Esta semana era importante que os juniores finalmente vencessem no apuramento de campeão, principalmente numa jornada em que os principais rivais se encontravam, e assim começar a encurtar distâncias para as equipas da frente, de forma a lutar pelo bicampeonato.
A deslocação a Guimarães adivinhava-se difícil (neste momento quase todos os jogos o são) mas os três pontos eram os únicos que importavam, independentemente de sabermos estar perante um adversário de enorme valia. O jogo começou de forma perfeita para os jovens leões, aos três minutos Miguel Luís abriu a contagem (ele que deverá integrar o plantel nesta fase de apuramento de campeão) e a pressão foi tão grande que aos 14’ o Sporting voltava a marcar através de Mitrovski. Parecia ser um jogo tranquilo a partir desse momento, até porque a vantagem foi conservada até terminar a primeira parte.
No segundo tempo, e como já tinha acontecido nesta temporada, bastaram 8 minutos para que o Sporting se deixasse empatar, tendo depois de correr outra vez atrás do prejuízo. O golo da vitória chegou outra vez do pé de Mitrovski, que aos 90+1 assegurou que os três pontos não fugiam, apesar de todo o sofrimento desnecessário.
Braga e Benfica são os únicos com 6 pontos na tabela, seguidos do Leixões com 4 pontos e de Porto e Sporting, com 3 pontos cada. A próxima partida é frente ao Leixões, no dia 3 de Março, pelas 15h00, numa semana em que o Porto enfrenta o Braga, o Benfica o Vitória de Guimarães e o União de Leiria recebe o Vitória de Setúbal.
Os Juvenis garantiram praticamente o apuramento directo para a última fase da competição depois de uma goleada ao Sintrense, com Félix Correia e Varela de novo em destaque. Logo aos quatro minutos, Félix assiste de forma genial o colega Rogério Varela que assim abriu o marcador. Aos 40’ os papéis inverteram-se, Varela assistiu, Félix rematou de primeira e não deu qualquer chance de defesa ao guarda-redes. No princípio da segunda parte, a mesma história, os dois protagonistas marcaram aos 45’ e 49’ e desenharam a goleada que só estaria completa depois de novo tento de Edson Ceita e um auto-golo fruto de uma boa jogada colectiva.
A próxima partida está marcada para dia 4 de Março, pelas 11h00, frente ao Estoril Praia.
Por fim, os Iniciados deram-nos a maior alegria da semana ao golear o rival Benfica por 5-0 em casa, num jogo de sentido único e basicamente perfeito da parte dos jovens leões.
Lucas Dias, Tristan, André Gonçalves, Adriano Almeida e… o guarda-redes do Benfica, foram os marcadores de um jogo especial que contou com grandes golos (principalmente os dois primeiros) e a saudável rivalidade que se vive nestas idades. A nossa equipa provou a si própria que não é inferior a ninguém e só tem de continuar a melhorar para poder lutar pelo título que há mais tempo nos foge.
A vitória, embora expressiva, não chegou ainda para subir ao primeiro lugar da nossa série e provavelmente já não chegará. Nesta altura, o importante é construir o futuro com bases de vitória, para que consigam celebrar em Maio.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
27 Fevereiro, 2018 at 16:23
A nossa equipa de iniciados fez um belíssimo jogo e marcou uma mão cheia, mas gostaria de acrescentar aos destaques o nosso redes, o Martim Duarte, que disse presente sempre que foi chamado e transmitiu confiança acrescida à equipa
Também gostei das palavras do Pedro Coelho, no final, a colocar gelo nas emoções: «Somos exactamente os mesmos depois desta vitória e o principal objectivo é passar à próxima fase»
27 Fevereiro, 2018 at 16:34
Nos juniores está tudo em aberto e muito se vai decidir na recepção aos Rabolhos que apostam forte no titulo deste escalão este ano. Nesse jogo vamos ver se temos pernas e talento para lutar pelo bicampeonato.
Nos juvenis o foco estará na fase final. Aí logo se contam as espingardas…
O jogo dos iniciados, que vi a partir dos 4 minutos – já com 1-0! – foi uma boa vitória, que até me surpreendeu, mas não vi jogo nenhum de sentido único! Vi um jogo, na 1ª parte, bastante dividido, com oportunidades de lado a lado, e com o Sporting a conseguir fazer golos e o Benfica não. Vi uma equipa do Benfica com bons executantes, tal como o Sporting, e a jogar um futebol bastante agradável, tornando o jogo bastante interessante e disputado. Deixou de ser disputado mais para o fim, com a chegada do 4º golo – matou a tentativa de reacção do Benfica – e o golpe de misericórdia chegou com o incrível 5º golo – coitado do puto, que fica muito mal na fotografia! Aliás, até ao 3-0, até me pareceu que o Benfica estava ligeiramente por cima, na busca de reduzir o resultado para 2-1. O 3-0 foi uma forte machadada nas aspirações dos vermelhos e o 4-0 matou qualquer reacção. A partir daqui sim, o Benfica baixou os braços e o Sporting passeou em campo mas sem grandes oportunidades.
Tal como nos juvenis, é na fase final que se vão contar espingardas e ver quem tem unhas para chegar ao titulo. Esta goleada é boa para moralizar e mostra que se continua a trabalhar bem na Academia – mas é bom perceber que no Seixal já se trabalha ao mesmo nível!
27 Fevereiro, 2018 at 16:49
Epa Miguel, parecias o outro do 2:0, o resultado mais perigoso do mundo !!
27 Fevereiro, 2018 at 17:50
E o 3-0 em Atenas? Ui, ui, ui…
27 Fevereiro, 2018 at 19:33
Lourenço, tu és só parvo…
Não adianta!
27 Fevereiro, 2018 at 16:50
Parabéns aos miudos,mais um excelente fim semana.
Formaçao é o nosso adn.
27 Fevereiro, 2018 at 16:55
heish… já vais ser sovado
27 Fevereiro, 2018 at 17:24
Daqui nada ja te aparecem aqui a dizer que o nosso Adn é o ecletismo
27 Fevereiro, 2018 at 17:56
O nosso ADN, mais do que ecletismo, formação, contratação ou qualquer outra coisa, tem que de uma vez por todas passar a ser VENCER ou pelo menos lutar até ao fim por tudo aquilo em que nos metemos. Se for com muitos putos de Alcochete, melhor ainda; mas eu quero é títulos! Gosto muito dos nossos miudos, de os ver singrar e dizer “este é dos nossos”, premiando o excelente trabalho que de facto realizamos como muitíssimo poucos no mundo, mas gosto ainda mais de dizer “este ano ganhámos e fomos campeões em praticamente todas as modalidades que temos”. Esse é que tem que ser o nosso ADN: GANHAR! Enquanto defensores da formação, do ecletismo e do raio que os parta não passarem a ser defensores do SPORTING CLUBE de PORTUGAL nunca mais saímos da cepa torta.
SL
27 Fevereiro, 2018 at 18:27
Mas para ganhar temos que começar a ser corruptos,que é aquilo que fazem em Portugal todos aqueles que se
( Safam na vida) e então em jogos ainda mais, já viu que são todos os indivíduos ligados à área da construção que limpam tudo , Salvador, Filipe Vieira, Godinho. Loop
27 Fevereiro, 2018 at 19:38
discordo totalmente. Mais cedo ou mais tarde a corrupção vem à tona. Veio com os dourados, veio com voucherizados e viria connosco.
Dou muitas vezes comigo a pensar no seguinte: como é que um pai lampião explica aos seus filhos todas estas vergonhas? Eu prefiro não ter que passar por isso e festejar com real orgulho todas as nossas conquistas, sejam muitas sejam poucas.
p.s. – para que conste e felizmente, o nosso presidente continua a acreditar que pode ganhar sem entrar em esquemas. Espero que mantenha esse pensamento
27 Fevereiro, 2018 at 20:02
Espero a mesma coisa dele mesmo que demoremos mais um pouco a ganhar.
Os benfiquistas que conheço estão muito afastados do Clube. Tenho dois Irmãos benfiquistas (como penso já ter referido). Desde a altura do Vale Tudo que se desligaram do clube. Um deles chegou a ser seccionista do Rugby…
Ora bem, tal como eu estive “afastado” do Sporting no tempo do Godinho Lopes mas, até já antes a minha ligação ao Clube estava muito mais ténue do que foi no passado e daquilo que hoje é.
Tudo tem a ver com princípios e valores que queremos transmitir aos Filhos. Os meus Irmãos teriam dificuldades em levar os Filhos ao Clube hoje em dia e não levarão os Netos. Há coisas que os Clubes fazem hoje que os tornam poderosos a 50 anos de vista e há coisas que fazem hoje que poderão acabar com eles dentro de cinquenta anos.
Se não levarmos para o Sporting a nova geração (na maior parte dos casos os”vossos Filhos”, no meu caso, “os meus Netos”, de que massa associativa vai o Clube viver dentro de 25 anos, dentro de 50 anos?
Não me admiro que os sócios actuais do benfica sejam NN ou DV. Isso não me admira nada. Não são esses os valores que o benfica defendeu nos últimos 50 anos? Gamar, roubar, vencer a qualquer preço. Não pode deixar de ter reflexos.
Por isso, quando digo que hoje o benfica é um clube de malfeitores encartados, é isso que tenho em mente. Se ensinam a roubar, a agredir a mentir, a vilipendiar, que tipo de gente poderão atrair? Só ladrões, assassinos, criminosos de todos os géneros e tipos não é verdade?
27 Fevereiro, 2018 at 21:18
Mário, discordo frontalmente. o lampiões andam a mentir, roubar, vencer a qualquer preço desde a sua fundação e não apenas nos últimos 50 anos.
Nestas coisas temos de ser correctos e respeitar a verdade dos facto.
27 Fevereiro, 2018 at 22:23
Boa!!!
O benfica é uma agremiação mafiosa de malfeitores que até tem um clube de futebol!!
SL
27 Fevereiro, 2018 at 21:00
Cherba o que eu disse aqui foi dito com ironia, mas infelizmente é a verdade do que se passa na vida
27 Fevereiro, 2018 at 17:24
Importante vitória dos iniciados contra o clube que caminha a passos largos para ser o Bayern Português…
É aproveitar agora enquanto eles ainda não têm os 6 relvados a mais, a universidade e o hotel…
27 Fevereiro, 2018 at 17:36
Nada de embandeirar em arco.
Foi apenas um dia mau do Bayern Português…. que por sinal mantém a liderança:)
Mais…. o Bayern tirando os golos (que importa isso) esteve sempre melhor…..por isso quem pensar que houve atropelo está enganado e aconselho a rever o jogo 🙂
27 Fevereiro, 2018 at 19:38
Se fosses homenzinho “mandavas essa boca” no sitio certo!
O meu comentário foi que foi um jogo equilibrado e não que foi um jogo de um só sentido, como a Maria Ribeiro acha, e como o resultado pode deixar transparecer…
Só isso!
Se não percebem, fossem mais à escola…
Se foi só para mandar a boca, tudo bem!
Já percebi que já tenho aqui uma legiãozinha de haters mas é para o lado que durmo melhor…
SL
27 Fevereiro, 2018 at 20:24
Miguel,
A minha leitura: o Ricardo não te está a mandar boca nenhuma.
27 Fevereiro, 2018 at 21:19
Olha que tá!
27 Fevereiro, 2018 at 22:48
Não iogues no euromilhoes pois está mais que visto que és mau a dar palpites:)
27 Fevereiro, 2018 at 23:10
Enquanto não houver multa para os palpites, eles vão saindo ao contrario do euromilhões em que raramente sai algo.
PS: Desculpa, não faço ideia do que se passa e por isso estava a leste se havia boca ou não, mas já percebi que não 🙂
Um palpite parvo!
Fiquem bem
27 Fevereiro, 2018 at 23:53
🙂
27 Fevereiro, 2018 at 23:07
Está a mim e há Leoa de Torres…
Mas tudo bem!
Quando o clube de haters tiver um número que me agrade começo a cobrar quotas!
27 Fevereiro, 2018 at 22:46
Jovem quando eu te quero “mandar bocas” mando, tal como o fiz em resposta directa às tuas teorias de desculpabilizacao do porto na Europa.
Por isso faz-se homenzinho e vê se entendes que a Terra gira à volta do Sol é não do Miguel.
27 Fevereiro, 2018 at 22:49
* faz-te homenzinho
27 Fevereiro, 2018 at 23:10
Portanto, deixa lá ver se percebi, tu não mandaste nenhuma boca para mim, é isso?
Nem para a Leoa de Torres?
Só te apeteceu gozar com a cena do Bayern – que só por acaso estava num comentário dela – e com a cena dos golos nem interessarem porque eu disse que o jogo estava a ser equilibrado…
Enfim!
27 Fevereiro, 2018 at 23:20
Quem gozou com a cena do Bayern fui eu. Como gozei no post dela. Como hei-de gozar sempre que me apetecer. Basta lembrar-me disso.
Era só o que faltava o gajo que passa o dia todo a malhar no Sporting vir agora dizer com o quê e onde é que eu posso gozar…
Continua lá a defender o porco e o Bayern português e a malhar no Sporting que é para isso que cá estás…
27 Fevereiro, 2018 at 23:41
E eu fui à boleia do Tiago e ironizou essa teoria do Bayern de Benfica.
Por isso para tu Miguel perceberes bem vou voltar a repetir.
Eu quando quiser mandar-te uma boca a ti ou outra pessoa qualquer mando.
Por isso faz-te homenzinho e aprende de uma vez por todas que a Terra gira à volta do sol
27 Fevereiro, 2018 at 23:49
Não se levem tao a sério.
Ja bastam os ursos e a Bófia.
27 Fevereiro, 2018 at 17:38
Acho que só podem lá pôr um hotel depois de terem lá quatro casas verdes.
27 Fevereiro, 2018 at 18:26
E precisam de ter o bairro
27 Fevereiro, 2018 at 18:36
Mega LOL !!!
27 Fevereiro, 2018 at 18:36
LOL !
27 Fevereiro, 2018 at 18:47
Já devias saber que as regras não se aplicam ao orelhas… 😀
27 Fevereiro, 2018 at 18:18
Não resisti a comentar e coloco o que escrevi na altura em que o jogo decorria:
“Belo gesto no hóquei em patins.
Quanto à excelente exibição dos iniciados, a responderem espectacularmente ao 0-2 da primeira volta, todos estaremos satisfeitos mas a Maria Ribeiro… imagino!
Curioso para ler a sua crónica de terça-feira.
O nosso guarda-redes com decisiva importância no desfecho até agora.
P.S. – O senhor Toni devia deixar em casa os seus “toma”!
P.S. que alguém se permitiu contestar, como se a atitude do referido senhor fosse louvável…
27 Fevereiro, 2018 at 19:04
Só não fiquei mais feliz porque, de facto, é frustrante ter a mesma qualidade e saber que a vitória não chegava para o objectivo. Mas espero que no apuramento sejamos mais capazes
27 Fevereiro, 2018 at 20:05
Louvável ou não, é natural e justo que a tenha. Todos estamos saturados da lampionagem e na oportunidade… é dar-lhes com sabor a cacetada.
28 Fevereiro, 2018 at 8:24
Pois é, senhor Mário Túlio, depois arrogam-se da “diferença”…
Conveniente é agradar às massas…
Felizmente pratiquei desporto. Com valores. Devo-os aos meus humildes pais e ao… Sporting.
Não estará, não duvide, mais farto da lampionagem do que eu.
A minha sanha contra eles, vem desde os tempos em que um grupo de energúmenos lamps, aquando da primeira vitória na taça dos campeões, irrompeu pela nossa sede no Passadiço e agiu como um bando de malfeitores, destruindo os belos vasos brancos da entrada e o mais que encontraram. Eu estava lá com o meu saudoso pai…
Tinha 13 anos. Marcou-me, não duvide… não é de agora…
Se tiver dúvidas, informe-se sobre a ocorrência.