Fiz este exercício, para muitos certamente absurdo, para incentivar a discussão do futebol português profissional e o seu futuro. Gostaria que olhassem para estas propostas como ideias e não conceitos herméticos.

Entendo que, cada vez mais, a competitividade do nosso campeonato está comprometida, sendo o fosso entre os 3 grandes, Uefeiros e equipas que lutam pela manutenção, assustadoramente maior.

E o culpado disto tudo e como em muitas coisas da vida, é o dinheiro ou a falta dele.

Os 3 grandes, têm receitas e orçamentos bastante conhecidos de todos e que, melhor ou pior geridos, distanciam-se abissalmente de todos os outros participantes.

E é aqui que considero que a Liga deve ter um papel determinante, no potenciamento do campeonato, dos participantes e no espetáculo em si.

A liga tem de aumentar a notoriedade do nosso campeonato em Portugal e no Estrangeiro, para o efeito, elenco uma série de medidas que entendo como essenciais:

· Regra dos 2/3.

o Todos os clubes da Primeira Liga, têm a obrigação de ter 2/3 de ocupação dos estádios, em 2/3 dos jogos.

§ O não cumprimento desta regra implica a perda de pontos no fim do campeonato;

o Os clubes que entendam que não têm capacidade de ocupar 2/3 do estádio, deverão anunciá-lo e reduzir a capacidade do estádio de forma garantir que atingem a regra obrigatória, bem como, ocupar a bancada filmada durante as transmissões televisivas, em pelo menos 2/3.

§ O não cumprimento desta regra implica a perda de pontos.

o Os clubes têm de procurar ativamente e dinamizar junto das suas comunidades, cidade e vilas, soluções para ocupar os seus estádios, através da redução de preços, gratuitidade, convites, etc.

o Esta medida, visa essencialmente, a criação de uma perceção de uma dinâmica de sucesso, de uma liga competitiva e melhorar as condições contratuais junto dos patrocinadores.

· Direitos televisivos negociados centralmente e distribuídos através de um Market Pool, à semelhança da Liga Inglesa.

o os 3 Grandes garantiram cerca de 150M€ ano em direitos de TV, divididos por 18 equipas, dariam 8M€ por clube.

§ A Liga deveria procurar revogar esses contractos, no limite, retirando o acesso aos 3 grandes, às competições que organiza.

§ Clubes que invistam o rendimento dos direitos TV em melhorias de estádios e infraestruturas receberiam uma majoração no ano seguinte

§ Clubes que invistam na contratação de jogadores, através dos rendimentos de direitos TV, sofrem uma diminuição no ano seguinte.

§ Criação de Fundo para o patrocínio de equipas que sobem de escalão.

· Criação e produção de um Magazine Televisivo semanal, com duração de 1 hora de carácter positivo, imparcial e dinâmico, onde mostra o jogador da semana, resumos, entrevistas, golos, equipas, lances, balneários, as cidades dos clubes e adeptos. Magazine para ser difundido em Portugal, PALOP e canais dedicados às comunidades emigrantes (à semelhança da Liga Inglesa)

· Sorteio de Árbitros

· Adoção da Tecnologia da linha de golo

· VAR

o Fiscal de Linha deve permitir jogar em situações limite de fora de jogo, o VAR validará ou não a jogada.

o A consulta das imagens de jogo não deve ser obrigatória, os Árbitros na Cidade do Futebol, deverão ter a competência e autoridade para indicar uma análise ou decisão ao árbitro principal.

· Equipas B fora da II Liga, criação de dois campeonatos nacionais de reservas, um da Primeira e outro da Segunda Liga.

o Jogos com sorteios e sequências iguais aos campeonatos principais.

o Fim de empréstimos de Jogadores entre equipas da mesma Liga.

§ Limite de 60 Jogadores Seniores por clube, com rotação livre entre campeonato de reservas e campeonato principal, respeitando as regras de descanso de 72 horas.

· Taça da Liga – Vencedor deverá ter acesso a prova da UEFA, Europa League


ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tomáš Skuhravý

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]