Na sequência do debate instrutório sobre o assassinato de Marco Ficini, um adepto do Benfica, de 35 anos, que “não é arguido no processo”, foi detido, às 13h55, por spotters, junto ao Campus de Justiça.
No momento dos incidentes, os adeptos do Sporting tinham abandonado a sala de audiências, escoltados pela PSP sob risco de confrontos com os apoiantes do clube benfiquista. No entanto, após a saída de adeptos benfiquistas, houve confrontos entre adeptos e a Polícia de Segurança Pública foi chamada a intervir.
No interior do Tribunal, o Ministério Público (MP) pediu o julgamento de Luís Pina, acusado de atropelar mortalmente o adepto italiano Marco Ficini junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em Abril do ano passado. O julgamento foi pedido também para os restantes 21 arguidos.
Foram acusados pelo MP, em Outubro do ano passado, 22 arguidos – 10 adeptos do Benfica com ligações à claque No Name Boys e 12 adeptos do Sporting da claque Juventude Leonina.
Luís Pina está acusado do homicídio de Marco Ficini e de outros quatro homicídios na forma tentada, e os restantes arguidos estão acusados de participação em rixa, dano com violência e omissão de auxílio.
No debate da instrução – fase em que o juiz decide se os arguidos vão a julgamento – a procuradora do Ministério Público alegou que “nada foi feito em sede de instrução” e que “não foram feitas quaisquer diligências de relevo”, acrescentando que as declarações de seis dos nove arguidos que requereram a abertura de instrução “não podem abalar a prova que consta dos autos”. Assim, a procuradora considerou que o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (TIC) tem de enviar para julgamento os 22 arguidos nos exactos termos da acusação do MP.
Recorde-se que, ainda há dois dias, no arranque do congresso “The Future of Football”, no Pavilhão João Rocha, Bruno de Carvalho abordou o tema da violência e corrupção: «A intervenção dos Governos é essencial para colocar um ponto final nesta questão. Infelizmente, em Portugal ainda nos deparamos com estas questões, de violência e corrupção. Um adepto do Sporting foi morto à porta de um estádio e deixou-o ali. Foi a segunda vez que isto aconteceu. O clube do qual era o adepto era apoiante está indiciado por corrupção. Queremos tratar esta indústria o mais depressa possível, queremos que tudo se decida no campo com a habilidade das equipas»
23 Março, 2018 at 8:41
Ontem ouvi esta noticia em varios canais mas nenhum referiu de q clube era o adepto detdo. Coincidencia ou padrao?
O programa verde no branco foi muito interessante aconselho a todos ate falaram aqui do tasco. Cherba tens 14 M ou é preciso uma tasca solidaria?
23 Março, 2018 at 9:12
eles conseguem fazer uma noticia sobre a corrupção no benfica sem dizer o nome benfica e ainda dizem Sporting pelo meio…
23 Março, 2018 at 10:15
Isso são mensagens subliminrares…
…como a reportagem da rtp sobre o numero de pacientes de cancro e as vezes que enchiam o nosso estadio.
Se é algo ruim arranjam sempre modo de fazer a ligação ao SCP.
23 Março, 2018 at 10:56
eu sei, e revolta-me as entranhas! Uma vez vi uma peça sobre uma AG do Sporting, (não foi esta ultima), em que o titulo era “discurso na AG” e mostravam as imagens do presidente Bruno de Carvalho a discursar. só que, como puseram o logotipo da RTP a tapar o inicio da frase, só aparecia “urso na AG”
Um insulto brejeiro e mensagens subliminares …
23 Março, 2018 at 8:53
Bom dia…
À porta do tribunal ou ” dentro” do proprio sistema da justiça…
Eles estão em todo o lado…
Portugal está a “tornar-se um inferno…”
Com ” tanto diabo à solta”…
São piores que ” uma epidemia de sarampo”…
SL
23 Março, 2018 at 9:15
Dizem eles que ” quem não é arguido não é bom chefe de família”, por isso já nada espanta.
23 Março, 2018 at 10:29
Segundo as últimas informações serão considerados presos políticos pelo gabinete de crise
23 Março, 2018 at 10:42
Eheheheh!
É isso…
23 Março, 2018 at 12:08
Refugiados, a fugir do estado lampianico, coitadinhos foram vítimas de lavagem cerebral.
Eles não tem culpa.
23 Março, 2018 at 11:02
A Académica dizem: “Se jogasses no ceu morreria para te ver jogar”.
No carnide dizem “Vou ser detido, para te poder apoiar no campeonato prisional de futebol”.
23 Março, 2018 at 11:04
Não foi um adepto do Sporting que morreu à porta de um estádio. Foi um arruaceiro ultra da Fiorentina, que juntamente com alguns grunhos italianos do mesmo calibre, se deslocou a Portugal para que em conluio com os ultras sportinguistas se dirigirem aos arredores do estádio da Luz onde bloquearam a estrada, não sem antes fazerem saber a alguns deficientes afectos ao Benfica que iriam lá estar para os beijinhos e abraços da praxe.
Acho fantástico haver quem defenda esta gente, quer sejam do lado do SCP, quer sejam do lado do SLB. Criminosos são criminosos, seja em que país for e sejam de que clube forem.
23 Março, 2018 at 12:52
Tudo para a choldra era o que era
23 Março, 2018 at 14:43
Esta merda é tão surreal que um lampião quer ser preso e não o deixam.