No final da noite da última Assembleia Geral (que para sempre perdurará na nossa história) e depois de se saberem os resultados, começaram-se imediatamente a ouvir os primeiros arautos na comunicação social com o tema “a SAD do Sporting está em falência técnica”.
O que se passa no Sporting nada mais é que um copy paste muitíssimo bem orquestrado da já famigerada estratégia de manipulação de massas que em traços gerais explica-se assim:
1.
Cria-se uma distração para a massa ficar demasiadamente preocupada e sem tempo para refletir sobre o real intuito da classe dominante – Agressões na academia e rescisão dos jogadores
2.
Cria-se um “problema – reação – solução”, isto é, os jogadores rescindem, a SAD fica sem os seus melhores ativos (problema), culpabiliza-se a direção que tem 90% de apoio dos associados por isso e faz-se cair os órgãos sociais (reação) e apresenta-se uma comissão de gestão e uma comissão transitória fiscal e disciplinar para fazer cair a direção (solução)
(e é exatamente aqui que nos encontramos à data deste texto)
3.
PLANO PARTE II – Cria-se então a estratégia de diferir no tempo a adoção de medidas pré definidas inicialmente pela classe dominante, marca-se eleições para depois do fecho de mercado em Setembro, a massa cansa-se do tema, perde a capacidade de indignação, fica totalmente manipulável e começa a aceitar como inevitável medidas que anteriormente eram por todos inaceitáveis: a SAD do Sporting está em falência técnica e tem que se vender a maioria do capital da SAD.
4.
Por último vem a parte da aceitação, em nome de um mal menor… em nome da sobrevivência competitiva do futebol do Sporting Clube de Portugal, toma-se a sábia medida de aceitar vender a maioria do capital da SAD a um investidor externo, se possível passando o pavilhão para a SAD para valorizar financeiramente a venda.
Assim, antes de assistir a pessoas aqui na TASCA a defender com unhas e dentes a venda da maioria do capital da SAD e a culpabilizar Bruno de Carvalho pela catástrofe financeira que já se perspetiva vale a pena refletir somente em 3 pontos:
1 – As contas do Sporting são auditadas e ao longo do seu mandato Bruno de Carvalho tem apresentado sucessivamente lucros quer no clube quer na SAD;
2 – Estava-se prestes a concluir um empréstimo obrigacionista, com o aval da CMVM, onde existiam variadíssimos interessados em comprar as nossas obrigações (com certeza não são todos analfabetos a medir o risco financeiro da SAD) o que faria com que o Sporting passasse a possuir 80% da SAD;
3 – Olhando para o relatório e contas dos 3 grandes o Sporting é de longe à data de hoje o clube mais sustentável, daí se falar dos milagres económicos de Carlos Vieira (volto a referir que as contas do Sporting são auditadas por entidades externas).
Sem entrar em guerras fratricidas, porque disso a Tasca está cheia, vamos nos resumir a factos que certamente serão de fácil aceitação para 90% dos tasqueiros: comissões de gestão ou interinas DEVEM praticar somente atos de gestão corrente.
Goste-se ou não de Bruno de Carvalho este foi suspenso de sócio ainda no papel de Presidente do clube por uma comissão fiscal e disciplinar interina. Hoje, sabe-se que o presidente da SAD interino prepara-se para despedir um treinador recém-contratado e será ele, sem nunca ter passado pelo crivo dos associados, a preparar a próxima época desportiva, contratando e negociando jogadores, vendendo e rescindindo com outros… NADA disto são atos de gestão corrente.
Não deixa de ser irónico até, ver Sousa Cintra cujo ato mais relevante do seu anterior mandato foi dispensar Robson para contratar Queiroz, a dispensar um treinador escolhido por Bruno de Carvalho, conhecido pelos sucessivos acertos na componente técnica dos treinadores até então escolhidos: LJ, MS e JJ.
Acho que é por demais evidente que hoje o Sporting navega à deriva na preparação da nova época. Acho que é por demais evidente que de ambos os lados da barricada pensaram em tudo menos no Sporting. Acho que é por demais evidente que existe uma clara política de manipulação de massas feita pela comunicação social com o intuito de salvaguardar os interesses financeiros de certos grupos económicos. Acho que é por demais evidente que Frederico Varandas é a data de hoje o candidato preferido da Comunicação Social (veremos quantos mais terão tvs em direto na apresentação das suas candidaturas).
E por fim… com muita pena minha… acho que é por demais evidente que não precisamos de inimigos externos para nos dilacerarmos numa autofagia suicida. O Fight and Resist da Tasca não estava preparado para esta luta fratricida. É triste, mas ricciardi e sobrinho (sim com letra pequena ambos) tem a guerra 90% ganha e o claro sinal disso é que ontem a CS não se fez a principal pergunta a que Varandas ou qualquer outro candidato deve responder: “Qual o seu nível de intransigência à perda da maioria do capital da SAD por parte do Sporting Clube de Portugal?”…
PS. Serve também este texto, para agradecer a todos os companheiros tasqueiros por todos estes anos de convivência desde os tempos do Cacifo do Paulinho! Foram anos de intensas batalhas, acalorados debates, trocas de galhardetes por vezes, mas eram anos em que verde era a cor da esperança… e não da resignação de quem está no corredor da morte! O Sporting não morrerá… mas o Sporting dos 170 mil associados, da Missão Pavilhão e das AG com 14.000 votantes certamente nunca mais aparecerá depois de 8 de Setembro de 2018.
Recuso-me entrar em discussão se Sousa Cintra faz bem ou não em despedir Mihajlovic, se um Futre qualquer desta vida será melhor que Augusto Inácio e também sempre vi na Tasca um papel no mundo Sportinguista muito superior a isso. Sinto saudades do Cacifo e da Tasca como bastiões do Sportinguismo resistente, de um Cherba mais irreverente que um dia se lembrou de chamar ao blog Comando C! Assim, continuarei a vir aqui marcar o ponto diariamente, mas as minhas contribuições serão à imagem de muitos outros tasqueiros muitíssimo mais esporádicas. Há quem ache que o Sporting está de volta, mas este não é de todo o meu Sporting do qual sou associado há 34 anos! Um bem-haja a todos e obrigado por tudo. Saudações Leoninas!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Lyonne
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Junho, 2018 at 13:19
Caríssimos, tenho más notícias para vocês que se querem despresponsabilizar com o estado atual do nosso clube.
Bruno de Carvalho ao contrário do que apregoam não mudou.
Sempre foi o mesmo ao longo dos seus anos de mandatos.
Dedicado, trabalhador, exigente, provocador, insultuoso, brejeiro, vingativo, negociador, transparente, competente, resultadista, resistente e intransigente na defesa dos interesses do Sporting.
Quem mudou foram os conas de sabão que não tiveram tomates para aguentá-lo até ao fim do seu mandato, para legitimamente poder ser novamente julgado.
Escondam-se, justifiquem-se, emendem-se ou mantenham-se.
Uma coisa é certa.
Nada mais vos resta que engolir o que está para vir, saboreá-lo ou vomita-lo.
O resto é palheta exorcista para encher blog.
SCP71, a golpar desde 2018.
29 Junho, 2018 at 14:03
“Bruno de Carvalho ao contrário do que apregoam não mudou.”
Mudou sim. Começou a disparar para dentro de casa e isso foi o grande erro de BdC.
29 Junho, 2018 at 14:16
ele sempre disparou para dentro de casa, que grande mentira que contas
29 Junho, 2018 at 19:06
De mentira em mentira, lá vão eles cavalgando…. Cavalas.
Eu demonstrei posts do BdC de 2014, 2015 e por aí fora.
Igual.
Por vezes até mais hardcore, antigamente.
Mas.. ” ele mudou ” lol
29 Junho, 2018 at 13:32
Lyonne – grande texto. Obrigado.
Faz-me confusao o silencio dos candidatos, faz-me tambem confusao uma certa falta de vergonha. E faz-me pensar que se calhar sou eu que estou errado.
Sou do sporting desde que me conheco e socio a mais de 30 anos. Tambem os meus filhos gracas a Deus sao sportinguistas e socios. Mas cada vez me sinto mais ultrapassado por isto.
Nem digo do Cintra porque sempre o achei um pateta alegre. Mas pessoas como o Jorge Mendes, o Sobrinho, o Ricciardi, o Luis Duque, mesmo o Futre.
Ver a perfeita impunidade como entram pelo Sporting adentro sem ninguem fazer perguntas ou questionar estes personagens. Alguns destas personagens entram nas AG sob aplausos… Mas alguem tem ideia de porque e que esta gente andou envolvida com o Sporting ou para que? Alguem tem consciencia?
Eu sinceramente tenho algumas saudades do cacifo (acho que se discutia mais conteudos – e falava-se porco e feio como agora) mas nao tenho saudades de ser enganado por estes mitras. Estou velho para me sentir roubado e ver os ladroes regressar a cena do crime como se fosse herois.
Definitivamente este Sporting nao e para mim. Continuarei a ser socio (ate haver novo CD) e depois decido se vou continuar a doar para este peditorio. O ultimo CD sob a lideranca de BdC fez um trabalho extraordinario. Podem-lhes chamar gordo demente ou o que quiserem, mas tivessemos tido 1 ou 2 Brunos de Carvalho nos ultimos 35 anos e seriamos realmente tao grandes como os maiores da Europa.
29 Junho, 2018 at 13:40
“Bruno de Carvalho, conhecido pelos sucessivos acertos na componente técnica dos treinadores até então escolhidos: LJ, MS e JJ.” Engraçado. Tinha ideia que MS e JJ não eram bons. Go with the flow…
29 Junho, 2018 at 13:45
Não vás por aí. Foram todos grandes treinadores, não há que lhes retirar mérito. No entanto, o JJ teve tudo e não deu nada em troca. Isso é que me deixa fodido.
29 Junho, 2018 at 14:31
Eu nunca retirei mérito ao MS, mas há muito apoiante do ex-presidente que o acha fraco; ou passou a achar a partir de determinado momento. Aliás, do pouco que percebi, MS não gostou das ingerências do ex presidente no futebol, nomeadamente as postas no Facebook, e daí para a frente valeu tudo para lhe fazerem a folha; a ele, que ainda ganhou qualquer coisa. JJ… não me estico, mas não vale nem metade daquilo que lhe pagavam.
29 Junho, 2018 at 16:02
O MS era e é bom treinador. Cometeu um erro, aquando o castigo (e bem) ao Rojo ele pos-se do lado do jogador e contra a entidade patronal. Erro!!!
Depois manteve a temosia e foi a andar
O JJ teve tudo e falhou!
Caro… carissimo
Pra mim o principal responsavel pela ma epoca desportiva.
Só ele é que é bom e sabe (qd ganha)
Qd perde sao os jogadores..
Pior ainda o cintra querer ir busca-lo de volta.
Ainda por cima pagando a rescisao de contrato que ele fez.
O servio era caro… quanta falta de coerencia
Estes tipos metem nojo – RUA DO SPORTING JA
29 Junho, 2018 at 19:12
Bom era o Vercauteren. Que saudades das suas táticas. Bons tempos esses.
29 Junho, 2018 at 15:08
MS foi uma merda.
O JJ chegou a ser campeão (fomos roubados é certo, mas foi campeão) mas depois desse ano piorou. Claro que termos sido roubados em momentos chave ajudam a foder um treinador, tens o caso do 3-0 ao guimarães se ter transformado em 3-3 com um hattrick do… marega, onde 2 golos foram irreguläres.
29 Junho, 2018 at 15:58
Acho que jj percebeu no fim do Primeiro ano que nunca ia ser campeão. ..
Foi um campeonato quase perfeito da nossa parte.
E, a partir daí, algo mudou…
Cagou, sabotou, não sei.
Mas não duvido que isso foi ponto de viagem com BdC também.
Falava se que os jogadores nao estavam com jj.
Acho que não estavam era com bdc.
E com jj acomodado, era o que faltava o bruto a foder lhes a boa vidinha sem exigências
29 Junho, 2018 at 13:41
Acompanho toda esta malta desde os tempos do cacifo (que me foi dado a conhecer pelo meu pai) e aqui reside, ainda, um espaço onde se partilham opiniões isentas e ponderadas. Com alguns trolls à mistura, não menos Sportinguistas por isso, só um bocadinho mais burros com o cérebro lavado e que depois de secar, encolheu. Obrigado pelo texto parece que ainda somos uns quantos a ver a “big picture”. O mundo é um negócio, o dinheiro é a principal motivação para viver e se para ganhar mais dinheiro tiverem de destruir os sonhos e as paixões dos outros assim será. Espero estar errado e que o Sporting continue a mobilizar toda a gente, neste momento não consigo apoiar um clube dirigido por merdas com interesses dúbios. A ver vamos como diz o cego.
29 Junho, 2018 at 16:16
JJ NUNCA MAIS!
Carissimo, estruturou mt mal a equipa, egocentrico (qd ganha é “eu”, quando perde são “eles”)
. Tinhamos 4 trincos (bataglia, petrovic, william e palhinha) => Em dezembro foi buscar Misic (o quinto trinco)
. Correu com Geraldes, Matheus, Iuri e ficámos apenas com 1 extremo (gelson traidor)
. A falta de rotatividade pos a equipa de rastos (como ele afirmou)
. No jogo mais importante deixou o piccini em campo desde os 15 min e jogámos com -1
. Por nao ter sido escolha sua, nunca apostou no Wendel (revelação no brasil)
. Há muitos outros motivos/erros…. demasiados para um treinador tao caro
SL
29 Junho, 2018 at 16:19
Contra o carnide desistiu de atacar defendendo o empate quando ali poderiamos ter fechado o 2º lugar.
Ja em carnide tivemos uma 2 parte onde fomos massacrados
Na final com o Aves (sim o aves) insistiu com 2 trincos incompativeis (dá sempre merda qd jogam os 2)
=> em alvalade so conseguimos equilibrar o jogo qd ele tira o William traidor.
E ele nao aprende e insiste teimosamente nos mesmo erros
É muito mau
29 Junho, 2018 at 16:22
Temo que possa acontecer o que aconteceu ao belem… vao jogar para o Jamor. As SAD’s vieram partir os clubes…. deveriamos repensar isto tudo
29 Junho, 2018 at 19:08
Bom texto, com o qual concordo.
Mas mais que isso, muito bm explicado ( Sem as “indispensáveis” setinhas e cores, mesmo que alguns só cheguem lá com um desenho… Ou vários. )
Abraço de Leão