Não tiveram o mediatismo da vitória transversal no Atletismo, mas deram ao fim-de-semana Sporting mais títulos e mais uma prova inequívoca do ecletismo que nos guia.
Ao terceiro e último dia da Super Liga Europeia de goalball, naquela que foi a quarta e derradeira etapa da 5.ª edição da maior competição de clubes na Europa, o Sporting CP foi coroado como o novo campeão europeu. O título já havia sido virturalmente conquistado pelos leões em Malmo, no final de Fevereiro, mas como acolheu e organizou o desfecho da prova, o respectivo troféu – o 28.º internacional da história do Clube de Alvalade –, foi agora entregue.
Em declarações ao Jornal Sporting, Luís Gestas, elemento do Conselho Directivo que tem a cargo o Gabinete Paralímpico, o sucesso da competição, que coincidiu com o título europeu dos leões, tem vários responsáveis, como trabalho de equipa. “O futuro do goalball em Portugal começou há três anos quando o Sporting CP deu esta passo importante para a modalidade. Foi uma decisão arrojada o facto de termos aceitado o desafio para organizarmos uma etapa da Super Liga Europeia, ainda para mais tratando-se da última. No entanto, a Direcção do Clube, desde a primeira hora, esteve presente, mandou seguir o projecto em frente. Forasm vários meses de trabalho, tenho de dar os parabéns a todo o Gabinete Paralímpico, liderado pela Márcia Ferreira, pois têm sido incansáveis e este sucesso deve-se a eles. Em termos organizativos, o retorno que tivemos tem sido fantástico por parte das entidades internacionais, dos próprios árbitros da IBSA – alguns com várias dezenas de anos de ligação à modalidade –, que elogiaram e equipararam esta etapa europeia a um Mundial de goalball. É o reconhecimento deste trabalho que coincidiu com mais um título europeu do Sporting CP“.
Em Coimbra, cidade escolhida para ser palco do campeonato nacional de clubes de natação, o Sporting conquistou o seu sétimo título consecutivo de campeões nacionais no sector masculino com 713 pontos, mais 109 pontos que o Benfica, segundo classificado. No sector feminino, o colectivo verde e branco alcançou o 3.º lugar, com um total de 628 pontos.
Para além do excelente rendimento colectiva, no capítulo individual, Alexis Santos obteve este sábado mínimos nos 200m estilos para o Campeonato da Europa, que se irá realizar em Glasgow, Escócia, entre 3 a 9 de Agosto.
Ontem à noite, no Pavilhão Carlos Lopes, teve lugar a Gala Quinas de Ouro 2018, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Associação de Treinadores (ANTF) e Sindicato de Jogadores (SJFP), para distinguir os melhores portugueses de 2017 nas modalidades de futebol, futsal e futebol praia.
O Sporting CP, reforçando o estatuto de maior potência desportiva nacional, apresentava-se com um total de 14 nomeações individuais e duas a nível de equipas – sujeitos a votos do público português –, para além dos prémios não submetidos a votação (indicados pela FPF, ANTF e SJFP) e ainda os decididos com base em profissionais (treinadores e jogadores).
Destaque para o prémio prestígio/carreira, que distinguiu Fernando Peyroteo, o maior goleador de todos os tempos, que acabou por ser homenageado com a entrega de uma Quina ao seu filho.
Os leões vencedores da noite, a título individual foram quatro: Nuno Dias, Madjer, Ana Borges e Ana Capeta, sendo os primeiros três repetentes. Nuno Dias arrecadou o prémio de treinador do ano de futsal masculino, enquanto o galardão de melhor jogador do ano de futebol de praia foi para Madjer. Ana Borges foi votada a jogadora do ano de futebol feminino e Ana Capeta foi considerada a revelação do ano, como jogadora sub-21, por 52% dos votantes, categoria onde também se encontrava Joana Marchão.
Durante a Gala, foi também condecorada a equipa nacional de futsal masculino, recentemente vencedora do Europeu da modalidade, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, na qual se encontravam quatro atletas do Sporting CP: Pedro Cary, André Sousa, Pany Varela e João Matos. Foi também revelado o melhor onze da Liga de 2017, que conta com quatro leões: Rui Patrício, Sebastian Coates, William Carvalho e Gelson Martins; tal como o melhor onze da Liga de futebol feminino, com supremacia leonina: Matilde Fidalgo, Mariana Azevedo, Carole Costa, Joana Marchão, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Ana Borges e Diana Silva.
20 Março, 2018 at 10:02
Orgulho enorme neste Clube. Fosse o Desporto em Portugal mais que futebol e teríamos um reconhecimento muito maior e merecido pelo que fazemos.
Bastante orgulhoso com a aposta no desporto paralímpico, mais um excelente serviço que o SCP presta ao Desporto Português.
20 Março, 2018 at 13:40
Noutro dia estava a ver na TV um evento de Karaté adaptado (todos os praticantes tinha trissomia 21) e é impressionante a influência nos atletas.
Que o Sporting nunca deixe de apoiar esta malta.
20 Março, 2018 at 10:14
Destaque para o goalball. Fui aqui “picado” pelos comentários e pus-me a ver o Sporting-Malmo. O certo é que ao fim de 5 minutos estava colado à TV. Na vertente paralimpica, é capaz de ser a modalidade mais interessante e fascinante. Fiquei fã.
20 Março, 2018 at 10:14
Bas Dost fora do 11 ideal. Nao sei quem foram os pontas de lanca escolhidos, mas sao evidentemente inferiores ao Dost. O anti-sportinguismo primario, mais do que o toupeirismo ou o porquismo, governa o desporto portugues.
20 Março, 2018 at 10:56
Meteram só o piscinas.
20 Março, 2018 at 10:18
Os lamps a festejarem o 2lugar na foto. Habituem-se chulos!
Orgulho!
20 Março, 2018 at 10:24
Estao a mostrar a sua sigla: Somos Ladroes e Batoteiros (e tem orgulho nisso).
20 Março, 2018 at 10:44
Não acho que deva misturar natação com futebol.
E acho que se deve festejar o 2 lugar.
É fruto de um ano de muito trabalho e horas dedicadas a uma causa.
Parabéns a Todos os atletas de alta competição.
20 Março, 2018 at 11:19
Atletas de alta competicão somos nós, que sofremos pelo nosso clube e o vemos a ser roubado ano após ano, onde um deslize da nossa parte é a morte do artista, enquanto outros podem rebolar na areia que nada acontece.
Sim, seja hoquei, futsal, atletismo ou futebol… somos roubados em todo o lado.
20 Março, 2018 at 10:33
Grandes campeões
Infelizmente não tenho tempo para acompanhar as modalidades por isso agradeço ao Cherba e a todos os que contribuem para trazer aqui as boas novas e opiniões
20 Março, 2018 at 10:36
Boa notícia, blogue “Mister do café” voltou com a sua missão de desmascar o vergonhoso polvo encarnado. Nada nos derrubará nos nossos propósitos, a União é de Aço!
20 Março, 2018 at 10:40
Gala das Quinas?
Para ver exercícios masturbatórios há canais especializados no tema.
Parabéns ao Goalball e à Natação pelos títulos.
E a todos os atletas que competiram este fim de semana envergando a camisola do Sporting, e que aqui não são citados, todas as felicidades.
20 Março, 2018 at 10:45
Já que estamos numa de modalidades….
Hoquei em Patins…
Mesmo que tivessemos ganho ao porto nos penaltis….teriamos perdido o jogo na secretaria –> erro técnico!! O nosso golo do empate a 4 segundos do fim do prolongamento é “ilegal”, uma vez que não podiamos jogar sem guarda-redes!.
http://hoqueipt.com/artigo.aspx?id=1976
P.S. Eu não tenho que saber estes pormenores das regras, mas os responsáveis da secção não podem ter estas falhas
20 Março, 2018 at 10:56
E já não é a primeira vez que falham deste modo…
20 Março, 2018 at 10:57
A vossa agenda é mais que conhecida
20 Março, 2018 at 10:58
2021 está aí à porta….
20 Março, 2018 at 11:08
Ainda há lugares na minha lista. Aliás, não há mais listas que lugares por esta altura?
20 Março, 2018 at 12:08
Tas apresentado
20 Março, 2018 at 11:03
LOL Claro q se pode jogar sem guarda redes.
O q esses burros do caralho apontam é q segundo o protocolo em inglês isso só é permitido nos últimos cinco minutos da segunda parte.
Obviamente os árbitros e qualquer pessoa com raciocinio lógico (não uns chicos espertos qualquer de um blog) interpretam essa regra com sendo válida também para a segunda parte do prolongamento.
Se a regra é dúvia, quem está errada é a regra e quem a defende e nunca os árbitros q ajuizaram corretamente a situação.
20 Março, 2018 at 11:23
Se formos pelas irregularidades, temos de ver que uma regra “ainda não oficialmente traduzida para português” não pode estar em vigor em Portugal.
Todas as regras têm de estar devidamente transcritas para os livros de regras na lingua local…. não seria por aí.
20 Março, 2018 at 11:25
http://hoqueiminhoto.blogspot.pt/2018/03/erro-tecnico-ou-nao-no-jogo-entre.html
Olha aqui traduzido para “russo”….ou será “chinês” ?
20 Março, 2018 at 12:11
quer-me parecer que, neste caso, o erro técnico é dos gajos do site
20 Março, 2018 at 12:21
Eu diria que o maior erro é de quem escreveu as regras —> “only in the last 5 (five) minutes of the second period of regular playing time”
Se me disseres que o espirito da lei… é deixar jogar sem gk nos ultimos 5 minutos….concordo, mas lá está…entramos no campo das interpretações.
E tal como estão escritas…. o “second period of regular time” inclui prolongamento?
Há quem ache que sim…e quem ache que não. Ou seja…trapalhada…. que permite os orgãos disciplinares decidirem em função dos emblemas
20 Março, 2018 at 10:46
Dificilmente o Benfica não será campeão nacional de natação, remo, canoagem e atletismo nos próximos ano. Com o previsível treino a fugir da PJ, não haverá quem bata os benfiquistas. O próprio Vieira já deve estar a estagiar com o Bubka, não vá ser chamado para ajudar à produção de vinho de Alcoentre.
20 Março, 2018 at 10:48
O Nosso Sporting tem feito o seu caminho…. e que Orgulhoso que eu ando com o Nosso Clube!!!
( pareço um Rolão= Rola +Leão de inchado que ando)
20 Março, 2018 at 11:07
http://www.suprimix.com/produto/papel-higienico-rolao/
Se calhar é melhor escolheres outro exemplo. Ou não…
20 Março, 2018 at 11:08
O tadeu só estava a querer limpar-se a ele próprio 🙂
20 Março, 2018 at 11:48
Por onde anda o Rolão (Preto)?
20 Março, 2018 at 12:09
Sempre soube que tinhas qualquer coisa de Ave em ti. Lampiao
20 Março, 2018 at 10:52
Se somos capazes de vencer em qualquer modalidade, em qualquer Género, em qualquer escalão etário, porque raio de razão não vencemos no futebol?
Temos 55 modalidades activas no Clube, na qual se incluem algumas modalidades “obscuras” como a pesca desportiva ou o goal ball. Até nessas somos capazes de dispôr dos melhores corpos técnicos, dos melhores métodos de treino, dos melhores sistemas de enquadramento e integração de atletas e dos melhores atletas que, revendo-se plenamente no SCP vêm, integram-se e superam-se. Todos que chegam ao Sporting são felizes (a não ser que venha alguma toupeira pois, cá não encontra insectos).
Impõe-se a pergunta:
-Porque não, no futebol? Sim, porque razão, no Futebol Masculino Senior, dispondo das melhores condições para os atletas, do melhor plantel em Portugal, dos melhores técnicos, dos melhores e mais avançados métodos de treino, dum gabinete de alto rendimento, de excelentes psicólogos que acompanham cada jogador, na medida das necessidades de cada um, do melhor dos Presidentes, porque raio de razão não chegamos ao título e mesmo ao segundo lugar, só se o benfica estiver em primeiro?
– A resposta é simples e todos a conhecemos:
Deve-se à interferência de um factor alheio à disputa e esse factor são de há décadas para cá, os árbitros e de há uma Década para cá, dos árbitros associados ao “Estado Lampiâmico”.
Então, volto a dizer (não se pense que se trata de uma incitação à violência):
Independentemente de processos-crimes instaurados a essa corja, independentemente de tudo aquilo que daí possa resultar, os árbitros têm de ter mais medo de prejudicar o Sporting que, o medo que têm de Vieira, do Pinto da Costa ou das claques do porto e do benfica.
Alternativamente há que meter uma bala nos cornos do arguido-Luís e outra nos do Pinto da Costa. Se forem abatidos, como o gado que são, acaba a brincadeira. Se 2 ou 3 árbitros que nos tenham prejudicado esta época e nas outras levarem, cada um, um tareão de caixão à cova, seguido da ameaça de um balázio nos cornos ao qual se seguiria um balázio nos cornos por desobediência caso se justificasse.
Nós sabemos quem são as toupeiras do benfica na arbitragem:
Além daquelas que vieram a lume (Vitópreira, Nunes Ferreira, Adão Mendes, Observadores, Delegados da Liga, árbitros da academia do Inatel financiada pelo benfica, etc.) Há ainda gente no Conselho de Arbitragem, gente nas Selecções, padres, há a acrescentar a estrutura Directiva da APAF e os “Padres” que militam na segunda categoria e são muitos.
As toupeiras estão em todo o lado. Principalmente na arbitragem, na CS, nos organismos do EStado, na FPF, na Liga, enfim não há campo sem toupeiras.
20 Março, 2018 at 11:07
Em relação aos onzes apenas duas notas:
Bas Dost não é listado pq quiseram meter o piscineiro.
Não entendo pq é q a guarda redes do braga é a eleita quando a Inês Pereira (suplente do Sporting) é q joga na seleção na ausência da Patrícia Morais. Ou seja, a Rute Costa devia ser a 3a opção, nunca a 1a.
20 Março, 2018 at 13:59
A Rute é excelente também!
Jogou o ano todo e nem a Inês, nem a Patrícia o fizeram.
20 Março, 2018 at 11:42
Hoje é dia do estado lampiânico contra-atacar, mas as “munições” são fraquinhas. Dá para ocupar as manchetes por um dia. Não era para ter sido ontem?
E já que o novo regulamento disciplinar está aprovado, que sirva para alguma coisa, desde logo, pôr o Paiva dos Santos e o Pereira Cristóvão de vez a andar.
#gelados-com-a-testa
#são-todos-iguais
20 Março, 2018 at 11:46
Como antigo nadador de competição do nosso clube estou especialmente contente pelo título na natação.
Parabéns a todos os atletas e treinadores. Carlos cruchinho é provavelmente dos mais antigos treinadores do clube.
Pena o nosso site não mostrar sequer a constituição da equipa…
20 Março, 2018 at 12:03
BdC contituído arguido.
Corrupção ou roubo de camiões? Não…é muito pior: difamação a um palhaço chamado paiva dos santos, que trocava mails com o porco guerra!
Foda-se, a sério MP? Não têm mais nada onde gastar o vosso tempo e o nosso dinheiro?
20 Março, 2018 at 12:05
o processo é por difamação?
20 Março, 2018 at 13:17
Mais uma prova de que o Sporting é um enorme clube e que este recrescimento se deve à Direcção e ao BdC e não ao treinador de futebol – que terá o seu mérito, como têm todos os treinadores de todas as modalidades.
Podemos não ser o maior clube português mas somos sem duvida o melhor e o único grande clube honesto – o que é um enorme orgulho!
O que o Sporting faz pelo desporto paralímpico é só notável! Mais um motivo de orgulho!
A Natação do Clube está de parabéns, mais uma vez.
Em relação aos prémios da Gala:
* em relação aos jogadores/as, nada a dizer.
* em relação aos treinadores/as, ganhar o palerma do Francisco Neto no sector feminino é para rir, não ganhar o Nuno Cristóvão é para chorar e estar nos nomeados o João Marques, ainda por cima como sendo do Benfica, é uma piada de mau gosto – no futebol de praia nem aparece o clube dele! Na formação ganhar o Tralhão também tem a sua piada. No resto nada a dizer.
* em relação às equipas, no futebol feminino devia ter sido, mas de uma maneira óbvia, a equipa do Sporting que fez um ano de 2018 quase imaculado – uma única derrota!
* em relação as revelações, aceitam-se!
* em relação ao 11 masculino, estranho o Dost não estar na equipa. Obviamente que merecia.
* em relação ao 11 feminino, não concordo muito com a Mariana lá estar mas de resto está bem.
20 Março, 2018 at 16:41
O Carnide foi à Cova da Piedade levou treinador e melhores nadadores (infantis e cadetes incluidos), resultado, SFUAP na 2a divisão.