Pode não ser o prato de digestão mais rápida e suave para os dias de calor que se prometem, mas é sem dúvida a melhor forma de misturar os aromas todos que rondam o olfato por esta altura.
Entrecosto
É hoje notícia d’O Jogo que todos os ex-CD’s serão suspensos por um ano. Estará por horas a confirmação ou não de um furo jornalístico tão absurdo, como fácil de detectar a origem. Verdade ou não, entendemos todos a lógica da CG /MAG de retirar toda a margem de risco de vitória a candidatos que eles próprios fizeram questão de afrontar, derrotar e reverter decisões. Mas, mais uma vez, foi colocado um interesse particular à frente do interesse do Sporting.
Como é óbvio a sombra de um BdC (talvez não tanto de Carlos Vieira) pairará sobre qualquer da lista vencedora, um vulto pesado que podendo abrigar-se debaixo do manto da perseguição e ilegalidade das decisões disciplinares terá uma força e uma postura que era completamente evitável. Não vejo nenhuma razão para que os ex-dirigentes sejam impedidos de ir a votos e muito menos acho a suspensão um acto razoável. Não seguiram à letra os regulamentos? Não cumpriram os estatutos à risca? Porventura podemos acusar todas as direções e todos os dirigentes do passado do Sporting de terem feito o mesmo e até o PMAG e derivantes comissões talvez tenham atropelado também alguma coisa no caminho.
Escolhendo legalidades minuciosas para alterar o curso do Sporting é não respeitar também o poder decisório dos sócios, o que depois de uma AG de destituição tão desequilibrada na votação é no mínimo um zelo excessivo e uma opção que nos arrastará para mais umas semanas ou meses de providências cautelares e outras contendas jurídicas. O próprio acto eleitoral fica imediatamente manchado, pois grande percentagem de votos ficará sem representação, votos que continuarão a servir de gasolina para impugnar as próprias eleições.
Sejamos claros, no período pré-AG de dia 23 de junho todos usaram de todos os meios e estratégias e tanto a MAG como o CD fizeram a sua interpretação dos estatutos. Todos cometeram “liberdades” jurídicas seguindo as leituras que mais lhes convinham. As providências cautelares da MAG tiveram mais colhimento nos tribunais e de certa forma saíram vencedoras. Atingiram os seus objectivos. A AG de Destituição teve mesmo lugar. Fazer estender esse “mandato” para impedir os rivais de irem a eleições é fazer a interpretação de quem quis a destituição de BdC quis também a sua não ida às urnas e suspensão de sócio. Parece-me perigoso e excessiva a leitura e veremos as consequências da mesma.
Picanha
Poiares Maduro, Rodrigo Roquette, Jaime Mourão Ferreira, Nuno Martins, Philipe Mendonça e Samuel Almeida fizeram a comunicação de um manifesto peculiar. Entre algumas opiniões úteis e válidas sugeriram a convergência de listas, o adiamento das eleições e a constituição de um Conselho Estratégico. Quanto à convergência entre listas candidatas às eleições, parece-me algo que terá de acontecer de forma natural e caso alguma se consiga ou queira rever numa congénere e é completamente questionável se favorece ou não quer o decurso da campanha, quer o resultado eleitoral. A expressão “saco de gatos” ainda me está fresca na memória.
Sobre o adiamento do acto eleitoral, parece-me absurdo. Sobretudo porque uma CG não é um cenário desejável. É até o menos desejável. Governar é um acto que requer responsabilização pelas decisões tomadas, uma CG dificilmente terá esse contra-peso e não terá também a preocupação da gestão a longo prazo, adiar o término do seu mandato por inabilidade da Comissão de Fiscalização em processar castigos disciplinares é reparar um erro, com outro erro com consequências ainda mais nefastas.
Sobre o tal Conselho Estratégico, tenho a dizer que desconfio se a tal “estratégia” convém mais a um clube a abarrotar de conselheiros que não servem para nada ou a um grupo de sumidades que quer estar por dentro da vida e das decisões do clube, sem a chatice de ter de ir a eleições ou abandonar as suas atividades profissionais. Quid pro quo, caros Maduros. Quid pro quo.
Entremeada
As listas prosseguem as suas campanhas, ou melhor, as suas pré-campanhas. E, na minha opinião, prossegue também um longo calvário de fraca capacidade de apresentar uma ideia de Sporting original e definida. A falta de tempo útil dedicado ao desenho do clube que se quer construir ou projectar é mais que evidente. A preocupação continua a ser debitar frases sonantes, estabelecer um perfil mediático, apresentar nomes que tragam familiaridade com as listas. Muitos argumentam que o debate sobre as ideias-chave só se iniciará assim que as listas sejam confirmadas. Eu tenho quase a certeza que se esperamos por essa realidade, muitas das perguntas e das dúvidas continuarão por esclarecer.
A totalidade das listas continua a marcar o debate por uma profunda convicção de que os sócios do Sporting não têm capacidade para articular entendimentos complexos, compreender modelos estratégicos e raciocinar sobre opções financeiras ou políticas. E assim vamos, de chavão em chavão, de ex-jogador em ex-qualquer coisa, de promessa de títulos em promessa de títulos. Desanima-me tanto o que nos dão para podermos optar, como a desconfiança que os seus projectos também não tenham muito mais profundidade do que aparentam. Alegorias fáceis como dizer que se quer um clube à imagem do Bayern de Munique, apenas porque na base estarão dirigentes com experiência de atletas é risível, embora tenha que dizer que ao menos os autores desta imagem tenham sido os únicos que propõem uma visão global de gestão, por mais mal exemplificada que tenha sido. As outras listas, nem a esse ponto conseguiram chegar.
A fórmula de definir medidas a pulso e espetar tudo num PDF por capítulos, encabeçar o documento com um Mission Statement e terminá-lo com outro é regressar aos anos 90, chamar àquilo programa da candidatura é um insulto a uma visão de futuro global do Sporting e exibe-se com abundância a despreocupação com o fundamental na própria candidatura: Porque se candidatam? Para onde nos propõem levar? Como o vão fazer?
Salsichas
Paralelamente às eleições, o Sporting está prestes a iniciar várias épocas desportivas. Se a base de arranque nas várias modalidades de alta competição era boa, a auto-suficiência dos departamentos fez o que pôde para melhorar os plantéis e equipas técnicas. No futebol, outros galos cantam. O futebol não herdou equipa técnica e herdou sim um caos desportivo, refletido num plantel totalmente retalhado e cheio de decisões para tomar.
Não vou ser hipócrita, a recuperação dos passes de Dost, Bruno Fernandes e Battaglia é uma excelente notícia em termos desportivos. Não vou ser ingénuo, tal concretização vai porém ter custos financeiros e rezo aos deuses do futebol para que seja mais fácil de justificar no futuro com bons resultados e valorização dos atletas.
Ainda assim, o plantel parece estar a demorar demais a ser definido. A administração provisória da SAD revela-se pouco incisiva e negócios como Badejl exibem muita (demasiada?) especulação na hora de tomar decisões rápidas e firmes. Desde que começou a trabalhar, Sousa Cintra e restante equipa, dedicaram-se exclusivamente a dois dossiers: a recuperação dos jogadores que rescindiram e a constituição do plantel para a equipa principal de futebol. Num deles o trabalho é medianamente meritório (só poderei aferir do brilhantismo propagado quando olhar à evolução dos custos que as negociações tiveram), no outro dossier confesso-me bastante preocupado. Em mais de um mês, apenas Nani foi contratado e mesmo esse, sabe-se que era um processo bastante adiantado antes mesmo da AG de dia 23 de Junho.
Admito que não seja fácil, admito até que esteja a ser tentado com afinco e total dedicação a construção de um plantel competitivo para a época 18/19, mas convém que a boa vontade seja substituída por mais assertividade e sobretudo mais convicção. A sensação que dá é que há poucos processos em curso e demasiada ponderação na decisão dos mesmos. Entramos em Agosto, a poucos dias da competição a sério e para quem prometeu uma equipa candidata ao título, há demasiadas incertezas e demasiada calma em geri-las de forma estarmos prontos, em Moreira de Cónegos para mostrar o nosso melhor Sporting.
Frango
Parabéns aos sub19 portugueses. Foi um título meritório e mais um passo de um conjunto de jogadores que tem, caso os clubes que detêm os seus passes os ajudem, grande futuro quer individualmente quer coletivamente. Parabéns reforçados aos nossos três atletas que fizeram parte desta conquista. Elves Baldé, Thierry Correia e Miguel Luís. Três atletas que o Sporting deve cuidar e gerir com especial atenção, muito mais até do que está a ser dada a Rafael Leão. E aqui, mais uma vez, um sério aviso à navegação da nossa Academia. Esta foi a Selecção Nacional vencedora de uma competição em escalão de formação menos participada por atletas do Sporting. E não é um acaso ou uma coincidência. É uma tendência. Explica-se de duas formas:
1/ O trabalho de influência, sobretudo do Benfica, sobre a escolha das convocatória dos vários seleccionadores é algo que é hoje impossível de ser desconsiderado. E mais não vou dizer, quem lá anda, sabe o que a “casa gasta”. Olho para Mesaque Dju e depois para Elves Baldé e faço um face palm do tamanho das inconsistências de Hélio Sousa.
2/ Hoje em dia quer o Olival, quer o Seixal produzem jogadores tão bons ou melhores que Alcochete. Produzem até em maior quantidade. Isso deve-se a dois factores também: maior investimento em toda a estrutura de formação dos rivais e enorme estagnação e conformismo da nosso próprio modelo formativo e de quem o implementa.
A obsessão por títulos da equipa principal deixou a Academia entregue a uma visão parada no tempo. O tempo passou e a Academia entrou, logicamente em declínio, sem liderança, sem estratégia, sem investimento, sem alma. Os resultados estão à vista e não me parece que alguma das candidaturas tenha ainda entendido a importância que o debate de soluções para este reduto, altamente identitário do Sporting, merecia nestas eleições.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
1 Agosto, 2018 at 14:41
Já se andava a dizer à boca pequena há uma semana que seria um ano…
Escrevi isso há uns dez dias atrás…
1 Agosto, 2018 at 14:44
Obrigado, Javardeiro!
Foda-se, esqueci de ir ao talho…
1 Agosto, 2018 at 15:19
Chato e triste é ver e ouvir a estupidez que sai da boca de alguns…
Andaram a discutir se o Bruno y o Vieira mereciam/tinham ou não direito a ir a eleições, mas ninguem se preocupou c a legalidade de todo o processo, o unico que conta é levar a sua ideia ate ao fim…
Onde está nos estatutos a figura de sócio suspenso ? O ex presidente da mag ( fdgp) elegeu uma comissão de fuzilamento , pq de isenta não tem nada… E a malta continua a falar naquilo que interessa ao sobrinho que é se vai ou não a eleições, o que vai decorrer do processo…blá blá blá…
Para os que comem ainda gelados c a testa eu explico : É o mesmo que termos o Rangel a ajuizar a e-toupeira.
Está malta ( anti-bruno ) é tão burra que ainda não se deu conta que nenhum presidente foi tão odiado como este pela cs , pelos rivais, pelos croquetes….
Os outros presidentes faziam merda e tava tudo bem…. roubar patrimônio…np…. fala no FB… isso sim , é crime… Não me digam que não há vários tipos de sportinguistas e que a culpa dessa separação é do BDC….
Foram os que votaram a favor da destituição e a favor de entregar o Sporting a isto os principais culpados… digo “a isto” pq ninguém sabe bem o que é….
Mas isso que se foda, o importante foi tirar de lá o Bruno.
Teem uma ama/ babysitter, para tomar conta di filho, decidem despedir e deixar o bebe sozinho, ate encontrarem outra…
71%teem uma forma de pensar suicida.
1 Agosto, 2018 at 16:09
Artigo 27°
(Sanções disciplinares)
1– São punidos disciplinarmente os sócios que cometam alguma das seguintes infracções:
a) desrespeitar os estatutos, regulamentos internos do Clube e deliberações dos órgãos
sociais;
b) injuriar, difamar e ofender os órgãos sociais do Clube ou qualquer dos seus membros,
durante ou por causa do exercício das suas funções;
c) proferir expressões ou cometer actos, dentro ou fora das instalações do Clube, ofensivos da
moral pública;
d) atentar contra, prejudicar ou por qualquer outra forma impedir o normal e legítimo exercício
de funções dos órgãos sociais do Clube.
2 – As sanções aplicáveis, em conformidade com a gravidade da falta, são as seguintes:
a) admoestação;
b) repreensão registada;
c) suspensão;
d) expulsão.
1 Agosto, 2018 at 16:14
Quer dizer então que ele já foi sancionado!?
Boa, excelente! Viva o Estado de direito!
Pune-se sem julgamento.
1 Agosto, 2018 at 16:25
O brunovl está com pressa…
1 Agosto, 2018 at 17:04
Nao foi isso que disse. So meti o artigo onde diz que ha suspensão. Que me parece que o Rebel estava a dizer que nao havia
1 Agosto, 2018 at 17:09
O Rebel devia referir-se à suspensão preventiva…
Que de facto não existe nos estatutos. E é essa a “suspensão” que foi aplicada…
1 Agosto, 2018 at 17:14
Foi mais ou menos isso que quis dizer. .. e esses estatutos foram aprovados p maioria em fevereiro… ( ganda ditador, altera os estatutos para se foder)
O marta sem ares só publicou os mesmos e validou quando foi do interesse.
Ou seja, alteraram os estatutos depois do “crime”. Portanto deveriam ser julgados pelos estatutos em vigor no momento do “crime”..
Se se lembram bem, morreram criancinhas no Aquaparque, mas como não havia lei relacionada c parques aquáticos, prescreveu…
O que eu digo não é se tem culpa ou não.. mas estão a analisar isso , e não é isso que deveria estar a ser analisado.. a forma… e o conteúdo…
1 Agosto, 2018 at 17:16
O regulamento disciplinar entrou logo em vigor após a AG, onde vigora a suspensão de sócio.
1 Agosto, 2018 at 17:31
Isso está onde?
Não tenho segundas intenções, quero consultar isso.
1 Agosto, 2018 at 17:33
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/documentos/suplementoag-17.pdf
Vai até à ultima pagina, artigo 26°
1 Agosto, 2018 at 17:42
Mas o 26 nada diz sobre a suspensão.
Diz respeito só à entrada em vigor do RD.
1 Agosto, 2018 at 17:50
Tens o artigo 4° do regulamento disciplinar onde fala la nas sanções, entre elas a suspensão.
Penso que eata na mesma pagina ou na anterior
1 Agosto, 2018 at 18:06
OK.
De qualquer maneira e posso estar errado, a ideia que tenho é que os novos estatutos entraram em vigor só em meados de Julho.
1 Agosto, 2018 at 18:49
Espadachim, eu creio que tens razão porque a tal escritura só foi feita há poucas semanas.
Confirme quem souber… Mas creio que foi um lapso (?) da MAG…
1 Agosto, 2018 at 19:02
Mentira!
O JmS não as tinha assinado!
1 Agosto, 2018 at 19:40
Espadachim:
Artigo 20.º
(Suspensão preventiva)
( regulamento disciplinar em vigor a partir de 17 de Fevereiro, conforme aprovado em AG)
1 Agosto, 2018 at 16:19
Não consigo perceber como ainda temos sócios…
“b) injuriar, difamar e ofender os órgãos sociais do Clube ou qualquer dos seus membros,
durante ou por causa do exercício das suas funções;”
Lei é Lei!!!
Bem…se calhar vou procurar o que se disse quando o presidente da altura meteu processos por difamação a sócios…Bruno…estou certo que disseste:
“Está na lei! Lei é lei!”
1 Agosto, 2018 at 16:26
ia dizer isso mesmo…
Sporting Clube do Carvalho é injurioso para o Clube, nem por isso?
1 Agosto, 2018 at 16:39
Só pelas vezes que chamei fdp ao bombeiro…acho que estou expulso directo…nem suspenso…
Com sorte é esta CF e ainda me torno expulso preventivamente…
1 Agosto, 2018 at 17:14
seu perigoso preventivo
1 Agosto, 2018 at 17:06
Podes ler o que disse ao Malevita. Ta la explicado porque meti o artigo.
Se fosse pela lei o Sake ja tava expulso por andar a desejar derrotas do Sporting
1 Agosto, 2018 at 17:11
Pelas derrotas que o Saké “torceu” se não tivessem acontecido gajos visualmente desfavorecidos não teriam visto o que era o “sr” GL… o “sr” vendo um Lobito para pagar contas…
1 Agosto, 2018 at 17:18
O que eu quero dizer com esse exemplo, é que tem que ser analisado caso a caso. E não literalmente.
Tu desejaste derrotas do Sporting, algo que nunca farei. Mas sei porque o fizeste. Se acho que isso dá suspensão? Obvio que não.
1 Agosto, 2018 at 17:55
“Desejei” derrotas nos superiores interesses do Clube.
Eu devia era pedir uma indemnização a quem votou em GL por danos morais por me “obrigar” a ir contra corrente!!!
1 Agosto, 2018 at 18:00
Uma derrota vai sempre contra os superiores interesses do Clube.
Meteste o odio ao GL e à merda toda que ele fez à frente do Sporting, tal como agora criticas quem faz o mesmo em relação a BdC
1 Agosto, 2018 at 18:21
Um punhado de derrotas não as ponho à frente do futuro do clube.
Prejuízos como esse trouxe, que não se limitaram ao seu mandato, mas a muito do que fez antes, fizeram-me trocar o futuro do clube por um punhado de jogos. Infelizmente quem não percebeu à primeira passagem e à segunda…
Acho que os motivos são mais que “atendíveis”… E o GL não teve nem de perto nem de longe a cruzada mediática contra que BdC teve…
1 Agosto, 2018 at 17:13
Coisa que podes ficar descansado, não vou fazer agora pq já se perdeu o orgulho e a dignidade. Não é com derrotas ou vitórias que isso se recupera… é com caracter. Mas chega de falar das qualidades do ex-ex-PMAG…
1 Agosto, 2018 at 15:03
Sinceramente acho que o propósito do impedimento do CD anterior é travar CV e não BdC. Se fosse travar BdC o processo era só ao BdC que foi o líder e quem decide. Além disse penso que o BdC nunca ganharia estas eleições. Já o CV…parece mais provável arregimentar um grupo grande.
Basta ver os processos que o Sporting colocou a ex-presidentes. Foi à pessoa do presidente. Não foi a todo o CD e todos os da equipa directiva.
Cada vez mais isto cheira a golpe, as eleições parecem cada vez mais um pro-forma…onde 5 alminhas que nunca lhes reconheci nem Sportinguismo nem defesa do Sporting nem nada vão decidir quem pode ou não ir a eleições.
O bastião dos estatutos, da comissão de fiscalização e que tão bem conhece os estatutos que vai impedir estes de se candidatarem…nem sabia quantos anos o Sporting tinha.
1 Agosto, 2018 at 15:24
Desde que se tire de lá o gordo que fala grosso, faz-se como a mana do Dias Ferreira disse… Suspende-se a Democracia por uns meses para pôr tudo na ordem, e depois, ai sim… vivamos livremente a Democracia no seu melhor…
O que está a ser feito não soa muito diferente… só que sem a parte final.
1 Agosto, 2018 at 15:33
Tiago: A fazer fé no que se lê nas redes sociais ( e eu não vi,pode ser carvão ), no jogo de apresentação havia “bancas” para recolha de assinaturas para o CV.
Se assim for, CV está com dificuldade até em arranjar o número de assinaturas para poder concorrer.
1 Agosto, 2018 at 15:47
Não faço ideia…
1 Agosto, 2018 at 17:09
Eu vi.
Mas por ter bancas não quer dizer que tenha dificuldades em recolher assinaturas. Por exemplo, FV já tinha ultrapassado há muito o nº de assinaturas exigidas mas ainda neste jogo andou a recolher mais e apresentou-as ontem (ou anteontem).
1 Agosto, 2018 at 17:15
O Freddy Afegão não precisa disso…
Nem de malta com fome nos seus “comicios”…
1 Agosto, 2018 at 17:37
Se CV está com dificuldade em obter as assinaturas que peça ao rata aquelas que disse ter mas nunca ninguém viu…..
1 Agosto, 2018 at 16:04
A percepção que tenho é que se concorressem os dois BdC teria mais votos que CV, dentro de quem votou pela permanência do CD, no entanto CV captaria alguns votos de quem votou pela destituição.
Agora se CV concorresse sozinho, ai sim possivelmente seria um sério candidato a vencer. Basta somar e tal 30% (penso que nas eleições serão mais perto dos 40%, porque não existiu mobilização tão efectiva de quem apoiava BdC em relação a quem queria a destituição) e mais uns pozinhos e duvido que alguém o conseguisse bater.
2 Agosto, 2018 at 11:49
Porra, Tiago, esse nariz anda entupido..
Cada vez cheira mais a golpe!? A carne etsa queimada desde o primeiro dia que o marta Soares opinou que o BdC não estava bem.
E isto foi bem antes de alcochete, se bem me recordo
Quando opinou que se devia demitir o cd já nem carne havia a grelhar, já estava carbonizado
1 Agosto, 2018 at 15:12
So estarei descansado quando este bAndalho deste rata soares estiver morto.
Maldido cabrao que pensa que o clube é dele. Anda A fazer ilegalidades atras de ilegalidades. Deste as assinatutas à coacçao para que a direçao se demitisse ate. Se demitir para o país inteiro ouvir.
Bandalho filho duma grande puta has de pagar bem pago nao perderas pela demora porco imundo!
1 Agosto, 2018 at 15:13
É mais do que certo que nem BdC nem CV vão poder ir a votos.
Do meu lado gostava que CV pudesse concorrer, mas ao não aprensentar a demissão e continuar até à destituição de BdC ficou com pouca margem de manobra. Deve CV perguntar todos os dias quando se levanta e olha ao espelho: “será que valeu a pena tamanha lealdade perante BdC?” e deve rir-se de forma sarcástica. Tenho CV como um homem extremamente inteligente e competente e, gostaria muito de ouvir os seus debates e ideias ao pormenor. Infelizmente julgo que não vai ser possivel.
Até ver a luta será entre Varandas e Benedito, e vão existir várias fusões e desistências até dia 8/9.
1 Agosto, 2018 at 16:09
Julgo que a menos que existam fusões de Varandas com Ricciardis e Madeiras Rodrigues, e CV e BdC não forem a eleições Benedito ganha.
Porque quem votaria CV ou BdC, vai votar massivamente no mal menor que parece crer imitar(e bem os frutos estão à vista) o projecto que estava em vigor ou seja JB
1 Agosto, 2018 at 15:15
Penso que todos apreciam uma boa grelhada mista.
Focando no entrecosto, só quero acrescentar um ponto, que é a confirmar-se o fantasma do BdC e mesmo de CV vão continuar a pairar sobre quem vencer e estes nunca terão 100% de legitimidade para encabeçar o Sporting. Estamos fracturados, e uma eleição sem os elementos do ex CD nunca irá unir os sportinguistas.
Poiares Maduro e CO, deviam de estar quietos e calados, fazem figuras tristes e só alimentam as teorias de conspiração, coisa que é o que menos se precisa neste momento.
Infelizmente somos um clube elitista, que continua sem perceber que os associados cresceram em número, logo isso implica a necessidade de um discurso mais simples e concreto. É difícil mas os candidatos deviam explicar as coisas de uma maneira que o cidadão comum entendesse. Metade do país ficou ofendido com o bardamerda sem saber o que significava e a outra andava no dicionário à procura do significado do vexado. Um bom orador é aquele que consegue falar com um dr, mas também consegue falar com um pedreiro.
O plantel é exactamente igual ao da época passada, com 4 contratações feitas pelo ex-CD e um treinador claramente mais fraco (apesar do futebol ofensivo e apelativo). Era preciso mexer, pouco mas bem, no entanto estamos parados à espera de algo. Mesmo quando esse algo nos bate à porta (badelj) deixamos fugir, e agora especula-se 3M/epoca por Ekdal. Erro da época, do qual toda a gente se vai arrepender.
A Academia precisa de um plano concreto e constante aposta. Num mundo competitivo como o futebol e num campeonato como o nosso, a formação é de vital importância. Se nos desleixamos aqui estamos a comprometer o futuro do clube
1 Agosto, 2018 at 15:15
É Impressão minha ou todos os paineleiros sportinguistas que passaram semanas a debitar veneno contra o anterior CD têm direito a 30m de fama semanal na SportingTV??????????????
1 Agosto, 2018 at 16:18
É certinho, direitinho. O reino do tacho voltou.
1 Agosto, 2018 at 15:18
Fodasse o NANI foi contrato pela CG???? Ele ha cada um …
SL
1 Agosto, 2018 at 15:25
Insiste…insiste…insiste….
Tu vais lá! A sério! Tu consegues lá chegar! Ainda vais mesmo convencer um gajo disso…tipo um que não tenha lido o texto do LdP e só leia os comentários…
😀
Lamps style! Se repetir isto muitas vezes vou convencer uma série deles que isto é mesmo verdade…
1 Agosto, 2018 at 15:29
Ele só convence que apoia e dá força a BdC e que não quer voltar ao passado! 😀
1 Agosto, 2018 at 15:34
O Marín também foi…
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=388724508319479&id=301297720395492
1 Agosto, 2018 at 17:56
Aquilo atrás é um holograma… um espectro… uma alma penada dum defunto…
1 Agosto, 2018 at 15:28
À consideração da CG e da PMAG.
O Sr. Ministro Cabrita não promove Churrascos…
#desenmerdem-se
1 Agosto, 2018 at 15:33
JAIME MARTA SOARES INDEFERIU PEDIDO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
“Indeferi o pedido de realização de uma Assembleia Geral extraordinária porque este não respeitava os estatutos”, disse Jaime Marta Soares.”
Ok, isto prova que quer dar voz aos socios.
SL
1 Agosto, 2018 at 15:37
Acho que finalmente muita gente se está a aperceber que caiu num conto do vigário, que o real objectivo desta feira toda foi só um: apear o anterior conselho directivo.
Muitas das pessoas que votaram na destituíção, votaram com a convicção de que umas novas eleições dissipariam qualquer dúvida sobre a legitimidade do anterior CD, sendo que, muitas delas não imaginavam o desfecho que isto está a tomar. Acho que poucos punham como hipótese o impedimento de elementos do anterior CD se apresentarem às eleições, como aliás, JMS fez questão de anunciar. Com o decorrer do tempo estamos a ver qual era o real propósito de JMS, ou melhor, de quem o manipula.
Depois, havia ainda uma franja de sócios crentes numa 3ª via, no aparecimento de um candidato para continuar o projecto, mas com uma postura mais calma, mais ponderada, menos interventiva.
Afinal, essa mítica 3ª via nunca existiu, ou pelo menos, não se apresentou, e duvido que o venha a fazer até 8 de agosto. Pelo caminho já começamos a ouvir propostas para juntar listas, que já são excessivas, e aquilo que inicialmente era visto como pujança democrática, está-se a tornar um problema para alguns, e a atomização dos votos um problema para futura governação.
Aqui chegados, estamos entregues a listas que não agradam a ninguém, sem projectos convincentes, e consistentes, sem rumo, em que as listas são uma agregação de pessoas populares no universo sportinguista, e que servem para a angariaçao de votos. O voto é hoje uma escolha do mal menor.
Depois, os resultados desportivos hão-de dar conta do futuro, e o motor do clube, o futebol, pode iniciar a contestação a esta futura direcção com mais brevidade do que se pensa, depois desta pré época amadora, e em que os reforços tardam em chegar…
1 Agosto, 2018 at 16:02
“Muitas das pessoas que votaram na destituíção, votaram com a convicção de que umas novas eleições dissipariam qualquer dúvida sobre a legitimidade do anterior CD, sendo que, muitas delas não imaginavam o desfecho que isto está a tomar. Acho que poucos punham como hipótese o impedimento de elementos do anterior CD se apresentarem às eleições, como aliás, JMS fez questão de anunciar. ”
Caro raf,
Os elementos do CD foram suspensos (salvo erro) a 13 de Junho. ANTES da AG, portanto.
Porque é que sócios do SCP iriam pensar que se o CD fosse destituído, eles poderia apresentar-se a eleições? O que aconteceria aos processos disciplinares, na óptica desses alegados sócios?
SL
1 Agosto, 2018 at 15:39
Se ha matéria para suspensão, pois então que sejam suspensos. Isto é valido para BdC, CV, JMS ou o Papa.
Os estatutos existem para alguma coisa. Se abrimos uma excepção, quantos mais irão pedir excepções?
1 Agosto, 2018 at 18:50
Pelos estatutos aquela corja toda de golpistas que lá está agora já tinha sido posta a andar….
2 Agosto, 2018 at 11:53
Pois.
O marta Soares devia estar mais que suspenso (pelo pescoço 🙂 ) mas isso não interessa, pois agora dá jeito…
1 Agosto, 2018 at 15:41
Bom apanhado. Ignorei por completo esse manifesto do Poiares Maduro e companhia. O que havia de interessante além do disparate de pretender adiar eleições?
1 Agosto, 2018 at 15:43
Epá, Cherba foste dar corda ao Quadros, que bela peixeirada que se armou…
1 Agosto, 2018 at 15:51
Ele estava a ter um dia tranquilo e como não ia passar perto da estrela…
1 Agosto, 2018 at 15:54
Ja prometeu porrada? Depois nunca aparece
1 Agosto, 2018 at 16:08
E já terá pedido a segunda via do cartão de sócio?
1 Agosto, 2018 at 16:29
Bem isto no Twitter anda bem mais animado do que na Tasca…
vou começar a prestar mais atenção ao que se passa no “quintal” desta Tasca!
Mais uma vez e depois de ler muita coisa… e ficar esclarecido com outras… a minha salva de palmas para o Cherba pela sua postura, coerência e pensamento crítico!
1 Agosto, 2018 at 17:07
Nem sequer consigo ler, tou bloqueado pelo Quadros 🙁
1 Agosto, 2018 at 17:14
Também estou.
1 Agosto, 2018 at 17:16
Não pode?
1 Agosto, 2018 at 17:14
Só me posso rir.
Um gajo que promete porrada, insulta a família, fico parvo como as pessoas chegam a este nível, não tem noção das figuras que fazem?
Ainda mais um gajo com filhos.
Até á malta do podcast, já deu o toque “ah e tal queria era estar presente fisicamente”, foda-se um campeão este gajo.
Deve ser da ganza que fuma e posta foto, um “adulto-mitra” de olhos murchos.
1 Agosto, 2018 at 17:21
Um criançola. Lindo é que nunca aparece na porrada que combina.
O tipico “agarrem-me senao vou-me a eles”
1 Agosto, 2018 at 18:54
As coisas que mete no organismo ultimamente têm estado estragadas.
Isso faz com que diga muita merda e pareça um completo anormal que não tem onde cair morto, cuja vida é toda partilhada no Twitter.
Mas tb há o Quadros que não é parvo nenhum e sabe o que diz e a quem diz.
É preciso saber filtrar.
1 Agosto, 2018 at 19:21
As coisas com que vocês se entretêm…
1 Agosto, 2018 at 19:39
Podes crer.
1 Agosto, 2018 at 15:57
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Queria realçar um ponto, que me parece não estar a ser devidamente considerado:
Mesmo no futebol, Portugal é um Estado de Direito. A cada direito corresponde uma acção (ou providência) judicial destinada a exercê-lo/repará-lo/whatever.
Considero todos os intervenientes em todos estes dossiers relativos ao nosso SCP como pessoas adultas e, certamente, capazes de procurar o melhor aconselhamento legal e jurídico.
Posto isto:
– A Comissão de Fiscalização é ilegal (porque alegadamente nomeada por quem não podia fazê-lo – porque alegadamente se tinha demitido)? Tribunais.
– A Comissão de Fiscalização´não é isenta? Tribunais.
– A AG que culminou na destituição do anterior CD decorreu de forma ilegal/ilícita/viciada? Tribunais.
– A Comissão de Gestão é ilegal/ilícita/viciada? Tribunais.
– A Verdadeira Comissão era a Comissão Transitória? Tribunais.
– Os processos disciplinares movidos contra os membros do anterior CD são ilegais/desprovidos de justa causa? Tribunais.
Ao que sei (posso estar enganado!) não existem processos judiciais ou providências cautelares pendentes relativamente a estas matérias.
E, se quem de direito (nomeadamente quem tem interesse em impugnações/suspensões de eficácia) não se move em sentido contrário ao status quo legal e jurídico, não gozará o mesmo ed pelo menos de uma presunção de legalidade??
Fala-se de que deveria ser “permitido” aos anteriores membros do CD a possibilidade de concorrer às próximas eleições, uma vez que a suspensão que impende sobre os mesmos a tal obsta,
Pergunto: que se faz aos processos disciplinares? Arquivam-se? Qual a justificação legal e/ou estatutária para o efeito? Suspendem-se? Qual a justificação legal e/ou estatutária para o efeito?
Numa coisa tão séria e importante para o nosso Clube não se pode andar a “brincar” às Leis, Estatutos e/ou Regulamentos. O Estado de Direito em que – felizmente! – vivemos não permite tais diatribes ou desideratos.
Porque é que BdC, CV et al, por exemplo, não impugnaram judicialmente a suspensão provisória, se é a mesma que se encontra a impedir a sua candidatura?
As acções (e omissões) ficam com quem as praticam, e só os mesmos ficam responsáveis por isso.
Tudo o resto, bem… são “atoardas para o ar” sem impacto nenhum (e grande parte das vezes sem interesse).
SL
1 Agosto, 2018 at 16:02
É isto
1 Agosto, 2018 at 16:17
Isso era a judicialização de uma instituição, se tudo se resolvesse com acções em tribunais todos os organismos estariam bloqueados, sabem bem que é assim, sobretudo num país do sul, como Portugal.
1 Agosto, 2018 at 16:39
Isso, isso, não vale a pena processos em tribunal. O bombeiro decide, está decidido.
Não vale a pena eleições, coopta-se um parolo velho qualquer.
Não vale a pena dar aos sócios ferramentas de supervisão, cria-se um concelho consultivo com notáveis.
Não vale a pena andar sempre a alternar estratégias, pessoas e vaidades, dá-se o controlo da sad para alguém gerir.
Belenização.
1 Agosto, 2018 at 16:51
És tão fanático que nem percebes a problemática que está a ser discutida.
1 Agosto, 2018 at 17:01
Mas quem é que tu julgas que enganas com o bicho papão da judicialização?
Queres anestésico, toma-o tu.
1 Agosto, 2018 at 17:09
Mas não compreendes que até BdC e Carlos Vieira querem evitar a tal judicialização?
Quando pedem que haja bom-senso e que permitam a todos ir a jogo (CV) ou quando BdC diz que em último caso impugna as eleições se não o deixarem ir (mas só em último caso).
Os tribunais têm a sua área de competências, nós temos a nossa, nós somos Sporting um dos maiores clubes da Europa, sabemos governar-nos.
Confio na justiça mas quando se recorre a ela perde-se o controlo de uma eventual decisão. E não te esqueças que a justiça já produziu Netos de Moura e ainda recentemente houve toupeiras no sistema…
O fanatismo leva a isto, a ser mais papista que o papa, mas não é grave, é apenas vocação.
1 Agosto, 2018 at 17:25
“Mas não compreendes que até BdC e Carlos Vieira querem evitar a tal judicialização?”
Querem evitar, porque são candidatos e querem ser eleitos. Até do ponto de vista mediático, não devem jogar em dois tabuleiros.
Eu, não sou candidato e, portanto, estimo que seja feita justiça. Doa a quem doer.
Mais. Porque é evidente que todo este processo está emporcanhado em ilegalidades até à raiz, cometidas por quase todos os envolvidos, só há um sítio para onde o enviar. É a justiça.
Mas não se trata nada disto, pois não? O bicho-papão da judicialização serve EXCLUSIVAMENTE para dar carta-branca aos croquettes para fazerem a merda que querem, cagando para a voz da plebe, não é?
“nós somos Sporting um dos maiores clubes da Europa, sabemos governar-nos.”
Vai gozar com o caralhinho, sim?
O sporting nunca se soube governar, sempre foi perito em autodestruição. Fez um interregno de 5 anos, mas voltou esse ímpeto mais forte do que nunca.
Agora, pariram uma merda em que, inclusivamente, há o “dever moral” de qualquer CD se demitir quando algum sócio ou não sócio, desde que se ache dótór, achar que o deve fazer. E se não o fizer estava mesmo a pedir ser de lá tirado.
Ou seja, a partir de dia 9, todos os dias haverá razões mais do que suficientes para o presidente se demitir.
Se isso vai acontecer? Não, porque vai alguém governar esta porra como um ditador, com o beneplácito de idiotas úteis que venham acenar com a estabilidade, o futuro, o processo, a judicialização e, pior que tudo o resto, o argumento de que “somos Sporting um dos maiores clubes da Europa, sabemos governar-nos”.
1 Agosto, 2018 at 18:17
[…]nós somos Sporting um dos maiores clubes da Europa, sabemos governar-nos.”
Agora a sério…
1 Agosto, 2018 at 19:00
Hadji, o interregno foi de 4 anos, não 5.
O último foi de um descontrolo total, mesmo que tenha havido um ataque cerrado sem igual na nossa história. Ataque esse que não é de agora.
2 Agosto, 2018 at 12:00
Hadji, concordo de princípio contigo mas, por outro lado, indo para tribunais, vamos ter a comissão geriatrica 3 anos….
Obviamente, o ex CD deve querer evitar isso a todo o custo.
Mas concordo, doa a quem doer, justiça se há dúvidas.
Claro que BdC vai mais uma vez ser acusado de coreano, agarrado ao tacho….
Isto, será escrito por pessoas que agora dizem , “se acha que é injusto vá aos tribunais”, gente que bate palminhas a este Cdisciplinar e etse pmag tão isentos e cumpridores de estatutos…pó caralho fdp
1 Agosto, 2018 at 17:09
a judicialização está implícita, uma vez que acima dos estatutos estão as leis da República e portanto, havendo essa possibilidade, qualquer questão deste género pode ser dirimida em tribunal, havendo quem interponha as devidas participações… até as decisões das AGs.
Não tenho dúvidas de que isso vai acontecer, assim que forem anunciados os resultados das sanções… isso sim, pode levar ao adiamento das eleições que alguns por aqui preconizam como sendo intenção da CG… mas nesse caso será responsabilidade da CG ou de quem interpõe a acção?
1 Agosto, 2018 at 17:14
A velha questão da responsabilidade, vejamos:
O alzheiMARADO não escondeu o jogo, já tinha a comissão geriátrica nomeada e por isso:
A Comissão de Gestão é responsabilidade de quem votou a favor da destituição do anterior Conselho Directivo e por consequência são responsáveis por cada medida que estes tomarem até dia 8 de setembro.
Com sorte, faltam pelo menos mais 38 longos e penosos dias.
1 Agosto, 2018 at 17:38
Hadji, não vale a pena.
O sentido do post do Livramento é quase:
BdC e CV não têm razão nem sentido em reclamar e tentar clarificar, têm é que ir logo para os tribunais.
Ora, para já acho que isso é limitativo da liberdade de expressão, os sócios dentro de um clube plural como o nosso têm todo o direito de fazer todos os esforços dentro do próprio clube, órgãos e estatutos para fazer valer a sua posição.
Depois, outra questão.
Há a parte legal, jurídica e há a parte ética.
Se calhar uma providência cautelar julgada apressadamente até pode legitimar a comissão fiscalizadora mas se formos a ver é ético ter numa comissão fiscalizadora que vai julgar BdC & co ter gente que escreveu artigos contra BdC e CV que participou em manifestações?
A própria CF se calhar é legítima mas e os nomes que a compõem, a sua formação, um tribunal estará preocupado com isso?
A justiça não pode ser vista como uma panaceia.
1 Agosto, 2018 at 17:57
Caro Espadachim,
Eu não nego o direito à reclamação, à oposição, ao que quer que seja.
O que eu digo é que, quando se alegam ILEGALIDADES (coisa muito diferente – por mais grave) há uma entidade soberana para apreciar a matéria e decretá-la (ou não).
A alternativa é tudo ficar como sendo mera “opinião” das pessoas…
SL
1 Agosto, 2018 at 16:17
Lei é Lei!
Já demissões…é na boa…pode voltar atrás…podem sempre ser demissões mais ou menos…
1 Agosto, 2018 at 16:20
Eu estarei igualmente suspenso…não devo poder votar! Farto de insultar o Cintra e o cabrão do Bombeiro! Fds…fiz outra vez!
1 Agosto, 2018 at 17:08
Falas que lei é lei. Depois falas em demissão. Mas nem vês que tas a concordar com a lei, ja que pela lei o JMS nao se demitiu formalmente.
Mas esta discussão ja ta mais que batida
1 Agosto, 2018 at 17:18
O que é isso da demissão formal?
Onde está isso escrito nos estatutos?
1 Agosto, 2018 at 17:22
Fdx oh Ricardo nao vou voltar a esta discussão outra vez.
1 Agosto, 2018 at 17:49
Foda-se, nada.
Se nos estatutos obrigar que a demissão seja apresentada de determinada forma, não é relevante?
Se nada referir, não bastava o ex-ex-PMAG anunciar como anunciou aos 4 ventos que se ia demitir?
Uma coisa é um procedimento tido como habitual… outro é uma formalidade!
Como sabes, e isto é um exemplo, um contrato não precisa ser escrito para ser válido…
1 Agosto, 2018 at 17:52
Foda-se, nada o crlh. Por enquanto ainda sei se me apetece voltar a discussões sobre isto ou não.
Se diz que a demissão tem que ser apresentada ao Presidente do CFeD, assumo que tem que ser formalmente e não mandar uma laracha para o ar.
1 Agosto, 2018 at 17:54
Porque se for para desvirtuar o que ta la escrito ou tentar dar outro sentido, tambem se pode dizer
“Ah diz la que tem que ser ao Presidente e ele disse na tv para toda a gente? Entao nao conta. Tinha que ser só ao presidente.”
Se fala em apresentar a demissão ao Presidente do CFeD, então a leitura que faço é que tem que ser formalmente.
1 Agosto, 2018 at 18:01
Concedo.
Dou de barato que poderia e até deveria entregar por escrito.
Agora, convenhamos… Exigir ao BdC aquele desabafo de 5 da manhã e não exigir a demissão do ex-ex-PMAG como a anunciou ao 4 ventos… Isto tb não é criar instabilidade ao clube. Ou o odioso é só com BdC?
1 Agosto, 2018 at 18:17
Mas eu ja disse N vezes que quero JMS fora do clube. Agora, pelos estatutos quem esta “legal” é ele.
1 Agosto, 2018 at 18:24
Tenho todas as dúvidas deste mundo que todo o processo que levou a dia 23/6 não tenha sofrido uma série de “atropelos” e “enfermidades”…
1 Agosto, 2018 at 18:25
Logo, não sei onde acabou a “legalidade” e começou a “ilegalidade”…
2 Agosto, 2018 at 12:01
O estatutos interessam quando convém.
1 Agosto, 2018 at 17:33
“Oh Meritíssimo Sr. Dr. Juiz, eu pagava um ordenado a esta senhora, ela trabalhava na minha fábrica, seguia as minhas ordens, mas não era minha empregada porque nunca assinámos um contrato escrito.
Eu disse-lhe, estás contratada, e bem sei que havia uma câmara da cmtv a filmar e a passar em directo para todo o país, mas depois não mandei o contrato assinado para os RH, nem para o CFD.
Portanto, eu nunca a contratei”
2 Agosto, 2018 at 12:02
Eh eh eh…
Se for o marta Soares a dizer isso a BdC, sportinguistas “isentos” vão concordar que martinha está certo…
1 Agosto, 2018 at 17:40
Não percebeste. Da mesma forma que achei que era importante não insistir na guerra da demissão do JMS e achei errado aquela guerra, acho que não se deve insistir na guerra da comissão transitória…
Eu acho que a lei é a lei…desde que seja aplicada com bom senso. Para outros é que a lei é lei…desde que seja para o que lhe interessa. O BdC teve uma interpretação errada dos estatutos. O tribunal não lhe deu razão. Siga para bingo. O castigo dele foi ser destituído. Agora insistir com um processo de suspensão para todo o CD por isso…lá está! Eu estou fdd…
Parece as finanças. Fazem um processo, multam, um gajo não concorda e acha que não têm razão, vai a tribunal, perde e paga. Depois tem inspecções todos os anos a pagar multas máximas por cada pintelho que encontram…
1 Agosto, 2018 at 17:58
Ah ok, ai concordo.
Eu tou-me a cagar para a CG, nunca foi a solução que defendi, sempre defendi a demissao do cd e novas eleições. A questão é tudo o que se passou desde aí. Nomeação de comissoes transitórias e outras cenas. Se é motivo para ser suspenso? Nao sei.
Mas se for motivo, então que seja suspenso.
Porque acho grave abrir um precedente destes. E nao falo de merdas basicas como “insultar orgaos sociais”
1 Agosto, 2018 at 18:09
A questão é a arbitrariedade.
Não sabes tu e não sabe ninguém. É discutível.
Se é discutível…a solução é ir a quem manda. Os sócios. Eu não reconheço a este CFeD a competência nem os conhecimentos para uma interpretação dos estatutos e para uma punição de tais proporções. Um deles nem sequer sabia quantos anos o Sporting tinha, quanto mais…nunca os tinha visto sequer falar do Sporting! Alguém sabia que eles eram Sportinguistas?!
Não foram eleitos, foram nomeados por um politiqueiro comprovadamente incompetente e que se vende a quem dá mais. Isto dá segurança a alguém?! Epah…a mim não dá. Quanto mais não seja porque conheço um deles (o Duque) e sei que…é daqueles que a lei é lei desde que sirva os meus interesses. Como é contra a intervenção do estado a não ser que a intervenção seja meter dinheiro onde lhe interessa…
1 Agosto, 2018 at 18:18
O gajo enganou-se. É mau, mas assim tambem o BdC se enganou numa sessao de esclarecimento a dizer que o Peyroteo era o camisola 8. Acontece. De resto, percebo o que dizes.
1 Agosto, 2018 at 16:20
crystal clear…
1 Agosto, 2018 at 16:21
“Ao que sei (posso estar enganado!)”
Estando enganado Caro Livramento, tudo o resto perde o sentido.
Tem acesso a alguma toupeira judicial? Há prazos para muitos dos assuntos que refere que estão longe de estar ultrapassados.
1 Agosto, 2018 at 16:34
Um bom princípio é achar que as coisas podem e têm que ser resolvidas dentro de casa, dentro de portas.
Temos competência e capacidade para isso.
Caso contrário é passar um atestado de infantilidade e impotência aos sportinguistas que têm de recorrer a uma instância superior para dirimir conflitos.
Como numa família, num local de trabalho ou empresa, tribunais, só em último recurso.
1 Agosto, 2018 at 16:53
Caro Malcolm,
As providências cautelares não aparecem no sistema citius, mas as acções judiciais sim. E (sendo certo que não pesquiso há coisa de 2 semanas) até há pouco não existia nenhuma acção intentada por BdC (por exemplo) ou contra o SCP…
Quanto mais tempo passar menos possibilidade há de se intentar e vencer uma providência cautelar. Uma vez que uma das suas razões de ser é a urgência.
Quanto aos prazos para o recurso à via judicial, bem, com o recurso ao Tribunal posso eu bem. Sempre aqui escrevi que se tivesse que se recorrer à via judicial para resolver a “questão directiva” eu acharia muito bem.
SL
1 Agosto, 2018 at 17:01
Só o nº 1 do artº 178 do CC dá seis meses para requer a anulabilidade de todas as decisões da AG de 23/06, só para aqui muita coisa pode ser feita.
Nem vou perder tempo a avaliar montes de outras situações que podem ser juridicamente contestadas.
1 Agosto, 2018 at 17:18
E ‘suspensão provisória’ existe onde?
1 Agosto, 2018 at 17:21
Parece que existe no RD aprovado em Fevereiro.
A minha dúvida, apesar de ele ser votado e aprovado, se tinha aplicação imediata ou havia algum pressuposto a cumprir antes…
1 Agosto, 2018 at 17:23
Imediata
1 Agosto, 2018 at 17:28
Não sei…
3. Entrada em vigor das regras disciplinares e do Regulamento Disciplinar:
Tal como previsto no Artigo 7.º da Proposta do Conselho Fiscal e Disciplinar para o Ponto 7 da Ordem de Trabalhos, apenas serão sancionáveis, ao abrigo das novas regras estatutárias e do novo Regulamento Disciplinar, os factos praticados ou, nos casos de factos continuados, cuja prática se tenha iniciado, após a entrada em vigor dos novos Estatutos e do Regulamento Disciplinar.
O RD é valido após a entrada em vigor do RD ou do RG e dos Estatutos… Esta “merda” do Português ser traiçoeiro…
1 Agosto, 2018 at 17:37
Artigo 26.º
(Entrada em vigor)
O presente Regulamento Disciplinar, aprovado na
Assembleia Geral de [17 de Fevereiro de 2018], entra
imediatamente em vigor,
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/documentos/suplementoag-17.pdf
1 Agosto, 2018 at 17:25
De qualquer forma, em acordo (quase) completo com o que diz o Livramento.
Pelo que diz tem acesso ao Citius e não encontrou, pelo menos até há 2 semanas, qualquer processo de BdC ou contra o Sporting nos assuntos em causa.
Durante estas 2 semanas podem ter entrado – ou podem vir a entrar nos próximos dias/semanas. Ou seja, não é por ainda não terem entrado os processos que estes deixam de ter validade/legitimidade. Podem estar a ser elaborados, pode ser estratégia ou pode BdC, na realidade, entender que não tem hipótese/que a razão não lhe assiste.
1 Agosto, 2018 at 17:26
https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2018-02-02/informacao
3. Entrada em vigor das regras disciplinares e do Regulamento Disciplinar:
Tal como previsto no Artigo 7.º da Proposta do Conselho Fiscal e Disciplinar para o Ponto 7 da Ordem de Trabalhos, apenas serão sancionáveis, ao abrigo das novas regras estatutárias e do novo Regulamento Disciplinar, os factos praticados ou, nos casos de factos continuados, cuja prática se tenha iniciado, após a entrada em vigor dos novos Estatutos e do Regulamento Disciplinar.
O RD é valido após a entrada em vigor do RD ou do RG e dos Estatutos… Esta “merda” do Português ser traiçoeiro…
1 Agosto, 2018 at 17:31
Factos continuados: é por aqui.
1 Agosto, 2018 at 17:36
Oh, outra pérola… [ alinea c) ]
SECÇÃO V – Readmissão de Sócios
Artigo 30º
(Readmissão de sócios)
1 – Podem reingressar nos quadros sociais do Clube os antigos sócios:
a) exonerados a seu pedido;
b) excluídos por falta de pagamento de quotas;
c)expulsos ou suspensos, mediante processo disciplinar, quando, em Assembleia Geral expressamente convocada para
o efeito, for aprovada a sua readmissão por maioria de dois terços dos votos expressos.
1 Agosto, 2018 at 17:38
Não percebi essa dos factos continuados…
RD é válido desde 17/02 e os Estatutos salvo erro não tem 1 mês, creio.
É isso?
1 Agosto, 2018 at 18:58
Entram em vigor após publicação. Até lá não constam do ordenamento jurídico. Quando é que foram efetivamente publicados?
1 Agosto, 2018 at 18:19
Tas a ler a AG errada. Isso foi para a AG de dia 3 Fevereiro, quando BdC “amuou”
Segue-te por aqui
https://www.sporting.pt/pt/clube/eventos/assembleia-geral/convocatorias
1 Agosto, 2018 at 18:45
O principio seria o mesmo, eu sei que a de dia 2 não era a da data do RD pois esse foi tratado no dia 17 pois a birra que o BdC se deveu, salvo erro, ao nosso “amigo” e velho conhecido Severino (ou outro que agora não me recordo).
1 Agosto, 2018 at 19:10
Não há princípio nenhum quando andaram a mudar o texto até entrarmos na Ag. E o que estás a publicar nunca foi a votos
1 Agosto, 2018 at 16:04
Qual é o orçamento do Sporting, Benfica e Porto para a formação, alguém me consegue dizer?
1 Agosto, 2018 at 16:33
Se colocares centros de formação, academias, scouting juvenil e sénior, staffs, ordenados de atletas de formação….tudo no mesmo saco não deve andar longe disto: carnide 18, porto 14, sporting 13M€…
1 Agosto, 2018 at 16:36
Se os orçamentos são aproximados, porque é que temos o direito divino de formar melhores jogadores? Isto é ciclíco, umas vezes temos nós sorte com as gerações, noutras vezes cabe aos nossos rivais.
Outra coisa é aumentar o orçamento, isso também pode ser discutido.
1 Agosto, 2018 at 16:21
Desculpa lá, mas gosto também (e não dispenso num churrasco) de boa sardinhada; é mais do “povo” não é tanto de “notáveis”!!!
Quo vadis SPORTING!!!
O BdC está fora da corrida às eleições; aproveitaram a ocasião, fizeram uma lavagem ao cérebro na CSocial e vai disto, destituíram-no …. e agora só vejo palha e burros a querem fazer o que nunca irão fazer de bem no Sporting!!! Posso estar a exagerar mas não vejo “loura donde saia coelho”!!!
SL
1 Agosto, 2018 at 16:28
Nada, só sai notável de bancarrota e tachista.
1 Agosto, 2018 at 16:28
Mais um atropelamento com fuga do Marta aos estatutos, á democracia e ao Verdadeiro Sporting.
O clube que vamos ter no futuro é isto.
Sócios de 1a e 2a, estatutos interpretados a belo prazer.
Negociatas e decisões pela calada.
Vamos tornar-nos em tudo o que durante anos criticamos nas Toupeiras. Lindo!
Realmente só falta mesmo pôr o Janela a gerir a cartilha que passa no CMTV.
Até já chegam ao ridículo de dizer que contrataram o Nani. Se isto não é palha pra burro comer, não sei o que será.
Quanto aos sócios, passaram a clientes.
Ainda ontem teve de ser a Académica a informar-nos que tinha jogado na academia e tinha perdido 0-1 com o nosso clube. É isto. Para alguns merece palmas.
1 Agosto, 2018 at 17:20
“Realmente só falta mesmo pôr o Janela a gerir a cartilha que passa no CMTV.”
Como assim, falta?
1 Agosto, 2018 at 17:28
SportingTv?
1 Agosto, 2018 at 17:39
Bom, de facto, a cartilha do Benfas tem andado parada e o Janela não pode dar-se ao luxo de manter uma atividade sazonal…
1 Agosto, 2018 at 17:39
Quero acreditar que depois do CM ser o canal oficial e o Tânio o seu director, ainda não descemos esse último degrau que falta para a pocilga total.
Conta-se pelos cabelos do Contra o que nos falta para sermos umas Toupeiras com dentes.
1 Agosto, 2018 at 17:40
*Cintra
1 Agosto, 2018 at 16:34
Enquanto como um gelado a ver os nossos ciclista , só posso ficar agradecido ao maluco , doente , rei sol . SL
1 Agosto, 2018 at 17:09
Só uma nota em relação aos sub19/academia.
Este desinvestimento e má gestão não começou com sousa contra.
1 Agosto, 2018 at 17:09
Continuo a pensar que o mito de que a nossa formação está atrasada em relação às outras é isso mesmo, um mito.
Está hoje provado pelos emails aquilo que já todos adivinhávamos: que o benfica estabeleceu quotas obrigatórios de convocados nos escalões de formação da fpf. E isso precisamente para reforçar o mito. A formação do benfica funciona mais pela propaganda do que em factos concretos.
Se estou errado, façam o favor de me indicar um jogador da formação do benfica e porto que sejam de facto, e consistentemente, jogadores de qualidade superior à excepção de Bernardo Silva no benfica e talvez Rúben Neves no porto.
1 Agosto, 2018 at 17:35
Concordo totalmente. Basta estar atento aos clássicos dos escalões durante a época.
São sempre equilibrados e a qualidade dos jogadores é comparável.
Aliás ainda na época anterior fomos campeões em quase todos os escalões, acho que fugiu o de iniciados para o Porto, senão estou em erro. Esta época já não foi assim, mas é futebol.
A diferença está mesmo nesse cancro chamado SL Toupeira que controla tudo.
Quero quem vai ser o presidente a lutar contra isso. Por acaso, sujar as mãos?
1 Agosto, 2018 at 17:15
OFF:
Geraldes de início no Eintr – Empoli.
Aqui: https://tv.eintracht.de
1 Agosto, 2018 at 17:58
Desculpem mas alguém me diz que história é esta do gajo que oferece porrada e não aparece? Que história é essa que vi nalguns comentários?
1 Agosto, 2018 at 18:37
Foi o Cherba que entrou num bate-boca com o João Quadros (uma espécie de Trolha, aqui da Tasca, só que do Twitter). Habitualmente o João costuma prometer porrada se encontrar ou se se cruzar com pessoas que lhe provocam repúdio.
1 Agosto, 2018 at 18:39
Por falar nisso, Cherba aceitas um Sporting 160 com o João Quadros?
1 Agosto, 2018 at 18:44
Pobre Cherba…
1 Agosto, 2018 at 18:41
Sempre achei que ele era o Trolha! Se não é, são irmãos gémeos…
1 Agosto, 2018 at 18:46
Agora que falas nisso… feitio muito parecido!
1 Agosto, 2018 at 18:49
Só tenho mais duvidas quando o trolha tomava os comprimidos e estava em modo falar a sério sobre as coisas. Era mil vezes mais interessante que o Quadros consegue ser. De resto….iguais…
1 Agosto, 2018 at 20:02
Eish, que exagero lolol
O Quadros é das pessoas mais fixes e inteligentes que há.
Essas cenas é no gozo ( Se bem que ele é bem capaz disso haha )
É<, apenas e só, o gajo que escrevia Contra Informação, o Último a Sair, sketches de Herman Enciclopédia ( e muitos outros trabalhos ).
O livrinho do Sporting, Visconde de Alvalade, também tem o texto dele.
Pelo que dá a entender, é dos gajos que detesta hipocrisias, e gosta de justiça.
Penso que nenhum de nós fugirá ( ou deveria fugir ) a esses princípios/valores
1 Agosto, 2018 at 18:53
Ok thanks . Não estava a perceber a história . Pensei que fosse alguém mesmo do Sporting.
Cherba se precisares de reforços eu posso levar a fisga de grampos 🙂
1 Agosto, 2018 at 19:28
Ele leva a malta do Q. E do Bloco.
É combinar numa mansarda.
1 Agosto, 2018 at 18:24
Falando de coisas importantes… Sai uma gamebox modalidades faz favor!
https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2018-08-01/gamebox-modalidades-a-venda
1 Agosto, 2018 at 19:12
Vou aproveitar para vos desejar um péssimo presidente, e um ano cheio de derrotas!
Podem começar já com esse monstro italiano nos 5 violinos!
Em caso de vitória ficarei muito feliz!
Vão Sa Foder!!!
Vão discutir estatutos pá cona da vossa mãe!
Está tudo maluco!
Carrega Xporting
1 Agosto, 2018 at 19:30
Off: Renan é jogador do Sporting
1 Agosto, 2018 at 19:57
250K mais 1M no fim da época. Porra para o garoto, sempre a fazer negócios com a Traffic….
Um dia explico esta contratação….
1 Agosto, 2018 at 19:46
A Academia começou a ter/colher os resultados “semeados” desde 2013/2014 com a entrada de putos com garra ( Não falo dos já “formados”, como Rp’s, Martins, Williams e afins ), falo dos iniciados, dos juvenis.
Só passados uns 3 a 6 anos, é que se começam a “colher” os frutos, da “Nova” mentalidade ganhadora e de exigência máxima, com o BdC.
Iniciados, Campeões em 2014/2015 e agora em 2017/2018
” Os leões venceram o dérbi diante do sellbê , por 3-1, na derradeira ronda do Campeonato Nacional de Iniciados e sagraram-se campeões. ”
Juvenis foi em 2015/2016 e 2016/2017
E em Juniores foi em 2016/2017
Portanto, dizer que a Formação/Academia tem sido descurada, é outra “selectividade” de certas pessoas. ( Que querem associar as pessoas já “formadas” em anos anteriores, onde aí sim, “Cresceram” com exemplos anteriores, como Moutinho, Sabrosa e afins )
1 Agosto, 2018 at 19:55
Começaram as fu…..sões. E logo pelo Boal. Ainda não é desta que o homem concorre, logo teremos que votar mal 🙂
1 Agosto, 2018 at 20:28
boal com?
1 Agosto, 2018 at 20:31
JA vi… tio ricci !!!! Pelo menos só se estraga uma candidatura…
Mais um ponto para o Benedito 😉
1 Agosto, 2018 at 21:26
Mas fundiu-se ou apoiou?
1 Agosto, 2018 at 21:35
Apoia…
Era de esperar. Havia o Ricci de querer o Boal para…?
2 Agosto, 2018 at 4:36
Belíssimo post com o qual concordo, no geral. Continuo a perguntar,
talvez ingenuamente, caso os candidatos venham a ser FV e JB, pelo menos pela corrente que parece estar a crescer na Tasca, qual deles, se algum, vai meter as mãos na porcaria que grassa no futebol português?