Com mais ou menos polémica, com mais ou menos empurrão, o FC Porto venceu o seu jogo em atraso (frente ao Estoril que nos derrotou) e está agora com uns confortáveis cinco pontos de distância para o segundo e terceiro classificados, que partilham posição há já duas semanas. Os homens de Ivo Vieira foram incapazes de atrasar uma força ofensiva bem executada por parte dos dragões e a verdade é que não só perderam como mereceram a derrota, fazendo o primeiro remate enquadrado aos 88 minutos de jogo.

Por princípio não parto de teorias da conspiração (como sugerir que o jogo estava comprado) e não o farei outra vez, por simples respeito a uma equipa que tem passado dificuldades e que está a provar nesta segunda volta ser muito melhor do que aquilo que espelha a tabela classificativa. O Porto ganhou e essas são as piores notícias possíveis para o Sporting, que tem agora de escalar uma montanha para conseguir aproximar-se do rival e sabe desde já que não depende apenas de si para ser campeão.

Vencer no Dragão pode vir a ser importante nas contas finais, mas está longe de ser a solução para bater um confiante FC Porto, que soube reagir demasiado bem ao desaire europeu e que aproveitou para aumentar distâncias. Pelo meio, ainda enfrentaremos os nortenhos para disputar o acesso à final do Jamor e teremos os cansativos jogos da Liga Europa (competição que cada vez mais tem de subir nas prioridades).

É óbvio que isto ainda não acabou. O título foi hipotecado na derrota frente ao Estoril mas está longe de estar entregue. Sabemos que para sonhar com o campeonato até ao último momento teremos de vencer jogo atrás de jogo, com mais ou menos sofrimento, esperar e aproveitar os deslizes, reagir às contrariedades e unirmo-nos em torno de um ideal que apesar de nos estar a fugir entre as mãos, ainda conseguimos agarras com as pontas dos dedos. O Sporting está longe de ser o favorito à vitória final, mas tem ainda 11 jogos para se superar, sabe que vai encontrar os principais rivais nesse conjunto de partidas e sabe que não há muito tempo também deixou fugir uma liderança nesta altura, para nunca mais a recuperar.

Neste momento interessa pouco que jogadores gostamos mais ou menos, porque é que foram comprados e em que condições, quem está no banco ou quem é aposta. Neste momento, todos têm de ser iguais aos nossos olhos porque a nossa felicidade em Maio depende da capacidade de união e superação de todos os atletas. Nesta altura importa pouco quem embirra com Jorge Jesus, se aplicamos o tiki-taka ou o modelo italiano. Importa apenas vencer, jogo a jogo, todos eles como se fossem autênticas finais, seja quem for o avançado ou o central ou o lateral esquerdo.

Entramos num dos momentos mais decisivos da temporada, para todas as modalidades, sabemos que a estabilidade do nosso clube depende cada vez mais do ansiado título, que parece nunca mais chegar, e que sem troféus importantes será complicado catapultar o clube para outra dimensão.

A equipa do Sporting poderá ter muitos defeitos, mas tem sabido reinventar-se, tem lutado, tem dado tudo em campo a cada partida, tem corrido atrás do prejuízo nos últimos meses e acho que falo por todos quando digo que temos um conjunto de jogadores que compreende a importância da nossa camisola, que joga por nós e que quer vencer mais que qualquer outra coisa. Se não o conseguirem, será muito mais por questões técnicas do que pela sua atitude. Essa está quase sempre como deve estar, mesmo que nada pareça sair bem.

Por tudo isto, o tempo das tochas, das forquilhas e das medições de níveis de Sporting no sangue têm de ficar para trás. Faremos as críticas quando tudo isto acabar, teremos tempo para discutir a posição do treinador, dos jogadores e da própria direção. Agora, mais que qualquer outra coisa (mais até que os benefícios aos rivais) importa o desporto puro e duro, jogado no campo e vencido com a ajuda da bancada. A União de Aço que tanto proclamamos e que nunca se sentiu entre sensibilidades leoninas esta temporada tem de passar a ser uma realidade. Só assim poderemos dormir descansados sabendo que, mais uma vez, tudo fizemos pelo Sporting campeão.

*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa