Cherba, se fosse hoje voltavas a votar no Bruno de Carvalho?
Obviamente que sim!
Peço desculpa se comecei por aquele que poderia ser o final do post, mas creio ser importante partir desse dado. Um dado que aqui é escrito sem reservas, tal e qual o podem ler e que assenta em quase cinco anos de trabalho que está à vista de todos. É verdade que o cabrão do futebol profissional teima em ser mais pesado do que tudo o resto, mas parece-me de todo injusto olhar para esta mão cheia de tanta coisa e resumi-la a um “epá, mas no futebol…”.
Mas mesmo no futebol há muito que pode ser dito. Obviamente que não me chega uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga. Tenho saudades de ir para a rua festejar campeonatos, tenho saudades de ver o país e o mundo pintados com as nossas cores, tenho saudades de ver uma festa como não há igual. E, enquanto pai, tenho um raio de um nó na alma por não poder celebrar tudo isto com a minha filha às cavalitas, mas, dizia-vos eu, mesmo no futebol há muito que pode ser dito. Há o trabalho de chegar a um balneário em cacos, ir buscar o melhor treinador português possível, pegar na prata da casa e voltar a fazer brilhar o Leão Rampante. E voltar a fazer isso na época seguinte. E na seguinte, a tal de um campeonato de mentira fechado em malas e mails. E com todo esse trabalho, reaproximar os adeptos do estádio. É natural que estejamos saturados de esperar, mas não é menos verdade que, hoje, qualquer empate ou derrota nos incomoda ainda mais por sentirmos que a nossa equipa pode ganhar em qualquer campo, em qualquer estádio, a qualquer adversário. Isso deu trabalho, ó seu deu.
E mais trabalho deu, ainda, quando teve que ser feito contando tostões. Mérito na escolha do homem para dirigir as finanças do clube, mérito no par de colhões para bater de frente com a banca, mérito para ameaçar deitar tudo cá para fora quando hienas que ainda rondavam quiseram puxar o tapete e manietar o projecto (honra, também, às centenas de Sportinguistas que nesse dia cancelaram as suas contas no Bes). Foi nesse rugido a pés firmes que eu votei, que tu votaste, que uma maioria votou e voltou a votar. Tinha que ser assim; à bruta. Com palavras feias, sem medo de lidar com a merda de mãos nuas. Um dos nossos, no fundo, uma pedrada no charco ao nível do futebol português. Ou, melhor dizendo, um problema para o futebol português. Porque, sim, Bruno de Carvalho foi e continua a ser um problema para o futebol português onde dois corruptos viram os alicerces dos seus bairros abanarem. Pior (e mais triste), onde aqueles Sportinguistas que tratavam estes estercos como amigos viram fugir-lhe a panelinha onde esturricavam o seu clube.
Vem a reestruturação financeira, vem o regresso das modalidades históricas, o lançamento de novas, o pavilhão, as conquistas europeias, a SportingTV e tantas outras pequenas grandes conquistas que trazem de volta algo de que tinham tentado fazer-nos esquecer: o Sporting como Clube de Portugal, como clube eclético, como uma força transversal onde, sim, tem enorme peso o futebol, mas que é capaz de superá-lo. Foi sempre assim, ou quase sempre, muito por nossa culpa que deixámos que nos roubassem tanto do que nos torna únicos. Esse tanto do que nos permite passar de geração em geração uma paixão que cresce e cresce e cresce… cresce tanto que os outros sabem lá, cresce tanto que dás por ti a sorrir quando vês uma criança de três anos, camisola listada, a assistir a um jogo de ténis de mesa…
Perguntas-me tu, por esta altura, “então… porque raio é que um Presidente que vos trouxe tanto está a ameaçar demitir-se?“. Não duvido que exista um lado de saturação, não tanto pelos ataques directos, mais pelos ataques às pessoas que lhe são mais chegadas. Tem valido tudo, tanto por parte de benfica e fcporto como por parte de quem está a trabalhar na sombra e a utilizar os Madeiras Rodrigues desta vida como fantoche para ir apalpando terreno. Mas existe, também, um lado de Bruno de Carvalho que não lhe tem permitido ser um presidente tão unânime como poderia ser.
Se recuarmos a 2014, ainda a recuperação do Sporting dava os primeiros passos, encontramos um Bruno de Carvalho como capa de um livro intitulado “O Presidente Sem Medo”, algo que não fazia sentido algum ao fim de tão pouco tempo. É verdade que Bruno é um presidente moderno, disponível para selfies, pronto a dizer o que lhe vai na alma nas redes sociais, mas esse atracção pelo lado mais pop da cena tem os seus riscos. E, é minha opinião, o Presidente do Sporting perdeu a capacidade de dosear esse lado, essa vontade de estar muito próximo dos adeptos, essa vontade de que todos eles gostem dele. E reage mal quando constata que o que faz não é assim tão aceite, não é assim tão aplaudido, não provoca assim tantas gargalhadas (fazer humor não é para todos). Ele próprio já disse que aprendeu com o episódio do vídeo em que, nos ecrãs de Alvalade, anunciava que ia ser pai, numa tentativa frustrada de lançar uma campanha de marketing, mas é clara a dificuldade em lidar com o menor número de palmas. O recente discurso de abertura da AG, carregado de ironia corrosiva, é um bom exemplo do quão incomodado e irritado fica quando a reacção de apoio não surge em massa. A facilidade com que apelida sócios e adeptos de pouco inteligentes (e estou a ser simpático no termo utilizado), uma constante de cada vez que o seu discurso ou as suas ideias são questionadas, é meio caminho andado para afastá-los de si.
E neste afastamento, perde-se, inúmeras vezes, o que de bom tem sido feito. Bruno de Carvalho já devia ter percebido que a sociedade em que se move é muito mais célere em enfatizar o lado mau do que a glorificar o lado bom. Se transportarmos isso para um universo futebolístico onde ele é figura a abater, é fácil entender que Bruno não tem sabido resguardar-se com a agravante de, inúmeras vezes, tratar quem está do lado dele como inimigo ou passar uma mensagem, errada, grotesca, de que devíamos estar-lhe gratos e ao mínimo espirro somos uns ingratos. Se não fosse ele não havia clube, se não fosse ele não havia Pavilhão, se não fosse ele não havia a puta da gala que é tão puta que se dá à festa em qualquer dia.
Creio que seria fundamental Bruno de Carvalho perceber isto: nós não precisamos que ele nos diga o que fez, muito menos em tom de atirar-nos à cara. Nós sabemos, presidente! Aliás, foi por isso que votámos em si! Foi por muitas dessas conquistas fazerem parte do seu programa que o escolhemos! E tem sido com um enorme sorriso de felicidade que as temos visto passarem do papel à prática! E é por isso que comecei este texto da forma como comecei. Porque neste homem de apelido Carvalho, existe um Sportinguista do qual me orgulho, mas também existe um Sportinguista que consegue irritar-me a sério. Porque quando peso os dois lados, consigo distingui-los e continuo a ter a certeza de que estou perante a pessoa cuja obra ainda nem a meio vai. Porque nesta conjugação de Good Bruno e Bad Bruno, ainda continuo a ver My Bruno.
5 Fevereiro, 2018 at 19:03
Para já nada de jeito… O mesmo estilo de merda … “durmo com os 3 olhos fechados”?! Mas que é esta merda Presidente?
Z
5 Fevereiro, 2018 at 19:05
Não vejo nada de mal. Ele está profundamente magoado. Podemos discutir se com ou sem razão, mas é isso que se sente.
5 Fevereiro, 2018 at 19:09
Mas isto até agora serve para quê Leão Verde?
Z
5 Fevereiro, 2018 at 19:12
Vamos ver. Está a desabafar.
5 Fevereiro, 2018 at 19:26
Mas não precisa de labregar. É aqui o meu ponto de critica. Não pode valer tudo. Não apregoamos que somos diferentes dos outros?
5 Fevereiro, 2018 at 19:35
Não acho que esteja.
5 Fevereiro, 2018 at 19:36
Epá 3 olhos abertos?? Enfim. Deve ser o olho.. da mente. My bad.
5 Fevereiro, 2018 at 19:37
Fechados 🙂
5 Fevereiro, 2018 at 19:44
NFA.. obrigado. Deixei-me levar pela imagem… 🙂
5 Fevereiro, 2018 at 19:37
Não! Ja sei! É como aquele gajo do anuncio da bet.pt
5 Fevereiro, 2018 at 19:45
Sim, é isso tudo. Deixa lá que a seguir tens lá que “defenda” de olhos abertos.
5 Fevereiro, 2018 at 19:46
quem
5 Fevereiro, 2018 at 19:07
Uma piadinha… qual o problema?
5 Fevereiro, 2018 at 19:11
Sim… Tirando a parte do CL não está a adiantar muito…
5 Fevereiro, 2018 at 19:06
Votei BC três vezes e votarei uma 4ª se necessário. Para mim que já vivi os mandatos de muitos Presidentes e considero-o o melhor de todos, JR incluido. Por formação habituado a acompanhar, para além da performance desportiva a performance financeira, reconheço-lhe grandes méritos.Muita pena tenho que diminua toda essa acção meritória com um voluntarismo que o pode levar a uma vertigem alucinante e destrutiva. Uma demissão significa estender a passadeira vermelha, sim aplica-se, a uma minoria que foi arrasada por ele no único lugar onde o pode fazer, no acto eleitoral. A confirmar-se é uma atitude imperdoável. Sentir-me-ei defraudado, e estou certo que, passado o momento, ele próprio não se perdoará. Mas de arrependidos estão os cemitérios cheios.
5 Fevereiro, 2018 at 19:09
O tom agora mudou. Parece-me agora uma declaração de intenções para o que se vai seguir.
5 Fevereiro, 2018 at 19:12
“Jamais será uma brincadeira para nós”. Parece-me que é no sentido de ficar.
5 Fevereiro, 2018 at 19:12
Isto é uma palhaçada…
Z
5 Fevereiro, 2018 at 19:12
Está a queixar-se que vai ao café e os rabolhos o insultam.
5 Fevereiro, 2018 at 19:12
Tenho sérias duvidas que vá continuar…!
Posso enganar-me (e oxalá que esteja…)
SL
5 Fevereiro, 2018 at 19:13
Eu, eu, eu, eu, eu.
5 Fevereiro, 2018 at 19:15
Sim Bertopanilas, já sabemos. Os teus amigos vão para lá a seguir para sugar o que agora existe.
5 Fevereiro, 2018 at 19:17
Que amigos?
Da IURJJ?
Toma um xanax.
5 Fevereiro, 2018 at 19:18
Vai para camarote
5 Fevereiro, 2018 at 19:19
A ti já te conecemos bem “bertinho”… vá arranja outro nick…
Z
5 Fevereiro, 2018 at 19:20
Não sabes outro slogan? Ainda não to deram?
5 Fevereiro, 2018 at 19:40
Agora quando tu e os teus amigos credíveis forem para lá, ao menos não arruinem o clube tão depressa, é que para já, é só deixar a máquina oleada andar que ela produz, ao contrário dos croquetes, que só tiram.
5 Fevereiro, 2018 at 19:14
Bem, o Presidente está lançado naquele registo que me tira do sério. É aguardar.
5 Fevereiro, 2018 at 19:17
deixe lá os insultos dos rabolhos Presidente…
eu também os insulto quando os vejo no café.
5 Fevereiro, 2018 at 19:17
Alguém deu valor a passar a recita das quotas para o clube? Ninguém!
“Estão a brincar comigo”? “Estão a brincar comigo”? blah, blah… FDX esta merda serve para quê?!
Z
5 Fevereiro, 2018 at 19:25
Deixa mas é de brincar connosco! CHEGA
5 Fevereiro, 2018 at 19:19
Acabou na RTP3… uff ainda bem… Até logo!
Z
5 Fevereiro, 2018 at 19:23
TVI24 player
5 Fevereiro, 2018 at 19:23
Que merda… Estou com o Z. Fui.
5 Fevereiro, 2018 at 19:23
Nos outros canais continua…
5 Fevereiro, 2018 at 19:22
E?
5 Fevereiro, 2018 at 19:23
“Estou aqui para trabalhar.”
Isto é que se quer.
5 Fevereiro, 2018 at 19:25
Sporting TV, meus asnos
5 Fevereiro, 2018 at 19:28
Há malta no estrageiro, meu débil mental!
Z
5 Fevereiro, 2018 at 19:44
O maquinista da cp disse-me que não consegue sintonizar a Sporting TV. Por causa disso vão fazer greve e tudo.
Que se passa?
5 Fevereiro, 2018 at 19:26
Estamos na mesma, olha se o Costa ou vários outros Políticos (Lembro-me do cavaco que era gozado como senil na rádio TV etc), actores figuras politicas (Trumps e afins) se fosse passar com fulanos que lhe chamam nomes em blogues e no Facebook… É uma treta é bem verdade! Mas sim tem de relevar e quanto mais relevar menos porcarias dessas terá de aguentar. É precisamente ignorando e deixando de confrontar que se combatem estas coisas. Tendo calma e não ir por um estilo que lhe tira o exercito que tanto quer. Promovendo o menos possível a exposição pública etc.. etc.. Eu faço a minha parte e abstenho-me de comentar sempre que ele tem uma tirada que me irrita. É como diz o outro olho para o lado porque tem trabalhado bem e se acho que o trabalho é bom tenho de o aguentar. As pessoas não mudam e quando votei na última vez já foi sabendo que o Ego vinha no pacote.
5 Fevereiro, 2018 at 19:27
Bom….com.este discurso vai sair!!!!leva o jj por favor!!!
5 Fevereiro, 2018 at 19:30
O Jota tem contrato com o Sporting, não com o Bruno de Cravalho.
Sairá no final da época “n’importe quoi”. Com ou sem Bruno de Carvalho.
5 Fevereiro, 2018 at 19:29
Agora dá a entender que sai. “Deixamos o clube melhor do que quando cá chegamos”.
5 Fevereiro, 2018 at 19:32
Mesmo que saia, alguem acredita que não se recandidata?
5 Fevereiro, 2018 at 19:33
Vai sair.
5 Fevereiro, 2018 at 19:34
Diz que o método de Honda não permite que o CDD trabalhe em condições, CCD que oriundo de uma única lista.
5 Fevereiro, 2018 at 19:37
No futuro, Bertopanilas, no futuro. Ou não sabes que essas alterações só entravam em vigor nas próximas eleições?
5 Fevereiro, 2018 at 19:35
BdC totalmente desnorteado…
5 Fevereiro, 2018 at 19:36
não vai nada sair.
5 Fevereiro, 2018 at 19:38
Olha que esta parte do discurso indicia o contrário.
5 Fevereiro, 2018 at 19:37
Caramba…
Nem mesmo à espera para ver “o que isto dá…”
Há gente que não sabe fazer outra coisa…do que ofenderem-se uns aos outros…
Mas “que raio” de gente esta…
“Pensem Sporting…”
E portem-se como gente civilizada…!!
SL
6 Fevereiro, 2018 at 11:26
Comentário da semana!
SL
5 Fevereiro, 2018 at 19:37
Retrato de um homem cheio de si e com pouca humildade (eu, eu, eu, eu, eu…)
O bad está a vencer o good
5 Fevereiro, 2018 at 19:39
Repara que é ele, ele, ele, ele que é atacado. Nem sequer é o Sporting. É ele.
5 Fevereiro, 2018 at 19:46
Esse também é dos tais amigos
5 Fevereiro, 2018 at 19:40
Infelizmente isso acontece vezes de mais quando fala… e menos vezes quando faz.
Z
5 Fevereiro, 2018 at 19:42
Então mas hoje não é sobre ele? Não é para isso que o pessoal está aqui todo ligado? Não é para dar os seus inputs e a sua decisão?
5 Fevereiro, 2018 at 19:43
Mas que devolveu muito ao sporting, por vezes temos que puxar pelo nosso ego, quem nao o faz “morre”, nao sao os outros que o fazem por si, falando na vida profissional, quando se tem merito e que tem no caso de bc, faz ele muito bem, tem que mostrar o trabalho que fez, se nao fizer vai haver que o
5 Fevereiro, 2018 at 19:43
Quem o faz por si
5 Fevereiro, 2018 at 19:39
Cherba,
Não sei a evolução agora do final da tarde, ainda estou a trabalhar e sem acesso às Tvs, tentei ler o que escrevestes com a atenção possível (que não foi muita) e como é óbvio só possa estar de acordo e dizer que fossem todas assim, as criticas que fazem ao trabalho e a personalidade de BdC.
Acho um pouco injusto referires que ele reaje mal às criticas, não o problema não são as criticas mas sim os insultos, as ofensas as insinuações, sobretudo as que são feitas dentro da trincheira, é sobretudo a esses criticas com agenda e oportunistas que ele não suporta. Não quer dizer que por vezes não apanha o justo pelo pecador, de tabela.
Pelo menos essa é a minha leitura.
5 Fevereiro, 2018 at 19:40
A montanha pariu um rato.
O ego foi coçado.
Espera-se a todo o momento uma volta ao estádio.
Segue-se também uma sessão de autógrafos.
5 Fevereiro, 2018 at 19:41
Nova AG dia 17.
5 Fevereiro, 2018 at 19:45
Qual seria para si o homem do leme ? Tem a coragem de lancar um nome?
5 Fevereiro, 2018 at 19:47
Não tem autorização para falar em quem “defenda” o Sporting.
5 Fevereiro, 2018 at 19:52
Tens bom remédio croquete, AG, com o teu voto negativo.
5 Fevereiro, 2018 at 19:41
e bem merecia essa volta ao estádio…
pra mim está no pódio dos presidentes que eu conheci.
João Rocha
Sousa Cintra
Bruno Carvalho
os outros alguns já nem sei o nome.
5 Fevereiro, 2018 at 19:40
Estiveram todos reunidos, incluinod os administradores da SAD.
Assembleia Geral dia 17 na PJR
Estatutos e votação para saída dos orgãos sociais.
5 Fevereiro, 2018 at 19:41
Se algum dos pontos não for aprovado demitem-se imediatamente.
5 Fevereiro, 2018 at 19:40
Palhaçada
5 Fevereiro, 2018 at 19:41
Nova AG dia 17 no PJR. Três pontos de discussão: 1) Novos estatutos; 2) Regulamento disciplinar; 3) Continuidade dos actuais órgãos sociais.
Qualquer recusa de um destes pontos (votação abaixo de 75%) leva à queda imediata da direcção actual.
5 Fevereiro, 2018 at 19:45
Na 3.ª votação diz que tem de ter no mínimo o que teve nas eleições.
5 Fevereiro, 2018 at 19:48
Sim, foi isso.
5 Fevereiro, 2018 at 19:42
Diz que basta.