No final da noite da última Assembleia Geral (que para sempre perdurará na nossa história) e depois de se saberem os resultados, começaram-se imediatamente a ouvir os primeiros arautos na comunicação social com o tema “a SAD do Sporting está em falência técnica”.

O que se passa no Sporting nada mais é que um copy paste muitíssimo bem orquestrado da já famigerada estratégia de manipulação de massas que em traços gerais explica-se assim:

1.
Cria-se uma distração para a massa ficar demasiadamente preocupada e sem tempo para refletir sobre o real intuito da classe dominante – Agressões na academia e rescisão dos jogadores

2.
Cria-se um “problema – reação – solução”, isto é, os jogadores rescindem, a SAD fica sem os seus melhores ativos (problema), culpabiliza-se a direção que tem 90% de apoio dos associados por isso e faz-se cair os órgãos sociais (reação) e apresenta-se uma comissão de gestão e uma comissão transitória fiscal e disciplinar para fazer cair a direção (solução)

(e é exatamente aqui que nos encontramos à data deste texto)

3.
PLANO PARTE II – Cria-se então a estratégia de diferir no tempo a adoção de medidas pré definidas inicialmente pela classe dominante, marca-se eleições para depois do fecho de mercado em Setembro, a massa cansa-se do tema, perde a capacidade de indignação, fica totalmente manipulável e começa a aceitar como inevitável medidas que anteriormente eram por todos inaceitáveis: a SAD do Sporting está em falência técnica e tem que se vender a maioria do capital da SAD.

4.
Por último vem a parte da aceitação, em nome de um mal menor… em nome da sobrevivência competitiva do futebol do Sporting Clube de Portugal, toma-se a sábia medida de aceitar vender a maioria do capital da SAD a um investidor externo, se possível passando o pavilhão para a SAD para valorizar financeiramente a venda.

Assim, antes de assistir a pessoas aqui na TASCA a defender com unhas e dentes a venda da maioria do capital da SAD e a culpabilizar Bruno de Carvalho pela catástrofe financeira que já se perspetiva vale a pena refletir somente em 3 pontos:

1 – As contas do Sporting são auditadas e ao longo do seu mandato Bruno de Carvalho tem apresentado sucessivamente lucros quer no clube quer na SAD;

2 – Estava-se prestes a concluir um empréstimo obrigacionista, com o aval da CMVM, onde existiam variadíssimos interessados em comprar as nossas obrigações (com certeza não são todos analfabetos a medir o risco financeiro da SAD) o que faria com que o Sporting passasse a possuir 80% da SAD;

3 – Olhando para o relatório e contas dos 3 grandes o Sporting é de longe à data de hoje o clube mais sustentável, daí se falar dos milagres económicos de Carlos Vieira (volto a referir que as contas do Sporting são auditadas por entidades externas).

Sem entrar em guerras fratricidas, porque disso a Tasca está cheia, vamos nos resumir a factos que certamente serão de fácil aceitação para 90% dos tasqueiros: comissões de gestão ou interinas DEVEM praticar somente atos de gestão corrente.

Goste-se ou não de Bruno de Carvalho este foi suspenso de sócio ainda no papel de Presidente do clube por uma comissão fiscal e disciplinar interina. Hoje, sabe-se que o presidente da SAD interino prepara-se para despedir um treinador recém-contratado e será ele, sem nunca ter passado pelo crivo dos associados, a preparar a próxima época desportiva, contratando e negociando jogadores, vendendo e rescindindo com outros… NADA disto são atos de gestão corrente.

Não deixa de ser irónico até, ver Sousa Cintra cujo ato mais relevante do seu anterior mandato foi dispensar Robson para contratar Queiroz, a dispensar um treinador escolhido por Bruno de Carvalho, conhecido pelos sucessivos acertos na componente técnica dos treinadores até então escolhidos: LJ, MS e JJ.

Acho que é por demais evidente que hoje o Sporting navega à deriva na preparação da nova época. Acho que é por demais evidente que de ambos os lados da barricada pensaram em tudo menos no Sporting. Acho que é por demais evidente que existe uma clara política de manipulação de massas feita pela comunicação social com o intuito de salvaguardar os interesses financeiros de certos grupos económicos. Acho que é por demais evidente que Frederico Varandas é a data de hoje o candidato preferido da Comunicação Social (veremos quantos mais terão tvs em direto na apresentação das suas candidaturas).

E por fim… com muita pena minha… acho que é por demais evidente que não precisamos de inimigos externos para nos dilacerarmos numa autofagia suicida. O Fight and Resist da Tasca não estava preparado para esta luta fratricida. É triste, mas ricciardi e sobrinho (sim com letra pequena ambos) tem a guerra 90% ganha e o claro sinal disso é que ontem a CS não se fez a principal pergunta a que Varandas ou qualquer outro candidato deve responder: “Qual o seu nível de intransigência à perda da maioria do capital da SAD por parte do Sporting Clube de Portugal?”…

PS. Serve também este texto, para agradecer a todos os companheiros tasqueiros por todos estes anos de convivência desde os tempos do Cacifo do Paulinho! Foram anos de intensas batalhas, acalorados debates, trocas de galhardetes por vezes, mas eram anos em que verde era a cor da esperança… e não da resignação de quem está no corredor da morte! O Sporting não morrerá… mas o Sporting dos 170 mil associados, da Missão Pavilhão e das AG com 14.000 votantes certamente nunca mais aparecerá depois de 8 de Setembro de 2018.

Recuso-me entrar em discussão se Sousa Cintra faz bem ou não em despedir Mihajlovic, se um Futre qualquer desta vida será melhor que Augusto Inácio e também sempre vi na Tasca um papel no mundo Sportinguista muito superior a isso. Sinto saudades do Cacifo e da Tasca como bastiões do Sportinguismo resistente, de um Cherba mais irreverente que um dia se lembrou de chamar ao blog Comando C! Assim, continuarei a vir aqui marcar o ponto diariamente, mas as minhas contribuições serão à imagem de muitos outros tasqueiros muitíssimo mais esporádicas. Há quem ache que o Sporting está de volta, mas este não é de todo o meu Sporting do qual sou associado há 34 anos! Um bem-haja a todos e obrigado por tudo. Saudações Leoninas!

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Lyonne
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]