Estive pouco tempo no Conselho Leonino, mas o suficiente para perceber algumas coisas sobre a relação entre o Presidente do Conselho Directivo e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal. Ou seja, entre Bruno de Carvalho e Jaime Marta Soares.
O momento que infelizmente atravessa o Clube do meu coração leva à necessidade de uma reflexão profunda sobre estas questões e ao esclarecimento de algumas situações a bem da verdade e da transparência. Num altura em que a família sportinguista se revela profundamente dividida, seria bom que todos nos guiássemos pela razão e não pela emoção.
Numa nota prévia, importa esclarecer o seguinte: o Presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) é, por inerência, Presidente do Conselho Leonino (CL). Ou seja, Jaime Marta Soares é o actual Presidente dos dois Órgãos. Ao invés, o Presidente do Conselho Directivo tem assento no Conselho Leonino, tal como os restantes membros dos outros Órgãos Sociais, mas não tem por exemplo poder de voto. Poder de voto no Conselho Leonino têm os 50 membros eleitos e são eles que deliberam sobre os assuntos aí discutidos e levados a votação. Isto é importante para se perceber o que contarei mais à frente. Ora, desde a primeira reunião deste Conselho Leonino (requerida pelos 11 membros eleitos pela Lista C, a lista independente encabeçada pelo Gonçalo Nascimento Rodrigues e pela qual fui eleito), que ficou claro quem realmente comandava os trabalhos daquele Órgão Social. E não era Marta Soares.
Bruno de Carvalho, como qualquer outro membro deste Órgão, deveria sentar-se na plateia do Auditório Joaquim Agostinho onde se realizam as reuniões do CL. Mas não. Em todas as reuniões em que esteve presente, sentava-se na Mesa do Conselho Leonino, no palanque, como se de um Membro dessa Mesa se tratasse, num claro abuso de poder e em total desrespeito não só pelos Membros dessa Mesa como dos restantes Conselheiros Leoninos, a quem nunca teve, sequer, a cortesia de perguntar se alguém se opunha.
E isto, podendo parecer um pormenor sem importância, fazia toda a diferença na forma como os trabalhos se desenrolavam. Porque não tenhamos a menor ilusão: Bruno de Carvalho manipula, exerce influência, intimida, grita, mente e vence pelo cansaço e pela sua retórica quem de si discorda ou ousa fazer-lhe frente.
O comportamento e as intervenções dos outros Conselheiro Leoninos, principalmente os eleitos pela sua Lista (aqueles que apareciam nas reuniões), eram sempre claramente condicionados pela presença do Presidente do Conselho Directivo (CD). Tal como era o do Presidente do CL, que relembro, é o Presidente da MAG, Jaime Marta Soares. Este tinha, relativamente a Bruno de Carvalho, um comportamento demasiado permissivo, muitas vezes em atropelo pelos Regulamentos e Estatutos. Autorizava, permitia, fechava os olhos, condescendia, não negava, não se impunha, dava o dito por não dito, voltava atrás e não se impunha perante o presidente do CD, quando tinha tudo (e até o dever) para o fazer.
Sobre a forma de actuação típica de Bruno de Carvalho deixo aqui um claro exemplo: O Programa Eleitoral da Lista C passava claramente pela reformulação do Conselho Leonino e para isso apresentámos várias medidas. Medidas essas que fizemos questão de apresentar e colocar a votação logo na primeira reunião do CL. Por questões meramente formais não deixaram que essas propostas fossem sequer votadas. E ainda fomos acusados de tentativas de “golpe de Estado” e outros epítetos. Voltámos noutra reunião a apresentar as mesmas propostas, de organização interna do CL, seguindo desta vez os necessários formalismos. Mas nessa reunião foi-nos pedido para retirar essas propostas e o presidente do CD quis falar connosco aparte, dizendo que iria ele apresentar uma proposta no mesmo sentido mas feita à maneira dele e na forma como ele entendia que lhe podia ser mais útil.
Acedemos e retirámos as propostas, para servir os interesses do Sporting e do seu presidente. Poucas semanas depois, fomos surpreendidos pelo anúncio de uma Assembleia Geral Extraordinária onde se iria discutir, entre outras coisas, uma alteração estatutária que abolia o Conselho Leonino enquanto Órgão Social do Clube. E aqui se deu o primeiro passo rumo ao precipício.
Essa AGE, de má memória, acabou de forma caótica, na sequência de uma condução dos trabalhos absolutamente desastrosa e incompetente por parte de Marta Soares que não conseguiu, uma vez mais, impor-se no seu papel e abrindo um fosso na relação com Bruno de Carvalho, o CD e até membros da sua MAG. A partir daí, foi sempre a piorar.
Na AGE que se seguiu, semanas depois, Bruno de Carvalho não só aprovou as alterações estatutárias (parece-me que a grande maioria dos sócios ainda nem percebeu bem as consequências de daí advirão…), como saiu reforçado, com quase 90% dos votos a favor da sua continuidade. Isto é importante para se perceber que a guerra a que hoje se assiste entre Bruno de Carvalho e Marta Soares, entre o CD e a MAG, é apenas o culminar de uma série de situações e o reflexo de uma dinâmica de poder que de repente se viu ameaçada.
É que é na sequência dos eventos que se sucederam à eliminatória com o Atl. Madrid que pela primeira vez o Presidente da MAG começa a manifestar alguma intenção de fazer valer o seu poder enquanto figura número do 1 do Clube e a querer fazer frente a Bruno de Carvalho. Este não gostou e começou a espiral que infelizmente conhecemos.
Que não restem dúvidas: o Presidente da MAG é a figura principal do Clube e Bruno de Carvalho e o CD não têm poder para o destituir, retirar poder, impedir acesso a instalações ou seja lá o que for. Tal como não têm poder nem legitimidade nenhuma para instituir uma treta qualquer provisória que assume os direitos e deveres da MAG e convoca AGs. Isso não existe, não tem qualquer fundamento e não está de forma alguma previsto nos Regulamentos ou Estatutos do Sporting Clube de Portugal. São os sócios do Sporting Clube de Portugal que votam e escolhem os seus representantes nos Órgãos Sociais do Clube. Qualquer votação ou decisão que seja tomada nessas AGs são irregulares e serão nulas.
É fundamental que se perceba o que aqui está em jogo e é fundamental que os sócios tenham conhecimento daquilo que se está a passar. Consta numa dessas “convocatórias” uma (mais uma) suposta alteração estatutária que põe de vez o Sporting Clube de Portugal nas mãos e sujeito às vontades do Presidente do CD. E isso não é admissível no Sporting Clube de Portugal, nem com este Presidente nem com nenhum outro!
Os graves e infelizes acontecimentos das últimas semanas com a equipa de futebol profissional e as notícias que têm saído na comunicação social envergonham-nos a todos. Envergonham-nos e envergonham o nosso Clube. Isto não é o Sporting Clube de Portugal. Mas saibamos neste momento perceber o que é essencial. Isto não é um Bruno de Carvalho vs Marta Soares. Ou CD vs MAG. Ou Direcção vs Jogadores. Ou Direcção vs Treinador. Nem Jogadores vs Adeptos. Nem sequer importa saber de que lado está a razão.
Qual razão? No meio de tanta trapalhada, de todos os lados, todos terão a sua razão e todos estarão longe de a ter.
A única coisa que aqui importa é a defesa dos superiores interesses do Sporting Clube de Portugal. Eu compreendo aqueles que atacam Bruno de Carvalho, como compreendo os que o defendem. Compreendo os que defendem os jogadores que rescindiram como compreendo quem os acusa de traição. Há razões de ambos os lados, há mesmo. E é tudo demasiado complexo e nada é preto
ou branco. Mas o que é claro como tudo, e creio que nisso todos estamos de acordo, é que isto não é o Sporting Clube de Portugal e isto não pode continuar.
Esta guerra interna a que assistimos no nosso Clube divide-nos e desvia-nos de questões mais importantes e desvia a atenção da Com. Social de questões mais importante que envolvem outros clubes. Estamos a destruir o duro trabalho que foi feito nos últimos 5 anos. E antes que isso seja irreversível, Bruno de Carvalho tem de sair, ou arrisca-se a ser o presidente que acabou com o Sporting em vez de ser o Presidente que salvou o Sporting.
Que venham as providências cautelares, as impugnações, venham os tribunais, venha quem vier e o que tiver de vir. Mas que venham rápida e decididamente. Estes Órgãos Sociais não têm condições para continuar e nem sequer para se recandidatar. Que venham as eleições, rápida e decididamente.
Que se abra uma nova página na história do nosso grande Clube, e não tenham medo nem dúvidas, as caras e os nomes irão aparecer. Temos de deixar de viver no medo. O Sporting é muito Grande. E nunca, mas nunca, vai acabar. E que daqui por uns tempos possamos olhar para trás e dizer “Bruno de Carvalho foi um grande Presidente e salvou o nosso Clube”. Seria muito bom sinal. Por todas as razões.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Luis Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
6 Junho, 2018 at 15:55
https://www.google.pt/amp/s/observador.pt/2018/06/01/sporting-marta-soares-esclarece-nao-ter-pedido-demissao-formalmente/amp/
Se jms não cumpriu os formalismos inerentes à demissão (era bom que se esclarecesse isso, de uma vez por todas), como pode ser “substituído”?
6 Junho, 2018 at 16:00
Se JMS não cumpriu os formalismos inerentes à convocação de uma AG, como pode anunciar-la?
6 Junho, 2018 at 16:01
Se não cumpriu os formalismos então é uma golpada. E como golpada que é, ao não agir de boa fé, só tem mais é que ser destituído.
6 Junho, 2018 at 16:03
Se não se demitiu….pq nao convocou uma AG obrigatória para discutir o orçamento como mandam os Estatutos?
6 Junho, 2018 at 19:24
Essa é a grande questão que muitos, incluindo o autor do post parecem ignorar (voluntariamente ou não). Essa AG, cuja convocatória foi pedida por o CD ao PMAG, é Ordinária , ísto é, a sua realização anual consta dos Estatutos e é mandatória decorrer e no prazo indicado (mês de Junho); caso não se realize, caem todos os Órgãos Sociais. que NÃO PODEM RECANDIDATAR-SE às eleições para os substituir.
O que é isto se não 1 pessoa , por incumprimento dos Estatutos, a fazer cair todos os Órgãos Sociais e a impedi-los de voltar a exercer mandato nas eleições seguintes, ou seja 1 pessoa a substituir-se (por manifesto abuso de poder) a TODOS OS SÓCIOS e friso todos, incluindo os oposicionistas a este CD? Este foi o centro do jogo de poder. Tudo o resto: demissões que o foram e deixaram de ser, nomeações de Comissões por uns e por outros, marcações de AGEs não eleitorais, etc foram os fait divers que vão alimentando os shares televisivos e as tiragens dos jornais.
Saudações leoninas
Saudações leoninas
6 Junho, 2018 at 16:06
Todos ouvimos nas TVs ele anunciar de alto e bom som que se demitia !
Ora se se demitiu e não fez o seu trabalho…não resta outra hipotese ao CD que nomear alguem para o fazer uma vez que está omisso nos estatutos o que fazer neste caso.
É esta a versão , quanto a mim legitima, do CD.
Quem está descontente e quer a destituição, só tem de apresentar as assinaturas a esta MAG de gestão e seguir as regras que o CD (unico orgao legitimo actualmente) está a usar.
Tudo isto foi dito hoje na CI e não percebo onde estão as duvidas….
6 Junho, 2018 at 17:48
Também me parece que seja esta a “versão” legítima.
6 Junho, 2018 at 18:42
claro
6 Junho, 2018 at 16:41
tanta conversa para não dizer nada….. mais um ex conselheiro de um orgão da treta, é e sempre foi uma feira de vaidades dos que se acham ilustres e notáveis, um pergunta simples, o bombeiro e a sua mesa, pediram ou não a demissão ? pediram em publico e reiteradamente, só tem que marcar uma AG ordinária para eleição dos orgãos demissionários….. o resto é conversa mole ao serviço dos aventais e opus dei SL
6 Junho, 2018 at 17:19
Votações no concelho leonino para quê!?
Se é só um órgão consultivo vão votar o quê!!?
Só se for a cor dos calções… Querem ver que se calhar foi o Luis Miguel o responsável pelos calções verdes!!
6 Junho, 2018 at 18:05
Exacto. Mais uma herança dos tempos da outra senhora, em que era legitimo a existência de órgãos com mandato perpétuo.
SL
6 Junho, 2018 at 19:32
Não tinha SÓ isso! Tinha muito mais! E mais importante! Tinha que, mesmo demissionário, convocar a AG Ordinária de Junho, como mandam os Estatutos. Ao recusar-se a fazer isso (porque a solicitação foi-lhe expressa e publicamente feita pelo CD em exercício de funções), provoca a queda AUTOMÁTICA DE TODOS os Órgãos Sociais do Clube (Conselho Leonino incluído) a partir de 1 de Julho, SEM POSSIBILIDADE DE SE RECANDIDATAREM!?!?
Não deixa de ser curiosa a “coincidência” da opinião de Luís Miguel, o autor do post: “Estes Órgãos Sociais não têm condições para continuar e NEM SEQUER PARA SE RECANDIDATAR.” (Luis Miguel dixit). É caso para dizer: não vai de uma maneira tenta-se de outra!
Saudações leoninas
6 Junho, 2018 at 18:33
Não há maior formalismo que anúncio na Comunicação Social, reproduzida posteriormente por escrito nos Jornais.
Estamos a falar até dum excesso de zelo, pois bastaria um mero e-mail, carta registada ou fax. O meio usado por JMS serviria até para notificar alguém que estivesse em parte incerta ou desaparecido em combate, o que não parece ser o caso do Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.
6 Junho, 2018 at 19:36
Correcção: “o que não PARECIA ser o caso do Presidente do CFeD”. É que não o ouvi pronunciar-se sobre a nomeação dos CFeDs transitórios, uma vez que podia ser o cessante a exercer funções até eleições. Se calhar até esta mesmo … desaparecido (s)em combate!
Saudações leoninas
6 Junho, 2018 at 21:02
Bem observado!
SL
6 Junho, 2018 at 15:57
Vou guardar no frigorífico para amanhã. É que nem há espaço para sobremesa!
Hoje o prato forte é o slb ser arguido por fraude financeira.
6 Junho, 2018 at 16:02
O Richard tem o meu respeito por dar a cara. E até acrescenta algumas informações pertinentes.
Não vou discutir a opinião, que é livre, como a minha.
Mas vou pedir esclarecimento sobre duas “coisinhas” que me ficaram atravessadas. Talvez por estarem dispersas num texto longo, sem sustentação que eu entenda (sim, o problema pode ser meu).
“Estes Órgãos Sociais não têm condições para continuar e nem sequer para se recandidatar.”
Porque é que não se podem recandidatar?
Quem decide quem é que se pode candidatar e com que fundamentos?
“Bruno de Carvalho tem de sair, ou arrisca-se a ser o presidente que acabou com o Sporting”
“O Sporting é muito Grande. E nunca, mas nunca, vai acabar.”
Então, pode ou não acabar?
6 Junho, 2018 at 16:06
O SCP não acabou qd de vendia % de passes para pagar as contas da água luz e gás…e ia acabar agora….
Conversa da treta onde tenta esconder o real desejo, mas não resiste e “chiba-se” : “Estes Órgãos Sociais não têm condições para continuar e nem sequer para se recandidatar.”
Ora…
6 Junho, 2018 at 16:09
E candidato? Já tem?
6 Junho, 2018 at 16:09
Isto não era uma resposta ao Hadji e sim ao texto do Luis Miguel.
6 Junho, 2018 at 16:50
citando o manel serrão
Diga um!
Diga um!
6 Junho, 2018 at 16:04
Viver no medo?
Quem vive no medo é a oposição
6 Junho, 2018 at 17:00
E isso não é um mau sinal, psfilipe?
Não percebo como podes dizer isso com orgulho, como se os sócios que defendam eleições merecessem levar nos cornos.
6 Junho, 2018 at 18:22
Não tenho qualquer ‘orgulho’ na divisão do Sporting.
Dito isto também não me peçam para ter vergonha se do outro lado nem um candidato credível são capazes de arranjar.
Quanto ao merecerem levar nos cornos:
Não me recordo de alguma vez ter escrito que quem quer eleições merece “levar nos cornos”.
Importa-se de produzir prova desse alegado testemunho?
6 Junho, 2018 at 19:38
É o papão BdC … o Woogie-Boogie leonino!
SL
6 Junho, 2018 at 16:08
É um caso de estudo o que BdC tem feito pelo slb. Não é que sempre que as atenções têm de estar concentradas nos lampiões ele procura ser o foco da imprensa??? Não consigo compreender. O homem não está bem.
6 Junho, 2018 at 16:31
Será ele o infiltrado??
6 Junho, 2018 at 18:07
Jonas, mas alegadamente quem queria reunir BdC com LFV era o bombeiro!
SL
6 Junho, 2018 at 16:09
O que motiva as pessoas a concorrerem ao conselho Leonino?
Obrigado.
6 Junho, 2018 at 16:16
O PMAG demitiu-se em directo para toda a gente ouvir. Não nos façam de otários! A história começa aí! Apartir daí é comunicados de um lado e outro, tribunais, assembleias e diabo afim.
Se é para explicarem alguma coisa, tem de começar por essa demissão!
6 Junho, 2018 at 16:36
pois ! nisso a CS não toca…agarram-se ao facto de ele não ter entregue a papelada para reofrçarem que ainda é o PMAG….e se o gajo nunca mais aparecesse seria PMAG ad eterno ?
“A demissão dos membros da MAG e bem assim do seu respectivo Presidente, não carece de aceitação – produz efeitos logo que é conhecida “(n.º 1 do artigo 39º dos Estatutos do SCP)
6 Junho, 2018 at 16:57
Artigo 39°
(Renúncia)
1 – A renúncia é apresentada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, salvo se for este o
renunciante, caso em que é apresentada ao Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.
2 – O efeito da renúncia não depende de aceitação e produz-se no último dia do mês seguinte
àquele em que for apresentada, salvo se entretanto se proceder à substituição do renunciante.
3 – Todavia, se a renúncia, individual ou colectiva, constituir causa da cessação do mandato
da totalidade dos membros do órgão, a renúncia só produzirá efeito com a tomada de posse
dos sucessores, salvo se entretanto for designada a comissão de gestão ou de fiscalização,
ou ambas, nos termos dos presentes estatutos.
6 Junho, 2018 at 18:15
Meus caros, neste caso aplica-se o n.3 do artigo 39.º, pelo que a renuncia só produz efeitos com a tomada de posse dos sucessores.
O problema não é a demissão. O problema é o incumprimentos da MAG ao não agendar a AG para apreciação e aprovação do orçamento.
Os estatutos não preveem, mas como deve ser analisado incumprimento da não marcação da AG acima referida? Só vejo uma solução: tribunais (até porque não sei até que ponto o CFD tem competência para julgar a conduta da MAG e propor sanções).
Resumindo: vai tudo parar a tribunal pois existe aqui uma manifesta xico-espertice dos interesses que JMS representa.
SL
6 Junho, 2018 at 19:45
Meu caro, essa xico-espertice foi o que obrigou o CD à criação de uma MAG transitória, que pudesse fazer o que os ESTATUTOS MANDAM, mas este PMAG se RECUSOU a fazer: convocar a AG Ordinária (de 17 de Junho). PORQUE, SE ELA NÃO FOSSE CONVOCADA (E A MAG DEMISSIONÁRIA NÃO A QUERIA CONVOCAR) caíam automaticamente todos os Órgãos Sociais, os quais nem podem recandidatar-se nas AGs Eleitorais Extraordinárias para os substituir.
Saudações leoninas
7 Junho, 2018 at 10:49
E a nomeação de MAG transitória tem inscrição nestes estatutos?
6 Junho, 2018 at 16:20
Olha os holofotes, pá.
Não era para dar uns abanos aos capachos do orelhas.
Lá o Bruno de Carvalho a virar o foco.
6 Junho, 2018 at 16:25
Passo…
6 Junho, 2018 at 16:25
quero guardar este paragrafo:
“Porque não tenhamos a menor ilusão: Bruno de Carvalho manipula, exerce influência, intimida, grita, mente e vence pelo cansaço e pela sua retórica quem de si discorda ou ousa fazer-lhe frente.”
porque resumo um ponto que acho importante:
Interpretação nº1
BdC é um despota! é um tirano, um Nicolás maduro… um Kim Jong-un… um coreano!! com pessoas assim não vale a pena falar… é escusado… quando lhe explicamos as coisas como elas são, ele arranja sempre um argumento contrário para provar a sua opinião.
Interpretação nº2
BdC é um líder esclarecido, sabe o que quer e não se importa de discutir as suas opiniões
são maneiras de ver…
6 Junho, 2018 at 16:45
Bom era fazer uma interesses bem paga ou andar com um exército de guarda-costas a fazer verdadeiras ameaças e intimidações. Isso é que tinha sido bonito. Depois dos 90% das eleições.
Mas não ele faz é sessões de esclarecimento, assembleias no pavilhão até a possibilidade de o mandarem embora bastando para isso 25% dos votos. Que ditadorzinho de merda.
Um democrata faz a assembleias num camarote, molda os estatutos para se perpétuar no poder e quando levar com uns cadeiras nos cornos “amanda” todos pó caralho. Isso sim, é ser estadista e democrata.
6 Junho, 2018 at 16:47
* fazer uma teia
6 Junho, 2018 at 17:37
…eu por acaso até subscrevo a 2ª interpretação…
6 Junho, 2018 at 18:31
E eu também
6 Junho, 2018 at 16:25
“Os estatutos não falam em carta de renúncia, pois não?
Só falam em apresentação da renúncia. Pois é, não tem de ser por carta (pode ser por sms, whatsapp ou para todo o país ouvir).
É chato (ou aborrecido, que é mais elegante e notável), mas tens de conviver com isso.
Mas os estatutos falam em aceitação. Dizem que… não é necessária.
É chato, ou aborrecido, mas é o que está lá.
Aqui até há uma vantagem.
Usou a tv. Nem é o diz que disse. Toda a gente soube da sua renúncia.
E manteve-a, consentiu que fosse difundida durante 2 semanas.
Usou-a como chantagem.
Depois virou o bico ao prego.
Ainda bem, digo eu, porque se desmascarou perante toda a gente.
Pôs a nú a sua golpaça
Só um cego é que não vê.”
6 Junho, 2018 at 16:30
Mas uma MAG demissionária não se mantém em funções até uma nova tomar posse?
6 Junho, 2018 at 16:35
se está demissionária têm que ser marcadas eleições para ser substituida. Não tem poderes para tentar fazer chantagens e demitir o cd e colocar lá quem bem lhe apetece.
6 Junho, 2018 at 16:36
Sim para fazer a gestão corrente e isso não inclui AD de destituição por iniciativa do pmag por justa causa.
Deveria marcar a AG para o orçamento que é um acto corrente, deveria marcar as eleições para os Orgãos demissionários.
Como não estava a assegurar a gestão corrente mas sim a praticar actos para os quais já não tinha competência, o CD resolveu criar uma MAG transitória para assegurar precisamente isso a gestão corrente.
6 Junho, 2018 at 16:58
não há maneira mais clara de explicar isto. Quem não entende é porque não quer.
Venham os tribunais decidir. aos sócios o meu conselho é ir a tudo o que seja AG para fazer valer os seus pontos de vista de forma civilizada
6 Junho, 2018 at 20:01
O CD não tem mandato para tal
6 Junho, 2018 at 20:03
Deveria manter-se em funções EXCLUSIVAMENTE DE ADMINISTRAÇÃO CORRENTE (Lei Geral – Código Civil e jurisprudência sobre renúncias de Órgãos Sociais=, que neste caso seria:
– convocar, para uma data até 45 dias após a sua renúncia (que foi pública a 17 de Maio) Assembleias Gerais Eleitorais para a MAG e o CFeD;
– convocar a Assembleia Geral Ordinária (e obrigatória, acto de gestão ordinária, corrente, normal) para discutir e votar o Orçamento e Plano de Actividades do SCP, propostos pelo CD para a próxima temporada 2018/19;
– dar seguimento a requisições de AGs Extraordinárias, solicitadas por um número mínimo de sócios, desde que cumprindo com todos os procedimentos administrativos e estatutários exigidos.
Ora JMS não fez nenhuma das 3 coisas.
Mas fez 2 coisas ilegais num só acto:
-extravasar os limites impostos pela Lei a Órgãos Sociais Associativos que tenham cessado por renúncia ao seu mandato, mas se mantenham em funções de gestão corrente, ao convocar uma AG Extraordinária (além do normal, do ordinário, do corrente);
– colocar como ponto 2 da OT dessa AGE ilegal a Destituição do CD, algo que, ESTATUTÁRIAMENTE e no CÓDIGO CIVIL PORTUGUÊS, obriga a prévia inquirição de existência de justa causa.
Espero que o tenha esclarecido
Saudações leoninas
6 Junho, 2018 at 16:59
Artigo 39°
(Renúncia)
1 – A renúncia é apresentada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, salvo se for este o
renunciante, caso em que é apresentada ao Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.
2 – O efeito da renúncia não depende de aceitação e produz-se no último dia do mês seguinte
àquele em que for apresentada, salvo se entretanto se proceder à substituição do renunciante.
3 – Todavia, se a renúncia, individual ou colectiva, constituir causa da cessação do mandato
da totalidade dos membros do órgão, a renúncia só produzirá efeito com a tomada de posse
dos sucessores, salvo se entretanto for designada a comissão de gestão ou de fiscalização,
ou ambas, nos termos dos presentes estatutos.
6 Junho, 2018 at 16:26
OFF ou talvez não, sei lá
Caro(a) Consócio(a),
Para esclarecer algumas dúvidas que têm sido levantadas na Comunicação Social, ao longo dos últimos dias, fazemos questão de informar directamente os nossos associados do seguinte:
A Comissão Transitória (“CT”) da Mesa da Assembleia Geral (“MAG”) do Sporting Clube de Portugal (“SCP”) foi acusada de ‘usurpação do poder’, ignorando os detratores que foi o Conselho Directivo a nomear os elementos que compõem esta CT. Por forma a esclarecer as dúvidas que se levantaram em torno desta nomeação, e dos preceitos legais que sustentam a decisão, cabe-nos esclarecer:
1. O Sporting Clube de Portugal rege-se pelos seus Estatutos, regulamentos internos e pela lei em vigor.
2. Os Estatutos do Sporting Clube de Portugal , e bem assim os seus regulamentos, devem ser interpretados à luz da lei vigente (artigo 9º do Código Civil), tendo como suprema orientação a defesa e a salvaguarda dos superiores interesses do SCP.
3. Os Estatutos do SCP estabelecem um regime jurídico muito claro para os casos de cessação antecipada do mandato dos titulares dos Órgãos Sociais.
4. As lacunas dos Estatutos do SCP, isto é, os casos omissos, juridicamente relevantes, são integrados nos termos da lei civil em vigor (artigo 10º do Código Civil).
5. É absolutamente inquestionável que a Mesa da Assembleia Geral se “demitiu” em bloco, mediante renúncia, conforme anúncio público do Presidente daquele Órgão Estatutário em diversos órgãos de comunicação social (Maio de 2018).
6. Mal se compreende que o ex-Presidente da Mesa da Assembleia Geral, queira agora “dar o dito por não dito”, procurando sustentar a tese de que é verdade que a Mesa da Assembleia Geral se “Demitiu” em bloco mas ele não – como se o Presidente da Mesa da Assembleia Geral não fizesse parte da Mesa (?!).
7. A demissão dos membros da MAG e bem assim do seu respectivo Presidente, não carece de aceitação – produz efeitos logo que é conhecida (n.º 1 do artigo 39º dos Estatutos do SCP)
8. Nos termos dos Estatutos do SCP, os demissionários estão obrigados a assegurar a gestão corrente do respectivo órgão até serem substituídos – seja através de novas eleições, seja através da criação de uma comissão transitória (n.º 3 do artigo 37º e n.º 3 do artigo 39º dos Estatutos do SCP).
9. Os Estatutos do SCP contêm previsões normativas para a substituição do Conselho Directivo e para a substituição do Conselho Fiscal e Disciplinar – sendo omissos para a substituição da Mesa da Assembleia Geral, estamos perante uma lacuna, isto é, um caso omisso juridicamente relevante.
10. Esta concreta lacuna (caso omisso juridicamente relevante) deve ser integrada através do recurso à analogia, nos termos do n.º 2 do artigo 10º do Código Civil, “há analogia sempre que no caso omisso procedam as razões justificativas da regulamentação do caso previsto na lei” – ora, as razões dos casos previstos para a demissão do CD e CFD procedem inteiramente para o caso omisso da “demissão” em bloco da Mesa da Assembleia Geral.
11. Sendo o Conselho Directivo o único órgão estatutário no pleno exercício de funções, aliás recentemente legitimado com cerca de 90% da votação numa Assembleia Geral amplissimamente participada (Fevereiro de 2018), caberá a este, evidentemente, assegurar os actos de gestão que assegurem e salvaguardem o normal funcionamento do Clube, nomeadamente ao nível da cooperação inter-orgânica, tudo na defesa dos superiores interesses do SCP.
12. Seria juridicamente absurdo que o Sporting Clube de Portugal ficasse paralisado em virtude de uma lacuna estatutária, ante o injustificado objetivo de procurar à exaustão a queda de todos os membros do Conselho Directivo, prejudicando, irremediavelmente, a continuação da reestruturação financeira do SCP e a preparação na nova época desportiva.
13. Após a publicitação da “demissão” em bloco dos membros da Mesa da Assembleia Geral, o demissionário Presidente, ao invés de cumprir a obrigação Estatutária de assegurar a gestão corrente da MAG, passou a focar-se num único objectivo – a destituição/revogação de cada um dos membros do Conselho Directivo, com suposto fundamento em justa causa.
14. Para alcançar este objectivo, totalmente alheio aos poderes de um demissionário, tenta convocar uma Assembleia Geral Ilegal, para que os sócios votem a revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo, com suposta justa causa, mas escondendo sempre que justa causa seria essa – impossibilitando que os Sócios do SCP se possam elucidar sobre o seu sentido de voto e, impossibilitando, também, os visados membros do Conselho Directivo de apresentarem a sua defesa.
15. Todos os actos praticados pelo Conselho Directivo do SCP têm fundamento legal e Estatutário, incluindo a constituição da Comissão Transitória da MAG, sendo totalmente absurdo que se possa invocar “usurpação de funções” seja do Conselho Directivo seja da Comissão Transitória.
16. Os Sócios do SCP têm inteira liberdade para, a todo tempo (hoje mesmo), nos termos dos Estatutos, requerer uma Assembleia Geral com vista à revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo do SCP, por justa causa – a vontade dos Sócios do SCP é soberana.
17. A Mesa da Assembeia Geral, que vier a ser eleita pelos Sócios do SCP (Julho de 2018), poderá, se assim entender, nos termos previstos nos Estatutos, procurar a revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo do SCP com fundamento em justa causa.
18. A pretensa convocatória de uma Assembleia Geral Extraordinária (“AGE”) do Sporting Clube de Portugal, para dia 23 de Junho, publicada hoje em diversos jornais, e assinada pelo ex-presidente da MAG Comendador Jaime Marta Soares, é um exercício de despudorada incompetência e ilegitimidade, posto que, não só o senhor Comendador já não se encontra em exercício de funções, tendo sido substituído por esta CT da MAG, conforme supra explicado, bem como a própria AGE pretendida se encontra ferida na sua legalidade ao não respeitar os requisitos e pressupostos estatutária e legalmente previstos para a sua convocação e realização.
A Comissão Transitória da Mesa da Assembleia Geral
Elsa Tiago Judas
Trindade Barros
Yassin Nadir Nobre Madatali
Saudações Leoninas
6 Junho, 2018 at 16:29
Foda-se, não querendo recorrer a argumentos de autoridade, mas se um aluno me dissesse uma merda destas numa oral, provavelmente chumbava-o. Mas qual lacuna, caralho?!?!?! De onde é que esta gente saiu?!?!
6 Junho, 2018 at 16:41
Nesse caso , perante a sua experiência de vida e com base nos estatutos, como analisa o ponto 9 ?
Por exemplo,
O que fazia (com base nos estatutos do SCP) se uma MAG se demiti-se em bloco, viajava para o Brasil e não voltava a dar cavaco a ninguém.
6 Junho, 2018 at 16:45
Saber ler ou é apenas azia de mais uma bitch slap que levaste?
6 Junho, 2018 at 16:51
Em primeiro lugar, nem sequer é líquido que existam lacunas no ordenamento j. português, mas nem vou por aí. Sem desenvolver, não há lacuna nenhuma por duas razões: (i) em caso de demissão da MAG, esta mantém-se em gestão, pelo que não há omissão de regulação normativa neste caso; (ii) achas que quando a autoridade que criou os estatutos do SCP decidiu criar órgãos de substituição para outros casos que não o da MAG, se ‘esqueceu’ de o fazer quanto à MAG e, logo, há uma lacuna? Não é preciso ser jurista para perceber que esta linha argumentativa é completamente improcedente, mas enfim. Vá, insultem-me…
6 Junho, 2018 at 17:02
Responda à minha questão…..se a MAG em pseudo-gestão emigrar para o Brasil ou morrer em que ficamos no que toca a estatutos ?
6 Junho, 2018 at 17:06
é este o argumento do CD !
a MAG que deveria ter ficado em gestão e colocar os interesses do clube à frente não quis saber disso para nada pois agiu com agenda própria, e nesse caso não resta ao CD seguir o caminho que seguiu tal como o faria se a MAG tivesse morrido ou emigrado para longe.
Não vejo nada dos factos que ocorreram que o CD não possa ter razão no que fez.
6 Junho, 2018 at 18:27
Ele nao vai responder….pq ficou com eles entalados.
O teu exemplo é do mais simplista mas eficaz que se pode ter.
O Clube ou acabava ou ficava em suspenso ad aeternum devido a uma MAG fantasma.
6 Junho, 2018 at 17:11
Songue, o Bdc está só a comprar tempo com o tribunal mas no fim o enxovalho vai ser o mesmo.
Pensa que o Sporting e os seus sócios são a Doyen. É o respeito que tem para com a instituição.
6 Junho, 2018 at 18:47
Então explique-me o que se faz a um PMAG que não cumpre com os estatutos?
Pode ser destituído?
O que se faz a um PMAG que se demite, mas não marca eleições para a sua substituição, logo violando os estatutos?
Será o PMAG uma figura omnipotente que tem sempre base legal faça o que fizer?
6 Junho, 2018 at 19:28
Interpõe-se uma acção para o efeito junto do tribunal competente (ao invés de se inventar um órgão inexistente).
6 Junho, 2018 at 20:18
Mas alguém falou em lacunas no ordenamento jurídico português? A lacuna é nos Estatutos (situação frequente em vários Estatutos de associações, sociedades comerciais, sociedades anónimas e outras); e é EXACTAMENTE ao “ordenamento jurídico português” (neste caso ao Código Civil) que se recorre para suprir ou resolver essas lacunas transitoriamente, até que o possa ser definitivamente (através de alteração ou complemento dos Estatutos).
Capisce?
SL
6 Junho, 2018 at 20:13
Lacuna nos Estatutos SIM, que é, suprida por o que está instituído na lei geral (Código Civil). A lacuna consiste em que os Estatutos previram a constituição de Comissões transitórias para substituir o CFeD e o CD em caso de renúncias nesses Órgão que impliquem a cessação dos seus mandatos, mas não inclui qualquer provisão para o que se refere a idêntica situação com a MAG. Ora, quando assim é, manda a Lei geral (Código Civil) – que se sobrepõe à particular (Estatutos) – que os casos o omissos sejam substituídos pelas situações de analogia.
SL
6 Junho, 2018 at 16:27
Excelente post, o qual subscrevo quase de fio a pavio.
Só acrescentaria o seguinte: a Comissão Transitória nem sequer é nula, é ainda mais grave do que isso, é pura e simplesmente inexistente. Basicamente, o acto de constituição de uma tal comissão não reúne sequer os elementos mínimos necessários para a sua constituição e, por essa razão, não produz qualquer efeito jurídico.
Na prática e em termos jurídicos, significa isto, por ex., que entre apresentar uma lista nessa mesa ou numa roulote do Campo Grande é exactamente o mesmo.
6 Junho, 2018 at 16:39
Nem mais, Songue.
Este amor cego ao BDC é doentio.
6 Junho, 2018 at 16:51
O que não nos impede de termos uma porta-voz não reconhecida pelos estatutos do clube a falar em nome do clube.
6 Junho, 2018 at 16:58
Não percebi.
6 Junho, 2018 at 19:17
Ainda que concorde com o que dizes, ligo a TV e continuo a ver uma mulher por mim desconhecida e por nenhum de nós eleita a servir de porta-voz do nosso clube.
6 Junho, 2018 at 19:31
Referes-te à Judas? É a diferença entre o mundo do dever ser – o das normas – e o mundo do ser – o dos factos. Mas um facto ocorrido no mundo empírico apenas produz efeitos jurídicos se uma norma assim o ditar. Não havendo normas que «constituam» o órgão em causa, a Elsa Judas não passa de uma mulher a dizer umas coisas.
6 Junho, 2018 at 17:13
Disseste tudo, Songue. É por isso que as AGs de dia 17 e 21 são folclore e como ranchos ainda não é modalidade oficial do clube, vou só à de 23.
6 Junho, 2018 at 17:54
Diz que não vai haver. Mas podes aproveitar para ir ao oceanário, se quiseres.
6 Junho, 2018 at 18:23
É sempre um passeio agradável. Obrigado pela sugestão.
6 Junho, 2018 at 20:09
BdC presidente adepto treinador comentador justiceiro querido líder comediante e agora jurista
O homem providencial
O Sporting é pequeno para ele
Ofereçam-lhe à presidência da república ou talvez melhor a restauração monárquica
6 Junho, 2018 at 20:23
A Verdade Absoluta de quem, já por duas vezes, demonstrou não ter percebido a que lacuna ou caso omisso juridicamente relevante se refere o comunicado da MAG transitória.
É caso para dizer: o Songue acabou de se reafirmar (pela 3ª vez) juridicamente irrelevante!
SL
6 Junho, 2018 at 16:27
Chamar desonesto ao BC parece poesia para qualificar e quantificar este JMS, aliás nem sei como se apelida uma personagem destas.
FODASSE então este CARALHO diz em toda a CS que a Mesa da MG e o CFeD se demitiram em BLOCO, logo com uma mentira porque um elemento do CDeF não apresentou a demissão, e vêm falar de estatutos…haja paciência para aturar esta CAMBADA!
Aceitava sugestões….
6 Junho, 2018 at 16:31
começe a ler de baixo para cima.
o importante neste momento está no fim.
6 Junho, 2018 at 16:39
Ouviu viu ou leu da boca deste energumeno que se tinha demitido?
6 Junho, 2018 at 16:43
Mas vai querer refutar isto ?
5. É absolutamente inquestionável que a Mesa da Assembleia Geral se “demitiu” em bloco, mediante renúncia, conforme anúncio público do Presidente daquele Órgão Estatutário em diversos órgãos de comunicação social (Maio de 2018).
é que perde já toda a credibilidade que possa ter….
6 Junho, 2018 at 17:06
Não há maior cego do que aquele que não quer ver!
‘Anúncio público’ é coisa que não existe… – Artigo 39° (Renúncia) 1 – A renúncia é apresentada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, salvo se for este o renunciante, caso em que é apresentada ao Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar
Ninguém licenciado em Direito pode escrever uma barbaridade destas, salvo se a sua intenção for, como se comprova, confundir e manipular as pessoas
6 Junho, 2018 at 17:15
É a mesma coisa que dizer que uma lei entrou em vigor porque anunciaram no Telejornal.
Enfim, é o triunfo dos porcos.
6 Junho, 2018 at 17:56
Ah… mas então, nesta história toda, o mentiroso não é Bruno de Carvalho. São todos os que se demitiram-mas-afinal-não. Brincadeiras…
6 Junho, 2018 at 18:03
O irrevogavel abriu um precedente grave
agora a malta ja nao estranha…
6 Junho, 2018 at 18:24
Duas faces da mesma moeda, só que uma quer os sócios a pronunciarem-se e outra não. É a única diferença.
6 Junho, 2018 at 18:28
a outra acha que os sócios já se pronunciaram nas ultimas eleições.
7 Junho, 2018 at 5:46
Não há nada nos estatutos que diga que a demissão tem de ser feita por escrito, como tal se anunciada, mais do que uma vez, na CS será o suficiente.
6 Junho, 2018 at 18:02
“salvo se a sua intenção for, como se comprova, confundir e manipular as pessoas”
Nao foi isso mesmo que JMS tentou fazer ao anunciar a demissao ?
6 Junho, 2018 at 18:26
O Marta Soares, como inepto que é para o exercício do cargo apostou estupidamente (como bom estúpido que é, também) no bom-senso de alguém totalmente desprovido dessa característica.
Provou que em 5 anos nada aprendeu sobre BdC e fodeu-se. Para ele é bem feito, mas o Sporting é que não tem de sofrer por causa disto.
6 Junho, 2018 at 18:31
Entao se quem esta mal é JMS cumpra a sua palavra e ponha o lugar á disposição.
e nao ande entretanto a pedir a demissao dos outros quando ele proprio nao cumpre a sua.
6 Junho, 2018 at 21:35
O problema de JMS não está tanto em ter de explicar aos sócios porque anunciou publicamente a sua demissão e depois disse que não; está muito mais em justificar aos SÓCIOS porque se recusou a cumprir com os Estatutos e convocar a Assembleia Geral Ordinária que estes estipulam para Junho ( e que se vai realizar a 17 de Junho PARA CUMPRIR COM OS ESTATUTOS!!!). É que, caso ela não se realize, caem AUTOMÁTICAMENTE TODOS OS ÓRGÃOS SOCIAIS, NÃO PODENDO OS MESMOS SEQUER SE RECANDIDATAR ÀS ELEIÇÕES PARA OS SUBSTITUIR!!!
Era sobre esta “golpada” baixa e vil que eu gostava de ouvir ou ler um único dos “ofendidos” por BdC falar ou escrever!!
Saudações leoninas
7 Junho, 2018 at 5:44
O Álvaro está a fazer questões muito difíceis para estes senhores, assim dá lhes cabo da retórica da treta…
6 Junho, 2018 at 16:52
Não, esta mesmo no inicio:
“Estive pouco tempo no Conselho Leonino…”
O tal orgão que o BdC quer extinguir, coisa que não deve agradar muito a quem gosta de andar por lá a pavonear-se.
“o Presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) é, por inerência, Presidente do Conselho Leonino (CL). Ou seja, Jaime Marta Soares é o actual Presidente dos dois Órgãos.”
Não é, era. Demitiu-se. Fazer de conta que isto não aconteceu depois do próprio o ter delcarado publicamente mostra bem o calibre moral desta escória cuja filosofia de vida parece assentar no principio que o mundo á volta é tudo gente estupida.
6 Junho, 2018 at 18:06
JP o que se encontra sempre no final dos textos?
Intoxicaçao ja basta a CS.
6 Junho, 2018 at 16:39
Alguem que lembre ou berre aos ouvidos do Richar que o
ex-PMAGpé-de-cabra institucional do Marta Soares se demitiu.6 Junho, 2018 at 16:40
É escolher
Uma mais mexida
https://youtu.be/mcN5FTaLfzc
E uma mais ambient
https://youtu.be/EnGiGeNYciM
6 Junho, 2018 at 16:42
Más, o PMAG d3mitiu-se e é ele que manda? Foi o que entendi desta decisão do CD. Eu tb ouvi o JMS várias vezes a falar para as televisões e canais que constantemente inventam mentiras e denigrem o Sporting. Se quem devia defender os sócio se pira, abandona o barco, demite-se…O que queiram chamar..
Ou seja o único órgão ainda por demitir -se sacou da cartola uma mag provisória que marcou as Ag’s , uma para o RC e obrigatória pelos estatutos que o bombeiro se esqueceu (por conveniência ou a mando de alguem) e outra para se votar na nova MAG e CFD.
Tb é verdade que muita gente nao sabe que pontos foram aprovados na ultima Ag, mas é o CD que tem culpa? Muita gente ainda pensa que as alterações aos estatutos permitiriam ao CD perpetuar-se no poder( basta ler as alterações para ver que isso era tudo treta e incluso sabemos donde saiu essa ideia). Outra coisa, essas alterações aos estatutos e eliminação do CL não estavam previstos no programa eleitoral do BDC ? Na forma como falam até parece que estas ideias surgem no sono/sonho e nao do programa eleitoral. Outra coisa, 100% de acordo c abulir esse CL. Não serve para nada , talvez para ter uns bilhetes á borla, ser notável… mas para o Sporting que beneficio tem ? E que beneficios teem os membros do CL?
Quando vemos fdp do benfas atirar tochas para cima de adeptos do meu clube ,onde estavam os membros do CL? Onde estavam estes textos largos ? Onde estavam quando mataram um adepto ? ,
Algumas pessoas só sei que sao do Sporting pq atacam, nao por defenderem e isso é triste. Parecem toupeiras, saem da toca para atacar ou esperam o tacho…Quanto ao BDC , eu vou lá com factos … E os factos demonstram algo estes 5 anos. Quanto mais o detestam mais eu tenho a certeza que é o homem certo. Posts no FB? Bom mesmo é ser acusado de roubo de camiões ou d3ver 1biliao, ou estar refém dos goa assassinos, ou ter escutas no YouTube. Comparar isto c uma declaração no FB…..
Abraço de Leão
6 Junho, 2018 at 16:56
+1!
BADAMERDA COM ESSES CHULOS! Nunca irão ter o que querem pois para isso teriam que ter mais de 50% e nunca chegarão sequer aos 25%…e já estou a dar muito…
Presidente Bruno de Carvalho agora e sempre!
Querem…
Arranjem candidatos e depois veremos quem tem mais de 50%!
6 Junho, 2018 at 16:58
IDIOTAS DO CARALHO QUE ENM 1000 ASSINATURAS CONSEGUEM!
CHUILOS! QUEREM USURPAR O PODEREM! QUEREM GOLPADAS!
NUNCA!
7 Junho, 2018 at 5:49
Nem precisam de 1000 assinaturas, mas de 1000 votos!!!
6 Junho, 2018 at 16:45
Fogo e a lenga lenga continua. Meus senhores eu não ouvi a CI de hoje, mas pelo que já li o BdC disse que se cumprirem o exigido pelos estatutos a AG destitutiva será agendada. Mas estão à espera de quê para a marcar? Caramba precisam de assinaturas é pa vão ao pavilhão João Rocha de certeza que à saída conseguem recolher essas assinaturas, estou tão farto que também assino para de uma vez por todas os sócios votarem. Só não me peçam é para colaborar financeiramente com algo que não concordo. Arranjem a verba assim como este CD pelos vistos arranjou 7 anos atrás.
6 Junho, 2018 at 16:50
Seguramente haverá um “tio” de alguém que se chega à frente com a pasta !
6 Junho, 2018 at 16:54
Peçam ao sobrinho, carago!
6 Junho, 2018 at 17:22
Por exemplo.
6 Junho, 2018 at 16:53
Nem de propósito, comunicado de há momentos
“…..16. Os Sócios do SCP têm inteira liberdade para, a todo tempo (hoje mesmo),
nos termos dos Estatutos, requerer uma Assembleia Geral com vista à
revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo do SCP, por justa
causa – a vontade dos Sócios do SCP é soberana.”
Façam isto por favor e deixem-se de tretas.
6 Junho, 2018 at 17:03
Depois da ci de hoje a direcção não tem como não aceitar as assinaturas com os votos correspondentes.
Falta o quê para irem lá .
Se não forem só estão a confirmar que não é isto que pretendem, o que querem mesmo é um golpe, nem revolução é.
6 Junho, 2018 at 17:24
É isso que me está a parecer queriam uma espécie de linchamento publico, mas como depois têm de ir a votos e já tiveram a percepção que vão perder já não querem.
Isto mete nojo, fartinho de aturar birras porra, o homem reiterou apareçam as assinaturas e a assembleia terá lugar!
6 Junho, 2018 at 21:47
O que eles queriam mesmo, mesmo está na recusa do JMS em convocar a AG Ordinária (obrigatória) de Junho e, assim, fazer cair os Órgãos Sociais e, na mesma cartada, impedi-los de se candidatarem a reeleição.
Ou seja, eles querem democracia e eleições mas só se o concorrente for impedido de concorrer.
E o Bdc é que é coreano, cubano, venezuelano, salazarista, ditador, bicho-papão e sei lá que mais.
Basta ler este extracto do post do Luis Miguel aqui em debate: ” Estes Órgãos Sociais não têm condições para continuar e NEM SEQUER PARA SE RECANDIDATAR. Que venham as eleições, rápida e decididamente.” (Luis Miguel dixit). E … ESTÁ TUDO DITO!!!
Saudações leoninas
7 Junho, 2018 at 5:53
Isso, sonso do caralho, vem com retóricas todas polidas e histórias de pseudo bullying… Só engana quem quiser ser enganado.
6 Junho, 2018 at 17:35
Ora nem mais e se pelo que dizem até já as têm, não sei qual é o problema. Se não sabem onde é o estádio/secretaria apanhem um taxi que este deve saber onde é.
6 Junho, 2018 at 18:34
🙂 lógico.
6 Junho, 2018 at 16:47
Só para animar um pouco:
https://www.dinheirovivo.pt/carreiras/jorge-jesus-vai-dar-palestra-sobre-lideranca-a-empresarios-e-gestores/?utm_source=Push&utm_medium=Web
6 Junho, 2018 at 16:49
Queria deixar a seguinte reflexão:
Imaginemos que no momento seguinte ao anuncio da demissão de toda a MAG, anunciada em todas as TVs com pompa e circunstancia pelo bombeiro de serviço, o mesmo e a sua comitiva fugiam do País !
Pode o SCP ficar refém para sempre disto ?
o que dizem os defensores dos estatutos sobre isto ?
Agradeço que me mostrem com base nos estatutos o que pode o Clube fazer neste cenário ?
Para ver se há diferenças ao que o CD está a tentar fazer !
Depois então discutimos o que é ou não é legal !
6 Junho, 2018 at 16:55
E se esse monte de merda com dois olhos tivesse morrido?
6 Junho, 2018 at 16:51
Não, esta mesmo no inicio:
“Estive pouco tempo no Conselho Leonino…”
O tal orgão que o BdC quer extinguir, coisa que não deve agradar muito a quem gosta de andar por lá a pavonear-se.
“o Presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) é, por inerência, Presidente do Conselho Leonino (CL). Ou seja, Jaime Marta Soares é o actual Presidente dos dois Órgãos.”
Não é, era. Demitiu-se. Fazer de conta que isto não aconteceu depois do próprio o ter delcarado publicamente mostra bem o calibre moral desta escória cuja filosofia de vida parece assentar no principio que o mundo á volta é tudo gente estupida.
6 Junho, 2018 at 16:52
Estava a ir muito bem e até estava a gostar de ler até.
Sai sem direito a recandidatar-se.
Democracia particular, democracia, essa coisa chata.
Um trabalho arduo mas quem o fez tem de sair pois agora que já esta tudo bem é a nossa vez outra vez.
6 Junho, 2018 at 22:01
Tudo isto é do mais baixo e vergonhoso que já vi ser feito. Os 3 anos consecutivos de terrorismo comunicacional do estado lampiânico com a beneplácita complacência e/ou mesmo cobertura da esmagadora maioria da CS. O assassinato público e calunioso de carácter a um indivíduo que se atreveu a escarafunchar os podres que corroem o futebol português. As sucessivas ondas de guerrilha interna para assalto ao poder no SCP, geralmente cavalgando a perfídia dessa CS mentirosa, ou os soundbites caluniosos difundidos por uma cartilha vermelha que tem como principal alvo e desiderato desacreditar e descredibilizar BdC. Agora, esta última ultima vaga de guerrilha interna, contou como veiculo privilegiado um PMAG que, porventura lembrando-se dos velhos expedientes da “escola” política partidária e autárquica, desrespeita estatutos, desrespeita associados, desrespeita os portugueses, mente descarada e despudoradamente e ensaia um golpe palaciano baixo, soez e vil para destituir e afastar ilegitimamente o CD do poder que lhe foi legítima e inequivocamente conferido por uma larga maioria dos associados de quem o PMAG devia ser o máximo representante.
SL
6 Junho, 2018 at 16:52
Porque nunca é demais vou repetir:
Apresentando a demissão o CD, sujeita-se aos “humores” do PMAG demissionário que tanto pode nomear uma comissão de gestão ou deixar o CD em gestão corrente. Em gestão corrente, não pode negociar a reestruturação nem o EO entre outras coisas também importantes.
Para quem acha que a solução é o CD anunciar que se submete a eleições apôs resolver os problemas actuais, isso foi sempre a sua vontade que foi inviabilizada por um ex-PMAG que nitidamente não sabe o que anda a fazer.
CUSTAVA MUITO FAZER ISTO:
Excerto da acta da reunião do CD com o PMAG:
“O Presidente do CD acrescentou ainda que se a MAG estava a dar 60 dias para a Assembleia Geral (AG), dando estes 15, 20, 25 dias e analisando toda a documentação facultada pelo CD ainda tinham tempo, se descobrissem algo de mal, para convocar as eleições nos tais 60 dias que indicaram, e, até lá, permitiria gerir normalmente o Clube.”
………………………..
“De seguida, o Presidente da MAG perguntou ao CD e seu Presidente se pretendiam apresentar renúncia ao mandato, estando a MAG preparada para convocar a AG eleitoral para dia 19 de Agosto de 2018, ou 26 de Agosto, ou 2 de Setembro, conforme
fosse mais conveniente. Disse que se o período eleitoral PODE CRIAR PROBLEMAS não pretendia saber que problemas eram esses.”
——————————-
6 Junho, 2018 at 18:02
Se foi isso que o CD sempre quis porque não o diz abertamente? Porque não traça um plano de acções e o apresenta aos sócios?
6 Junho, 2018 at 18:21
Quando ele diz juntem 1000 votos, que são bem menos de 500 assinaturas, juntem o requerimento com os argumentos de justa causa e nem se precisam de preocupar com os custos da AG, está até a dizer mais do que isso.
Se já vais ter, brevemente, eleições para a MAG e para o CFD onde já podes aquilatar do apoio ou falta dele ao actual CD, será preciso dizer mais.
Mais directo seria dizer, em Setembro demitimo-nos e vamos eleições, que até posso considerar aceitável, mas estaremos em condições de aquilatar a instabilidade que isso causaria nas negociações em curso, será que JMS pararia o ataque? Será apenas mais achas para a fogueira?
Não sei, sei que nada disto está a ser benéfico e tal como disse ainda hoje BdC, está legitimado democraticamente, e nisso tem razão, todo o resto existem os tribunais para decidir…
PS: o que digo no 1º paragrafo foi reafirmado na sessão de esclarecimento em Sta Maria da Feira e ainda hoje voltou salientar.
6 Junho, 2018 at 18:33
Afinal querem que isso aconteça ou estão a espera de assinaturas?
Se calhar se dissesse que um novembro havia eleições a CMVM não tinha congelado o EO.
Tens de ser coerente.
6 Junho, 2018 at 19:09
Ireland, é mais do que evidente que querer não querem, ninguém no seu perfeito juízo iria querer. Mas não a receiam e disponibilizam-se para ….
Vejam os dossiers, se depois encontrarem motivos marquem …. é isto que o CD afirma.
Sabes que em Novembro tens outro EO e de valor mais elevado.
Mas o problema principal não é se as eleições são em Setembro, Novembro ou Dezembro, o problema é que a ex-MAG exige a demissão e mais nada.
É um pouco “naif” pensar que se o CD anunciasse eleições em Novembro a instabilidade terminava, mesmo que, por obra e graça do espírito santo, o JMS aceitasse, tinha inicio a instabilidade provocada pelo período eleitoral que se abria e ainda por cima com duração extensiva.
6 Junho, 2018 at 19:15
Para mim acabava.
Ninguém quer saber do JMS para nada. Só quero saber a quantas o meu presidente anda e o bom senso que lhe resta.
6 Junho, 2018 at 20:03
Eu gostava de acreditar nisso e até sou apologista que deveria comunicar essa intenção, mas duvido que as coisas acalmassem.
6 Junho, 2018 at 22:09
Alguém disse que foi isso o que o CD sempre quis? Claro que o CD, antes de mais, quer é poder cumprir o mandato que lhe foi conferido por uma larga maioria de associados. Como é lógico, legítimo e seria normal a qualquer Órgão democraticamente eleito!
Ora isso é diferente de querer perpetuar-se no poder a todo o custo. !º porque não é perpétuo, tem a duração do mandato, depois porque não concorda com o A QUALQUER CUSTO. Algo que tem de ser tão válido para o CD se manter como para o destituir.
O que nunca deixou de afirmar, e hoje na CI reafirmou pela enésima vez, seo os associados cumprirem todos requisitos para pedir a convocação de uma Assembleia destitutiva e convocar novas eleições, então que o façam que ninguém os impede!
SL
6 Junho, 2018 at 16:59
“Apresentando a demissão o CD, sujeita-se aos “humores” do PMAG demissionário que tanto pode nomear uma comissão de gestão ou deixar o CD em gestão corrente. Em gestão corrente, não pode negociar a reestruturação nem o EO entre outras coisas também importantes.”
O busílis da questão.
Toda a manobra do testa-de-ferro JMS passa por isto.
Inviabilizar por completo as negociações em torno da reestruturação e EO.
Só isto está em causa.
6 Junho, 2018 at 17:02
Resta agora perguntar a que tipo de ‘oposição’ não interessa que o Sporting renegoceie a reestruturação e o EO.
A resposta a esta pergunta é essencial para avaliarmos quem é que verdadeiramente coloca em causa os superiores interesses do Sporting.
Relativamente simples para quem quiser entender.
Para quem não quiser: Juntem assinaturas e depois votem.
6 Junho, 2018 at 17:04
Pimba e Pumba!
Mais simples para leigos é impossível… daí se vê o calibre dessa raça.
6 Junho, 2018 at 17:13
E passar esta msg na Comunicação Social ?
Tá quieto !
querem é dar voz a adeptos (nunca são sócios votantes) descontentes com a comunicação do presidente !
6 Junho, 2018 at 18:31
Na mouche!
SL
6 Junho, 2018 at 22:20
psfilipe infelizmente não foi SÓ isso que esteve em causa. Esse foi, de facto, o primeiro móbil e que tem por trás aqueles que eu chamo de lesados da recuperação do Sporting (há os do BES que se deveram a gestão danosa e há estes que se devem a gestão rigorosa) , tendo à cabeça Sobrinho e Ricciardi. A nova fase da reestruturação dá-lhes cabo do “sonho” de poderem vir a deter maioria do capital da SAD. Mas o pior é que, para garantir em definitivo essa estratégia, conluiaram com JMS para fazer tábua rasa da sua obrigação de convocar a AG Ordinária (obrigatória) de Junho, solicitada por BdC e o CD e cuja não realização implicaria, AUTOMATICAMENTE A QUEDA DE TDOS OS ÓRGÃOS SOCIAS E O SEU IMPEDIMENTO EM SE RECANDIDATREM NAS ELEIÇÕES PARA OS SUBSTITUIR.
Ou seja, querem garantir que não ganham apenas um round mas que recuperam definitivamente o poder perdido em 2013 e o sonho ainda acalentado de conseguir a maioria da Sporting Futebol SAD. Sim, da SAD, porque para as Modalidades e o resto do Clube está o Sobrinho muito se cagando. A ñão ser que possa ver nelas oportunidade de lucro ou de lavagem de dinheiro escuso.
SL
6 Junho, 2018 at 17:00
Concordo em larga medida com o post..
SL
6 Junho, 2018 at 17:03
Uma boa notícia para os Brunéfalos que por aqui andam: os advogados que nos vão assessorar contra o Patrício e Podence são muito competentes!
6 Junho, 2018 at 17:06
Aqui niguém é Brunefalo…há é alguns songas mongas que pensam que algum dia irão lá colocar alguém e para isso têm que conseguir mais de 50%…lembro que nem 1000 assinaturas conseguem…
6 Junho, 2018 at 17:08
Songue podes desenvolver? Já agora és licenciado em direito?
6 Junho, 2018 at 17:09
é licenciado em burrice!
6 Junho, 2018 at 17:10
Nao sejas assim, estou efectivamente curiosa porque ele parece saber do que fala
6 Junho, 2018 at 17:12
eu sei do que falo!
E já agora sou licenciado e do tempo em que eram cinco anos para as ter e começavam o curso 30 e acabavam menos de 10!
6 Junho, 2018 at 17:13
Eu nao ponho isso em causa galinha assada, mas gostava de saber o que o Songue sabe.
6 Junho, 2018 at 17:16
Eu acho que há malta aqui que prefere que o Sporting perca nos casos do Rui e do Podence só para ver a derrota do Presidente…isso é que é triste !
6 Junho, 2018 at 18:20
Ontem estavam uns 500 a conversar sobre isso à porta do visconde…
6 Junho, 2018 at 17:17
eu gostava é que o songue me respondesse à questão lá em cima já que é tão doutorado !
6 Junho, 2018 at 17:19
Pois lá está, ele nao responde as questões fulcrais.
6 Junho, 2018 at 22:21
Bola!!!
6 Junho, 2018 at 22:22
O “Bola!!!” era para responder à pergunta do(a) Ioshi, que gostava de saber o que o Songue sabe
6 Junho, 2018 at 17:40
És do tempo do Martinez?
6 Junho, 2018 at 18:18
Lol é o gajo a quem o Martínez perguntou “o que é isto?”, apontando para um fósforo que segurava na mão, e que respondeu ‘é um fósforo’, ao que o Martínez replicou “fez a sua oral.”
6 Junho, 2018 at 17:38
Sim, sou licenciado em direito (e, já agora, também me licenciei na altura em que o curso era de 5 anos, ainda que isso nada diga sobre a qualidade dos licenciados…).
Quanto aos advogados em si, são de um dos maiores escritórios de Lisboa e conheço-os muito bem. Se não os conhecesse, nada diria sobre o assunto. Já agora, quanto às cartas de resolução, embora tenham sido redigidas pela Morais Leitão, que é um dos melhores escritórios portugueses, esperava bem mais (estava tudo, factualmente, demasiado conclusivo, e não especialmente bem fundamentado, até porque não é nada fácil demonstrar a justa causa nestes casos).
6 Junho, 2018 at 17:54
Não sou jurista mas tenho amigos que o são, dizem-me todos, não basta provar a causa, será necessário que o tribunal entenda que os factos tem gravidade suficiente para a rescisão.
SL
PS : sempre se falou da extinção do Conselho Leonino, ja no tempo de João Rocha. Não serve para nada.
6 Junho, 2018 at 18:08
Não percebo grande coisa laboral, mas isso parece-me claro: repara, estabelecer causalidade remota é facílimo – se eu comprar uma vaca doente a x, comer a vaca e morrer, os meus filhos ficarem sem sustento, serem despejados da casa onde moram e acabarem com uma depressão enorme, será que o vendedor da vaca é responsável pela depressão e danos relacionados dos meus filhos? -, difícil é que a mesma se mostre apta a produzir certo resultado. A relação tem de ser muito mais próxima. Por exemplo, muito sinceramente, acho que o BdC contribuiu em grande medida para o sucedido na Academia. Mas naturalmente isto é insuficiente para demonstrar justa causa. Do que li, não fiquei convencido de que o SCP não tenha garantido, intencionalmente, as condições de higiene e segurança no trabalho, nem que a ofensa à integridade física tenha sido praticada pela entidade empregadora, directa ou indirectamente. E é isso que tem de ser demonstrado.
O Conselho Leonino até pode não ter utilidade nenhuma, mas se o que decorre do post é verdade, que dizes
6 Junho, 2018 at 18:15
*O Conselho Leonino até pode não ter utilidade nenhuma, mas se o que decorre do post é verdade, que dizes quanto a tal facto? Também achas irrelevante a razão subjacente à eliminação desse órgão?
6 Junho, 2018 at 22:29
A única razão subjacente à extinção do CL é a que decorre do programa eleitoral da lista que foi sufragada e eleita em 2013.
Já agora, convém dizer que a mesma extinção também era desiderato último da lista do senhor que escreve o post (e que só concorreu ao Conselho Leonino). Devo acrescentar que, nessas eleições, embora tenha votado na Lista dos actuais Corpos Sociais, para o CL até votei na lista do senhor que hoje aqui postou. Sinto-me completamente defraudado, nesta última decisão!!!
SL
6 Junho, 2018 at 19:26
Não é fácil mas na minha opinião é possível que sejam válidas.
Sinceramente, vai depender tudo do Juiz e da convicção dele. Acho que já há um precedente importante do Hugo Leal do Benfica que, por muito menos, ganhou em todas as instâncias… Mas em Portugal, legalmente não há precedente mas já nos dá uma ideia da coisa…
Sinceramente, não sei o desfecho. Este país é uma caixinha de surpresas.
6 Junho, 2018 at 19:35
Não conheço os termos do caso do Hugo Leal, nem sequer se era efectivamente semelhante a este. Mas repara que isto não é resolvido só por ‘convicção’, embora naturalmente o juiz tenha uma ampla margem de discricionariedade na avaliação dos factos e de saber se os mesmos constituem verdadeira justa causa, a análise é jurídica.
6 Junho, 2018 at 17:17
Qual Brunéfalos qual quê? Tu és o quê? Godinhefélo?
Eu sou do Sporting, e quero que seja concluído rapidamente o EO, a reestruturação que coloca quase 90% da SAD nas mãos do clube e que o clube prepara da melhor forma possível a próxima época e se defenda da melhor forma possível das “eventuais” rescisões e do filme “cashball”
Se isto faz de mim Brunéfalo, também faz de mim adepto/sócio que apenas se interessa pelo melhor para o clube, se não defendes isto, então tenho o mesmo direito de te chamar Godinhefélo e fico com duvidas se o que te move são os interesses do Sporting.
A minha opinião vale tanto como a tua, e no mínimo respeita quem pensa como eu, se queres também ser respeitado por teres opinião diferente.
Brunéfalo, bahh
6 Junho, 2018 at 17:18
a tua opinião deve valer mais porque podes votar !
6 Junho, 2018 at 18:00
Repara, tu é que te chamaste a ti próprio Brunéfalo, eu não enunciei nomes. E o termo resulta tão-somente de algum pessoal que por aqui anda, sempre que alguém critica o BdC, partir para o insulto. Já cheguei a ler um tipo qualquer por aqui a dizer que mesmo que se demonstre que corrompemos árbitros, continuava a apoiar o BdC.
De resto, não me oponho a praticamente nada do que dizes. Contudo, acho que o BdC, por tudo quanto tem feito nos últimos meses, pelo facto de parte considerável dos eleitos para os vários órgãos terem apresentado a sua demissão e ainda pelo facto de estarmos num momento de brutal guerrilha interna, deixou de ter quaisquer condições para continuar à frente do clube neste momento (excepto, naturalmente, se se voltar a candidatar e ganhar as eleições).
6 Junho, 2018 at 22:06
Caro Song
-O que fez BdC nos últimos três meses que possam constituir justa causa?
-O que tem BdC e o Sporting a ver com a demissão dos elementos dos órgãos?
-Considera que essas demissões são importantes para defender o Sporting?
-Ou o mais importante para si é o fato da demissão de um elemento de um órgão social, é causa para um conjunto de pessoas (boas ou más) eleitas democraticamente por uma esmagadora maioria de votantes deixarem de cumprir a sua missão?
-Finalmente, entende que um PMGA coloque na ordem de trabalhos a votação de justa causa, sem ao mesmo tempo publicar fatos que suportem o conceito?
Se entender oportuno gostava de saber a sua resposta a estas questões.
6 Junho, 2018 at 22:33
Songue, o teu parêntesis é o mais elucidativo … mas … é preciso que o deixem concorrer. A acção de JMS impedi-lo-ia. A vontade do Luís Miguel também.
Saudações leoninas
6 Junho, 2018 at 18:04
“Eu sou do Sporting, e quero que seja concluído rapidamente o EO, a reestruturação que coloca quase 90% da SAD nas mãos do clube e que o clube prepara da melhor forma possível a próxima época e se defenda da melhor forma possível das “eventuais” rescisões e do filme “cashball””
Somos dois.
6 Junho, 2018 at 17:20
Ainda bem que sao competentes. Porque os que escreveram a carta de rescisão sao muito fraquitos.
6 Junho, 2018 at 17:45
Na verdade, é um dos três maiores e melhores escritórios nacionais – a Morais Leitão -, mas também achei que as cartas não eram nada por aí além…
6 Junho, 2018 at 18:57
Eles sabem que é uma causa perdida. Para sacarem dinheiro aos otários, qualquer merda serve.
6 Junho, 2018 at 17:18
O problema é mesmo este Malcolm. A pressa toda com o pedido de demissão do CD é para o PMAG por uma lista de salvação a gerir o Sporting sem ter que ir a eleições e sem ter de debater ideias.
Ja disse isso varias vezes, e até digo que possivelmente o futuro do Sporting não sera BdC nem este CD (até acredito que ele nao se recandidata). Mas continua a haver imbecis (infelizmente alguns socios), que nao percebem que este golpe palaciano organizado pelas holdimos com a conivência do imbecil mor (bombeiro), é pura e simplesmente para rebentar com o EO (interesse da holdimo), correr com o BdC e re-instalar os duques e marqueses (porque agora ja ha dinheiro para mamar outra vez) e dos agentes que querem um presidente cona mole a negociar as transferencias. Chama-se um casamento de conveniência e de interesses – e os imbecis que ainda nao viram isso… sao mesmo imbecis que nao merecem o clube que têm.
6 Junho, 2018 at 17:20
o que me anima é que grande parte desses imbecis não vota !
6 Junho, 2018 at 17:31
+1
6 Junho, 2018 at 17:19
Agora o CL já não presta e BdC queria acabar com ele. O mais engraçado é que o lider da lista por onde Warrel foi eleito dizia o seguinte na altura das eleições
“”Temos a capacidade de mudar o Conselho Leonino. Fala-se há demasiado tempo de que será para extinguir mas nada tem sido feito. Antes de chegarmos a esse ponto, queremos uma oportunidade para transformar este órgão social, que tem sido muito utilizado para determinados indivíduos se autopromoverem. Temos medidas concretas que obrigam à alteração dos estatutos. Se não formos bem-sucedidos, seremos os primeiros a propor a extinção”
Ou seja, eles próprios queriam acabar com o CL se não existissem alterações, mas de certeza que acabar com o CL para ter um Conselho Estratégico só com pessoal escolhido pelo Presidente é muito melhor.
6 Junho, 2018 at 17:45
“Agora o CL já não presta”
Mas há quanto tempo não presta? Há quanto tempo se anda a tentar acabar com isso?
Pelo que percebo os novos estatutos ajudam a isso e é fácil perceber que haja quem não goste.
6 Junho, 2018 at 18:04
Quem? Acho que o membro de uma lista que se propunha a acabar com o CL não ficará triste com o seu fim.
6 Junho, 2018 at 22:41
Brunovl, outra vez com esse fantasma do conselho estratégico é, no mínimo, intelectualmente desonesto. O “Conselho Estratégico é uma figura de mandato transitório e limitado, não remunerado que só é constituído para aconselhar sobre questões estratégicas (por exemplo construir um complexo de atletismo) escolhidas as pessoas tecnicamente mais aptas a aconselhar e extinto assim que produzir o se conselho. O que tem isso a ver com substituir o Conselho Leonino. Até pode uma Direcção nunca vir a solicitar a constituição de um tal Conselho, por não ter necessidade disso durante todo o seu mandato.
Isto foi mais do que esclarecido na altura!!!
Vir agora com a mesma lengalenga é o quê?
SL
6 Junho, 2018 at 17:27
é simples
– bdc lançou o repto, quer os 1000 votos para fazer a ag e conta ganhar e o assunto morre.
– a oposição não quer entregar os 1000 votos porque estão com medo de perder, só utlizam essa lista para chantagem.
– a oposição quer a demissão para ir a eleições e para não ser possivel bdc se recandidatar.
é nisto que estamos, o resto é folclore
6 Junho, 2018 at 17:32
sem tirar nem por caro consócio.
Alguém que refute esta questão argumentado com honestidade. Zero!
6 Junho, 2018 at 17:36
O bombeiro diz que não conseguiu entregar as assinaturas.
O Presidente diz que ainda não as recebeu.
Ambas podem ser verdade, já pensaste nisso?
6 Junho, 2018 at 17:53
bdc informou que os socios podem entregar essa lista hoje mesmo.
6 Junho, 2018 at 18:34
Ok, então se ainda não entregou entregue agora, foi dito hoje em comunicado.
Quando queremos muito uma coisa insistimos ou não? Quando essa coisa é importante para algo que gostamos muito, força vamos a isso que se entreguem as assinaturas e se marque a AG, eu já disse que assino apesar de não concordar e depois na AG votarei contra.
6 Junho, 2018 at 21:24
Se o bombeiro diz, então deve ser mentira ….
São tantas que essa só pode ser mais uma.
6 Junho, 2018 at 21:27
falso , BdC diz que JmS apareceu em Alvalade quando sabia que o CD e os serviços estavam no algarve em sessão de esclarecimento aos associados
6 Junho, 2018 at 22:43
Também disse que levava um monte de papéis debaixo do braço, mas que não sabia se eram as tais de assinaturas.
SL
6 Junho, 2018 at 21:28
a questão não é entregar , mas sim validar assinaturas
6 Junho, 2018 at 22:37
Lol
O bombeiro vai às tvs todas..
Não levava as assinaturas, se as tivesse?!?
6 Junho, 2018 at 17:36
Se ele se demitir, pode voltar-se a recandidatar, as eleições demorariam cerca de 2 meses e entretanto ninguém pode garantir o que JMS e a comissão de fuzilamento que nomeou fariam. Por exemplo um processo disciplinar com suspensão ou castigo, impedindo a recandidatura.
Mas o problema maior é o atraso que isso provocaria em assuntos que todos sabemos ser necessário resolver muito rapidamente. Por outro lado, vai demitir-se porque um grupo de iluminados acho que sim, será que pensam que vão ganhar? Como sei que não são todos estúpidos, de certeza que a estratégia não passa somente pelas eleições, pois aí devem saber que quase de certeza serão humilhados. Conclusão, o interesse que vejo mais óbvio e imediato é atrasar/impedir o EO e a reestruturação e de algum meio, seja pelo cashball, seja pelas rescisões desgastar a imagem do CD de forma a conseguir impedir uma recandidatura.
6 Junho, 2018 at 17:55
isso malcom são os anexos
6 Junho, 2018 at 22:50
Não, não pode! Porque o Sr Bombeiro Mor não convoca a AG Ordinária de Junho para Orçamento e Plano de Actividades, obrigatória por Estatutos e cuja não realização em Junho implica destituição automática de todos os OS do Clube, SEM POSSIBILIDADE DE NENHUM DOS SEUS MEMBROS SE RECANDIDATAR NAS ELEIÇOES PARA SUBSTITUIR ESSES ÓRGÃOS SOCIAIS!!!
Mesmo que o CD se demitisse e se mantivesse em funções de gestão corrente até eleições, a partir de 1 de Julho, seria AUTOMÁTICAMENTE DESTITUÍDO e todos os seus 7 elementos ainda nessas funções, impossibilitado de integrar listas nas eleições para substituir os órgãos cessantes
É por isso que o que assistimos, orquestrado por Ricciardi, Sobrinho e JMS é um GOLPE BAIXO DE TOMADA ILÍCITA DE PODER.
SL
6 Junho, 2018 at 17:58
Na mouche
6 Junho, 2018 at 17:31
Folclore é o famoso “Empréstimo Obrigacionista” que nunca mais sai…
6 Junho, 2018 at 18:00
Agradece a jms e sua cambada.
6 Junho, 2018 at 19:38
O empréstimo obrigacionista não está parado apenas por culpa do bombeiro. Talvez tenha passado despercebido a muita gente, mas o respectivo prospecto – por ex., os do SLB e do FCP foram aceites – foi rejeitado inicialmente pela CMVM (no caso, por ser demasiado abstracto e não contemplar uma série de riscos, como a possibilidade de resolução de contrato de alguns jogadores).
6 Junho, 2018 at 22:58
Songue essa é de mais!!! Diz que tem o curso de Direito!?
O prospecto não foi rejeitado pela CMVM por não contemplar o risco de contracto de alguns jogadores (até porque NENHUM prospecto contempla esse risco); a operação é que foi ADIADA pela CMVM até ficar esclarecido se os anúncios de rescisão de RP e DP terão consequências em outros jogadores do plantel. Aliás, em termos de riscos genéricos, o empréstimo obrigacionista da Sporting SAD é o que oferece menos riscos pois oferece a melhor taxa de juro e porque é, dos 3 clubes, aquele em cujas contas os montantes a reembolsar são menores.
Saudações leoninas
6 Junho, 2018 at 17:35
Mas calhar o ataque á Academia tb foi… “folclore”?
Ou será folclore o apoio da juvelo aos 23 gandulos presos? se calhar floclore são os famosos “privilégios suspensos” à J.L…?
Ou será folclore as comunicações diárias do Grande Líder?
Esse talvez seja o maior dos folclores…
Ao inves de se falar na crise desportiva e ética do carnide… Discute-se o folclore em que o clube mergulhou… Responsabilidades do líder máximo?!? Zero! Que ele coitado é que é um ser incompreendido e perseguido desde a pimpinha jardim ao marcelo rebelo de sousa…
Já saberá do paradeiro da filha… Ou isso tb foi folclore?
6 Junho, 2018 at 17:37
Rute, qual é o teu rancho???
6 Junho, 2018 at 17:42
Dos coelhinhos
6 Junho, 2018 at 17:55
O ataque á Academia não foi folclore, o ataque á Academia foi a oportunidade que a canga do costume estava à espera para lançar esta manobra.
E o Empréstimo Obrigacionista também não é o folclore. O anuncio do Empréstimo Obrigacionista foi o momento a partir do qual não pararam os ataques de toda a maneira e feitio à Direcção do clube.
É preciso ser-se muito calhorda para fazer de conta que nada disto tem peso no que se está a passar.
6 Junho, 2018 at 18:10
ainda estou para perceber se a canga estava só á espera ou se foi quem organizou.
6 Junho, 2018 at 17:40
E entretanto no mundo da corrupção, não fosse a UEFA tb fazer parte, eis mais uma decisão fabulosa!
O Benfica anunciou esta quarta-feira que o Comité de Apelo da UEFA rejeitou o recurso interposto pelo Sporting contra a decisão de não ser instaurado qualquer processo disciplinar contra o clube da Luz no apelidado ‘caso dos vouchers’.
“Após audiência disciplinar realizada no dia de ontem, em Nyon, na Suíça, o Comité de Apelo da UEFA veio rejeitar o recurso interposto pelo Sporting Clube de Portugal contra a decisão do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA de não instaurar qualquer processo disciplinar ao Sport Lisboa e Benfica na sequência da denúncia efetuada por aquele clube relativamente ao denominado processo ‘Kit Eusébio/Vouchers'”, pode ler-se no portal oficial do Benfica.
6 Junho, 2018 at 17:46
Só um idiota poderá ficar surpreso com isto. O Bayern Munique oferece canetas Montblanc e não vês nenhum doido na Alemanha a ir para TV com sacos de plástico e contas de merceeiro numa folha A4. Só o tresloucado que apoias enquanto o nosso clube prefere cuspir para o lado do que resolver a crise interna.
6 Junho, 2018 at 17:51
Estas identificado, quem tiver duvidas que vejo comentário no post anterior que ainda pensei que fosse irónico.
Por mim, os benfiquistas podem comentar à vontade, provavelmente a opinião deles não será muito diferente de muitos comentários que por aqui andam.
6 Junho, 2018 at 18:01
Não estou a insultar ninguém diretamente como acho que se pode perceber. Peço desculpa se foi essa a ideia que transpareceu mas honestamente estou apenas a apontar um facto. O Bayern de Munique oferece de facto canetas Montblanc a arbitros. Se é correto ou não é OUTRA COISA que não puxei para cima da mesa.
Puxei sim, um tema (na minha opinião) mais importante: O rumo do SCP neste momento e não se a UEFA ou o Banco Alimentar dizem ou desdizem o que quer que seja sobre o slb. Se isso faz de mim melancia, tudo bem. Não volto a comentar aqui porque há gente que se ofende facilmente. Continuem a bater palminhas!
Cumprimentos.
6 Junho, 2018 at 18:06
Não disse que insultaste, mas ver um Sportinguista a desvalorizar da forma como fizestes os Vouchers, é muito estranho. Por outro lado no post anterior criticas o facto de terem aberto um post a falar na corrupção do Benfica é de quem efectivamente não está atento, pois a maior parte do pessoal que aqui anda diz é exactamente o contrario, raramente abrem posts para falar nou outros.
Mas como disse sejas do benfica ou não, tens todo o direito de comentar por aqui, eu não me oponho, e se o fizeres sempre com respeito, terás sempre a minha atenção.
Se o meu comentário te ofendeu, aceita as minhas desculpas, não era essa a intenção.
6 Junho, 2018 at 18:05
E em relação ao post no comentário anterior não te enganaste, estava de facto a ser irónico. Mas é como disse, não te preocupes, esta melancia vai deixar de escrever e continuar apenas a ler, como sempre fiz. Cumprimentos.
6 Junho, 2018 at 17:55
Fdx, é só melancias…
6 Junho, 2018 at 18:38
Se ficou melindrado e ofendido com o “melancia” peço desde já desculpas mas um Nick novo a desvalorizar os vouchers e a insultar o presidente no mesmo comentário faz-me sacar logo das pistolas.
Já agora gostaria de saber se o Bayern de Munique também oferece canetas Montblanc a árbitros, delegados e observadores dos árbitros em todos os jogos da sua equipa principal e equipa B.
SL
6 Junho, 2018 at 23:10
Sardinha Verde, fez as perguntas que ia fazer! Porque, para mim, mais grave do que os árbitros receberem esses mimos com valor claramente ACIMA do que a própria UEFA diz que passa a ser oferta indevida, está o facto de Delegados da Liga e da FPF, cuja única missão é zelar pela integridade do jogo, tenham estado 2 anos a receber os “mimos” e não colocarem isso nos seus relatórios nem questionarem as entidades para que estavam a trabalhar sobre a legalidade desses mesmos mimos.
E estou-me completamente borrifando se isso é feito ou não no Bayern. Se calhar, quem sabe, isso ajuda-os a ganhar tanto! Mas isso será problema para o Dortmund, o Leipzig, o Levrkussen, e outros.
De qualquer modo, estou curioso em saber de que fonte de que data vem a informação sobre as ofertas do Bayern. Porque até agora só ouvi isso, vindo dos cartilheiros encarnados … mas como esses também citam jornais ingleses com uma lista de clubes mais corruptos da Europa e depois são desmentidos pelo próprio jornal .. nã sei, não.
Saudações leoninas
6 Junho, 2018 at 22:19
Sabe por acaso qual o valor do prestador de serviços incluídos nos vouchers faturou ao Benfica?
Ponha a hipótese de que algumas dessas refeições tivessem sido debitados ao SLB por valor cinco ou dez vezes um caneta Montblanc.
Espere pelo final das investigações e ai podemos ver qual o resultado.
Da FIFA desde o Havelange é que nos sabemos…
Talvez agora este novo Presidente aquilo mude
6 Junho, 2018 at 17:42
A aventura dos sete continua… e o Sporting a definhar.
Fica, uma vez mais, o apelo aos outros seis indivíduos que contribuem para esta miséria em que se enterra o Clube, que respeitem a instituição e se demitam.
Os jornalistas, hoje, novamente, tratados de forma vergonhosa, deveriam deixar de dar ‘voz’, de uma vez por todas, às tentativas de desinformação e de protagonismo de certo indivíduo.
Quem é sócio do Sporting cumpre os Estatutos do Clube. Quem cumpre os Estatutos do Clube sabe que só há uma Assembleia Geral marcada, pela única pessoa, demissionária ou não, que a pode marcar.
E se a genialidade única e exclusiva do líder do agrupamento persistir, os próximos episódios vão ser hilariantes…
6 Junho, 2018 at 19:13
Eu sou sócio do clube e não sei nada disso. Não se pode marcar um AG para destituir seja quem for por justa causa e não dizer quais são os factos que sustentam essa justa causa.
Se o bombeiro está demissionário (veremos o que dizem os tribunais aqui) então, mesmo estando em funções, não pode praticar actos que não os da gestão corrente.
Se o bombeiro, demissionário ou não, não marca a AG para discussão e aprovação do relatório de contas, então não está a cumprir os estatutos pelo que pode e deve ser destituído.
Logo, a AG de dia 23, para mim é ilegal. E sou sócio e cumpro os estatutos.
6 Junho, 2018 at 23:22
Quem é sócio e lê os Estautos SABE que a única AG que, conforme os ESTATUTOS, o PMAG é obrigado a convocar é a AG Ordinária de Junho para Discutir e Votar o Orçamento e Plano de Actividades. E que a não convocação dessa AG, apesar de formalmente solicitada pelo CD, implica que a 1 de Julho deixam de existir, CD, CFeD E MAG porque são AUTOMÁTICAMENTE DESTITUIDOS e os seus elementos IMPEDIDOS DE INTEGRAREM QUALQUER LISTA NAS ELEIÇÕES PARA SUBSTITUIR ESSES ÓRGÃOS SOCIAIS CESSANTES.
Já agora, permita-me esclarecer que o “demissionária ou não” faz toda a diferença, ao contrário do que, tão peremptoriamente, afirma. Estando demissionário o PMAG não pode convocar uma Assembleia Geral EXTRAORDINÁRIA não eleitoral. Exactamente por os seus poderes ficarem limitados a actos de administração corrente do seu exercício (ORDINÁRIO=normal, corrente; EXTRAORDINÁRIO= fora do normal, não corrente). E foi por TAMBÉM SABER ISSO, que JMS deu o dito por não dito quanto à sua demissão.
SL
6 Junho, 2018 at 17:46
A culpa disto tudo não é de BdC, meu caros. Ainda é dos croquetes! Dos verdadeiros, de carne e osso, e que dirigiram o Clube no passado ainda demasiado recente.
Esses gajos minaram tanto o Clube, quase até à sua extinção, e de uma forma tão anestesiante, que continua, 5 anos depois, um enorme medo pela maioria de nós que essa corja possa voltar a cargos de liderança no Sporting.
E neste cenário, só há uma certeza: BdC NÃO É croquete! O resto? Nunca fiando….
Ou seja, tem cheque em branco para poder piorar muito mais.
Por isso, se isto cair mais ainda, não será por culpa de BdC. Será culpa do filme de terror que vivemos há 5 anos. E ao qual nenhum de nós irá arriscar voltar.
E esta é a nossa sina da actualidade.
6 Junho, 2018 at 18:47
há 5 anos vivíamos um “pesadelo”… agora devemos estar a viver um “chá dançante”.
Retirado do “leoninamente”…
“Se o Sporting tivesse um presidente frio, inteligente, astuto, na plena posse das suas faculdades, que percebesse bem o que é a comunicação, este ano tinha sido o descalabro do Benfica. Afinal, foi o descalabro do Sporting.”
Tudo dito
6 Junho, 2018 at 18:56
Tudo dito mesmo! 🙁
6 Junho, 2018 at 19:02
“Se o Sporting tivesse um presidente frio, inteligente, astuto, na plena posse das suas faculdades, que percebesse bem o que é a comunicação, este ano tinha sido o descalabro do Benfica. Afinal, foi o descalabro do Sporting.”
Demagogia pura por parte de um spinner profissional — Rui Calafate.
Só o governo poderá derrubar o benfiquistão.
E como o governo é o primeiro a ficar calado ou a colocar-se ao lado deles creio que ainda vamos ter alguns anos disto.
6 Junho, 2018 at 19:42
Se estivesses a “olhar para cima” para Chaves, Braga, Rio Ave e Maritimo, a nossa actual situação parecer-te-ia de facto um chã dançante. E nem falo do resto do Sporting….
Devias ter vergonha. Mas o que vale é que amanhã já deves ter esquecido estas palavras.
6 Junho, 2018 at 23:26
O hediondo crime da comunicação..
Estes anti cristos que não sabem comunicar e deviam ser mortos à nascença, a bem do mundo…
Esta gente tem noção da estupidez que diz?
6 Junho, 2018 at 18:58
Bom comentário, amigo Placebo! 😉
6 Junho, 2018 at 19:40
Placebo, o problema é que não são fantasmas da corja do passado, são eles mesmo, a CORJA que regressou, todos os podemos ver, ao vivo e a cores. Sendo justo, juntaram-se entretanto mais uns quantos.
6 Junho, 2018 at 17:55
A extinçāo do conselho leonino já constava do programa eleitoral desta lista. E sufragada com maioria.Nāo vejo onde está a celeuma.
6 Junho, 2018 at 17:56
O celeuma é que há quem não ache graça a isso. Depois onde é que os Richars se vão pavonear???
6 Junho, 2018 at 18:04
Podiam ir para o pátio alfacinha, consta que o eduardo ainda fornece catring nesse lugar.
6 Junho, 2018 at 17:57
A Young Network teve de ir ao caixote de lixo… Será desespero ou a empresa não dá para mais?
Se porventura fizerem avaliações dos funcionários por essa net fora, fica aqui a minha opinião de cliente (ainda que indirectamente).
6 Junho, 2018 at 18:43
Estive ausente umas horas, já têm 1000 assinaturas ou não?
6 Junho, 2018 at 18:56
Dizem que só podem ser assinadas com canetas montblanc e só havia uma disponível e acabou a tinta, estão a espera da recarga
6 Junho, 2018 at 19:25
chamem o julio césar!!!!!!!!!!!
6 Junho, 2018 at 18:58
pelo que ouço/lei nem 1000 assinaturas seriam necessarias apenas as que representassem 100 votos …
6 Junho, 2018 at 18:58
bolas 100=1000 , tambem nao exageremos …
6 Junho, 2018 at 19:44
Se o mínimo é uma assinatura = 2 votos, estamos perante bem menos de 500 assinaturas.
Impressionante um clube cujos dirigentes sujeitam-se a colocar a cabeça no cepo, por umas poucas centenas de assinaturas …. mas são tantos, que está dificil, proteger o anonimato, o raio que os parta, querem mesmo promover a instabilidade e com isso dar cabo de vez que durante 5 anos perturbou a sua tranquilidade, A CORJA.
6 Junho, 2018 at 19:49
Pois o que interessa é afastar o CD à força !! estranha democracia !
6 Junho, 2018 at 19:00
Assinaturas para quê? O homem tem que se demitir e ponto.
A bem da democracia deles.
Porque isto das democracias é como os peidos. Cada um tem a sua e o outros que as aturem.
6 Junho, 2018 at 23:24
Acho que já vão na 10ª: Mas estão ainda a verificar se são sócios e se têm as quotas em dia.
SL
6 Junho, 2018 at 18:54
OFF
Desculpem mas não resisto!
Acabei de ouvir um excerto duma intervenção do António Figueiredo, esse Mestre do EstorilGate, a propósito do Benfic@ ir ou não buscar jogadores que rescindam com o Sporting, a dizer que o Sporting, a quando da sua formação como clube, foi buscar uma equipa inteira ao Benfic@… por isso…
Inacreditável!
De certeza que o Spielberg tirou a ideia para o “Back to de Future” deste episódio!
Só gostava de saber se foi com a ajuda do António Figueiredo ou de outra qualquer pessoa!
😀 😀 😀
As figuras a que certas pessoas se dão ao trabalho de fazer para parecerem inteligentes é uma coisa do outro mundo! 🙁
6 Junho, 2018 at 18:57
O gajo é bruto, é muito bruto. É intolerante, muito intolerante. O gajo é egocêntrico, é muito egocêntrico. O gajo faz coisas que nem lembra ao Diabo (exige dos trabalhadores total empenho), o gajo é forreta, é forreta e teimoso a negociar. Mas ao que parece o gajo cumpre a lei, usa-a para os seus interesses e da empresa/clube que representa e não perdoa.
Eu até posso estar errado, enganado, toldado, instrumentalizado o que quiserem, mas apesar de tudo o que ja se passou prefiro estes 7 magníficos à corja que há 5 anos os critica, insulta, uns desde sempre outros desde que lhes da jeito.
É o que sinto e sinto que não estou só.
6 Junho, 2018 at 19:07
pois … e atenção que podemos estar perante uma grande defenição no mundo Sportinguista , o pessoal tem que se defenir , se querem um clube de principios altos tão altos que nem se vislumbram , um clube pacato que não incomode em que um presidente não chateie ninguém … têm que se defenir o que se pretende do Sporting , para de uma vez por todas haver varios Sportings
6 Junho, 2018 at 19:07
Muito bem dito.
Somos aí uns 90% ( De sócios. Porque não sócios, são aos 3M ou mais )
Como disse uma vez.
O BdC pode ser/ficar cego por amor, mas todos os outros cegos por ódio é que são as pessoas que estão a estragar o Sporting Clube de Portugal.
A elevação foi feita, está a ser feita, por BdC, pelo restante CD, pelas modalidades.
6 Junho, 2018 at 19:08
Eu estou contigo. E exatamente por cumprir a lei e não ter rabos-de-palha é que o querem de lá para fora.
6 Junho, 2018 at 19:26
num mundo de vigaristas quem é honesto não é rei, é um problema!
6 Junho, 2018 at 23:26
Não estás só não senhor!
+1
SL
7 Junho, 2018 at 5:47
é isto…
6 Junho, 2018 at 19:03
Confirma-se aquilo que SEMPRE achei a vida toda… há muita gentinha reles que NUNCAAAAAAAAA fez um exame à sua consciência… é que é tanto escroque nojento a debitar surrealidades aqui que até já dúvido que não sejam gentalha vendida.
6 Junho, 2018 at 19:26
Tendo a concordar contigo. Mas também temos que ver que são mais de sete anos de massacre à imagem de Bruno de Carvalho. Nunca em tempo algum, se viu algo assim. E estas últimas semanas em particular, o massacre atingiu nível inquatificável.
Muitos que dizem para o Bruno de Carvalho sair é já por saturação, só querem que esta merda acabe. Não perdendo que assim estão a entregar o ouro ao bandido.
Basta ver que muitos ainda acreditam que a comunicação do Sporting é que desvia os holofotes.
6 Junho, 2018 at 19:29
* Não percebendo que assim…