Quem o diz é Carlitos, que ajudou a conquistar a Taça CERS e terminou a carreira de verde e branco, depois de ter capitaneado o fcPorto e jogado no benfica, clube do qual é adepto confesso.
[…] Quando ganhei a Taça CERS pelo Sporting, meti os patins em cima da mesa e saí. E o Sporting não ganhava títulos há uma data de anos. Só que montou-se um grupo de amigos, todos do FC Porto. Um era médico, outro era professor de educação física, um era fisioterapeuta e tal. Formou-se uma equipa engraçada e o nosso objectivo era treinar defensivamente: marcávamos o golinho e encostávamos. Quando tentámos jogar de igual para igual, levámos dez na Luz e mais dez no Dragão. O Bruno de Carvalho queria matar-nos. E eu disse-lhe ‘então mas você é maluco? A gente treina em Mafra e…’
O Sporting treinava em Mafra?
Sim, no Pavilhão Livramento.
Todos os dias?
Sim. Agora vê, todos nós tínhamos uma profissão e, à tarde ou à noite, íamos treinar para Mafra.
Bem, dedicação mesmo.
Pois é, amigo. Isso mesmo. E o pessoal chateado porque perdemos com Benficas e Porto. Quer dizer.
Mas então e o Bruno de Carvalho?
Disse-lhe ‘epá, já tive experiências de clubes assim; o Sporting que nos arranje uma carrinha e nós vamos todos juntos’.
Antes era como?
Cada um ia no seu carro.
C’um caneco. O Sporting deu-vos a carrinha?
Ya. Encontrávamo-nos em Alvalade e lá íamos para Mafra.
Quem conduzia?
Eu. Sempre por paranóia, sabes porquê?
Estou curioso.
Nos tempos do Benfica, quando jogávamos no Norte, o autocarro era da Barraqueiro e sabia lá quem conduzia. Então fazia por estar sempre ao lado dos condutores. Sempre. No Sporting, assumi esse papel. Até porque tive uma experiência tramada em Angola, quando fomos jogar a Benguela.
Conta aí.
Saímos de Luanda e a viagem era de nove horas. O condutor era chinês e ia assim [Carlitos entorta-se todo na cadeira] e os cabrões da minha equipa iam todos bêbedos la atrás. Isto tudo na estrada da Barra do Kwanza, só com carros todos partidos à berma. Acredita, sou um gajo muito mais feliz desde que deixei a alta competição.
Ahahahah, imagino.
Era um stress do caraças. A minha mulher, coitada. Sugeria-me um cinema à 6.ª feira à noite e eu recusava por causa do jogo do dia seguinte. Não queria sair de casa, só a pensar no jogo.
Acabaste a beleza, com a conquista da Taça CERS. Foi final four?
Ya, em Igualada. Ganhámos ao Igualada com golo de ouro na ½ final e depois vencemos ao Reus, nos penáltis.
Golo de ouro e penáltis é dose.
Uma coisa do outro mundo.
Que tal o ambiente?
Fantástico. O Bruno de Carvalho não viajava connosco para a final four, até porque a equipa do futsal também está na final four europeia, no Pavilhão Atlântico. Ele só aparece na final e isso deu-nos força. Ele acreditava que íamos ganhar.
Mas vocês sabiam que ele ia?
Nada, foi surpresa. Jesus, e o que ele fumava? Estava sempre connosco a fumar, a fumar, a fumar. ‘Ò Carlitos, tens que me dar dos teus cigarros’. Eu só lhe dizia para comer alguma coisa no meio de tanto fumo.
E mais?
O gajo é uma figura. Aparecia nos nossos treinos às duas da tarde, pegava no stick e ia para dentro de campo. Ou era assim ou eram ataques de fúria, como no dia em que perdemos a final da Taça de Portugal para o Benfica [3-0]. Não nos deixou receber as medalhas de vice-campeões.
Isso é antes ou depois da final da Taça CERS?
Antes, é antes.
Imagino-o no final do jogo da Taça CERS.
Ao intervalo, o treinador nem deu a táctica. O Bruno abre a porta, mete a cabeça e diz-nos ‘epá, estamos empatados, vocês não querem cinco mil euros de prémio para cada um?’ E sai de cena, sempre de cigarro em punho. No final, ele desmaiou uma ou duas vezes no balneário. Quando acordava, dizia-nos ‘o meu Sporting não ganhava nada há uma data de anos, agora vocês são imortais’. O gajo estava maluco. Outra, ele ia connosco no autocarro. Até aqui, tudo bem. Mas ia onde? Onde é que o Mourinho vai no autocarro da equipa? À frente, certo? O gajo ia lá atrás, com todos nós, a dizer-nos ‘vocês têm que ganhar’, fosse quem fosse o adversário. Sou benfiquista, já disse e repito-me. Mas o gajo foi o melhor presidente que apanhei. No Benfica, quando o Luís Filipe Vieira ia ver os nosso jogos, entrava no balneário e cumprimentava-nos assim [Carlitos faz um ar de desentendido]. Ele não sabia quem nós éramos nem outras figuras das modalidades, como o João Matos e o Pedro Cary, do futsal, ou o Candeias, do andebol. Nesse aspecto, o Bruno é mais presidente. Se bem que tenha as suas coisas.
Quais?
A gente perdia e ele dizia-nos na brincadeira: ‘Vou-vos ao ordenado a todos’. E eu ‘ò presidente, isto tudo junto é um ano do Gelson, porque é que está a mandar vir connosco? Acha que fizemos de propósito, acha que não queríamos ganhar?’. Havia mais. Então a gente jogava com os nossos sticks. Uma vez, disse-lhe isso e ele ficou a olhar para mim. ‘Mas vocês não têm sticks’. ‘Temos, presidente, o meu stick, enviado pelo meu patrocinador. Tal como o João Pinto tem o do seu patrocinador e tal e tal.’ Nisso, foi bom haver abertura para meter o dedo na ferida e dialogar.
5 Março, 2018 at 14:56
Desculpem o off mas é importante, divulgar ao máximo
Nuno Saraiva SCP
1 h ·
Basta uma pequena pesquisa na internet para encontrarmos notícia de idosas detidas nas cadeias portuguesas pelos mais diversos crimes. Burlas, pequenos furtos como por exemplo um gel de banho num supermercado, associação criminosa (cheira-me a rede de tráfico de remédios para o coração ou de gotas para as cataratas) e afins. A ameaça à sociedade e à segurança pública que estas septuagenárias e octogenárias representam é óbvio e manifesto.
Já um suspeito de homicídio com requintes de ódio e malvadez é para libertar e aguardar em casa que o julgamento se faça. É isto a Justiça em Portugal, forte com os fracos e fraca com os fortes.
O alegado assassino de Marco Ficini – membro da claque No Name Boys que, como todos sabem, não existe –, que beneficia do patrocínio de um dos mais caros advogados criminais do país – resta saber se quem está a pagar a fatura dos seus serviços não é a mesma entidade que diz que “nunca sube que o benfica tinha claques” –, foi libertado por razões de natureza burocrática. Isto é, tendo-se esgotado o prazo de prisão preventiva sem que tenha sido proferida decisão instrutória, o suspeito estará de pantufas a aguardar que a Justiça funcione. Isto é um escândalo e uma vergonha só verificável em países de terceiro mundo.
Não estão, obviamente, em causa as garantias de que todos devemos beneficiar num Estado de Direito como é o nosso. Mas o que revolta e indigna neste caso é sabermos que a pirâmide das prioridades do Estado está invertida.
Sem prejuízo do pilar fundamental que é a presunção de inocência, um crime de sangue e de ódio – Marco Ficini foi morto porque era do Sporting CP –, é um crime de sangue e um crime de ódio, por isso, não pode ser tratado como se de um furto de gel de banho se tratasse. Por respeito à memória das vítimas, por respeito às famílias das vítimas e por respeito à vida humana. E, tão importante como as razões anteriores, é o alarme social que esta decisão provoca que é manifesto, e que a Justiça tem que ter em conta, mesmo sabendo que estamos perante uma medida de coação e não uma pena.
Mas que exemplo é este que nos está a ser dado? Que paradigma está a ser sugerido aos milhares de elementos que integram as claques? Pode, em Portugal, chegar-se ao cúmulo de matar, de ser cometido um crime de ódio contra alguém que não se conhece pelo simples facto de se tratar de um adepto de um clube rival e, por questões burocráticas, ficar-se em liberdade? Pode isto acontecer? Claro que sim, está a acontecer. E este é o maior sinal de impunidade, de desnorte e de falta de critérios e valores que podem ser dados.
Confiamos na Justiça? Claro que sim, até porque no dia em que deixarmos de confiar mergulhamos na anarquia absoluta. Mas só podemos respeitar a Justiça se ela própria se der ao respeito. E, no caso do assassinato de Marco Ficini, como em tantos outros, é a Justiça quem se está a pôr a jeito.
5 Março, 2018 at 15:05
É mesmo para divulgar ao máximo!!
Curioso que nestas “merdas”….não ouvimos uma palavra do Sr. Presidente da Republica que está sempre pronto a opinar sobre tudo….
E curioso também a forma como a comunicação social tratou o “cântico” da claques (aquilo que não existe) desse clube corrupto….no recente derby de futsal.
“Deixa morrer”….. quando uma atleta do Sporting estava no chão, tendo prontamente sido assistida pela capitã do benfica (que é médica de profissão).
Bem sei que o cantico foi apenas por parte de alguns energumeros e não de toda a assistência, mas na época passada em andebol no dragão caixa o cantico referente à chapecoense…. não foi “igual”?
E como foi o tratamento da comunicação social:
“Ai quem me dera ….” dragão caixa —> abertura de telejornal…. e noticiado em tudo o que é sitio.
“Deixa morrer”….. no galinheiro —> Silencio absoluto!!!
Isto também deveria ser focado pelo Saraiva!
5 Março, 2018 at 15:11
Completamente de acordo.
Com o Saraiva e com o seu comentário, Ricardo.
Não me apercebi do “Deixa morrer”, pois vi o jogo com o som a zero.
MISERÁVEIS!
5 Março, 2018 at 15:14
Outro aqui.
5 Março, 2018 at 15:24
Mas onde está esse video ?Era bom que se partilhasse esse video aqui para o podermos partilhar o mais possível .
SL
5 Março, 2018 at 17:04
está aqui
https://www.facebook.com/PasquimDoQuimTonho/videos/1988915314482151/?hc_ref=ARSjDVWx6juljLUp4VuM-2AijPOiX0kkDvh27bXZ_7I1UV0NL2apuacd5wenymXoE-w&fref=nf
5 Março, 2018 at 17:25
Não são canticos…. mas aqui fica claro a “abertura” de pernas do maritimo
O gajo do maritimo até troca de pés intencionalmente….
http://www.forumscp.com/index.php?topic=67672.200
……………
E no futsal conseguiram a proeza de ganhar 4-3 ao Porto Salvo….. com um auto-golo ridiculo de ex-jogador (Ré) do benfica….
Há coisas fantásticas….
5 Março, 2018 at 16:43
Este deve ser a segunda vez do dia que o Tag bate certo! 😉
Eu espero que eles continuem a ser os RFDP que são. Que continuem os cânticos e as manifestações lampionicas. Algum dia a CS perderá a vergonha ou a… Avença! E aí sim, serão julgados pelas massas.
Até lá, quem sabe o que são, não tem dúvidas do veredicto.
5 Março, 2018 at 16:01
Fiquei atónito quando vi a notícia. Mais uma vergonha para a ‘justiça ‘ portuguesa.
5 Março, 2018 at 14:58
Este é o presidente que eu adoro! O que está sempre ali, o que vive o jogo com uma paixão igual à minha! O que parece que está em todo o lado.
Eu quero o presidente no banco, eu quero o presidente presente, eu quero o presidente que não aceita um trabalho medíocre como inevitável…no limite com alguns abusos a apertar com os jogadores. Causa-me alguma impressão a sensação de que o presidente se afastou do futebol do Sporting…
No final deste ano o presidente tem uma decisão para tomar. Quer ser este presidente também no futebol ou vai continuar a mudar.
5 Março, 2018 at 15:12
Vou aproveitar o teu post e dar o meu “palpite”
Contexto no inicio desta época
…. JJ tinha mais 2 anos de contrato e levava 2 anos de “serviço”….
…… Fez 1ª época onde só não fomos Campeões porque não nos deixaram…. e uma má 2º época dando “alguns sinais” preocupantes para o futuro … em termos de identificação com o Sporting e Gestão do Plantel…
No inicio desta época o Presidente adoptou a seguinte postura:
—> Vou fazer as vontades todas ao JJ…..salvaguardando o o futuro dos putos “emprestados”. Mesmo Iuri… a meio da época emprestado…com uma clausula “alta” para provar em 4/5 meses….
–> No final da época faz o balanço….. mas não deixa qualquer margem para o JJ se queixar do Presidente….. e por iisso será naturalmente responsabilizado.
–> Acho que JJ só continua se ganharmos a Liga Europa (muitissmo complicado!!) e ficarmos em 2º lugar. Qualquer outro cenário…. porta da rua 🙂
5 Março, 2018 at 15:19
Eu acho que o JJ não fica…nem que ganhe a Liga Europa…nem que ganhe miraculosamente o campeonato.
Acho que o ciclo dele termina este ano e que para o próximo ano teremos de ter (em qualquer dos casos) um Sporting diferente e de volta a um projecto inicial, maior do que ganhar no próprio ano. Justificou-se esta aposta nestes 3 anos, acho que no final do 3º ano será tempo de voltar ás bases. Traços gerais é isto…não vou andar a repetir isto até à exaustão e enquanto for o treinador do Sporting terá o meu apoio e compreensão. E espero que tenha toda a sorte do mundo e quem sabe que ganhe tudo! Mas seja como for, espero que no próximo ano não o seja. E acho que o presidente dá vários sinais nesse sentido, sendo que este afastamento eu interpreto como um deles, como dizes…
5 Março, 2018 at 15:20
“Acho que o ciclo dele termina este ano e que para o próximo ano teremos de ter (em qualquer dos casos) um Sporting diferente e de volta a um projecto inicial, maior do que ganhar no próprio ano”
Isto. Ta aqui um bom resumo
5 Março, 2018 at 18:49
Entretanto ja o Daniel Oliveira respondeu ao Otario Ribeiro
“Aqueles que nos bairros mais pobres chegam, pelo seu talento, contra todas as probabilidades e sem passarem por cima dos direitos dos outros, onde chegou Gelson é que podem explicar a Octávio Ribeiro que não é preciso viver como um abutre para conseguir voar mais alto.”
5 Março, 2018 at 19:04
Isto é so uma parte do artigo
5 Março, 2018 at 19:17
tenho de ler, tens o link?
5 Março, 2018 at 19:25
http://expresso.sapo.pt/blogues/opiniao_daniel_oliveira_antes_pelo_contrario/2018-03-05-A-licao-do-abutre
5 Março, 2018 at 22:31
obrigado
5 Março, 2018 at 19:55
Já ontem tinha destacado esta parte.
Apenas uma observação: a maior parte das críticas aqui dirigidas ao BdC, têm a ver com a comunicação que é péssima e todos – ou a maioria – estão de acordo, e nunca porque sente o Clube.
Sim, por vezes convém ter uma postura um pouco mais polida mas desde quando ser polido é não defender o Clube? Ou quando se é bem educado, apunhala-se o Clube? Como os croquettes eram uns “não me toques”, o antídoto é ser o oposto e quanto mais boçal melhor?
5 Março, 2018 at 21:38
Sim
6 Março, 2018 at 0:49
Sim, claro.
SL
6 Março, 2018 at 0:41
O Penta-arguido-vieira é primeiro ministro (pelo menos do estado lampiâmico) o Carlitos estava à espera de quê? Que um filho de puta tão importante como sua excelência que vê os processos-crimes nos quais é arguido serem julgados no Supremo Tribunal de Justiça, soubesse os nomes dos jogadores que não dão comissão nem na compra nem na venda?
21 Junho, 2019 at 15:16
E por isso será expulso daqui a dias! Bravo!