Frederico Varandas, ex-director clínico do Sporting, apresentou a lista às eleições de 8 de setembro, tornando-se no primeiro candidato oficial à corrida à presidência do Sporting Clube de Portugal.
“A candidatura que encabeço tem como missão prioritária unir o Sporting. Vamos acabar com os sectarismos. No Sporting que proponho liderar, todos contamos e todos participamos. Não é um sonho poético meu, pelo contrário. É a união que sustenta a nossa capacidade de ir a jogo e ganhar em todas as frentes. Serei o presidente que garante a transparência na gestão do clube. A minha equipa integrará somente profissionais de mérito, e que não precisam do Sporting para as suas carreiras”, garantiu Frederico Varandas, durante a apresentação da sua candidatura, sob o lema ‘Unir o Sporting’, numa unidade hoteleira em Lisboa.
“O Sporting Clube de Portugal precisa de paz, decência e estabilidade. Precisa de competência, credibilidade, ser respeitado e de se dar ao respeito. Precisa de liderança”, começou por dizer, depois da amostragem de um vídeo em que foi recordada toda a ligação do antigo diretor clínico dos leões ao clube.
Frederico Varandas não contornou Bruno de Carvalho e deixou alguns elogios à sua gestão. “Ao presidente cessante devemos obra, como o Pavilhão João Rocha, títulos nacionais e internacionais, sobretudo nas modalidades, e momentos inesquecíveis. Não sou candidato do não a Bruno de Carvalho. Tenho a minha visão sobre o futuro do Sporting. Quero um clube eclético e gigante, com corpo e com alma. Quero todos comigo, todos os que me acompanham nesta visão”, considerou, revelando ter os apoios de figuras do universo leonino como os médicos Daniel Sampaio e Eduardo Barroso, os capitães Hilário, Daniel Carriço, João Rendeiro e o ex-treinador leonino Jorge Jesus, que considerou “um excelente técnico”, mas que “tem contrato com um clube [sauditas do Al Hilal]”.
A Comissão de Honra inclui, ainda, nomes como Slimani, Daniel Oliveira, Francisco Rodrigues dos Santos (líder da Juventude Popular) ou Pedro Boucherie Mendes e o objectivo de Frederico Varandas passa por “terminar no dia 8 de setembro com 170 mil sócios na minha Comissão de Honra. É um processo dinâmico que vai aumentando dia a dia”, aditou, prentendendo implementar a obrigatoriedade de os dirigentes do clube serem obrigados a entregar uma declaração anual de rendimentos ao Conselho Fiscal e de Disciplina: “O Conselho funcionará para o Sporting como a Assembleia para os políticos, terá um poder fiscalizador”.
O candidato fez questão de salientar que não concordar que o Sporting vá precisar de “dois ou três anos para voltar a ganhar”. “A dimensão do Sporting mostra que isso é mentira. Quero deixar uma mensagem de confiança. Chegou o tempo da viragem e da união. A partir de dia 8 de setembro para a frente, o Sporting vai lutar por vitórias em todos os relvados, pavilhões, ringues e piscinas. Esse é o ADN do Sporting Clube de Portugal”, atirou, abordando ainda o caso das rescisões de nove futebolistas, que alegaram justa causa: “Se recuperar todos os atletas, melhor. Se não for possível, lutarei para que o Sporting seja recompensado financeiramente o máximo possível.”
Frederico Varandas não anunciou a composição da lista que vai liderar, mas apresentou o nome de Francisco Salgado Zenha, “vice-presidente de um grande banco internacional em Madrid”, para a área financeira. “Nas próximas semanas detalharei programa e minha equipa”, acrescentou, remetendo para a Comissão de Gestão a decisão relativa ao treinador da equipa principal de futebol, mas prometendo uma forte aposta nas modalidades.
Ainda assim, o médico revelou ter know-how sobre o funcionamento do futebol profissional: “O que me fez avançar foi ver que a minha contribuição para o Sporting estava muito limitada nas funções em que tinha. Tenho 11 anos no futebol profissional, sete dos quais no futebol profissional. Tenho um conhecimento acumulado ao longo de horas e horas de contacto com o futebol profissional. Respeito a vontade e o voluntarismo, mas ainda mais o currículo. O Sporting do futuro dispensa o experimentalismo.”
26 Junho, 2018 at 19:22
“Filma aqui… Filma aqui…”
Só para não cair em esquecimento.
Tanto aqui, como na ordem dos médicos.
26 Junho, 2018 at 19:28
E a rir-se.
26 Junho, 2018 at 19:29
Neste momento, o principal candidato a próximo presidente, assumindo que há dois.
26 Junho, 2018 at 19:47
Aí está ele, o GIJoe das Varandas, qual spiderman, qual quê.
Vamos unir o sporteng ! ( Antes era só a brincar, agora é a sério )
#UniãoDePalha
26 Junho, 2018 at 19:52
Os croquetes sempre foram muita bons a dar paleio..
Ver para crer nesta fase!E tal como aconteceu com BDC,os primeiros tempos vão ser elucidativos sobre o tipo de Presidente que vamos ter e se vai merecer a nossa confiança e sacrificio fisico,emocional e económico.
Digo isto porque não estou a ver ninguém concorrer contra ele dos mais fortes,tipo Rogério Alves(outro com bom paleio mas que a maior parte nem sabe que é o advogado da Holdimo..)..e não estou a ver Severinos e companhias ganharem ao Varandas.
SL
26 Junho, 2018 at 20:02
Não existe opção válida ao BdC.
Por muito que custe dizer isto…
Zeferinos? Abrantes mendes? So merda.
Varandas? Marionete
Tem de ser alguém de garra,com colhoes d’aço para enfrentar os muitos inimigos, traidores e aproveitadores.
Mesmo que se passe de vez em quando… Mas que ponha o Sporting à frente de todos os interesses
26 Junho, 2018 at 20:22
Exacto.
50 mil vezes um gajo que de vez em quando fique cego pelo amor ao Sporting, do que outros que ficam cegos por ódio e interesses.
Mas a Mansonaria não quer que se lute pelo Sporting e sócios, mas sim pelas notas e lacostes.
Já fundavam um clube, já..
Costinha e a casa de aluguer
https://youtu.be/OJRWRrPmZ1c
Os 10 e 15 que aparecem sempre ( Igualzinho )
https://youtu.be/hTjttK1_SKE
O ressabiamento e destilação de ódio dos comentadeiros
https://youtu.be/k977iaIOoIw
26 Junho, 2018 at 20:33
Repitam todos:
Ninguém ama o Sporting como o rei sol;
O Rei sol é um errante do amor.
Só ele sabe o que é amar…
26 Junho, 2018 at 20:57
Esse Costinha é um mentiroso !
RUA !
O outro “Ministro” cheio de orelhas é que diz a verdade.
26 Junho, 2018 at 20:52
Eu acho piada é a malta pensar que ainda pode escolher porra alguma.
O presidente está escolhido há muito.
Primeiro foderam BdC a seguir fodem os socios.
“O BdC já era, a seguir vão os sócios com o caralho”
Ingenuos…
26 Junho, 2018 at 21:26
É isso tudo, só não vê quem não quer.
Até o discurso e as respostas dadas aos jornalistas pelo marquises, o demonstra.
Deverão acrescentar mais uns candidatos com o mesmo pedigree. E o número dependerá da candidatura ou não de Bruno de Carvalho e da reação dos sócios às merdas que a comissão maçônica de preparação, irá fazer até às eleições.
26 Junho, 2018 at 20:52
Argentina como não amar…
26 Junho, 2018 at 21:00
“Para voltar a liderar o clube, o Bruno de Carvalho vai precisar de ter mais de 50% dos votos.”
In Novo Órgão Oficial do Novo Sporting.
26 Junho, 2018 at 21:29
Também ouvi falar nisso, não a propósito do Bruno, que nem vai concorrer, mas a um qualquer. Numa mudança de estatutos qualquer ficou isso escrito para não acontecer o que aconteceu no ano do Godinho Lopes, que teve menos de 50% dos votos e houve mais de 50% das pessoas que não votaram nele.
Penso que se numa primeira eleição houver alguém com 30%, alguém com 25%, alguém com 20%, alguém com 15% e alguém com 10%, terá de haver uma segunda volta entre os 2 mais votados.
Penso que assim é muito mais justo do que alguém ser eleito com 30% e haver 70% das pessoas que não querem essa pessoa, preferem outra.
26 Junho, 2018 at 21:11
No Sporting pós junta militar não interessam as pessoas.
interessam as propostas…
o candidato hoje só apresentou pessoas.
de modo que não fiquei a perceber nada.
uma comissão de honra que mistura anarquistas como o daniel oliveira e o “jovem” do cds, tem sempre pés para andar.
26 Junho, 2018 at 21:38
Acho que a intenção era exatamente essa, não perceber. E o curioso é que que o mata de poiares, também gosta muito de pontes e por coincidência também não explica como as quer fazer. Se calhar, ambos os dois, usam a mesma técnica.
26 Junho, 2018 at 21:30
O Varandas é a única coisa que os golpistas arranjam?
Bem, a verdade seja dita: como é para obedecer ao Padrinho e sua pandilha, qualquer um serve.
SL
26 Junho, 2018 at 21:50
Tem tudo o que é preciso para a posição em que se encontra, não é para qualquer um. Não te esqueças, que são muitas mãos para um só fantoche.
26 Junho, 2018 at 22:03
Anda so a apalpar terreno. Desistirá a favor de um Rogério Alves qualquer.
26 Junho, 2018 at 21:44
O candidato Varandas vai merecer toda a minha atenção. Em todos os pontos que espero ver esclarecidos, um é o mais importante nesta fase inicial. Os jogadores que saíram. Neste ponto sou irredutivel, não quero ver nenhum de volta. Foram eles o despoletar de toda esta farsa. Espero que qualquer candidato reconheça o quanto esta atitude é lesiva para o clube e que vá até as ultimas consequências(tribunais,Fifa)
26 Junho, 2018 at 21:52
Iron, partilho o que referes relativamente à questão dos jogadores. Mas não acredito que vá lutar contra as rescisões até ao último cêntimo.
Em campanha eleitoral até o pode afirmar, mas se for eleito vai acabar por ceder aos interesses dos empresários e negociar as rescisões por tuta e meia. No fim, vai vender a ideia de que foi o acordo possível. Jorge Mendes conta com isso, tal como os outros. Está escrito nas estrelas.
SL
26 Junho, 2018 at 22:21
Leão M, também penso que será assim. Apenas vou começar por dar o beneficio da dúvida.
26 Junho, 2018 at 22:27
É muito difícil fazer uma análise credível da candidatura de varandas. O que comunica é, de algum modo incipiente, pelo menos nesta fase.
Veremos outros candidatos…
26 Junho, 2018 at 23:51
Não pude acompanhar a CI nem entrevistas do dia, mas alguém perguntou ao Varandas qual a sua opinião e como vai votar o orçamento na proxima AG no sábado? É um assunto premente e seria definidor da sua visão para o clube.
Quanto ao candidato, ficou mal nas imagens da academia e na demissão naquele timming. Pode ser por culpa do irmão, mas associo sempre o Varandas ao Rogerio Alves e a sua recusa em avançar com a auditoria no reinado croquete. Aposto que o RA será candidato a PMAG e o mano ficará pelo CD, depois de ter integrado o pior CD da história do clube.
27 Junho, 2018 at 0:06
Pois eu aprecio o Varandas.
Quando se demitiu disse ao que ia e cumpriu. E foram tantos os que gozaram com o homem achando que não o faria…
Em relação ao programa, ainda a procissão vai no adro, mas não acredito que pessoas como o Daniel Sampaio, Eduardo Barroso e Daniel Oliveira lhe tenham dado o apoio sem a garantia que ele iria manter algumas bandeiras de BdC, designadamente a manutenção da maioria da SAD e a aposta nas modalidades.
E candeia que vai à frente… (o que também me parece tacticamente inteligente, sabendo que existirão outros nomes mais sonantes a ponderar uma candidatura).
O que menos gosto em Varandas são as constantes referências ao seu passado militar. Já chega. Já todos percebemos a mensagem.
SL
27 Junho, 2018 at 0:29
O Varandas está bem assessorado… nisso há que tirar o chapéu.
Estas fotografias dele escudado por um exército casual chic, a fazer lembrar o seu passado militar, são só a mim que me soam a coisas bacocas? Já sei que a imagem conta muito… (menos os cegos como eu), mas isto roça o infantil. É muito divertido.
Com o moura dos santos a apoiar, mais o pedro boucherie mendes esta imagem podia ser do júri dos ídolos a chegar a uma prova de audições!
Muito bem Varandas, toda a sorte do mundo!
27 Junho, 2018 at 1:58
Quando chegarem as eleições já a CG fodeu o clube e a SAD…
27 Junho, 2018 at 2:29
Então, mas já não estava tudo fodido pelo maluco? Queres lá ver…?
27 Junho, 2018 at 8:14
Na minha opinião Varandas foi o Cavalo de Troia dos
golpistas que estilhaçou o balneário. Tinham que lhe conceder a oportunidade de se afirmar como candidato.
Para já dão corda ao papagaio mas 2 meses é muito tempo, dá oportunidade para evidenciar muitas fragili-
dades e o voo pode ser interrompida para o lançamento
de outra alternativa mais carismática.
27 Junho, 2018 at 12:12
Sim, unir o Sporting. Mesmo aqueles que andaram a xular o clube nos últimos 30 anos, e os que vão fazer pressões para saltar lá para dentro como fizeram sempre. E se o presidente não alinhar logo lhe fazem a cama.