Estas são apenas uma linhas destinadas aos aspirantes a Matemáticos e Gestores de Empresas, que estranhamente desataram a achar-se no direito de “fazer opinião” incontestada em vários círculos de debate do Clube, a começar por este blog.
A parte da Matemática até acho bem, ajuda a evidenciar factos (mas não confundir com causalidade); então aqui está a percentagem de pontos obtidos (face aos possíveis) por época:
Campeonato Nacional 2010-2011 (30 jogos):
1ºFCP 93,3%; 2ºSLB 70,0% 3ºSCP 53,3%
CN 2011-2012 (30):
1FCP 83,3% 2SLB 76,7% 4SCP 65,6%
CN 2012-2013 (30):
1FCP 86,7% 2SLB 85,6% 7SCP 46,7%
(BdC)
CN 2013-2014 (30):
1SLB 82,2% 2SCP 74,4% 3FCP 67,8%
CN 2014-2015 (34):
1SLB 83,3% 2FCP 80,4% 3SCP 74,5%
(JJ)
CN 2015-2016 (34):
1SLB 86,2% 2 SCP 84,3% 3FCP 71,6%
CN 2016-2017 (34):
1SLB 80,4% 2FCP 74,5% 3SCP 68,6%
CN 2017-2018 (34, 19ª jornada):
1FCP 88,9% 2SCP 82,4% 3SLB 80,7%
Isso a mim mostra-me algo muito simples: o Sporting está de volta! Tal como o Presi queria, tal como todos os que votámos nele desejávamos (ou timidamente sonhávamos…). E por “estar de volta” quer-se dizer competir de igual para igual na conquista dos títulos em disputa. Só! Não “implica” títulos, isso não existe, mesmo noutras realidades bem mais abastadas que a nossa! Implica trabalho sério, e que até dará seguramente os seus frutos, mais cedo ou mais tarde.
O que é que, por outro lado, uma série de neo-Throlls nos anda a querer vender nos últimos meses? Que ter o Sporting de volta não chega.
-Que ainda “devíamos” estar melhor.
-Que ainda “devíamos” jogar melhor.
-Que ainda “devíamos” ter mais Formação a jogar na equipa principal.
-Que “devíamos” investir menos no exterior.
-Que “devíamos” investir melhor no exterior.
-Que ainda “devíamos” ter um treinador melhor, e mais barato.
-E, por fim, que “temos” que ser campeões (ou ganhar x taças) sob pena de todos os pressupostos que nos levam a dizer que o Sporting está no bom caminho caírem por terra, fracassados….
Isso é a charada que nos vendem (e a parte em que a Matemática acaba, passando a dar lugar às “Ciências Alternativas”), post após post, por estas caixas de comentário fora. E nem vamos incluir naturais desabafos de fim-de-jogo, porque não é preciso: a charada é pensada e incessantemente repetida, mesmo a frio. No fundo, é a falácia do “por esta altura, já devíamos ser campeões”. Como se tivessem sacado de uma fórmula a um druida qualquer de um dos nossos pinhais desgraçadamente queimados, e que o resultado incontestável teria sido esse: TEMOS que ser campeões. Este ano! Pelas contas dos seus delirantes intelectos.
Eu sou um sportinguista e um Homem simples, e só consigo constatar coisas também simples: o Sporting está MELHOR, muito melhor, tal como prometido. Desportivamente melhor no Futebol e nas outras Modalidades, mas também estruturalmente e financeiramente, em termos de Clube. E tem estado melhor ano após ano, há pelo menos 6 anos. Não era costume, isso. E pergunto: mas porque raio de razão anda agora esta gente toda a duvidar que essa realidade vai mudar? Que não vamos continuar a melhorar? Porque raio de razão não estamos a rejubilar com o renascimento do nosso Clube? Que raio de razões nos podem levar, nesta altura, a duvidar que não iremos acabar por ser mesmo campeões nacionais? A seu tempo (e isso não é Matemática)!? Com esta mesmíssima gente com a qual temos estado a crescer vertiginosamente?
E a razão que vejo é só uma: pedantice, vaidade e memória curta. No mínimo uma delas, sendo que a memória curta ressalva numa dose de ingratidão que também não fica bem a ninguém.
Somos do Sporting Clube de Portugal, o grandioso. Mas estivemos na fossa, quase a desaparecer, há meia dúzia de anos atrás. E antes disso estivemos a maior parte do tempo entre o mal, o sofrível e o assim-assim (desde meados da década de oitenta, para ser mais exacto), com a excepção do curto interregno 2000-2002. Fora isso ganhámos pouco, quase nada. E só uma memória muito curta o pode ignorar, já em 2018. Ou outra das coisas que mencionei acima… Daí a vaidade sem fundamento na exigência de resultados, a ridícula pedantice na “atenção ao detalhe”, face à grandeza que seria reconhecer o milagre que está a acontecer. E a ingratidão, e/ou a tal memória curta…
Enfim, neo-Throlls, continuem a focar-se nas CI do JJ, nos posts do BdC. Já nem sequer quis abordar o “pormaior” da realidade trágica desta anedota de pseudo-verdade desportiva lusa, instituições, comunicação social e até envolvência política. Mas oh se eu poderia falar disso tudo em mais 500 linhas! Mas nem vou por aí, não é interessante para a essência do que quero deixar aqui bem claro, e que consite no que se passa “em casa”.
A essência é, pois, focar o ruído que nos distrai da agradável realidade, e dizer que BdC tem agora a palavra (e isso será ainda mais verdade se amanhã o resultado não for bom), para de uma vez por todas pôr termo a estes ataques kamikazes internos contra a nossa equipa técnica e atletas, cujo condão acaba por ser fazer brotar a insatisfação das bancadas, com a intranquilidade decorrente, e o distrair do essencial com estes ruidosos “acessórios”. Há uma maneira fácil dele fazer isso. Vou aguardar.
Quanto aos neo-Throlls, podem continuar a insinuar que as vozes como a minha são “situacionistas”, vozes de “rebanho”. Aliás, nem podia concordar mais com eles, é tal e qual isso, talvez por conseguir reconhecer a nossa situação actual, e ao mesmo tempo lembrar-me de outras “situações” antes desta. Talvez por ter visto este filme (“o treinador é que não presta”; “isto é equipa para ser campeã de caras”), vezes sem conta, e sempre com o mesmo final (e isso volta a ser Matemática…). E Throlls há muitos, e muitos mais houve, neste mesmíssimo blog. Acabam todos por bazar. A única particularidade é que estes só o farão quando o Sporting for campeão.
Em nome do essencial escrevo isto, e contra o acessório. Em nome do Sporting.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Placebo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
25 Janeiro, 2018 at 14:30
Isto é um “hoje escreves tu” ou um “eu ouvi o teu comentário”?
25 Janeiro, 2018 at 14:36
Hoje é à base do copy/paste.
Barbosa08
24 Janeiro, 2018 at 8:23
Conseguiste escrever um texto tão grande que se calhar ninguém se vai dar ao trabalho de fazer o debunk.
Neste caso vou responder na mesma moeda.
Eu comecei a torcer o nariz às percentagens de pontos. Isso foi para quê? Não bastava a classificação? Qual a diferença?
Estive para desistir quando li que afinal só temos que lutar até ao fim pelas competições. Afinal quando BdC falou no regresso do crónico era o quê? O crónico segundo? Não me parece que seja assim que o clube tenha ganho tal epíteto.
Entretanto começas com a conversa dos neo-trolls. Achei curiosa, confesso. Particularmente porque de há uns tempos para cá que venho falando dos neo-lambucas. Olho para o Sporting e cada vez vejo mais gente dessa como o Paulo alude no texto. Estes não comem croquetes mas reza a lenda que andam por aí, uns pela net, outros na nossa TV e alguns mais rascas que se passeiam com bolsos cheios de convites.
Depois fazes uma série de perguntas que acho que nenhum dos amens mais acima te responde. São tantas que presumo que também não querias resposta. Eu vou tentar dar uma que te responda à maioria: as coisas mudaram porque pós JJ é óbvio para qualquer idiota que o rumo mudou.
Já não é fazer mais com menos. Foi como já vários disseram o all-in. E quando assim é, so faz sentido faze-lo se estamos “certos” da vitória. E quase quase que lá chegámos no primeiro ano de JJ mas mais uma vez não há títulos para os “quase” campeões.
Tanta coisa boa que foi feita, um clube que BdC reergueu, reestruturou, reorganizou para entretanto se perder de amor pelas madeixas do arrogante que tão bem encaixava do outro lado da estrada. E quando se calhar era preciso alguém para lhe fazer ver isso, BdC rodeou-se de gente que tal e qual como tu, lhe disse: “calma presidente, está quase. Faça mais umas vontades ao J e malhe nos Sportingados.”
Tudo isto faz do teu último parágrafo, a mais fina ironia. Essa gente vai passar, desde presidente, a treinador, lambe-cus (acessório) e no final cá estaremos todos nós Sportinguistas ou Sportingados (o essencial) e se pensam que nos vergam com uns insultos no FB ou uma qualquer empresa de redes sociais como a Young e os seus idiotas, estão muito enganados. Dou muito mais crédito que tu aos Sportinguistas. Nós já sobrevivemos a pior que isto e pelo menos desta vez fica o trabalho de base
25 Janeiro, 2018 at 14:38
😀
Bem me parecia que já tinha visto este filme. 🙂
Quer dizer…..só vi metade. No fim morrem os maus?
25 Janeiro, 2018 at 15:07
Hoje por ser hoje e porque o Rui mostrou outra vez que é dos melhores do mundo, só há bons.
Ontem ganharam os Sportinguistas, os Sportingados e o Sportinguenses
25 Janeiro, 2018 at 15:36
Quem não está com o Sporting nos empates …. não merece desfrutar nas vitórias!
25 Janeiro, 2018 at 15:38
Quem ABANDONA o Sporting no pior momento da história não merece desfrutar nas vitórias 🙂
25 Janeiro, 2018 at 15:40
Ó rapaz, vou quebrar a minha promessa de te deixar zurrar sozinho só para te fazer uma pergunta:
Quando o macaquito Silva ganhou a taça festejaste?
25 Janeiro, 2018 at 15:45
Achas? Este e outros nao festejaram. Na cabeca destas criaturas Nao foi um titulo do Sporting, foi do MS
25 Janeiro, 2018 at 15:50
Festejou mas nao mereceu.
25 Janeiro, 2018 at 15:50
Cada um sabe de si. Eu não me preocupa muita. A mim ninguém alguma vez me vai tirar a alegria de ver o Enorme ganhar.
25 Janeiro, 2018 at 16:10
Quem és tu para decidir quem pode ou não celebrar? Se até tu que deixaste de pagar quotas tem direito a celebrar, porque é que quem sempre esteve ao lado do SCP não pode?
25 Janeiro, 2018 at 14:39
Golo à Barbosa. Classe
25 Janeiro, 2018 at 14:57
All-in…3 anos de all-in…o meu conceito de all-in definitivamente é esquisito, uma vez que na minha ideia, quem faz all-in mete tudo em cima da mesa e ou ganha ou sai. Uma vez que vamos no terceiro all-in…no meu conceito de all-in isto fica esquisito. Mais esquisito ainda fica quando penso que ao 3º all-in…vejo JJ a sair no fim do ano quer ganhe quer perca (como digo desde a pré-época) mas não vejo BdC sair caso perca. Avançamos para o 4º all-in é isso?! Ou vindo outro treinador deixa de ser all-in depois de perder os 3 anteriores?!
Rodeado de gente que só lhe diz que sim e que faz tudo o que ele quer e que são lambe-cús. Únicos exemplos que são: A. Geraldes e Saraiva. De uma direcção inteira, nas mais diversas áreas são 2…2…exemplos. Ainda por cima supostamente incompetentes! O que tens achado da capacidade do Sporting no mercado este ano?! Muitas transferências falhadas?! Muitos tiros ao lado?! Muitas perdas de jogadores?! Achas que falhámos muito no mercado?! E já agora fica a duvida…deviamos ter na direcção gente que acha o contrário do presidente sobre o rumo do Sporting?! Ficava giro…um saco de gatos…
É engraçado…tanta gente a falar do lambe-cús dos outros e dos avençados dos outros e em brunistas e em SCbdc e em SCjj…indignando-se colectivamente a toda a hora com supostos avençados que andam pela net a chamar trolles ou croquetes a quem diz mal de tudo…há aqui um jogo de espelhos que fica engraçado para quem vê de fora. O mais engraçado de tudo é que algumas vezes, ambos têm razão…
25 Janeiro, 2018 at 15:09
2 pontos:
– se vês o JJ a sair ganhando ou não, assino já de cruz.
– esses são dois exemplos mas há mais. Bastante mais. Esses de que falas têm é mais visibilidade.
25 Janeiro, 2018 at 15:29
Quem?! Eu não faço ideia, não estou na direcção. Mas sempre me falaram destes 2. E eu gostava genuinamente de saber. Nem estes 2 sei se são ou não. A diferença entre ser lambe-cú ou respeitar a vontade da direcção é muito fina. E em ambos os casos tenho duvidas que, nas funções que ocupam, possam ir contra o que é a vontade de quem de facto tem a obrigação de delinear a estratégia! Eu tenho divergências com a administração da minha empresa em termos estratégicos. Disse-os em privado. Não houve provimento nas minhas diferenças. Saí da reunião e todos os que comigo trabalham acham que eu estou completamente de acordo com eles. É como quando um pai diz uma coisa a uma criança. A mãe não deve discutir à frente da criança por nada. E vice-versa. Por isso acho sempre difícil de alguém que está de fora avaliar.
Ainda à um tempo nem sequer percebia a pega que muitos tinham com o A. Geraldes. Quando foi nomeado para o novo cargo caiu o carmo e a trindade e eu não percebia porquê. A Maria teve a gentileza de me explicar que ele como DOA era uma merda e um episódio terrível. E outros questionaram que currículo tinha e que capacidades tinha. Tudo bem. Dúvidas legitimas (ainda por cima com uma experiência daquelas) embora eu achasse que a indignação era excessiva. No primeiro ano…pareceu-me bem!
Por isso tenho sempre dúvidas quando ouço falar no que há ou não na direcção. E gostava de saber mais sobre essas opiniões para depois poder ir avaliando…
25 Janeiro, 2018 at 15:27
A história do all-in já é velha, há 3 anos que os midia falam disso e parece que ainda há gente que acredita.
Continuamos a acreditar mais nos midia cartelhanos do que na palavra do nosso presidente, que já veio várias vezes falar sobre isso, explicando que o Sporting está bem financeiramente, e que não precisa vender.
Os adversários compram jogadores por 20 e tal milhões, nós compramos por 12, no entanto nós é que temos obrigação de ganhar tudo e com goleadas. É bom ter ilusão, faz falta na nossa vida, mas é igualmente bom, ter noção da realidade.
Por muito que custe a alguns, o Sporting está de volta, agora contamos para o totobola, obrigado presidente.
25 Janeiro, 2018 at 15:39
Portanto concordas que investimos agora mais que nunca? É que com o que as nalgas gastam ou deixam de gastar posso eu bem.
25 Janeiro, 2018 at 15:50
Investir mais que nunca, é diferente de all-in, investimos mais que nunca porque também temos receitas maiores que nunca.
Isso é apenas um dos nossos erros, isto não é uma corrida a solo, estamos a competir com outros que investem mais que nós. Se não tivermos atentos ao que eles fazem como é que podemos saber se estamos a fazer melhor que eles?
25 Janeiro, 2018 at 15:58
São visões mas sinceramente sempre fui da opinião que os verdadeiros vencedores não se medem pelo o que outros fazem.
Quando sabes que o teu rumo está certo, pouco importa o que os outros fazem. Se jogam fora das regras já é outra conversa mas exceptuando isso sou da opinião que o caminho que percorremos nos primeiros 3 anos de BdC era infinitamente melhor que o que percorremos agora.
25 Janeiro, 2018 at 16:14
Não podemos ser tão anjinhos e acreditar que as coisas realmente são assim, o futebol hoje em dia é muito complexo e uma das vertentes mais importantes é conhecer o inimigo e perceber quais são as suas armas para nos sabermos defender. Se fosse só comprar bons jogadores e ter um bom treinador qualquer um podia ser campeão.
Na minha opinião o que muitos adeptos sentem, são apenas dores de crescimento, estávamos tão habituados a não fazer parte da luta que agora que estamos constantemente nela não sabemos reagir, estávamos tão descansadinhos a assitir à guerra entre porto e benfica que agora que estamos nela acusamos a pressão.
Era melhor porquê?
25 Janeiro, 2018 at 16:25
Percebo parte do teu raciocínio mas continuo a discordar. Eu não tenho problemas com um maior investimento per se mas em parte penso que há algum despesismo quando temos jogadores na academia que podiam suprir lacunas no plantel.
Para além disso, comprar um jogador por 8 mesmo que seja vendido por 10, é um lucro menor que vender um miúdo que tenha crescido no Sporting e depois saia pelos mesmos valores. É minha opinião que estamos a desbaratar uma geração que poderia valer muito tanto a nível desportivo como financeiro.
25 Janeiro, 2018 at 16:48
Isso já são outros quinhentos, o ideal é ter uma equipa montada e ir lançando 1 ou 2 miúdos por época, que é algo que temos feito (temos o Gelson e o podence na equipa por exemplo) outra coisa é o sonho de ser campeão com 11 formados em alcochete(todos temos esse sonho, mas não passa disso, um sonho), que há jogadores que podem ter sido mal aproveitados, estou de acordo, mas depois do sorteio do Euromilhões todos sabemos a chave vencedora antes é que é lixado.
O importante é perceber que todos cometem erros, que ninguém está de acordo com tudo o que BDC faz e muito menos com o que Jesus faz, mas não é o momento de criticar, e muito menos por tudo e por nada. Puxar o tapete ao jesus neste momento era um suicídio desportivo. No fim da época fazem se as contas, de ganhar o campeonato ou a UEFA pode continuar se não é dar a vez a outro treinador.
25 Janeiro, 2018 at 19:41
andas 20 anos a tentar essa da formação… não consegues…. que tal tentar esta nova formula?
custa assim tanto?
onde te dói…em algum bolso?
há 3 anos investias menos porque não tinhas como investir mais… nem tinhas um treinador que sabe como ganhar campeonatos em Portugal ( tem a escola toda!).
Se hoje andas a ler mails … achas que se deve a quem?
Com este Treinador o nosso Presidente sente confiança para pedir a parceiros para investirem mais e os investidores acreditam e investem mais!
Mete lá outro treinador e vais ver toda a gente/investidores a fugirem com o rabo à seringa!
Se não ganhas com este … esquece!!!
26 Janeiro, 2018 at 0:03
Foda-se. agora há despesismo (!)
25 Janeiro, 2018 at 15:55
Por principio, se o clube for bem gerido, é suposto investir mais do que antes…principalmente com os valores que se praticam hoje em dia no futebol. Quando isto não acontece é porque algo vai mal…
Depois é uma questão de grau. Se estamos a investir demais ou não…eu não tenho elementos que me digam que estamos a investir demais por isso confio em quem tem feito um excelente trabalho a nível financeiro.
25 Janeiro, 2018 at 14:38
Ninguém duvida que estamos melhor e que ano após ano estaremos cada vez melhor! A nossa direção é a nossa galinha dos ovos de ouro e disso ninguém duvida só os palermas!
Quando, aqui e ali, se critica o treinador, não se está a criticar a direção por essa tem feito um trabalho extraordinário.
Agora jj não pode pedir milhões para um SA, e ter Teo, depois milhões para Alan Ruiz, Doumbia, Brayn Ruiz, BF, RR, podence, Bruno César…sei lá mais quantos..O gajo, se ganha bem e já não ponho isso em causa, tem que ser mais acertivo porque a direção é 100% profissional e o jj também tem que o ser!
25 Janeiro, 2018 at 14:42
“Quando, aqui e ali, se critica o treinador, não se está a criticar a direção por essa tem feito um trabalho extraordinário.”
ISTO!!!
25 Janeiro, 2018 at 15:45
Tu de tão ressabiado …. só dizes Merda.
Então a direção é boa, a direção contrata e apoia JJ.
Em que é que ficamos é boa porque?
Porque o JJ quer os melhores jogadores na sua equipa?
Porque está em segundo a 1 ponto do primeiro?
Em que é que ficamos?
O que tu queres sei eu!!!
Este Post Tambem é para ti … desfruta!!!
25 Janeiro, 2018 at 15:58
Tudo por um CASH-col 🙂
25 Janeiro, 2018 at 19:45
um monte de esterco será sempre um monte de esterco!
25 Janeiro, 2018 at 15:06
Isto foi um comentário a um post sobre a direcção…não tem a ver com criticas ao JJ mas sim ao BdC:
https://atascadocherba.com/2018/01/23/hoje-escreves-tu-momento-da-verdade/
25 Janeiro, 2018 at 14:39
Tá aqui um eco?
26 Janeiro, 2018 at 0:12
Vento dentro desse cranio, Homer
26 Janeiro, 2018 at 0:16
Hannibal. Agora segue la caminho e vai procurar mel a outro sitio. Xô
25 Janeiro, 2018 at 14:41
Um exercício curioso seria ver a evolução da pontuação do 4º classificado em igual período de tempo ao considerado no texto do autor do “Hoje escreves tu”
Mais…uma vez que estamos a meio da época…seria igualmente interessante ver a evolução da pontuação do 4º classificado no final da 1ª volta e a distancia para o 1º.
Se o autor fizesse isso….facilmente percebia que os 4 primeiros estão a fazer mais pontos…. Mas pronto…. tudo isso se justifica pelo factor JJ e nunca pelo decréscimo de qualidade das restantes equipas do campeonato.
25 Janeiro, 2018 at 14:48
Precisamos de um treinador mais comprometido com o projecto e com que o gere, tipo…
Até estou a pensar num especificamente, e está “disponível” pois “deixou” o cargo há dias… E é bem mais barato!
Hummmmmmm… 👿
25 Janeiro, 2018 at 14:59
Concordo que na maioria dos aspectos estamos muito melhor. E devemos reconhecê-lo (eu cho que o faço)!
Mas também acho que é importante manter um nível de exigência elevado e apontar o que JJ e mesmo BdC podiam fazer diferente ou melhor!
Apoiar não é dar palmadinhas nas costas!
25 Janeiro, 2018 at 15:01
Mas também não pode ser entradas a pés juntos nem cotoveladas na boca.
25 Janeiro, 2018 at 15:06
Certo! Há de facto muito disso … muito sportinguista com agendas esquisitas …! Mas há tb muita crítica bem feita e pertinente cujo único objectivo é alertar para o que é preciso mudar.
Convém não pôr tudo no mesmo saco! Há que separar o trigo do joio. E é tão evidente quem critica com boas intenções …
25 Janeiro, 2018 at 15:03
Agora deste um granda rugido! é isso tudo!
Se queres que te diga estranho imenso não ver os policias a gritar aqui os golos do SCP. Parece que desaparecem na altura dos jogos…. devem estar muito concentrados.
25 Janeiro, 2018 at 15:49
Se calhar estão a desfrutar do jogo!!!
…
Upsss … sabes lá o que é isso!?
Sorry!
25 Janeiro, 2018 at 15:00
Tinha adorado o post quando ele foi colocado e continuo a achar muito do que aqui está escrito. Particularmente no contexto de um texto a dizer que vinha aí o diabo e que o Sporting está a beira do abismo, pronto para dar um passo em frente…
25 Janeiro, 2018 at 15:07
Particularmente no contexto de um texto “polémico”, em que a maioria soube dar a opinião sem a necessidade de tentativa de insulto ao autor ou aos restantes participantes na conversa.
25 Janeiro, 2018 at 15:12
Ninguem quer ganhar mais q um sportiguista q acompanha os jogos q pode, paga cotas e sofre plo clube .
O presidente tem feito um trabalho brutal com um ou outro erro plo meio mas com um saldo bastante positivo.
Estamos mais perto dos titulos com jj??
É verdade,mas alguem se recorda de um treinador que tenha tido tantas prendas ????
Tem q existir maior exigencia ao treinador pois jogamos um futebol nada atractivo e temos o plantel mais desiquilibrado dos 3 grandes apesar do forte investimento.
Agora a duvida é ate q ponto b carvalho pode ou quer exigir de jj.
25 Janeiro, 2018 at 15:31
Vai abrir uma loja verde na zona da Baixa de Lisboa, entre a Rua Augusta e o Elevador de Santa Justa.
Péssimo! A culpa também é da Ornelas… (?)
25 Janeiro, 2018 at 15:48
Ena. Depois da fase “entrar a matar e chamar filho-da-puta a toda a gente”, seguiu-se a fase “deixa cá ver se alguém se passa e responde na mesma moeda para eu me fazer de vitima e o meu colega de profissão dizer que na Tasca é só insultos”. Depois foi a fase “a Tasca está a arder, o peixe está podre, feche-se a Tasca, vou-me embora, mas volto sempre só para dizer que os outros blogs é que são bons”. Pelo meio houve uns quantos que se deixaram cair, ora os canelas-gaia que bateram com força demais, ora um ou outro cujas relações profissionais foram abordadas. Felizmente há quem se preste a fazer de bobo da corte, para dar um ar mais “apalermado” à coisa (não, ninguém dá tantos erros ortográficos involuntariamente).
Agora, que já está claro que quem tem críticas a fazer raramente o faz insultando e não deixa de celebrar as vitórias, restam os “Sportinguistas puros” que, não obstante o seu estado “nirvana” com o futebol profissional (não confundir com as modalidades, esses filhos-da-puta), não deixa de insultar tanto que nem os bons momentos conseguem processar.
Passamos então, segundo parece, à fase Valentim-Loureiro-Jorge-Coelho. Quem repetir mais vezes e mais alto o mesmo argumento tem razão.
Bom, se é assim, seja. Agora não se admirem se no próximo “escreves tu” aparecerem dez vezes o comentário do Barbosa a esse post (e à sua primeira aparição).
25 Janeiro, 2018 at 15:52
🙂
25 Janeiro, 2018 at 15:54
Claro que não é de propósito… é dislexia!
Cada um tem o seu calcanhar Aquiles… companheiro!
Qual é o teu? Xico esperto?!
25 Janeiro, 2018 at 16:03
Tu deves ter 10 pés tal é a quantidade de calcanhares. Just joking.
Arrebita um bocado pá que o Sporting ganhou
25 Janeiro, 2018 at 16:07
Eu? Sou doente. Doente pelo Sporting.
Chico esperto? É um gajo que se tente fazer passar por disléxico quando exibe sintomas que lhe são totalmente incongruentes. Os disléxicos trocam determinadas letras e sons. Um disléxico não diz fodasse em vez de foda-se. Um disléxico não erra na acentuação. Os erros dos disléxicos são, muitas vezes “estranhos” e qualquer pessoa que lide com crianças consegue distinguir erros de iliteracia dos erros de dislexia.
Em qualquer caso, todos os disléxicos que conheço passam um simples corrector ortográfico. Até para evitar que a sua mensagem se perca na estranheza que um leitor possa sentir pontualmente. A menos que não queiram que se olhe para o contudo, mas apenas para a forma e para o tom.
Pode é parecer estranho um gajo tentar passar por parolo. Mais ainda se a fuga for a dislexia. Mas já vi aqui um gajo a colocar em causa a idade e identidade de outro, insistentemente e só porque sim. Portanto já nada me parece suficientemente aparvalhado.
25 Janeiro, 2018 at 16:23
Presente! (dedo indicador da mão direita no ar, como é timbre).
Mas vá lá, o braveheart apresentou o meu álibi… guardado por mim quase um ano, apesar de eu estar “concervado” e parecer ter 40…
Para ele e para si, Hadji, o meu obrigado.
25 Janeiro, 2018 at 19:47
fodassseeeee … tu és bronco… ou só te estás a armar em parvo?!
Há um erro na frase de cima… diz qual é?
25 Janeiro, 2018 at 15:59
😀
25 Janeiro, 2018 at 16:08
Estás a esquecer alguns pontos…
Quem fala bem e não diz caralhadas é um dissimulado, e todos os dissimulados são croquetes. Um gajo que não dispara um f**asse a cada duas frases só pode ser um sonso, portanto apaziguado do Sonso Silva ou do PMR.
Se não te referires aos rabolhos como rabolhos e escreveres benfica não és um verdadeiro sportinguista.
E se por acaso tiveres uma opinião diferente daquela expressa no FB do BdC e/ou Saraiva, estás a divulgar a cartilha do Janela, mesmo que não vejas qualquer canal tipo CM ou TVI24 ou leias jornais.
25 Janeiro, 2018 at 16:37
Overdose de OMO…
25 Janeiro, 2018 at 16:45
La estas tu. São sempre os mesmos a começar
25 Janeiro, 2018 at 22:18
Está bem escrito. Pena estar em código….
25 Janeiro, 2018 at 16:03
Eu nem sou matemático, por isso algum throllll com jeito para os números que diga:
Os 82,4% que representam uma marca maravilhosa este ano, chegavam para ser campeão em quantos dos últimos 7 campeonatos?
25 Janeiro, 2018 at 16:36
Em primeiro lugar so o facto de andarmos a ver percentagens de vitorias ja mostra bem que nao estamos a fazer o que deviamos.
Claro que e uma avaliaçao quantitativa e exacta mas tambem podia começar a ver percentagens de ataques por jogo, remates enquadrados coma baliza, etc… E isso que queremos?
So ha uma maneira de avaliar a coisa. Conquistas.
Se quisermos fazer analises qualitativas… Pessoalmente gosto mais porque me permite classificar o trabalho no primeiro ano de JJ como perto da perfeiçao e justificar o seu insucesso com motivos extra futebol.
25 Janeiro, 2018 at 23:59
É preciso usar a estatística correctamente.
Avaliar o desempenho de uma equipa em termos de % de pontos conquistados/possíveis ao longo dos anos é simples e robusto.
Demonstra uma melhoria clara. Uma tendencia. Só um spinner apresentaria estes dados de forma negativa.
25 Janeiro, 2018 at 16:12
Não gostei do comentário então feito, não gosto do texto, implicitamente.
Uma linha serve, porque estoutra é para complementar…
Uma terceira para repetir: Obrigado, Barbosa08.
25 Janeiro, 2018 at 19:44
E porque me deu para justificar a minha apreciação, aqui vai:
Eu nem entro na avaliação de resultados. É tão insofismável a melhoria do nosso Clube que discussão não me merece. Cada um defende as suas convicções como acha que deve. O que me desagrada no texto é o desdém, a mania da superioridade de alguém que se afirma SIMPLES e que trata companheiros do mesmo ideal por “neo-throlls” porque têm simplesmente concepções diferentes, nomeadamente sobre o treinador.
“Pedantice, vaidade e memória curta” são mimos de quem se afirma uma pessoa simples…
Eu prezo a simplicidade. Nem me vejo de outro modo, vindo de origens tão humildes. Mas das quais muito me orgulho.
Não sei mais…
25 Janeiro, 2018 at 21:27
Clap, clap, clap!
25 Janeiro, 2018 at 22:26
Por que raio uma pessoa simples (com a nuance de se tratar, evidentemente, de uma auto-avaliação) não poderá achar que outros são pedantes, vaidosos e ingratos com memória curta? Justificando depois porque o diz?
Também és livre de achar que te cheira a desdém e “complexo de superioridade”. E eu de discordar disso que achas.
Quanto à qualificação dos adjectivos, francamente, esses ainda estão longe, muito longe, do que por aqui leio, dia após dia, e vindo do teclado dos mesmíssimos que se fazem agora de ofendidos….
25 Janeiro, 2018 at 23:44
É a sua opinião. Conhece-se bem a si próprio, eu, pouco o conheço.
Do pouco, tirei esta conclusão que é também alicerçada noutras intervenções que aqui tem feito.
Mas pronto, calo-me depois de mais umas linhas. Será melhor para não cavar mais antagonismos.
Que se alargam quando a sobranceria e o convencimento se instalam. De ambas as partes… e não estou a falar somente de nós mas das correntes de pensamento que aqui ocorrem.
Se o ofendi com o meu julgamento, terei que fazer um esforço para me conhecer melhor a mim próprio…
Quero demais ao meu Clube para alimentar mais polémicas mas a minha consciência ditou-me que devia ir mais longe que um simples “não gostei do comentário”…
Também porque achei mesmo auto-convencimento fazer de um comentário um “hoje escreves tu”.
Sou livre de pensar que o fez porque recebeu elogios de quem gostou do que disse.
O seu último parágrafo revela que ofendidos nos julgamos todos nós…
E tenho de concordar que uma pessoa simples pode permitir-se ao que diz. Poderá é haver alguma incongruência face a nuances várias.
As linhas terminam precisamente aqui.
Tenha uma boa noite. Agora que fui um pouco mais longe e sinto-me portanto, mais liberto, sinceramente lha desejo.
26 Janeiro, 2018 at 1:09
Uma pequena nota quanto a isso do fazer de um comentário um “Hoje Escreves Tu”, porque houve de facto alguma confusão a esse respeito.
Na sequência de um outro “Hoje Escreves Tu”, entendi que devia responder com este ponto de vista que vê aqui, e que viu no comentário. E enviei o texto ao Cherba.
Porém, o Tasqueiro tem com certeza mais que fazer do que andar ao nosso ritmo, e não publicou. Daí eu ter decidido transformar aquilo que seria um “Hoje Escreves Tu” num comentário ao texto que eu queria contestar.
Uns par de dias depois, o Cherba lá foi ver o mail e decide meter hoje aquele “Anteontem Escreveste Tu”.
Não foi ao contrário, jmfs, e mesmo que tivesse sido, eu não teria como interferir na “linha editorial” de quem gere a chafarica, como é bom de se presumir, não sou dono de nenhuma “master key” que me dê acesso privilegiado à coisa.
Boa noite para si também, e não confunda debate acalorado nem discórdia veemente com falta de respeito. Gosto de pensar que discuto ideias e conceitos, e não pessoas. Até porque, dos presentes no Tasco, conheço relativamente poucos.
E, francamente, ofendido já fiquei algumas vezes na vida, mas nunca por aqui….
26 Janeiro, 2018 at 1:26
Peço-lhe obviamente desculpa pela interpretação errada que fiz quanto ao artigo.
E agradeço-lhe o “tom” conciliador. Sei que vai continuar a defender as suas ideias que, perante aquelas que advogoo, terão apenas convergência na paixão pelo Sporting. Mas pertenço ao núcleo de velhos sonhadores que aceitam o contraditório desde que respeitador. Que é o principal busílis da Tasca. E reitero a simplicidade de que me orgulho.
Renovo os meus votos, mesmo que já durma.
SL
26 Janeiro, 2018 at 1:39
Nenhumas desculpas necessárias, foi só um esclarecimento, e boa noite para si também!
SL
26 Janeiro, 2018 at 1:40
* Em que o oposto é o principal busílis da Tasca.
25 Janeiro, 2018 at 16:35
só queria reforçar uma ideia que já tentei transmitir e que penso será um dos fatores que mais nos tem feito atrevessar todos este desertos de titulos , Falta de união dos Sportinguistas ! temos que de uma vez por todas puxar todos para o mesmo lado , o clube tem uma direção democraticamente eleita , ponto , deixemo-nos de andar sempre a ver por onde pegar e fazer como os outros apoiar incondicionalmente , no final fazem-se os balanços .
25 Janeiro, 2018 at 16:39
O problema é que há interesses que tem MAIS interesse que os interesses do clube enquanto clube. E nisso o Sporting é pródigo… mesmo contra “sua vontade”.
25 Janeiro, 2018 at 16:44
pois será por aí … não sei , o que sei é que enquanto não atinarmos iremos continuar a ver outros a festejar titulos , e nós agarrados a isto ou aquilo …
25 Janeiro, 2018 at 16:51
Enquanto houver pequenos, médios e grandes interesses, de pequenos, médios e grandes (sejam interesses pessoais, sejam interesses empresariais) que queiram encostar ao Sporting para se servir deste…
E isto serve tanto para pequenas agencias de comunicação como para medias empresas de tratamento de relvados como para grandes empresas de catering… e tudo o que fica pelo meio.
25 Janeiro, 2018 at 16:49
Off:
Para os devidos efeitos, e em função da convocatória para a A.G., seguem as notas infra com as respectivas indicações para AG SCP de 03.02.2018:
Para a admissão para credenciação dos Sócios na Assembleia, devem ser apresentados um dos seguintes elementos:
Cartão de sócio válido segundo os layouts pós renumeração de 2015:
.poderá ser cartão de sócio normal;
.poderá ser cartão provisório em formato papel;
.o nº de sócio do cartão de Sócio apresentado é inferior a 154.367-0, inclusive;
.Se tem uma das seguintes categorias e escalões: Efectivo A, Efectivo B, Efectivo C, Efectivo D, Atleta.
Cartão de Gamebox da presente época de 2017/2018;
Bilhete de Identidade ou cartão do Cidadão, sendo a sua apresentação obrigatória (ou Documento de Identificação legalmente designado, mas com fotografia) – Relembramos que ocorreu RENUMERAÇÃO ESTATUTÁRIA em Julho de 2015, sendo que, deverão sempre confirmar o nome do sócio com a base de dados e se o nº de sócio está actualizado;
Se um sócio não tiver qualquer elementos e documentos apresentados no documento, deverá ser reencaminhado para o Centro de Atendimento ao Sócio na Loja Verde – Pavilhão João Rocha –. Após averiguação, validação e confirmação, ser-lhe-á entregue um documento – cartão provisório – como prova que pode entrar na Assembleia Geral. Este documento vai servir tanto para o registo na Assembleia como para entrada na Sala.
NOTA: Por decisão da Mesa da Assembleia, na credenciação, os sócios deverão apresentar, obrigatoriamente, um documento de identificação, juntamente, com o cartão de sócio, que possua fotografia identificável.
Os sócios que apresentem cartões que tenham como categoria impressa JUVENIL, INFANTIL, e que respeitem também as alíneas a) e b) do ponto 1, deverão ser encaminhados para a zona prevista para o efeito, devidamente validado e autorizado por um membro da MAG, de forma a poderem assistir à AG SCP.
Os sócios que reúnam todas as condições para participar na Assembleia Geral mas que se dirijam aos postos de controlo com crianças ou na companhia de sócios incluídos no ponto 2, só poderão entrar sozinhos, não podendo ser acompanhados dos menores de 18 anos. Sem esta condição, será aplicada a medida descrita no ponto 2, e informados que perderão o direito de voto ou de participação na Assembleia, podendo apenas assistir, por decisão da MAG.
A quota válida para acesso será a do mês de Janeiro de 2017 (quota 01/2018).
25 Janeiro, 2018 at 16:51
Curioso para saber o que o Madeira vai dizer.
25 Janeiro, 2018 at 17:03
A que horas é a A.G.?
25 Janeiro, 2018 at 17:10
14:30
25 Janeiro, 2018 at 17:21
Obrigado.
25 Janeiro, 2018 at 17:19
https://www.youtube.com/watch?v=Cs-c2XqUiDA
25 Janeiro, 2018 at 17:24
ahah provavelmente
25 Janeiro, 2018 at 17:11
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Vou respeitar honestamente o post do Caro Placebo e, no seguimento do raciocínio expresso no mesmo, formular as seguintes questões:
1- Já que estamos a falar só do campeonato português, o raciocínio do Caro Placebo seria diferente (ou igual) se comparasse pontos/investimento? Isto é, se – apenas em tese – o SCP tivesse gasto €500m por cada ponto conquistado no campeonato de 2013/2014 e €1M por cada ponto conquistado no presente campeonato?
2- Já foi realizada análise ao comportamento da equipe nas competições europeias, para também se realizar a evolução?
3- O SCP vendeu o Ruben Semedo (jogador que nem é lá essas coisas) por €14M euros. Vamos supor que o SCP gastou, no total (formação + salários) €2M? €3M? com o jogador. Fora jogadores da formação, quantos Slimanis o Caro Placebo acha que o SCP realisticamente consegue realizar por época (ou em cadaa 5 anos) capazes de daar tal retorno financeiro?
Do actual plantel, fora jogadores de formação, que jogador acha que poderá?
4- Comparação com gestão de empresas: o Caro Placebo é o CEO de uma sociedade comercial cotada em bolsa. Porque almeja liderar o mercado, contrata um Director Comercial ao qual paga 5 vezes mais do que os seus congéneres da concorrência recebem.
Passados 3 anos não consegue ser líder de mercado. Faria alguma coisa ou manteria o rumo?
6. Perguntas centradas no futebol: como o Caro Placebo classificaria:
a) A exibição do SCP contra os andrades, os milhafres e o Braga para o capeonato?
b) Como classificaria/classificou o recente jogo contra o Setúbal?
c) como classificaria/classificou o recente jogo contra os andrades?
SL
25 Janeiro, 2018 at 18:46
Livramento, não são permitidas perguntas complicadas…
Isso estava nas linhas com letra pequenina. Não viste? 😉
25 Janeiro, 2018 at 19:05
Caro Livramento, aqui vão as minhas respostas pessoais às tuas perguntas:
1-O raciocínio deveria ser em investimento comparativo com os principais adversários. Que o investimento tem sido maior no Sporting, por mérito de BdC e exigência do JJ, ninguém duvida. Mas para discutir resultados de boa fé, temos que comparar com o que os outros investem (e “trazem investido” de trás).
2-Eu não me quis substituir aos aspirantes a Matemáticos e bons Gestores. Mas como adepto, penso que estes últimos dois anos marcaram uma clara mudança para melhor no nosso valor competitivo, e também na Europa do futebol.
3-Bruno Fernandes, Acuña, Piccini, Ristovski, até Dost. Mas claro que Slimani foi uma excepção, e a percentagem de retorno que tivemos com ele deve andar perto de “recorde mundial”….
4-Não é o que pagas ao Gestor em comparação com os outros que interessa, é donde a tua empresa parte (neste caso, bem atrás), e o que ela evolui (a meu ver muitíssimo). E o risco de teres um mau gestor, quando partes de trás, não se compara ao risco dos que lideram o mercado há muito, que podem, esses sim, dar-se a outros luxos mais ou menos “experimentais”.
5-Falas agora de exibições menos inspiradas, de resultados menos conseguidos, de influências externas mais vincadas, ou pelo menos mais consequentes. O que eu classificaria de acessório. O essencial é o “big picture”. Que é um rumo que foi traçado, que está a ser seguido, e que eu quero que continue a sê-lo.
SL
25 Janeiro, 2018 at 21:18
1 – Não tens! Os outros podem gastar o dobro em jogadores de merda e tu continuas a ter a “obrigação” de ganhar! Tal como investiste 50M€ nas duas primeiras épocas e não te valeu de nada porque escolheste mal os jogadores. Tudo é relativo porque, como já expliquei aqui, não é bem se investes 20M€ ou 30M€ que interessa mas se gastas esse dinheiro a trazer bons jogadores ou não. E qualquer sportinguista devia perceber isto facilmente pois tens o exemplo recente no clube, onde gastaste 50M€ em pinos que nada adiantaram nas 2 primeiras épocas do JJ e depois voltaste a gastar 50M€ em bons jogadores este ano! O dinheiro foi sensivelmente o mesmo mas os jogadores são muito diferentes! Além disso, o interesse no que os outros gastam é, por si só, relativo. Eu, como sportinguista, quero que gastem muito e mal, o que é o oposto do que quero para o Sporting. Acho bem que se endividem até ao tutano para comprar jogadores de merda, coisa que não quero que o meu clube faça – nem que se endivide, nem que compre jogadores de merda!
2 – Se aos “últimos 2 anos” te referes aos 2 anos anteriores do JJ, no primeiro sim, melhorámos um pouco – não o que muitos dizem, porque tendo feito um bom campeonato, falaste redondamente em tudo o resto – mas o ano passado ficámos abaixo quer da época do Jardim, quer da época do Marco, estando afastados de TODAS as competições a meio de Janeiro – no Natal já estavas fora da Europa e da luta pelo campeonato!
3 – De 35 jogadores que vieram, apontas 5 como boas potenciais vendas! Falta aí o Coates, talvez o Battaglia, e, para já, o Ristovski está a mais. Acredito que sendo um gajo inteligente percebas que um clube como o Sporting, que não nada em dinheiro, tem de fazer bem melhor que isso! Para mim, da maneira como vejo as coisas, no mínimo, em cada 3, um tem de dar uma grande venda, um tem de dar uma boa venda e o outro não pode dar prejuizo – seja porque o vendes pelo mesmo valor, seja porque é um gajo exclusivamente para desempenho desportivo (Mathieu). Dos 11 que contrataste este ano no verão, todos cabem aqui – inclusive o flop Matheus Oliveira, que acredito que se venda sensivelmente pelo mesmo. Isto mostra que é possível fazer isto que eu digo e que o que se fez nos 2 primeiros anos – na realidade nos primeiros 4 anos do BdC – foi pura incompetência!
4 – Então no ano do Marco estávamos bem atrás? A sério? É que eu pensei que tínhamos ficado em 3º porque o gajo era um flop e um sonso e um falso e um traidor… E que só tínhamos ganho a final ao Braga por sorte! Afinal estávamos “muito longe”. E mesmo assim fizemos um boa CL, ganhámos a TP e fizemos um campeonato melhor que o 2º ano do Jesus! Epá, queres ver que afinal o Marco não é assim tão merda como isso… E que essas tuas teorias da treta não encaixam em porra nenhuma destes factos?
Nós não estávamos “muito atrás”! Estávamos, obviamente, atrás! E não tivessem as nádegas sido beneficiadas loucamente, ambas, talvez tivéssemos lutado pelo titulo até à ultima jornada – na penúltima jornada estávamos a 6 pontos do 1º. Quem não lembra o que foi esse campeonato do colinho, é bom que vá rever e comece a tomar uns comprimidos para a memória!
Quando contratas um DC a pagar 10 vezes mais – e não 5 como diz o Livramento – não podes esperar “só” aproximar-te da concorrência. Tens de os ultrapassar nas calmas… Ora tu não ultrapassaste ninguém. Uma vez ficaste em 2º mas na outra voltaste ao 3º lugar. E este ano vamos ver… Está tudo em aberto, é verdade, mas o tua parte fácil já foi feita e pelo menos um dos outros começa agora a parte fácil. Portanto, nem se pode dizer que vá com vantagem…
Para mim é evidente que pagas muito mais do que recebes por isso!
5 – Já aqui falei disto e a “big picture” que devia haver era um projecto sustentado e de continuidade. Não há nada disso. O que tu defendes é este trajecto de “este ano é que é” e para isso mandamos meio plantel embora e vamos buscar meio plantel novo – 3 anos, 3 vezes feito! Aliás, é olhar para trás, desde a década de 80, e ver quantos anos isso foi feito e o brilhante resultado que tem dado: 2 vezes campeão!
É por isso que eu discordo de gajos como tu! Porque têm sido gajos como tu, com essa brilhante visão, que têm feito o Sporting ganhar tão pouco… e endividar-se até ao tutano!
25 Janeiro, 2018 at 22:11
1- Portanto, TEMOS que gastar menos, e TEMOS que gastar melhor, e se não correr bem a culpa á de quem não conseguiu a “pequena proeza”? Não gastaste 50M em “pinos”, gastaste no Dost, no Coates, e nalguns atletas de menor gabarito, alguns dos quais fizeram falta para colmatar carências reais e potenciais, e alguns outros, sim, foram pinos. Mas esse “tudo ou nada” implacável (parece que os epítetos “vaidoso” e “arrogante” tocaram em certos nervos…) com que julgas os nossos dirigentes/treinadores (não me interessa a proporção, já que o treinador é, obviamente, aposta do Presidente) não se coaduna com uma apreciação da realidade com bom senso. Ninguém quer “comprar jogadores de merda”, nem tu, muito menos eu, nem os adversários directos. Se existisse uma fórmula para isso, então nem se tratava da variável que, obviamente, É! Daí que querendo todos comprar o melhor possível o mais em conta possível, a quantidade de investimento pode ser determinante, e deve contar na nossa apreciação a quem faz menos (ou igual? ou até mais?) com menos!
2- Nesse ponto penso ter sido claro: já não passamos vergonhas com ninguém na Europa.
3- Aí discordo do termo “incompetência”. É demasiado fácil clamar por incompetência dos outros, e penso que estas pessoas que estiveram envolvidas nesses anos de recuperação não o merecem.
4- Nesse ponto surge o tal delírio de que falava…. O Marco quê? Mas quem teve essas apreciações do Marco que descreves? Sabes que esse tipo de apreciações aos nossos treinadores, sobretudo aos bons (como ele, obviamente, foi), é mais próprio de outro tipo de adepto, que não eu. E ando na Tasca há muitos anos, há por aí um arquivo se quiseres confirmar tomadas de posição em vários contexto temporais….
5- Aí volta o delírio daquilo que tu achas que “eu defendo”. Desta vez saiu-te que “eu defendia” um plantel novo de 3 em 3 anos, entre outras coisas. Enfim, valha-me o consolo de já ter visto insinuarem-se gratuitamente coisas bem piores a meu respeito….
25 Janeiro, 2018 at 23:06
1 – Um dos lemas que o BdC sempre usou foi “fazer mais com menos”!
É disso que falo!
Estes 3 anos do JJ são um excelente exemplo do que é trabalhar mal e do que é trabalhar bem. É repetir o que se fez bem e não voltar a repetir o que se fez mal.
2 – O ano passado foste eliminado pelo Légia, lembras? No ano anterior levaste 3 secos do Skenderbeu, lembras?
3 – As pessoas ou são competentes, ou incompetentes, na sua profissão. Não estamos a falar de gajos como tu e eu, que vêm aqui “mandar umas postas de pescada” que não têm grande importância. São profissionais. Nos 2 primeiros anos foram, genericamente, incompetentes. Este ano, epá, eu tenho um orgulho do caralho no que foi feito!
4 – O que é relevante é que não houve um crescimento assim tão grande, na minha opinião. Nas 5 épocas do BdC, crescemos em todas excepto o ano passado, que foi a pior das 5 épocas – e digo isto sem receio nenhum apesar de ainda não termos terminado a actual. Para mim, e é isto que me interessa acima de tudo, o crescimento tem ficado aquém dos 110M€ em jogadores e duma equipa técnica que custa quase 10M€ por ano!
5 – Limito-me a analisar as tuas palavras. Para mim o caminho que seguimos é o “este ano é que é” – que está sustentado no facto de mudares meio plantel no inicio da época – e se tu dizes que é isto que queres.. Eu defendo outra coisa que é um projecto que pense o futebol do clube a 3/4 anos de distância. É outra coisa do pensar para “este ano”!
25 Janeiro, 2018 at 23:47
O que já me ri com esta merda.
Miguel, a única coisa que transparece do que tu dizes, independentemente do enorme fardo de palha que é esta prosa, como sao todas, é o ódio ao JJ. Tuuuuudo roda a volta do Jajuns ou lá como tu o chamas (agora em privado)
Ou porque ganha muito dinheiro, ou porque gasta muito dinheiro, ou porque os jogadores que escolhe nao valem nada.
Foda-se, percebe o que significam esses pontos de exclamacao todos!
Chegas a dizer que nao há um projecto de continuidade.
Nao sei que linhas tracas, mas o facto de hoje em dia se fazer um esforco por manter os melhores jogadores, com as renovacoes constantes e proporcionais ao nível exibicional numa clara política de premiar o mérito desportivo, nao te parece óbvio que de facto existe um projecto de continuidade?
25 Janeiro, 2018 at 23:57
És básico demais para te explicar as coisas pois ninguém tem culpa que não entendas o português! Ninguém a não ser tu próprio!
“Este ano, epá, eu tenho um orgulho do caralho no que foi feito!”
Fica aqui isto como o exemplo supremo do que tu insistes no meu ódio ao JJ, burro do caralho!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (só para ti, idiota, como eu já aqui tinha dito!)
26 Janeiro, 2018 at 9:41
Não me vou meter nesta conversa. Mas há um aspecto que não posso deixar passar em claro, até por ser algo muito repetido em vários comentários.
Diz-se que JJ só não foi campeão na primeira época porque o carnide corrompeu tudo. Isso é totalmente verdadeiro, e só JJ não o dirá publicamente. O que não vejo ninguém dizer, sobretudo quando se comparam os resultados dos treinadores que tivemos, é que também LJ só não foi campeão na primeira época porque o carnide corrompeu tudo. De resto, esse foi o ano em que mais fomos roubados desde o tempo do apito dourado.
26 Janeiro, 2018 at 11:48
Eu já disse isso aqui, sobre o Jardim! O que nos afastou da luta pelo titulo foram os 2 empates gamados em casa com o Nacional (Manuel Mota) e com o Rio Ave (Carlos Xistra).
E também disse que, se as nádegas nas tivessem sido tão ajudadas, no ano do Marco tínhamos lutado pelo titulo até à ultima jornada. Ao contrário do que muita gente diz, nesse ano estivemos bem em todas as competições – mesmo competindo com rivais ajudados no campeonato – pois fizemos uma boa CL, ganhámos a TP e jogando sempre com segundas linhas, até fizemos uma TL jeitosa!
26 Janeiro, 2018 at 15:10
Miguel, mete aí também o empate em Setúbal a 2 golos com a ajuda do Vasco Santos.
26 Janeiro, 2018 at 15:16
🙂
Que roubo, esse!
A simulação do Costinha… E ainda por cima super mal feita!
25 Janeiro, 2018 at 23:33
Miguel, adoro a do “Como já expliquei aqui”. Nem o JJ conseguia ensinar um soldador a soldar tao bem.
E adoro os pontos de exclamacao. Todos eles
25 Janeiro, 2018 at 18:36
O Sporting está melhor! É um facto!
Não há 1 sportinguista que não ache isso! Não sendo um facto, porque não os conheço todos, penso que terá a concordância da esmagadora maioria dos adeptos!
Isto – o Sporting estar melhor – deve-se a esta direcção dirigida pelo BdC – por todo o trabalho efectuado desde que pegaram no clube. Penso que isto é um facto mas quem não achar que é um facto pode pegar noutro facto, que é a esmagadora maioria dos adeptos terem concordado com isso quando reelegeram o BdC para novo mandato!
O Sporting não está melhor por causa do JJ, que é o que está a insinuar este texto e é o que está na base do que o autor quer mostrar.
O resto é uma opinião que é tão válida como a opinião contrária.
De resto, umas coisinhas para desmontar alguma da muita palha que aqui está!
Fazer 80% dos pontos possíveis tanto pode querer dizer que estamos perante uma grande equipa, que domina os seus concorrentes, como pode querer dizer que as outras equipas são fraquissimas e que é fácil ganhar nesta competição.
O Sporting de Jesus fazer 80% dos pontos e ficar em 2º é brutal mas o Olympiacos fazer 90% dos pontos e ficar em 1º já não vale um caralho. Fixe!
A percentagem dos pontos que são feitos, por si só, não me diz nada de concreto. O que se vê a equipa jogar, já me diz.
O mesmo treinador que fez acima de 80% dos pontos, também fez 68% na 2ª época, com 50M€ de investimento feito na equipa – pior que o sonso do Marco fez, 74%, com 16M€ de investimento em pinos que não foram escolhidos por ele. E daqui tira-se o quê? Nada!
Não vou perder mais tempo com este texto que não mostra nada de relevante – daquilo que o autor acha que mostra.
O Sporting está melhor porque o BdC tem feito TUDO para isso! Ponto!
O resto, sobre este assunto, é conversa para encher chouriços e alegrar os “lambe cus” do JJFC!
SL
25 Janeiro, 2018 at 19:55
Como é que a gestão pode ser BOM se é a gestão feita pelo presidente que escolhe o treinador JJ ?!
Tu não percebes que, mesmo não dando erros gramaticais, dá erros de raciocínio… e dos básicos!!!
Pela Santa!!!!! muda o disco pá!
25 Janeiro, 2018 at 21:25
O treinador não é mau.
Não é bom como tu e os adeptos do JJFC dizem! São coisas diferentes.
JJ é um gajo que merece ganhar entre 1M€ e 2M€ por ano e nada mais – que já é mais que ganhava o Jardim (400 mil€), que ganhava o Marco (500 mil€), que ganha o Vitória e o Conceição (1M€)…
Além disso não tem o perfil para treinar um clube como o Sporting.
Entendes?
25 Janeiro, 2018 at 21:00
O Sporting está melhor porque o BdC tem feito TUDO para isso!
25 Janeiro, 2018 at 21:26
Exacto!
Ponto!
25 Janeiro, 2018 at 21:28
☺.
25 Janeiro, 2018 at 23:25
Não gosto de justificar sentimentos com dados estatísticos.
“O JJ é o maior pq no primeiro ano fez não sei quantos pontos”. Fomos gamados na taça em Braga e espalmados por malas que enchiam o porão de um avião.
Então e no segundo ano? Futebol vergonhoso apostas que no verão prometiam mas não cumpriram, um terceiro lugar atrás do Rui Vitória e do… Nuno Espírito Santo.
A estatística vale o que vale, dou-lhe valor apenas na área financeira.
Eu não tenho memória curta e olho para um Sporting (desde BdC) personalizado em campo. Isto não significa que jogue bem ou mal, mas os adversários respeitam-nos.
Já não vejo os “motas de boné” vir a Alvalade jogar a campo inteiro e ganhar 3-0. Éramos motivo de chacota. “Queremos um Sporting forte”, diziam.
Mais, 30 anos de frutaria e 15 anos de missa, mas o BdC veio estragar o futebol. É um incendiário. Ele até salta qd vence um rival…
O que quero dizer que é vejo o Sporting com muita saúde. Mas como qq um de nós, tem as suas constipações. Ou porque nos pegaram… ou porque andámos à chuva e temos de saber recuperar.
O melhor remédio é reconhecer o que não fizemos bem e podemos fazer melhor. Just that… Estatísticas, valem bola e muitos usam-na fora do contexto para marcar um posição.
26 Janeiro, 2018 at 0:01
Normalmente tens comentários lúcidos e com bastante bom senso, e eu aprecio bastante isso! Nem sempre concordo, mas além disso ser normal e até fazer parte da discussão, respeito sempre a opinião de quem argumenta com bom senso.
“O melhor remédio é reconhecer o que não fizemos bem e podemos fazer melhor. Just that… Estatísticas, valem bola e muitos usam-na fora do contexto para marcar um posição.”
Isto explica muito do que se vê aqui numa determinada facção!
SL
26 Janeiro, 2018 at 11:38
Epá, se concordássemos com tudo éramos uns carneiros seguidistas acéfalos 🙂
Seja lá do que for.
Normal haver discordância, normal haver palhaçada, ironia… Umas bocarras tb não fazem mal a ninguém.
Já estupidez e falta de respeito intelectual é que é escusado.
26 Janeiro, 2018 at 0:05
O melhor remédio é reconhecer o que não fizemos bem e podemos fazer melhor.
26 Janeiro, 2018 at 0:07
Sobre a questão de nos chamarem carneiros prefiro que se reflita na frase de Alexandre O Grande
«An army of SHEEP, led by a LION, is better than a army of LIONS, led by a SHEEP»
CLARO, que eu preferia um exército de leões liderado por um leão, mas não podendo ter o melhor de dois mundos prefiro ter um LEÃO à frente do Sporting a uma ovelhinha como ia acontecendo na ultima década… Nem que para isso sejamos considerados «ovelhas» 😉
26 Janeiro, 2018 at 0:27
A vinda de JJ mudou o fio condutor das apostas anteriores de BdC: melhorar passo a passo até conquistarmos o campeonato. JJ representa uma aposta no imediato, o sermos campeões ontem. Penso que poucos discordarão.
Isso fez com que, dentro do possível, fossem satisfeitos todos os pedidos do mestre.
Há um enorme mérito desta Direcção que foi o de voltar a colocar o SCP no rumo das vitórias e ao qual falta apenas a conquista do título maior em Portugal: o do futebol sénior masculino.
Claro que há rivais que lutam pelos mesmos objectivos mas não nos podemos escudar para sempre nas malas, nos vouchers, etc. Até porque não foi por isso que ficámos em 3º o ano passado, atrás desse poço de conhecimento que é o NES, certo?
JJ, como qualquer OUTRO treinador – seja no SCP ou uma equipa com ambições idênticas ou superiores – será sempre julgado pelos resultados. Recebendo o que recebe e apresentando os resultados que tem apresentado, é natural que o descontentamento cresça. Se a isso juntarmos situações como a péssima rotação de plantel, a aposta nos mesmos de sempre até rasgar e ainda assim uma resma de jogadores novos em cada época – em detrimento da aposta nos da formação – fica nítido, pelo menos para mim, que a margem de erro e a tolerância para com ele seja cada vez menor, mais reduzida.
“-Que ainda “devíamos” estar melhor.”
Estamos a falar do quê, qualidade do futebol apresentado? Se for esse o caso, sim deveríamos estar bem melhores. Estamos na 3ª época de JJ e o que temos visto foi uma primeira época de sonho, ao nível do futebol praticado, uma segunda época paupérrima e uma terceira onde os resultados mascaram a falta de qualidade que um plantel destes deveria ter.
“-Que ainda “devíamos” jogar melhor.”
Sim, devíamos. Tendo em conta o investimento feito e o tempo de trabalho desta equipa técnica, para muitos a melhor que poderíamos ter, deveríamos apresentar um futebol com muito mais qualidade.
“-Que ainda “devíamos” ter mais Formação a jogar na equipa principal.”
Quando contratas jogadores que não são melhores que os da casa – e não vale a pena falarmos que os jogadores são como os melões, porque caso contrário não vale a pena haver uma estrutura profissional mas sim encontrar alguém cheio de sorte e/ou arranjarmos umas leituras dos búzios – então que se dê prioridade aos da formação. Que trouxe Petrovic que Palhinha não oferecia, por exemplo?
“-Que “devíamos” investir menos no exterior.”
Não é uma questão de investir menos no exterior mas sim de ser mais criterioso e trazer jogadores superiores aos existentes ou que venham colmatar lacunas que a formação não consegue.
“-Que “devíamos” investir melhor no exterior.”
Sem dúvida. Quando se vai buscar um Alan, que já tinha criado problemas no anterior clube, e quando se começa a justificar o facto de não ter rendido com questões psicológicas para não assumir o fracasso desportivo, dá vontade de perguntar: mas não sabiam já disso? Ou que o Téo era avariado dos carretos, tendo inclusivamente sacado de uma pistola no balneário?
Não se deveria apenas avaliar as questões técnicas e tácticas e actualmente, há maneira de se ir para além disso. E no caso do Alan ou do Teo, era só usarem o Google.
-Que ainda “devíamos” ter um treinador melhor, e mais barato.
Sempre quis a vinda do JJ, não é de agora que o acho um treinador competente. Pensei que num clube como o SCP, que forma jogadores que outros compram por muitos milhões de € como seria o caso de RP, Sir, Adrien, Gelson, João Mário, etc., que ele tivesse uma maior propensão a potenciá-los. Infelizmente, não acho que tenha apostado tanto quanto poderia.
Daí que me pareça que JJ não tem o perfil que mais se coaduna com o de um Clube como o SCP, onde a formação faz parte da nossa identidade.
“-E, por fim, que “temos” que ser campeões (ou ganhar x taças) sob pena de todos os pressupostos que nos levam a dizer que o Sporting está no bom caminho caírem por terra, fracassados….”
JJ veio para ganhar, não foi apenas para nos colocar mais perto dos rivais. A aposta nele foi um sinal nítido de que os títulos eram para ontem. Como qualquer outro treinador, não havendo resultados, é avaliar o seu trabalho – seja a nível de futebol praticado seja noutros parâmetros como evolução dos jogadores – tendo em conta o seu custo e ver se justifica a aposta.
Para mim, se não for campeão, é altura de sair.
SL
26 Janeiro, 2018 at 1:32
JVL, nenhum treinador é “contratado para ganhar”, isso não existe. Podes contratar um treinador e dar-lhe os meios que ele prentende com o intuito dele meter a equipa a lutar para ganhar. Sobretudo se os meios que lhe dás não forem enormemente desproporcionais aos dos rivais (e mesmo assim, até o City penou para chegar onde está…).
Porque por esse prisma, os 3 grandes têm sempre treinadores “contratados para ganhar”, e temos um dualismo cartesiano em mãos!
E sim, acho que JJ tem cumprido muito bem o seu papel. Acho que, com uma equipa que já trazia rotinas, potenciou-a ao ponto de fazer dela o que seria um justo Campeão Nacional de futebol, quer em qualidade de jogo, quer em eficácia. Acho que teve dificuldades com o desmembramento de elementos importantes dessa equipa no ano seguinte, e que não foi feliz nas contratações e no acerto do modelo de jogo. E que este ano ele reacertou o passo, construindo um plantel com inegável qualidade, para os altos vôos que ainda se esperam.
Por isso, nesta altura, não podia estar mais contente (maneira de dizer, pois há obviamente sempre maneiras de nos imaginarmos ainda mais contentes…) com o trabalho do JJ e sua equipa de futebol. Lutamos pelo campeonato, fizemos o apuramento e uma boa campanha num grupo difícil da Champions, estamos na LE, na final da Taça da carica e na meias da Taça de Portugal.
Por isso só tenho uma coisa a dizer do BdC e da sua aposta neste Treinador: parabéns, e boa continuação! E também acho que pedir mais que isto não é razoável. E que JJ não deve de todo sair se não for campeão, deve isso sim continuar até sê-lo, e depois até voltar a sê-lo. Porquê? Porque o que eu quero é o Sporting Campeão, e afastar JJ em nada me aproxima desse objectivo a meu ver, antes pelo contrário.
SL
26 Janeiro, 2018 at 8:19
Placebo,
Todos os treinadores são contratados para ganhar. Os objectivos é que diferem.
Quando vais buscar o JJ, a mensagem que passas é que o projecto deixou de ser algo passo a passo para passar a ser algo mais imediato.
Quanto aos meios, vejo vários Sportinguistas deixarem de lado a formação quando é nela que reside uma das nossas maiores forças. Repito, quanto teríamos que pagar para ter um RP ou Sir?
Quanto à segunda época, não foi infeliz, foi um conjunto de más escolhas, teimosia e incapacidade de reconhecer o erro. E espero que não percamos uma das melhores gerações leoninas.
Desejo que festejemos todos no final da época e que comece já este fds mas não vejo o JJ continuar caso não seja campeão (e consequente apuramento para a LC).
É insustentável, este rumo sem essas receitas e já estive mais convicto que JJ nos aproxima desse objectivo.
SL
26 Janeiro, 2018 at 13:21
JVL
Longe de mim querer juntar-me a qualquer coro, até porque isso da “comunicação” tem nuances que eu não domino, mas, para mim, um dos principais problemas foi quando se deu a ideia para o exterior de perda de continuidade de projecto, e a noção de imediatismo de resultados. Surgiram logo duas coisas: mais intranquilidade das equipas, e (sobretudo) maior expectativa/frustração nos adeptos.
A melhoria tem sido boa, mas teria sido conseguida igualmente sem essa pressão (quiçá melhor? Mas aí já volta a ser palpite…).
O importante era ter-se vincado que LJ não saiu por qualquer incapacidade técnica (foram outros motivos), e que MS idem (foram também outros os motivos), e que o JJ veio para colmatar o lugar vago, preenchendo-o com qualidade pelo menos semelhante. E que a melhoria da estrutura da equipa se aperfeiçoaria, passo a passo, como temos visto, até estarmos, como hoje, na luta por tudo.
Fala-se muito em milhões gastos, mas para termos este nível de competitividade há mais tempo, quanto teríamos que ter gasto? E onde íamos buscar o dinheiro? Não há alma sportinguista nenhuma que não soubesse que havia um problema ali no centro da defesa, e outro mais crónico ainda nas laterais, entre outros, que SÓ este ano parece estar estabilizado. E alguém duvida que isso mexe no restante jogo da equipa? Essas trocas de bola no nosso sector recuado, essa tranquilidade… lembram-se como era ainda há bem poucos anos? E isso leva tempo, assim como leva tempo a descobrir alguém a 10, alguém entre linhas para apoiar Dost (… e o próprio Dost!), alternativas ao William, etc…. Alternativas “em conta”, claro, já para outros bolsos não faltam!
Eu não aceito isso do “tem que ser este ano”, não faz sentido. Faz sentido é ter que se continuar a trabalhar bem este ano, na melhoria do plantel, na criação das rotinas (os “processos” de outros tempos), na luta REAL pelos títulos em disputa. E isso está a acontecer, alguém duvida que PODEMOS ganhar qualquer das competições em que estamos? Pode não ser com “nota artística” (e às vezes reconheça-se que até é!), mas mesmo assim, porra, temos razões concretas de queixa do trabalho desta gente? Às vezes o jogo não sai tão bonito, mas não os vemos sempre empenhados, unidos, a comer a relva? Isso estava longe de ser um dado adquirido noutros tempos!
Ou seja, enquanto eu vir ali Esforço, Dedicação e Devoção, espero pacientemente pela Glória. Em nome do resto, pois é muito fácil estragar-se o bom que já está feito….
SL
26 Janeiro, 2018 at 11:39
Uma boa discussão. Cacifo style.
26 Janeiro, 2018 at 13:34
Às vezes ainda se consegue… 🙂
SL
26 Janeiro, 2018 at 11:58
“… nenhum treinador é “contratado para ganhar”, isso não existe.”
Quando dizes isto, mostras o que percebes de futebol!
O Chelsea foi buscar o Mourinho, para ganhar logo, o titulo que lhe fugia há 50 anos.
O Real foi buscar o Mourinho para ganhar, acabando com o domínio do Barcelona.
O Bayern foi buscar o Guardiola para continuar a ganhar e a ser um clube vencedor crónico!
O City foi buscar o Guardiola para ganhar!
O Inter foi buscar o Mourinho para ganhar!
O Sporting foi buscar o JJ para ganhar no imediato, como assumiu o BdC e como assumiu o próprio JJ. Houve, assumidamente da parte do BdC, uma mudança no rumo que se tinha tido nos 2 primeiros anos que foi arrumar a casa e aproximar-nos dos rivais passo a passo! Nem mesmo com o assumir disso pelo BdC tu percebes?
Não é por vires aqui debitar frases feitas, calinadas do tamanho do Universo, que estás certo e os outros errados. As coisas são o que são e não o que tu queres fazer que sejam!
26 Janeiro, 2018 at 13:28
Então: o Mourinho é bom treinador porque foi campeão pelo Chelsea, e pelo Inter, e mau porque não voltou a ganhar da segunda vez que foi contratado pelos londrinos, porque não foi bem sucedido pelo RM nem está a ser pelo Manchester?
Ou é mesmo apenas um bom treinador, ponto, e não faz sentido pedirem-se “títulos”, mas apenas bom trabalho, e esperar pelos resultados?
“Contratados para ganhar” no imediato são os Nhagas desta vida!
*nota: claro que “fazer bom trabalho” não IMPLICA não ganhar nada! Pode até bem resultar em títulos quase imediatos, como alguns dizem que LJ podia ter alcançado, MS idem (e ganhou uma Taça), e o JJ na sua primeira época!
26 Janeiro, 2018 at 12:03
Esta discussão é do calibre da falácia de que “há sportinguistas que querem ser campeões com 11 jogadores da formação”, algo que nunca, em 40 anos, ouvi alguém dizer!
O que se quer é que se aposte na prata da casa, quando tem valor, e muitas vezes tem valor, e se vá buscar o resto lá fora, de qualidade. E o que se critica é irem buscar jogadores lá fora, iguais aos que já cá temos.
O resto é uma falácia para defender pseudo argumentos de certas pessoas!
Dou mais valor a um simples “és um lampião”!
26 Janeiro, 2018 at 13:33
Aí a estatística mostra que isso tem sido, desde sempre, feito. O Sporting o maior Clube Formador de Portugal, e um dos maiores do mundo.
O que difere já é a opinião de certos acerca do valor de alguns da Formação que, no entender de quem treina com eles todos os dias, não têm a qualidade suficiente para fazer parte da equipa. E clama-se logo pela suspeita de “cessação” de aposta na Formação, ao invés de se pôr a possibilidade que, se calhar, não tem mesmo a qualidade pretendida para o lugar.
Nem tudo o que é Formação é ouro. Mas ninguém põe em causa que vai havendo muito ouro por lá, e ansiámos todos pela sua adequada prospecção!
Isso é mais uma daquelas coisas que os media fizeram muitos de nós emprenhar pelos ouvidos: “o JJ vai dar cabo da Formação do Sporting”. E conseguiram. Entre outras coisas.
Nunca subestimar Goebbels, é a lição….
26 Janeiro, 2018 at 15:18
Que nem tudo o que vem da formação vale aposta, toda a gente consegue perceber. Até o Tadeu/Trolha!!!
Mas também ninguém disse que era!
26 Janeiro, 2018 at 12:23
JVL, nenhum treinador é “contratado para ganhar”, isso não existe.
BS
Todos os treinadores são contratados para ganhar. Até o Neca, se bem que para este, o “ganhar” é aguentar-se na 1ª.
Porquê o Pep saiu de Munique? Porque não venceu a LC.
Porquê o Vitor Oliveira tem sempre emprego? Porque ganha.
A diferença que pode existir é que alguns treinadores são contratados para ganhar ao fim de x anos (e ao longo desse tempo criam um plantel, criam uma estrutura, evoluem jogadores), enquanto outros são contratados para ganhar no imediato. É aqui que entra o tal projecto, palavra que a malta gosta de usar, sem saber ao certo o que significa.
É que um projecto tem um objectivo, um prazo, e metas intermédias, normalmente servindo de aferição para a probabilidade do sucesso do mesmo.
Jorge Jesus vem para ser campeão, ponto! No fim do ano, quando fizer a sua avaliação de desempenho, bem pode vir com “fiz 90% de pontos”, “valorizei o Misic em 20M”, ou “aparecem no estádio 50K para me verem”. Continua a não cumprir o objectivo para que foi contratado, e normalmente quem não cumpre objectivos, das duas uma: ou é substituído por quem o consiga, ou então a chefia redefine os mesmos.
26 Janeiro, 2018 at 15:20
Foda-se! Como é que é difícil perceber isto?
Enfim… Há pessoal que se devia dedicar mais à culinária ou ao tricot….
26 Janeiro, 2018 at 17:45
Bem, eu que sou mais culinária e tricot, gostava mesmo assim de saber porque é que um bom treinador deixa de o ser por não alcançar determinados resultados, no prazo definido por malta ansiosa!
Ou afinal não era bom (Guardiola, Mourinho, TODOS…)?
Ou afinal os resultados são algo de previsível, e vêm de atacado com os bons “treinadores de resultados” (em que planeta)?
E, já agora, o que se faz? Substitui-se por outro treinador desses que têm resultados por atacado, mas que, como é bom de se ver pelos exemplos, tanto os podem alcançar como não o conseguir? Ou escolhe-se um numa perspectiva de “projecto”, deixando assim de se ter pressa nos resultados? E caso seja essa segunda opção, porquê não ficar logo com o que era suposto ter “resultados por atacado”, e que era bom, mas que não os conseguiu?
Tentem lá explicar isso a uma modesta mente como a minha, sff. Nem que isso implique recurso às tais Ciências Alternativas, cuja demonstração normalmente reside no “toda a gente sabe que”. É que exemplos de medidas estúpidas como esses despedimentos (Guardiola, etc…) são mais que muitos, a começar pelo nosso próprio Clube (o Robson também “não teve resultados”).
*e desdenhar de actividades como culinária e tricôt também não fica bem a ninguém….