Na sequência do debate instrutório sobre o assassinato de Marco Ficini, um adepto do Benfica, de 35 anos, que “não é arguido no processo”, foi detido, às 13h55, por spotters, junto ao Campus de Justiça.

No momento dos incidentes, os adeptos do Sporting tinham abandonado a sala de audiências, escoltados pela PSP sob risco de confrontos com os apoiantes do clube benfiquista. No entanto, após a saída de adeptos benfiquistas, houve confrontos entre adeptos e a Polícia de Segurança Pública foi chamada a intervir.

No interior do Tribunal, o Ministério Público (MP) pediu o julgamento de Luís Pina, acusado de atropelar mortalmente o adepto italiano Marco Ficini junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em Abril do ano passado. O julgamento foi pedido também para os restantes 21 arguidos.

Foram acusados pelo MP, em Outubro do ano passado, 22 arguidos – 10 adeptos do Benfica com ligações à claque No Name Boys e 12 adeptos do Sporting da claque Juventude Leonina.

Luís Pina está acusado do homicídio de Marco Ficini e de outros quatro homicídios na forma tentada, e os restantes arguidos estão acusados de participação em rixa, dano com violência e omissão de auxílio.

No debate da instrução – fase em que o juiz decide se os arguidos vão a julgamento – a procuradora do Ministério Público alegou que “nada foi feito em sede de instrução” e que “não foram feitas quaisquer diligências de relevo”, acrescentando que as declarações de seis dos nove arguidos que requereram a abertura de instrução “não podem abalar a prova que consta dos autos”. Assim, a procuradora considerou que o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa (TIC) tem de enviar para julgamento os 22 arguidos nos exactos termos da acusação do MP.

Recorde-se que, ainda há dois dias, no arranque do congresso “The Future of Football”, no Pavilhão João Rocha, Bruno de Carvalho abordou o tema da violência e corrupção: «A intervenção dos Governos é essencial para colocar um ponto final nesta questão. Infelizmente, em Portugal ainda nos deparamos com estas questões, de violência e corrupção. Um adepto do Sporting foi morto à porta de um estádio e deixou-o ali. Foi a segunda vez que isto aconteceu. O clube do qual era o adepto era apoiante está indiciado por corrupção. Queremos tratar esta indústria o mais depressa possível, queremos que tudo se decida no campo com a habilidade das equipas»