Após a conquista dos três pontos frente ao AD Valongo (3-2), na penúltima jornada do campeonato, a equipa de juvenis (sub-17) de hóquei em patins conquistou o título de campeã nacional, depois de empatar frente ao HC Penafiel, por 1-1, em partida a contar para a derradeira ronda da fase final.
No jogo decisivo, os leões estavam obrigados a conseguir, pelo menos, o empate. Em caso de derrota, o título permaneceria na casa do adversário. Com o resultado a ditar a vitória do Penafiel, coube ao herói João Pedro Pereira, a três minutos para o fim do encontro, assinalar o único golo verde e branco. Com esta igualdade, a formação leonina deu por encerrada a temporada, somando um total de 12 pontos.
Em grande destaque esteve, também, a equipa feminina de juniores do Sporting Clube de Portugal, ao sagrar-se bicampeã nacional de pista, terminando a competição que decorreu em Vagos no primeiro lugar.
As leoas somaram 217 pontos, mais 10 do que o Benfica, segundo classificado. A Juventude Vidigalense fechou o pódio com 134 pontos. Quanto à formação masculina, não conseguiu repetir a proeza, tendo fechado a participação na prova no segundo posto (223 pontos), atrás dos encarnados (348 pontos). O terceiro lugar ficou entregue à Associação Desportiva Novas Luzes (77 pontos).
2 Julho, 2018 at 10:57
Parabéns a todos
2 Julho, 2018 at 11:07
Gostava que algum Tasqueiro fizesse um post do numero total de títulos 17/18 para ficar como memória futura.
2 Julho, 2018 at 11:55
Eu gostava era de um quadro com os titulos dos ultimos 10 anos, e fazer a comparação dos primeiros 5 com os últimos 5 anos.
2 Julho, 2018 at 12:37
Não sejam mauzinhos, vá.
2 Julho, 2018 at 19:26
Estou a tratar disso.
Para já, aqui ficam alguns dados.
• Futebol
Quando Bruno de Carvalho chegou ao Sporting, em março de 2013, o clube estava na fase final da sua pior época de sempre no campeonato nacional. Terminou a época em sétimo lugar, no pior registo de sempre do clube.
Em 2013/14 e com um orçamento incomparavelmente inferior ao dos rivais, o Sporting foi segundo classificado com Leonardo Jardim e lutou com o futuro campeão FC Porto até março. Na época seguinte, Marco Silva não foi além do terceiro lugar, mas ganhou a Taça de Portugal. Já com Jorge Jesus, em 2015/16, o Sporting fez a sua melhor pontuação de sempre (86 pontos), mas acabou por ficar a dois pontos do campeão Benfica, tendo conquistado a Supertaça, ganhando por 1-0 ao rival da Luz. A temporada passada marcou mais um ano sem títulos, com um terceiro lugar na lista e afastamento de todas as provas em fases precoces.
Este ano, a tendência parece querer inverter-se e a equipa até já ganhou a Taça da Liga e mantém-se em todas as frentes, embora a posição no campeonato já tenha sido melhor, estando em terceiro lugar, com os mesmos pontos do segundo, Benfica e a dois pontos do líder FC Porto, que tem meio jogo por disputar, no Estoril (perde por 1-0 ao intervalo).
O Sporting voltou a disputar os primeiros lugares do campeonato com Benfica e FC Porto. Nota-se uma melhoria assinalável, com três títulos em cinco anos (a conta ainda pode aumentar), contra apenas um (Supertaça) nos cinco anteriores à sua chegada, mas ainda falta cumprir o objetivo principal – ser campeão nacional.
• Modalidades
Quando Bruno de Carvalho chegou, o Sporting tinha 35 modalidades e cinco anos depois já vai nas 55. A única das principais modalidades na qual o Sporting ganhava títulos com frequência era o futsal, algo que continua a acontecer, como provam os títulos de campeão nacional das três últimas temporadas, além de ter sido finalista derrotado na UEFA Futsal Cup, a maior competição europeia de clubes.
Entretanto, o Sporting foi campeão nacional de andebol, quebrando um jejum de 16 anos e esta ano lidera o campeonato, vencendo também Taça Challenge, a segunda competição europeia de maior prestígio.
Em junho de 2014, Bruno de Carvalho anunciou o regresso da equipa sénior de hóquei em patins ao clube, deixando de ser autónoma. Os resultados chegaram com a conquista de uma competição europeia, a Taça CERS, em 2014/15 e a distância para os rivais tem diminuído de ano para ano. Atualmente, os leões são segundos classificados no Campeonato Nacional, com menos um ponto do que o líder Benfica.
O voleibol regressou esta temporada e, para já, os leões comandam o campeonato nacional de forma confortável, com 20 vitórias e uma derrota, enquanto o Benfica, segundo classificado, já perdeu por quatro vezes.
O futebol feminino ressurgiu no clube no verão de 2016, 21 anos depois, e logo na época do regresso o Sporting ganhou todos os títulos nacionais: campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.
No que diz respeito ao atletismo, o Sporting tem dominado, não só em Portugal, mas também em termos internacionais e ainda no passado fim de semana sagrou-se campeão europeu masculino e feminino em corta-mato.
A afirmação internacional do Sporting nas modalidades é bem patente pelos cinco títulos de campeão europeu alcançados no mandato do atual presidente – três em Atletismo, um em hóquei em patins e um no andebol. Uma média de um título por ano, bastante superior ao que é habitual no clube, que tem 27 títulos de campeão europeu. Bruno de Carvalho é já o terceiro presidente do Sporting com mais títulos europeus, só superado por Sousa Cintra (6 em seis anos) e João Rocha (12 em 13 anos).
O Sporting é também líder incontestado noutras modalidades não tão mediáticas como o ténis de mesa, judo ou natação. E, obviamente, não poderá ser esquecido o facto de o clube ter finalmente construído finalmente o seu pavilhão, onde joga desde setembro do ano passado.
• Finanças
Aparentemente, as finanças do Sporting estão melhores do que em 2013. Foi Bruno de Carvalho quem fez a reestruturação financeira, conseguindo o acordo com os bancos e, de acordo com dados apresentados pelo clube leonino em fevereiro do ano passado, o Sporting foi o único dos três grandes a reduzir o passivo. Em junho de 2013, o valor estava nos 442,7 milhões de euros, tendo sido abatido para os 355 milhões de euros. No período homólogo, o Benfica agravou o prejuízo para 455 milhões de euros, mais 15 milhões do que em junho de 2013. No caso do FC Porto, o passivo cresceu dos 220,2 milhões registados a 30 de junho de 2013 para os 349,2 milhões de euros.
Por outro lado, os jogadores do Sporting começaram a ser vendidos por valores mais altos do que o habitual. Quatro das cinco maiores vendas de jogadores na história do clube foram feitas com o atual presidente: João Mário, ao Inter Milão, por 40 milhões de euros; Slimani ao Leicester, por 30 milhões; Adrien, também ao Leicester, por 24,50 milhões; e Marcos Rojo ao Manchester United, por 20 milhões (embora neste caso, o Sporting tenha acabado por devolver 13,3 milhões à Doyen). Só escapou mesmo Nani, vendido ao Manchester United por 25,5 milhões, em 2007.
• Número de sócios
A diferença é abismal. Hoje, o Sporting tem 170 mil sócios, enquanto que em 2013, eram apenas 90 mil. A diferença nota-se também nas bancadas de Alvalade, com a média atual de 42 mil espetadores a contrastar com os 28 mil de há cinco anos.
2 Julho, 2018 at 11:23
VENCER…!!
“Vencer faz parte do ADN do Sporting…!”
Esse é o Sporting que eu desejo possa continuar…!
Não se conseguirá vencer sempre…mas sempre se poderá envergar com amor e dedicação a camisola que ostenta o leão Rampante…!!
Parabéns a todos os nossos atletas (os que sabem suar a camisola…!)
Sporting Sempre…!
SL
2 Julho, 2018 at 11:24
Espectáculo.
Cherba, algum post sobre a nova equipa médica? Seria interessante, até tendo em conta o factor que levou ao despedimento em…2001.
2 Julho, 2018 at 11:27
Parabenizo os jovens, os membros das respectivas estruturas, suas familias e a enorme instituição SCP.
SL
2 Julho, 2018 at 11:53
Ainda se vê o VENCER,,,, mas pelo caminho que levamos… regresso ao passado vamos passar a ser novamente os satisfeitos com os segundos lugares e terceiros
E nao mais gritaremos golo para nao ferir os nossos adversarios
Pro crl
Parabens a estes leões
Nao se deixem comer pelos discursos “de cona mole” destes ratos que estao na direcção
2 Julho, 2018 at 12:08
Olhe a linguagem. Há que se adaptar aos novos tempos; vagina mole.
2 Julho, 2018 at 12:46
Cada um fala e escreve como lhe apetece…
Mas na verdade o vocabulário português é tão rico…
Que nos permite dizer tudo…sem entrar em brejerices…!
Mas isso…é a minha opinião claro…!
Abr e SL
2 Julho, 2018 at 12:19
Já repararam como os conAs de sabão já vazaram todos.
Já não tem um “boneco” para bater e como o Sporting não lhes diz nada.
No entanto estou a recrutar, jovens com pc, idades 26 aos 46. Enviem Mail para receberem estratégia de comunicação e forma de pagamento
Período entre Julho e Agosto
Obrigado,
Tadeu
2 Julho, 2018 at 13:13
Mais que previsivel, uns foram pagos para andar aqui e nas redes a espalhar a palavra do senhor Sobrinho, outros são lampiões, o resto são os que já tinham promessa de tacho no clube e agora que já conseguiram não se vão chatear em posts do povinho reles. Agora é só glamour e jantarada no Campo Grande. O clube paga.
Sobra o capachinho-mor Bertamania para fazer de esfregão da Comissão de Liquidação e 2 ou 3 iluminados dos bons costumes que estão para cair na real do que foi a golpada.
Ontem todo o lampião nojento que fala na TV, elogiou o Paseiro, hoje para confirmar-mos que estamos mesmo fudidos, basta ouvir a opinião de Gosma da Silva e Porco Guerra.
Viva o Simpático!
2 Julho, 2018 at 12:39
Muitos parabéns aos campeões (e às campeãs, naturalmente)! 🙂 Que hábito tão bom, este de VENCER, de conquistar TÍTULOS consecutivamente, de fabricar CAMPEÕES REAIS, que ganham TITULOS REAIS, mesmo nos escalões jovens das modalidades (ecletismo no sentido total, mesmo na raiz da formação competitiva), e não falácias várias, repetidas continuamente, e odes à (pseudo) “diferença na forma de estar” (?!?), seja lá isso o que fôr – que simbolize um “regresso ao futuro”, neste presente de ecletismo REAL que foi sendo construído nos ultimos 5 anos, com o presidente Bruno de Carvalho, com todos os que com ele colaboraram e com tantos, tantos de nós! 🙂 E faço minhas as palavras que li aqui há dois ou três comentários atrás, que por serem igualmente tão justas, cito: “”Parabenizo os jovens, os membros das respectivas estruturas, suas familias e a enorme instituição SCP.”” 🙂 Saudações Leoninas a todos/as (e um excelente e Leonino início de semana para todos/as)
2 Julho, 2018 at 12:42
A quantidade de abutres que têm aparecido desde dia 23 é assustadora….começa tanto a cheirar a outros tempos…
2 Julho, 2018 at 12:57
Acabem com a falácia dos 71%. Aquela votação significou menos de 15% do universo eleitoral Sportinguista.
2 Julho, 2018 at 14:06
Não podemos ir por aí porque TODAS as outras significam menos de 15%.
2 Julho, 2018 at 14:08
Achas mesmo?
Nas eleições não chegaram a 19 mil os votantes, que foi um recorde. Na AG foram mais de 15 mil… A diferença não é grande…
Quem não vai votar, não interessa, porque assume que aceita os votos dos outros!
2 Julho, 2018 at 14:33
Na minha opinião pessoal, que vale o que vale. Os resultados desta assembleia não deveriam ser válidos. Eu defendo e sempre defendi que para uma votação ser válida terá sempre de haver uma abstenção nas urnas abaixo dos 50%. Seja no desporto, seja na politica. Defendo que para validar a maioria tem de votar.
2 Julho, 2018 at 13:28
Parabéns malta. Que no próximo ano continuem a vencer!
2 Julho, 2018 at 14:09
Parabéns a todos os que envergam a camisola do melhor clube português e que lutam pelas vitórias.
2 Julho, 2018 at 14:42
Com os que vergam a camisola, negociamos.
2 Julho, 2018 at 16:14
Os e as juvenis tb haviam vencido os Nacionais de pista.