, como se num clube profissional não se gerisse a condição física dos jogadores ao milímetro.
Isto funciona assim: qualquer variação daquilo que os experts, os Tretas Bobo da coisa, acham normal é efectivamente a causa da perda de pontos.
Os falhanços à frente da baliza, a defesa alta e a dormir no golo deles, a generosidade melosa do Dost já não têm naaaaaaaada a ver com a perda de pontos neste jogo.
A culpa foi do treinador (!)
Eh, pá, esta conversa do ódio ao JJ já mete nojo por todos os lados.
Não é uma questão de defender cegamente, mas sim de olhar para as coisa com equilíbrio.
Um treinador tem práí 20% de influência no rendimento da equipa, o resto é dos jogadores individualmente e como um todo. Não me lembro de ninguém, exceto no bloco durante o jogo a criticar o Dost. Mas o Bryan Ruiz, cuja bola foi desviada pelo Ederson, é culpado de não termos ganho o campeonato.
Menos estupidez, por favor
24 Janeiro, 2018 at 1:02
Nem quero entrar em grandes discussões, ficamos sempre a bater no mesmo.
Não percebo o porquê de a equipa estar tão subida com 0-1 e no final do jogo, num chutão somos apanhados de surpresa.
Mas na minha opinião o 11 foi correto.
Acuna e Gelson, poderia sim sair mais cedo.
Não é normal um jogador acabar o jogo como acabou Gelson, ia quase a “soro” e de maca, tal era o cansaço…JJ aqui devia ter mexido mais cedo, não é esperar aos 80 minutos.
24 Janeiro, 2018 at 1:15
É verdade, foi um erro da defesa porque não faz qualquer sentido mandar a subir a linha defensiva. Aquele lance começa com os centrais quase no meio campo.
Em relação ao Gélson, não tenho tantas certezas que esteja de rastos. Porque é muito novo, porque correu ao máximo até ao fim em Setúbal, porque jogará logo à noite em Braga os 90’, porque é típico dos mind games do JJ colocar dúvidas sobre a utilização de um jogador antes de jogos importantes. Porque não acredito que seja algo assim tão básico como não descansar o jogador.
24 Janeiro, 2018 at 1:02
Nem quero entrar em grandes discussões, ficamos sempre a bater no mesmo.
Não percebo o porquê de a equipa estar tão subida com 0-1 e no final do jogo, num chutão somos apanhados de surpresa.
Mas na minha opinião o 11 foi correto.
Acuna e Gelson, poderia sim sair mais cedo.
Não é normal um jogador acabar o jogo como acabou Gelson, ia quase a “soro” e de maca, tal era o cansaço…JJ aqui devia ter mexido mais cedo, não é esperar aos 80 minutos.
24 Janeiro, 2018 at 0:47
Sporting: O clube dos optimistas, realistas e pessimistas.
O que faz de nós um case study, já que não são os títulos que nos alimentam (vá, vou contar os últimos 30 anos) é que conseguimos durante a nossa vida de adepto viver os 3 estados. Saltamos até de uns para outros com uma velocidade incrível. Até durante jogos. Admito que haja quem tente resistir, mas não escapa.
O optmista, até utópico, sonha. Esta merda pode estar a ruir, chega o verão, muda-se tudo ou nada e vamos ser campeões.
O realista, menos emotivo, mete alguns travões no optimista e chega a ser confundido com o pessimista. Chamar-lhe-ia experiência de vida.
E depois… o pessimista. Aos molhos… Reage mal ao confronto com a realidade e quer levar os outros todos atrás. Ai de alguém que acredite.
Nenhum outro clube é assim, somos especiais.
No que toca ao Sporting atual, eu não tenho memória curta e sei bem o que passei durante muitos anos. Os roubos a norte, depois a sul, mas tb muitos tiros nos pés.
BdC já leva obra feita, não vale a pena listar aqui porque todos o reconhecem. Não dura sempre o argumento, é importante ser campeão de futebol, mesmo sabendo a maioria que competimos num pantanal.
Como seria BdC numa luta de igual para igual com os rivais? Seria politicamente mais correto? Menos lutas internas e externas? Em vez do FB optaria pelo Tinder? Epá, a verdade é nua e crua. Não sabemos.
Sei que a direção e toda a estrutura de futebol quer tanto o título como nós. Andamos perto, por isso vejo a estratégia como correta.
Só peço para não descurarem o futuro no meio desta necessidade quase imediata de atingir o título (que na realidade virará o futebol tugo do avesso, fazendo cair muita gente corrupta ou mal intencionada). Sou um “formação lover”, mas estou consciente que não é com um 11 de miúdos que se ganha um campeonato em Portugal. É preciso ter muita ratice…
Mas ver malta a vir de fora e a não render, qd temos cá jovens com potencial e a custo zero… dá que pensar. Queremos ganhar já… mas não esqueçam por favor o futuro, seja com este treinador, seja com outro…
24 Janeiro, 2018 at 0:53
Clap Clap clap
24 Janeiro, 2018 at 1:17
Bom comentário Brave, equilibrado como sempre
24 Janeiro, 2018 at 1:22
Bom comentário e equilibrado
24 Janeiro, 2018 at 10:40
Exacto, mas pergunto eu, porque é que o BdC fez mal o que fez?
Foi ele que criou guerras? Ou foi ele que foi atacado por ter contratado um treinador que ia ser despachado?
Foi ele que criou a corrupcão? Ou foi ele que denunciou e denuncia, quando todos os outros continuam calados?
Foi ele que disse as verdades que precisavam ser ditas! A verdade é que comemos e calámos durante muitos anos e agora isso mudou. Que ele continue assim muitos e bons anos e que nos dê muitos titulos para calar estes fdp que fazem este tipo de postas.
24 Janeiro, 2018 at 13:53
“Porque é que o BdC fez mal o que fez? Foi ele que criou guerras?”
Não percebi, é uma dúvida tua? Alguém escreveu isso e estás a questionar?
Particularmente, até acho que as guerras vêm ter com ele e não tem medo nenhum de as encarar. Foi ele mais vezes à luta que os outros presidentes todos juntos.
E excluo os conflitos via FB, isso é hobby e não gosto.
24 Janeiro, 2018 at 11:13
Agora com mais lucidez … sim senhor!