Com o campeonato de Juvenis parado para a seleção nacional (Félix Correia marcou na vitória de Portugal) e sem querer de novo alongar-me na preocupante questão das convocatórias jovens nesse nosso país, coube aos Iniciados e Juniores fazerem os resultados dos escalões jovens do Sporting Clube de Portugal.

Os sub-19 recebiam o Benfica numa complicada jornada, em que perder era simplesmente proibido, e empataram por 1-1 com um golaço de Leandro Tipote. O Benfica ainda se colocou em vantagem, depois de uma falha defensiva inacreditável, os leões empataram pouco depois e a verdade é que tiveram (pelo menos) três clamorosas oportunidades para vencer a partida. O Sporting foi ligeiramente superior ao seu rival, que continua 3 pontos à frente na tabela, sem nunca dominar a totalidade da partida. Criámos as melhores oportunidades, tivemos mais bola, mas a verdade é que foi um jogo com pouca qualidade, longe dos padrões exigidos por estas duas escolas de formação.

Tiago Fernandes tem à sua disposição alguns dos talentos que ajudaram à conquista da temporada passada e muitos dos jovens que se sagraram bicampeões de juvenis. Diogo Brás, Bernardo, Goulart e Djaló serão alguns dos nomes que mais facilmente retemos, mas existem outros. Que a base desta equipa não seja assente nestes fantásticos jogadores, em prol de uma ideia resultadista que dificilmente irá ser bem sucedida, é algo que simplesmente não consigo aceitar. Excluindo até a qualidade individual como único critério para ter lugar directo no onze (não acho que o deva ser) a verdade é que assistir a uma equipa sem grandes ideias ofensivas, que está dependente de bolas paradas e momentos individuais para vencer, deixar de fora alguns dos seus maiores talentos é algo, no mínimo, estranho. Será sempre complicado perceber porque é que a nossa frente de ataque (por exemplo) não é composta por Diogo Brás, Bernardo Sousa e Elves Baldé, três dos maiores talentos das suas gerações e o futuro a longo prazo do clube.

Em relação aos Iniciados, venceram por 5-0 o Oeiras e garantiram desde já a presença na próxima fase da prova, uma vez que o Belenenses perdeu e já está a 4 pontos dos nossos rapazes.
A equipa já provou que é uma das melhores em Portugal, que tem qualidade para poder sagrar-se campeã e que tudo fará para o conseguir no final do ano. Para isso, como é habitual neste escalão, encontraremos a feroz concorrência do SL Benfica, bicampeão de sub-15 e uma equipa recheada de talento.
Toda a sorte para a pequenada e que seja um ano de grandes conquistas!

rafael-barbosa-sporting

Para terminar o rescaldo semanal, é com alguma alegria que vejo (pelo menos) uma tentativa de mudança por parte de Jorge Jesus. Durante muito tempo eu e muitos outros, pedimos para que o nosso treinador olhe com mais confiança para a equipa B e que encontre soluções na mesma quando enfrentamos vagas de lesões e suspensões.
É com igual alegria que afirmo que, depois de integrar definitivamente Rafael Leão para nosso contentamento, chamou Ronaldo Tavares ao banco quando não existiam mais alternativas na equipa principal, levou esse mesmo Ronaldo para Chaves e para a República Checa, e que Rafa Barbosa e Ivanildo também fazem parte da comitiva que tentará assegurar os quartos de final da Liga Europa.
Há muito que defendo que Rafael Barbosa estava a ser desperdiçado na Segunda Liga, que poderia oferecer outras soluções ao meio-campo e às transições do Sporting e espero que possa ter a sua estreia depois de resolvida a eliminatória. Ivanildo é o quarto central desde Janeiro e deverá ser chamado a jogo pela falta de opções (Mathieu é o único disponível).

Pequenos sinais, muito pequenos, mas que nos mostram pelo menos um esforço da parte do treinador para inventar menos e encontrar mais soluções.

*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)