O Sporting podia ter arrumado a eliminatória frente ao Viktoria Plzeň, mas a vantagem de dois golos dá segurança na viagem à República Checa. Montero bisou e respondeu na perfeição ao facto de ser o único avançado disponível, Bruno Fernandes e William abriram o livro, Mathieu e Coentrão foram a alma de uma equipa à procura de ser feliz (como Bryan Ruiz)
«O Sporting podia ter marcado mais dois ou três golos…». As palavras são de Pavel Vrba, treinador do Plzen, que com ar de poucos amigos acrescentava que a vitória leonina era inquestionável. E foi. Ou, se preferirem, tudo o que o desanimado checo afirmou bateu certo com o que e viu em campo, mesmo que o Sporting tenha sido muito mais entusiasmante no segundo tempo do que no primeiro.
Gelson ameaçou marcar pela primeira vez aos 8 minutos. Acuña cruza rasteiro, da esquerda, e o extremo antecipa-se ao desgraçado do Limbersky (que pena ter visto amarelo e não jogar) que, ainda assim, conseguiu fazer figura de corpo presente e importunar a emenda já na pequena área. Mais flagrante, ainda, quando, aproveitando um livre marcado rapidamente, Bryan Ruiz surge solto e remata cruzado para uma defesa com o pé do guarda-redes. E pouco depois, aos vinte e dois, Acuña ensaia um golaço de fora da área, mas a bola, em arco, beija a barra da baliza.
Mesmo sem acelerar e frente a uma equipa que não hesitava em dar porrada (14 faltas em 90 minutos, pelo menos metade para amarelo), ia justificando a vantagem e não dando espaço a que o adversário criasse perigo. E numa dessa vezes que chega à área checa, Montero é varrido por Hubnik, capitão de equipa e da rudeza, com os 1324 árbitros que a UEFA coloca em campo a não verem algo que seria limpinho com o VAR (ou não…, dirá qualquer Leão). Mas Montero havia de vingar-se, já nos descontos da primeira parte e de Bruno Fernandes ter tido nos pés duas bolas que podiam dar golo: jogada de futebol de praia em pleno relvado de Alvalade: Coentrão corta a bola cá atrás, vai por ali fora, mete em Bryan, este pica por cima da defesa, Coentrão saca um movimento de moinho, Montero recebe no peito e enxovalha o guarda-redes. Fantástico!
E se era fantástico marcar antes de um chá quente no balneário, ainda mais fantástico foi voltar a marcar logo no arranque do segundo tempo. Acuña ganha a uma bola, mete em Bruno Fernandes e este desmarca Fredy Montero, que não pensa duas vezes antes de puxar para a canhota e voltar a facturar!
O Sporting arrancava para um período de total domínio, com o adversário completamente desorientado e à beira de um KO (ou técnico ou total, logo se veria). Destaque para aquela fantástica jogada de contra-ataque, com William a ganhar a bola ainda na área leonina, a arrancar em modo Tartaruga Ninja por entre todos os checos que lhe apareciam pelo caminho, a meter em Montero que a meteu em Bruno Fernandes e este a “matar” o defesa (bola por um lado, o craque pelo outro), metendo a quinta velocidade e só parando para a bomba que valeu uma bela defesa a Hruska.
Isto foi aos 67, o ritmo abrandaria, o Plzen apareceria e teria dois cruzamentos perigosos para a área que recordaram a todos que não há margem para relaxamentos a este nível, e seria já no final da partida que surge nova monstruosa oportunidade, novamente em contra-ataque, novamente numa bola recuperada cá bem atrás, desta vez com Rúben Ribeiro, fresquinho, a arrancar por ali fora e a ver o tgv Mathieu a galgar metros e metros de relva, qual jogador de futebol americano; a bola é bem metida, mas o francês falharia o carimbo da eliminatória na cara do guarda-redes.
9 Março, 2018 at 12:47
Fica a questão: Sera que fui o único a ver que, aos poucos, estamos a voltar a ter Bryan?
9 Março, 2018 at 12:52
Não foste, fez um bom jogo, sobretudo no processo defensivo.
9 Março, 2018 at 13:20
O que jogaria Geraldes com jogos atrás de jogos nas pernas?
Vale a pena 2 milhões brutos para umas pinceladas de futebol perfumado? Tem sido útil, mas para o actual nível do plantel (e das promessas cujo futuro adiamos quando brincando aos RR’s desta vida) é caro e com um custo de oportunidade alto, para jogar… A espaços.
9 Março, 2018 at 14:00
Isso tudo!!!
E acrescento…
Nem JJ nem Bruno de Carvalho “acreditam” no Bryan.
Se de facto acreditassem…. já teriam renovado o contrato ao Bryan. É que convem não esquecer que acaba contrato no final desta época.
9 Março, 2018 at 14:53
Totalmente de acordo. Gosto muito do Bryan mas para dar isto, preferia ter o Xico.
9 Março, 2018 at 15:19
Bryan sai no fnal da época.
Abre espaço a Matheus e Geraldes, que lhes corra bem a pré-época.
9 Março, 2018 at 17:24
nunca irá chegar ao 1,82cm …por mais que jogue. POr um lado.
Por outro…tem lá o Gelson! 😉
9 Março, 2018 at 13:31
Não só não foste o único como desapareceram muitos dos argumentos contra aqui no tasco.
Coincidências.
Isso e os pouco mais de 300 comentários no post do jogo.
9 Março, 2018 at 14:25
só as ausências de parte dos fiscais fazem com que desçam para metade…
9 Março, 2018 at 12:48
Gostos à parte, quando um avançado diz presente desta forma, não há nada a apontar.
Foi um bom jogo do Fredy no capitulo da finalização e nós precisamos deste Fredy, aquele jogador que aparece em momentos decisivos, motivado e com pé quente, pois há ainda muito por conquistar.
Difícil dizer algo sobre o jogão do Bruno Fernandes que não seja novidade nenhuma, por isso, desejo só que no final da época, depois de conquistados os nossos objectivos, lhe dê uma daquelas caganeiras épicas de deixar um gajo agarrado ao Trono de Louça de forma a que não esteja em condições de ir ao Mundial.
9 Março, 2018 at 14:03
Bruno Fernandes já é Top!
Gosto muito do Gelson, do Rui, do William, do Bas, do Mathieu….. mas na minha opinião o Unico jogador que temos que é realmente de Top chama-se Bruno Fernandes!
Quando falo em jogador de Top falo em jogador para aquela meia-duzia de equipas que no inicio da época assumem como um dos objectivos….Ganhar a Champions!!
Bruno…. joga…faz jogar…. é importante do processo defensivo … remata bem… é TOP!
9 Março, 2018 at 14:23
Claramente é um jogador que está destinado a voos muito mais altos, o campeonato português é pequeno demais para ele…encaixava que nem uma luva no City, principalmente como alternativa ao David Silva.
9 Março, 2018 at 12:59
Li numa entrevista no Observador uma entrevista com Mihuel Sousa Tavares
A unica coisa que alguma vez “achei ele ter dito capaz…!”
“… Não gosta do Casillas?
Gosto dele, tirando o facto de que ele não sabe sair a cruzamentos.
O Porto devia ter um grande guarda-redes, um Rui Patrício….”
E esta heim…?
“Será que estava com os copos…?”
(nem sei se o homem bebe…)
SL
9 Março, 2018 at 13:02
“(nem sei se o homem bebe…)”, ahahahah
Está boa Max! Ele é o melhor amigo do alcool!
SL
9 Março, 2018 at 13:09
Eu desconfiava não tanto pela imagem…mas mais pela palavra…
Uma excepção em que uma palavra…vale mais que uma imagem… 🙂
Abr e SL
9 Março, 2018 at 13:09
O Pai deles era Sportinguista, sobrou ali qualquer coisa no ADN do rapaz.
SL
9 Março, 2018 at 18:46
Não, não sobrou, o gajo odiava o pai e ao SCP tem o mesmo ódio….poucas pessoas em PT me metem mais nojo que ele…é desonesto intelectualmente, cada vez que escreve sobre o SCP, até se cospe todo, inventa lances e “factos” e escreve-os como se fossem realidades (e desde que o BdC lhe deu para trás naquele diferendo com o PC, piorou….)
Aliás ele vai ao mesmo centro de fisioterapia (deve ter batido com a cabeça depois da coparia) que eu (horario diferente) e a seguir ao jogo do liverpool, andei por lá a espalhar aquele artigo dele do “tenho a certeza que não levamos 5” pelos terapeutas todos, para ver se algum lhe esfregava aquilo na fuça….
9 Março, 2018 at 13:18
Bebe e não é pouco, Sr. Max!
9 Março, 2018 at 13:07
Uma noticia triste. embora esperada…
Morreu Daniel Raimundo…
Aquele sportinguista com doença terminal que hà tempos deu o ” pontapé de saída” em Alvalade…
Que Descanse em Paz…
SL
9 Março, 2018 at 13:59
O mister do café só não descobre quem comeu o pacote da Magda… Fora isso…
😀
9 Março, 2018 at 14:14
Li tão rápido, que entendi Maria
9 Março, 2018 at 14:59
Está no segredo do deuses qual era a bolacha.
Mas acredito que se fosse um pacote da maria ainda hj lá estava e esta conversa nem tinha razão de ser.
É que há coisas que não puxa… Nem pela pátria amada…
9 Março, 2018 at 14:27
Como disse ontem, jogo tranquilo. Controlámos sempre o jogo, fomos criando chances de golo de forma consistente mas sem grandes riscos e grandes correrias. É assim que se joga nas taças e a equipa pareceu compreender isso na perfeição!
Foi pena não termos marcado mais 1 que matava já a eliminatória. Assim temos de ir na mesma com tudo para lá. E fazer o mesmo. Controlar o jogo e ir espreitando as oportunidades. Punha uma equipa consistente mas com mais velocidade na frente. Depende de quem estiver disponível e de como sair a equipa fisicamente de Chaves. Chaves vai ser uma batalha dura. Antevemos um batatal mas o Chaves é uma equipa macia e por isso também vai ter dificuldades. Esperemos que o Dost esteja pronto porque para este tipo de jogo ele é critico. E já não teremos Bruno Fernandes…
9 Março, 2018 at 15:07
Nao percebo porque não se dá mais oportunidades ao Montero, para mim claramente melhor que Doumbia…
Depois de 2 ou 3 jogos a entrar como suplente finalmente tem 1 a titular, e marcou já o seu 3 golo…
Ao contrário do Doumbia que tem sempre oportunidades e nunca faz nada de jeito…
Para mim Montero é para manter e Doumbia é para vender… de preferência enquanto ainda vale alguma coisa, é que o homem já nem corre… só sabe cuspir
Bas, Rafael e Montero, é bom, mas continuo a achar que precisamos de mais 1, de preferência forte e rápido e matador, estilos do Porto…
Por mim podia vir qualquer um dos 3 Soares, abouba, ou Marega… precisamos de um assim
9 Março, 2018 at 15:15
Montero melhor que Doumbia? Subjectivo.
No fim, jogando um ou outro, devem os dois marcar golos. Foi para isso que foram contratados. Montero não fez mais do que a sua obrigação, neste caso muitíssimo bem feito com dois golos de belo efeito.
9 Março, 2018 at 15:16
Não esquecer que Doumbia marcou 3 golos num curto espaço de tempo e 2 foram mal anulados. Isto também é uma merda do caralho.
9 Março, 2018 at 15:22
O doumbia é capaz de ser melhor finalizador, mas como segundo avançado Montero é de longe melhor, pela forma como trata a bola, como a passa.
Mas lá está, com Dost é uma coisa… sem o holandês quem jogar tem mesmo é de metê-la lá dentro.
9 Março, 2018 at 15:39
Para mim Montero é melhor, pode jogar a ponta de lança ou 2 avançado, é mais móvel, tem mais jogo de equipa e tem certamente um salário mais baixo…
Doumbia quando veio pensei que fosse para brilhar, mas parece que perdeu as suas principais armas que eram a veia goleadora e a velocidade, para além de a mim par eme um jogador preguiçoso, não faz pressão nos defesas… anda ali a pastar…
9 Março, 2018 at 16:43
Este comentário é incorrecto e minimamente infeliz.
Primeiro, Jesus já disse dez vezes que Montero é mais 9 que, por exemplo, Teo ou Doumbia, pois mesmo o jogador diz que gosta de jogar mais no eixo do que em movimentações rápidas pelo campo. O seu raio de acção fica no eixo central entre as duas linhas laterais da grande área até metade do meio-campo adversário, se assim pudermos imaginar.
Segundo, Doumbia precisa de ritmo de jogo, assim como outro qualquer atleta em qualquer modalidade. Doumbia é seguramente duas vezes mais rápido em ponta do que Montero, e o exemplo mais recente é o golo anulado frente ao Feirense. Mais dúvidas, é só ver a ENORMIDADE de golos ao serviço do CSKA e Basileia em que ganha vantagem nas costas da linha defensiva. Golos dificilmente ao alcance de Montero, que se destacou no arranque 2013 com excelentes apontamentos “dentro da cabine telefónica”, ou seja muito perto da baliza.
9 Março, 2018 at 20:15
Pois claro, ritmo precisam todos nao é…
Mas Doumbia não merece mais a oportunidade…
A média de Golos é relativamente igual, Doumbia tem 8 em 1200 minutos e Montero tem 3 em 400, aliás a de Montero até é um pouco melhor, para além de que Doumbia metade dos Golos marcou contra oleiros e afins
Velocidade? Diz-me uma golo que tenha marcado a comer os centrais em velocidade?
Só o vejo a falhar Golos e remates, não ganha bolas aos adversários, não joga bem em equipa, não faz nada na verdade…
Marcou uns golitos nas taças contra equipas de coxos
Nunca o vi a ser decisivo
Mais ainda bem que não jogou ontem ou arriscava-se a mais uma vez não marcar golo nenhum
Estranho é que aja que não consegue ver isto
9 Março, 2018 at 22:03
Como se sabe Fredy voltou em 2018: https://www.youtube.com/watch?v=sIbv19R2rfY