Quando defrontámos a Juventus, para a Champions, aconteceu aquilo que já havia acontecido aquando do embate com o Real Madrid: o mundo rendeu-se ao virtuosismo e à vertigem que um rapazinho com a 77 empresta aos jogos. Esse rapazinho é Gelson Martins, mais um produto de excelência Made in Sporting, que, nessa data, recebeu um elogio da imprensa italiana maior que todos os outros: Gelson é um Cuadrado ao quadrado, escrevia-se, como forma de sublinhar a capacidade do miúdo em fazer todo o corredor direito, explodindo quando ataca e auxiliando o seu lateral sempre que é necessário.
Mas, para muitos Sportinguistas, isso não chega. Porque, para eles, o Gelson é trapalhão, não define bem as jogadas e tem essa mania de arrancar feito louco, bola colada ao pé, insistindo em partir defesas à base da “revienga”. No fundo, é uma chatice o Gelson não ser perfeito. Por isso, vai de sentirem comichões e ensaiarem aquele tratamento bonito, ao som do assobio (hoje reforçado com frases causticas nas redes sociais) com que já se brindaram jogadores como Figo, Quaresma, Nani ou Mané, outros dos nossos “filhos” que levavam um correctivo de cada vez que não atingiam a perfeição.
O que esta gente não percebe, desde logo, é que Gelson é um jogador único no nosso plantel. Mais, que Gelson caminha para fazer parte de uma elite que oferece ao jogo algo que muitos querem, mas não podem.
Venha como vier a bola – e tantas vezes que lha passam à toa – ele ajeita (conta aí as vezes que o faz de primeira e na passada) e arranca. Não importa se o defesa está a meio metro se a três metros. Arranca. Para lá, para cá, bola colada ao pé mudando de direcção à medida que o puto ganha metros em drible, como se fosse porta-voz de uma manifestação contra as amarras do futebol moderno. E nessa sua missão de dar-nos coisas que cada vez menos vezes nos dão, Gelson rebenta os defesas e rebenta-se a si próprio. Não há contenção, não importa dosear o esforço. Interessa, isso sim, oferecer vertigem e velocidade ao jogo, a mesma vertigem e velocidade que no jogo deste Sporting só-sai-dos-pés-do-Gelson!
Quem é que ganha mais vezes lances de 1×1? Quem é que ganha mais vezes a linha? Quem é que puxa mais vezes para dentro e procura as diagonais dos colegas nas costas da defesa desposicionada? Quem é que mostra tê-los no sítio para partir para cima, para sair em drible, para te fazer levantar do lugar seja qual for o adversário que apanhe pela frente? E se isto não chega é vê-lo, depois, sem quase parar para respirar, a galgar metros e metros, em sprint, para vir recuperar posições defensivas, num crescimento táctico que se nota de semana para semana, mas que, felizmente, ainda não lhe rouba o descaramento. O mesmo descaramento que outros extremos com o carimbo Rampante mostraram ao mundo, sempre com a mesma desconfiança e crítica fácil por parte de quem os viu crescer!
E tão absorvidos estão em apontar o dedo ao puto pelo facto de ele não ser um diamante lapidado e formatado, que nem reparam naquele pormaior que é ter o Gelson a fazer aquilo que escrevi acima esquecendo uma lesão que carregou durante meses, que carregou enquanto a táctica da equipa era bola no Gelson e fé no Bas Dost. E é por isso que termino o texto com uma expressão que mereceu, da parte de muitos, mais aplausos do que aqueles que dispensam ao nosso 77: Bardamerda para todos aqueles que não gostam do Gelson Martins!
31 Março, 2018 at 9:42
Amen!
31 Março, 2018 at 9:47
Ditto.
31 Março, 2018 at 9:51
Agora coisas mais sérias:
Luis Godinho em Braga. VAR João Pinheiro. Está o baile armado.
No toupeiral estará Xistra. No VAR…. o Lampioníssimo.
Digam lá se o futebol em Portugal não é limpo. O problema do Sporting é, definitivamente o malandro do Bruno e do incompetente do Jota. Ah, e dos aselhas do Gelson, Ruiz, Dost e do frangueiro do Patrício.
31 Março, 2018 at 10:14
Mais preocupado com o Pinheiro do que com o Godinho. O VAR hoje vai estar nublado…
31 Março, 2018 at 10:02
Se fosse o trancinhas do seixal, eram capazes de estarem a tecer elogios. Haja paciência para aturar alguns pseudos sportinguistas.
31 Março, 2018 at 10:05
O menino Rei da revienga prepara-se para nos dar mais uma alegria hoje.
O resto passa ao lado, ou, uma vez que estamos a falar do Gelson, cai pro lado.
31 Março, 2018 at 10:20
Olha aí está o que eu queria ter visto em relação ao Geraldes. Bardamerda para quem não gosta do Geraldes.
31 Março, 2018 at 10:22
Já aqui não vou Bardamerda.
31 Março, 2018 at 10:22
Bom dia. Será mesmo verdade a ausência do William? Eu queria acreditar que não.
O texto é muito bom e em determinadas circunstâncias, tenho que concirdar que vou mesmo “Bardamerda”! Sobretudo quando o centro, o último passe, a vertigem por mais uma finta, dão errado.
Mas isso é normalmente quando não estamos a ganhar. Depois, vem a tolerância…
Mas, armado em advogado do diabo, pergunto-me muitas vezes: “porque raio não acontecem mais exibições perfeitas como aquela de Madrid?” E vem de imediato o “gajo” que responde: “Já cá não estava há muito e eu chorava a sua ausência”.
Foi dos comentários que menos demorei a escrever.
31 Março, 2018 at 10:27
Na mouche.
A quantidade de vezes que se coloca no Gelson a responsabilidade de resolver… não decide sempre bem? Mas decide tantas vezes bem…
Entretanto, William out… medo, muito medo. Força, Batta…
E para quem quiser, é ver os links no final da agenda do GAG… os putos e a verde e branca. Em Espanha e na Pontinha.
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/agenda-leonina-682563
31 Março, 2018 at 10:44
A tua agenda não engana ninguém.
31 Março, 2018 at 11:09
O GAG é avançado do Sporting e eu do GAG.
31 Março, 2018 at 10:53
Todos têm direito à sua opinião…criticar quem quiserem, quando quiserem e o que quiserem! Questionem tudo…e todos!
Isto é o Sporting! Faz parte, é até moda, tentar ser diferente! E ser diferente, muitas vezes, significa mostrar ao mundo como não somos carneiros e conseguimos criticar mesmo quem parece fazer um trabalho fantástico!
A lista é interminável…o Gelson é apenas só mais 1 a pertencer a essa lista de vitimas do conceito:
“Olhem para mim, sou tão pensador pela minha própria cabeça que sou capaz de criticar! Contemplem como eu sou diferente dos lampiões porque critico!”
A lista de assobiados, criticados, desvalorizados é tão grande que correria o risco de nunca mais acabar de escrever este comentário…
31 Março, 2018 at 10:59
Acho incrivel criticar-se o nosso melhor jogador. Neste momento o hype (no bom sentido da palavra) está todo com Bruno Fernandes mas eu não me esqueço do que o Gelson faz por nós de há 3 anos para cá. É o único jogador que em caso de indisponibilidade não tem substituto nem no plantel nem sequer a médio prazo na formação.
Para mim e enquanto ele cá estiver, será smp Gelson e mais 10.
31 Março, 2018 at 11:14
Concordo com tudo excepto de ser o único insubstituível. Na minha opinião William também o é.
31 Março, 2018 at 11:18
Tem o Matheus como substituto. Espero que assim o seja já para o ano.
31 Março, 2018 at 11:09
Viu-se no Estoril, viu-se no Porto…
31 Março, 2018 at 11:17
Ha um Sporting com Gelson, e outro sem Gelson.
Jogador tremendamente importante, o principal desequilibrador.
O que não implica que não tenha que melhorar na tomada de decisão. Ha sempre espaço para melhorar e Gelson ainda é um jovem, o caminho vai ser sempre a subir.
31 Março, 2018 at 11:19
Mas quem é que não gosta do Gélson? É apenas o nosso melhor jogador.
Realmente, é poucas vezes mencionada a técnica de recepção dele, a suavidade com que a bola fica à espera do segundo toque é a nível dos melhores do mundo
31 Março, 2018 at 11:19
Ainda há muita gente que não gosta do Gelson. Mas todos esses são nossos adversários.
Para o ano estamos todos aqui a lamentar porque o Gelson foi vendido etc e tal. O normal, portanto.
PS: jogo de hoje vai ser agreste. Os “mentideros” circulam um plano para desorientar o nosso presidente.
PS 2: “prefiro levar meia dúzia do porto ou do benfica do que perder por um com estes cornos” – palavra de salvador.
31 Março, 2018 at 11:22
Não joga o William, joga o Manel; um só resultado, vitória do Sporting. JJ vai fazer uma surpresa ao Abel!
Adivinhem?
31 Março, 2018 at 11:26
Gelson é enorme.
Falha? Arrisca…
Para trás e para o lado até o Farnerud.
31 Março, 2018 at 12:12
E mesmo assim…
31 Março, 2018 at 11:27
Mas há alguém que não goste do Gelson? Até os lampiões gostam.
31 Março, 2018 at 11:28
Logo espero que haja Vitória e que deixemos o salvador a falar sozinho.
31 Março, 2018 at 11:42
Gelson é um gigante … até na PS4… posso estar a brincar mas, é só o nosso jogador com melhor potencial, aliás estou mesmo a ver o CM2018 na russia, começar sem Gelson e sem Fernandes, e quando estivermos na merda adivinhem quem vem nos salvar…. fodaseee é sempre a mesma merda, lá tem que vir à base do Sporting.
E já agora que não posso com JJ, basta ver Adrien em PT e Adrien em UK treinado por uma badameco qq e não é a mesma coisa…
Cheira-me que JJ vão acabar na seleção …
Mas Gelson é top…. e talvez com um tipo menos exigente com os seus criativos, fosse ainda mais top, porque tinha disponibilidade para atacar. Gelson faz piscinas para trás e para a frente….é um sobredotado com um coração de campeão!!!!
31 Março, 2018 at 11:46
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
O post é um bocado estranho, porque não deve haver um Sportinguista que não goste do Gelson Martins.
Mas tenho que dizer uma coisa: vendo o potencial bruto de Gelson Martins de há dois, três anos atrás, eu esperava que ele, a esta data, já fosse “mais” jogador.
O Gelson é um excelente jogador, sem dúvida, mas neste momento ele está longe de ser uma das potencias “estrelas em ascenção” que há uns tempos atrás se poderia, com propriedade, dizer dele.
O drible “um-contra-um” é óptimo, mas a rapidez de progressão no terreno é mais importante. E, por incrível que pareça, o Gelson “pára” um bocado o ataque quando, com a bola, tenta decidir o que fazer. O que permite a defesa ganhar uns segundos.
Outro dos aspectos é a força do remate, que Gelson decididamente não desenvolveu., e que seria uma arma importantíssima para quem se consegue livrar do “marcador directo” com a facilidade que Gelson tem.
E, por fim (e posso estar em minoria), dou (muito) pouco valor ao facto de o Gelson, para um extremo, defender bem. O Gelson tinha/tem o potencial para ser em excelente jogador ofensivo. Vê-lo a fazer constantemente “piscinas” de uma bandeirola de canto à outra só me faz pensar que o Gelson se desgasta inutilmente em missões defensivas que nunca deveriam ser dele. E que lhe tira um bocado o “fôlego” para fazer (mais) a diferença no “outro” meio campo. Porque o Gelson não é um prodígio físico, no que toca a resistência.
Mas é, claro, um excelente jogador. Depois de Bas Dost e Patrício, e conjuntamente com o BF, do Top que temos.
SL
31 Março, 2018 at 11:49
Concordo.
31 Março, 2018 at 12:09
Yep
31 Março, 2018 at 20:06
Totalmente de acordo.
31 Março, 2018 at 11:49
zero idolos…com muitos intocaveis…
sem critica ninguem se desenvolve, ou desenvolve-se mal, cometendo os mesmos erros.
31 Março, 2018 at 12:00
Não conheço ninguém que não goste do Gélson, nem ninguém que o assobie (pelo menos ao pé de mim) e tudo o que disseste sobre as qualidades dele está correcto, mas também está correcto dizer que o Gélson decide mal 80% dos lances…a outra coisa que está correcta é que se não decidisse mal 80% dos lances já não estava a jogar no SCP e ele faz-nos muita falta, muita falta mesmo…
O miudo está a crescer e a melhorar de dia para dia, deixem-no em paz!!!
SL
31 Março, 2018 at 12:04
Não concordo com quem diz que Gelson é o nosso melhor jogador , já aqui escrevi e vou voltar a escrever Gelson é o melhor jogador da liga .
SL
31 Março, 2018 at 12:08
Não acredito que haja alguém afeto ao nosso clube que não goste do Gelson.O nosso craque,que mais desiquilíbrios e velocidade cria do meio campo pra frente,(assistências,golos)vejam lá que o rapaz até vem cá atrás defender 😉
SL
31 Março, 2018 at 12:11
Gelson é um jogador único no plantel do Sporting. Um desequilibrador, o único verdadeiro desequilibrador que temos neste plantel.
Custa-me a aceitar a bancada “queimar” um jogador só porque sim. Os único motivo que me faria assobiar um jogador nosso, seria uma nítida falta de entrega, ou então vê-lo a andar mesmo a brincar com esta merda toda.
Podemos gostar mais, ou menos de um jogador, dependendo dos defeitos, e das virtudes de cada um. Sendo que se pode ainda tentar separar, o que é a critica construtiva, ou a constatação de um facto, do bota-abaixo, eu atrevo-me a dizer o seguinte.
Nem sequer me vou dar ao trabalho de destacar os pontos fortes de Gelson, porque senão estava aqui ate a hora do jogo contra os lampiões B. Gelson para mim só tem 3 “pontos fracos” para o que eu idealizaria num extremo moderno perfeito, sendo que dois deles fazem já parte das suas características físicas próprias, e são nesta altura inalteráveis, e que são jogo aéreo, e a meia distância(e por consequência mais golo).
O outro sim, é a definição do ultimo passe, e queira ele ainda vai bem a tempo de melhorar com a pratica do jogo e do treino. Mas atenção que é preciso ter-se sempre em consideração, de que se o vemos a falhar algumas vezes neste ponto, é porque o vemos conseguir ganhar a linha, ou entrar com a bola controlada dentro da grande aérea, muitas mais vezes do que os restantes que lá andam. Como tal, é normal que falhe mais vezes.
Este “defeito” não é incomum em jogadores com as características do Gelson, mesmo com esta idade. Se um jogador durante o seu crescimento, ganha a linha de fundo 20 vezes por jogo, ou 30 por treino, se lhe é facil e simples fazê-lo, é normal que descure mais a precisão do ultimo passe, do que um jogador que so chegue a linha de fundo 3 ou 4 vezes. Porque este ultimo sabe que vai ter muito menos oportunidades de fazer a diferença, do que o primeiro, então é normal que apure muito mais o ultimo passe do que o primeiro. É a natureza humana a funcionar.
Se o Gelson não tivesse estes “3 pontos mais fracos”…meus amigos…so lhe tinhamos sentido o cheiro…assim como só podemos sentir o cheiro do Ronaldo. E mesmo assim duvido muito que para o ano o aguentemos cá, por acho que vai explodir no Mundial.
Por isso a todos os que possam dizer mal dele, ou assobiá-lo eu só posso dizer….burros do caralho! Não fosse ele, e por esta altura de certeza que tínhamos muito menos a aspirar ganhar do que aquilo que temos.
31 Março, 2018 at 12:33
Malta!!
Estamos em FALÊNCIA, é o drama, a tragédia e o Horror!
Mais a sério e sobre o post.
Já escrevi aqui, Gelson a 100% focado é o melhor jogador do Sporting…com aproximação de muito perto de B.Fernandes.
Acho que esta época será a última de leão ao peito, lá fora ao mais alto nível é que ele poderá melhorar, por aqui já se tornou bem acima da média, tanto que á 3º época(consolidação) é a melhor da carreira até ao momento em termos de números.
Para finalizar e já com o pensamento para mais logo.
Vamos sem William a Braga.
Só com uma grande exibição é que o Sporting pode ambicionar os 3 pontos, o q.b que tem sido esta época até ao momento não vai chegar.
O Braga vem com a pica toda e a praticar um bom futebol, tem por exemplo mais golos que nós(53 contra 62).
Já para não falar da pressão feita pela bancada, camaleões ao mais alto nível.
31 Março, 2018 at 12:36
Wendel a 6!!!
31 Março, 2018 at 13:30
Quando muito Battaglia a 6 e Wendel a 8; mas acho que vai ser Petrovic ou Palhinhaa 6 e Battaglia a 8. A ver vamos…
31 Março, 2018 at 12:46
Sobre o Gelson, a análise é muito simples de se fazer:
2016: Suplente de JM, era a arma secreta que desequilibrava quando o jogo de posse não saía
2017: Ganhou a titularidade com a saida de JM e foi o melhor jogador do Sporting dessa temporada. Bas agradeceu-lhe a sua melhor época da carreira.
2018: Titular indiscutível, mas desta vez num plantel que subiu muito a sua qualidade individual com jogadores como BF, A.Cunha…e continua a ser o melhor (ou pelo menos está no lote dos melhores). Bas continua a agradecer.
3 anos sempre a melhorar em termos de stats, tornou-se muito fiável em termos defensivos e continua a ser o maior desequilibrador do plantel e a quem toda a gente dá a bola quando a coisa aperta. Nem CR7, Quaresma ou Nani tiveram este impacto (também pq estiveram menos tempo mas o comparativo das primeiras 2 épocas de cada um favorece Gelson).
E se isto não chegasse, jogador muito profissional (não infalível como o episódio da camisola mostrou) mas humilde e trabalhador o suficiente para se prever que será um dos grandes valores do futebol europeu na próxima década. Para mim já o é e está a fazê-lo no Sporting que não é nenhum tubarão na Europa. Aliás, nessa mesma Europa, Gelson já fez gato sapato de Marcelo e Alex Sandro, coisa pouca.
31 Março, 2018 at 16:07
Pois é!
31 Março, 2018 at 13:03
Bom Dia – Algum dos Senhores sabe os resultados dos Torneios da Páscoa ?
31 Março, 2018 at 13:43
“… Bardamerda para todos aqueles que não gostam do Gelson Martins!…”
(Não consgui deixar de “roubar” a frase ao Cherba…)…
Para todos esses que “não gostam”…dizem alguns que ele depois quando chega à área contrária…”não sabe o que fazer à bola…”
Todos esses que “se esquecem”…
Aqui fica mais este bocado do texto…:
“… Venha como vier a bola – e tantas vezes que lha passam à toa – ele ajeita (conta aí as vezes que o faz de primeira e na passada) e arranca. Não importa se o defesa está a meio metro se a três metros. Arranca. Para lá, para cá, bola colada ao pé mudando de direcção à medida que o puto ganha metros em drible, como se fosse porta-voz de uma manifestação contra as amarras do futebol modern…”
Pois é…quando o Gelson “chega vertiginosamentye à área contrária…”
Muitas vezes ainda os seus companheiros “estão a passar o meio campo…”…
E isso…”obriga” a que o “menino” tenha ainda que andar a “fintar meio mundo”…
Para que quando os outros começam a chegar…lhes poder então cruzar a bola…
Na verdade, estou convencido de que quando Gelson “começa a correr vertiginosamente” a caminho da área contrária…se parte do seus companheiros fizessem o mesmo…
“Tudo seria bem diferente”…e mais vezes nos levantaríamos para celebrar …mais um golo…!!
SL
31 Março, 2018 at 13:52
Para mim, o melhor jogador do Sporting e com maior potencial é o Bruno Fernandes. Um verdadeiro fora-de-série.
O Gelson é muito forte no um-contra-um, mas tem falta de inteligência no último passe. Isso é muito mais difícil de aprender do que vir ajudar a defender como aprendeu com JJ.
Se conseguir ter melhor percentagem de últimos passes poderá tornar-se um dos melhores extremos do mundo.
Estou a torcer por ele.
SSL.
31 Março, 2018 at 15:04
Exactamente a minha opinião. Será o jogador mais difícil de substituir quando não pode jogar porque temos poucos jogadores rápidos mas a falta de acerto e definição no último passe é o que o está a impedir de atingir outros níveis.
Isto não quer dizer que não faça muita coisa bem e não resolva muitos jogos mas nota-se que estagnou nesse capítulo. Se o melhorar será um jogador acima da média.