O Futebol Feminino sénior do Sporting iniciou a época 2018/2019 na passada quarta-feira, dia 27 de Junho.
Sei isto porque vi uma notícia no dia anterior dizendo que iniciariam a época no dia seguinte. Ontem, não vi nenhuma notícia em lado nenhum, e bem procurei. Inclusive na pagina do Sporting, que mantem o plantel do ano passado nas fotos das jogadoras.
Resolvi escrever este texto, onde abordarei o sorteio da WCL, em homenagem ao colega JMFS, pessoa que muito passei a admirar pelos belos textos que nos presenteou durante a época que ainda está a decorrer – oficialmente termina a 30 de Junho – e, principalmente, pela postura elevada dos seus comentários.
Antes de entrar no sorteio da fase de grupos vou explicar como se processa a competição, para aqueles que não estão a par disso, pois é um pouco diferente do futebol masculino.
Este ano as 20 melhores equipas do ranking ficaram apuradas para a fase a eliminar, que vem a seguir à fase de grupos. Na fase de grupos competem 40 equipas em 10 grupos de 4 equipas, num mini torneio efectuado na cidade de uma dessas 4 equipas – penso que, à partida, há equipas que se candidatam a receber o torneio e depois a UEFA escolhe, ou sorteia, entre elas. Estas 40 equipas estão listadas pelo seu ranking, sendo que as 10 primeiras estão no pote 1, da 11ª à 20ª estão no pote 2, da 21ª à 30º no pote 3 e as restantes no pote 4.
São apuradas as 10 primeiras classificadas de cada grupo mais as duas melhores segundas classificas, perfazendo um total de 12 apuradas nesta fase de grupos que depois se juntam às 20 que estão antecipadamente apuradas para que o sorteio das eliminatórias se faça entre essas 32 equipas nos 16 avos de final!
Bem, o sorteio da WCL, realizado na passada 6ª feira dia 22 de Junho, colocou-nos no Grupo 10 em confronto com o Avaldsnes (Noruega, 9º do ranking), com o Osijek (Croácia, 12º do ranking e que joga em casa) e com o Dragon 2104 (Macedónia, 40º do ranking). O Sporting era o 21º do ranking.
É muito difícil ter uma ideia do valor das equipas por isso fui tentar comparar o que nos calhou o ano passado e quais eram os rankings destas equipas todas, quer o ano passado, quer este ano.
O Sporting era o 25º do ranking o ano passado e foi 21º este ano. Dada a nossa boa participação o ano passado estava com esperança que este ano conseguíssemos ficar no pote 2 – no ranking, entre o 11º e o 20º lugar – o que falhámos por… um Danoninho!
O ano passado calhamos num grupo com o Kazygurt (Casaquistão, 2º do ranking), o MTK (Hungria, 12º ranking e que jogou em casa) e com o Hajvalia (Kosovo, 31º do ranking). Perdemos com o Kazygurt no 1º jogo por 2-1, num jogo muito disputado onde se notou algum défice físico e de altura na nossa equipa pois em futebol jogado foi muito taco a taco. Depois ganhámos 2-0 ao MTK onde podíamos ter goleado facilmente e finalmente ganhámos 4-1 ao Hajvalia, sem espinhas. Tivessemos empatado o primeiro jogo, que era perfeitamente possível, e tínhamos sido apurados.
Só por curiosidade, o ranking das equipas que nos calharam este ano, na época passada era: Avaldsnes (Noruega, 15º); Osijek (Croácia, 19º); Dragon 2104 (Macedónia, – ). A equipa da Macedónia que competiu o ano passado foi o Islatov e era 36ª do ranking. As equipas que nos calharam o ano passado, esta época: Kazygurt (Casaquistão, 3º), o MTK (Hungria, 11º) e com o Hajvalia (Kosovo, – ). A equipa do Kosovo que participa este ano é o Mitrovica e é a 36ª do ranking.
Dito isto, em termos de rankings, tivemos um sorteio mais favorável. O ano passado apanhámos o 2º do pote 1 e este ano o 9º. Do pote 2 apanhámos o 12º em ambas as vezes e do pote 4 apanhámos o 31º o ano passado e este ano o 40º. Teoricamente podemos lutar pela vitória no grupo mas vamos ver no campo.
Penso que, o ano passado, com uma central e uma trinco altas e com presença física, tínhamos ganho ao Kazygurt porque fomos superiores, em futebol jogado, em muitas partes do jogo e onde se via alguma dificuldade era nos confrontos físicos e nos duelos aéreos. Para lutarmos na Europa é fundamental ter essas duas posições preenchidas com estas características – e para cá também dará muito jeito.
O nosso primeiro jogo é dia 7 de Agosto com o Avaldsnes (3ª feira), seguindo-se o Osijek no dia 10 (6ª feira) e o Dragon 2014 no dia 13 (2ª feira).
Do plantel deste ano já se sabe da contratação da Carolina Mendes (avançada da selecção) e da dispensa da Ana Leite e da Carolina Venegas, ambas avançadas. Sabe-se que houve várias jogadoras a renovar, por 2 e 3 anos mas não se sabe mais nada em termos de saídas e entradas!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Junho, 2018 at 15:43
Só para esclarecer, porque no texto não está completamente explicito, que o ranking que indico é o ranking das 40 equipas que disputam esta fase de grupos. Na realidade, a 1ª equipa deste ranking é a 21ª equipa do ranking geral pois as 20 primeiras estão automaticamente apuradas.
O texto foi escrito na 3ª feira à noite e desde esse momento para cá, de noticias… bola!
SL
29 Junho, 2018 at 17:22
Caro Miguel,
já muitas vezes manifestei o meu desacordo relativamente a alguns dos seus comentários. Permita-me agora manifestar o meu enorme prazer em parabenizá-lo por um texto bastante informativo sobre os desafios mais próximos do nosso futebol feminino (ou, como muito bem cita, Nuno Cristóvão diz o Futebol das nossas Senhoras e Raparigas – ainda bem que não somos brasileiros!). Parabéns também por ter feito esse merecidíssimo reconhecimento à qualidade das crónicas habituais do Tasqueiro especializado nesta área, o JMFS.
Como acho que sabe moro em Santa Maria nos Açores, mas sempre s que me desloco a Lisboa não perco a oportunidade de ir ver as nossas “meninas”, seja em Alcochete ou em Alvalade; é um regalo apreciar o seu bom futebol, a sua evolução, a sua alegria, o seu espírito colectivo, a sua garra e … o seu enorme SPORTINGUISMO; os 5 jogos a que já ssisti acabei aplaudindo-as de pé … com os olhos marejados de lágrimas e o peito bem apertado.
Só espero que a indefinição deste período de transição, agravada para as Modalidades com o adiamento da aprovação do Orçamento do Clube, não comprometa as muito justas expectativas e ambições destas meninas e da sua brilhante equipa técnica!
Este é , infelizmente, um receio extensivo a todas as outras Modalidades, que tantas alegrias nos têm dado!
Saudações leoninas e obrigado, Miguel
29 Junho, 2018 at 18:08
Caro Alvaro, estar em desacordo não é, para mim nunca será um problema. A maneira como o fazemos, ou o que pode estar por trás desse desacordo, é que pode ser. É do desacordo que sai a sabedoria. Não estivem em desacordo, ainda hoje diziam que a Terra era plana…
Partilho muito esse sentimento pela nossa equipa feminina. Não foram poucas as vezes que a lágrimazinha apareceu pelo orgulho nas nossas moças!
Estou um pouco preocupado com o que será toda esta época no nosso clube. No futebol masculino já dou a coisa como perdida – e começo a temer que teremos de nos esforçar bastante para ficar à frente da merda do Braga.
Nas modalidades vamos ver…
Nesta altura, não haver noticias sobre o futebol feminino, cuja época já se iniciou, é preocupante.
Eu não sou fã da Carolina Mendes, ainda que não a ache má jogadora. Mas é uma contratação dentro daquilo que foi a da Ana Leite o ano passado. Boa jogadora mas não o que realmente era necessário. Avançada, portuguesa, só se fosse a Jessica.
Falta meio campo, falta altura, falta corpo, falta um central imponente. Enfim, tudo o que acho que faltava, obviamente continua a faltar e a época já começou!
Este ano, não passarmos na WCL, especialmente se morrermos na praia como o ano passado, será frustrante para as moças e para nós, adeptos.
29 Junho, 2018 at 19:31
As palavras do Miguel e do Álvaro Dias Antunes obrigam-me a colocar aqui o meu OBRIGADO.
SL
29 Junho, 2018 at 21:02
Deixo aqui 2 links uteis!
https://en.wikipedia.org/wiki/2018%E2%80%9319_UEFA_Women%27s_Champions_League
Este é o da WCL 2018/19 para irem seguindo. Tem os grupos todos e é actualizado à medida que a prova vai decorrendo.
https://en.wikipedia.org/wiki/2018%E2%80%9319_UEFA_Women%27s_Champions_League
Este é o da WCL da época passada. Tem o historial dos jogos todos e é interessante para ter uma ideia das equipas.
Dá para ver que o Kazygurt, que ganhou o nosso grupo, passou a eliminatória seguinte – com 4-4 no agregado mas pelos golos fora – mas depois foi goleado – 16-0 no agregado das 2 mãos – pelo Lyon que venceria a competição.
O Avaldsnes, que é cabeça de série do nosso grupo foi eliminado pelo Barcelona – 6-0 no agregado das 2 mãos.
Enfim, são páginas interessantes para quem quer seguir a coisa mais ao detalhe.
29 Junho, 2018 at 15:54
provavelmente vamos jogar na croácia.
Longe, difícil mas estamos em melhores condições este ano.
Televisivamente isto vai ser impossível.
29 Junho, 2018 at 15:57
Para ti isso não é problema… a tua tv pifou 🙂
29 Junho, 2018 at 15:59
isso faz-me lembrar aquele post do Cherba de um gajo qualquer na Guiné Bissau que só telefonava a alguém de cá para saber o resultado do jogo.
se calhar vai ser assim.
29 Junho, 2018 at 17:06
Claro que vai … até porque a sua TV pifou!
SL
29 Junho, 2018 at 17:34
Sim, vamos jogar na Croácia.
Com certeza haverá transmissões, como houve o ano passado. Tenho fé nisso!
29 Junho, 2018 at 16:12
Com a casa a arder e um tipo nem tem tempo para se preocupar com os copos da Avó.
29 Junho, 2018 at 16:14
Por falar em Champions, aqui ficam os adversários para o nosso andebol.
GROUP C
– HC Metalurg
– Bjerringbro-Silkeborg
– Sporting CP
– Besiktas Mogaz
– Checkhovskie Medvedi
– Tatran Presov
Metalurg (31-27 e 27-28), Besiktas (34-27 e 30-26) e Medvedi (31-30 e 27-30) integraram o nosso grupo da Champions na última época.
O Tatran Presov esteva na qualificação para a Champions da última época, tal como o Sporting e foi eliminado pelos austríacos do Alpla Hard (25-26), equipa que viríamos a vencer no jogo decisivo por um difícil 35-34.
Finalmente o Silkeborg, é uma equipa habituada a flutuar entre a EHF Cup e a Champions.
Na última época venceu os seus 3 jogos na fase de grupos da EHF Cup em casa e perdeu os 3 jogos fora.
Diria que temos boas hipóteses de ocupar um dos dois lugares que dão acesso à fase seguinte, a eliminar entre vencedores e segundos classificados dos grupos C e D.
29 Junho, 2018 at 17:35
Fixe!
Bom serviço publico! 🙂
29 Junho, 2018 at 17:02
PS: Temos camisola nova !
está no e-mail de cada um 😉
29 Junho, 2018 at 17:07
Bem giras, a principal e a alternativa.
É pena, muita pena. Os SIMs não vão comprar porque foi pensada no tempo do Bruno. Os croquetes preferem o fato e gravata. Os outros (pouquinhos, pouquinhos) não compram porque não se revêem no NOVO SPORTING.
29 Junho, 2018 at 17:13
Fds tu és mesmo otário, junta-se com os restantes 28 do não e fundem o BdC FC. Não há paciência para vos aturar
29 Junho, 2018 at 17:18
Puta que te pariu. Deves estar muito satisfeito com a bela merda que fizeste. Acreditas mesmo nessas percentagens? E ainda consegues chamar otário aos outros?
29 Junho, 2018 at 17:53
Eu votei NÃO e acredito. Conheço muito mais pessoas contra e fartas do Bruno do que a favor. Por mais que lhes explicasse o que estava em causa, já não podiam ouvir o homem…
É o que é!
Foi ele que criou este estado de espírito em muita gente que o apoiava. 90% dessas pessoas que falo, apoiavam o bruno antes. Por isso vê bem o que ele fez…
Poucas pessoas conseguem ter o discernimento para, mesmo estando contra o Bruno momentaneamente e querendo eleições, perceberem que não era isso que estava em causa na AG de dia 23.
Como eu disse, pouca gente tem colocado os interesses do clube em 1º lugar. Muita gente tem colocado o seu interesse à frente de tudo o resto…
29 Junho, 2018 at 23:24
A bela merda que eu fiz ou que o BdC fez? Ele tinha tudo na mão, mandava e fazia o que queria e tinha os Sportinguistas quase todos a apoia-lo, até que chegou fevereiro e tudo se alterou. Quis mais poder do que o que já tinha mas mesmo assim teve 90%, criou um clima de guerra entre os adeptos e jogadores do futebol profissional. Dou só o exemplo do Rui Patricio, sempre apoiado, sempre dos que deu a cara pelo clube mesmo na nossa pior fase de sempre, era o unico que falava e que assumia, não havia presidente, treinador ou diretor a falar mas só ele, era uma lenda do clube até que alguem virou os adeptos contra ele, mesmo que ele não tenha estado bem na madeira como de facto não esteve. Mas no jogo do Jamor mais de 90% dos adeptos estava a critica-lo sem qualquer razão, apenas porque alguem os virou contra eles. Mas agora quem criou esta divisão entre adeptos?
O BdC deitou-se na cama que ele fez, foi ele o grande problematico desta situação, foi ele que criou estes problemas todos. E sim, até fevereiro deste ano tinha o meu total apoio, mas ficou sem condições para continuar a dirigir o Sporting, ultrapassou todos os limites. Se no inicio desta situação toda se tinha demitido e voltava a ir a eleições certamente que teria ganho novamente novamente agora assim duvido muito. Os sócios não são burros.
BdC é passado e essa história dos 71% é só estupida, o Sporting Clube de Portugal não começou com em 2013 com o BdC nem irá terminar por causa do BdC sair do Sporting. Simples.
29 Junho, 2018 at 17:21
Pois não mas terás de o fazer, Vasconcelos. Goza o prato enquando podes, pois cá estaremos até à vossa defenestração. E se a SAD perder o clube, será melhor que se volatilizem, porque isso vos irá cair mesmo mal.
29 Junho, 2018 at 17:21
temos que ser realistas, esta camisola deve ser das menos vendidas pois traz suores frios e noites mal dormidas a algumas pessoas. Eu vou comprar, tenho dormido bem e de consciência tranquila
29 Junho, 2018 at 23:25
Eu deixei de apoiar o BdC e irei comprar a camisola, ou tudo o que BdC fez foi errado, é?
29 Junho, 2018 at 17:30
29, não 28…
já chega de roubar, não?!
30 Junho, 2018 at 0:38
Leva lá a taça, fica lá com os 28,64%.
29 Junho, 2018 at 17:24
Caro Hadji, enterre o machado de guerra! O mais importante é que, tendo sido pensada “no tempo de Bruno”, não deixou de ser adoptada no temo actual.
Um abraço e saudações leoninas
29 Junho, 2018 at 17:31
Depois do comentário do Hadji, apareceram outros com o mesmo tipo de conteúdo. Digo a todos o mesmo. Enterrem os machados de guerra: o SPORTING ESTÁ ACIMA DE TUDO E DE TODOS.
A AG foi há 6 dias. Decidiu o que decidiu.
Pensar SPORTING, … para quem gostou do resultado, é tentar construir algo melhor que o que destituíram, … para quem não gostou é ajudar a que aquilo que agora vem não seja pior que o que terminou.
Peço-vos imensa desculpa, tenho as minhas convicções, mas nunca elas me farão pensar o meu/nosso Sporting de outra maneira: com maior ou menor crítica tudo fazer para ajudar a construir um clube sempre maior e melhor
Saudações Leoninas a TODOS
29 Junho, 2018 at 17:55
É essa a única atitude razoável agora!
Parabéns!
29 Junho, 2018 at 18:19
Álvaro com todo o respeito que tenho pelos seus comentários, tenho a sensação que está a errar o alvo. Mais do que o problema dos 29, o problema está nos 71 em assumir a escolha que fizeram.
As criticas sempre fizeram e farão parte da tasca e do universo leonino, actualmente qualquer critica, mais ou menos justa, é julgada e bem, como uma consequência da escolha dos 71 e a necessidade de justificar a critica é enorme, poderá ser já um problema de consciência.
Por exemplo, criticar o bombeiro AlzheiMARADO que continua a martelar os estatutos, deveria ter uma recepção unânime, mas aparece de imediato quem traga para o dialogo aquele que já deixou de contar.
Como este posso deixar montes de exemplos, mas não vale a pena, já dei o meu contributo para a discussão.
29 Junho, 2018 at 23:26
Exatamente, isso deveria ser o mais importante e pensar no melhor do Sporting. Mas não quererm é criar mais guerras e divisões.
29 Junho, 2018 at 17:47
Agradeço o reparo, mas foi só há seis dias. Por isso, ainda não terá passado tempo suficiente para muitos, como o caro Álvaro, se consciencializarem que não se tratou da destituição de um presidente. Foi a eutanásia de um tipo de Sporting pelo qual muitos ansiaram durante 30 anos e tiveram durante 5.
A cisão foi profunda e total. O machado jamais será enterrado. Eu deixei (ainda em curso) de ser sócio. Deixarei de comentar aqui quando conseguir, mas até lá, haverá machadada.
29 Junho, 2018 at 18:57
Tal como o Hadji muito dificilmente conseguirei ultrapassar esta frustração.
O projecto B perder para o A, é normal, é a democracia a funcionar.
O projecto B perder para um vazio, é acefalia a funcionar.
Mais do que uma destituição foi um confronto BdC vs JMS, uma luta desigual pois uma das partes teve sempre o controlo do processo, fingir que isto não aconteceu, não consigo.
29 Junho, 2018 at 17:56
Não podiam deixar de a adoptar… Estava a ser feita/produzida há tempo… 🙂
Até acredito que se fossem a tempo a mudavam… É gente capaz de tudo!
29 Junho, 2018 at 17:36
Bem linda… 🙂
29 Junho, 2018 at 17:03
Acabo de receber um mail com a camisola e o logo pelo qual tanto lutamos aqui na tasca…. vieram me as lágrimas aos olhos!
como é possivel…fodassse!!!
fodasse
fodassse
29 Junho, 2018 at 17:29
Não me vieram as lágrimas aos olhos, mas sim uma tristeza e angústia na alma……
A camisola perfeita no momento do assalto……
29 Junho, 2018 at 17:47
É!
Uma pena! 🙁
29 Junho, 2018 at 17:06
Se não nos cortarem o budget, acredito que vamos fazer boa figura…
Temos feito sempre !
Bom texto Miguel , agradeço a explicação !
29 Junho, 2018 at 17:23
Desculpem o off…
Caros, acreditei que como normalmente conseguia comprar bilhetes para o futsal através do site. Três horas a fazer refresh, inúmeras vezes com os bilhetes em lista e no fim dava sempre erro. Se alguém souber ou tiver bilhetes, estou muito comprador.
Obrigado
Abraço
29 Junho, 2018 at 17:34
Off:
“Jogar no FC Porto? Não, o meu coração é verde e branco até morrer”
Matheus Pereira
29 Junho, 2018 at 17:47
Tretas. O rui e o willy também diziam o mesmo com a idade dele. São uns fdp de uns profissionais, joguem e façam tudo para vencer e basta. Que se deixem dessas merdas de bater no símbolo, fazer juras de amor, etc.
29 Junho, 2018 at 17:34
A camisola nova ta muito bem conseguida, provavelmente a mais bonita dos ultimos anos. Com o simbolo antigo qualquer camisola fica mais bonita
29 Junho, 2018 at 17:49
Vou comprar, e pela primeira vez na minha vida sem o nome de um jogador. Confesso não ter mais ídolos no futebol. Tinha o Pirlo por razões óbvias e uns no Sporting porque eram “dos nossos”.
29 Junho, 2018 at 18:06
Era a tal que não era para ser, dizia ai um “blog”.
29 Junho, 2018 at 18:21
Daqueles que acertam 1%
29 Junho, 2018 at 18:21
Qual é o problema do blog dizer ou deixar de dizer.
29 Junho, 2018 at 17:47
Gostei muito. Ainda não consegui ver a parte de trás. Espero que seja riscada ou fundo branco..
29 Junho, 2018 at 18:03
Que camisola linda!
#efeitosousacintra
29 Junho, 2018 at 18:12
Pelo menos esta ideia nao deitaram fora
29 Junho, 2018 at 18:06
Principal e alternativo lindos. Até que enfim que vou poder comprar novamente a camisola principal. Estava a ficar farto de comprar os polos ou camisolas de treino…
29 Junho, 2018 at 18:08
Grato pelo texto, Miguel
29 Junho, 2018 at 18:12
Por enquanto a brigada do reumático não vai pondo as mãos nas modalidades e aqui está mais uma boa contratação para o andebol:
O Sporting anunciou mais um reforço para a sua equipa de andebol. Luís Frade, antigo jogador do Águas Santas, vai representar o emblema leonino em 2018/2019.
«Vir para este clube é um grande passo a nível profissional. Espero poder contribuir para o sucesso da equipa e, acima de tudo, pretendo aproveitar as infraestruturas que o Sporting nos proporciona. [O Pavilhão João Rocha] é novo e tem muito boas condições. Quero aproveitar a experiência do plantel e tirar o máximo partido de estar aqui», afirmou o pivô, em declarações exclusivas aos leões.
Na temporada passada, ao serviço do emblema maiano, jogador, de apenas 20 anos, apontou 114 golos em 38 jogos disputados.
29 Junho, 2018 at 18:32
Os planos de dispensas e de contratacoes estao establecidos e irao ser cumpridos.
Andebol – Galambas
Hoquei – Borges
Futsal – Albuquerque
Volei – Maia
Futebol Feminino – Virgilio
Sao os responsaveis pelas diversas modalidades e nao ha noticia que algum seja dispensado …
Nao vejam fantasmas onde elea nao existem.
29 Junho, 2018 at 19:08
Boa.
Agrada-me a aposta nos jovens portugueses de qualidade! 🙂
29 Junho, 2018 at 18:22
Belas camisolas! Que símbolo lindo crl! Este ano vou comprar a principal, finalmente! As únicas que ainda me servem são: uma da época do 7 lugar e a outra era do Aldo Duscher de 1999/2000 que é um fdp de um XXL que nunca me vai servir 😀 as restantes já nenhuma me serve, ficarão para os meus putos ou miúdas um dia.
29 Junho, 2018 at 18:23
Obrigado pelo texto, Miguel.
SL
29 Junho, 2018 at 19:23
Obrigado pela info Miguel, se este ano comprar uma camisola, por principio não quero, mas são lindas de morrer e sempre serve de despedida como a do João Pinto 25 da Reebock que foi a última que comprei em anos e anos, estou na dúvida se meto CR11 ou Ana Borges (não sei o n de cor)
SL
29 Junho, 2018 at 20:48
🙂
Ana Borges é a nº 9…
29 Junho, 2018 at 20:05
Thanks pelo texto, pá. Info preciosa.
29 Junho, 2018 at 23:29
Continuo a achar que as Leoas teriam tudo a ganhar se jogassem para as competições nacionais no Universitário. Espero a Competência e a Garra habituais desta equipa Esplêndida, na próxima campanha e nutra esperamças de as ver num jogo Europeu em Alvalade. SL para o Futebol Feminino do Sporting. E o devido Reconhecimento (que até inclui Sousa Cintra, neste caso) àqueles que deram azo a esta modalidade no Nosso Clube.