Estamos numa pausa futebolística ideal para recuperar forças, acalmar e definir prioridades para esta última fase decisiva da época. Este é um post curto e de consciencialização para o que interessa verdadeiramente. Nós, como adeptos, podemos fazer mais para ajudar a equipa, além de apoiar em cada jogo?
A resposta é sim, claro que sim, e falo das nossas mezinhas. Cada um tem aquele “remédio caseiro” que ajuda o Sporting a ganhar. Estou a divagar e a dizer parvoíces, dizem vocês? Nada mais errado de interpretar e dou-vos o meu exemplo.
Sempre que há um jogo do Sporting, SEMPRE, eu visto uma camisola verde no trabalho (e todos os meus colegas percebem quando o grande Sporting joga). Não vale a pena dizerem-me que isso não ajuda a ganharmos, que eu não “vou nessa”. Isto é um elemento FUNDAMENTAL para que a vitória no jogo aconteça. Por razões profissionais (esqueci-me, pronto), quando jogámos na República Checa não consegui vestir nada verde e foi o que se viu. Ganhámos é certo, mas foi muito sofrido! Não voltará acontecer, está prometido. Pertenço, também, a grupo no facebook onde, um dos administradores, no dia do jogo, faz um post fazendo referência ao #DiaDeSporting. Não está diretamente ligado comigo, mas garanto-vos que esse post é crítico para uma vitória nossa. Faço nota que são vários os elementos do grupo que não deixam que o administrador se esqueça, alertando-o para fazer a publicação. Não pode falhar nada!
Há malta que tem que beber um fino nas roulottes próximas do estádio, há quem leve sempre a mesma camisola, cachecol, boxers ou meias. Chega a haver gente que leva tão a sério as suas superstições que se recusava a aumentar o preço do café até o Sporting ter sido campeão (Café Brasil em Coimbra).
Isto soa a brincadeira e realmente dá para rir um pouco mas esta é a grande beleza irracional do futebol. Faz-nos criar uma envolvente tão forte com o Sporting que (parece mesmo) participamos ativamente em cada golo do Bas Dost, cada defesa do Rui Patrício ou cada assistência do Gelson.
Relembrem-se de todas as vossas dinâmicas, recuperem identidades antigas de quando fomos campeões e, fundamentalmente, não se esqueçam de as fazer. Não é garantido que em Maio estejamos a festejar a taça de Portugal, a liga Europa e o campeonato, mas garanto-vos que estaremos mais próximos disso.
Em jeito de conclusões e de alerta para o futuro, deixo-vos o pequeno comentário que o colunista do Sporting, Rogério Casanova, no Expresso, escreveu sobre o Bryan Ruiz aquando do jogo com o Viktoria Plzen: BRYAN RUIZ – Como teria sido a carreira de Bryan Ruiz, caso não tivesse integrado a equipa que profanou o túmulo de Tutankamon em 1922, na mesma tarde em que passou por baixo de um escadote, se cruzou com sete gatos pretos, partiu quinze espelhos e entornou um quilo de sal ao almoço? Nunca saberemos. Mas não jogou mal, hoje, opinião com que até o seu futuro exorcista concordará.
É uma brincadeira que tem que ser levada bem a sério, pelo bem de todos nós.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Adrien S.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
21 Março, 2018 at 16:44
Desde fazer ou não a barba, a ver sentado no mesmo lugar, etc etc.
Tanta superstição que só desaparece quando o resultado não é o que queremos e ficamos a pensar “porque raio ligo a isto?”
21 Março, 2018 at 16:46
Eu não sou supersticioso, isso dá azar.
De qq forma já troquei de lugar com o do lado e marcámos. Simples.
21 Março, 2018 at 16:54
Cada vez que me encontro com pessoal da tasca antes de um jogo…. empatamos! E já lá vão 3 vezes!!
Por isso… agora só o farei quando o empate servir para algo 🙂
21 Março, 2018 at 20:43
Quer dizer…: ao encontrar-se e pararem para conversar um pouco…”empatam-se…um ao outro não é…?”
SL
22 Março, 2018 at 3:48
top
21 Março, 2018 at 17:20
A mesma camisola sempre a jogo! Corre bem um jogo é para ir até correr mal! Quando corre mal comprar outra ou trocar com outra que não seja habitual. Até à primeira derrota! Cachecol o mesmo!
Não tenho uma superstição em particular…estou à procura de uma! Ela anda por aí…assim que a encontrar o Sporting voltará a ser feliz!
Tinha uma t-shirt da Juve no campeonato do Boloni! Com o logo atrás e com “Só eu sei porque não fico em casa” à frente. Só usava em dia de jogo e usava sempre! Cheguei a ir para um casamento com ela por baixo da camisa. Nem tirei o casaco porque o logo da Juve nas costas via-se através da camisa…e a minha mãe matava-me se percebesse! Lamentavelmente no final desse ano, na festa em Lisboa (algures entre o Marquês e a CML…pai…aquela noite não está muito clara na minha cabeça), cagueia toda de Gin e pior que isso…com uns kiks de cenas…que se fumava na altura. Resultado: Tive de a deitar fora ou a minha mãe rebentava comigo (suspeito que ela ia perceber que aquele cheiro era Gin e que os buracos…não eram de uma fogueira…). No ano seguinte comprei outra antes do campeonato começar mas o Mojo tinha passado! Se eu soubesse o que sei hoje tinha arriscado…tentado lavar sempre fora de casa algures e usar na mesma cheia de furos…até parecia que tinha levado tiros de uma mini-mini caçadeira!
21 Março, 2018 at 17:40
Post da semana:
«Lamentavelmente no final desse ano, na festa em Lisboa (algures entre o Marquês e a CML…pai…aquela noite não está muito clara na minha cabeça), cagueia toda de Gin e pior que isso…com uns kiks de cenas…que se fumava na altura. Resultado: Tive de a deitar fora ou a minha mãe rebentava comigo (suspeito que ela ia perceber que aquele cheiro era Gin e que os buracos…não eram de uma fogueira…). No ano seguinte comprei outra antes do campeonato começar mas o Mojo tinha passado! Se eu soubesse o que sei hoje tinha arriscado…tentado lavar sempre fora de casa algures e usar na mesma cheia de furos…até parecia que tinha levado tiros de uma mini-mini caçadeira!»
Muito bom!
21 Março, 2018 at 20:43
Ah ah, conspurcaste o manto sagrado mas foi por uma boa causa. Eu tinha um buraquinho no banco do carro
21 Março, 2018 at 20:47
Perdão, li à pressa: manto sagrado só há um com todo o respeito pela Juve claro
21 Março, 2018 at 21:34
😀
Se fosse camisola do Sporting ficava doente!!
No carro também tinha mas estava escondido muito perto da costura do banco… Só via quem sabia que lá estava!
21 Março, 2018 at 17:20
Ri-me com este texto, porque tenho umas meias pretas de calcanhar verde que só calço no dia dos jogos do Sporting…quando não as calço o Sporting perde ou empata (matemático). O irracional a que chego à procura delas na gaveta das meias e o que me riu quando me apercebo desse desespero.
21 Março, 2018 at 17:31
Sempre com algo verde em dia de jogo.
SL,
21 Março, 2018 at 18:57
Off…
Grupo de comunicação “desmente todas as acusações infundadas de que foi alvo”
A YoungNetwork desmente ser responsável pelo blogue “Mister do Café”, um site afeto ao Sporting que também divulgou documentos relativos ao caso dos e-mails do Benfica, e avisa que vai “processar individualmente Luís Bernardo, Pedro Guerra”, do departamento de comunicação do Benfica.
O Benfica tinha anunciado na segunda-feira que iria apresentar uma queixa-crime contra os blogues “Mister do Café” e “Mercado de Benfica Polvo”, por alegada violação do segredo de justiça, implicando a Young Netwok.
Em comunicado, o grupo de comunicação “desmente todas as acusações infundadas de que foi alvo” e recorre ao humor para criticar os que envolveram a YoungNetwork no chamado caso dos e-mails, dizendo que a indemnização deverá ser paga “em vouchers da Catedral da Cerveja, camisolas do Benfica autografadas pelo plantel e lugares na Tribuna Presidencial (incluindo catering)”.
A empresa compromete-se ainda a, se for paga em dinheiro, entregar a indemnização à “Fundação Benfica, para mitigar os efeitos das ações praticadas pelo departamento de comunicação do Clube, seguramente à margem de qualquer controlo da Direção”.
Comunicado:
“Face à calúnia de que fomos alvo, fabricada recentemente pelas pessoas que gerem e trabalham no departamento de comunicação do Benfica, a YoungNetwork decidiu processar individualmente Luís Bernardo, Pedro Guerra e outras figuras menores do departamento, que serão chamadas a provar os factos falsos que produzem. Talvez para elas seja fácil provar factos que não existem.
A YoungNetwork decidiu não processar o blogger Hugo Gil porque embora seja um dos veículos usados para iniciar calúnias, do que conhecemos da pessoa que dá nome ao blog dificilmente conjugaria um sujeito com um predicado quanto mais gerir esse depósito de escárnio e mal dizer. Por essa razão, a YoungNetwork acredita que Hugo Gil seria considerado, em caso de condenação, inimputável.
A YoungNetwork irá pedir em Tribunal uma indemnização cível a Luís Bernardo, Pedro Guerra e outras figuras menores, a ser paga, se possível, em vouchers da Catedral da Cerveja, camisolas do Benfica autografadas pelo plantel e lugares na Tribuna Presidencial (incluindo catering). O produto da indemnização será para distribuir pelos muitos benfiquistas que trabalham e bem no nosso Grupo.
Se o Tribunal der razão à YoungNetwork, mas a indemnização for paga em dinheiro, a YoungNetwork doará a sua totalidade à Fundação Benfica, para mitigar os efeitos das ações praticadas pelo departamento de comunicação do Clube, seguramente à margem de qualquer controlo da Direção.
Enquanto o processo decorrer, a YoungNetwork não quer que nenhum funcionário judicial a informe do andar do mesmo, e muito menos que aceda ao sistema com passwords alheias. Faremos como os casais que não querem saber o sexo do bebé. Apesar da curiosidade, quando nascer, nasceu.”
21 Março, 2018 at 18:59
O burro do Hugo Gil disse (não estou a inventar) no seu twitter “Desta já safei-me”. E ainda se ri.
De facto, há um padrão.
Sobre o resto, é na minha opinião um bom comunicado.
21 Março, 2018 at 20:42
Ou o gajo tem sentido de humor ou então tem o mesmo nível de português que o seu kingpin orelhudo.
21 Março, 2018 at 20:34
“A YoungNetwork decidiu não processar o blogger Hugo Gil porque embora seja um dos veículos usados para iniciar calúnias, do que conhecemos da pessoa que dá nome ao blog dificilmente conjugaria um sujeito com um predicado quanto mais gerir esse depósito de escárnio e mal dizer. Por essa razão, a YoungNetwork acredita que Hugo Gil seria considerado, em caso de condenação, inimputável.”
:)) fodasse ca nojo!
21 Março, 2018 at 19:01
Há quem passe a semana a enviar emails, inclusive no dia em que o clube joga!
E têm tido um sucesso interessante! Para eles, claro!
21 Março, 2018 at 19:03
No ano do título do Inácio, consegui ver TODOS os jogos do campeonato, em casa e fora. Irrepetível, no entanto.
Tinha um boné da Nike que dizia “Sporting” de lado (mandei coser).
Acompanhou-me em todas as vitórias, não o levei na receção aos lampiões na penúltima jornada e claro, seguiu viagem para Vidal Pinheiro.
E tenho testemunhas 🙂
É tirar as conclusões.
21 Março, 2018 at 21:49
A moda dos bordados.
Tinha um blusão com símbolos da Juve. ‘Rebels’, ‘Fighters’ e outros.
Grandes tempos!
21 Março, 2018 at 22:50
Bimbo!
Ahahahaah
21 Março, 2018 at 20:36
Quem não tem Superstição não é humano!
OU então não é Crente em nada… o que ainda é pior!
21 Março, 2018 at 22:51
O Super Estição não é humano. Claro, é um super herói.
21 Março, 2018 at 20:45
Não sou supersticioso – sou uma pessoa de ciência – mas reconheço que há um impulso para tal em nós que deve dar algum conforto neste mundo difícil de entender.
21 Março, 2018 at 20:46
Passem pelo Mister do Café que está muito bom hoje.
E pelo Leoninamente que tem um excelente artigo sobre o Bas
21 Março, 2018 at 20:46
Eu sou uma pessoa de fé…(mas nãpo nessas coisas…)
Normalmente “vou com roupa verde…”, mas não por superstição…levo verde…porque gosto do verde…e só por isso…!!
Não tenho quaquer superstição…sou perfeitamente inócuo a essas coisas…!!
SL
21 Março, 2018 at 20:55
Acho que não há nenhum adepto que não tenha a sua superstição. Já tive desde as ter que fazer em dia de jogo a não ser possível fazer porque joga o SCP.
Por falar em superstições:
http://tribunaexpresso.pt/a-casa-as-costas/2018-03-17-Cajuda-parte-I-Um-dia-meti-na-cabeca-que-so-ganhava-jogos-se-antes-desse-um-abraco-a-uma-arvore
21 Março, 2018 at 21:52
Normalmente, não consigo fazer nada de jeito em dia de Sporting. A cabeça já está noutro lado…
21 Março, 2018 at 22:54
Era a Floribela.
21 Março, 2018 at 21:03
Em dia de jogo… uso boxers do Sporting!
Senão, ainda dá azar
22 Março, 2018 at 7:03
Também já tenho levado verdes…mas porque gosto e não por superstição…
Pelo que li…conclui que “não sou normal”…na verdade “todos” são supersticiosos… menos eu…
Abr e SL
21 Março, 2018 at 21:51
A minha única superstição é, se não puder ver in Loco, ver em casa sem ninguém por perto.
No café está fora de questão, normalmente corre mal.
Nunca aderi a uma indumentária da sorte. Se me esquecesse dela, iria custar a engolir.
21 Março, 2018 at 22:54
Num café, nas férias… só jogos de pré época. A contar, é como tu.
21 Março, 2018 at 22:56
“Pertenço, também, a grupo no facebook onde, um dos administradores, no dia do jogo, faz um post fazendo referência ao #DiaDeSporting. Não está diretamente ligado comigo, mas garanto-vos que esse post é crítico para uma vitória nossa. Faço nota que são vários os elementos do grupo que não deixam que o administrador se esqueça, alertando-o para fazer a publicação. Não pode falhar nada!” – esse grupo de facebook por acaso é de Coimbra?
22 Março, 2018 at 0:05
Bingo!
22 Março, 2018 at 7:03
“If I had to pick our best player at the minute, it would be between Fox and Figueiredo. But you can’t really choose between them; they have been outstanding and have formed a really good partnership.
If they carry on like that, it’s a fight between those two for player of the season.”
As declarações são de Kenny Burns, glória do Forest, internacional escocês e campeão europeu pelos “reds”.
Esta agora, há coisas que não são como são, aqui parece que não serve (e eu fui um dos críticos ), noutro local faz a diferença.
Fico mesmo muito contente pelo Tobias e pelo SCP que tentou arranjar a melhor solução.