Não tiveram o mediatismo da vitória transversal no Atletismo, mas deram ao fim-de-semana Sporting mais títulos e mais uma prova inequívoca do ecletismo que nos guia.

Ao terceiro e último dia da Super Liga Europeia de goalball, naquela que foi a quarta e derradeira etapa da 5.ª edição da maior competição de clubes na Europa, o Sporting CP foi coroado como o novo campeão europeu. O título já havia sido virturalmente conquistado pelos leões em Malmo, no final de Fevereiro, mas como acolheu e organizou o desfecho da prova, o respectivo troféu – o 28.º internacional da história do Clube de Alvalade –, foi agora entregue.

goalball-campeoes-sporting

Em declarações ao Jornal Sporting, Luís Gestas, elemento do Conselho Directivo que tem a cargo o Gabinete Paralímpico, o sucesso da competição, que coincidiu com o título europeu dos leões, tem vários responsáveis, como trabalho de equipa. “O futuro do goalball em Portugal começou há três anos quando o Sporting CP deu esta passo importante para a modalidade. Foi uma decisão arrojada o facto de termos aceitado o desafio para organizarmos uma etapa da Super Liga Europeia, ainda para mais tratando-se da última. No entanto, a Direcção do Clube, desde a primeira hora, esteve presente, mandou seguir o projecto em frente. Forasm vários meses de trabalho, tenho de dar os parabéns a todo o Gabinete Paralímpico, liderado pela Márcia Ferreira, pois têm sido incansáveis e este sucesso deve-se a eles. Em termos organizativos, o retorno que tivemos tem sido fantástico por parte das entidades internacionais, dos próprios árbitros da IBSA – alguns com várias dezenas de anos de ligação à modalidade –, que elogiaram e equipararam esta etapa europeia a um Mundial de goalball. É o reconhecimento deste trabalho que coincidiu com mais um título europeu do Sporting CP“.

Em Coimbra, cidade escolhida para ser palco do campeonato nacional de clubes de natação, o Sporting conquistou o seu sétimo título consecutivo de campeões nacionais no sector masculino com 713 pontos, mais 109 pontos que o Benfica, segundo classificado. No sector feminino, o colectivo verde e branco alcançou o 3.º lugar, com um total de 628 pontos.
Para além do excelente rendimento colectiva, no capítulo individual, Alexis Santos obteve este sábado mínimos nos 200m estilos para o Campeonato da Europa, que se irá realizar em Glasgow, Escócia, entre 3 a 9 de Agosto.

Ontem à noite, no Pavilhão Carlos Lopes, teve lugar a Gala Quinas de Ouro 2018, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Associação de Treinadores (ANTF) e Sindicato de Jogadores (SJFP), para distinguir os melhores portugueses de 2017 nas modalidades de futebol, futsal e futebol praia.

O Sporting CP, reforçando o estatuto de maior potência desportiva nacional, apresentava-se com um total de 14 nomeações individuais e duas a nível de equipas – sujeitos a votos do público português –, para além dos prémios não submetidos a votação (indicados pela FPF, ANTF e SJFP) e ainda os decididos com base em profissionais (treinadores e jogadores).

Destaque para o prémio prestígio/carreira, que distinguiu Fernando Peyroteo, o maior goleador de todos os tempos, que acabou por ser homenageado com a entrega de uma Quina ao seu filho.

Os leões vencedores da noite, a título individual foram quatro: Nuno Dias, Madjer, Ana Borges e Ana Capeta, sendo os primeiros três repetentes. Nuno Dias arrecadou o prémio de treinador do ano de futsal masculino, enquanto o galardão de melhor jogador do ano de futebol de praia foi para Madjer. Ana Borges foi votada a jogadora do ano de futebol feminino e Ana Capeta foi considerada a revelação do ano, como jogadora sub-21, por 52% dos votantes, categoria onde também se encontrava Joana Marchão.

Durante a Gala, foi também condecorada a equipa nacional de futsal masculino, recentemente vencedora do Europeu da modalidade, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, na qual se encontravam quatro atletas do Sporting CP: Pedro Cary, André Sousa, Pany Varela e João Matos. Foi também revelado o melhor onze da Liga de 2017, que conta com quatro leões: Rui Patrício, Sebastian Coates, William Carvalho e Gelson Martins; tal como o melhor onze da Liga de futebol feminino, com supremacia leonina: Matilde Fidalgo, Mariana Azevedo, Carole Costa, Joana Marchão, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Ana Borges e Diana Silva.