O Cherba que me perdoe roubar o conceito, mas vou fazer uso de uma canção para melhor ilustrar o meu tacho desta semana. Em 1997, David Bowie lança o album Earthling. Nele consta uma música chamada “I’m Afraid of Americans” que é todo hino satírico à falência do “american lifestyle” e a uma cultura pop agressiva que pré-anunciava a degradação do neoliberalismo e a materialização da ausência de estrutural moral nos modelos sociais e culturais. Finda esta Gobernísse introdutória, digo-vos eu que mais do que medo dos yankees, tenho medo dos Benfiquistas.
Tenho medo de um clube, talvez o maior em expressão demográfica em Portugal, que é tão incapaz de deter ou questionar os seus líderes, como é incapaz de gerar uma voz, uma única voz, dissonante do aplauso envergonhado e do “faz de conta” épico, uma voz que nos dê a esperança que o Benfica não é só gente cobarde e com falta de escrúpulos.
E perguntam-me vocês “porque é que o que se passa em Carnide” nos deve causar qualquer tipo de perturbação? Porque infelizmente ou felizmente, tudo está ligado, a “aldeia global” é mesmo isto e quer queiramos ou não, o incêndio que arrasa a casa do nosso vizinho, tende a afectar-nos de forma indirecta, mas real.
Ao contrário do que possam pensar, o mais preocupante nem sequer é a dimensão absurda das alegadas práticas de corrupção em rede e de que esse tenha sido o modus operandi ao longo de mais de 10 anos. O que é verdadeiramente assustador é a passividade estrondosamente silenciosa dos sócios encarnados perante o que se anunciam como provas cabais e indesmentíveis de que o clube que apoiam, é (como ignorar isto neste momento?) um antro de bandidos e práticas criminosas. Não consigo imaginar o que sucederia no Sporting se algum dia fossemos “apanhados” desta forma tão absoluta, com este tipo de provas tão incriminatórias, mas gosto de imaginar e até tenho alguma confiança que, não seria possível solidificar toda esta ausência de debate, vazio de contestação, um imenso nada que…me dá medo dos benfiquistas.
Habituamo-nos a olhar para os nossos rivais como pares, não na importância, mas no valor. Essa é a consistência de um rival – alguém ou algo que imaginamos ter aproximada capacidade ou legitimidade para competir connosco. Este zero rotundo que emana do espírito de associação encarnado, esta amorfa aceitação de Vieira & Co resignada a olhar para o relvado e fingindo nada se passar à volta, diminui o clube, reduz a sua identidade, minimiza e ridiculariza a força e autoridade. Esta pacifica resignação a serem liderados por dirigentes que colocam em causa os alicerces dos valores do desporto, desenha todo um estatuto de indigência que contaminará toda a base de suporte daquele clube, corroendo e distorcendo aquilo que une verdadeiramente um ser humano a um conceito imaginário. Por outras palavras, ao não existir barreiras ou separadores que estanquem a corrente “vale tudo”, todos os adeptos por omissão, assinam um pacto e legitimam o prosseguir das práticas que foram empreendidas até ao dia de hoje. Ainda por outras palavras e para que fique bem escrito, o Benfica não conseguirá ser rival de nada ou ninguém, pois concorre noutro patamar, um patamar inferior, rasca e eticamente inaceitável.
Querem outros emblemas juntar-se-lhes? Quererão outros presidentes “adaptar” ou “adoptar” uma sua versão do polvo encarnado? Desejará algum adepto trocar títulos pela honra e pela dignidade ou pelo mérito? Ganhar significará comprar jogos, comprar árbitros, comprar tudo o que mexe com e no futebol? Em quantas mesas de Direcção e em quantos clubes estará a ser discutida esta problemática? Quantos votarão a favor do crime? Quantos votarão a favor da honestidade? Quantos olharam para as declarações dos responsáveis máximos do poder político em Portugal e não lhes restará a esperança de acreditar que devem alocar verbas para construir equipas e não para construir máfias? Quantos dirigentes não estarão com tanto medo dos benfiquistas, que corram na vertigem de se lhes juntar, trocando o amor ao clube, pelo amor aos troféus.
Num mundo onde já restam poucos valores, pouca decência e pouco respeito pelo “outro”, eu tenho medo de todos os “americanos” que confundam glória com crime. Que baralhem futebol com offshores pessoais. Que não entendam minimamente o que significa o desporto como prática e o que o desporto significa como agregador social. Tenho medo, especialmente da cobardia do Sr. António Costa, do cinismo “de imagem” do Sr. Marcelo Rebelo de Sousa, da corrupção “ideológica” dos partidos políticos e da ausência de independência do poder judicial ou da imprensa. Tenho medo que todos estes pólos de poder tendam a colocar-se ao lado do crime e não da justiça e por fim acabarem de vez com a ilusão dos adeptos ou dos presidentes-adepto de que os injustos serão punidos e os dignos serão premiados.
Enquanto falo com benfiquistas, sobre as toupeira, os e-mails e sobre o que acham dos que comandam o clube que amam, baixam os olhos e repetem-se “…todos fazem a mesma coisa”. Desisto. É assustador que pessoas inteligentes tenham interiorizado uma recusa à auto-crítica e vejam na generalização (que nem sequer é real) a justificação para não fazerem absolutamente nada. Nem sequer pensar. Dá medo, ou não?
*às quartas, o Leão de Plástico passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
21 Março, 2018 at 13:58
Sublinho a traço grosso tudo o que escreve o Leão de Plástico. Muito bem.
Falta de vergonha é o que é!
Eu que trabalho no judiciário, um dia escreverei por aqui dos meus próprios medos.
21 Março, 2018 at 14:52
Abre-te connosco, estás à vontade. Cherba abres uma James Martins 30 anos sff?
21 Março, 2018 at 14:01
Isto! Tão isto!
Desmascarar o que lá se passa é importantíssimo e tem tudo a ver com o Sporting!
21 Março, 2018 at 14:09
Boa tarde tasqueiros,
Está instalada a “mensagem” que são todos iguais.
Já tenho uma folha com uma frase impressa que levanto quando me surge a cassete com a musica habitual.
“A estrada da beira não é a mesma coisa que a beira da estrada”
Alguns percebem a mensagem, os lerdos nem por isso, aos que se fazem desentendidos apenas digo que a minha alcunha não é o “Ensina Burros”
E O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR
21 Março, 2018 at 14:11
Mais um bom texto, muito assertivo.
Portugal é um país de chicos-espetos que vivem do tráfico de influências, e não só, e da corrupção.
O Luís já era um marginal antes de vir para o futebol e só veio para o futebol, e em especial para o SL e-Toupeira, para poder andar à vontade a fazer os seus negócios escuros.
Um gajo que faz o e-Toupeira pagar a sua “branca” tem de estar muito à frente e completamente seguro de que nada lhe acontece!
Isto não tem remédio.
Ninguém mete a mão nisto.
Nada vai mudar.
Estamos, nós Sporting, a perder tempo aqui e a lutar por uma causa perdida!
21 Março, 2018 at 14:26
Quem mete a mão nisto?
Se todos comem, ou poderão vir a comer, da gamela…
Os políticos gostam de futebol na altura das condecorações, tudo o resto é deixar sossegado.
21 Março, 2018 at 14:56
“Portugal é um país de chico-espertos”.
Fim de assunto.
21 Março, 2018 at 15:31
Mainada.
21 Março, 2018 at 16:02
Mesmo…
21 Março, 2018 at 20:04
Parece me que isto já é Bem para Lá do chico-esperto!!!
21 Março, 2018 at 14:24
Já tenho que ler a caminho de casa.
Portugal é um país onde a corrupção é tolerada. Faz parte da cultura. Como diria um vulto da nossa sociedade, sem um agradecimento não se consegue fazer nada.
Cunhas e compadrios são tão naturais como a sardinha assada e o caldo verde.
Os adeptos do SLB nada fazem porque ganham. Boa parte do portuga não tem qualquer pudor em contornar as regras, se disso tirar benefício. Tendo praticamente a certeza de que não será apanhado (leia-se punido), maior a vontade é.
Claro que o quintal do vizinho já tem de ser impoluto. Daí as críticas aos rivais, desde o Vale-Tudo aos 15M do Novo Banco. Têm de ser eticamente rectos. Porquê? Porque o portuga sabe que as suas chances de sucesso aumentam exponencialmente se o opositor jogar dentro das regras, as mesmas que ele não tem problemas em atropelar.
Este caso apenas servirá para nos definirmos enquanto país.
21 Março, 2018 at 15:17
Dos melhores comentários que vi nos últimos tempos!
21 Março, 2018 at 15:33
Excelente. É que é EXACTAMENTE isto.
21 Março, 2018 at 18:23
Exactamente, acertaste na mouche, a podridão do futebol, não é mais nem menos que um modelo á escala da do País….
Um pequeno exemplo fácil de verificar vão ver a lista dos politicos que recebem subvenções vitalícias do estado, independentemente da vossa orientação politica, tenho a certeza que quando olharem para a listagem só vos apetece cortar os pulsos!!!!
SL
21 Março, 2018 at 19:06
Muito bom comentário, Nuno!
“Este caso apenas servirá para nos definirmos enquanto país.”
É isto que vamos aguardar para ver o que sai daqui…
21 Março, 2018 at 20:06
Eu não digo que tu és um gajo inteligente.
Andas é em más companhias!
22 Março, 2018 at 14:44
Excelente comentário!
21 Março, 2018 at 14:31
Isto!!
“É assustador que pessoas inteligentes tenham interiorizado uma recusa à auto-crítica e vejam na generalização (que nem sequer é real) a justificação para não fazerem absolutamente nada. Nem sequer pensar. “
21 Março, 2018 at 14:37
A qualidade do petisco permite-te ter desculpa pela utilização da estratégia sonora.
Quanto ao que escreves, sou sincero: neste momento não sei se me incomoda mais esse atirar do “…todos fazem a mesma coisa”, se o crescente número de Sportinguistas que começam a tomar uma posição de que o melhor que temos a fazer é seguir a mesma linha, pois enquanto não formos como eles só ganhamos de décadas em décadas
21 Março, 2018 at 16:15
Citando um grande sócio do Sporting de seu nome António Ferreira ” No dia que o Sporting entrar em esquemas de corrupção e tráfico de influências com o intuito de ganhar a qualquer custo, o Sporting deixa de ser o Sporting”. Não vale tudo para ganhar. Ou melhor vale, dentro da ética e valores superiores .
21 Março, 2018 at 17:49
Mas então Cherba como podemos exigir o que quer que seja a uma equipa, num campeonato que está viciado, onde à partida já sabes que tudo farão para que não ganhes?
Como motivar uma equipa a lutar por algo se, todos sabemos, é impossível de alcançar? E para que servem as discussões sobre tácticas, jogadores e treinadores, se no o futebol são 11 contra 11 e no final ganham as Galinhas ou os Andrades? SEMPRE!
Como fazemos se uma parte dos nossos adeptos considera os ataques, e as tentativas de silenciamento, a quem tenta desmascarar o que se passa no futebol como irrelevantes?
O que podemos fazer para árbitros como o Rui Costa não venham a nossa casa gozar com 42 mil adeptos que pagaram bilhete para assistir a um jogo da sua equipa?
Estamos em guerra aberta contra o Sistema e são os nossos os primeiros a atirar as pedras e a juntarem-se ao inimigo para derrotar a Direcção do Sporting que mais fez pela verdade desportiva? Como fazer para que estas vozes, a coberto da pertença liberdade de expressão, são os primeiros a dar ecos às pazadas de carvão que a CS se diverte a atirar para cima do clube?
E já sabes Cherba se deres sempre 300% em cada jogo e marcares mais 3 golos que o adversário já não te conseguem roubar!! Quando somos nós a acreditar em unicórnios, em mundos perfeitos de fantasia que só existem na nossa cabeça, damos o primeiro passo em direcção ao abismo.
Somos o quarteto do Titanic, que se afogou mas nunca parou de tocar. E a nós vai-nos acontecer igual. Queremos tudo e em vez de nos unirmos e lutarmos contra o inimigo comum, elegemos o JJ, o BdC, o Alan Ruiz, o Brian Ruiz, o X, o Y e o Z para atacarmos. Criticamos tudo e o seu contrario. E os nossos inimigos aproveitam-se destas nossas distracções para nos lixarem mais uma vez.
A realidade é uma coisa que não adere às nossas “realidades”. Talvez quando nos apercebermos que todos somos poucos, já seja demasiado tarde e já o clube esteja morto.
21 Março, 2018 at 18:48
Concordo com muita coisa, mas não com a parte do exigir, devemos exigir sempre, sempre….porque é isso que trás a melhoria e a superação!!!
Quanto ás criticas, a minha opinião é conhecida x, y ou z não deixam de ser Sportinguistas devotos por criticarem isto ou aquilo (já os “profissionais” das campanhas difamatórias é outra conversa) apenas tiro ilações sobre a inteligência e compreensão estratégica dos mesmos, consoante o sítio aonde as fazem e o tipo de criticas que elaboram…
Quando com exposição mediática, fazes uma critica daquelas que “aleijam” mas não são fulcrais (tipo corrupção ou afins) se o teu intuito é “defender” o clube, não estás a ser inteligente ou a ter uma grande noção de estratégia global, mas tens todo o direito a fazê-lo, aliás é um fenómeno previsto há uns anos atrás por aquele rapaz, o Andy Warhol, o desejo de demonstrar independência e uma individualidade única tem estas coisas, aliado á ansia de reconhecimento entre os pares, leva á exposição dessas atitudes em plataformas cada vez mais mediáticas, todos procuram reconhecimento e os seus “15 min de fama” perfeitamente compreensível, mas inteligente? Huuummmm…. tenho dúvidas!!!
SL
21 Março, 2018 at 19:10
Já cá faltava o acusar dos adeptos. Esses mal feitores que só sabem exigir mais a quem está no clube!
Às tantas tu é que tens razão e o Sporting devia era acabar com o futebol enquanto não houver uma limpeza de cima abaixo nas competições internas. Escusamos de pagar o que pagamos a jogadores, treinadores e direcção. Poupa-se uma fortuna e assim já não há nada a exigir. É que se já está pré determinado que ganham as nalgas, escusamos de perder mais tempo com isto.
Enquanto forem do Sporting exigirei sempre o máximo de todos e se não fizerem o seu melhor apontarei o dedo sem problema nenhum. Se o hóquei que tem feito uma excelente época e já nos deu um troféu europeu tem que ouvir as críticas do presidente, não será o futebol a ser imune. É que de falta de apoio também não se podem queixar como provam as assistências em casa e fora. Nós cumprimos há muitos anos o que nos é pedido. Exige-se que quem lá anda faça o mesmo.
21 Março, 2018 at 19:29
Olha quem deu à costa!
Tu sabes que o que pagas vai direitinho para as modalidades certo? Além do mais, as gameboxes pagam quanto muito a formação do clube (e mesmo assim tenho muitas dúvidas disto)… E o que pagas à Direcção, não é só para gerir o futebol, a não ser que saibas algo que eu desconheço.
O Apoio que falas está muito bem e eu concordo inteiramente, mas é só metade do papel de adepto, pois em tudo o resto, o que é verdade é que o Vieira é arguido num processo levantado pela justiça. O teu Presidente é arguido por defender o teu clube contra um sócio, que por não gostar da Direcção, lembrou-se de ir dormir com o inimigo! Ou ainda se quiseres, tens aquelas antigas estrelas do clube, que pecam pelo seu silêncio e falta de militância contra toda a podridão que envolve o desporto nacional a onde as galinhas estejam presentes.
Concordo também o Presidente deveria já ter falado do futebol. Mas eu estive de acordo quando ele o fez a seguir ao jogo com o Guimarães e tu? Qual foi a tua posição?
Afinal quem é que pode criticar o quê no clube? Por acaso és tu o provedor da critica no SCP? É que se assim for, eu não recebi a tua nomeação.
21 Março, 2018 at 19:53
Andas desatento, eu dou muito à costa só que evito ler algumas baboseiras como essa que repetem que as quotas pertencem ao clube e o futebol à SAD. Sendo que o clube é accionista maioritário da SAD, o pessoal compra merchandising, paga bilhetes, compra GB…
Quem te ouvir pensa que o futebol é auto-sustentável.
Quando digo que se paga à direcção ficas logo em polvorosa mas podes acalmar-te um bocadinho que nem toda a direcção trabalha nas modalidades. O Geraldes se calhar tinha que ir arranjar outro poleiro por exemplo.
De qualquer maneira passou-te ao lado que toda essa parte era irónica. Nada disso vai acontecer. Vamos continuar a apoiar, comprar merchandising, GB, e a pagar a essa malta toda e mais…. vamos continuar a exigir.
Registo que também achas que o presidente já devia ter falado do futebol. Porque será que não o faz? É que como apontas, quando o treinador era outro, não se coibiu de falar e várias vezes.
Em relação ao post pós Guimarães e até a outras declarações como aquela dos reforços estarem na B és capaz de apanhar uma surpresa com o que eu disse. Há de haver alguém que te arranje uns prints mas digo-te já que apoiei completamente.
Bom mesmo era que tivesse essa conversa quando se perde contra colossos como o rebeubeubeu ou se empata contra moreirenses. Ou até quando se vai buscar gajos como o ARuim e irmão em detrimento dos jogadores da B.
Vai-se a ver e não fui eu que mudei. Foi mesmo quem nos dirige.
21 Março, 2018 at 21:28
Desculpa eu esqueci-me que as nossas contas são mesmo só marketing e que tu é que sabes a realidade pura e dura do nosso clube! Olha lá o que é que o clube ser accionista principal da SAD tem a ver para onde é que vão as quotas? É que tudo o que falaste vai para o futebol, mas as quotas não. A não ser que a PWC nos esteja a enganar… E já agora, existem outras receitazinhas que tornam o futebol sustentável… Mas tenho a certeza que alguém como tu sabe isso perfeitamente.
Relativamente ao Geraldes e ao tacho, opiniões todos têm. Ele não pertence à Direcção, mas pronto. Eu entendo que dá jeito ao teu argumento este erro. Se quiseres eu explico-te quem faz parte da Direcção. E sim, apesar de existir um vogal com responsabilidade pelas Modalidades, a Direcção decide em bloco sobre tudo, inclusive sobre as modalidades. Mas eu percebo que o teu tempo esteja de tal maneira absorvido pela avaliação dos jogadores da B, que não te sobra tempo para conheceres a estrutura do teu clube e da SAD.
Olha já agora podias dar uma palavrinha ao treinador do Génova, que insiste em não por o Iuri a jogar? É que era um favor que fazias ao teu clube…
Estamos de acordo que ele já devia ter falado. E depois voltamos ao arroz. E vir falar dos jogadores da B que tão boa campanha estão a fazer este ano fizeram o ano passado… A tua credibilidade para opinar é fantástica… Pareces o Marques Mendes que nem quando tem insides acerta!!
Continuo a dizer que fazes jus ao teu nick.
Tens de continuar a treinar a ironia… E ler os estatutos do teu clube também dava jeito…
21 Março, 2018 at 22:42
Deixo todas as opiniões sobre o associativismo para os experts. Tu lá saberás a quem cabe limpar o vão de escadas do lote 434 a cada semana mas lições sobre o Sporting dispenso dar ou receber. O que não gosto é do perpetuar desse argumento fútil do dinheiro das quotas só ir para o clube mas tu já baralhaste tanto a ideia inicial que não vou de facto perder mais tempo com isso.
Já deixaste cair o argumento de que a minha opinião sobre o post pós Guimarães é diferente do que defendo agora? Valha-nos isso.
Voltando ao tema, exigir é algo que devemos continuar a fazer. A quem lá está agora ou a quem vier. Esquece lá isso de culpar os adeptos porque nós temos quem nos represente nas instâncias (in)competentes para fazer esse trabalho. Já tiveram algum sucesso por isso é continuar esse trabalho.
Agora, deixo-te ir que não quero que chegues atrasado à reunião de condomínio.
PS. Essa do Iuri é repetida mas só de notar que o Adrien não é titular do Leicester e o JM pouco calçava no inter. Vale o que vale mas não sei porquê que quiseste dar a bicada tanta é a sede
22 Março, 2018 at 0:31
Ha ha essa do condomínio está engraçada. Andas a reciclar piadas agora?
Eu tenho muito mas muito orgulho de conhecer o meu clube, do qual sou sócio activo e com as quotas em dia. E de participar na sua vida e conhecer a sua estrutura. Já tu és adepto do futebol cp. Opinas sobre algo que desconheces e que te orgulhsa de desconhecer. Ainda bem que os adeptos do futebol cp são cada vez menos e cada vez existem mais adeptos do Sporting Clube de Portugal. Em suma, nem para a reunião de condomínio servirias porque não saberias sequer por onde começar.
Btw já foste hoje ao fórum do Génova pedir que deixem jogar o Iuri? Vá anda lá até um gajo limitado como tu percebeu essa é como não sou este o que responder falaste do JM e no adrien só para disfarçar.
22 Março, 2018 at 6:55
#aculpaédoJJ
22 Março, 2018 at 15:17
Legendary.
O papel dos adeptos é pagar quotas e alienar-se de tudo o resto.
Os adeptos são como os clientes: tem sempre razão.
Não podem ser questionados… nunca.
Questões laterais como onde está inserido o seu clube não interessam pois isso faz pensar e faz dói dói na cabecita dos pequeninos.
O melhor do futebol são os adeptos… Até aqueles que assobiam os seus jogadores. Tudo malta fixe.
21 Março, 2018 at 19:44
“Como fazemos se uma parte dos nossos adeptos considera os ataques, e as tentativas de silenciamento, a quem tenta desmascarar o que se passa no futebol como irrelevantes?”
A sério?
Achas mesmo que “uma parte dos nossos adeptos” são isto?
“… são os nossos os primeiros a atirar as pedras e a juntarem-se ao inimigo para derrotar a Direcção do Sporting que mais fez pela verdade desportiva”.
A sério?
Achas mesmo que os nossos adeptos se juntam ao inimigo? O que são “os nossos adeptos”? Os falados 3,5M de sportinguistas que existem? Os quase 170 mil sócios que temos? Os mais de 40 mil que vão ao estádio cada vez que lá jogamos? O Madeira Rodrigues, o Espadinha e mais 100 ou 200 anormais?
Ter um Presidente eleito com quase 90% da votação há cerca de 1 ano não te diz nada? Ter uma Direcção que teve um apoio esmagador na ultima AG não te diz nada?
O “temos de nos unir” é aplaudir algumas das miseráveis exibições da equipa de futebol? Se não é, é o quê?
A realidade não é o que escreves aqui. A realidade é que temos um clube unido, temos uma massa adepta satisfeita com a direcção, temos um clube numa das melhores fazes da sua longa história, mas competimos num país de chicos-espertos, de corruptos e não temos força para mudar isso a bem, nem estamos interessados em mudar isso a mal!
Esta é a realidade.
Agora é arranjar uma solução para termos futuro…
21 Março, 2018 at 19:59
Et tu Brutus? Portanto é mentira que uma parte tem os comportamentos que eu descrevi? É que 10% de 3,5 M são 350.000 adeptos que se comportam da maneira que eu descrevi. E estes são somente os que são mesmo contra a Direcção, falta uma percentagem ainda desconhecida que pelos vistos vota BdC mas na primeira oportunidade, critica tudo o que o que esta Direcção faz.
A realidade é que continuamos a exigir Campeonatos e Títulos, quando competimos num país de chicos-espertos, de corruptos e não temos força para mudar isso a bem, nem estamos interessado em mudar a mal.
O temos de nos unir é não deitar fora o bebé com a água do banho. O temos de nos unir é ter a noção que a vossa “verdade” não é mais verdade que a nossa. É termos a noção que votámos numa Direcção que tem de ser apoiada e não desertar na primeira contrariedade como muitos fazem com acusações torpes e com a utilização da falsa informação para denegrir o trabalho que está a ser feito.
Ao menos os 10% de quem falei acima estão identificados e por isso, não fazem mossa. Já os do segundo grupo andam camuflados o tempo todo e são esses que nos enfraquecem e minam a nossa união, com a forma como branqueiam tudo o que nos acontece neste país de chicos-espertos, de corruptos e não temos força para mudar isso a bem, nem estamos interessado em mudar a mal.
21 Março, 2018 at 20:16
Quantos gajos conheces que votem BdC e critiquem tudo o que faz? Não me digas que conheces gente estranha dessa…
Exigimos?
Ou exigimos estar na luta até ao fim e jogarmos bom futebol?
É que foi isso que aconteceu em 2015/16 e eu vi toda a gente feliz na mesma e reconhecida pela boa prestação no campeonato – até fizeram uma recepção à equipa que vinha dum fantástico jogo em Braga!
De resto, continuo a dizer que a realidade não é essa… Sorry!
A esmagadora maioria está com a Direcção. Pode discordar pontualmente, aqui ou ali, mas está com a Direcção. Os factos são claros e mostram que é assim.
21 Março, 2018 at 20:09
chamado pau de dois bicos!
Se tivermos todos a paciência necessária para aguardar que este Rumo nos leve a bom porto…por mim era seguir em frente.
O pior são as avestruzes!
21 Março, 2018 at 14:45
o problema com lfv e que sente as costas quentes desde que foi amnistiado.
quem o amnistiou esse sim e o maior culpado.
21 Março, 2018 at 14:57
“esta amorfa aceitação de Vieira & Co resignada a olhar para o relvado e fingindo nada se passar à volta, diminui o clube, reduz a sua identidade, minimiza e ridiculariza a força e autoridade.”
Eles sentem-se confortáveis nesse papel, são pequeninos, batoteiros e trapaceiros por natureza.
Estou curioso para ver o que isto vai dar, depois de tantas provas qual será o desfecho.
Já agora, o que é essa coisa da ética?
21 Março, 2018 at 15:10
Eu por acaso conheço pessoalmente dois ou três casos de Benfiquistas que contestam a direção e percebem que aquilo é um antro de aproveitamento do próprio Benfica em proveito próprio. Infelizmente ( e apesar de acreditar que no SCP a contestação seria maior porque muitos não são adeptos só para ganhar) se acontecesse algo semelhante no Sporting a reacção dos adeptos seria semelhante. Há duas razões:
1º – O Português no geral é tolerante com estas práticas quando lhes convém (quando se ganha até porque a maior parte dos adeptos de futebol não percebe boi do jogo interessa-lhe é ter argumentos para ganhar a discussão no café).
2º – O adepto “doente” não vê com claridade o que tem a ver com o seu clube, pior confunde Presidentes com Clubes, não é Desportista mas apenas militante duma fação, basta só ver que muitos destes adeptos à Portuguesa do SLB estão convencidíssimos de que eles é que são as vitimas neste processo.
21 Março, 2018 at 15:14
Um bonito texto. Completamente errado, porque humaniza os lampiões. Parte do princípio que são pessoas e – pasme-se até inteligentes. Não, não são. Sei-o, como aqueles que irão ler isto sabem.
Até os mais distraídos poderão ter reparado em algo no dia 18 de Maio de 1996. Por mais humanóide que possa ser a aparência desses excrementos, são eles que não pararam de gargalhar, gozar, cantar e celebrar quando se passou o que bem sabemos. E continuaram. Anos a fio.
E erras outra vez a chamar cínico a Costa. Não, não é cínico. É só mais um excremento lampião, simultaneamente promotor, protector e, obviamente, beneficiário da teia mafiosa, cujo vermelho tem todo um cor-de-rosa com bons apontamentos laranja e uns toques de outros vermelhos e azuis.
21 Março, 2018 at 15:35
Bonito texto é isto, leitura top:
https://twitter.com/OhFazFavor/status/976464452395655168
21 Março, 2018 at 15:46
E é este gajo benfiquista
21 Março, 2018 at 15:53
Ele diz que sim… não sei é se acredito.
Mesmo ainda havendo benfiquistas e lampiões. Ou não.
Mas os mails não mentem.
21 Março, 2018 at 15:56
Ele é. Por isso é que ta tao fdd com lfv usar esta merda em proveito próprio.
21 Março, 2018 at 16:09
Entenda-se por “esta merda” o slb*
21 Março, 2018 at 16:45
Isso está implícito.
SLB = Merda.
21 Março, 2018 at 18:14
Respeito por quem aduba a terra
21 Março, 2018 at 19:06
De facto, não vai nascer dali grande coisa…
21 Março, 2018 at 19:46
Nascem universidades e centros de alto rendimento. Como cagamelos.
21 Março, 2018 at 20:05
E mestres em artimanhas contabilísticas.
21 Março, 2018 at 19:47
É isso mesmo Hadji.
Lampiões humanos é uma coisa que não existe.
Existem uns quantos benfiquistas que ainda não se tornaram lampiões e por isso ainda conseguem usar o cérebro e ter algum humanismo!
O Costa é do pior que a humanidade tem sem ser assassino ou pedófilo…
22 Março, 2018 at 10:02
Se existissem benfiquistas seriam os primeiros a indignar-se contra os lampiões. Algum ouviu protestos? artigos de opinião? leves criticas na CS?
É tudo a mesma MERDA!!!
A diferença é que uns são activos e os outros passivos, mas é igual quem faz, quem manda fazer e quem deixa fazer.
21 Março, 2018 at 15:26
Francamente, voltamos sempre ao mesmo: sim, este é um país de faz-de-conta, de mafiosos, de chico-espertos, e dominado por eles.
As virtudes que nos foram ensinadas não são defendidas, nem sequer valorizadas. Andamos enganados (e não apenas no futebol, mas não divaguemos…).
O que eu defendo é que o Sporting faça o que eu fiz, e tantos outros: que se vá embora!
Prefiro ficar a meio da tabela numa liga de futebol a sério, competitiva, e crescer num ambiente de Justiça (porque assim poderemos crescer), do que continuar a pactuar com esta merda que nos desgasta e enoja, acabando por nos levar muitas vezes a culpar os que menos responsabilidade têm neste estado de coisas: os nossos, os quixotes que lutam contra moínhos de vento.
Claro que estou a pensar na “La Liga”….
Não será possível? Afinal, isto é tudo União Europeia! A geografia não é seguramente um problema! Não será pelo menos algo a pôr em cima da mesa? Nem que fosse para fazer tremer o esgoto? Não há assim tantos clubes espanhóis com 3 milhões e tal de adeptos! Haveria a publicidade, o atractivo extra para o jogador português que seria jogar semanalmente num dos campeonatos mais vistos e melhores do mundo. Haveria a demarcação, assumida internacionalmente, deste lixo futebolístico em que se tornou Portugal, que assim passaria a ser reconhecida por todos “lá fora” (e impossibilitada de continuar a ser escondida pela máfia “cá de dentro”).
Enfim, claro que, em alternativa, podemos “fazer fé” que conseguimos arrumar esta nossa “casinha” à beira-mar plantada.
Pois eu não faço, nenhuma. Há muito que me deixei desse lirismo….
21 Março, 2018 at 19:54
“Prefiro ficar a meio da tabela numa liga de futebol a sério, competitiva, e crescer num ambiente de Justiça (porque assim poderemos crescer), do que continuar a pactuar com esta merda que nos desgasta e enoja, acabando por nos levar muitas vezes a culpar os que menos responsabilidade têm neste estado de coisas: os nossos, os quixotes que lutam contra moinhos de vento.”
É o que eu defendo!
Mas tentaria tudo para competir no reino Unido, mesmo que tivesse de começar pela Championship! Lá acredito que a coisa seja limpa e isso possibilitaria nós crescermos o que o Clube merece e tem potencial para!
Mas não sendo possível, até para a La Liga preferia ir… Mas lá a coisa não seria muito diferente do que é aqui. Teríamos hipótese de nos tornarmos uma espécie de Atlético de Madrid, a médio prazo. Mais dinheiro do que o que temos agora mas as mesmas hipóteses de sermos campeões: muito poucas! Mas tínhamos tudo para crescer bastante!
21 Março, 2018 at 19:59
No Reino Unido teríamos dois outros problemas: dificuldade em convencê-los a fazer a deslocação, e incapacidade de mobilização para os jogos fora.
Mas se fosse possível, melhor ainda!
Estou preocupado com esta concórdia toda. Se eu começar a ver e criticar flashes do JJ e a falar de investimentos de uma forma esquisita, matem-me logo! 😉
21 Março, 2018 at 20:10
Sim, ia ser complicado ter muitos adeptos fora… 🙁
Mas em Espanha também, não achas?
Não te preocupes, andorinha! 😀 😀 😀
21 Março, 2018 at 20:17
Reino Unido não está a bazar da Europa?
Ando pedido com esta merda toda. 🙂
21 Março, 2018 at 21:38
Sim!
Pode ter influência…
21 Março, 2018 at 16:06
Grande texto! Mais um.
21 Março, 2018 at 16:12
Excelente súmula LdP, infelizmente está aqui tudo resumido.
Ou, na versão zoológica da coisa, como podemos resumir o fifica actual, versão corrupta: 2 toupeiras, uma corja de papagaios e 14 milhões de avestruzes, desejosas de poderem manter a cabeça debaixo de terra para fazer de conta que “não passa nada”.
Enfim, um processo colectivo de negação que na realidade (e infelizmente) não é assim tão impar como isso, basta lembrar a história recente das nações.
Felizmente podemos afirmar convictamente que, especialmente aqui, somos mesmo diferentes!… apesar da estratégia desesperada dos papagaios de quererem criar “fenómenos de osmose corruptiva”, argumentando com esse lamentável cromo do PPC, que, apesar de ser realmente diferente (denúncia caluniosa não é igual a corrupção!), foi imediatamente denunciado e afastado por iniciativa nossa… apenas uma pequena (enorme) diferença em relação à tentativa de negação colectiva das galinhas.
Dos corruptos do norte nem vale a pena falar, apesar da amnésia selectiva de que padecem todos por estes dias!
Enfim, seria engraçado se não fosse tão lamentável assistir a este autêntico despique pelo titulo do clube mais corrupto, com acusações e argumentos tão válidos de parte a parte!
Venha o diabo e escolha o vencedor!
Nem Don Corleone faria melhor do que Don Orelhas ou Don Bufas, mestres imbatíveis em ganhar títulos nos bastidores.
SL
Lanterna Verde
21 Março, 2018 at 16:14
Muito bom! É muito isto…
Assusta-me também que, senão houver nenhum castigo exemplar que o futebol se transforme apenas nisto que o benfica fez dele… Espero mesmo que não seja o caso! Senão deixo de ver futebol definitivamente!
21 Março, 2018 at 16:17
Grande texto!
21 Março, 2018 at 16:30
O texto é muito bom, o que é hábitual no LdP.
Há dois comentários que louvo particularmente: o do Nuno, o Crente e o do Cherba.
O tuga é muito do que o Nuno retrata.
O “pobre mas honrado” do Cherba é o que espero sempre do meu Clube. Ainda se usa…
21 Março, 2018 at 16:33
Isto está um emaranhado de negociatas e trocas de favores, quanto mais os investigadores aprofundarem pior é….
A toupeira procurou saber como estava o processo do Mário Centeno não para interesse do carnide, mas interesse do governo e do ps. Só com a informação da toupeira (lembrem-se das primeiras páginas da altura) é que houve uma prova total de confiança do governo e do partido que lidera a geringonça.
Aquilo que sabemos é que carnide é uma organização mafiosa que possui um clube e que cujo poder, apesar de um rosto: orelhas, está centrado na claque dos assassinos, que possui elementos em todos os cantos da estrutura e do estádio da luz. Não é à toa as ameaças que são feitas e pressões aos jogadores Sempre com o conhecimento do orelhas. Ah, e se o orelhas fugir um pouco ao que está combinado lá lhe saltam em cima os nn, através dos ard`s filiados naquele subgrupo criminoso.
21 Março, 2018 at 17:13
Temo que só seja possível reverter o rumo destes acontecimentos, quando o nosso Sporting for campeão 2 a 3 vezes seguidas… ai sim o polvo começa a falhar por falta de dinheiro fresco dos patrocínios e afins.
BdC tem que investir o dobro ou o triplo na equipa principal do futebol profissional, ganhar e ser campeão por mérito e o Polvo e a Fruta começam a falhar porque não estão estruturados para não ganhar. Este será o único caminho. temos que ter uma equipa de 150M€ a 200M€, imbatível em todas as competições, nem sequer se pode pensar em empatar, temos que ganhar os jogos todos, ai os vendidos não nos tiram pontos, e no frente-a-frente temos que ganhar aos dois corruptos.
Digo eu…
21 Março, 2018 at 19:57
E tu vais dar os 150M€ que faltam?
21 Março, 2018 at 20:22
andas a meter pó para topeiras? só pode! 🙂
22 Março, 2018 at 21:25
Que pena que vocês não vejam a realidade.
Se pensam que vencemos uma máquina chupista com um plantel inferior… Enfim
21 Março, 2018 at 18:15
Isto não é bom, é brilhante e ficou a milímetros da perfeição, bastava para isso, mencionar que a Norte têm uns irmãos siameses….
21 Março, 2018 at 20:25
Sobre este assunto…já dei os meus “quinhentos”
MANIF NO TERREIRO DO PAÇO!!!
Mandem vir as Fragatas e os Chaimites!
21 Março, 2018 at 23:33
Não tenho medo dos benfiquistas mas, é de se ter medo da HIDRA, o monstro em que o benfica se transformou. Não é porém surpreendente se pensarmos na divisa que os fundadores daquela associação escolheram: “E pluribus unum”, a divisa dos EUA, transportada no bico da águia imperial que lhes serve de símbolo. Isto é resumir a multifacetada realidade a uma e única, a dos Estados Unidos da América.
Trata-se de uma visão que os americanos têm vindo a pôr em prática desde que se envolveram na primeira guerra mundial, prolongaram e apuraram na segunda e disseminaram de forma diversa ao longo daquilo que restou no Século XX. Agora, continuam na incessante busca de subordinação de todas as realidades à sua e à sua vontade.
Ter medo dos Americanos ou do benfica (à escala) reside numa e na mesma causa: – Os desígnios de domínio e hegemonia sem olhar a meios. O benfica é isso hoje mas a rampa de lançamento esteve presente na sua fundação em Setembro de 1908.
O imperialismo sem freio, sem sujeição à Ética e sem subordinação à Moral é isto que são os EUA e – à escala de 1: 8870 – o SLB.
Por isso digo, convictamente, com o “Leão de Plástico :
-“I’m afraid of Americans!”. Agora compete ao Estado “matar a Hidra” já que Hércules faz hoje parte da mitologia Greco-Romana e consequentemente, só existe no imaginário, contrariamente à Hidra que matou e habitava o pântano de Lerna, no Peloponeso.
Não havendo Héracles (ou Hércules) cabe ao Estado exercer o poder de que só ele dispõe para acabar com o monstro, tarefa que, nós, simples particulares sem registo criminal, não podemos de facto levar a cabo.
É obrigação Moral do Estado, obrigação que decorre dos princípios éticos Constitucionais, livrar a sociedade Portuguesa de ameaças, perante as quais, a sociedade “civil”, por si só, é impotente para eliminar sem se permitir também praticar crimes como o de fazer Justiça pelas próprias mãos, designadamente, linchando meia dúzia de energúmenos.
Se é isto que o Estado prefere que aconteça, acabará mesmo por acontecer mas, aí, concluímos certamente que, este Estado, tal como é NÃO SERVE, se deixa ao livre arbítrio das turbas a resolução de problemas cuja solução é da sua exclusiva competência.
A este pobre País parece nada mais restar, senão um Estado demissionário, sombra mísera de um Estado de Direito ficcional entregue nas mãos dos gangsters do benfica e do porto..
21 Março, 2018 at 23:36
Já agora e no seu “Munus herculis”, o Estado que aproveite e faça como Héracles, matando, além da Hidra (slb) também o caranguejo (fcp), tal como o fez o Herói Mitológico, para evitar males substitutivos subsequentes.
21 Março, 2018 at 23:39
Já agora, como o Leão de Plástico, também eu tenho uma referência Musical “Elton John – a cat named Hercules”. https://www.youtube.com/watch?v=NvAXG7Nnc4U
22 Março, 2018 at 8:39
Eles pouco ou nada questionam.
Nós até a rouquidão do presidente faz comichão a muita gente.
Questionar, criticar (não o enxovalho que muitas vezes vejo aqui… Falo de criticar, para quem sabe o significado e não tábua rasa do mesmo) faz sentido e mais que isso, é necessário. É isso foi pedido. O problema é que “questionem tudo” não era para ser levado textualmente. Aqui vai do bom senso (ou falta dele) de cada um.
Agora, fazer como aquelas namoradas picuinhas para quem tudo está mal, mas quando digo tudo, aqui sim, é mm TUDO. Foda-se, essas é logo com um par de patins e rola…
Não é à toa que benfica e SPORTING se estranham. É que há muito deixaram de ser nossos rivais. São mais que isso. São pior que isso. E são porque assim se quiseram posicionar. Por omissão da generalidade dos seus sócios e adeptos.
Não é à toa que PPC e tantos outros não demoraram muito tempo. É que um Sportinguista suave ainda tolera um gajo bem apresentação e bem falante (quero acreditar que hj seja mais difícil… 20 anos de más experiências serão suficientes?), agora gajos com pinta de mafiosos, tiramos de letra. Quero acreditar. E é isso que lhes doi, é isso que lhes faz jogarem a carta do Vale para cima de nós. O que não passa dum remoque de consciência que lhes vai foder a cabeça para todo o sempre. Mas moi tanto que não percebem (negação?) a quem abriram as portas e deixaram instalar-se. E nem o facto do ex e actual arguido ser visita de casa do tal corrupto que governou a Sombra anteriormente lhes fez soar o alarme. O mesmo que lhes “roubou” o Deco (e o Maniche) nas barbas para o entregar de bandeja a Norte. O mesmo que se diz festejava derrotas do… benfica.
Queriam o que? Se esta merda não acabar em crash & burn… Algo de muito errado se passa com as pessoas.