Estive na AG entre as 14h e as 20h e tal como muito de vocês saí de lá com a sensação de que não haveria destituição. Ainda assim notei um aumento do número de senhores com mais de 45 anos, cabelo à José Pedro Rodrigues e pólos de marca em comparação com o que é costume. Confesso que fiquei surpreendido com o resultado e bastante amargurado.

Nas primeiras horas após ser conhecida a decisão dos sócios passaram-me várias coisas pela cabeça como, por exemplo, “agora aguentem-se crl”, “foram deixar o clube nas mãos do Sobrinho e do Ricciardi”, “a comissão de geriartria vai dar cabo do clube” e outras coisas do mesmo género. Três dias volvidos estou mais calmo, mas continuo lixado com a vossa decisão e a achar que cometerem um erro do caralho. Mas não havendo indícios de afinação, nada mais me resta do que aceitar os resultados com fairplay democrático.

Os sócios falaram de maneira clara e não deixaram margem para dúvidas. Gostava muito que esta fosse a decisão correcta e a parte ingénua que há em mim tem esperança de que seja. Não vou usar este texto para carpiar mágoas ou partilhar amarguras, mas sim para partilhar algumas previsões relativamente ao que pode acho que pode vir a acontecer, na esperança de que isso incite os sócios a estarem atentos ao que aí vem.

Antes de avançar com as minhas previsões, quero começar por explicar como vi a situação antes da AG e porque era contra a destituição:
1) o Sporting estava apertado do ponto de vista de tesouraria por causa das amortizações de dívida que fez no início da época,

2) estávamos a negociar a compra das VMOCs com vista a ficarmos com 90% da SAD,

3) Ricciardi e Sobrinho viram uma oportunidade única para darem um golpe no Sporting e ficarem com a SAD,

4) gerou-se uma união entre Ricciardi/Sobrinho/putas/Mendes que aproveitou ou promoveu o ataque a Alcochete para convencer os jogadores a rescindir e assim tornar um período de aperto num período de crise gravíssima

5) o passo seguinte foi tornar a crise financeira em crise directiva e correr do Sporting com quem pudesse fazer frente a este takeover da SAD

professorchibanga

Feito este enquadramento, visto então as vestes de Professor Chibanga e passo à secção de adivinhação desta crónica na qual prevejo o que vai fazer a Comissão de Gestão:

Previsão 1 – Miserabilismo – os sócios têm que perceber que estamos numa crise gravíssima e que vamos ter de cortar o orçamento das modalidades. Mihajlovic? É caríssimo, não lhe podemos pagar 2M. Lamentamos, mas o Pavilhão e as quotas têm de passar para a SAD para não abrirmos falência. Futuras candidaturas têm que trazer numa cestinha 60M.

Previsão 2 – Não vamos contestar as rescisões – coitados dos jogadores que andaram a aturar um doido e que ainda por cima foram agredidos por um bando de malfeitores a mando do mesmo. O Sporting é um clube a recuperar o seu glamour e não se vai opor à saída dos 9 activos mais valiosos da SAD. Os meninos já sofreram o suficiente. Temos que saber estar e mais vale darmos a questão por perdida. Juan de Dios para contestar as rescisões? Não faz sentido. Vamos reconstruir o Sporting e seguir o nosso caminho depois do mal que BdC fez ao clube.

Previsão 3 – Conseguimos um rebuçadinho para os sócios – vejam bem que conseguimos convencer 2 jogadores a não rescindirem. Falámos com Jorge Mendes e ele ajudou-nos a recuperar estes 2 jogadores. Foi o que foi possível depois do que Bruno de Carvalho fez. Os sócios devem ficar contentes e agradecidos pelo excelente trabalho que esta Comissão de Gestão conseguiu fazer numa situação tão difícil.

Previsão 4 – Depois da Auditoria, o drama, o horror e a tragédia – Meus amigos, encontrámos um desvio colossal nas contas. Levantámos as tábuas da sala de arquivo e encontrámos milhares de facturas por pagar. Não sabemos o que vamos fazer. Os sócios têm de perceber que estamos numa situação gravíssima.

Previsão 5 – Maioria da SAD – os sócios têm de perceber que Bruno de Carvalho deixou o Sporting numa situação gravíssima. Perdemos os nossos principais activos e gastamos imenso dinheiro com modalidades que não dão lucro. Um despesismo incrível. A única coisa valiosa que o Sporting tem é a SAD e o Pavilhão. Os investidores só vão investir no Sporting se puderem ficar com isso.

Previsão 6 – Álvaro Sobrinho – Felizmente existem grandes Sportinguistas com disponibilidade financeira. O Dr. Álvaro Sobrinho, grande sportinguista, vai resgatar o Sporting comprando a SAD ao Sporting e injectando o dinheiro que precisamos para pagar a conta da luz e o papel higiénico. Ah os sócios têm que votar isto em AG? Os sócios têm que decidir se querem que o Sporting continue a existir…

Previsão 7 – Álvaro Sobrinho vende a sua participação na SAD do Sporting a um fundo russo barra americano com participações em poços de petróleo no Daguestão, que recentemente comprou uma parte da Gestifute de Jorge Mendes. Este fundo russo barra americano promete trazer grandes jogadores para o Sporting, tendo o seu director executivo sido visto a almoçar com Cristiano Ronaldo em Madrid.

Cá estarei e cá estaremos todos para acompanhar o desenrolar das coisas e ver onde isto vai parar. Espero que não se cumpra nenhuma destas previsões e que surja uma boa candidatura até dia 8 de Setembro.

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Shark
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]