Revejo-me em tudo o que o BdC defendeu para o clube: ambição, exigência, transparência, ecletismo, intransigência para quem não respeita o SPORTING ou se usa dele. Creio que desde que me conheço nunca ter visto um Presidente a fazer tanto pelo clube, de um Presidente a 24 horas e não a part-time ou a fazer do Sporting um hobby, de um Presidente não notável.

Espero não regressar ao passado, ou seja, a chegar ao natal e já fomos, a ficar conformado com a superioridade dos nossos diretos opositores (e sempre a culpar terceiros pelo nosso insucesso), alta rotação de jogadores e treinadores. Neste mundo só vencem os mais fortes, não há espaço para cavalheirismo nem para mansos (como estávamos habituados) e há que defender de forma intransigente os interesses do nosso SPORTING, mesmo que outros tenham que ouvir o que não gostam, mesmo que haja muito desconforto e crítica por serem muito poucos a terem acesso ao tacho, e mesmo assim tem que ser sempre sempre, o melhor para o SPORTING.

Enfim estou conformado com os últimos resultados porque apesar de não ter memória curta e de entender que o que foi feito de bom supera em muito o resto, não é possível um ser humano manter o discernimento durante tanto tempo, debaixo de fogo 24 sobre 24 horas por dia durante mais de um mês, com ataques cerrados e concertados constantes e isso de facto fê-lo cometer diversos erros, daí ter passado dos 90 aos 30 em apenas 3 meses, os sócios são soberanos. Mas tinha tudo para ter um segundo mandato tranquilo…

Contudo muito do sucesso do BdC, também se deve à sua equipa e em especial a estes dois senhores que renunciaram recentemente à SAD: Carlos Vieira (o Centeno das finanças do Sporting) e Rui Caeiro (o todo poderoso das modalidades).

Com Carlos Vieira, o SPORTING equilibrou as contas e viveu nos últimos anos com as contas sempre positivas (coisa rara nos últimos 30 anos) e ainda tivémos os melhores plantéis em todas as modalidades inclusive no futebol (não esquecendo os treinadores que auferiram ordenados nunca antes vistos em Alvalade). De realçar ainda a reestruturação financeira tirando o clube da bancarrota, alienação de ativos que estavam nas mãos da HOLDIMO, renegociação do passivo para metade, retirada da hipoteca da Academia do SPORTING (quando outros venderam a alvaláxia, edifício Visconde e até o estacionamento), beneficiando também das maiores faturações anuais, não chegando a usufruir dos melhores patrocínios (NOS), que entrarão brevemente em vigor.

E o que dizer de Rui Caeiro: 30 anos depois voltamos a ser campeões de hóquei, 16 anos depois voltamos a ser campeões de andebol, 22 anos depois voltámos a ser campeões de vólei (não esquecendo o futsal entre outras modalidades).

Vivi de forma intensa os últimos 5 anos, fui um dos 80 mil novos sócios, gamebox desde então, com os estádios quase sempre cheios, um SPORTING competitivo como nunca antes visto, um pavilhão só nosso, onde tive o prazer de assistir também a alguns jogos e conquistas das nossas modalidades;

Acredito que o BdC ainda voltará ao clube com a mesma paixão e a mesma vontade de vencer e de pôr o SPORTING a lutar por tudo, num BdC com maior maturidade nos aspectos em que se evidenciou de forma menos positiva, menos protagonista, mais proteccionista em relação à sua imagem e por consequência do clube, mais Presidente e menos adepto (pelo menos aos olhos do povo), mas caso surja alguma lista com Carlos Vieira e Rui Caeiro, o futuro fica assegurado, e continuaremos com o ADN dos últimos anos mas com menos populismo, e não haverá espaços para amadorismos, experiências ou interesses instalados.

Venha quem vier, que viva e respire SPORTING, que coloque o SPORTING acima de qualquer interesse e a lutar por tudo com ambição e vontade de vencer imensurável. Acredito que se não forem os que mencionei, que ainda haja gente capaz para pôr o SPORTING no lugar que merece. Acredito que os erros do passado não se voltarão a repetir, e que este período negro, seja uma fase de aprendizagem e de crescimento para tornar o meu SPORTING ainda mais forte.

bruno-adeus

ESTE POST É DA AUTORIA DE… Leão de Aço
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]